Arnaldo Xavier
Assistente Social no Ministério Público/SC.
Doutorando em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS-UFSC).
Mestre em Serviço Social (PPGSS-2013). Graduação em Serviço Social (UFSC-2010).
Atuou como professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e tutor no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário/UFSC (março de 2013 a dezembro de 2014).
Foi pesquisador integrante do Programa de Educação Tutorial de Serviço Social (2006 a 2010) e do grupo Mercado de Trabalho do Assistente Social de Santa Catarina (2008 a 2011).
Desde 2006 integra o Projeto de Extensão: Universidade Sem Muros vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito-UFSC.
Participa como pesquisador desdo ano de 2006 do Grupo de Pesquisa Controle Penal, Direitos Humanos, Sistema de Justiça e Segurança Pública vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito/UFSC.
Desde de 2010 é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social-UFSC (GEPSS). É colaborador desde 2015 do Núcleo de Estudos sobre Políticas Públicas e Instituições-UFSC (NEPPI).
Como assistente social trabalhou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de São José (2012 a 2013).
Como pesquisador atua nos seguintes temas: Formação e Exercício profissional; Criminologia Crítica e Direito Penal; Exercício Profissional no âmbito do Poder Judiciário e Ministério Público; Violência e Juventude.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
2015 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Simone Sobral Sampaio. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Serviço Social
2011 - 2013
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A chapa é quente, o bagulho é doido e o processo é lento : Serviço Social, Campo Sociojurídico e o Poder Judiciário em debate.,Ano de Obtenção: 2013
Regina Celia Tamaso Mioto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Especialização Profissional em Ferramentaria
1998 - 1998
Escola SENAI Manuel Garcia Filho
Título: Ferramentaria
Orientador: Wagner Innarelli
Bolsista do(a): SENAI MANUEL GARCIA FILHO.
Aperfeiçoamento em Mecânica Geral
1996 - 1997
ESCOLA SERVIÇO NACIOAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL "MANUEL GARCIA FILHO"
Título: Aprendizagem Industrial. Ano de finalização: 1997
Orientador: Wagner Innarelli
Bolsista do(a): SENAI MANUEL GARCIA FILHO.
Graduação em Serviço Social
2005 - 2010
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: "Toda rosa só é rosa porque assim ela é chamada": cotidiano, processos de socialização e relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina.
Orientador: Vânia Maria Manfroi
Formação complementar
2009 - 2009
Trabajo Social. (Carga horária: 150h). , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Exercício Profissional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Formação profissional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia.
Participação em eventos
Seminário Juventude é coisa séria. 2014. (Seminário).
Seminário Reforma do Código Penal em debate. 2014. (Seminário).
Congresso Catarinense de assistentes sociais. Serviço Social e Política de Atenção a urgência e emergência no SUS: a experiência do HU/UFSC. 2013. (Congresso).
IV Semana Paulo Freire: pedagogias latinoamericanas para a transformação social. 2013. (Seminário).
CINEPET DEBATE - Juízo.Reflexões sobre o sistema sociojurídico pela ótica do filme "Juízo". 2013. (Encontro).
VIII Jornadas Bolivarianas. 2012. (Congresso).
Social Work and Social Development: Action and Impact. Relaciones de trabajo, cotidiano y ejercicio profesional de los asistentes sociales en Santa Catarina/Brasil. 2012. (Congresso).
XX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social.Serviço social e exercício profissional: relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina. 2012. (Seminário).
Seminário Aberto sobre Juventude: questões atuais.A produção do conceito de crime na sociedade moderna. 2012. (Seminário).
A Proteção Socioassistencial Básica e os Desafios da Implantação do SUAS em Santa Catarina. 2012. (Seminário).
Semana Acadêmica de Serviço Social. 2012. (Encontro).
I Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social. 2012. (Encontro).
A importância da informação: gestão, monitoramento e avaliação no SUAS. 2012. (Encontro).
Plenária Estadual do Fórum dos Trabalhadores do SUAS-SC. 2012. (Encontro).
Semana Clarice. 2012. (Outra).
X Jornada Esmesc. 2012. (Outra).
XIV SULPET: Formato, expansão e perspectivas. 2011. (Congresso).
10 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Minicurso: As relações do mercado de trabalho do(a) assistente social catarinense e seus impactos para a formação e o exercício profissional. 2011. (Congresso).
