Cristina Lima
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2014). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil - (1986). Atuação profissional em Educação, na rede pública, privada e na assessoria de projetos não governamentais. Experiência na gestão pública, no desenvolvimento de projetos governamentais e interinstitucionais direcionados para a qualidade nas relações de ensino e aprendizagem. Docência na Educação Básica e no Ensino Superior com ênfase na Formação Inicial e Continuada nas áreas de Alfabetização, Leitura e Escrita, Planejamento Educacional e Metodologias de Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gêneros discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização numa escola pública carioca: a circulação entre o oral e o escrito
Ludmila Thomé de Andrade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
1991 - 1995
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: TV Maré: espelho do cotidiano - uma experiência de vida popular,Ano de Obtenção: 1995
Pedro Benjamin Garcia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: TV Maré - Vídeo Popular.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Estudos Adicionais em Pré-escola Método Montessori
1983 - 1983
Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas
Título: FALTANDO
Aperfeiçoamento em Desenv. Hum. e Práticas Soc.: Ling. e Aprendizagem
2004 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Título: Desenvolvimento Humano e Linguagem. Ano de finalização: 2005
Orientador: Ana Luíza Bustamante Smolkka
Aperfeiçoamento em Monitoria Cultura Pedagógica Brasileira
1990 - 1990
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: FALTANDO. Ano de finalização: 1990
Graduação em Teologia
1983 - 1986
Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Título: Pedagogia de Paulo Freire na Educação Cristã
Orientador: Silvino Neto
Formação complementar
2013 - 2013
Minicurso 36ª ANPEd. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso da 35ª ANPED. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso 18º COLE. , Congresso de Leitura do Brasil, COLE, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso - VI SIGET. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Desenv Humano e Práticas Sociais:Ling Aprendizagem. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Organização de eventos
ALVES, B. M. ; MONTEIRO, F. ; SILVA, J. C. P. ; ANDRADE, L. T. ; GONDIM, R. ; FERREIRA, V. ; LIMA, M. Cristina . III Seminário Escrita Docente e Discente. 2014. (Outro).
LIMA, M. Cristina ; ANDRADE, L. T. . II Seminário Escrita Docente e Discente. 2013. (Outro).
ALVES, B. M. ; LUCIO, E. O. ; MONTEIRO, F. ; ANDRADE, L. T. ; LIMA, M. Cristina ; GONDIM, R. ; FERREIRA, V. ; COSTA, P. A. . I Seminário Escrita Docente e Discente. 2012. (Outro).
Participação em eventos
V Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2014. (Outra).
36ª ANPEd. 2013. (Outra).
35ª ANPED. 2012. (Outra).
I Seminário Escrita Docente e Discente.Palestrante I Seminário Escrita Docente e Discente. 2012. (Seminário).
I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos.ALFABETIZAÇÃO COMO UMA RESPOSTA RESPONSÁVEL: O COMPROMISSO COM A CRIANÇA. 2011. (Encontro).
IX Jogo do Livro: Onde está a Literatura? / III Fórum ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens. 2011. (Congresso).
IX Jogo do Livro: Onde está a Literatura? / III Fórum ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens. As leituras e os leitores: como as políticas de acesso à literatua afetam os processos de significação de leitores iniciantes. 2011. (Congresso).
VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos gêneros textuais.Gêneros Discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização. 2011. (Simpósio).
14º Congresso Brasileiro de Leitura do Brasil. A Formação de Professores Alfabetizadores na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
Encuentro por la unidad de los educadores Latino-Americanos.Explicadora, uma estratégia de sobrevivência escolar na comunidade do complexo de favelas da Penha. 1997. (Encontro).
