Pedro Alcantara de Lima

possui mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado obtido em novembro de 2006, em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Douradosl nas disciplinas de geomorfologia e hidrografia. Com atuação em geografia física principalmente bacias hifrográficas e processos erisivos

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco)

2003 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Transformações da paisagem nos Municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Região Meridional de Mato Grosso do Sul
Orientador: Jose Carlos Godoy Camargo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Mestrado em Geografia

1995 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Hideo Sudo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende BemLê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Regionalização.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Geofísica Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura.Processos erosivos no Mato Grosso do Sul. 2009. (Seminário).

Simpósio Nacional de Geomorfologia.Erosão e assoreamento nos municípios de Fátima do Sul Glória de Dourados e Deodápolis: Sul do MS. 2008. (Simpósio).

II Encontro Latino Americano de Geomorfologia: Dinãmica e Diversidade de Paisagens.Erosão e assoreamento nos municipios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis. 2008. (Encontro).

XVI Encontro SUL-MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFOS.ORGANIZADOE. 2008. (Encontro).

"I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE TERRITÓRIO, FRONTEIRA E CULTURAS".Mini curso. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniel Alves dos Santos

LIMA, P. A.. Presença de Hidrocarbonetos e Nitrato das Águas Freáticas de Dourados - MS. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Neucy Aparecida Pereira

LIMA, P. A.. Subsídios às políticas de atuaçãoem meio ambiente urbano: Bacia do Córrego Água Boa: Dourados-MS. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Costa Romano

LIMA, P. A.. Diagnóstico do Processo de Degradação Ambiental do Córrego da Onça, Três Lagoas - MS. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Aparecida Souza

LIMA, P. A.. Diagnóstico da Alterações Temporais no Uso e Ocupação do Solo da Sub-Bacia do Ribeirão Campo Triste, Três Lagoas - MS. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Neli Terezinha Lisik Galvão

LIMA, P. A.. Educação Ambiental: estudo introdurório das práticas escolares em Dourados-MS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Manoel Laurindo dos Santos Neto

LIMA, P. A.. Considerações a respeito da divisão de Mato Grosso do Sul: circunstâncias políticas e administrativas. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em história) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Glacie Loureiro da Silva

LIMA, P. A.. O Nordestino em Dourados: um olhar geo-humano. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gabriel Orriz Machado Mattos

LIMA, P. A.. Reflexão sobre a questão ambiental e sobre as áreas de conservação da cidade de Dourados/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Miriam Ferreira Além Vicente

LIMA, P. A.. Aspectos e características de elementos físico-químicos de laudos provenientes de poços tubulares da cidade de Dourados MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Aloísio de Lima Almeida

LIMA, P. A.. Educação de jovens e adultos: consideraçõe a partir de alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Dourados-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luciano da Conceição Amorim

LIMA, P. A.. O processo de diferenciação do campesinato no Distrito de Vila São Pedro, no município de Dourados-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Renan Almeida da Paixão

LIMA, P. A.. Dinâmica do meio técnico-científico informacional e seus desdobramentos nos mecanismos de funcionamento das lan houses: um estudo de caso da região 03, Dourados-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luis Alberto Siqueira Dias

LIMA, P. A.. Quantificação eanálise de períodos sazonais anômalos de precipitação no município de Dourados-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Elieu Damacena do Amaral

LIMA, P. A.. Lan House na cidade de Dourados-MS: Um estudo de caso da região 4. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Edgar Martins Pereira Junior

LIMA, P. A.. A educação ambiental na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa no projeto "Dourados Cidade Educadora". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Namam de Moura Brito

LIMA, P. A.. O papel da Ferrovia Noroeste do no comércio de minerais de Mato Grosso do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

LIMA, P. A.. Concurso Público para provimento de cargas efetivos de Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

LIMA, P. A.. Concurso Público para provimento de cargos efetivos de Professor Adjunto e Professor Asssistente da Carreira de Magistérioo Superior da Universidade Federal da G.rande Dourados. 2008. Universidade Federal da Grande Dourados.

LIMA, P. A.. Concurso Público para provimento de cargos efetivos de Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.

LIMA, P. A.. Seleção de Docente da Universidade Estadual - UEMS. 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adler Guilherme Viadana

CAMARGO, José Carlos Godoy; TROPPMAIR, Helmut;VIADANA, Adler Guilherme. Transformações da Paisagem na Região Meridional do Estado de Mato Grosso do Sul: Municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulist.

