Aliciane Aparecida Novello
Possui graduação em ciencias contabeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999) e mestrado em Ciências Contábeis Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, tabém coordena várias especializações na área de gestão e contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Viabilidade. Contabilidade. Reestruturação. Plano de negocios. Ciclo de vida.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Contábeis Controladoria
2003 - 2006
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Ilse Maria Beuren.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis. Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Especialização em Consultoria e Auditoria de Gestão
2000 - 2001
Formação complementar
2007 - 2007
Atendimento ao cliente. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis.
2006 - 2006
Formação cont.educação a distância Doc.Ens. Sup.. (Carga horária: 60h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2005 - 2006
Formação Tutorial em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2005 - 2005
Auditoria, Lavagem de Dinheiro. Fraudes & Corrupçã. (Carga horária: 2h). , Conselho Regional de Contabilidade.
2004 - 2004
Ferramenta Sphinx. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
2004 - 2004
Curso de Capacit. Docente Educação Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
2003 - 2003
Curso de Capacit. Docente Educação Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
2001 - 2001
Oratoria. (Carga horária: 24h). , Decisão Treinamento Empresarial.
1999 - 2000
Inglês. , Mister English Centro de Língua Inglesa Ltda.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Participação em eventos
18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).
3 ª Jornada Catarinense de Contabilidade. 2008. (Outra).
6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Sistema Classificador Genético Difuso do Ciclo de Vida das Organizações. 2006. (Congresso).
6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2006. (Congresso).
3 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2006. (Congresso).
III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Controles de Gestão Utilizados em cada fase do ciclo de vida organizacional: Um estudo nas indústrias do setor Metal-Mecânico do Municipio de Joaçaba - SC. 2006. (Seminário).
II Encontro de Estudos e Pesquisas em Organizações. 2006. (Encontro).
XXIV Convenção dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina. 2005. (Congresso).
3 Seminário de Grupos de Pesquisa. 2005. (Seminário).
1 Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. 2005. (Seminário).
Curso de Editoração Científica. 2005. (Oficina).
Programa Líder Delta. 2005. (Encontro).
1 º ENEPO - Encontro de Estudos e Pesquisas em Organizações. 2005. (Encontro).
XI Congresso Brasiliro de Custos. O Custo do Capital de Terceiros - Ênfase nas Operações de Leasing. 2004. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Custos. Métodos de Distribuição de custos Conjuntos - em Enfoque Gerencial. 2004. (Congresso).
17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado. 2004. (Congresso).
17º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Tema 10 - Livre. 2004. (Congresso).
I Congresso Unoesc de Controladoria e Contabilidade como ferramenta para a gestão organizacional. 2004. (Congresso).
I Fórum Internacional Brasil Itália. 2004. (Encontro).
I Fórum Internacional Brasil Itália. 2004. (Outra).
3 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. As Ferramentas de Análise de Retorno de Investimento e sua Contribuição no Processo Decisório. 2003. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Custos. 2002. (Congresso).
Atualização Empresarial.Atualização Empresarial. 2002. (Outra).
Mesda Redonda - Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica. 2002. (Outra).
I Seminário de Estudos Contábeis. 2000. (Seminário).
V Encontro de Administradores do Oeste de Santa Catarina. 2000. (Encontro).
Seminário Interamericano de Contabilidade. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
NOVELLO, A. A.. Setor de Governança - Hotel Jaraguá - Joaçaba- SC. 2006.
NOVELLO, A. A.. Agência de Eventos - Formaturas - Chapecó - SC. 2006.