IV Feira Latino-Americana de Alfabetização.Explicadora, uma estratégia de sobrevivência escolar na comunidade do complexo de favelas da Penha. 1997. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, M. Cristina; ANDRADE, L. T.. A formação do aluno na escola pública: o que faz a diferença?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina. A Importância da Formação do Leitor na Sociedade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. A Influência da Mídia na Formação da Identidade Cultural da Criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Contribuições da Literatura para as Práticas de Leitura das Crianças da Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Era uma vez. os contos de fadas no desenvolvimento de crianças de educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Formara Leitores: Imperativo da Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Literatura Infatil & Escola: Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. O Fascínio de Ler e Escrever. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. O Professor Alfabetizador e a Formação Continuada do Rio de Janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. O Uso da Cartilha e seus Limites. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. A Leitura no Contexto Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. A Formação do Leitor na Alfabetização: contribuições da literatira infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Brincadeira Livre e Dirigida na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Como a criança elabora cognitiva e culturalmente o processo de aprendizagem da escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Democracia e Gestão Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. Novo Caminho: concepções e pressupostos teóricos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. O Saber Escutar: discussão e análise em duas experiências. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
LIMA, M. Cristina. BANCA EXAMINADORA DE PROVA DE AULA. 2017. Coordenadoria de Recrutamento e Seleção do Gabinete do Prefeito.
LIMA, M. Cristina. Comissão Examinadora do Concurso Público para provimento do cargo de professor adjunto de Linguística Aplicada à alfabetização. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto - Área Alfabetização. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina. Banca Avaliadora da Prova de Aula - Professor II - SME. 2015. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina. Banca Avaliadora da Prova de Aula - Professor II - SME. 2015. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina; FRIGOTTO, E. I., S.. Comissão examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, M. Cristina. Prova Discursiva do Concurso Público para Secretário Escolar. 2012. Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - SMA.
LIMA, M. Cristina. Banca avaliadora na Prova Prática de Aula do Concurso Público para Professor I- Matemática. 2012. Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - SMA.
LIMA, M. Cristina. Banca Corretora e Revisora da Prova Discursiva do Concurso Público para Professora de Ensino Religioso. 2012. Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos - SMA.
LIMA, M. Cristina. Concurso Público para Professor I - Geografia. 2011. Secretaria Municipal de Educação.
LIMA, M. Cristina. Composição da Comissão Temática Ação Cultural na Escola do Concurso de Monografia - Prêmio Anísio Teixeira. 2003. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Orientou
Os principais desafios entre cuidar e educar no trabalho pedagógico realizado na creche; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
O Lugar da Lúdico no Currículo da Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
A contribuição da formação continuada dos docentes para a superação do fracasso escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
As práticas pedagógicas da educação infantil voltadas para o letramento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
A relação entre alfabetização e letramento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
A Contrução Social de um Novo Sentido da Infância; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
Limites e possibilidades do processo de alfabetização de alunos com deficiência mental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
A contribuição das concepções de Paulo Freire para a alfabetização de jovens e adultos na atualizadade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; A contribuição do estágio para a formação docente,; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; A importância do ato de ler; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; Análise da contribuição das turmas de Progressão para minimização do fracasso escolar: o caso da escola municipal Estados Unidos; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
Mídia e educação: e a televisão no cotidiano infantil;; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
As principais contribuições de Paulo Freire para o processo de leitura e escrita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; Alfabetização: reflexões sobre o processo de aquisição da escrita, a partir da abordagem construtivista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; ; Dificuldades na alfabetização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; Paulo Freire: O educador comprometido com a Educação Social; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; Marcela Araújo Campeão; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
; Criança e mídia na sociedade contemporânea; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Cristina Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, M. Cristina ; SPALA, Fatima Terezinha . No percuso da formação dos professores: o encontro com os textos das crianças. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. AnoVI, p. 1220-1224, 2012.
-
LIMA, M. Cristina . A Escola e o Favela-Bairro. Rio de Janeiro: Imprensa da Cidade, 2000. 60p .
-
LIMA, M. Cristina . Núcleo Curricular Básico - Multieducação. Rio de Janeiro: Imprensa da Cidade, 1996. 408p .
-
LIMA, M. Cristina . A alfabetização das crianças numa escola pública e uma pesquisadora. II ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS. VIDA, CULTURA, ALTERIDADE. Encontro Bakhtiniano com a Linguagem, a Educação e a Ética. 1ed.São Carlos: , 2013, v. II, p. 21-27.