Hideo Sudo

SUDO, H.SUDO, H.; FIGUEIREDO, A.; BATRES, V. B. K.. Ocupação do fundo de vale do córrego Laranja Doce na cidade de Dourados- Análise da proposta de criação de um Parque Ecológico. 1999. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP/Presidente Prudente.

José Carlos Godoy Camargo

CAMARGO, J. C. G.. Transformações da Paisagem nos Municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Região Meridional de Mato Grosso do Sul. 2006 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Wolmar Apparecida Carvalho

SUDO, H.; FIGUEIREDO, A.; BATRES, V. B. H.;CARVALHO, W. A.. Ocupação do fundo de vale do Córrego Laranja Doce na cidade de Dourados. Proposta de criação de um Parque Ecológico.. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Wolmar Apparecida Carvalho

SUDO, H.;CARVALHO, W. A.; MELO, J. G.. Exame Geral de Qualificação de Mestrado. 1998. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ana Tereza Caceres Cortez

CAMARGO, J. C. G.;CORTEZ, A. T. C.; MACHADO, L. M. P.; LADEIRA, F. S. B.; Oliveira, R. C.. Transformações da paisagem nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deadópolis: região meridional de MS. 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Regina Célia de Oliveira

Camargo, Godoy Carlos Jose;OLIVEIRA, Regina Célia de; Ladeira, Bernardes Sergio Francisco; CORTEZ, A. T. C.; MACHADO, L. M. C. P>. Transformações da paisagem nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Região Meridional de Mato Grosso do Sul. 2006 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Francisco Sérgio Bernardes Ladeira

CAMARGO, J. C. G.; OLIVEIRA, R. C.;LADEIRA, F. S. B.; CORTEZ, A. T. C.; MACHADO, L. M. C. P.. Transformações da paisagem nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: região meridional do Mato Grosso do Sul. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim

AMORIM, M. C. C. T.. A ocupação do espaço urbano na bacia do córrego Laranja Doce. 1995. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edson Sarate dos Santos

Aplicação de técnicas totpográficas em medições de voçorocas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Lidiane rodrigues Alves

O processo de degradação ambiental do córrego Araras - município de Rio Brilhante/MS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

José Manoel Richard Quintas

Considerações a respeito da degradação do córrego São João Mirim - Ponta Porã/MS; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Geni Alcará de Morais

Vila Mariana: origem e conflitos; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Maria Cristina Chaves

Microbacia do Rio Dourados: acupação antrópica a suas consequências ambientais; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Cícera dos Santos Souza

Córrego Laranja Doce: aspectos da degradação ambiental no município de Dourados-MS; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Elen Gonçalves de Souza

Estudo preliminar da bacia do córrego Curral de Arame; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Luis Ricardo de Melo rodrigues Borges

O Ingressode Mulheres na Polícia Militar no Estado de Mato Grosso do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Diones Soares de Oliveira

Diagnóstico dos impactos ambientais na bacia do córrego Canhadão no Município Itaporã MSo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Janete Souza

O bioma cerrado nos livros didático: reflexões sobre os conteúdos e abordagens na geografia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Carolina Moreno

Processos erosivos no municópio de Jateí MS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Daniela Leduino

Análise socioambiental do uso de recursos hídricos subterrâneos para pulverização agrícola Culturama MS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Fabiane Himmelreich Hayala

A identidade cultural de um povo revalada através de uma manifestação religiosa: O caso dos paraguaios de Dourados-MS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Kely Regina de Jesus

Erosão Urbana em Glória de Dourados: ocaso do "buracão" na visão dods alunos do 9º ano do ensini fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Vitor Hugo Jara

Analise do Parque Municipal Bernardini Bezerra: Parque Natural do Paragem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Joelma Porto de Souza

ANÁLISE DOS PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR E RESERVA LEGAL NO MUNICÍPIO DE JATEÍ/MS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Ronaldo Pasquim Araújo e Cícero dos Santos Alves

Os Empreendimentos de Alcool e Açucar: embates à implantação no Município de Dourados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Fernanda Pirani Cordeiro e Izabel da Silva

Asnálise sobre as implicações ambientais da Areiera Comterra no distrito de Itahum, Municipio de Dourados MS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Lígia Lidiane de Souza Mota

APPs: O caso do Córrego Panambi no Município de Douradina MS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em geografia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

João do Carmo Neves

Características hidrogeológicas do sítio urbano de Naviraí; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Pedro Alcântara de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hideo Sudo

Ocupação do fundo de vale do córrego Laranja Doce na cidade de Dourados-Análise da proposta de criação de um Parque Ecológico; 1999; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP/Presidente Prudente,; Orientador: Hideo Sudo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, P. A. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS EROSIVOSQUE AFETAM A REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS TALHADOS NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO ESTADO DE MINAS GERAIS - BRASIL. Geoambiente On-line , v. 1, p. 232-242, 2008.

