Alexandre Mazzanti

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1991/95), Residência Médica em clínica e cirurgia animal pela mesma Instituição (1996/97). Mestrado (1998/2000) e doutorado (2000/2002) em Clínica e Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2003, tornou-se docente da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2004, está como professor orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFSM. Na graduação, ministra as disciplinas de Técnica Cirúrgica Veterinária e de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação. Na pós-graduação ministra as disciplinas de Tópicos Básicos em Neurologia, Tópicos Avançados em Neurologia, Neurologia Aplicada em cães e gatos, Tópicos Básicos em Fisioterapia Veterinária e Fisioterapia Aplicada em cães e gatos. Sócio Fundador da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária (ABNV). Desde 2003, é responsável pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia Veterinária (neurovetufsm). Participa da rotina hospitalar do HVU-UFSM, realizando atendimentos de casos clínicos e cirúrgicos em neurologia e fisioterapia de cães e gatos.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em MEDICINA VETERINARIA

2000 - 2002

Universidade Federal de Santa Maria
Título: HOMOIMPLANTE ORTOTÓPICO CONSERVADO, ASSOCIADO Á TERAPIA SOFT LASER NA REPARAÇÃO TENOPATELAR EM CÃO
, Ano de obtenção: 2002. ALCEU GASPAR RAISER. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: CIRURGIA; artroplastia; CÃO; transplante; glicerina; FISIOTERAPIA. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal / Especialidade: Técnica Cirúrgica Animal. Setores de atividade: Outros.

Mestrado em Medicina Veterinária

1998 - 2000

Universidade Federal de Santa Maria
Título: MUSCULO DIAFRAGMA HOMOLOGO CONSERVADO EM SOLUÇÂO SUPERSATURADA DE AÇUCAR ENVOLVIDO OU NÂO COM SEGMENTO OMENTAL PARA REPARAÇÃO DO DIAFRAGMA DE CÃO, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: NEY LUIS PIPPI
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: diafragma; enxerto muscular; açúcar; conservação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal / Especialidade: Clínica Cirúrgica Animal. Setores de atividade: Outros Setores.

Especialização - Residência médica

1996 - 1997

Universidade Federal de Uberlândia
Residência médica em: Clínica e Cirurgia dos Animais DomésticosNúmero do registro: . Palavras-chave: CIRURGIA; clínica; pequenos animais; grandes animais.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Outros.

Aperfeiçoamento em Medicina Veterinária

1997 - 1998

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Reparo de Traquéia de Cães com Segmento Intestinal Seromuscular com ou sem Prótese de Silicone. Estudo Experimental. Ano de finalização: 1998
Orientador: Dr Duvaldo Eurides
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em Medicina Veterinária

1991 - 1995

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ASPECTOS MORFOLÓGICOS, MORFOMÉTRICOS E HISTOLÓGICOS DA REPARAÇÃO TECIDUAL DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMUNDONGOS TRATADAS COM ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA LANGSDORFII)
Orientador: Prof Dr. Duvaldo Eurides

Formação complementar

2017 - 2017

AOVET Course?Principles in Small Animal Fracture Management. (Carga horária: 25h). , AOVET COURSE, AOVET, Brasil.

1989 - 1991

Técnico Processamento de Dados. (Carga horária: 420h). , Colégio João Xxiii, XXII, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: NEUROLOGIA.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: NEUROCIRURGIA.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO VETERINÁRIA.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica Cirúrgica Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Técnica Cirúrgica Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica Veterinária.

Organização de eventos

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; I Simpósio Internacional de Epilepsia e Distúrbios de Movimentos. 2019. (Outro).

Alexandre Mazzanti . I Simpósio Internacional de Neuro-oncologia e Neurogeriatria Veterinária. 2018. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; I Simpósio Internacional de Neuroanatomia e Neurofisiologia aplicada. 2018. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; I Simpósio Internacional de Doenças Neuromusculares. 2017. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; I Simpósio Internacional de Neurologia Clínica Felina. 2017. (Outro).

Mazzanti, A. . I Simpósio Internacional de Neurologia Clínica Veterinária. 2016. (Outro).

Mazzanti, A. . I Simpósio Internacional de Neuropatologia Veterinária. 2016. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre . I CICLO DE PALESTRAS EM NEUROLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS. 2010. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre . III CURSO DE NEUROLOGIA VETERINÁRIA. 2008. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, Ney Luis ; REZENDE, C. M. . I CURSO DE VIDEOARTROSCOPIA EM CÃES E GATOS. 2007. (Outro).

MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. . I SIMPÓSIO SOBRE CÉLULAS-TRONCO. 2006. (Outro).

DA COSTA, R.C ; MAZZANTI, Alexandre . II CURSO DE NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Outro).

DA COSTA, R.C ; MAZZANTI, Alexandre . II CURSO DE NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Simposio Internacional da ABNV. 2023. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Epilepsia e Distúrbios de Movimentos.Fenda (slot) ventral na recuperação clínica de cães com compressões lateralizadas em decorrência da doença do disco intervertebral cervical (20 caso) 2008-2018. 2019. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Neuro-oncologia e Neurogeriatria Veterinária e I Simpósio Internacional de Neuroanatomia e Neurofisiologia aplicada.Proposta de sequenciamento das projeções mielográficas na identificação de compressão da medula espinhal cervical em cães com doença do disco intervertebral. 2018. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Neurologia Clínica Felina e I Simpósio Avançado de Doenças Neuromusculares.Neuromiopatia isquêmica em cães. 2017. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEUROLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA.INTOXICAÇÃO POR DIACETURATO DE DIMINAZENO EM CÃES. 2016. (Simpósio).

CONGRESSO MEDVEP DE ESPECIALIDADES VETERINÁRIAS. III CONGRESSO MEDVEP DE ESPECIALIDADES VETERINÁRIAS. 2015. (Congresso).

CURSO TEÓRICO DE NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS.CURSO TEORICO DE NEUROLOGIA. 2015. (Simpósio).

I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE NEUROLOGIA VETERINÁRIA.TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO. 2015. (Simpósio).

I SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE NEUROLOGIA.LOCALIZAÇÃO DE LESÃO NO ENCÉFALO. 2015. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIAS EM PEQUENOS ANIMAIS. 2012. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ORTOPEDIA E REABILITÇÃO EM PEQUENOS ANIMAIS.REABILITAÇÃO DE CÃES COM LESÃO MEDULAR. 2012. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ORTOPEDIA E REABILITÇÃO EM PEQUENOS ANIMAIS.CASOS CLÍNICOS EM FISIOTERAPIA EM PACIENTES NEUROLÓGICOS. 2012. (Simpósio).

31º CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA. Doença Vestibular em cães e gatos. 2010. (Congresso).

I CICLO DE PALESTRAS EM NEUROLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS.neurologia. 2010. (Outra).

I Simpósiso Nacional de Diagnóstico por Imagem.Mielografia na Rotina Neurológica de Cães e Gatos. 2010. (Simpósio).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA VETERINÁRIA. 2010. (Congresso).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFSM. 2010. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEUROLOGIA VETERINÁRIA - ANIMAIS DE COMPANHIA. 2010. (Simpósio).

35ª CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. MANEJO DO TRAUMA MEDULAR. 2008. (Congresso).

8º CONGRESSO PAULISTA DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFALICO. 2008. (Congresso).

I CURSO INTERNACIONAL DE NEUROLOGIA VETERINÁRIA. 2008. (Outra).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. VIII CBCAV. 2008. (Congresso).

I CURSO DE VÍDEO-ARTROSCOPIA EM PEQUENOS ANIMAIS.I CURSO DE VÍDEO-ARTROSCOPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Outra).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA. 2007. (Congresso).

6º CONGRESSO PAULISTA DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. 2006. (Congresso).

9th WORLD CONGRESS OF VETERINARY ANAESTHESIOLOGY AND 4th MEETING OF THE INTERNACIONAL VETERINARY ACADEMY OF PAIN MANAGEMENT. 2006. (Congresso).

ANCLIVEPA-RS.NOÇÕES BÁSICAS NA REABILITAÇAO DE PACIENTES COM DOENÇAS DO DISCO INTERVERETBRAL. 2006. (Encontro).

ANCLIVEPA-RS.CONDUTAS NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL. 2006. (Encontro).

IV ONCOVET - II SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA VETERINÁRIA.SCWANNOMA COM DIFERENCIAÇÃO ÓSSEA EM UM CANINO. 2006. (Simpósio).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. TRATAMENTO DA DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL. 2006. (Congresso).

VII CONGRESSO DO COLEGIO BRASILERIO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA E III SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA VETERINÁRIA. MEMBRO DA COMISSÃO AVALIADORA DOS TRABALHOS DE VIDEOCIRURGIA. 2006. (Congresso).

VII CONGRESSO DO COLÉGIO BRASILIERO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA E III SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA VETERINÁRIA. CONDUTAS NO TRATAMENTO DA DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃES. 2006. (Congresso).

SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA VETERINÁRIA. 2005. (Simpósio).

VI SEMANA ACADÊMICA DA FACULDADE DE VETERINÁRIA DA UFRGS.PALESTRANTE. 2005. (Outra).

XII ENCONTRO NACIONAL DE PATOLOGIA VETERINÁRIA.NÓDULOS FIBRO-HISTIOCÍTICOS NO BAÇO DE UM CÃO. 2005. (Encontro).

XVV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. ARTRODESE ATLANTO-AXIAL EM CÃO. 2004. (Congresso).

XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS DE PEQUENOS ANIMAIS. DESCOMPRESSÃO TORACOLOMBAR EM CÃO. 2004. (Congresso).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA. 2003. (Congresso).

XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 2002. (Outra).

XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. 2002. (Congresso).

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. 2001. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURIGA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. 2000. (Congresso).

XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 2000. (Outra).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS. 2000. (Congresso).

XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 1999. (Outra).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1999. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. 1998. (Congresso).

XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 1998. (Outra).

III SEMANA DE CIÊNCIA AGRÁRIAS.III SEMANA DE CIÊNCIA AGRÁRIAS. 1996. (Outra).

XIII SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. XIII SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1995. (Congresso).

XII SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA.XII SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1994. (Outra).

XI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA.XI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1993. (Outra).

XVIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA.XVIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA. 1993. (Outra).

X SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA.X SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1992. (Outra).

XVII SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA.XVII SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: RENATO RAVARES

ARIAS, M. V. B.;Mazzanti, A.; FLAIBAN, K. K. M. C.. ANÁLISE DO LIQUIDO CEREBROESPINHAL E MONITORAÇÃO NÃO INVASIVA DA PRESSÃO INTRACRANIANA EM CÃES E GATOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Dakir Nilton Polidoro Neto

MAZZANTI, AFIGHERA, R.; COLOME, L. M.. LIQUIDO CEREBROESPINHAL EM CÃES COM DOENÇA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raquel Baumhardt

MAZZANTI, AALIEVI, M. M.FIGHERA, R.. TRATAMENTO CLÍNICO DE CÃES COM DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO DE DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Arícia Gomes Sprada

PIPP, N. L.; MULLER, D. C. M.;MAZZANTI, A. TOXICIDADE E ESTRESSE OXIDATIVO NA CULTURA DE CÉLULAS MESENQUIMAIS ESTROMAIS DE TECIDO ADIPOSO DE CÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: RAFAEL OLIVEIRA CHAVES

MAZZANTI, AFIGHERA, R.GOMES, L. A.. DOENÇAS NEUROLÓGICAS EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda Oliveira de Andrades

MAZZANTI, ARAISERALIEVI, M. M.. AQUECIMENTO GERADO PELO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NA PLACA ÓSSEA METÁLICA APÓS FIXAÇÃO NO FÊMUR DE CADÁVERES CANINO. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda Oliveira de Andrades

MAZZANTI, ARAISERALIEVI, M. M.. AQUECIMENTO GERADO PELO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NA PLACA ÓSSEA METÁLICA APÓS FIXAÇÃO NO FÊMUR DE CADÁVERES CANINO. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paulo de Tarso de Oliveira Leme Junior

RAISER, Alceu Gaspara;MAZZANTI, Alexandre; MORAIS, Auri Nunes de. O MÚSCULO AUTÓGENO NA HEMOSTASIA DO PLEXO VENOSO VERTEBRAL DE COELHOS SUBMETIDOS À HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR. 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosmarini Passos dos Santos

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparALIEVI, Marcelo Meller. EFEITO DA TEMPERATURA DE POLIMERIZAÇÃO DA RESINA ACRÍLICA ODONTOLÓGICA NA MEDULA ESPINHAL DE RATOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: RENATO BARBOSA SILVA

ALIEVI, M. M.MAZZANTI, Alexandre; Padilha Filho, J.G; CARLOS AFONSO DE CASTRO BECK. DESVITALIZAÇÃO EXTRACORPÓREA DE AUTO-ENXERTO ÓSSEO CORTICAL COM NITROGÊNIO LIQUIDO - ESTUDO EXPERIMENTAL EM TÍBIA DE OVELHA. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS VETERINÁRIAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JOÃO PAULO MONTEIRO MORI DA CUNHA

PIPPI, N. L.MAZZANTI, Alexandre; BRAGA, Fabrício Aigony. CATETER DE EMBOLECTOMIA FOGARTY DUPLO LÚMEN E CATETER ANGIOGRÁFICO NO ACESSO MINIMAMENTE INVASIVO DA ARTÉRIA RENAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Larissa Berté

AGUIAR, E.S.V;MAZZANTI, Alexandre; La Corte, F.D. IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL EM CÃES SUBMETIDOS A TENORRAFIA PATELAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: BUNO LAPERTOSA DRUMMOND

MELO, E.G;MAZZANTI, Alexandre. EFEITO DA SUBFRAÇÃO PnTx 3-6 DO VENENO DE PHONEUTRIA NIGRIVENTER NO TRATAMENTO DO TRAUMA DE MEDULA ESPINHAL DE RATOS WISTAR. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Luis Eilers Treichel

PIPPI, Ney Luis; RAPETTI, Josaine;MAZZANTI, Alexandre. TRANSPLANTE DE FRAÇÃO TOTAL DE CÉLULAS MONONUCLEARES OU FRAÇÃO VASCULAR ESTROMAL ASSOCIADA Á MEMBRANA CELULÓSICA EM LESÃO CUTÂNEA EXPERIMENTAL EM COELHOS. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Giancarlo Santini de Souza

MAZZANTI, AlexandreRAISER, A. G.ALIEVI, Marcelo Meller. INFLUÊNCIA DA MANIPULAÇÃO CIR´RURGICA NOS SINAIS NEUROLÓGICOS E MIELOGRÁFICO PÓS-HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR EM CÃES. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ethel Antunes Wilhelm

SAVEGNAGO, L; Bonan, C;MAZZANTI, Alexandre. EFEITO HEPATOPROTETOR CAUSADO PELO 3-ALQUINIL SELENOFENO CONTRA O DANO OXIDATIVO INDUZIDO POR AGENTES QUÍMICOS EM RATOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Diego Vilibaldo Beckmann

MAZZANTI, AlexandreALIEVI, M. M.RAISER, Alceu Gaspar. INFLUÊNCIA DA MUSCULATURA EPAXIAL NA FIBROSE EPIDURAL E NA COMPRESSÃO MEDULAR EM CÃES SUBMETIDOS À LAMINECTOMIA DORSAL MODIFICADA. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliana Trevisan da Rocha

Zeni, GMAZZANTI, Alexandre; Spavanello, R. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HIPOLIPIDÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO ORAL DE DISSELENETO DE DIFENILA NA HIPERLIPIDEMIA INDUZIDA POR TRITON WR-1339 EM CAMUNDONGOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andressa Bueno

La Corte, F.D;MAZZANTI, Alexandre; CASTRO JUNIOR, J. TERAPIA LASER (AsGa) NA SINOVITE EXPERIMENTAL EM PÔNEIS. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Festugatto

MAZZANTI, Alexandre; La Corte, F.D;OLIVEIRA, J. C. D.. OSSO ESPONJOSO AUTÓGENO OU HOMÓGENO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA ARTRODESE ATLANTOAXIAL EM CÃES. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiano Zanini Salbego

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu Gaspar; CONTESINI, Emerson Antonio. SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL, POR SEGMENTO TENO-ÓSSEO HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%, SUBMETIDOS A DIFERTENTES PROTOCOLOS DE REABILITAÇÃO. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roberto Marinho Maciel

LOPES, Sônia Terezinha dos AnjosMAZZANTI, AlexandreSCHMIDT, Claudete. PERFIL ELETROFORÉTICO DAS PROTEÍNAS SÉRICAS DE FRANGOS DE CORTE ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO AFLATOXINAS E/OU ARGILA CLINOPTILOLITA NATURAL. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ingrith Aparecida Mazuhy Santarosa

GODOY, Carmen;MAZZANTI, AlexandreSCHMIDT,C. NEFROSTOMIA PERCUTÂNEA ECOGUIADA EM CÃES. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Débora Cristina Olsson

MARTINS, V.M.VMAZZANTI, AlexandreMARTINS, E. EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ULTRA SÕNICA PULSADA E CONTÍNUA DE BAIXA INTENSIDADE NO PROCESSO CICATRICIAL DE RATOS SUBMETIDOS A CELIOTOMIA. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia Animal) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Santiago Ventura de Aguiar

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu Gaspar; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. Estudo Comparativo da Pressão Venosa Central. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabrício Arygoni Braga

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney Luis; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. Ceratoplastia lamelar de córnea autógena e conjuntiva pediculado com adesivo de cianocrilato em cães. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Douglas severo

MAZZANTI, Alexandre; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. Ultra-som terapêutico na cicatrização de tendão flexor superficial em cães. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliana Tabarelli Brondani

