VERA LÚCIA DE OLIVEIRA LINS
Possui graduação em Bacharel em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), graduação em Licenciatura em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), graduação em Estudos de Filosofia - Ludwig-Maximilians-Universität München (1976), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, simbolismo, Gonzaga Duque, Rio deJaneiro e artes plásticas.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)
1991 - 1995
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Novos Pierrôs, Velhos Saltimbancos
Orientador: Ronaldo Lima Lins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Gonzaga Duque; Simbolismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)
1985 - 1989
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gonzaga Duque, a estratégia do franco-atirador, Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Ronaldo Lima Lins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Gonzaga Duque; Simbolismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Graduação em Licenciatura em Português Literaturas
1971 - 1972
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
LINS, V. L. O. ; Penjon, Jacqueline . Interpretações literárias do Brasil moderno. 2011. (Outro).
LINS, V. L. O. . VII Simpósio de Ciência da Literatura. 2010. (Outro).
LINS, V. L. O. . organização de mesa na Conferência da ACLA (American Comparative Latinamerican Association) ?Global Languages, Local Cultures? na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, EUA.. 2009. (Congresso).
LINS, V. L. O. . Seminário 40 anos de 68:ficção, história e memória. 2008. (Outro).
LINS, V. L. O. . Semana de ciência da Literatura. 2008. (Outro).
LINS, V. L. O. . Organização do Seminário Imprensa, Literatura e História. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Coloquio Modernnismos nio Rio.Angulos possiveis das sociabilidades intelectuais. 2024. (Simpósio).
Cultura brasileira hoje, diálogos.Cultura brasileira hoje. 2024. (Seminário).
A cidadela das Letras.Quando a visão se faz gesto. 2019. (Simpósio).
cultura brasileira hoje:diálogos.a critica de teixeira coelho. 2018. (Encontro).
A imprensa na Belle Époque. A cidade do Rio de 1900 vista por Gonzaga Duque. 2017. (Congresso).
Cultura brasileira.Debate com Eduardo Sued e Paulo Sérgio Duarte. 2016. (Encontro).
Cultura brasileira diáogos, Walnice Nogueira Galvão e Silvio Tendler.debatedora. 2016. (Simpósio).
Cultura brasileira hoje - Dálogos.A ficção de Bia Bracher. 2016. (Seminário).
Colóquios da série Cultura Brasileira-Diálogos Casa de Rui Barbosa.Cultura Brasileira - Diálogos. 2015. (Outra).
Cultura Brasileira Hoje, Casa Rui Barbosa, 22/05.Cultura Brasileira Hoje. 2015. (Encontro).
Cultura brasileira hoje-Diálogos 9/06 na Fundação Casa de Rui Barbosa.Cultura brasileira hoje-Diálogos. 2015. (Encontro).
Escrita e Visualidade.Pensando entre o verbal e o visual. 2014. (Seminário).
La Poesie dans La litterature brésilienne.Penser entre Le risque eT La legereté. 2014. (Seminário).
Palestra na UFF.Entre o risco e a leveza ? dois poetas brasileiros contemporâneos. 2014. (Outra).
X Seminário do Grupo de Pesquisa Poesia e Contemporaneidade.debatedora no X Seminário do Grupo de Pesquisa Poesia e Contemporaneidade. 2014. (Seminário).
Congresso de Lusitanistas na Universidade de Hamburgo. Imigração e exílio nos contos e ensaios de Samuel Rawet. 2013. (Congresso).
seminário ?Experiências de tradução?.Ingeborg Bachmann, da poesia ao ensaio. 2013. (Seminário).
seminário Experiências de tradução organizado pela UFF , Instituto de Letras, e Mediateca da Maison de France.Ingeborg Bachmann, da poesia ao ensaio. 2013. (Seminário).
Seminário Figuras do movimento:arte, teatro, cinema Casa de Rui Barbosa.Seminário Figuras do movimento:arte, teatro, cinema Casa de Rui Barbosa. 2013. (Seminário).
Simpósio sobre a obra do poeta Afonso Ávila na Casa de Rui Barbosa.Traduções alemãs do poeta Afonso Ávila. 2013. (Simpósio).
Conferência em Nova Iorque na New York Univesity, Departamento de Português` e Espanhol. Cenas afro-brasileiras:espaços de pensamento. 2012. (Congresso).
Congresso da LASA. Representações do primitivo. 2012. (Congresso).
Encontro Ao redor de Murilo Mendes Unicamp IEL.Poesia para além da barbárie. 2012. (Encontro).
I Seminário da Escola de Letras da UNIRIO.Memória, política, escrituras, um diálogo para além da violência. 2012. (Outra).
IV Colóquio de literatura brasileira: Entre o XIX e o XX, caminhos da modernidade.Gonzaga Duque e Nestor Victor: o crítico como artista. 2012. (Outra).
IV colóquio de Literatura Brasileira da USP.Gonzaga duque e Nestor Victor: o crítico como artista. 2012. (Outra).
Palestra na pós-graduação em Teoria e literatura Comparada da USP.Jacques Rancière: transportes da liberdade. 2012. (Outra).
Seminário criações compartilhadas: artes, literaturas e ciências sociais, Fundação Casa de Rui Barbosa.Um diálogo poético: Paul Celan e Ingeborg Bachmann. 2012. (Seminário).
Seminário internacional Criações compartilhadas - Casa Rui Barbosa.Diálogos poéticos: Ingeborg Bachmann e Paul Celan. 2012. (Seminário).
XVIII SETA Unicamp.XVIII SETA Unicamp. 2012. (Seminário).
XXX Congresso Internacional da Associação de Estudos Latinoamericanos, LASA. Representações do primitivo. 2012. (Congresso).
Brazilian literature in latinamerican context.O poeta crítico Sebastião Uchoa Leite. 2011. (Outra).
Ciclo de Encontros de História da Arte da Biblioteca Mario de Andrade.Gonzaga Duque: histórias de literatura e artes plásticas. 2011. (Encontro).
II Seminário do Museu D.João VI - Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entre´seculos (XIX-XX).Representações do primitivo na virada do século. 2011. (Seminário).
Interpretações literárias do Brasil moderno - Eurpália/Sorbonne Nouvelle.Poètes critiques: de Mario Faustino a Sebastião Uchoa Leite. 2011. (Outra).
Fórum de Ciência e Cultura UFRJ.lançamento dos livros de Paulo Franchetti e Wander Mello Miranda. 2010. (Outra).
II Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte brasileira do século XIX. O crítico como artista. 2010. (Congresso).
IIISeminário de Pós-Graduação do Centro de letras e Artes ? Projetando o futuro.A pesquisa em artes visuais e a interdisciplinaridade. 2010. (Seminário).
IV Colóquio do Projeto Temático Escritas da violência no IEL da Unicamp.O filho da mãe, de Bernardo Carvalho e as identidades fraturadas. 2010. (Outra).
IV Seminário do Grupo de Pesquisa Poesia e Contemporaneidade da UFF.O poema em tempos de barbárie. 2010. (Seminário).
Seminário Critica de Poesia Fundação Casa de Rui barbosa.Poetas-críticos:Ingeborg Bachmann. 2010. (Seminário).
Texto e engajamento.Literatura como resistência e promessa. 2010. (Encontro).
Conferência da ACLA (American Comparative Latinamerican Association). Global Languages, Local Cultures. 2009. (Congresso).
Conferência na UNISUL.?Arrufos? de Belmiro de Almeida e a intimidade em cena. 2009. (Outra).
BRASA Brazilian Studies Association. Poesia em tempo de guerra. 2008. (Congresso).
Congresso da Brasa IX. Poesia em tempo de guerra. 2008. (Congresso).
