Vitor Bortolotti Ribeiro

Mestrando em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas e graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo e pela Loyola University Chicago, participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante a graduação. Atuou como Analista de Programação por 2 anos e atualmente leciona como professor voluntário em curso preparatório para o Enem.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Não definido

Graduação em Matemática

2013 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: A programação linear como facilitador do processo de ensino pela perspectiva da modelagem matemática
Orientador: Luciano Lessa Lorenzoni
com

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2012

UP - União de Professores

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2011

Sociedade Educacional Linus Pauling

Formação complementar

2015 - 2015

Trigonometria sob o olhar do cálculo. (Carga horária: 15h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Participação em eventos

X Encontro Capixaba de Educação Matemática. Uma perspectiva da maratona de matemática: Descrições e reflexões. 2015. (Congresso).

I Seminário Integrado dos subprojetos de matemática do PIBID/Ifes.Possibilidades e desafios da implantação do PIBID matemática na escola Rômulo Castello. 2014. (Seminário).

V Encontro Nacional das Licenciaturas. Construindo conceitos de trigonometria no Pibid com investigações. 2014. (Congresso).

IV Encontro Nacional das Licenciaturas. 2013. (Congresso).

IV Jornada de Iniciação à docência. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, V. B. ; SOUZA, S. G. ; SORIO, P. S. ; PINTO, A. H. . Constituindo relações entre funções do 2º grau por meio da dinâmica "Onde está o erro?". In: Sandra Aparecida Fraga da Silva, Antônio Henrique Pinto, Anna Chistina Alcoforado Corrêa. (Org.). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM AULAS DE MATEMÁTICA: Experiências do Pibid/Ifes - Campus Vitória. 1ed.Vitória: Editora do IFES, 2015, v. 1, p. 1-190.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO LINEAR NA PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE INVESTIGATIVO PARA FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, Descrição: O desempenho em matemática dos estudantes brasileiros, de um modo geral, tem sido muito aquém do nível mínimo esperado. Observa-se que eles têm muitas dificuldades, principalmente, quando são instigados a resolver problemas matemáticos associados à vida real. Dentre os muitos fatores que corroboram com esse baixo nível de aproveitamento pode-se destacar professores mal formados e aulas sem dinamismo e distantes da realidade do aluno. Este projeto propõe a investigação e a exploração da modelagem matemática como recurso metodológico nas aulas de Matemática do ensino médio para abordar situações-problemas com base na construção de modelos descritivos de fenômenos naturais e do cotidiano, a partir da confecção de material didático para uso em sala de aula e da elaboração de uma capacitação para professores em modelagem matemática. Especificamente pretende-se focar no estudo dos modelos de programação linear. Por serem os problemas de programação linear desafiadores, despertam a curiosidade e tornam a aprendizagem mais significativa. Os modelos de Programação Linear permitem ainda ao aluno adquirir uma compreensão do mundo da qual a Matemática é parte integrante e reconhecer as relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, levando-o a aprender os conceitos matemáticos de forma contextualizada, integrada e num ambiente de modelagem matemática investigativo, possibilitando assim um ensino mais rico e pleno de sentido. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vitor Bortolotti Ribeiro - Integrante / Luciano Lessa Lorenzoni - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20

2014 - Atual

Pré-Vestibular Dandara Salesiano

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4

2017 - 2019

Rede Vitória

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Analista de Programação, Carga horária: 40