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. ANALGESIA EPIDURAL COM BUPIVACAÍNA ISOLADA OU ASSOCIADA À MORFINA OU TRAMADOL EM CÃES. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Renato Xavier Faria

MAZZANTI, AlexandreSCHOSSLER, João Eduardo; PÁDUA, Antônio de;PIPPI, Ney Luis; SCHOSSLER, Deila Rosély. ISOLAMENTO DE AMBIENTE ÓSSEO POR MEMBRANA HETERÓGENA CONSERVADA EM MEL OU GLICERNA, EM CÃES. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: GUILHERME LAGES SAVASSI

PIPPI, N. L.MAZZANTI, Alexandre; MORAES, Ewerton Nunes de;RAISER, A. G.; GODOY, Carmen. TRANSPLANTE RENAL EM CÃES. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruno Cesar Elias

GOMES, L. A.; ARIAS, M. V. B.; GAVA, F. N.; AMUDE, A. M.;MAZZANTI, Alexandre. DETERMINAÇÃO DE BIOMARCADORES NO SORO E FLUIDO CEREBROESPINHAL DE CÃES COM AFECÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2020. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Londrina) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: PAULA CRISTINA GONZALEZ

CONTESINI, Emerson Antonio;ALIEVI, Marcelo MellerMAZZANTI, A; GOUVEA, A. S.. CORPECTOMIA VERTEBRAL CERVICAL EM CÃES - ESTUDO EM CADÁVERES. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciane Aiello

MAZZANTI, ARAISERSOARES, A. V.; AGUIAR, E.S.V; ARIAS, M. V. B.. DOENÇAS TÁLAMO-CORTICAL. ANÁLISE RETROSPECTIVA EM CÃES E TRAUMA EXPERIMENTAL EM COELHOS. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patrícia Silva Vives Cargnelutti

ALIEVI, Marcelo MellerPIPPI, N. L.RAISER, A. G.; RAPETTI, Josaine;MAZZANTI, Alexandre. Técnica de transposição uretral pré-púbica em cães. Estudo experimental e clínico. 2016. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CARLA MARIA OSORIO SILVA

MELO, E.G;MAZZANTI, A; RACHID, M. A.; RIBEIRO, V. M.; OCARINO, N. M.. CONDROITINASE ABC E CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS NO TRATAMENTO DE RATUS NOVERGICUS SUBMETIDOS A TRAUMA AGUDO DE MEDULA ESPINHAL. 2013. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ÉRIKA FERNANDA VILLAMOUR GARCIA

SCHOSSLER, João Eduardo WallauALIEVI, M. M.MAZZANTI, A; AGUIAR, E.S.V; La Corte, F.D. IMPRESSÃO TERMOGRÁFICA NA DETECÇÃO DE CLAUDICAÇÃO EM CÃES. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: MARINA GABRIELA CARVALHO MORI DA CUNHA

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisGRAÇA, Dominguita Luhers; KRAUSE, A.; GUIMARAES, P. T. C.; KRAUSE, L. M. F.. CÉLULAS MESENQUIMAIS ESTROMAIS DO LÍQUIDO AMNIÓTICO TRANSGÊNICAS NA INIBIÇÃO DA FIBROSE INTERSTICIAL APÓS LESÃO RENAL ISQUÊMICA AGUDA EM RATOS. 2012. Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Charles Pelizzari

RAISER, Alceu GasparMAZZANTI, AlexandreALIEVI, Marcelo Meller; CARLOS AFONSO DE CASTRO BECK;MARTINS, V.M.V. FONOFORESE E ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES. UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FISIOTERAPIA VETERINÁRIA. 2011. Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiano Zanini Salbego

RAISER, A. G.MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney Luis; CONTESINI, Emerson Antonio;ALIEVI, Marcelo Meller. ENXERTO OU IMPLANTE HOMÓLOGO NA CORREÇÃO DE DEFEITO ÓSSEO SEGMENTAR FEMORAL EM CÃES ASSOCIADO Ä INOCULAÇÃO DA FRAÇÃO DE CÉLULAS MONONUCLEARES DA MEDULA ÓSSEA. 2010. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Claudio Afonso Baron Tiellet

Lima, J.V; Reategui, E.B; Tauroco, L.M.R;MAZZANTI, Alexandre; Chambel, T. CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DO HIPERVÍDEO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA APRENDIZAGEM DE CIRURGIA. 2010. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kleber Gomes

SCHOSSLER, João EduardoMAZZANTI, Alexandre; RAPETTI, Josaine;OLIVEIRA, J. C. D.BRAGA, Fabrício Arigony. OSTEOSSÍNTESE DIAFISÁRIA UMERAL EM POMBOS DOMÉSTICOS (COLUMBIA LIVIA) POR XENOENXERTO, TRATADOS OU NÃO COM LASER ARSENETO DE GÁLIO (AsGa). 2010. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo de Bastos Santos Júnior

MAZZANTI, Alexandre; PÁDUA, Antônio de;GRAÇA, Dominguita Luhers; CONTESINI, Emerson Antonio; AGUIAR, E.S.V. CÉLULAS-TRONCO AUTÓLOGAS COMO ADJUVANTES NO REPARO DE CARTILAGEM ARTICULAR EM TROCLEOPLASTIA EXPERIMENTAL DE CÃES. 2010. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tatiana Mello de Souza

BARROS, Claudio Severo Lombardo; DRIEMEIER, D;GRAÇA, Dominguita LuhersSCHMIDT,CMAZZANTI, Alexandre. PREVALÊNCIA DAS DERMATOPATIAS NÃO-TUMORAIS EM CÃES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL (2005-2008). 2009. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Débora Cristina Olsson

PIPPI, Ney Luis; RAISER, Alceu Gapar;MAZZANTI, Alexandre; REZENDE, C. M.; MORAES, Ewerton Nunes de. TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO COM FRAÇÃO TOTAL DE CÉLULAS MONONUCLEARES AUTÓGENAS DA MEDULA ÓSSEA NA LESÃO IATROGÊNICA AGUDA DE TENDÃO CALCÂNEO DE CÃES. 2009. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lysandro Pinto Borges

Zeni, G; Plumbum, S; Dallago, L; Baldisseroto, B;MAZZANTI, Alexandre. EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO DO DISSENELETO DE DIFENILA SOBRE O DANO HEPÁTICO INDUZIDO POR 2-NITROPROPANO, CÁDMIO E TETRACLORETO DE CARBONO. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Almeida Fighera

BARROS, Claudio Severo Lombardo; DRIEMEIER, D; SCHILD, A.L; CONRADO, L.F.I;MAZZANTI, Alexandre. CAUSAS DE MORTE E RAZÕES PARA EUTANÁSIA DE CÃES. 2008. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: GUSTAVO AMENDOLA FRASSETO

RAISER, A. G.MAZZANTI, Alexandre; FAGUNDES, R.B;FARIA, R. X.OLIVEIRA, J. C. D.. DIÁFISES FEMORAIS CANINAS CONSERVADAS EM GLICERINA A 98% OU MEL: ASPECTOS BIOMECÃNICOS, BACTERIOLÓGICOS E MICOLÓGICOS. 2007. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabrício de Vargas Arigony Braga

PIPPI, Ney LuisMAZZANTI, Alexandre; ROSSI, A.; PIGATTO, J. A. T.; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. USO DE ADESIVO DE CIANOACRILATO PARA A FIXAÇÃO DE BOTÃO CORNEAL AUTÓGENO OU ALÓGENO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA CERATOPLASTIA PENETRANTE EM COELHOS. 2007. Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Centro de Ciencias Rurais.