Corpo:identidades, memórias, subjetividades.Quando a visão se faz gesto. 2008. (Outra).
I Congresso Nacional de Estudos sobre Arte Brasileria do séc. XIX. A intimidade em cena. 2008. (Congresso).
IX Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Realidades.Poesia: para além da violência. 2008. (Seminário).
XI Congresso Internacional da ABRALIC. Confinamento e deslocamento na poesia brasileira de Cruz e Souza a Torquato Neto. 2008. (Congresso).
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL. 2008. (Encontro).
Centenário da Revista Fon-fon - Casa de Rui Barbosa.Centenário da Revista Fon-fon - Casa de Rui Barbosa. 2007. (Encontro).
Congresso de Romanistica. Alles ist Exil. 2007. (Congresso).
Congresso Escrita da violência FAPESP. Poesia em tempos sombrios. 2007. (Congresso).
Congresso internacional da ACLA, Culturas em contacto. Literatura e jornalismo. 2007. (Congresso).
Encontro Nacional da Ampoll.participação na reunião de coordenadores da pós-graduação. 2007. (Encontro).
Sensibilidades finisseculares: uma cena de amor - Casa Rui Barbosa.Sensibilidades finisseculares: uma cena de amor. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
VASCONCELOS JUNIOR, G. A.;LINS, V. L. O.; PIETRANI, A. M.. Murilo Mendes e o poema em prosa. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura brasileira) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
VASCONCELOS JUNIOR, G. A.;LINS, V. L. O.; FARIA, M. L. G.. Metalinguagem, corpo e natureza em Gilka Machado. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; VASCONCELOS JUNIOR, G. A.. Visões de Paris em Nestor Victor e Tomás Lopes. 2020. Dissertação (Mestrado em Literatura brasileira) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MASSI, A.;LINS, V. L. O.. Vento vadio. Estudo sobre as crônicas de Antonio Maria. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.
Maraliz Christo;LINS, V. L. O.. A critica de artes de Adalberto Matos. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NERY, L.; Edmilson Martins rodrigues;LINS, V. L. O.. Margboinalidade literária na modernidade:revistas literárias e experiências estéticas simbolistas no Brasil finissecular. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ronaldo Lima Lins;LINS, V. L. O.; Nilton dos Anjos. O nada mais de Kafka: um trabalho negativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A representação da estética simbolista e sua receptividade no contexto literario do Brasil e de Portugal. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Entre a cruz e a cama: o erótico como encontro na poética de Murilo Mendes. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Cabo das tormentas e a esperança do não. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Evas octogenárias. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A contraregra da cena pós moderna: anti-ilusionismo e distanciamento de Brecht a Von Trier. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Luiz Costa Lima: o triangulo e a pirâmide. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Cidade perdida: espaço e identidade na literatura contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Sartre e o difícil curso da liberdade: aspectos narrativos em Os caminhos da liberdade. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; LINS, Ronaldo Lima. A contraregra da cena pós-moderna de Brecht a Von Trier. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Raul Pompéia: As canções sem metro e o poema em prosa no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Adelino Magalhães: o mundo escrito por dentro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O mundo escrito por dentro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A construção do olhar surrealista em Nadja de Breton. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Gonzaga Duque ? vida na arte:uma concepção artistico-filosófica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LINS, V. L. O.. A cena prefacial em Eugène Fromentin. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Na vertigem da vida: a poesia de Ferreira Gullar. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Blanchot e A Morte de Ivan Ilitchl. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A criança e o poeta: José Paulo Paes e os seres em rotação. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Gonzaga Duque: crítica, arte e a experiência da modernidade. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Elogio da opacidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Poesia como plano de fuga. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A conversão poética da linguagem e do homem em Tutaméia, de Guimarães Rosa. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Literatura como caleidoscópio: mosaicos do cotidiano em Julio Cortazar e Clarice Lispector. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O Poema Sujo, uma experiência-limite no limiar da memória. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Titular da banca de mestrado de Ana Carina Melo dos Santos. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Na contraluz do tempo: um olhar sobre a poesia finissecular em Portugal. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Pedro Páramo e o silêncio polifônico de Comala. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Beleza e bom gosto como fatores civilizatórios: o livro A dona de casa, de Gonzaga Duque. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. São João da Cruz e os pares do amor e do nada. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Os demônios familiares. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Partituras literárias: duo para Marcel Proust e René Girard. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Fractais da América. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Edmilson Martins rodrigues; NERY, L.;LINS, V. L. O.; SA, M. E. N.. Modernidade em constelação. 2021. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ALKIMIN, M.;LINS, V. L. O.; GENS, R. M. C.; GESTEIRA, S. F. M.; fatima cristina dias rocha. Os contos de João Alphonsus e Marques Rebelo no cenário modernista brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nilton dos Anjos; Ronaldo Lima Lins; Vera Lins; Victor Manuel Ramos Lemus; IPANEMA, R. M.;LINS, V. L. O.. A vida é vermelha:para além do limite da shoah. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Goes, F.L.; Vera Lins; RESENDE, B.; ALKIMIN, M.; CASTRO, M. L. V.;LINS, V. L. O.. Brasil utopias antropofágicas de rosa magalhães. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RESENDE, B.; ALKIMIN, M.; Maria Aparecida F.deA.Salgueiro; Paulo Roberto Tonani do Patrocinio;LINS, V. L. O.. Mulheres: memórias e significados. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, Ronaldo Lima;LINS, V. L. O.; Nilton dos Anjos; Mario Bruno; Victor Manuel Ramos Lemus. A ultima barricada do lirismo:Baudelaire, Rimbaud e o poema em prosa. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Resende, Beatriz;LINS, V. L. O.. O espectador da corte:palco e platéia em tempos de formação. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Carlinda Fragale Pate Nunez; Vera Lucia de Oliveira Lins;LINS, V.LINS, V. L. O.. A memoria do grito mudo e a dialética das vozes inaudíveis à luz de Aby warburg e Walter Benjamin. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do rio de Janeiro.
Pucheu, A.,; Resende, Beatriz; Vera Lucia de Oliveira Lins;LINS, V.LINS, V. L. O.. UMA NUVEM DE CALÇAS; VERSOS PARA A VOZ EM MAIAKOVSKI. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Resende, Beatriz; Pucheu, A.,;LINS, V.; Sonia Branco; PENA, J. C.;LINS, V. L. O.. Uma nuvem de calças ou o amor á propria sorte:versos para a voz em Vladimir Maiakovski. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Uma reentrada na forma ? sobre uma tradução inacabada do romance de estréia de Lukas Bärfuss. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; SILVEIRA, J. F.. O cosmos da linguagem: entre o mito ea moernidade ? a poesia de Fiama Hasse de Paes Brandão. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; Resende, Beatriz. O fantasma de Montaigne, ensaios de escritores brasileiros. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; Ronaldo Lima Lins. A estética da liberdade no Prometeu Libertado de Shelley. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O poema em prosa no Brasil (1883-1898): das origens à consolidação. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Palavra escrita na arte brasileira: Mira Schendel e Waltercio Caldas. 2014. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O conto simbolista no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Vida na arte- realismo/naturalismo e modernismo: descontinuidades e permanências. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LINS, V. L. O.. Itinerancia crítica ? o ensaismo de Flora Sussekind. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.