-
ALVES, B. M. ; SPALA, Fatima Terezinha ; MONTEIRO, F. ; CRUZ, L. S. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, L. A. ; LIMA, M. Cristina ; GONDIM, R. . Histórias da Formação Continuada na Cidade do Rio de Janeiro. In: Elaine Constant. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFRJ). 1ed.Rio de Janeiro: Quarter, 2013, v. 1, p. 33-44.
-
LIMA, M. Cristina . ALFABETIZAÇÃO COMO UMA RESPOSTA RESPONSÁVEL: O COMPROMISSO COM A CRIANÇA. In: Grupo LIC - Linguagem, Interação e Conhecimento. (Org.). A RESPONSIVIDADE BAKHTINIANA: NA EDUCAÇÃO, NA ESTÉTICA E NA POLÍTICA. Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 260-261.
-
LIMA, M. Cristina ; MUNIZ, Maria Cristina Soto . A Formação do Educador Pesquisador. In: Maria Cristina Soto Muniz. (Org.). Esconderijos.... Rio de Janeiro: , 2002, v. , p. 81-83.
-
LIMA, M. Cristina . A Formação de Professores Alfabetizadores na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. In: 14º Congresso Brasileiro de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. 14º Congresso Brasileiro de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp, 2003.
-
LIMA, M. Cristina . Gêneros Discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos gêneros textuais, 2011, Natal/RN. VI Siget - VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. Natal/RN: EDUFRN - Editora da UFRN, 2011. v. 0. p. 201-202.
-
LIMA, M. Cristina . Explicadora, uma estratégia de sobrevivência escolar na comunidade do Complexo de favelas da Penha. In: Encuentro por la Unidad de los educadores Latino-Americanos, 1997, Havana. Encontro Pedagogia 97, 1997.
-
LIMA, M. Cristina . Explicadora, uma estratégia de sobrevivência escolar na comunidade do Complexo das favelas da Penha. In: IV Feira Latino-Americana de Alfabetização, 1997, Brasília. IV Feira Latino-Americana de Alfabetização, 1997.
-
LIMA, M. Cristina . POLÍTICA(S) PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. Cristina . DIÁLOGOS, PRÁTICAS E FAZERES: UM MOVIMENTO REFLEXIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. Cristina . A LITERATURA INFANTIL NO PNAIC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. Cristina . LER E ESCREVER: RELAÇÕES DE PODER ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. Cristina . A alfabetização das crianças numa escola pública e uma pesquisadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina . As escritas das crianças no processo de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, M. Cristina . Gêneros discursivos produzidos por crianças em seus processos de apropriação da leitura e da escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina ; SPALA, Fatima Terezinha . No percuso da formação dos professores: o encontro com os textos das crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina . ALFABETIZAÇÃO COMO UMA RESPOSTA RESPONSÁVEL: O COMPROMISSO COM A CRIANÇA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, M. Cristina . Gêneros Discursivos produzidos por crianças em seus processos de alfabetização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina . As leituras e os leitores: como as políticas de acesso à literatua afetam os processos de significação de leitores iniciantes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELLO,Maria José Pinheiro e OUTROS ; LIMA, M. Cristina . ? Refletindo sobre a prática de alfabetização no trabalho de formação continuada? -. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina . A alfabetização e história: a compreensâo da alfabetização como uma prática histórico-cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, M. Cristina . A alfabetização e história: a compreensâo da alfabetização como uma prática histórico-cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, M. Cristina ; MELLO,Maria José Pinheiro e OUTROS . ? (Re) significando o processo da leitura e escrita no trabalho de formação continuada?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. Cristina . : ?Alfabetização e animação: alunos e professores produtores de narrativas?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LIMA, M. Cristina . ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A ALFABETIZAÇÃO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LIMA, M. Cristina . PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LIMA, M. Cristina . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFRJ). 2013. (Extensão Universitária).
LIMA, M. Cristina . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFRJ). 2013. (Extensão Universitária).
ANDRADE, L. T. ; LIMA, M. Cristina ; PESSOA, A. ; PINHEIRO, M. ; OLIVEIRA, L. A. ; LUCIO, E. O. ; CRUZ, L. S. . Pró-Letramento Linguagem. 2011. (Extensão Universitária).
