João Manoel Bentes Nonato da Silva

Mestrando em Filosofia na PUC-SP. Membro da equipe editorial da revista PoliÉtica. Membro dos grupos de pesquisa Centro de Estudos Rousseau (PUC-SP) e The Sciences of Ethics and Political Philosophy (IFILNOVA-Lisboa). Estuda teoria da justiça, teoria democrática, psicologia moral e política, liberalismo político. É bacharel em Ciências Sociais, com domínio adicional em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, pela PUC-Rio. Tem experiência profissional como pesquisador e analista de dados, com vivência em institutos de pesquisa e agências de comunicação, tendo atuado em pesquisas eleitorais, de opinião pública e de avaliação de políticas públicas.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Filosofia

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O liberalismo agonístico de Judith Shklar
Maria Constança Pissarra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Judith Shklar; Liberalismo político; Teoria da justiça; Teoria democrática; Psicologia moral.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.

Graduação em Ciências Sociais

2011 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Fadada ao fracasso: o custo social da proibição das drogas e os benefícios da legalização
Orientador: Maria Alice Rezende de Carvalho

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2010

Colégio Padre Antônio Vieira

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2006

Colégio Santo Agostinho

Formação complementar

2020 - 2020

Comunicação e Neurociência. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Marketing Político Eleitoral. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2019 - 2019

Economia Comportamental. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2011 - 2015

Extensão universitária em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2014 - 2014

Intercâmbio acadêmico. , Georgetown University, GEORGETOWN, Estados Unidos.

2012 - 2012

Curso de Extensão: Gênero e Desigualdades Sociais. (Carga horária: 12h). , Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.

2010 - 2010

Curso Intensivo de Francês. (Carga horária: 120h). , Campus Langues, CAMPUS LANGUES, França.

2007 - 2008

Curso de Inglês. (Carga horária: 300h). , IBEU, IBEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Psicologia Política e Moral.

Organização de eventos

NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Colóquio Jean Starobinski e as Luzes. 2023. (Outro).

Participação em eventos

International Conference Epistemic Injustice and Public Arguments. 2024. (Congresso).

14° Encontro de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea. 2023. (Encontro).

Colóquio Jean Starobinski e as Luzes. 2023. (Outra).

XXVI World Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy. Social Justice and Political Judgements: a dialogical conception of justice. 2013. (Congresso).

II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Como se pode obter o progresso da justiça? : as contribuições de Amartya Sen para uma análise sociológica da justiça. 2012. (Seminário).

IV Seminário Internacional ? Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina.Cidades e capacidades: o direito à cidade sob a perspectiva de Amartya Sen. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Cidades e capacidades: o direito à cidade sob a perspectiva de Amartya Sen. In: IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2012.

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Como se pode obter o progresso da justiça? : as contribuições de Amartya Sen para uma análise sociológica da justiça. In: II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012, Niterói. I Seminário interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012.

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Social Justice and Political Judgements: a dialogical conception of justice. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Cidades e capacidades: o direito à cidade sob a perspectiva de Amartya Sen. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . ?Como se pode obter o progresso da justiça??: as contribuições de Amartya Sen para uma análise sociológica da justiça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NONATO DA SILVA, João Manoel Bentes . Das Palavras. Teresópolis: Guemanisse, 2010 (Capítulo em coletânea de poesia).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Centro de Estudos Rousseau, Descrição: Grupo de pesquisa certificado da PUC-SP e grupo cadastrado do CNPq, dedicado à pesquisa bibliográfica da obra de Rousseau e de seus principais intérpretes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Manoel Bentes Nonato da Silva - Integrante / Maria Constança Peres Pissarra - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    FRONTEIRAS - REPENSANDO AS CIDADES NO SÉCULO XXI, Descrição: O objetivo central desta pesquisa consiste em compreender alguns dos principais problemas do mundo urbano contemporâneo, atentando para as mudanças concretas ou latentes que têm curso nas cidades vis-à-vis as limitações constatáveis no repertório disciplinar devotado ao seu entendimento. Trata-se, pois, de uma problematização da sociologia urbana e uma crítica teórica à "cidade sociológica" - construção do século XIX que apresenta um progressivo esgotamento da sua capacidade de lidar com questões sociais e territoriais emergentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Manoel Bentes Nonato da Silva - Integrante / Maria Alice Rezende de Carvalho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

Atividades

  • 07/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

2023 - Atual

Centro de Estudos Rousseau

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2024 - Atual

The Science of Ethics and Politics, -

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2021 - 2023

Quaest Consultoria e Pesquisa

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Analista de dados, Carga horária: 40

2020 - 2021

FSB Comunicação

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista de mídias sociais, Carga horária: 40

2020 - 2020

Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do RJ

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista político, Carga horária: 40

2019 - 2020

Gerp Pesquisa Estratégica

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista de dados, Carga horária: 40

2016 - 2019

LabPop Group

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista político, Carga horária: 40

2017 - 2017

LabPop Group

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de conteúdo e estratégia, Carga horária: 40

2015 - 2016

Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40

2014 - 2015

Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq

2013 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Cursos: Tocqueville e Durkheim (2013.1) e Marx e Weber (2013.2)