LINS, V. L. O.. De Rerum Natura: a experiência do real na poesia contempornea brasileira e francesa. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O mundo justo está nas mãos de quem? Uma análise da obra de JM.Coetzee. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Memória e esquecimento no grande Sertão:veredas de Guimarães Rosa. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; Moraes, M. J.. Le Paysan de Paris: a cidade como meio de produção de conhecimento. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; Pucheu, A.,. Notas para uma teoria geográfica do espaço literario em Guimarães Rosa. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O sertão e sua desmedida: finitude e existência em grande Sertão Veredas. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A insubmissão narrativa dos contos de Horto de Mágoas de Gonzaga Duque. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A poesia de Dulce Maria Loynaz, alfonsina Storni e Magada Portal: o transformar das palavras e a busca da liberdade, do impulso, da explosão poética. 2009. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Raízes e ruínas: o mito e a história no romance Dois irmãos, de Milton Hatoum. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Jean Lorrain e João do Rio: confronto e inovações. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Teologia negativa e Theodor Adorno, a secularização da mística na arte moderna. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Frei Luis de Lenon: do Cantar dos Cantares referindo a Jó. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Entre-narrar: relatos da fronteira em Milton Hatoun. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A caricatura, microcosmo da questão da arte na modernidade. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Machado de Assis tradutor: o labirinto da representação. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Imagem e figura: a representação em Georges Bataille e Francis Bacon. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LINS, V. L. O.. A formação do leitor e a nação inventada. 2005. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Quem sou eu, quem és tu? Hans-Georg Gadamer: leitor de Paul Celan. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Um poeta simbolista na República Velha: literatura e sociedade em MIssal, de Cruz e Souza. 2004. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.
LINS, V. L. O.. A construção de um mundo: raízes germânicas e judaicas na história literária de Erich Auerbach. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Linguagem e materialidade - questões de estética contemporânea. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Corpos de ausências: Berlim e os monumentos a Auschwitz. 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
LINS, V. L. O.. Fetiche de antropófago - Oswaldo de Andrade e a modernidade brasileira. 2001. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Arte e modernidade germânica. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
LINS, V. L. O.. Quadros literários em A Rebours, de J.K.Huysmans. 2001. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, Ronaldo Lima;LINS, V. L. O.. A ultima barricada do lirismo, Baudelaire, Rimbaud e o poema em prosa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Escritos íntimos de Frida Kahlo. 2013.
LINS, V. L. O.. A crítica de Franklin de Oliveira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O ensaio como gênero. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Beckett: entre o lúdico e a melancolia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Da Colombo à Academia: o intelectual boêmio Emílo de Menezes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A morte: presença poética em arquivos do trágico de Ismael Nery, Flavio de carvalho e Iberê Camargo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Diálogos, afetos e pensamento lírico: a poesia de Cecília Meireles. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Uma leitura de Le paysan de Paris. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A modernidade nas poéticas de Dulce Maria Loynaz, Delmira Augustini e Alfonsina Storni. 2008 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A margem da memória: uma leitura do romance "Dois irmâos" de Milton Hatoum. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Aspectos críticos da visualidade de Gonzaga Duque. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Cintilações de signos: Haroldo de Campos e Dante. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Qualificação de doutorado de Cristiane Sampaio de Azevedo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A importância dos engenheiros na produção arquitetônica eclética carioca. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Ainda o Barroco: Barroco e Arte Contemporânea. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A pintura brasileira da Primeira República: modos estilísticos e relação com o campo artístico. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Bernardo Guimarães: o paraíso obsceno. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Presidente da Banca de Qualificação de Leonardo Ramos Munk Machado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Frei Luis de Leon: do Cantar dos cantares referido a Jó. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. O projeto crítico de José de Alencar. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; NERY, L.. Marginalidade literária na modernidade: a experiência estética e política da geração simbolista no Brasil finissecular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. A poética de um artista engajado: as gravuras de Carlos Scliar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em artes visuais) - Escola de Belas Artes.
Maria das Graças de Moraes Augusto;LINS, V. L. O.; CASTRO, M. M. C. E.. Paticipação em banca examinadora de progressão funcional de Associado I para III e de III para IV. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. exame de seleção para mestrado e doutorado. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Vera Lucia de Oliveira Lins;LINS, V. L. O.. Membro titular da Comissão Examinadora do Concurso Publico para Professor Efetivo-Adjunto A, nivel 1. 2024. Universiade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Banca de concurso para professor substituto na Faculdade de Letras da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Participação como efetifo do concurso para professor auxiliar na UNIRIO (Universidade Federal do estado do Rio de janeiro). 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da banca de seleção para ingresso no programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, primeiro semestre. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da banca de seleção para ingresso no programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, primeiro semestre. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da banca de seleção para ingresso no programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, segundo semestre. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da banca de concurso para ingresso na Pós-Graduação em Ciência da Literatura (Faculdade de Letras). 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro do Comitê Externo do processo de seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (Prociência) UERJ-DEPESQ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da Banca do Concurso para ingresso no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Letras/UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da Banca do Concurso para ingresso no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Letras/UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Jornada de Iniciação científica. 2021. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.; Marcelo Macedo Correa e Castro; Maria das Graças de Moraes Augusto. Progressão funcional para Associado I. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Prêmio Casa de Rui Barbosa. 2011. Fundação Casa de Rui Barbosa.
LINS, V. L. O.. Parecerista da Revista Concinnitas. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Prêmio Sesc de Romance. 2010. SESC - Administração Nacional.
LINS, V. L. O.; Goes, F.L.; Galvão, W.N.. Prêmio da Mario de Andrade de ensaio literário. 2009. Fundação Biblioteca Nacional.
LINS, V. L. O.. Prêmio Alphonsus de Guimarães de poesia. 2008. Fundação Biblioteca Nacional.
LINS, V. L. O.. XXIXJornada Giulio Massarani de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro da Banca para PROFESSOR VISITANTE do Departamento de Ciência da Literatura/Faculdade de Letras/UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LINS, V. L. O.. Membro titular da Banca do Processo Seletivo para Professor Doutor na área de Literatura Brasileira (Departamento de Teoria Literária/Instituto de Estudos Literários). 2005. Universidade Estadual de Campinas.
LINS, V. L. O.. Membro titular da Banca Avaliadora do Concurso de Professor Substituto (Setor de Teoria Literária/Departamento de Ciência da Literatura). 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
poema e cidade, corpos itinerantes; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
As narrativas de Beckett; Início: 2009; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Início: 2018; Universidade Federal de Santa Maria;
Fotografia e literatura; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O social em Kafka; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Estética da sarjeta:ocupação do literária do espaço urbano; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
A imagem poética de Murilo Mendes; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
La tormineta de mierda: uma leitura do presente através da narrativa de Roberto Bolno e a obra de Walter Benjmain; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Luis Costa Lima: o triângulo e a pirâmide; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Partituras literárias: duo para Marcel Proust e René Girard; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Adelino Magalhães: o mundo escrito por dentro; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Acrítica brasileira do séc; XX; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
?O dia do juízo?: ironia e tragédia nos infernos de Rosário Fusco; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Sentir com a imaginação: Edgard Allan Poe, Augusto dos Anjos e um gótico moderno; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Passagens ao poético: a correspondência de Paul Celan e Gisèle Celan-Lestrange; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Puchkin, teatro e história; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Paisagens subjetivas em Guimarães Rosa; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Poesia e industria cultural; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Orientação da Dissertaçao de Mestrado de Marcos Rogério Ponciano; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Texto, crítico e leitor: testamento moderno e desafios contemporâneos; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Travessia cega de um desejo impossível: a experiência sublime na obra de Armando Freitas Filho; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Tudo que tenho são papéis: hsitória, escrita e ironia em Que farei com este livro; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Mário Peixoto, poesia e cinema: imagens de permeio com o mar; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Poesia desafio ao pensamento (um estudo sobra a história das categorias de poesia, mimesis e sujeito; 2017; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Uma reentrada na forma:uma tradução inacabada do romance de Lukas Barfuss; 2015; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Entre a Colombo e a Academia: o intelctual boêmio Emilio de Menezes; 2014; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
A estética da esperança em Sete Dias, de Franklin de Oliveira; 2014; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Diálogos, afetos e pensamento lírico: a poesia de Cecília Meirelles; 2013; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Escrever para compreender: uma leitura dos escritos de Lucia Miguel Pereira; 2012; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Entre a imagem e o texto ? Ismael Nery, o trágico como caminho poético; 2012; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Memória e esquecimento no grande Sertão:veredas de Guimarães Rosa; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Uma reentrada na forma ? sobre uma tradução inacabada do romance de estréia de Lukas Bärfuss; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Raízes e ruínas: o mito e a história no romance ?Dois irmãos? de Milton Hatoum; 2009; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
A crítica de Lucia Miguel Pereira; 2009; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
De Rerum Natura: a experiência do real na poesia contempornea brasileira e francesa; 2009; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Da submissão do corpo à (im)possibilidade de mudança: uma leitura da peça A missão de Heiner Müller; 2007; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
O labirinto do Brasil moderno; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
O teatro de Heiner Müller; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
2018; Universidade Federal de Santa Maria, ; Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Republicanismo e abolição no Atlântico Sul; 2010; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Vera Lúcia de Oliveira Lins;
O maquinário de imagens de Franz Kafka: um limiar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Português Literaturas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Borges e os labirintos da fisica; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Português Literaturas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;
Produções bibliográficas
-
LINS, V. L. O. . O diário como gênero intranquilo. REVISTA Z CULTURAL (UFRJ) , v. Ano XV, p. 14, 2020.