Aluno: JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPETTI

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney Luis; CONTESINI, Emerson Antonio;RAISER, Alceu Gaspar; MORAES, Ewerton Nunes de. IMPLANTE DE COSTELA HOMÓLOGA CONSERVADA EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300% OU EM AÇÚCAR IN NATURA NA RECOSNTITUIÇÃO EXPERIMENTAL NA PAREDE TORÁCICA EM GATOS. 2006. Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre da Silva Polydoro

RAISER, Alceu Gaspar; NATALINI, Claudio Correa;PIPPI, Ney Luis; MENEZES, M.S;MAZZANTI, Alexandre. ESTUDO IN VIVO E IN VITRO DA ADMINISTRAÇÃO SUBARACNÓIDE DE OPIÓIDES HIPERBÁRICOS EM CAVALOS. 2006. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciana Dambrósio Guimaraes

RAISER, Alceu GasparSCHOSSLER, João Eduardo Wallau; MORAIS, Auri Nunes de;MAZZANTI, Alexandre; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. MORFINA E BUTORFANOL COMO MEDICAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA NA ANESTESIA COM ISOFLURANO EM POMBOS DOMÉSTICOS. 2004. Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: NADYNE LORRAYANE FARIAS CARDOSO ROCHA

ARIAS, M. V. B.;Mazzanti, A.; LISBOA, J. A. N.. Monitoração não invasiva da pressão intracraniana com o monitor BCMM 2000 Brain Care em cães submetidos a mielografia. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: WALTER VICENTE CARDOZO ARENCO

FLORES, Eduardo Furtado; FLORES, M.;MAZZANTI, AGRAÇA, Dominguita LuhersSILVA, M.CTOGNI, M.. INVESTIGAÇÃO VIROLÓGICA E HISTOPATOLÓGICA EM CÃES COM CINOMOSE SUBMETIDOS A NECROPSIA NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Desydere Trindade Pereira

Mazzanti, A.; MULLER, D. C. M.; CONTESINI, Emerson Antonio;ALIEVI, Marcelo Meller; RAPETTI, Josaine. Efeito do meloxican e da melatonina no tratamento de ratos submetidos ao trauma aagudo de medula espinhal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: João Pedro Scussel Feranti

MAURÍCIO VELOSO BRUN; OLIVEIRA, A. L. A.; CARLOS AFONSO DE CASTRO BECK; SILVA, M. A. M.; MULLER, D. C. M.;Mazzanti, A.. Linfadenectomia laparoscópica, por diferentes vias de marcação linfática, em cadelas com ou sem neoplasma mamários. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paula Crsitina Sieczkowski Gonzalez

ALIEVI, M. M.MAZZANTI, A; PIGATTO, J. A. T.. CORPECTOMIA VERTEBRAL CERVICAL COMO UMA TÉCNICA DE DESCOMPRESSÃO MEDULAR EM CÃES - AVALIAÇÃO POST MORTEM. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Silva Vives Cargnelutti

MAZZANTI, A; AGUIAR, E.S.V; CONTESINI, Emerson Antonio; RAPETTI, Josaine;ALIEVI, Marcelo Meller. PROPOSTA DE TÉCNICA DE TRANSPOSIÇÃO URETRAL ANTEPÚBICA EM CÃES MACHOS COMO TRATAMENTO PARA ESTENOSES EXTENSAS DA URETRA MEMBRANOSA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Amanda Oliveira de Andrades

MAZZANTI, APELIZZARI, Charles; MULLER, D. C. M.; SALBEGO, Fabianao Zanini;ALIEVI, M. M.. PROPOSTA DE UM PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO PÓS-OPERATÓRIO EM CÃES COM AFECCÇÕES ORTOPÉDICAS E NEUROLÓGICAS - ESTUDO PROSPECTIVO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: RAFAEL OLIVEIRA CHAVES

MAZZANTI, AALIEVI, Marcelo Meller; MULLER, D. C. M.;MAURÍCIO VELOSO BRUN; RAISER, Alceu Gapar. EXTRUSÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR SEM PERCEPÇÃO A DOR PROFUNDA EM CÃES SUBMETIDOS À DESCOMPRESSÃO CIRÚRGICA APÓS 48 HORAS. ESTUDO PROSPECTIVO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Graciane Aiello

MAZZANTI, A; SALBEGO, Fabianao Zanini; ARIAS, M. V. B.; BALDISSEROTTO, S. V.; RAISER, Alceu Gapar. MONITORAÇÃO INTRAVENTRICULAR DA PRESSÃO INTRACRANIANA COM SONDA URETRAL ACOPLADA A UM MONITOR EXTERNO EM COELHOS SUBMETIDOS AO MODELO EXPERIMENTAL DE TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO POR BALÃO EPIDURAL E EM CÃES. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabriele maria Callegaro Serafini

PIPPI, N. L.MAZZANTI, A; MULLER, D. C. M.;ALIEVI, M. M.MAURÍCIO VELOSO BRUN. ANÁLISE BIOMECÃNICA DE IMPLANTES ÓSSEOS E A AÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS NA INCORPORAÇÃO DE ENXERTOS EM FALHAS TIBIAIS. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosmarini Passos dos Santos

MAZZANTI, Alexandre; MELO, E.G; RPIGOL, M.;SCHMATZ, R.; RUBIN, M. A.. EFEITO DA MELATONINA E DO MELOXICAN NA NEUROTRANSMISSÃO GLUTAMATÉRGICA, NO PERFIL OXIDATIVO E NOS TESTES COMPORTAMENTAIS DE RATOS SUBMETIDOS À DESMIELINIZAÇÃO EXPERIMENTAL PELO BROMETO DE ETÍDIO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: DIELO VILIBALDO BECKMANN

MAZZANTI, AlexandreMAZZANTI, C MSPANEVELLO, R MSCHETINGER, M R C; OLIVEIRA, D. L.. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COLINESTERASES, DO PERFIL OXIDATIVO E DOS TESTES NEUROLÓGICOS EM RATOS SUBMETIDOS AO MODELO EXPERIMENTAL DE DESMIELINIZAÇÃO NO ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL PELO BROMETO DE ETÍDIO E TRATADOS COM QUERCETINA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: André Vasconcelos Soares

RAISER, A. G.MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisCARREGARO, A. B.; MORAES, Aury Nunes de. EFEITOS HEMODINÂMICOS E METABÓLICOS DE VASOPRESSORES EM CÃES COM HIPOVOLEMIA INDUZIDA, TRATADOS COM SOLUÇÃO HIPERTÔNICA A 7,5% ASSOCIADA AO HIDROXIETILAMIDO 130/0,4. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: MARINA GABRIELA MONTEIRO MORI DA CUNHA

PIPPI, Ney LuisMAURÍCIO VELOSO BRUN; KURIKI, P.S;MAZZANTI, C. M.MAZZANTI, Alexandre. TRANSPLANTE MINIMAMENTE INVASIVO DE CÉLULAS ESTROMAIS MESENQUIMAIS CULTIVADAS DA MEDULA ÓSSEA EM FELINOS COM LESÃO RENAL AGUDA ISQUÊMICA. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Festugatto

MAZZANTI, AlexandreRAISER, A. G.PIPPI, Ney LuisALIEVI, Marcelo Meller; ARIAS, M. V. B.. ARTRODESE ATLANTOAXIAL ASSOCIADA AO ENXERTO HOMÓGENO DE OSSO ESPONJOSO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%, EM OVINOS. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CRIATIANO GOMES

PIPPI, Ney LuisRAISER, A. G.MAZZANTI, Alexandre; CONTESINI, Emerson Antonio; DALECK, Carlos Roberto. ESTABILIZAÇÃO DOS CORPOS MANDIBULARES COM PLACAS DE RECONSTRUÇÃO DE TITÂNIO APÓS MANDIBULECTOMIA EM CÃES. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Charles Pelizzari

MAZZANTI, AlexandreALIEVI, M. M.; La Corte, F.D;RAISER, A. G.MARTINS, V.M.V. CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE DICLOFENACO SÓDICO EM CÃES, SUBMETIDOS À FONOFORESE. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo de Bastos Santos Júnior

PIPP, N. L.;RAISER, A. G.; CONTESINI, Emerson Antonio;MAZZANTI, Alexandre; CARLOS AFONSO DE CASTRO BECK. UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO ADULTAS AUTÓLOGAS COMO ADJUVANTE NO REPARO DE CARTILAGEM ARTICULAR EM TROCLEOPLASTIA EXPERIMENTAL DE CÃES. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: RICARDO POZZOBON

MATOS, R.C; La Corte, F.D;MAZZANTI, Alexandre; FIALHO, S.S; BATISTELLA, M.I. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS, SELETIVOS E NÃO SELETIVOS PARA CICLOXIGENASE-2, SOBE A QUALIDADE DO SÊMEN E PARÂMETROS SANGUÍNEOS (HEMOGRAMA E DE COAGULAÇÃO) DE GARANHÕES PÔNEIS. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Kleber Gomes

MAZZANTI, AlexandreSCHOSSLER, João EduardoALIEVI, Marcelo Meller; CONTESINI, Emerson Antonio; La Corte, F.D. OSTEOSSÍNTESE DIAFISARIA UMERAL EM POMBOS DOMÉSTICO (COLUMBA LIVIA) POR XENOENXERTO, TRATADOS OU NÃO COM LASER ARSENETO DE GALIO (AsGa). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcia Cristina da Silva

GRAÇA, Dominguita LuhersBARROS, C. S. L.; DRIEMEIER, D; SCHILD, A.L;MAZZANTI, Alexandre. DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS EM CÃES NECROPSIADOS NO LABORATÓRIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA DA UFSM. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: FFABIANO ZANINI SALBEGO

RAISER, Alceu Gapar;PIPPI, Ney LuisMAZZANTI, Alexandre; CONTESINI, Emerson Antonio; SILVA FILHO, Antônio de Pádua Ferreira da. CORREÇÃO DE PERDA ÓSSEA EM CÃES POR ENXERTO ÓSSEO AUTÓLOGO E/OU IMPLANTE ÓSSEO HOMÓLOGO CORTICAL CONSERVADO EM GLICERINA A 98% ASSOCIADOS Á INOCULAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS ADULTAS AUTÓGENAS. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em MEDICINA VETERINARIA) - Centro de Ciencias Rurais.