Seminário sobre trabalho, exercício profissional e formação profissional dos assistentes sociais de Santa Catarina.Exercício Profissional e cotidiano. 2011. (Seminário).
Seminário sobre trabalho, exercício e formação profissional dos assistentes sociais de Santa Catarina: Devolução dos dados da pesquisa Mercado de Trabalho dos Assistentes Sociais.Exercício Profissional e cotidiano dos assistente sociais. 2011. (Seminário).
Interrelações Família e Trabalho: debatendo indicadores. 2011. (Oficina).
6 Encontro Nacional de Política Social.Serviço Social e exercício profissional: relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina. 2011. (Encontro).
XXXIII Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social. 2011. (Encontro).
XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores.As relações profissionais dos Assistentes Sociais em Santa Catarina: Tendências do mercado de trabalho. 2011. (Outra).
Sociedade civil comparada: Convergências e Controvérsias na Europa e EUA. 2011. (Outra).
XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS. Materialização do Processo Formativo: O perfil do assistente social da Grande Florianópolis. 2010. (Congresso).
III Congresso Internacional de Trabajo Social. Trabajo Social y Formación Profesional en Santa Catarina/Brasil. 2010. (Congresso).
XXXII Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social da região VI. 2010. (Encontro).
Aula Magna: Serviço Social e Marxismo com Simone Sobral e Idaleto Malvezzi. 2010. (Outra).
III Certame de Incentivo à Pesquisa e Escrita do Departamento de Serviço Social.A estética como ferramenta de resignificação do cotidiano. 2010. (Outra).
III Diagnóstico da Defensoria Pública. 2010. (Outra).
Semana do Serviço Social: Movimentos sociais, trabalho e exercício profissional.Formação profissional e participação sócio-política dos assistentes sociais da Grande Florianópolis: uma primeira sistematização. 2010. (Outra).
Estado, política, democracia e eleições no Brasil atual. 2010. (Outra).
9 SEPEX - Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC.Violações de direitos: reflexões sobre tortura nos espaços prisionais. 2010. (Outra).
X Congreso Nacional de Sociología Jurídica: Legalidad y legitimidad: confrontaciones sociales en torno al Derecho. Para uma mediação emancipatória. 2009. (Congresso).
Segurança Pública: do modelo repressivo à nova prevenção. 2009. (Simpósio).
XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2009. (Encontro).
Semana do Serviço Social: Exercício e Formação Profissional em Debate.Mercado de trabalho dos Assistentes Sociais em Santa Catarina: uma breve reflexão do processo de pesquisa. 2009. (Encontro).
II Certame de Incentivo à Pesquisa e Escrita do Departamento de Serviço Social.A paixão segundo o ponto de exclamação!. 2009. (Outra).
8 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.O serviço social no cotidiano do setor social da penitenciária estadual de Florianópolis. 2009. (Outra).
Semana do Assistente Social: 50 anos de serviço social em Santa Catarina - trabalho e formação profissional. Violência: ontologia ou produção social?. 2008. (Congresso).
7 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um homem na estrada: trajetória do conceito de criminoso na sociedade capitalista. 2008. (Congresso).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder. 2008. (Seminário).
Semana Acadêmica de Serviço Social.Seminário Violência e Ato Infracional. 2008. (Seminário).
II Seminário Interno Programa Conexões de Saberes: Acesso e Permanência no Ensino Superior. 2008. (Seminário).
II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.Reflexões sobre os processos de criminalização social: do paradigma etiológico à criminologia crítica. 2008. (Seminário).
IV Seminário Internacional Jornadas Bolivarianas - Nações e Nacionalismos na América Latina. 2008. (Seminário).
Seminário Interno do Programa Conexões de Saberes da UFSC: Extensão Universitária. 2008. (Seminário).
Aula Inaugural do curso de Serviço Social - Profª Dra Yolanda Guerra. 2008. (Oficina).
Curso Criminologia e Poder Punitivo na América Latina com Prof. Dr. Raúl Zaffaroni. 2008. (Oficina).
Grupo Estudos em Criminologia: O pensamento de Alessandro Baratta. 2008. (Oficina).
XI SULPET - Transformando a realidade Nacional - PET: desafios e diretrizes.Oficina - Mídias alternativas. 2008. (Encontro).
XIII ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PETs. 2008. (Encontro).
Conferência com Dr. Michel Maffesoli "O ritmo da vida na pós-modernidade: o reencantamento do tempo?". 2008. (Outra).