-
LINS, V. ; Vera Lucia de Oliveira Lins ; LINS, V. L. O. . poesia pensamento e politica em três autores contemporaneos. FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 10, p. 15-20, 2018.
-
Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Ficção e críica: o ensaio crítico exercido por ficionistas. Terceira Margem , v. 21, p. 10, 2017.
-
LINS, V. L. O. . Entre o risco e a leveza ? dois poetas brasileiros contemporâneos. Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 29, p. 32-42, 2015.
-
LINS, V. L. O. . Entre le risque et la légereté, deux poètes brésiliens contemporains. Letterature d'America , v. 155, p. 53-65, 2015.
-
LINS, V. L. O. . O crítico como artista. Teresa (USP) , v. 1, p. 131-140, 2014.
-
LINS, V. L. O. . Tarso de Melo:Poemas. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 8, p. 259-262, 2014.
-
LINS, V. L. O. . Representações do primitivo:cenas de pensamento. Revista Z Cultural (UFRJ) , v. VIII, p. 2, 2013.
-
LINS, V. L. O. . Os simbolistas virando o século. Pensares em Revista , v. jul-dez, p. 2, 2012.
-
LINS, V. L. O. . Ávila, Carlos. Área de Risco. Remate de Males , v. 32, p. 3, 2012.
-
LINS, V. L. O. . Entre o visual e o verbal. O Eixo e a Roda (UFMG) , v. 20, p. 1, 2011.
-
LINS, V. L. O. . O diário como g~enero intranquilo. REVISTA Z CULTURAL (UFRJ) , v. 3, p. 7, 2010.
-
LINS, V. L. O. . Confinamento e deslocamento na poesia brasileira de Cruz e Souza a Torquato Neto. Letterature d'America , v. XXIX, p. 23-30, 2009.
-
LINS, V. L. O. . Zola e Gonzaga Duque: o artista e a cidade na virada do século. Candelária (Rio de Janeiro) , v. 10, p. 55-67, 2009.
-
LINS, V. L. O. . "Os simbolistas: virando o século". O Eixo e a Roda , v. 14, p. 113-129, 2008.
-
LINS, V. L. O. . O Brasil nos arredores de Viena. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 2, p. 22-34, 2008.
-
LINS, V. L. O. . Nicolas Guillen: as Elegias antilhanas e a poesia em dilaceramento. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 29, p. 20-33, 2007.
-
LINS, V. L. O. . Murilo Mendes e um surrealismo à brasileira. Comunitá Italiana , Riio de Janeiro, v. 104, p. 55-64, 2007.
-
LINS, V. L. O. . Poesia em tempo de guerra. Poesia Sempre , Rio de Janeiro, v. 22, p. 35-39, 2006.
-
LINS, V. L. O. . A Atheneida: uma revista intercultural e intertextual. Letterature d'America , v. XXVI, p. 65-75, 2006.
-
LINS, V. L. O. . Palabra, cuerpo e imagen en Armando Freitas Filho. Aerea , Santiago de Chile, v. 8, p. 83-91, 2005.
-
LINS, V. L. O. . Crítica em tempos de guerra: Ruben Navarra e os anos 40. Arte e Ensaio , v. 12, p. 112-120, 2005.
-
LINS, V. L. O. . Entre o excesso e a exceção: a profanação do jornal. Outra Travessia (UFSC) , Santa Catarina, 2005.
-
LINS, V. L. O. . Primeiro de abril: jogo sério. Zunai Com Br, Rio de Janeiro, 2005.
-
LINS, V. L. O. . Poesia recente: uns e outros. Revista Eletrônica Zunái, 2004.
-
LINS, V. L. O. . Novalis, negatividade e utopia. Terceira Margem , Rio de Janeiro, v. 10, 2004.
-
LINS, V. L. O. . O que se recusa a qualquer solução - resenha para o livro Idea, de Panofsky. Concinitas, UERJ/Rio de Janeiro, v. 5, 2003.
-
LINS, V. L. O. . Poesia e tempo sombrios: alguma poesia hoje. Cacto, São Paulo, v. 2, p. 72-85, 2003.
-
LINS, V. L. O. . Cintilações da sombra: sobre um livro de Duda Machado. Revista Zunái, Rio de Janeiro, 2003.
-
LINS, V. L. O. . Assim em suas mãos: alguma poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Terceira Margem , Rio de Janeiro, v. 8, 2003.
-
LINS, V. L. O. . Entre o palco e a tela, imagens cenográficas de um pintor. O Percevejo , 2002.
-
LINS, V. L. O. . Ingeborg Bachmann: além do silêncio a poesia. Poesia Sempre, Rio de Janeiro, v. 17, p. 245-258, 2002.
-
LINS, V. L. O. . Fragamento sobre poesia e pintura. Revista Alea, Rio de Janeiro, v. 3, 2001.
-
LINS, V. L. O. . Imagens que pensam os trópicos. Revista Locus , UFJF, MG, p. 101-113, 2000.
-
LINS, V. L. O. . Imagens que pensam os trópicos. Letterature D'america, Itália, Bulzone Editore, v. 73-74, p. 85-100, 2000.
-
LINS, V. L. O. . Ribeiro Couto: paisagem e delicadeza. Metamorfoses, Rio de Janeiro/Lisboa, v. 1, p. 219-230, 2000.
-
LINS, V. L. O. . Paul Celan: a poesia como lugar de pensamento. Inimigo Rumor, RJ/Edit. Sette Letras, v. 5, p. 60-73, 1998.
-
LINS, V. L. O. . Índios de papelão: monumentos tropicais - a ideologia da modernização. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, v. 8, p. 71-77, 1998.
-
LINS, V. L. O. . Às voltas com o autor. Revista Clepsidra, RJ/UERJ, v. 2, p. 70-82, 1997.
-
LINS, V. L. O. . Crítica e utopia nos escritos de Gonzaga Duque. Revista Qfwfq, RJ/UERJ, v. 2, p. 78-89, 1996.
-
LINS, V. L. O. . A cidade de Axel. Terceira Margem , RJ/UFRJ, v. 3, p. 29-35, 1995.
