Márcio Dimas Ramos
Possui graduação em Bacharel Em Matemática Aplicada à Informática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá (1990), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: cimenteira, fornos rotativos, emissões, poluentes e dispersão.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Mecânica
2009 - 2015
Universidade Federal de Itajubá
Título: Estudo da Formação e Emissão de Poluentes na Atmosfera Originários do Coprocessamento de Resíduos em Fábricas de Cimento
Rogério José da Silva. Palavras-chave: Indústria de Cimento; Forno Rotativo; Combustíveis Alternativos; Emissão e Controle de Poluentes.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Aproveitamento da Energia.
Mestrado em Engenharia Mecânica
1994 - 1997
Universidade Federal de Itajubá
Título: Estudo das Emissões de Poluentes Oriundos de Fábricas de Cimento Portland e sua Dispersão na Atmosfera,Ano de Obtenção: 1997
Rogério José da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Bacharel Em Matemática Aplicada à Informática
1987 - 1990
Curso técnico/profissionalizante
1984 - 1987
Formação complementar
2016 - 2016
Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública. (Carga horária: 24h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento em Promodel. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2013 - 2013
Auditoria Interna da Qualidade em Laboratório ISO. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.
2013 - 2013
Requisitos Gerais para a Competência de Laboratóri. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.
2012 - 2012
Medição Tridimensional com Software Geopak Win Man. (Carga horária: 28h). , Mitutoyo Sul Americana, MITUTOYO, Brasil.
2011 - 2011
Sistema Modular de Produção. (Carga horária: 40h). , FESTO, FESTO, Brasil.
2003 - 2003
MATLAB 6.5 - FUNDAMENTOS DE GROGRAMAÇÃO. (Carga horária: 20h). , OPENCADD ADVANCED TECNOLOGY, OPENCADD, Brasil.
1994 - 1994
Administração de Marketing e Técnicas Negociação. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Operador de Microcomputador. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Linguagem de Programação Basic. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.
Participação em bancas
LACERDA, J. C.; Paiva, E.J.;RAMOS, M. D.. Estudo do Teor de Argila e Umidade nas Propriedades de Uma Areia Sintética para Moldagem a Verde: Aplicação de uma Análise Estatística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Otimização de Custos Logísticos: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Setor de Papelaria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Itajubá.
RAMOS, M. D.; Carvalho, H.D.; Oliveira, C.H.. Proposta de Sistema de Indicadores de Desempenho para a Gestão de Organizações do Terceiro Setor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
RAMOS, M. D.; Oliveira, C.H.; Carvalho, H.D.. Análise do Estudo de Tempos do Setor de uma Lavanderia Industrial de Médio Porte para Determinação da Capacidade Produtiva Através da Cronoalnálise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
GUIMARAES, P. M.; TEIXEIRA, R. L. P.;RAMOS, M. D.. Desenvolvimento de um Cilindro Hidráulico e de um Desforcímetro Pneumático Automático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Carvalho, H.D.;RAMOS, M. D.; Oliveira, C.H.. Uma Análise da Estratégia de Fidelização de Clientes baseada em Key Performance Indicators (KPI). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; SOUZA, I. A. M.;RAMOS, M. D.. Estudo de Impacto da Remoção do Terminal Rodoviário no Tráfego Central da Cidade de Itabira - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Itajubá.