Viagem de Estudos à empresa Volkswagem do Brasil. 2008. (Outra).
Semana do Assistente Social. 2007. (Congresso).
Seminário Homofobia, Identidade e Cidadania LGBTTT. 2007. (Seminário).
Dialetizando Gênero: Mulher e Classe Social. 2007. (Seminário).
I Curso de Introdução à Educação Popular em Direitos Humanos. 2007. (Oficina).
XII Encontro Nacional dos Grupos PET. 2007. (Encontro).
XXIX CONESS - Conselho Nacional de Entidades de Base do Serviço Social. 2007. (Encontro).
XXIX ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2007. (Encontro).
Viagem de Estudos às Cooperativas e aos Assentamentos do MST em Dionísio Cerqueira SC. 2007. (Encontro).
Viagem de Estudos ao Assentamento Filhos de Sepé do MST em Viamão RS. 2007. (Encontro).
6 SEPEX - Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.Panorama sobre a implementação de ações afirmativas nas instituições federais de Ensino Superior. 2007. (Outra).
I Seminário Internacional Direitos Humanos Violência e Pobreza - A situação de crianças e adolescentes na América Latina..Uma reflexão sobre as relações da criança e do adolescente com o tráfico de drogas, na perspectiva do livro cabeça de porco, de Luiz Eduardo Soares, MV Bill e Celso Athaide. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Seminário).
III Seminário Internacional Jornadas Bolivarianas - Teoria Social e Pensamento Eurocentrismo: a insurgência do pensamento crítico. 2006. (Seminário).
Mini-curso DROGAS: História, Situação no Brasil e Efeitos Colaterais. 2006. (Oficina).
Oficina Nacional Descentralizada Regional Sul: Avaliação do Processo de Formação do Assistente Social Brasileiro. 2006. (Oficina).
Mini-curso Interação Comunitária, Educação Social e Popular na 5 SEPEX. 2006. (Oficina).
Semana Acadêmica de Serviço Social. 2006. (Encontro).
Jornadas Bolivarianas 2º Edição - A Reinvenção das Ciências Sociais na América Latina. 2005. (Seminário).
O Sistema Único de Assistência Social e a Concepção de Assistência no Brasil. 2005. (Oficina).
Semana Acadêmica de Serviço Social. 2005. (Encontro).
Viagem de Estudos ao Assentamento do Movimento Sem Terra no Oeste Catarinense. 2005. (Encontro).
Minicurso "Interação comunitária, educação social e popular" na 5 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). 2005. (Outra).
X Copa Sul Mineira de Ginástica, Dança, Acrobacia e Artes Circenses.Dança Acrobatica - adaptação da peça Baque Virado de Fernanda Porto. 2004. (Outra).
Participação em bancas
FURKIM, A. M.; SALLES, R. K.;XAVIER, A.; DALPRA, K. R.. Políticas Públicas para Idosos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Multidisciplinar em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VAZ, E. C.;XAVIER, A.MANFROI, V. M.. Plantão Social no campo jurídico: um espaço de efetivação de direitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SIMIONATTO, I.; CARTAXO, A. M. B.;SANTOS, M. T.XAVIER, A.. Ideologia e Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MANFROI, V. M.XAVIER, A.; VIDAL, A. G.. O trabalho de conclusão de curso e a produção de conhecimento sobre a IDES/PROMENOR: Considerações a partir das novas configurações da Lei de Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARRARO, D.;MANFROI, V. M.XAVIER, A.. A política de Assistência Social e o PRONATEC: a utilização da qualificação profissional para o acesso ao mercado de trabalho na perspectiva de superação da extrema pobreza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MANFROI, V. M.; BRESSAN, C. R.; CARDOSO, D. C.;XAVIER, A.. Juventude e adolescência sob o olhar dos jovens participantes do projeto Jovem Aprendiz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SAMPAIO, S. S.XAVIER, A.; RIBEIRO, E. M.. O MUNDO VIRTUAL E O MUNDO REAL As relações das novas tecnologias de comunicação nos movimentos sociais atuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARTAXO, A. M. B.;XAVIER, A.SANTOS, M. T.. Congresso da Virada - Reflexões a cerca das transformações no Serviço Social brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARDOSO, D. C.;XAVIER, A.; DELFINO, Z. S.. A participação das mulheres na Associação de Moradores de Jurerê - AMOJU - período 2010 a 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARTAXO, A. M. B.;MANFROI, V. M.; SARMENTO, H. B. M.;XAVIER, A.. Entidades representativas de bairro: uma inversão de identidade da função precípua à execução de serviços socioassistentciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSER, L.;XAVIER, A.; GESSELE, C.. O sistema prisional e a responsabilização familiar: reflexões a partir do complexo penitenciário do estado/SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ZUCCO, L.;XAVIER, A.; VAZ, E. C.. Serviço Social e criminalidade: Uma análise sobre a produção de conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LARA, R.;MANFROI, V. M.; VAZ, E. C.;XAVIER, A.. Trabalho e Envelhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ZUCCO, L.;XAVIER, A.; FERREIRA, S. M.; BERTOLLO, K.. A atuação do profissional de serviço social no hospital Nereu Ramos: Um olhar a partir da unidade de tisiologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CORTIZO, M. C.; WIESE, M. L.;XAVIER, A.. Processo Seletivo para Candidatos de Transferência Externa para o Curso de Serviço Social. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
SAMPAIO, S. S.XAVIER, A.; OLIVEIRA, M. R.. Seleção de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Serviço Social. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.