-
LINS, V. L. O. . Lição de amor, a paixão do mestre. Cadernos Pedagógicos e Culturais, RJ/Centro Educacional/Niterói, p. 261-273, 1994.
-
LINS, V. L. O. . Escrita em campo minado. Matraga (Rio de Janeiro) , RJ/UERJ, v. 6, p. 35-46, 1991.
-
LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque e o simbolismo: a barricada da imaginação. Revista 34 Letras, Rio de Janeiro, v. 3, p. 178-186, 1989.
-
LINS, V. ; Gonzaga Duquei ; LINS, V. L. O. . Contempor\\ãneos. 2a.. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2024. v. 300. 347p .
-
LINS, V. L. O. . Ensaios do Arquivo. 1a.. ed. Rio de Janeiro: 7letras, 2023. v. 300. 154p .
-
Vera Lucia de Oliveira Lins ; Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Riscos e Rabiscos. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2023.
-
LINS, V. L. O. . Todos os riscos, a arte de Luiz Norôes. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2020. v. um. 136p .
-
LINS, V. L. O. ; Vera Lucia de Oliveira Lins . Poemas do Arquivo. 1a.. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2019. v. um. 94p .
-
LINS, V. L. O. . Interpretações Literárias do Brasil moderno e contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras e UFRJ, 2014. v. 1. 237p .
-
LINS, V. L. O. . Interpretations litteraires Du Bresil Moderne. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. v. 1. 237p .
-
LINS, V. L. O. . Desejo de escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. v. 1.
-
LINS, V. L. O. . O poema em tempos de barbárie e outros. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. v. 1.
-
LINS, V. L. O. . Ingeborg Bachmann. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. v. 1.
-
LINS, V. L. O. ; GUIMARÃES, J. C. . Gonzaga Duque:outras impressões (crônica, ficção, crítica, correspondência 1882-1910. Rio de Janeiro: Contracapa/Faperj, 2011.
-
LINS, V. L. O. ; GUIMARÃES, J. C. . Outras impressões. Rio de Janeiro: Editora Faperj / Contracapa, 2011.
-
LINS, V. L. O. ; Oliveira, C. ; Velloso, M. P. . O moderno em revista, representações do Rio de Janeiro de 1890a a 1930. Rio de Janeiro: Faperj/Garamond, 2010. 268p .
-
LINS, V. L. O. . Repensando a história da literatura Revista Terceira Margem , 23. Rio de Janeiro: Terceira Margem, 2010.
-
LINS, V. L. O. . Novos pierrôs, velhos saltimbancos. 2. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009. v. 1. 232p .
-
LINS, V. L. O. . Terceira Margem - Tese-Poesia. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura/Letras/UFRJ, 2006. 120p .
-
LINS, V. L. O. . Poesia e Crítica: uns e outros. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. v. 1. 166p .
-
LINS, V. L. O. . Nenhuma guloseima (plaquetes com poemas traduzidos de Ingeborg Bachmann). Belo Horizonte, MG: Editorial Espectro, 2005.
-
LINS, V. L. O. ; GUIMARÃES, J. C. (Org.) . Impressões de um amador. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Editora da UFMG/Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.
-
LINS, V. L. O. ; HARDMAN, F. F. (Org.) . Revoluções brasileiras. São Paulo: UNESP/FAPESP/Giordano, 1999. 210p .
-
LINS, V. L. O. . Novos pierrôs, velhos saltimbancos: os escritos de Gonzaga Duque e o final do século XIX carioca. Curitiba: Secretaria do Estado da Cultura, 1998. 164p .
-
LINS, V. L. O. . Ribeiro Couto, uma questão de olhar. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. v. 30. 30p .
-
LINS, V. L. O. . Graves e frívolos: por assuntos de arte. Rio de Janeiro: Sette Letras/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. 150p .
-
LINS, V. L. O. . Crítica e utopia na virada do século. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1996. v. 25. 30p .
-
LINS, V. L. O. . Noite de Insônia. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996. 30p .
-
LINS, V. L. O. ; GUIMARÃES, J. C. (Org.) . Horto de Mágoas. Rio de Janeiro: Secretaria Estadual de Cultura, 1996. 200p .
-
LINS, V. L. O. . Nos rastros de um modernismo carioca - Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: CIEC/Faculdade de Comunicação/UFRJ, 1995. v. 47. 30p .
-
LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque, a estratégia do franco-atirador. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. 144p .
-
Carmem Negreiros ; Edmilson Martins rodrigues ; LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque, um crítico de artes nas ruas do Rio. In: André Nunes de Azevedo. (Org.). A cidadela das letras. umed.Rio de Janeiro: Esttudos Americanos, 2019, v. 1, p. 10-246.
-
LINS, V. L. O. . O ensaio de Ronaldo Lima Lins. In: Carmen Negreiros e Theotonio de Paiva. (Org.). Ronaldo Lima Lins, criação e pensamento. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2017, v. 1, p. 36-39.
-
LINS, V. L. O. . Na tradição do poeta crítico: notas rápidas sobre Sebastião Uchoa Leite. In: Flora Sussekind; Julio Castanhon Guimarães. (Org.). Sobre Sebastião Uchoa Leite. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de RuiBarbosa, 2014, v. 1, p. 95-105.
-
LINS, V. L. O. . Diálogo para além da violência. In: Ana Paula Simioni; Claudia de Oliveira; Joelle Rouchou; Monica Pimenta Veloso. (Org.). Criações compartilhadas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, Faperj, 2014, v. 1, p. 195-205.
-
LINS, V. L. O. . Na tradição do poeta crritico, notas rápidas sobre Sebastião Uchoa Leite. In: Flora Sussekind; Julio Castanon Guimarães. (Org.). Sobre Sebastião Uchoa Leite. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação casa de rui Barbosa, 2014, v. 1, p. 97-107.
-
LINS, V. L. O. . O ensaísmo:pensando entre sombra e o espelho. In: Celia Pedrosa; Tânia Dias; Flora Sussekind. (Org.). 2- Critica e valor. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de rui Barbosa, 2014, v. 1, p. 271-277.
-
LINS, V. L. O. . Entre o excesso e a exceção: a profanação do jornal. In: Leila Danziger. (Org.). Diários Públicos. 1ed.Rio de Janeiro: Faperj/Contracapa, 2013, v. 1, p. 92-98.
-
LINS, V. L. O. . Representações do primitivo. In: MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana. (Org.). Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos (XIX/XX): 195 anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2012, v. , p. 315-325.
-
LINS, V. L. O. . A poesia em tempos de guerra: uma tentativa de ler a poesia brasileira contemporânea no contexto da violência. In: Marcio Seligmann-Silva; Jaime Guinsburg; Francisco Foot Hardman. (Org.). Escritas da violência. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, v. 2, p. -.
-
LINS, V. L. O. . Alles ist Exil: Das romantische Exilgedicht in der brasilianischen Literatur und seine Parodien. In: Frank Estelman; Olaf Muller. (Org.). Exildiskurse der Romantik in der europäischen und lateinamerikanischen Literatur. Tübingen: Gunter Narr Verlag, 2011, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . O Caderno de Escritos de Arlindo Daibert. In: Júlio Castañon Guimarães. (Org.). Arlindo Daibert: fortuna crítica. Juiz de Fora; Rio de Janeiro: UFJF/MAMM; Casa de Rui Barbosa, 2011, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . A metamorfose do silêncio. In: Dau Bastos. (Org.). Luiz Costa Lima uma obra em questão. Rio de Janeiro: Garamond/Faperj, 2010, v. , p. 109-114.