Aluno: GUSTAVO FRASSETO AMENDOLA

RAISER, A. G.MAZZANTI, Alexandre; FAGUNDES, R.B;OLIVEIRA, J. C. D.FARIA, R. X.. DIÁFISES FEMORAIS CANINAS CONSERVADAS EM GLICERINA A 98% OU MEL: ASPECTOS BIOMECÃNICOS, BACTERIOLÓGICOS E MICOLÓGICOS. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josaine Cristina da Silva Rappeti

PIPPI, Ney Luis; CONTESINI, Emerson Antonio;RAISER, A. G.; MORAES, Ewerton Nunes de;MAZZANTI, Alexandre. IMPLANTE DE COSTELA HOMÓLOGA CONSERVADA EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300% OU EM AÇÚCAR IN NATURA NA RECOSNTITUIÇÃO EXPERIMENTAL NA PAREDE TORÁCICA EM GATOS. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciana Dambrósio Guimaraes

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparSCHOSSLER, João Eduardo Wallau; MORAES, Aury Nunes de; SILVA, Antônio de Pádua Ferreira da. Morfina e Butorfanol como medicação pré-anestésica na anestesia com isoflurano em pombos domésticos (Columbia livia). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Taciele Ramos Teixeira de Mello

MAZZANTI, ARAISER, A. G.; PINTO FILHO, S. T.. TRAUMA TORÁCICO EM CÃES E GATOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: José Luciano Bonetti

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS OTITES EXTERNA E MÉDIA. REVISÃO DE LITERATURA E ESTUDO DE SEIS CASOS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Monalisa Ledur

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. DOENÇAS DA CÓRNEA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patricia Silva Vives

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisRAISER, Alceu Gaspar. ABORDAGEM CIRÚRGICA DAS ESOFAGOPATIAS OBSTRUTIVAS EM CÃES E GATOS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Wazlawik

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Fixação Externa. Técnicas, Tipos de Tala e Complicações. Revisão de Literatura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luiz Alberto Jornada Martins

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisRAISER, Alceu Gaspar. Piometrite canina. Revisão de Literatura e Análise de dois Casos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: ANNELISA BARATTO

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisRAISER, Alceu Gaspar. Ruptura do ligamento cruzado cranial. Revisão de Literatura e relato de um caso em gato. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rodrigo Otávio do Canto Cardona

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Prótese Ortopédica Modificada em Equino Submetido á Amputação Distal do Membro Pélvico. Relato de Caso. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nilton Roberto Messerschmidt

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Redução de Fraturas de Rádio. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Veronica Tessari

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Métodos de Reabilitação em Medicina Veterinária. Revisão de Literatura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lucia Maria Cartana Schütz

MAZZANTI, AlexandreMAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney Luis. Queimaduras. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andrea da Costa Freiberger

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Síndrome da dilatação gástrica- volvulo em cães. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Domingos Abino Pereira Sobrinho

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparLOPES, Sônia Terezinha dos Anjos. Anemias hemolíticas do cão e do gato. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Silvane Terezinha Protti

MAZZANTI, AlexandreALIEVI, Marcelo MellerRAISER, Alceu Gaspar. Doença Periodontal em cães e gatos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gilberto Rossi Pradier

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparALIEVI, Marcelo Meller. OVARIECTOMIA EM GATA. PROPOSTA DE UMA VIA LATERNATIVA DE ACESSO PELO FLANCO. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cícero Kaghofer

MAZZANTI, AlexandreSCHOSSLER, João EduardoRAISER, Alceu Gaspar. Osteosíntese de rádio e ulna em cão. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alessandra de Araujo Roll

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisRAISER, Alceu Gaspar. Enfermidade do disco intervertebral no cão. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CARLOS GANDOLFI LIEBERKNECHT

MAZZANTI, AlexandrePIPPI, Ney LuisRAISER, Alceu Gaspar. Avaliação da retina em 50 cães com catarata. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: José Luis Sandoval Márquez

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Megaesôfago em cães. Breve revisão bibliográfica. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Valério Gonzales Ouriques

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney Luis. Ablação lateral do canal auditivo em cães com otite externa. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marco Avendano Mota

MAZZANTI, Alexandre; ANJOS, Sônia Terezinha dos;RAISER, Alceu Gaspar. Mastocitoma em cão. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rodrigo Correa da Rosa

MAZZANTI, Alexandre. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: ROBERTA LINCK PINTO

MAZZANTI, Alexandre. DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - MEDICINA VETERINÁRIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camila Serina Lasta

MAZZANTI, Alexandre. DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roberta Rodrigues de Carvalho

MAZZANTI, Alexandre. DEFESA FORMAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thiago Motter Alberti

MAZZANTI, Alexandre. DEFESA FORMAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabíola Dalmolin

MAZZANTI, AlexandreALIEVI, Marcelo Meller. Relatório de Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Annelise Baratto

MAZZANTI, Alexandre; SILVA, Cândido Fontoura da. Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vanessa Duarte Schreiber

MAZZANTI, Alexandre; SCHOSSLER, Deyla Roséli. Estágio Supervisionado em Medicina Veterinária. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anderson Rodrigues dos Santos

MAZZANTI, Alexandre. Estágio Supervissionado em Medicina Veterinária. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tatiana Rezende

MAZZANTI, Alexandre; TADEU FILHO, Saulo. Estágio Supervissionado em Medicina Veterinária. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Aline Marin

MAZZANTI, Alexandre; RAPETTI, Josaine. Estágio Supervissionado em Medicina Veterinária. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, Alexandre; Carbonera, R; Berto, J.L. INTEGRANTE DA BANCA EXAMINADORA PARA SELEÇÃO DE DOCENTES DO QUADRO DE PROFESSORES EFETIVOS DE CARREIRAS/PORTARIA CPPD 03/2008. 2008. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

MAZZANTI, A; CONTESINI, Emerson Antonio;ALIEVI, Marcelo Meller. Membro da Comissão Examinadora para concurso público para docente em Técnica Cirúrgica Veterinária - UFSM. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, AlexandreSCHOSSLER, João Eduardo; La Corte, F.D. Membro da Comissão Examinadora para concurso público para docente em Anestesiologia Veterinária - UFSM. 2010.

MAZZANTI, AlexandreALIEVI, M. M.; CONTESINI, Emerson Antonio. Presidente da Comissão examinadora para concurso público de docente em Cirurgia Veterinária - UFSM. 2010.

MAZZANTI, AlexandreSCHOSSLER, João Eduardo WallauRAISER, A. G.. Presidente da Comissão Examinadora para seleção de Professor Substituto em Técnica Cirúrgica - UFSM. 2010.

RAISER, Alceu GasparPIPPI, Ney LuisMAZZANTI, Alexandre. Comissão Examinadora de Seleção Pública - Professor Substituto. 2007. Centro de Ciencias Rurais.

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu GasparSCHOSSLER, João Eduardo. PARTICIPAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA PARA CONCURSO PÚBLICO EM TECNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

SILVA, Cândido Fontoura da;MAZZANTI, AlexandreLOPES, Sônia Terezinha Anjos. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA AREA DE CLÍNICA MÉDICA. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, Alexandre; RAISER, Alceu Gaspara;SCHMIDT, Claudete. Membro Titular da Comissão Examinadora para Seleção Pública para Professor Substituta. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, AlexandreRAISER, Alceu Gaspar; SILVA, Cândido Fontoura da. Participação como Membro da Comissão Examinadora para Seleção Pública de Professor Substituto. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, A; MULLER, D. C. M.; PINTO FILHO, S. T.. Participação de Seleção Pública para Professor Substituto em Patologia Veterinária. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, A; PACHECO, R. C.; CORREA, M. N.; MELO, C. B.; ALFIERI, A. A.; TABOGA, S. R.. Coordenador da Comissão de Análises e Julgamento do Prêemio Capes de Teses. 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

MAZZANTI, AlexandreMAURÍCIO VELOSO BRUNSCHOSSLER, João Eduardo. COMISSÃO EXAMINADORA DA SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE TÉCNICA CIRÚRGICA ANIMAL. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

MAZZANTI, Alexandre. Comitê Institucional do PIBIC. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

LOPES, Sônia Terezinha Anjos; RAISER, Alceu Gapar;MAZZANTI, Alexandre. COMISSÃO EXAMINADORA PARA RECONHECIMENTO DE TÍTULO OBTIDO POR LUCIANA MARIA FONTANARI KRAUSE NA FACULDADE DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LUDWIG MAXIMILIAN DE MUNIQUE - ALEMANHA. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

LOPES, Sônia Terezinha Anjos; RAISER, Alceu Gapar;MAZZANTI, Alexandre. COMISSÃO EXAMINADORA PARA RECONHECIMENTO DE TÍTULO OBTIDO POR ALEXANDRE KRAUSE NA FACULDADE DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LUDWIG MAXIMILIAN DE MUNIQUE - ALEMANHA. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