BASTOS, S. S.;XAVIER, A.; FUCHS, A. M. S. L.. Processo Seletivo para Transferência Externa no curso de Serviço Social. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Construção de uma cultura de humanização - Um desafio para o Sistema Único de Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Hospital Universitário "Polydoro Ernani de São Thiago"; Orientador: Arnaldo Xavier;
Considerações sobre a redução de danos da pena privativa de liberdade a partir do Presídio Masculino de Florianópolis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
Representações sociais da mulher na Política de Assistência Social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
"Como brumas ao vento" - Considerações a respeito da Política de Assistência ao egresso do Sistema Penal no estado de Santa Catarina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO À PRÁTICA DO BULLYING; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
A inserção dos grupos religiosos na Penitenciária Estadual de Florianópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
Mapeamento da rede de proteção à mulher em situação de violência do município de Florianópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
Construindo caminhos: o papel do assistente social na luta pela efetivação do Direito á Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Arnaldo Xavier;
Produções bibliográficas
-
XAVIER, A. ; MIOTO, R. C. T. . Reflexões Sobre a Prática Profissional do Assistente Social: relação teoria-prática, historicidade e materialização cotidiana. Textos & Contextos (Porto Alegre) , v. 13, p. 355-365, 2014.
-
XAVIER, A. . A construção do conceito de criminoso na sociedade capitalista: um debate para o Serviço Social. Revista Katalysis , v. 11, p. 274-282, 2008.
-
SANTOS, M. T. ; MANFROI, V. M. ; XAVIER, A. ; RODRIGUES, A. A. ; MACHADO, M. S. ; VIGOLO, T. C. . Teleologia e autonomia: estratégias do exercício profissional do assistente social em Santa Catarina. In: Helenara Silveira Fagundes; Simone Sobral Sampaio. (Org.). Serviço Social: Questão Social e Direitos Humanos. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, v. I, p. 77-93.
-
XAVIER, A. ; RODRIGUES, A. A. ; SANTOS, M. T. ; MANFROI, V. M. ; MACHADO, M. S. ; MALACARNE, J. M. ; VIGOLO, T. C. . Inserção dos assistentes sociais no mercado de trabalho do Espírito Santo e de Santa Catarina: tendências da realidade. In: Helenara Silveira Fagundes; Simone Sobral Sampaio. (Org.). Serviço Social: questão e direitos humanos. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, v. 2, p. 35-40.
-
CORTIZO, M. C. ; XAVIER, A. ; COSTA, C. R. ; MACHADO, M. S. ; RODRIGUES, A. A. ; VIGOLO, T. C. ; HAHN, R. B. . Pet/Serviço Social: Entre a construção utópica e a realidade possível. In: Vera Helena Moro Bins Ely; Giovani de Lorenzi Pires.. (Org.). Do treinamento à Educação Tutorial: O PET na UFSC (1980-2007). 1ed.Florianópolis: UFSC/PREG, 2007, v. único, p. 119-132.
-
XAVIER, A. ; RUBIM, T. M. F. S. . Serviço social e exercício profissional: relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina. In: XX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social, 2012, Córdoba. XX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social: desafios del contexto latinoamericano al trabajo social, 2012.