CAMPUS, L. B. P.;RAMOS, M. D.; Oliveira, C.H.. Estudo de Caso Sobre o Aumento da Produtividade por meio da Gameficação em uma Empresa de Software. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.; Carvalho, H.D.. Análise da Aplicação do Programa 5S no Setor de Hemodiálise em um Hospital de Itabira - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.; Carvalho, H.D.. Utilização da Metodologia de Troco Rápida de Ferramentas para Redução do Tempo de Troca de Molde em Injetoras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Aplicação da Metodologia Kaizen para Redução do Indice de Refugo: Um Estudo de Caso em Uma Indústria do ramo Automobilístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
RAMOS, M. D.; Oliveira, C.H.; Carvalho, H.D.. Aplicação das Práticas Básicas da Gestão de Manutenção em uma Oficina Mecânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Controle Estatístico do Processo Aplicado a uma Unidade de Montagem de uma Insdústria Aeronáutica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Aplicação de Gráficos de Controle de Shewhart na Avaliação da Quallidade de Serviços.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.; Paiva, E.J.;RAMOS, M. D.. Aplicação do Plackett-Burman e da Metodologia Seis Sigma para Identificar as Variáveis que Influenciam no Valor da Remanência no Processo de Fabricação da Ferrita P02-C. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, V.F.;RAMOS, M. D.; Paiva, E.J.. Estudo Comparativo entre a Utilização de um Aditivo em Óleo Lubrificante e a Diminuição do Desgaste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Estudo do Aumento da Capacidade Produtiva do Processo de envasamento: Aplicação da Cronoanálise e da Metodologia SMED, em uma Empresa de Esmalte em Ste Lagoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Diagnósticos de Problemas em Serviços de Atendimento de saúde Pública Baseado em Teoria das Filas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.. Aplicação dos Conceitos de Takt time e templo de Ciclo para o Cálculo da Eficiência nos Processo de um Pronto Atendimento em um Ambiente Hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Paiva, E.J.; SOARES, M. J.;RAMOS, M. D.. Aplicação do Algo de Caminho Mínimo na Otimização de Uma Rota de Transporte Público da Cidade de Itabira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.; PINTO, J. A.. Benefícios do Sistema Integra para Controle e Monitoramento de Estoque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Oliveira, C.H.;RAMOS, M. D.; BRITO, M. L. A.. Utilização da Ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor para Redução do Lead Time: Um Estudo de Caso em Uma Empresa Produtora de Polpas de Frutas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
RAMOS, M. D.. Título. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.
RAMOS, M. D.. Título. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá.
Orientou
Proposta de Sistema de Indicadores de Desempenho para a Gestão de Organizações do Terceiro Setor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Análise do Estudo de Tempos do Setor de uma Lavanderia Industrial de Médio Porte para Determinação da Capacidade Produtiva Através da Cronoalnálise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Análise do Grau de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em uma Microempresa do Ramo de Publicidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Aplicação das Práticas Básicas da Gestão de Manutenção em uma Oficina Mecânica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
ESTAMPAGEM ELETROMAGNÉTICA - Conformação de alta velocidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estudo do Controle de Qualidade de Solda em tubos de Aço-carbono; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Não Obrigatório; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Estágio Supervisionado Obrigatório; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Márcio Dimas Ramos;
Produções bibliográficas
-
FRANCO, L. M. ; RAMOS, M. D. ; Oliveira, C.H. ; Carvalho, H.D. ; NEVES, S. M. . APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DO PDCA NO GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE LUBRIFICAÇÃO OPERACIONAL PARA MELHORIA E SUPORTE DE RESULTADOS EM UMA REFRIGERANTEIRA. In: Darly Fernando Andrade; Antônio Artur de Souza; Cacilda Nacur Lorentz; José Eduardo Ferreira Lopes; Otaviano Francisco Neves; Luiz Cláudio de Lima;Nelson Ferreira Filho. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ªed.Belo Horizonte-MG: Poisson, 2018, v. 4, p. 207-220.
-
CARDINALI, G. ; Paiva, E.J. ; RAMOS, M. D. ; Oliveira, C.H. ; BRITO, T. G. . APLICAÇÃO COMBINADA DE MAPA DE FLUXO DE VALOR E SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS NA MELHORIA DE LINHA PRODUTIVA. In: Darly Fernando Andrade; Antônio Artur de Souza; Cacilda Nacur Lorentz; José Eduardo Ferreira Lopes; Otaviano Francisco Neves; Luiz Cláudio de Lima; Nelson Ferreira Filho. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ªed.Belo Horizonte-MG: Poisson, 2018, v. 10, p. 151-161.