Orientou

PRISCILA INÊS FERREIRA

Influencia do colo femoral residual na marcha após artroplastia excisional de cabeça e colo femoral em cães; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Julya Nathalia Chaves

Diferentes protocolos quimioterápicos em gatos com linfoma espinhal; Início: 2024; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luiza Tonietto Mangini

Efeitos Analgésicos da Cetamina e Lidocaína em cães com dor cervical; Início: 2024; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Fernanda Iensen Farencena

CURVA TENSIONAL OCULAR FISIOLÓGICA DIÁRIA E PROPOSIÇÃO DA MINI CURVA CORRELACIONADAS COM OS NÍVEIS CIRCADIANOS DE CORTISOL SANGUÍNEO EM CÃES; Início: 2023; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Júlia da Silva Rauber

Desenvolvimento de nanocápsulas poliméricas para melhorar a eficácia do canabidiol: caracterização, farmacocinética e avaliação in vivo; Início: 2022; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

MATHIAS REGINATTO WRZESINSKI

CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DO ÁCIDO TRANEXÂMICO EM BOLUS SEGUIDO DE INFUSÃO CONTÍNUA COM DIFERENTES DOSES EM CÃES; Início: 2021; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Julya Nathalya Felix Chaves

TAXA E TEMPO DE RECUPERAÇÃO NEUROLÓGICA DE GATOS COM LINFOMA EPIDURAL TRATADOS COM QUIMIOTERAPIA; 2024; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

CAROLINA FRANCISCA GIRARDON RODRIGUES

TEMPO DE RETORNO À DEAMBULAÇÃO DE CÃES PARAPLÉGICOS SEM DOR PROFUNDA SUBMETIDOS À CIRURGIA DESCOMPRESSIVA E FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO; 2023; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Júlia da Silva Rauber

Influência da fisioterapia na recuperação motora de cães paraplégicos sem nociceção submetidos a hemilaminectomia toracolombar; 2022; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

MATHIAS REGINATTO WRZESINSKI

HIPERESTESIA ESPINHAL FOCAL COMO FATOR PROGNÓSTICO EM CÃES PARAPLÉGICOS SEM DOR PROFUNDA SUBMETIDOS À HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR; 2021; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Ana Caroline Colvero

Doenças Neurológicas e Ortopédicas em cães e gatos submetidos a fisioterapia:384 casos; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

MARCELO LUIS SCHWAB

CONTRIBUIÇÕES NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL CERVICAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Licia Flavia Silva Herculano

Influência da recuperação anestésica completa entre mielografia e cirurgia nas complicações transoperatórias de cães submetidos à hemilaminectomia toracolombar; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

DÊNIS ANTONIO FERRARIN

PROTOCOLOS ANALGÉSICOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL (HANSEN TIPO I) SUBMETIDOS À HEMILAMINECTOMIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Angel Ripplinger

EFEITOS ADVERSOS DA MORFINA, METADONA E TRAMADOL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES SUBMETIDOS À CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Dakir Nilton Polidoro Neto

LIQUIDO CEREBROESPINHAL EM CÃES COM DOENÇA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Raquel Baumhardt

TRATAMENTO CLINICO DE CÃES COM DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO DE DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

RAFAEL OLIVEIRA CHAVES

DOENÇAS NEUROLÓGICAS EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, RS:1184 CASOS (2006-2013); 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Amanda Oliveira de Andrades

AQUECIMENTO GERADO PELO ULTRASSOM EM PLACA ÓSSEA METÁLICA NO FÊMUR DE CADÁVERES CANINOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Graciane Aiello

PREDNISONA E MELOXICAM NO TRATAMENTO DE RATOS SUBMETIDOS A TRAUMA AGUDO DA MEDULA ESPINHAL; 2012; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Rosmarini Passos dos Santos

EFEITO DA TEMPERATURA DE POLIMERIZAÇÃO DA RESINA ACRÍLICA ODONTOLÓGICA NA MEDULA ESPINHAL DE RATOS; 2011; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Larissa Berté

IMOBILIZAÇÃO ARTIULAR REMOVÍVEL EM CÃO SUBMETIDO A TENORRAFIA PATELAR; 2011; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Giancarlo Santini de Souza

INFLUÊNCIA DA MANIPULAÇÃO CIRÚRGICA NOS SINAIS NEUROLÓGICO E MIELOGRÁFICO PÓS-HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR EM CÃES; 2010; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Diego Vilibaldo Beckmann

INFLUÊNCIA DA MUSCULATURA EPAXIAL NA FIBROSE EPIDURAL E NA COMPRESSÃO MEDULAR EM CÃES SUBMETIDOS À LAMINECTOMIA DORSAL MODIFICADA; 2009; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Rafael Festugatto

OSSO ESPONJOSO AUTÓGENO OU HOMOGENO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA ARTRODESE ATLANTOAXIAL EM CÃES; 2008; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Charles Pelizzari

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR DE MÉDIA FREQÜÊNCIA EM CÃES COM ATROFIA MUSCULAR INDUZIDA; 2007; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Soraia Figueiredo de Souza

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES SUBMETIDOS Á IMOBILIZAÇÃO RÍGIDA TEMPORÁRIA DA ARTICULAÇÃO FEMOR-TÍBIO-PATELAR; 2006; 78 f; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

ERIKA FONSECA DE TOLEDO

ABLAÇÃO CIRÚRGICA DOS BULBOS OLFATÓRIOS EM COELHOS: MODELO PARA ESTUDO DA PATOGENIA DE INFECÇÕES POR VÍRUS NEUROTRÓPICOS; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Fabiano Zanini Salbego

SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM CÃES COM SEGMENTO TENOPATELAR HOMÓGENO CONSERVADO SUBMETIDO OU NÃO A DIFERENTES MÉTODOS DE FISIOTERAPIA; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

Rodrigo Otávio do Canto Cardona

O USO DE SEGMENTO DE TENDÃO EXTENSOR DIGITAL COMUM HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA RAFIA TENDÍNEA DE EQUINOS; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

Adamas Tassinari Bonfada

CIRURGIA TORÁCICA VIDEOASSISTIDA SEM INTUBAÇÃO SELETIVA COM ACESSO MODIFICADO PARA SUTURA DO ESÕFAGO CAUDAL EM CÃES; 2005; Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

Mathias Reginatto Wrzesisnki

COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À COLHEITA DO LÍQUIDO CEREBROESPINHAL E À MIELOGRAFIA EM CÃES; 2025; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Raquel Baumhardt

CONTRIBUIÇÕES NO DIAGNÓSTICO RADIOGRÁFICO E NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO DE AFECÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL EM CÃES; 2024; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Marcelo Luís Schwabb

COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À COLHEITA DO LÍQUIDO CEREBROESPINHAL E À HEMILAMINECTOMIA ASSOCIADA À FENESTRAÇÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃES; 2023; Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

MARCO AURÉLIO AVENDANO MOTTA

ESTUDO SOBRE PROGNÓSTICO NAS AFECÇÕES DA MEDULA ESPINHAL EM CÃO; 2023; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

DÊNIS ANTONIO FERRARIN

CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DO ÁCIDO TRANEXÂMICO EM BOLUS SEGUIDO DE INFUSÃO CONTÍNUA COM DIFERENTES DOSES EM CÃES; 2022; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Angel Ripplinger

CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃES; 2021; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Desydere Trindade Pereira

CONTRIBUIÇÕES CIRÚRGICAS NAS AFECÇÕES TRAUMÁTICAS DA MEDULA ESPINHAL E CAUDA EQUINA EM CÃES; 2019; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

RAFAEL OLIVEIRA CHAVES

TRATAMENTO CLÍNICO OU CIRÚRGICO EM CÃES COM EXTRUSÃO DE DISCO (HANSEN TIPO I) TORACOLOMBAR; 2017; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Amanda Oliveira de Andrades

FISIOTERAPIA EM CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL (HANSEN TIPO I) TORACOLOMBAR SUBMETIDOS À DESCOMPRESSÃO CIRÚRGICA; 2017; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Graciane Aiello

DOENÇAS TÁLAMO-CORTICAIS; ANÁLISE RETROSPECTIVA EM CÃES E TRAUMA EXPERIMENTAL EM COELHOS; 2016; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Patrícia Silva Vives Cargnelutti

Transposição uretral pré-púbica em cães; estudo experimental e clínico; 2016; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, ; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Rosmarini Passos dos Santos

DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL, CINOMOSE E NEOPLASMA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM CÃO: 208 CASOS (2003-2014); 2014; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Diego Vilibado Beckmann

CONTRIBUIÇÕES NO TRATAMENTO DE DOENÇAS DESMIELINIZAÇÃO: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS E RETROSPECTIVOS EM CÃO; 2013; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Rafael Festugatto

CONTRIBUIÇÕES CIRÚRGICAS EM CÃES COM INSTABILIDADE ATLANTOAXIAL; 2012; Tese (Doutorado em MEDICINA VETERINARIA) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Mazzanti;