CRUZ, L. S. ; LIMA, M. Cristina ; LUCIO, E. O. ; OLIVEIRA, L. A. ; PESSOA, A. ; ANDRADE, L. T. ; PINHEIRO, M. . Pró-Letramento Linguagem. 2011. (Extensão Universitária).
LIMA, M. Cristina . Alfabetização e história: a compreensão da alfabetização numa perspectiva histórico-cultural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, M. Cristina . Ciclos de Formação no Brasil: o caso do Rio de Janeiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2014
As (im)possíveis alfabetizações de alunos de classes populares pela visão de docentes na escola pública, Descrição: Os baixos índices de aproveitamento da escola brasileira, com ênfase especial em linguagem, leitura e escrita, têm sido interpretados pela pesquisa em educação, gerando uma diversidade de caminhos teóricos e metodológicos, que buscam soluções, resultados e propostas de mudança. Esta pesquisa propõe-se a partir de uma perspectiva radicalmente compreensiva, constituindo um olhar do pesquisador na escola, com o professor que, por sua vez, estará com seu aluno, numa homologia de processos que inaugure a possibilidade de dialogias entre os atores da escola. Para transformar resultados escolares de alfabetização nefastos, buscará produzir uma compreensão calcada na proximidade, na inscrição de pesquisadores dentro da experiência escolar docente, de modo a transformar a situação dos agentes escolares, principalmente professores e seus alunos. As dificuldades de ensino e de aprendizagem são dificuldades de comunicação, entre atores-sujeitos escolares. O entendimento escolar estagna em torno de aprendizagens específicas, emperrando a interlocução pautada em lógicas, posições e discursos que produzem por um lado sujeitos de classe popular e por outro professores profissionais. Nosso objetivo de pesquisa é problematizar e contribuir para reverter resultados desastrosos e alfabetizar crianças de classes populares numa escola pública carioca. Adotaremos a constante análise e produção de narrativas a partir dos acontecimentos trazidos por professores como relevantes. Assumimos a tarefa de uma formação pela prática com o grupo integral de professores de uma escola pequena, que têm a responsabilidade pelos anos iniciais do ensino fundamental, já dispostos a freqüentar um grupo de estudos teórico e prático, de modo a pensar em práticas de alfabetização inovadoras, que revertam o quadro de fracasso escolar desta escola. Este exercício, que tem sido nomeado como análise de práticas, inscreve-se no paradigma de pesquisa do professor reflexivo e tem sido uma praxe em contextos internaci. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cristina Lima - Integrante / Ludmila Thomé de Andrade - Coordenador / Joana D'Arc varejão - Integrante / Bruna Molisani Alves - Integrante / Leonardo Castro - Integrante / Adriana Barbosa Soares - Integrante / Luciana Alves Oliveira - Integrante / Letícia Santos da Cruz - Integrante / Valdicéia Ferreira - Integrante / JESSICA CAROLINE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ANA PAULA PEIXOTO SOARES - Integrante / PATRÍCIA AVANCI COSTA - Integrante / LETICIA MELLO LOPES CATETE - Integrante / ANA CLARA CARDOSO GABINO - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
1999 - 2001
Programa Crer para Ver - Projeto Esconderijos, Descrição: Parceria do CEC do CIEP João Goulart com a Fundação Abrinq - Programa Crer para Ver para desenvolver o Projeto "Esconderijos..." que previa um trabalho de Formação em serviço dos professores de Educação Infantil, tendo como referência o lúdico à partir do trabalho que vinha sendo desenvolvido com a brinquedoteca SACI. O projeto previa um trabalho de observação dos professores em sala, centros de estudos, oficinas e um curso em parceria com a PUC/RJ - Departamento de Artes e Design. Ao final do projeto foi produzido um livro memória e um vídeo com o registro do trabalho desenvolvido. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Lima - Coordenador., Financiador(es): CIEP João Goulart - Cooperação / Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Cristina de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Lima - Coordenador.
-
1996 - 1997
Projeto Explicadora, Descrição: Consistia num trabalho de assessoria e formação em serviço com explicadoras residentes no Complexo da Penha. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Lima - Coordenador / Ana Cristina Correa Fernandes - Integrante.