-
MANFROI, V. M. ; SANTOS, M. T. ; XAVIER, A. ; MACHADO, M. S. ; VIGOLO, T. C. ; RODRIGUES, A. A. . The work conditions of the social workers from Santa Catarina (Brazil): consequences of the restructuration of labour policie. In: World Conference on Social Work and Social Development: Action and Impact, 2012, Stockholm. World Conference on Social Work and Social Development: Action and Impact, 2012.
-
XAVIER, A. ; RUBIM, T. M. F. S. . As relações profissionais dos Assistentes Sociais em Santa Catarina: Tendências do mercado de trabalho. In: XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2011, Ciudad del Este. XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM - Ciencia en el bicentenario de los pueblos latinoamericanos. Ciudad del Este: Universidad Nacional del Este, 2011. v. 1. p. 245-245.
-
XAVIER, A. ; MACHADO, M. S. ; RODRIGUES, A. A. . Materialização do Processo Formativo: O perfil do assistente social da Grande Florianópolis. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, 2010, Brasília. Anais XIII CBAS, 2010.
-
MANFROI, V. M. ; XAVIER, A. ; LUZ, C. M. ; RUBIM, T. M. F. S. ; VIGOLO, T. C. ; SILVEIRA, D. G. ; SANTOS, S. S. ; RODRIGUES, A. A. ; MACHADO, M. S. . Uma reflexão sobre as condições de trabalho dos assistentes sociais da Grande Florianópolis. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, 2010, Brasília. Anais do CBAS, 2010.
-
XAVIER, A. ; SILVEIRA, D. G. ; RUBIM, T. M. F. S. . Violações de direitos: reflexões sobre tortura nos espaços prisionais. In: 9 SEPEX - Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 2010, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2010.
-
XAVIER, A. ; CORTIZO, M. C. . Para uma mediação emancipatória. In: X Congreso Nacional de Sociologia Jurídica; Legalidad y Legitimidad: confrontaciones sociales en torno al derecho, 2009, Córdoba, Argentina. Legalidad y legitimidad: confrontaciones sociales en torno al Derecho, 2009.
-
MANFROI, V. M. ; XAVIER, A. ; LUZ, C. M. ; MACHADO, M. S. ; BRAGA, G. ; RODRIGUES, A. A. ; RUBIM, T. M. F. S. ; SANTOS, S. S. ; SILVEIRA, D. G. ; VIGOLO, T. C. ; PEREIRA, M. C. C. ; SOUZA, G. A. C. . Mercado de trabalho dos Assistentes Sociais em Santa Catarina: uma breve reflexão do processo de pesquisa. In: Semana do Serviço Social: Exercício e Formação Profissional em Debate, 2009, Florianópolis. Semana do AS - Exercício e Formação Profissional em Debate, 2009.
-
XAVIER, A. ; CEZAR, C. A. ; VILLARI, C. L. B. ; HACKBARTH, D. ; ALVES, F. L. ; CORREIA, J. A. ; BARCELOS, M. S. ; MELO, M. K. F. ; OLIVEIRA, P. P. ; SANTIAGO, P. ; ALVES, P. R. . O Estágio Supervisionado em Serviço Social no Hospital Universitário da UFSC: os espaços de formação profissional. In: Semana do Serviço Social: Exercício e Formação Profissional em Debate, 2009, Florianópolis. Semana do AS - Exercício e Formação Profissional em Debate, 2009.
-
XAVIER, A. . Um homem na estrada: trajetória do conceito de criminoso na sociedade capitalista. In: II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2008, Rio de Janeiro. Reflexões sobre os processos de criminalização social: do paradigma etiológico à criminologia crítica, 2008.
-
XAVIER, A. ; COSTA, C. R. ; MACHADO, M. S. . Agricultura familiar e agronegócio: experiência do PET Serviço Social nos núcleos do MST no Oeste Catarinense. In: XI SULPET - Transformando a realidade Nacional - PET: desafios e diretrizes, 2008, Blumenau. XI Sulpet - anais, 2008.
-
XAVIER, A. . Uma reflexão sobre as relações da criança e do adolescente com o tráfico de drogas, na perspectiva do livro cabeça de porco, de Luiz Eduardo Soares, MV Bill e Celso Athaide. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS VIOLENCIA E POBREZA - A SITUAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA, 2006, Rio de Janeiro. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS VIOLENCIA E POBREZA - A SITUAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA AMÉRICA LATINA, 2006.