ALEXANDRE SA SILVA POLYDORO

ESTUDO IN VIVO E IN VITRO DA ADMINISTRAÇÃO SUBARACNÓIDE DE OPIÓIDES HIPERBÁRICOS EM EQUINOS; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

GUSTAVO FRASSETO AMENDOLA

DIÁFISES FEMORAIS CANINAS CONSERVADAS EM GLICERINA A 98% OU MEL: ASPECTOS BIOMECÃNICOS, BACTERIOLÓGICOS E MICOLÓGICOS; 2007; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

Liege Georgia Andrioli Martins

VENTRICULECTOMIA PARCIAL EM CÃES: CONTROLE PÓS-OPERATÓRIO POR VIDEOTORACOSCOPIA; 2005; Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Mazzanti;

MAIRA SCHEID

DOENÇA VESTIBULAR PERIFÉRICA E NEUROPATIA DO TRIGÊMEO SECUNDÁRIAS A OSTEOSSARCOMA MANDIBULAR EM CÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

ANNELISA BARATTO

RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL:REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE UM CASO EM GATO; 2004; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Marlova Bardini Klohn

TRAUMATISMO AGUDO DA MEDULA ESPINHAL: REVISÃO DE LITERATURA; 2004; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Luiz Alberto Jornada Martins

PIOMETRITE CANINA; REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE DOIS CASOS; 2004; 62 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

José Luciano Bonetti

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS OTITES ESTENA E MÉDIA: REVISÃO DE LITERATURA E ESTUDO DE SEIS CASOS; 2004; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Alexandre Wazlawik

FIXAÇÃO ESQUELÉTICA EXTERNA; UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA; 2004; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Rodrigo Otávio do Canto Cardona

PRÓTESE ORTOPÉDICA MODIFICADA EM EQUINO SUBMETIDO A AMPUTAÇÃO DISTAL DO MEMBRO PÉLVICO; RELATO DE CASO; 2004; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Monalisa Ledur

Doenças da Córnea; 2004; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Veronica Tessari

MÉTODOS DE REABILITAÇÃO VETERINÁRIA; REVISÃO DE LITERATURA; 2004; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Gisele Mazuim da Silva

Fisioterapia e Reabilitação em Medicina Veterinária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Ana Paula Mota Faleiro

CLÍNICA CIRÚRGICA E REABILITAÇÃO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

DIEGO BROLO MARTINS

Cirurgia de Pequenos Animais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Liz Andréia Comis Berguemaier

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária; 2003; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Erika Toledo da Fonseca

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária; 2003; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Gabriela Marangon

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária; 2003; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Daniela Stieven

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária; 2003; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Fabiano Zanini Salbego

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária; 2003; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

MATHIAS REGINATTO WRZESINSKI

EXTRUSÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR EM CÃES SEM PERCEPÇÃO A DOR PROFUNDA SUBMETIDOS À DESCOMPRESSÃO CIRÚRGICA APÓS 48 HORAS; ESTUDO PROSPECTIVO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Ana Caroline Teixeira Colvero

Proposta de um modelo de aferição da pressão intracraniana em trauma cranioencefálico: estudo experimental em coelhos e clínico em cães; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

PRISCILLA DCARLA FERREIRA

Proposta de um modelo de aferição da pressão intracraniana em trauma cranioencefálico: estudo experimental em coelhos e clínico em cães; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Mateus Macagnan

Efeito do meloxicam e da melatonina no tratamento de ratos submetidos ao trauma agudo da medula espinhal: ensaio enzimático, clínico e histopatológico; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Nathália Franco

Efeito do meloxicam e da melatonina no tratamento de ratos submetidos ao trauma agudo da medula espinhal: ensaio enzimático, clínico e histopatológico; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Roberto Carlim dos Santos

Efeito do meloxicam e da melatonina no tratamento de ratos submetidos ao trauma agudo da medula espinhal: ensaio enzimático, clínico e histopatológico; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Anieli Luize Pohl

PREDNISONA E MELOXICAM NO TRATAMENTO DE RATOS SUBMETIDOS A TRAUMA NA MEDULA ESPINHAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Natália Fantinel de Mattos

IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

TAIS DE FREITAS MIRANDA

INFLUÊNCIA DA MANIPULAÇÃO CIRÚRGICA NOS SINAIS NEUROLÓGICO E MIELOGRÁFICO PÓS-HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR EM CÃES; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Angel Ripplinger

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COLINESTERASES, DO PERFIL OXIDATIVO E DOS TESTES NEUROLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS EM RATOS SUBMETIDOS AO MODELO EXPERIMENTAL DE DESMIELINIZAÇÃO NO ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL PELO BROMETO DE ETÍDIO E TRATADOS COM QUERCETINA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Josiane de Oliveira Marques

EFEITO DA TEMPERATURA DE POLIMERIZAÇÃO DA RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL NA MEDULA ESPINHAL DE RATOS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Veronica Metz Weber

IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Angel Ripplinger

O EMPREGO DA CORRENTE DE MÉDIA FREQÜÊNCIA (RUSSA) NO QUADRÍCEPS FEMORAL DE CÃES COM ATROFIA MUSCULAR; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Dakir Polidoro Neto

INFLUÊNCIA DA FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE CÃES COM RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE ESTABILIZAÇÃO CIRÚRGICA DA ARTICULAÇÃO FEMORO-TÍBIO-PATELAR; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Raquel Baumhardt

FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE CÃES COM RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Dakir Polidoro Neto

OSSO ESPONJOSO AUTÓGENO OU HOMOGENO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA ARTRODESE ATLANTOAXIAL EM CÃES; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Desydere Trindade Pereira

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR DE MÉDIA FREQÜÊNCIA EM CÃES COM ATROFIA MUSCULAR INDUZIDA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

MARINA MORI DA CUNHA

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES SUBMETIDOS Á IMOBILIZAÇÃO RÍGIDA TEMPORÁRIA DA ARTICULAÇÃO FEMORO-TÍBIO-PATELAR; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Diego Vilibaldo Beckmann

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR DE BAIXA FREQÜÊNCIA EM CÃES SUBMETIDOS À ATROFIA MUSCULAR INDUZIDA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Mazzanti;

Produções bibliográficas

  • RECCE, ALDANA BELÉN ; MANGINI, LUIZA TONIETTO ; MALVESSI, VITÓRIA CHESINI ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE ; Mazzanti, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo . Collision tumor of myeloma and infiltrative lipoma in the canine spine. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE , v. 191, p. 105688, 2025.

  • Chaves, J.N.F ; RAUBER, J. S. ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, MARCELO LUÍS ; WRZESINSKI, M. R. ; Beckmann, Diego V. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Neurological Recovery in 14 Cats With Epidural Lymphoma Treated With Chemotherapy. Veterinary and Comparative Oncology , v. 23, p. 13061, 2025.

  • FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, MARCELO LUÍS ; WRZESINSKI, M. R. ; RAUBER, JÚLIA DA SILVA ; Chaves, J.N.F ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Estimated intraoperative blood loss in dogs undergoing hemilaminectomy and intervertebral disc fenestration. CIENCIA RURAL , v. 54, p. e20230249, 2024.

  • RAUBER, JÚLIA DA SILVA ; CHAVES, JULYA NATHALYA FELIX ; WRZESINSKI, MATHIAS REGINATTO ; SEKITA, AMANDA MIWA TAKAMORI ; SOARES, THAIS DA SILVA ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Mazzanti, Alexandre . Physiotherapy in the Recovery of Paraplegic Dogs without Nociception Due to Thoracolumbar Intervertebral Disc Extrusion Treated Surgically. ANIMALS , v. 14, p. 2648, 2024.

  • RAUBER, JÚLIA SILVA ; WRZESINSKI, MATHIAS REGINATTO ; CHAVES, JULYA NATHALYA FELIX ; SEKITA, AMANDA MIWA TAKAMORI ; OLIVEIRA, MIGUEL DEWES ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Mazzanti, Alexandre . Encephalic and spinal subdural empyema secondary to a puncture wound on the skull of a dog with late neurological signs. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 52, p. 1-5, 2024.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; FLORES, MARIANA MARTINS ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE ; OLIVEIRA, M. . Neurocryptococcosis in dogs and cats: anatomopathological and fungal morphological aspects in a case series. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 44, p. e07447, 2024.

  • SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. ; RAUBER, J. S. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Complicações associadas à hemilaminectomia toracolombar e fenestração de disco intervertebral: estudo prospectivo em 64 cães.. CIÊNCIA RURAL , v. 53, p. e20220400, 2023.

  • RIPPLINGER, A ; Aiello, G ; Beckmann, Diego V. ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; RAUBER, J. S. ; BAUMHARDT, R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Functional outcome in dogs undergoing hemilaminectomy for thoracolumbar disc extrusion but without nociception > 96 h: A prospective study. VETERINARY JOURNAL , v. 13, p. 105951, 2023.