-
1987 - 1987
Alfabetização de Jovens e Adultos, Descrição: Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma parceria da Associação de Moradores do Morro do Timbau e Fundação Educar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristina Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Humanas e da Educação. , Rua do Bispo - 83, Estácio, 20261060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25037121, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Equipe Executora, Carga horária: 200
Outras informações:
Concluiu a formação continuada de professores, como membro da equipe executora do PNAIC.
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora
Outras informações:
Supervisora do PNAIC.
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 20
1988 - 2019
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II
Atividades
-
07/1995
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal da Educação, .,Treinamentos ministrados, Atuação na Formação Continuada de professores da rede pública municipal
-
03/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Fundamental
2002 - 2018
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Atividades
-
05/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Educação Infantil , Estágio dos Anos Inciais do Ensino Fundamental, Estágio I (Séries iniciais do Ensino Fundamental), Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento, Monografia, Processos de Aprendizagem da Leitura e Escrita I, Processos de Aprendizagem da Leitura e Escrita II
-
05/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio dos Anos Inciais do Ensino Fundamental, Estágio de Educação Infantil , Educação e Saúde em Contexto Hospitalar, Prática e Pesquisa em Educação I , Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento
2001 - 2001
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 3
Outras informações:
Parceria do CEC do CIEP João Goulart com a Fundação Abrinq - Programa Crer Para Ver para desenvolver o Projeto "Esconderijos..." que previa um trabalho de Formação em serviço dos professores de Educação Infantil, tendo como referência o Lúdico à partir do trabalho que vinha sendo desenvolvido com a brinquedoteca SACI. O projeto previa um trabalho de observação do professor em sala, centros de estudos, oficinas e um curso em parceria com a PUC/RJ - Departamento de Artes e Design. Este vínculo aconteceu para o curso "Interações Lúdicas e Aprendizagem" como parte de parceria prevista no Projeto "Esconderijos..." desenvolvido pelo CEC do CIEP João Goulart e financiado pela Fundação Abrinq - Programa Crer para Ver. Ao final do Projeto foi produzido um livro memória e um vídeo com o registro do trabalho desenvolvido.
Atividades
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa e o Cotidiano Escolar
1999 - 2001
CIEP João GoulartVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 16
Atividades
-
10/1999 - 01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escola Comunidade, .,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica do Projeto Esconderijo.
1998 - 2000
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSENVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
08/1998 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino, Didática, Cirrículos e Programas I
1999 - 1999
Faculdades Integradas de JacarepaguáVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
08/1999 - 08/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículos e Programas
1998 - 1998
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora Substituta na Faculdade de Professores de São Gonçalo
Atividades
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino, Prática Pedagógica, Psicologia da Educação, Tópicos Especiais
1996 - 1997
Programa de Educação SocialVínculo: Assessoria Educacional, Enquadramento Funcional: Assessoria Educacional, Carga horária: 30
Atividades
-
03/1996 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , PROESO, .,Serviço realizado, Elaboração de Projetos e Relatórios de Projetos desenvolvidos.
-
03/1996 - 12/1997
Treinamentos ministrados , PROESO, .,Treinamentos ministrados, Cursos de Formação Continuada para Explicadoras
1992 - 1997
Sociedade Cultural TV MaréVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Atividades
-
01/1994 - 12/1996
Direção e administração, TV Maré, .,Cargo ou função, Coordenação da Entidade.
1994 - 1994
Associação Brasileira de Vídeo PopularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Estadual
1987 - 1987
Associação de Moradores do Morro do TimbauVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Atividades
-
03/1987 - 12/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Alfabetização de Jovens e Adultos
1981 - 1986
Casa Escola Montessoriana Pequeno TrabalhadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1981 - 05/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
2013 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização pela Idade CertaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora
2014 - 2014
Pacto Nacional pela Alfabetização pela Idade CertaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor
2017 - 2018
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Revisão Curricular da SME/Rio, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Alfabetização, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Universidade Federal FluminenseVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Parecerista
Outras informações:
Revista Aleph nº 26 - UFF
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristina Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?