-
DANTAS, R. A. Q. ; NASCIMENTO, C. M. ; Oliveira, C.H. ; Paiva, E.J. ; RAMOS, M. D. . Análise do sistema de medição da remanência br do processo de produção da ferrita magnética PO2-C. Gestão da Produção em Foco Volume 22. 1ªed.: , 2018, v. , p. 196-.
-
GUALBERTO, L. J. F. ; NEVES, S. M. ; Carvalho, H.D. ; Oliveira, C.H. ; RAMOS, M. D. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA MATRIZ DE UMA REDE VAREJISTA DE ARTIGOS DE ÓPTICA. In: Darly Fernando Andrade; Antônio Artur de Souza; Cacilda Nacur Lorentz; José Eduardo Ferreira Lopes; Otaviano Francisco Neves; Luiz Cláudio de Lima; Nelson Ferreira Filho. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ªed.Belo Horizonte-MG: Poisson, 2018, v. 12, p. 107-117.
-
Godoi, M. L. F. ; Oliveira, C.H. ; NEVES, S. M. ; RAMOS, M. D. ; Carvalho, H.D. . ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO SETOR DE HEMODIÁLISE EM UM HOSPITAL DE UMA CIDADE NO CENTRO LESTE DE MINAS GERAIS. In: XXV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2018, Bauru/SP. XXV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2018.
-
TAVARES, G. P. ; SILVA, R. J. ; RAMOS, M. D. . ANALYSIS OF CO2 GENERATION IN THE PORTLAND CEMENT PRODUCTION.. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
-
COSTA, M. S. M. ; Oliveira, C.H. ; Paiva, E.J. ; NEVES, S. M. ; RAMOS, M. D. . Aplicação dos conceitos de Takt Time e Tempo de Ciclo para o cálculo da eficiência nos processos de um pronto atendimento hospitalar. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville - SC. A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção, 2017. v. 32. p. 1-19.
-
DANTAS, R. A. Q. ; NASCIMENTO, C. M. ; Oliveira, C.H. ; Paiva, E.J. ; RAMOS, M. D. . Análise do sistema de medição da remanência BR do processo de produção da ferrita magnética PO2-C. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville - SC. A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção, 2017. v. 37. p. 1-18.
-
GUALBERTO, L. J. F. ; NEVES, S. M. ; Carvalho, H.D. ; Oliveira, C.H. ; RAMOS, M. D. . Avaliação da qualidade em serviços: percepção da qualidade na matriz de uma rede varejista de artigos de óptica. In: XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru - SP. Contribuições da engenharia de produção para uma economia de baixo carbono., 2017. v. 24. p. 1-12.
-
CARDINALI, G. ; Paiva, E.J. ; RAMOS, M. D. ; Oliveira, C.H. ; BRITO, T. G. . Aplicação combinada de mapa de fluxo de valor e simulação de eventos discretos na melhoria de linha produtiva. In: XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru - SP. Contribuições da engenharia de produção para uma economia de baixo carbono., 2017. v. 24. p. 1-12.
-
FRANCO, L. M. ; RAMOS, M. D. ; Oliveira, C.H. ; Carvalho, H.D. ; NEVES, S. M. . Aplicação da metodologia do PDCA no gerenciamento do processo de lubrificação operacional para melhoria e suporte de resultados em uma refrigeranteira. In: XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru - SP. Contribuições da engenharia de produção para uma economia de baixo carbono., 2017. v. 24. p. 1-12.
-
A. O. Lopes ; B.C. Ifekaibeya ; RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . GEE Emissions in Cement Plants and its Control by Technology, Co-processing and the Use of Active Additions. In: 23 rd International Congress of Mechanical Engineering, COBEM, 2015, Rio de Janeiro. 23 rd International Congress of Mechanical Engineering, COBEM, 2015.
-
RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . Evaluation of the Co-Processing of Industrial Residues Mix in Cement Plants. In: XXXII CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computacional Methods in Engineering, 2011, Ouro Preto - MG. Proceedings of XXXII CILAMCE - 2011. Ouro Preto - MG: ABMEC, 2011, 2011. v. CD-ROM. p. p. 1-11.