-
XAVIER, A. ; RUBIM, T. M. F. S. . Relaciones de trabajo, cotidiano y ejercicio profesional de los asistentes sociales en Santa Catarina/Brasil. In: Social Work and Social Development: Action and Impact, 2012, Estocolmo. Abstract book, 2012.
-
XAVIER, A. ; RUBIM, T. M. F. S. . Serviço social e exercício profissional: relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina. In: 6 Encontro Nacional de Política Social, 2011, Vitória. VI ENPS, 2011.
-
XAVIER, A. ; BURGOS, R. . O serviço social no cotidiano do setor social da penitenciária estadual de Florianópolis. In: 8 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2009, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2009.
-
BURGOS, R. ; CORTIZO, M. C. ; XAVIER, A. ; PRAXEDES, C. ; VIGOLO, T. C. ; SILVEIRA, D. G. ; RODRIGUES, A. A. ; MACHADO, M. S. ; COSTA, C. R. ; BORGES, J. P. . Direitos Humanos e outras subjetividades - mostra de curtas metragens. In: 8 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2009, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2009.
-
XAVIER, A. ; RODRIGUES, A. A. ; COSTA, C. R. ; SILVEIRA, D. G. ; CICHOWICZ, A. P. C. ; MOTA, D. D. ; HAHN, R. B. ; MACHADO, M. S. ; MARQUES, P. D. ; VIGOLO, T. C. ; RUCKHABER, G. M. ; ECCO, G. . PET/Serviço Social: entre a construção utópica e a realidade possível. In: 7 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.
-
MANFROI, V. M. ; XAVIER, A. ; VIEIRA, B. L. R. B. ; NUNES, C. G. ; SILVEIRA, D. G. ; MACHADO, M. S. ; SANTOS, S. S. ; RODRIGUES, A. A. . Uma prévia reflexão sobre as mudanças no mundo do trabalho e a inserção dos assistentes sociais no mercado de trabalho nas instituições municipais. In: 7 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.
-
CORTIZO, M. C. ; XAVIER, A. ; RODRIGUES, A. A. ; CICHOWICZ, A. P. C. ; COSTA, C. R. ; ECCO, G. ; MOTA, D. D. ; MACHADO, M. S. ; HAHN, R. B. ; MARQUES, P. D. ; VIGOLO, T. C. ; RUCKHABER, G. M. . O PET Serviço Social: 16 anos de educação tutorial. In: 7 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.
-
XAVIER, A. ; MACHADO, M. S. ; COSTA, C. R. ; VIGOLO, T. C. ; SOLIDAO, E. ; HAHN, R. B. . Panorama sobre a implementação de ações afirmativas nas instituições federais de Ensino Superior. In: 6 SEPEX - Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2007, Florianópolis. Anais da 6 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007.
-
ANDRADE, V. R. P. ; XAVIER, A. ; MARTINS, D. R. ; MELLO, E. G. ; PAULA, G. ; GERALDINI, J. ; CABREIRA, L. M. ; LEAL, M. ; BUDO, M. D. ; PEPLER, N. M. ; RAIMUNDO, P. ; FERNANDES, S. ; MARTINS, S. ; DUTRA, Y. F. . Projeto de Extensão Universidades Sem Muros. In: 6 SEPEX - Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2007, Florianópolis. Anais da 6 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007.
-
XAVIER, A. . População em situação de rua e sua relação com os processos de criminalização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEAL, R. A. S. ; ALVES, F. L. ; XAVIER, A. ; MACHADO, P. M. . Serviço Social e Política de Atenção a urgência e emergência no SUS: a experiência do HU/UFSC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
XAVIER, A. ; RUBIM, T. M. F. S. . Serviço social e exercício profissional: relações de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
XAVIER, A. . Exercício Profissional e cotidiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
XAVIER, A. . Exercício Profissional e cotidiano dos assistente sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
XAVIER, A. . A estética como resignificação do cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
XAVIER, A. ; LUZ, C. M. ; MACHADO, M. S. ; MANFROI, V. M. ; PRAXEDES, C. ; RUBIM, T. M. F. S. ; RODRIGUES, A. A. ; SANTOS, S. S. ; SILVEIRA, D. G. ; VIGOLO, T. C. . Formação profissional e participação sócio-política dos assistentes sociais da Grande Florianópolis: uma primeira sistematização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
XAVIER, A. ; RODRIGUES, A. A. . Trabajo Social y Formación Profesional en Santa Catarina/Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
XAVIER, A. . Violência e Ato Infracional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
XAVIER, A. . Um homem na estrada: trajetória do conceito de criminoso na sociedade capitalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
XAVIER, A. ; MACHADO, M. S. . Agricultura Familiar e Agronegócio: Experiência do PET Serviço Social nos núcleos do mst no oeste catarinense.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
XAVIER, A. . Uma reflexão sobre as relações da criança e do adolescente com o tráfico de drogas, na perspectiva do livro cabeça de porco, de Luiz Eduardo Soares, MV Bill e Celso Athaide. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
XAVIER, A. . Dança Acrobatica - adaptação da peça Baque Virado de Fernanda Porto. 2004. Coreográfica.