NOVELLO, A. A.. Plano de negócio - Analise da viabilidade para implantação de um setor de Telemarketing para uma empresa de Informática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia do Empreendimento) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Plano de negócio para implantação de uma coperativa vinícula de Pinheiro Preto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adminstração) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Plano de negócio para implantação da empresa água minerais Castelinho Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adminstração) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Gomes, Luiz F Lima e Luiz G Oliveira.Recicladora de Plásticos Verde Vale Ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Implantação de uma Doçaria na Cidade de Capinzal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. JAD Jardinagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Implantação de uma Revenda de Motos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Clínica de Massagens e Banhos de Ofurô na Cidade de Piratuba SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Supermercado Compacto Bom Dia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia do Empreendimento) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Novo Canal da Telecopy. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia do Empreendimento) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Implantação de Uma Indústria de Sacolas Promocionais Personalizadas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia do Empreendimento) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Reestruturação Normatizada da Área de Coccção e Almoxarifado do Fazenda Engenho Park Hotel Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Qualificação Profissional e Melhorias no Setoir A&B Hotel Renar Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Pdronização Normas de Higiene Setor A&B Treze Tilias Park Hotel Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Pdronização Normas de Higiene Setor A&B Treze Tilias Park Hotel Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Proposta de Reorganização do Setor de Reservas e Recepção do Hotel Dreizahnlinden. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Restaurante Italiano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Administração Hoteleira) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba.
NOVELLO, A. A.. Estrutura Organizacional. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.
NOVELLO, A. A.. Desenvolvimento de competências organizacionais e formação de equipes virtuais. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.
NOVELLO, A. A.. Gestão de pessoas na competitividade: sua contextualização nos processos organizacionais. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.
NOVELLO, A. A.. Os custos fixos e a gestão de pessoas na competitividade organizacional. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.
NOVELLO, A. A.. Responsabilidade Social. 2006. Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Orientou
Seguros de Lucros Cessantes e Responsabilidade Civil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ciencias contabeis) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Aliciane Aparecida Novello;
Capital Intelectual - Mensuração e Controle; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ciencias contabeis) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Aliciane Aparecida Novello;
Produções bibliográficas
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. . Analise Financeira pelo Método Economic Value Added - EVA e Market Value Added - MVA. CR & Você , santa catarina, v. 2, n.5, p. 33-44, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. ; ROVER, A. . Operação de leasing como fator de competitividade. RACE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia , v. 3, p. 79-92, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. . Análise Financeira Pelo Método Economic Value Added - EVA e Market Value Added - MVA. RACE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia , Joaçaba SC, v. 2, n.2, p. 93-101, 2003.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. . O Custo do Capital de Terceiros - Ênfase nas Operações de Leasing. In: XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004, Porto Seguro BA. Anais XI Congresso Brasileiro e Custos, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. . Métodos de Distribuição de Custos Conjuntos- Um Enfoque Gerencial. In: XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004, Porto eguro BA. Anais XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. ; Neto, José L de Castro . Introdução ao Uso da Lógica Matemática na Teoria da Contabilidade. In: 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; MENEGAT, V. ; Neto, José L de Castro . Avaliação de Empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado. In: 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004.
-
NOVELLO, A. A. ; Neto, José L de Castro ; MENEGAT, V. . Análise de Riscos em Projetos de Investimento. In: 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004.
-
NOVELLO, A. A. . As Ferramentas de analise de Retorno de Investimento e sua contribuição no Processo Decisório. In: Congresso de contabilidade da USP, 2003, São Paulo. 3º Congresso de contabilidade da USP, 2003.
-
NOVELLO, A. A. ; BEUREN, I. M. . Controles de Gestão Utilizados em cada fase do ciclo de vida organizacional: Um estudo nas indústrias do setor Metal-Mecânico do Municipio de Joaçaba - SC. In: III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Joaçaba. III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Joaçaba: Editora Unoesc, 2006. p. 152-152.
-
NOVELLO, A. A. ; DIERSMANN, M. ; BAHU, J. ; CEVEY, M. J. ; LAZZAROTTI, F. ; MAKOWISKI, R. M. ; MENEZES, R. M. de. ; MORESCO, M. H. ; NODARI, L. ; NODARI, R. J. ; PIZZOLATTI, I. J. ; CORREA, A. M. ; ROVER, A. . Programa de Capacitação em Gestão Empresarial - Limger Serviços Gerais. In: III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Joaçaba. III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Joaçaba: Editora Unoesc, 2006. p. 194-194.