-
LINS, V. L. O. . Objetos poéticos: a palavra outra. In: Vera Casanova; Márcia Arbex; Marcio Venicio Barbosa. (Org.). Interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . A metamorfose do silêncio. In: Dau Bastos. (Org.). Luiz Costa Lima uma obra em questão. Rio de Janeiro: Garamond/Faperj, 2010, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . : Objetos poéticos: a palavra outra. In: Vera Casanova; Márcia Arbex; Marcio Venicio Barbosa. (Org.). Interartes. Belo Horizonte: UFMG, 2010, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . Quando a visão se faz gesto. In: Mônica Pimenta Velloso; Joëlle Rouchou; Claudia Oliveira.. (Org.). Corpo:identidades, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2009, v. , p. 79-90.
-
LINS, V. L. O. . Quando a visão se faz gesto. In: Mônica Pimenta Velloso; Joëlle Rouchou; Claudia Oliveira. (Org.). Corpo:identidades, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2009, v. , p. 79-90.
-
LINS, V. L. O. . A intimidade em cena. In: Ana Cavalcanti; Camila Dazzi; Arthur Valle. (Org.). Oitocentos ? Arte brasileira do Império á Primeira República. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . ensaísmo:pensar entre a sombra e o espelho. In: Lúcia Helena. (Org.). Literatura, Intelectuais e a crise da cultura. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007, v. , p. 34-44.
-
LINS, V. L. O. . O pensamento dilacerado, o ensaio e o poeta. In: Finazzi-Agró, Vecchi. (Org.). Travessias do pós-trágico. Amoroso, São Paulo: Editora Unimarco, 2006, v. , p. -.
-
LINS, V. L. O. . Traços de cor: a crítica de artes plásticas e uma tradição de críticos-poetas. In: Marcio seligman Silva. (Org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Argos, 2005, v. , p. 7-399.
-
LINS, V. L. O. . Poesia e tempos sombrios: alguma poesia hoje. In: Finazzi-Agró e Vecchi. (Org.). Formas e mediações do trágico moderno. São Paulo: Unimarco Editora, 2004, v. , p. 55-67.
-
LINS, V. L. O. . Antonio Maria, Baudelaire nas noites do Rio. In: Beatriz Resende. (Org.). Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio/CCBB, 1995, v. , p. 117-131.
-
LINS, V. L. O. . Imagens da cidade moderna: o Rio em três tempos. In: Editora Imago. (Org.). América: descoberta ou invenção. Rio de Janeiro: Imago, 1992, v. , p. 87-94.
-
LINS, V. L. O. . Representações do primitivo:cenas de pensamento. Revista Z Cultural, 28 dez. 2013.
-
LINS, V. L. O. . Os simbolistas virando o século. Pensares em revista, Rio de Janeiro, 01 dez. 2012.
-
LINS, V. L. O. . Zola e Gonzaga Duque: o artista e a cidade na virada do século. Revista Crítica Cultural, internet, 01 jan. 2011.
-
LINS, V. L. O. . A crítica da arte e o jornal. Suplemento de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, , v. 1305, p. 3 - 7, 04 out. 2007.
-
LINS, V. L. O. . Francisco Alvim no teatro das falas. Jornal do Brasil/Idéias, Rio de Janeiro, 31 jul. 2004.
-
LINS, V. L. O. . Os dias chuvosos e ensolarados da poesia do melancólico Ribeiro Couto. O Globo/Prosa e Verso, Rio de Janeiro, 11 jan. 2003.
-
LINS, V. L. O. . Uma poética de gestos mínimos: a poesia de Ronald Polito. Suplemento de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, , v. 41, p. 1 - 1, 01 set. 1998.
-
LINS, V. L. O. . O caderno de escritos de Arlindo Daibert. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, p. 1 - 1, 01 jul. 1996.
-
LINS, V. L. O. . A vanguarda faz cem anos. Jornal do Brasil - Idéias, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 18 nov. 1995.
-
LINS, V. L. O. . A mulher na literatura brasileira hoje. Jornal de Letras, Artes e Idéias, Lisboa, p. 5 - 5, 01 jun. 1982.
-
LINS, V. L. O. . Duda Machado, à sombra do vulcão. Observatório da Imprensa (São Paulo), Belo Horizonte, MG.
-
LINS, V. L. O. . O Rio de Janeiro e a experiência republicana. In: Seminário Rio de Janeiro: capital e capitalidade, 2000, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Rio de Janeiro: capital e capitalidade. Rio de Janeiro: RD-Depto. Cultural NAPE/DEPEXT/SR3/UERJ, 2000.
-
LINS, V. L. O. . GonzagaDuque, critico de arte e ficcionista do modenismo carioca. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vera Lucia de Oliveira Lins ; LOSSO, E. G. B. ; LINS, V. L. O. . Em jornais e revistas, o simbolismo e a virada do século no Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . O simbolismo em revista. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Ficção e ensaio, a reflexão como resistência nos romances de Julian Fuks. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Vera Lucia de Oliveira Lins ; LOSSO, E. G. B. ; Vera Lins ; RANGEL, R. ; LINS, V. L. O. . Nestor Victor, o crítico e ficcionista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. ; LINS, V. L. O. . A critica de arte de Wilson Coutinho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vera Lucia de Oliveira Lins ; LINS, V. ; LINS, V. L. O. . A cidade do Rio de janeiro vista por Gonzaga Duque. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RICOTTA, L. ; Patricia Lavelle ; Vera Lins ; Vera Lucia de Oliveira Lins ; LINS, V. ; ALCIDES, S. ; LINS, V. L. O. . Luiz Costa Lima um teórico nos trópicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque, um crítico de artes nas ruas do Rio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Resende, Beatriz ; Vera Lucia de Oliveira Lins ; Penjon, Jacqueline ; FLORA SUSSEKIND ; LINS, V. L. O. . iNTERPRETAÇÕES LITERÁRIAS DO bRASIL MODERNO E CONTEMPORANEO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Representações do primitivo na virada do século. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . O filho da mãe, de Bernardo Carvalho e as identidades fraturadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Poetas-críticos:Ingeborg Bachmann. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . O poema em tempos de barbárie. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . A pesquisa em artes visuais e a interdisciplinaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Other histories:cconstellations. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Confinamento e deslocamento na poesia brasileira de Cruz e Souza a Torquato Neto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Poesia em tempo de guerra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Poesia em tempo de guerra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Poesia: para além da violência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Quando a visão se faz gesto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Alles ist Exil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Literatura e jornalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Poesia em tempos sombrios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Art criticism and journalism. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Nestor Victor: a viagem e seus sentido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . O ensaísmo: entre a sombra e o espelho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Sophia de Mello Breyner: poesia e espaço. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Passando em revista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . O ensaísmo: pensando entre a sombra e o espelho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Palestra na mesa-redonda Arte e seus pares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Mediação na mesa-redonda Questões de Literatura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Relato e imagem nos romances de W.G.Sebald. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . A tradição do poeta-crítico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Apresentação de Comunicação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . A tradição do ensaio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Entre a imagem e a escrita, passagens. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LINS, V. L. O. . Poesia e tempos sombrios:alguma poesia hoje. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Leitura de poemas traduzidos de Paul Celan e Ingeborg Bachmann. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LINS, V. L. O. . O livro simbolista, o livro a mais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Poesia contemporânea: configurações e circuitos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Ruínas do moderno: revisões e deslocamentos nas artes plásticas brasileiras nos anos oitenta e noventa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Participação na mesa redonda O Rio de Janeiro e a experiência republicana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Paris, de Nestor Victor o ensaio e a literatura de viagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque: crítica e utopia na virada do século. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Os sentidos da viagem: uma leitura de Paris, de Nestor Victor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Paul Celan e a modernidade em ruínas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . O caso das vitrines, de Antonio Maria. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Gonzaga Duque: entre a letra e a imagem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . L'Oeuvre, de Zola. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Uma terceira margem do moderno. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Afrânio Peixoto. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . A crítica utópica de Gonzaga Duque. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Cidade e Literatura. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Lição de amor, a paixão do mestre. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . Álvaro Moreyra e o Rio dos anos 20. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, V. L. O. . Liberdade e autonomia, revistas simbolistas e sensibilidade moderna. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Imagens da cidade moderna: o Rio em três tempos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Modernidade no Rio: Gonzaga Duque. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LINS, V. L. O. . Arte, espaço, transformação: uma leitura do diário de Gonzaga Duque. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINS, V. L. O. . Van Gogh. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, V. L. O. . José Saramago. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Ensaios do arquivo. Rio de Janiro: 7letras, 2023 (livro).