  • LIMA, P. A. . Transformação da paisagem no sul de Mato Grosso do Sul: da floresta densa ao solo nu. Revista Arandu (Dourados) , v. 01, p. 20-24, 2004.

  • LIMA, P. A. . Problemas Ambientais na cidade de Dourados. Revista de Geografia (Campo Grande) , Campo Grande, n.15, p. 05-10, 2002.

  • LIMA, P. A. . Criação das Reservas e Parques Ecológicos. Revista Arandu (Dourados) , Dourados - MS, v. 01, n.14, p. 25-27, 2001.

  • LIMA, P. A. . O Serviço de Moto Taxi na Cidade de Dourados. Revista Arandu (Dourados) , Campo Grande MS, v. 1, p. 21-26, 1998.

  • LIMA, P. A. . Cidadania e meio-ambiente. Revista de Geografia (Campo Grande) , Campo Grande, v. 4, n.7, 1998.

  • LIMA, P. A. . A paisagem da porção maridional do Estado de Mato Grosso do Sul: intervenções antrópicas e transformações ambientais. In: Charlei Aparecido da Silva. (Org.). Geografia e Natureza experiências e abordagens de pesquisas. 1ed.Dourados: Editora UFGD, 2012, v. 1, p. 91-114.

  • LIMA, P. A. . Erosão e assoreamento nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Sul do MS. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte - MG. Dinâmica e Diversidade de Paisagens. Belo Horizonte - MG: Tec Art editora Ltda, 2008. v. 01.

  • LIMA, P. A. . Transformação da paisagem nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Resultado de uma colonização predatória. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiãnia - GO. Setenta anos de AGB: As transformações do espaço e a geografia no século XXI. Goiânia: IESA UFG, 2004. v. 01.

  • LIMA, P. A. . Transformação da paisagemna região sul de Mato Grosso do Sul. In: XIX SEMANA DE GEOGRAFIA "interfaces do Território: Ambiente e Cidadania", 2003, Londrina. XIX SEMANA DE GEOGRAFIA. Londrina: Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Local Londrina, 2003.

  • LIMA, P. A. . Paisagem do sul de Mato Grosso do Sul: oque resta da mata de dourados. In: III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNESP DE RIO CLARO "Leitura Geográfica do Espaço: Perspectiva e Desafios", 2003, Rio Claro. III Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP. Rio Claro: UNESP-IGCE Programa de Pós-Graduação, 2003.

  • LIMA, P. A. . Do desenvolvimento sustentável à sustentabilidade ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, P. A. . Erosão e Assoreamento nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis: Sul do MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, P. A. . " Transformação da Paisagem nos municípios de Fátima do Sul, Gloria de Dourados e Deodápolism: O resultado de Uma Colonização Predatória". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, P. A. . Transformação da Paisagem na Região Sul de Mato Grosso do Sul: Municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, P. A. . Geografia e Meio ambiente 2008 (palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    ANÁLISE DOS PROCESSOS EROSIVOS E ASSOREAMENTO NA BACIA DO RIO IVINHEMA MS, Descrição: O projeto análise dos processos erosivos e assoreamento na bacia do Rio Ivinhema - MS visa compreender a origem dos processos erosivos e assoreamento dos cursos d´água desenvolvidos na área, analisando, para isso, as suas características físicas tais como litologia, solos, relevo, rede drenagem e clima e os processos de ocupação da área com suas implicações ambientais. A bacia do rio Ivinhema é a área de maior densidade populacional do Estado de Mato Grosso do Sul, com exceção da capital Campo Grande, se constitui também como uma importante área econômica e passou por processo de ocupação que suprimiu parte significativa da sua cobertura vegetal original, dando lugar a lavouras e pastagens artificiais, fato que desencadeou um forte processo erosivo, sobretudo, nas áreas onde predomina a litologia de arenito do Grupo Bauru e solos do tipo Latossolo Vermelho distrófico, susceptível e esse tipo de processo. O presente projeto tem a intenção de contribuir no sentido de compreender esse processo e buscar formas de minimizá-lo propondo ações e formas adequadas de uso e ocupação do solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Alcântara de Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade da Grande Dourados, Faculdade de Ciências humanas. , Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, 79804020 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34113600

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal da Grande Dourados

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Geografia, .,Atividade realizada, participação no PETGEO/UFGD.

  • 1992 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.