-
NOVELLO, A. A. ; CEVEY, M. J. ; OLIVEIRA, R. A. A. de. . Programa de orientação e apoio para preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. In: III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Joaçaba. III Miepe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Joaçaba: Editora Unoesc, 2006. p. 195-195.
-
HEIN, N. ; NOVELLO, A. A. . Siste classificador genético difuso do ciclo de vida das organizações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVELLO, A. A. ; BEUREN, I. M. . Controles de Gestão Utilizados em cada fase do ciclo de vida organizacional: Um estudo nas indústrias do setor Metal-Mecânico do Município de Joaçaba SC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIERSMANN, M. ; BAHU, J. ; CEVEY, M. J. ; FEGER, J. E. ; GADLER. L. S. ; LAZZAROTTI, F. ; MAKOWISKI, R. M. ; MENEZES, R. M. de. ; NOVELLO, A. A. ; NODARI, L. ; NODARI, R. J. ; PIZZOLATTI, I. J. ; ROVER, A. . Programa de Capacitação em Gestão Empresarial - Limger Serviços Gerais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CEVEY, M. J. ; NOVELLO, A. A. ; OLIVEIRA, R. A. A. de. . Programa de orientação e apoio para preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
NOVELLO, A. A. . Contabilidade e Análise de Custos II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
NOVELLO, A. A. . Contabilidade e Análise de Custos I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
ROVER, A. ; NOVELLO, A. A. ; BRESOLIN, J. . Mapeamento de competências em uma empresa de contabilidade: um estudo para o desenvolvimento de profissionais do conhecimento. 2008. (Relatório de pesquisa).
NOVELLO, A. A. . Custos Gerenciais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
NOVELLO, A. A. . Formação Continuada em Educação a distância para docentes do ensino superior. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
NOVELLO, A. A. . Balanço Social, Uma Ferramenta de Auxílio á Gestão. 2001 (Monografia) .
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Mapeamento de competências em uma empresa de contabilidade: um estudo para o desenvolvimento de profissionais do conhecimento, Descrição: Descrever e analisar as competências atuais e as competências necessárias para a uma organização da área contábil, por meio do mapeamento das competências atuais dos funcionários e dirigentes de um escritório contábil da cidade de Joaçaba e alinhá-las às competências requeridas pela análise estratégica da organização. Deste alinhamento devem resultar oportunidades de melhorar que podem extrapolar o caso em estudo e servir de base para a reflexão em torno da formação de contadores da Unoesc.. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aliciane Aparecida Novello - Integrante / Ardinete Rover - Coordenador / Julia Bresolin - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. , Rua Getulio Vargas 2125, Centro, 89600-000 - Joacaba, SC - Brasil, Telefone: (49) 5512000, Ramal: 2081, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade do Oeste de Santa CatarinaVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2009
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso Pós-graduação ESpecialização em Gestão e Planejamento Tributário.
-
06/2008
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso MBA em Finanças Corporativas e Mercados Capitais.
-
04/2006
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso Pós-graduação ESpecialização em Controladoria e Custos.
-
03/2006
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso Pós-graduação Especialização em Gestão Financeira.
-
08/2004
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pós-graduação ESpecialização em Auditoria e Controladoria.
-
03/2002
Ensino, ciencias contabeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade e Análise de Custos I e II, Custos Gerenciais, analise de custos, contabilidade de custos, contabilidade industrial
-
03/2007 - 05/2008
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Pòs-graduação ESpecialização em Controladoria Pública.
-
05/2005 - 03/2007
Direção e administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/2003 - 04/2005
Direção e administração, Departamento de Contabilidade, .,Cargo ou função, Administrativo_ Professor.
-
08/2003 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, .,Atividade realizada, tutor do curso de tecnologia do empreendimento.
-
03/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, 1 Congresso Controladoria e Contabilidade como ferramenta p gestao organiz.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Cietífica, Organizadora e Executora.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aliciane Aparecida Novello e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?