-
Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Riscos e rabiscos. Rio de Janiro: 7letras, 2023 (livro).
-
Dau Bastos ; LINS, V. L. O. . Luiz Costa Lima, um teórico nos trópicos. Rio de Janeiro: Garamond, 2019 (capitulo).
-
LINS, V. ; Carmem Negreiros ; Theotonio de Paiva ; Vera Lucia de Oliveira Lins ; LINS, V. L. O. . O ensaio de Ronaldo Lima Lins. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017 (capitulo).
-
LINS, V. L. O. ; Velloso, M. . Modernismo no Rio. Petrópolis: Editora KBR, 2015 (PREFÁCIO).
-
LINS, V. L. O. ; Velloso, M. P. . Um modernismo carioca. Petrópolis, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
LINS, V. L. O. . Área de Risco, Carlos Ávila. Campinas: Unicamp, 2012 (resenha).
-
LINS, V. L. O. . Alucinações e alegorias. Rio de Janeiro: Cebrap/Fundação Carlos Chagas, 2011. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . Texto para o Canal Contemporâneo (Documenta 12) - Entre o excesso e a exceção: a profanação do jornal. Rio de Janeiro: Canal Contemporâneo, 2006 (TEXTO DE APRESENTAÇÃO).
-
LINS, V. L. O. . Texto de apresentaçãio do catálogo da exposição de Nelson Augusto, A cor do poema, A biblioteca do pintor. Petrópolis, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
LINS, V. L. O. . Tradução do ensaio de Valéry, Pequenos discursos aos pintores gravadores, na revista Concinitas. Rio de Janeiro: Departamento de Artes da UERJ, 2005. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . Tradução do artigo de Ingeborg Bachmann, Da poesia, na Revista Inimigo Rumor. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2005. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . De cor: os livros da estante - texto para catálogo da exposição de Nelson Augusto. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
LINS, V. L. O. . Quatro universos, quatro poéticas - texto para o Catálogo da Exposição Quatro universos, no Interstudio Graphic. SP/RJ, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
LINS, V. L. O. . Por outro lado - prefácio para o livro Uma página, uma imagem. Rio de Janeiro, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LINS, V. L. O. . Tradução de poema de Ingeborg Bachmann. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2001. (Tradução/Outra).
-
LINS, V. L. O. . Arte, poesia e tradução por Paul Celan: pensar Mallarmé até as últimas conseqüências. Rio de Janeiro, 2001. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . Diálogo na montanha. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2000. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . Com Brancusi, a dois/Não é mais. Rio de Janeiro: Palavra Palavra, 1998. (Tradução/Outra).
-
LINS, V. L. O. . Fuga da morte. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997. (Tradução/Artigo).
-
LINS, V. L. O. . Prefácio a Horto de Mágoas, de Gonzaga Duque. Rio de Janeiro, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
LINS, V. L. O. ; PEIXOTO, A. . Tantas razões. Prefácio ao livro de Afrânio Peixoto, As razões do coração. Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro/Biblitoteca Carioca, 1994 (PREFÁCIO).
Outras produções
LINS, V. L. O. . Progrma Edital Estagio Senior no Exterior Capes. 2016.
LINS, V. L. O. . Avaliação para o CNPq de pedido de financiamento para Evento. 2002.
LINS, V. L. O. . Avaliação de três projetos de pesquisa para a UERJ. 2000.
LINS, V. L. O. . Avaliadora, da Faculdade de Letras/UFRJ, na XXI Jornada de Iniciação Científica. 1999.
LINS, V. L. O. . Avaliadora das provas discursivas do Concurso Vestibular Unificado da Fundação Cesgranrio (1978, 1983, 1984, 1985). 1978.
LINS, V. L. O. ; CAPISTRANO, T. . Cânones em rotação. 2021.
LINS, V. L. O. . Revista de Letras Juçara. 2021.
LINS, V. L. O. . Revista Palimpsesto. 2020.
Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Revista de Letras Juçara. 2020.
LINS, V. L. O. . LINGUISTICA E LITERATURA. 2020.
Vera Lins ; LINS, V. L. O. . Revista de História da Arte e da Cultura. 2020.
O. Claudia ; LINS, V. L. O. . Revistad'Obras. 2019.
LINS, V. L. O. . Revista Estudos Ibero Americanos. 2019.
LINS, V. L. O. . Rose Auslander, Ciranda da Poesia. 2019.
LINS, V. L. O. . A poética da comunidade em José Val de Omar. 2018.
LINS, V. ; Vera Lucia de Oliveira Lins ; LINS, V. L. O. . Parecer para a Revista Palimpsesto. 2018.
LINS, V. L. O. . PARECERISTA DA REVISTA SINAIS SOCIAIS. 2017.
NERY, L. ; LINS, V. L. O. . Simbolismo. 2016.
LINS, V. L. O. ; NERY, L. . Simbolismo em revista. 2016.
LINS, V. L. O. . Programa AEX. 2014.
LINS, V. L. O. . Membro do conselho da revista do SESC. 2014.
LINS, V. L. O. . Revista Escritos. 2013.
LINS, V. L. O. . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura de 2007 a 2011. 2011.
LINS, V. L. O. . Pesquisadora do CNPq com o projeto ?O poema em tempos de barbárie?. 2010.
LINS, V. L. O. . Parecerista da Revista Concinnitas 16, do Programa de pós graduação em Artes da UERJ. 2010.
LINS, V. L. O. . Avaliadora na Jornada Giulio Massarani em 2008-2009. 2009.
LINS, V. L. O. . Parecerista da Fapesp. 2009.
LINS, V. L. O. . Parecerista da Fapesp. 2008.
LINS, V. L. O. . Parecerista da Fapesp. 2007.
LINS, V. L. O. . entrevista com Myriam Ávila. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LINS, V. L. O. . A crônica e sua escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Membro do Júri do Prêmio Alphonsus de Guimarães de poesia. 2008. (PARTICIPAÇÃO EM JÚRI).
LINS, V. L. O. . Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. 2007. (PARTICIPAÇÃO EM JÚRI).
LINS, V. L. O. . Avaliadora da FAPESP. 2007. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Coordenadora da Pós-graduação em Ciência da Literatura. 2007. (COORDENAÇÃO).