-
SIGNORETTI, V. ; RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . FORMAÇÃO DE NOX E SOX EM FORNOS ROTATIVOS DE PRODUÇÃO DE CLINQUER DA INDUSTRIA DO CIMENTO. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUIMICA, 2006, SANTOS/SP. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUIMICA, 2006.
-
RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . Avaliação da Dispersão de Poluentes Resultante de Co-processamento em Fornos Rotativos. In: ENCIT 2000 - 8o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2000, Porto Alegre / RS, 2000.
-
RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . Avaliação dos Níveis Aceitáveis de Constituintes Secundários nos Resíduos Industriais Utilizados no Co-processamento pela Indústria Cimenteira. In: 5o Congresso Brasileiro de Cimento, 1999, São Paulo/SP, 1999.
-
RAMOS, M. D. ; SILVA, R. J. . Estimativa da dispersão de poluentes emitidos na Atividade de Co-processamento de Resíduos Industriais. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1999, Águas de Lindóia / SP, 1999.
-
RAMOS, M. D. ; MENON, G. J. ; SILVA, R. J. . Influência da altura efetiva da pluma em modelos de estimativa de dispersão de poluentes. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas e VI Congreso Latinoamericano de Tranferencia de Calor y Materia, 1996, Florianópolis/SC, 1996.
-
RAMOS, M. D. ; MENON, G. J. ; SILVA, R. J. . Influência de diferentes coeficientes de dispersão em modelos de estimativa de concentração de poluentes. In: 4o Congresso Brasileiro de Cimento, 1996, São Paulo/SP, 1996.
-
RAMOS, M. D. ; MENON, G. J. ; SILVA, R. J. . Estudo da dispersão atmosférica de poluentes emitidos a partir da queima de resíduos perigosos. In: XIII Congresso Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 1995, Belo Horizonte/MG, 1995.
-
RAMOS, M. D. ; MENON, G. J. ; SILVA, R. J. . Estimativa da Dispersão de Poluentes Emitidos no Co-processamento de Resíduos Industriais em Fornos Rotativos. In: XVI Congresso Ibero Latino Americano Sobre Métodos Computacionais de para Engenharia, 1995, Curitiba / Paraná, 1995.
-
GUIMARAES, P. M. ; MENON, G. J. ; RAMOS, M. D. . Mixed convection study in a ventilated square cavity using nanofluids. Journal of Heat and Mass Transfer Research , 2019.
Outras produções
RAMOS, M. D. . CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO SETOR CIMENTEIRO.. 2004. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, M. D. . Estudo Sobre a Formação e Controle das Emissões de Poluentes na Indústria Cimenteira-II (Dispersão Atmosférica). 1994. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, M. D. . Combustíveis Alternativos e Cogeração em Fornos Rotativos da Indústria Cimenteira. 1993. (Relatório de pesquisa).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira. , Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Sala 2401, Distrito Industrial II, 35903087 - Itabira, MG - Brasil, Telefone: (31) 38390800, Ramal: 851, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Instituto de Engenharias Integrada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: - Desenho Aplicado (AutoCad) - Metrologia - Ciência Tecnologia e Sociedade - Sistema de Informação - Planejamento e Controle da Produção - Instalações Industriais
2018 - 2018
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Engenharia de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2018
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Engenharia de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2015
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado, Carga horária: 20
2011 - 2013
Universidade Federal de ItajubáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Engenharia de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2004
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador do Projeto "Substituição de Combustíveis Primários e Redução do Consumo de Energia Elétrica no Setor Cimenteiro Nacional" Descrição: Desenvolver tecnologia para uso de resíduos industriais e resíduos urbanos como combustíveis alternativos em fornos rotativos de fábricas de cimento. Analisar as possibilidades de reduzir o consumo de energia elétrica em fábricas de cimento, atentando principalmente nos setores de moagem de cru, moagem de cimento, e queima do clínquer. Situação: Concluído com Confecção de Relatório Final e Aprovado. Natureza: Pesquisa Alunos envolvidos: Graduação (2); Especialização (0); Mestrado acadêmico (0); Mestrado profissionalizante (1); Doutorado (1); Integrantes: Rogerio Jose da Silva (Responsável) ; Márcio Dimas Ramos; Sebastião Varella; Valber Batista Gomes; André Capuano Cerbone
1999 - 2002
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado, Carga horária: 40
1994 - 1997
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Aluno Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno Mestrado, Carga horária: 40
1990 - 1994
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno Graduação, Carga horária: 0
1987 - 1990
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2018
Direção e administração, Campus Itabira, Instituto de Engenharias Integradas.,Cargo ou função, Diretor.