XAVIER, A. . Gira Mundo - apresentação coletiva de dança acrobática. 2004. Coreográfica.
XAVIER, A. . Vício de tudo. 2010. Composição (estréia).
XAVIER, A. . A paixão segundo o ponto de exclamação!. 2009. Composição (estréia).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
A inserção dos assistentes sociais em campos de intervenção tradicionais do Serviço Social: a questão da particularidade, da interdisciplinaridade e das especificidades profissionais., Descrição: O projeto tem como objetivo discutir a inserção dos assistentes sociais em diferentes campos profissionais considerando que as particularidades decorrentes dos mesmos são cruciais no processo de participação dos profissionais nas equipes multiprofissionais e no encaminhamento das ações profissionais. Parte-se da premissa que uma inserção qualificada e condizente com o projeto ético-político da profissão depende da interlocução que os assistentes sociais estabelecem no bojo dos paradigmas que disputam a hegemonia na direção dos processos de condução política e técnica nos diferentes campos de intervenção. Dessa forma, embora se considere as limitações das possibilidades profissionais nesses campos, condicionadas à questões estruturais e conjunturais, busca-se construir alternativas para que o assistente social se coloque de forma mais efetiva e com maior autonomia, mesmo que relativa, no debate interdisciplinar. Para tanto se vale da aproximação da produção de assistentes sociais sobre a prática profissional em campos de trabalho tradicionais do Serviço Social (Saúde, Sócio-Jurídico, Assistência Social), do mapeamento do debate teórico-metodológico presente nesses campos, para posterior análise sobre as particularidades desses campos e da inserção dos assistentes sociais em seus processos de trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Arnaldo Xavier - Coordenador / Francielle Lopes Alves - Integrante / Regina Celia Tamaso Mioto - Integrante / Telma Cristiane Sasso Lima - Integrante.
-
2010 - 2010
Pefil sócio-cultural e político dos estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC, Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o perfil sócio-econômico e político-cultural dos estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Arnaldo Xavier - Integrante / Marjori de Souza Machado - Integrante / Tamires Cristina Vígolo - Integrante / Caroline Rodrigues Costa - Integrante / Maria del Carmen Cortizo - Coordenador / Aline Andrade Rodrigues - Integrante / Ricardo Barbosa Hahn - Integrante.
-
2008 - 2011
Mercado de Trabalho dos Assistentes sociais em Santa Catarina: Exercício e Formação Profissional, Descrição: O presente projeto pretende mapear o mercado de trabalho dos assistentes sociais em Santa Catarina, bem como conhecer o exercício profissional e problematizar o processo de formação profissional, especialmente do ensino, trabalho/exercício profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Arnaldo Xavier - Integrante / Marjori de Souza Machado - Integrante / Tamires Cristina Vígolo - Integrante / Vânia Maria Manfroi - Coordenador / Thiago Marmo Ferreira da Silva Rubim - Integrante / Aline Andrade Rodrigues - Integrante / Samuel Salezio dos Santos - Integrante / Cleuzi Maria da Luz - Integrante / Maria Teresa dos Santos - Integrante / Claudia Cristina Wagner Fritzke - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2006 - Atual
Controle penal, Direitos Humanos, Sistema de Justiça e Segurança Pública, Descrição: O Grupo destina-se à produção de conhecimento teórico e empírico na área que constitui seu objeto de investigação, a saber, controle sóciopenal, cidadania, direitos humanos, sistemas de justiça e segurança pública, com vistas a embasar o ensino, a pesquisa e a extensão, no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, e a embasar parcerias interinstitucionais no âmbito do Estado, do Governo e da comunidade em geral. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Arnaldo Xavier - Integrante / Vera Regina Pereira de Andrade - Coordenador / Marília Denardin Budó - Integrante / Yuri Frederico Dutra - Integrante / Eduardo Granzotto Mello - Integrante / Mara Leal - Integrante / Carolina Guimarães Pecegueiro - Integrante / Cláudio Alberto Gabriel Guimarães - Integrante / Daniela Felix Teixeira - Integrante / Eduardo Pazinato da Cunha - Integrante / Leda Maria Hermann - Integrante / Márcia Aguiar Arend - Integrante / Camila Cardoso de Mello Prando - Integrante / Felipe Heringer Roxo da Motta - Integrante / Marcel Soares de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
Prêmios
2011
Mérito de melhor acadêmico do curso de Serviço Social noturno de 2010.2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2011