LINS, V. L. O. . O Rio de Janeiro se torna moderno. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Murilo Mendes e o Surrealismo - palestra ministrada no curso Surrealismo (PenClube). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Conferência sobre Murilo Mendes no curso de extensão Surrealismo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Murilo Mendes e o Surrealismo - aula ministrada no Curso de Extensão Surrealismo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Celan e Büchber: poesia como a palavra contra - Aula ministrada no Curso de Extensão Loucos, sósias, obscuros, assassinos, visionários e outros freaks na literatura alemã. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Murilo Mendes e o surrealismo - aula ministrada no Curso de Extensão O Surrealismo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LINS, V. L. O. . Coordenadora da Sessão de Comunicação Imagens visivas, imagens verbais, no VII Congresso da ABRALIC. 2000. (COORDENAÇÃO DE SESSÃO).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado em História da Arte, de Beatriz Rocha Lagoa, intitulada Mira Schendel, um ensaio sobre as monotipias. 2000. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Mambro da Banca do Concurso para ingresso no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Letras/UFRJ. 2000. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Participação do Júri de Tradução do Prêmio Paulo Ronai, da Biblioteca Nacional. 2000. (PARTICIPAÇÃO EM JÚRI).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Doutorado de Ana Lúcia Machado de Oliveira, em Literatura Comparada, intitulada Por quem os sinos dobram: uma abordagem das letras jesuíticas. 1999. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Concurso para Professor Substituto de Fundamentos da Literatura Brasileira - Departamento de Ciência da Literatura - Faculdade de Letras - UFRJ. 1999. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Doutorado em Literatura Comparada de Thereza Vicente Vianna. 1999. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado de Jefferson agostini Mello, intitulada Intervenções insulares. 1999. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado em Antropologia da Arte, de Valério Rodrigues, intitulada Divino Maravilhoso, práticas artísticas do candomblé. 1999. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado em Ciência da Arte, de Márcio Rollo, intitulada Mosaico de vazios e silêncios: um elogio ao imaginário reducionista. 1998. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado em História da Arte, de Aureo Guilherme de Mendonça, intitulada A crítica de arte no Brasil em fins do século XIX e início do XX: Gonzaga Duque e Angyone Costa. 1998. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Doutorado de Erick Felinto, intitulada Silêncio dos homens, silêncio de Deus. 1998. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado de Carlos Eduardo Viana Soares, intitulada O rastro da modernidade. 1998. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado de Noemi da SIlva Ribeiro, intitulada Oswaldo Goeldi e Alfred Kubin: uma herança gráfica. 1998. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Mestrado de Marcos Aparecido Lopes, intitulada Coelho Neto: no purgatório da crítica. 1997. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Titular da Banca de Doutorado de Maria Lydia Maretti, intitulada Um polígrafo contumaz (O visconde de Taunay e os fios da memória). 1997. (PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA).
LINS, V. L. O. . Coordenação do Seminário sobre Cronistas do Rio. 1994. (COORDENAÇÃO).
LINS, V. L. O. . A caminho. 2012. Pintura.
LINS, V. L. O. . Curadoria da Exposição Entre o desenho e a pintura, de Luiz Norões. 2002. Pintura.
LINS, V. L. O. . NOVOS NOVOS. 1987. Pintura.
LINS, V. L. O. . Carmem Miranda e a arte do objeto. 1987. Pintura.
LINS, V. L. O. . Artes Plásticas 85. 1986. Pintura.
LINS, V. L. O. . A figura em discussão. 1983. Pintura.
LINS, V. L. O. . Ateliê de Desenho e Pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1982-1987). 1982. Pintura.
LINS, V. L. O. ; Isabel Lustosa ; Orna Levin ; Avelino Romero . Imprensa e circulação de idéias: o papel de jornais e revistas nos seculos XIX e XX. 2019 (MEMBRO DE COMITÊ) .
LINS, V. L. O. . Membro do Comitê Externo, do processo de seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Incentivo à Produção Cientifica, Técnica e Artística (Prociência), UERJ-FAPERJ. 2005 (MEMBRO DE COMITÊ) .
LINS, V. L. O. . Membro do Comitê Externo, do processo de seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Incentivo à Produção Cientifica, Técnica e Artística (Prociência), UERJ-FAPERJ. 2003 (MEMBRO DE COMITÊ) .
LINS, V. L. O. . Membro do Comitê Externo, do processo de seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (Prociência), UERJ-FAPERJ. 2002 (MEMBRO DE COMITÊ) .
LINS, V. L. O. . Membro do Conselho Editorial da Revista do Arquivo da Cidade. 2001 (MEMBRO DE CONSELHO EDITORIAL) .
LINS, V. L. O. . Membro do Conselho Editorial da revista Terceira Margem, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Faculdade de Letras/UFRJ. 2001 (MEMBRO DE CONSELHO EDITORIAL) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
sentidos da critica: o ensaio como gênero da reflexão, Descrição: Trabalho com o ensaio como crítica aberta, que se recusa a ser julgamento, mas, sim, desenvolvimento da reflexão que a obra contém. Pesquiso especialmente críticos ficcionistas e poetas. Num momento em que a crítica sumiu dos jornais, substituída por resenhas, é preciso ressaltar sua importância como pensamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia de Oliveira Lins - Coordenador.
-
2015 - 2019
poesia, pensamento e política, Descrição: O projeto pesquisa as relações entre o poema, o pensamento e a política na poesia contemporânea brasileira. A poesia coloca em questão as certezas do senso comum, através da linguagem, que é reflexão e com isso é também política. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia de Oliveira Lins - Coordenador.
-
2009 - 2013
O poema em tempos de barbárie, Descrição: Trata-se de examinar a poesia em relação com tempos de barbárie marcados pelas guerras, desde a Pirmier Guerra Mundial e a indústria cultural. Como a linguagem da poesia pode esboçar outrs possibilidades de mundo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia de Oliveira Lins - Coordenador.
-
2009 - Atual
Poesia para além da violência, Descrição: O projeto examina a poesia atual em relação com outros momentos em que o impacto da violência ameaçou-a de silêncio, tentando ver o poema como lugar de resistência e de articulação de outras possibilidades de mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia de Oliveira Lins - Coordenador.
Prêmios
2017
Professora Titular, UFRJ.
2010
Medalha Comemorativa dos 80 anos da Casa de Rui Barbosa, Casa Rui Barbosa.
1998
Prêmio Sérgio Millet, Associação Brasileira de Críticos de Arte.
1997
Prêmio Xerox de Ensaio (Novos pierrôs, velhos saltimbancos), XEROX.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura. , Av. Brigadeiro Trompowski s/n, Ilha do Fundão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989745, Fax: (21) 25989796
Experiência profissional
2000 - 2000
Universidade de VienaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0
2004 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - 2004
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1990 - 1992
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do CIEC, Carga horária: 0
Outras informações:
Pesquisadora do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos) da Faculdade de Comunicação
Atividades
-
03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da revista Terceira Margem, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.
-
08/1998
Ensino, Letras (Ciência da Literatura), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária, Literatura Comparada, Poética (Mestrado e Doutorado)
-
03/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Linhas de pesquisa
-
08/1997
Ensino, Teoria Literária e Literatura Comparada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária III, Teoria Literária IV, Literatura Comparada I, Literatura Comparada II
-
05/2003 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Representante de Teoria Literária da Comissão de Pós-Graduaço em Ciência da Literatura.
-
05/2001 - 05/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Representante de Literatura Comparada da Comissão de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.
-
04/2002 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise da Documentação do Concurso para Professor Adjunto de Teoria Literária.
-
05/1999 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Representante de Literatura Comparada da Comissão de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.
1995 - 1997
Fundação Casa de Rui BarbosaVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 0
Outras informações:
Bolsa de Recém-Doutor pelo CNPq
Atividades
-
01/1995 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Casa de Rui Barbosa.,Linhas de pesquisa
1988 - 1990
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 0
1984 - 1989
Escola Estadual Beliza GoulartVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Supletivo, Carga horária: 0
Outras informações:
Oreintação de Oficinas Literárias
1982 - 1995
Faculdade da CidadeVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 0
1973 - 1975
Escola BerlitzVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 0
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Lbum de bebê | 04/10/1988 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de VERA LÚCIA DE OLIVEIRA LINS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?