-
03/2016 - 03/2018
Direção e administração, Campus Itabira, .,Cargo ou função, Coordenação de Curso - Engenharia de Produção.
-
01/2011 - 01/2013
Direção e administração, Campus Itabira, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção.
-
09/2002 - 08/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Engenharia Mecânica, .,Linhas de pesquisa
-
08/1993 - 06/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Engenharia Mecânica, Departamento de Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
04/1992 - 06/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Engenharia Mecânica, Departamento de Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
09/1987 - 06/1990
Serviços técnicos especializados , Instituto de Engenharia Mecânica, Lci Laboratório de Instrumentação e Controle.,Serviço realizado, Manutenção (preventiva e corretiva) de equipamentos utilizados em laboratórios didáticos em ensaios destrutivos e não-destrutivos de materiais, análise de vibração mecânica. Desenvolvimento e montagem de equipamentos voltados para instrumentação (amplific.
2006 - 2010
Centro de Educação Profissional de ItajubáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 39
Outras informações:
Coordenador Técnico e Professor de Cadeiras como: - Técnicas de Programação - Linguagem de Programas - Laboratório de Informática - Sistemas de Informação - Planejamento e Controle da Produção
Atividades
-
02/2006 - 03/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, - Laboratório de Informática, - Linguagem de Programas, - Planejamento e Controle da Produção, - Sistemnas de Informação, - Técnicas de Programação
-
03/2006 - 01/2010
Direção e administração, Departamento Técnico, .,Cargo ou função, Coordenador Técnico: Coordeno e oriento os Técnicos de Manutenção visando o bom funcionamento da Instituição..
2010 - 2010
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Professor Substituro, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrar aulas nas disciplinas: - Metrologia - Elementos de Máquinas - Eletrohidráulica
Atividades
-
02/2010 - 03/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metrologia, Elementos de Máquinas, Sistemas Hidropneumáticos
2004 - 2006
BIG CENTER - Comércio de Material Didático e Cursos Livres LtdaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 12
Atividades
-
10/2004 - 02/2006
Ensino, Windows, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Access, Excel, Introdução à Internet, PowerPoint, Windows, Word
1992 - 1992
Cimento Cauê S AVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
07/1992 - 07/1992
Estágios , Departamento de Produção, .,Estágio realizado, Este estágio durou 181,5 horas e teve como objetivo, conhecer o processo de fabricação de cimento portland. Com isso, procurou-se avaliar quais equipamentos são necessários a este processo e também ensaios utilizados para verificação da qualidade do cimen.
2003 - 2003
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de ItajubaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do Curso "GESTÃO AMBIENTAL" Disciplina UNI537 - POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 24 Aulas - Ministradas de setembro/2003 a outubro/2003.
Atividades
-
09/2003 - 10/2003
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, UNI537 - POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
2006 - 2008
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de ItajubáVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 35
Atividades
-
03/2006 - 10/2008
Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico, .,Serviço realizado, Compras Técnicas, acompanhamento de projetos, montagem de bancos de ensaios..
1996 - 1996
Fundação Nossa Senhora de GuadalupeVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Atividades
-
03/1996 - 07/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia, Informática, Automação
1987 - 1987
Hora Minas S AVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnico Eletrônica, Carga horária: 44
Atividades
-
01/1987 - 09/1987
Serviços técnicos especializados , Pesquisa, .,Serviço realizado, Manutenção corretiva e preventiva de relógios público..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio Dimas Ramos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?