Mérito de melhor acadêmico do curso de Serviço Social noturno de 2010.2, Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 12 Região.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério Público Estadual de Santa Catarina, Secretaria das Promotorias da Comarca de Rio do Sul. , Rua Dom Bosco 820, Centro, 89160121 - Rio do Sul, SC - Brasil, Telefone: (48) 35200246, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Ministério Público Estadual de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 35
2015 - 2015
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante do Curso de Pós Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 72
Outras informações:
Estágio Docência realizado em 2012.2 junto a disciplina do curso de Serviço Social: DSS5137 Serviço Social: Famílias e Segmentos Sociais Vulneráveis na 6 fase sob a supervisão da Profa. Dra. Regina Celia Tamaso Mioto.
2006 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Educação Tutorial em Serviço Social, Carga horária: 900
Outras informações:
Bolsista integrante do Programa de Educação Tutotial em Serviço Social em Serviço Social. Durante o período de 4 anos vinculado ao programa participou de projetos de pesquisa, grupos de estudo, grupos de trabalho e atividades de extensão.
2007 - 2008
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Conexões de Saberes, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007 - 12/2008
Extensão universitária , Programa de Educação Tutorial em Serviço Social, .,Atividade de extensão realizada, Projeto CINEPet - Mídias Visuais: Atividade de extensão que propicia a exibição de filmes e debates direcionados com temáticas relacionadas ao Serviço Social, buscando apresentar um novo olhar sobre as mídias visuais e outras formas de apropriações c.
-
08/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Educação Tutorial em Serviço Social, .,Atividade realizada, Atividades de Extensão junto ao Setor Social da Penitenciária Estadual de Florianópolis..
-
12/2006 - 11/2007
Direção e administração, Centro Acadêmico Livre de Serviço Social - CALISS, .,Cargo ou função, Coordenador de Finanças.
-
02/2006 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Sócio-Econômico, .,Cargo ou função, Representante Estudantil no Colegiado de Departemento de Serviço Social.
-
02/2006 - 11/2006
Direção e administração, Centro Acadêmico Livre de Serviço Social - CALISS, .,Cargo ou função, Coordenador Geral.
2013 - 2014
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São ThiagoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10
Outras informações:
Atua como Tutor junto ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na área de concentração Urgência e Emergência.
2010 - 2010
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São ThiagoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório Emergência, Carga horária: 156
Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório realizado junto ao Serviço Social na Emergência do Hospital Universitário Prof Polydoro Ernani de São Thiago sob a supervisão de campo da assistente social Francielle Lopes Alves no período de 01/04/2010 a 02/07/2010 com duração de 156 horas, obtendo nota 10.
2009 - 2009
Hospital Universitário Polydoro Ernani de São ThiagoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório Clínica Médica, Carga horária: 320
Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório realizado junto ao Serviço Social na Clínica Médica do Hospital Universitário Prof Polydoro Ernani de São Thiago sob a supervisão de campo da assistente social Francielle Lopes Alves no período de 02/03/2009 a 10/07/2009 obtendo a nota 9,5.
2015 - 2015
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós-Graduação Mestrado
2010 - 2013
AR Consultoria e Saneamento LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor em Serviço Social
Outras informações:
Consultoria na área de Serviço Social, Habitação e Saneamento; Planejamento e aplicação de pesquisa sócio-demográfica junto à população das comunidades Vila Aparecida I e II, Nova Jerusalém, Maclaren e Arranha Céu em Florianópolis; Integrante do Grupo Técnico Executivo do Projeto de Urbanização e Infra-estrutura gerenciado pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental de Florianópolis junto as comunidades da região da Vila Aparecida.
2012 - 2012
Prefeitura Municipal de São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social
Outras informações:
Trabalhou como assistente social no Centro de Referência de Assistência Social.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arnaldo Xavier e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?