  • FERRARIN, DÊNIS ANTONIO ; SCHWAB, MARCELO LUÍS ; WRZESINSKI, MATHIAS REGINATTO ; RAUBER, JÚLIA DA SILVA ; CHAVES, JULYA NATHALYA FELIX ; RIPPLINGER, ANGEL ; Mazzanti, Alexandre . TRANEXAMIC ACID IN REDUCING INTRAOPERATIVE BLEEDING IN DOGS UNDERGOING THORACOLUMBAR AND LUMBAR HEMILAMINECTOMY AND INTERVERTEBRAL DISC FENESTRATION. Topics in Companion Animal Medicine , v. 58, p. 100820, 2023.

  • Motta, M.A.A ; RAUBER, JÚLIA DA SILVA ; REGINATTO WRZESINSKI, MATHIAS ; Chaves, J.N.F ; Beckmann, Diego V. ; MAZZANTI, Alexandre . Adenocarcinoma de saco anal com metástase vertebro-medular em um Cocker Spaniel. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 51, p. 884, 2023.

  • BAUMHARDT, R. ; WRZESINSKI, M. R. ; SCHWAB, MARCELO LUÍS ; RAUBER, J. S. ; Mazzanti, A. . Cães com Extrusão de Disco Intervertebral Toracolombar - Estudo Dinâmico em Mielografia. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 51, p. 1931, 2023.

  • COLVERO, A. C. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; MAZZANTI, Alexandre . Physical therapy modalities in the rehabilitation of cats (Felis catus) with neurological and orthopedic conditions. CIÊNCIA RURAL , v. 52, p. e20200822, 2022.

  • WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; SCHAMALL, R. ; Mazzanti, A. . Focal spinal hyperesthesia as a prognostic factor in paraplegic dogs without deep pain perception. PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 42, p. 1-6, 2022.

  • WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; Beckmann, Diego V. ; FERRARIN, D. A. ; RAUBER, J. S. ; Mazzanti, A. . Complications after cerebrospinal fluid collection in dogs with brain neoplasm. PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 42, p. 1-6, 2022.

  • RIPPLINGER, A ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; FLORES, M. ; KOMMERS, Glaucia ; Mazzanti, A. . Muscular and collagenous cerebellar choristoma in a dog. Journal of Veterinary Science , v. 23, p. e30-e30, 2022.

  • HERCULANO, LÍCIA FLÁVIA SILVA ; RIPPLINGER, A ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; RAUBER, J. S. ; VACCARIN, CHARLINE VANESSA ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Analgesia pós-operatória com Fentanil transdérmico ou metadona intramuscular em cães submetidos à hemilaminectomia toracolombar. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 50, p. 1-7, 2022.

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RAUBER, J. S. ; FLORES, M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Empiema epidural espinhal em gato com suspeita de linfoma em canal vertebral. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 50, p. 834-834, 2022.

  • SCHWAB, MARCELO LUÍS ; FERRARIN, DÊNIS ANTONIO ; REGINATTO WRZESINSKI, MATHIAS ; RAUBER, JÚLIA DA SILVA ; RIPPLINGER, ANGEL ; LAMEGO, ERYCA CEOLIN ; FLORES, MARIANA MARTINS ; Mazzanti, Alexandre . Clinical and Histopathological Findings of Hemorrhagic Progressive Myelomalacia after Lumbar Tap in 2 Dogs: Case Report. Topics in Companion Animal Medicine , v. 50, p. 100681-100681, 2022.

  • FERRARIN, D. A. ; Polidoro Neto, D ; WRZESINSKI, M. R. ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; SILVA, M.C ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, Alexandre . Extradural Synovial Cyst of the CervicalSpine in a Saint Bernard. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 48, p. 513-517, 2021.

  • WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; SILVA, M.C ; MAZZANTI, Alexandre . Aspectos clínicos, manejo alimentar e evolução clínica de um gato com distrofia muscular hipertrófica felina. CIENCIA RURAL , v. 52, p. e20200974, 2021.

  • FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . The need for opioid in the postoperative analgesia of dogs submitted to hemilaminectomy due to intervertebral disc extrusion. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 41, p. e06825, 2021.

  • HERCULANO, LÍCIA FLÁVIA SILVA ; PASINI, JESSIKA SCHOPF ; GALINDO, VICTOR REIS ; VACCARIN, CHARLINE VANESSA ; Mazzanti, Alexandre ; SOARES, ANDRÉ VASCONCELOS . Evaluation of transanesthetic complications comparing epidural versus analgesic continuous infusion in dogs submitted to neurosurgeries. PUBVET (LONDRINA) , v. 15, p. 1-6, 2021.

  • LUGOCH, G. ; GOSS, G. C. ; VIANA, D. A. M. ; Mazzanti, A. ; Beckmann, Diego V. . Estabilização cirúrgica da coluna vertebral cervical em ovino. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 49, p. 618-624, 2021.

  • ROSSI-FELICIANO, MARCUS ANTÔNIO ; KRETZER-CARNEIRO, RAFAEL ; KNIPHOFF DA CRUZ, IGOR CEZAR ; MORAES-PEREIRA, TAINARA ; POZZOBON, RICARDO ; RIPPLINGER, ANGEL ; Mazzanti, Alexandre ; LIE YAMAUCHI, CAMILA ; JAQUES RAMOS, DENISE ; RIBEIRO GUSMAN, LAURA MAGALHÃES . Ultrasonographic detection of meningoencephalitis in a dog. Revista MVZ Cordoba , v. 26, p. e2218, 2021.

  • BAUMHARDT, R. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; Aiello, G ; SCHWAB, M. L. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Clinical management of dogs with presumptive diagnosis of thoracolumbar intervertebral disc disease: 164 cases (2006-2017). PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 40, p. 55-60, 2020.

  • BAUMHARDT, R. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; Mazzanti, Alexandre . Clinical management of dogs with presumptive diagnosis of cervical intervertebral disc disease: 78 cases (2006-2017). PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 40, p. 176-180, 2020.

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; WRZESINSKI, M. R. ; Mazzanti, Alexandre . Proposta de sequenciamento das projeções mielográficas na identificação de compressão da medula espinhal em cães com doença do disco intervertebral cervical. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 72, p. 1206-1212, 2020.

  • RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; FLORES, M. ; Mazzanti, Alexandre . Aortic thrombosis in a dog with chronic lymphocytic leukemia. CIENCIA RURAL , v. 50, p. 1-6, 2020.

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; Mazzanti, Alexandre . Ventral slot in the clinical recovery of dogs with lateralized compression as a result of cervical intervertebral disc disease (2008-2018). CIENCIA RURAL , v. 50, p. 1-7, 2020.

  • COLVERO, A. C. ; FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; Mazzanti, Alexandre . Physical therapy treatment in the functional recovery of dogs submitted to head and femoral neck ostectomy: 20 cases. CIENCIA RURAL , v. 50, p. 1-8, 2020.

  • COLVERO, A. C. ; RAUBER, J. S. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Doenças neurológicas e ortopédicas em cães e gatos submetidos à fisioterapia. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 48, p. 1-8, 2020.

  • RIPPLINGER, A ; WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; RAUBER, J. S. ; Aiello, G ; MAZZANTI, Alexandre . Extrusão de disco intervertebral intradural em um cão. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 48, p. 1-5, 2020.

  • PASINI, JÉSSIKA SCHOPF ; HERCULANO, LÍCIA FLÁVIA SILVA ; GALINDO, VICTOR REIS ; SOARES, ANDRÉ VASCONCELOS ; Mazzanti, Alexandre . Avaliação das pressões arterial média femoral e auricular no transoperatório de cães submetidos a neurocirurgias. PUBVET (LONDRINA) , v. 14, p. 1-4, 2020.

  • ARECO, W. C. ; SILVA, T. ; MELO, S. ; SILVA, M.C ; FIGHERA, RAFAEL ALMEIDA ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; KOMMERS, Glaucia . Graduação histológica e aspectos clinico-patológicos em 22 meningioma de cães. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 751-761, 2019.

  • CHAVES, R. O. ; COPAT, B. ; FERANTI, J. P. S. ; França, Raqueli T. ; RIPPLINGER, A ; FIGHERA, R. A. ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE ; Mazzanti, A. . NEOPLASIAS ENCEFÁLICAS EM 40 CÃES: ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E PATOLÓGICOS. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 734-740, 2019.

  • ANDRADES, A. O. ; RIPPLINGER, A ; Aiello, G ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; SCHNEIDER, L. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Fisioterapia em centro especializado ou domiciliar na recuperação funcional e qualidade de vida de cães paraplégicos sem dor profunda por doença do disco intervertebral (Hansen tipo I) toracolombar submetidos à cirurgia descompressiva.. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 1656-1663, 2019.

  • Aiello, G ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; FLORES, M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . A rare retrobulbar and chiasmal meningioma in a dog. CIENCIA RURAL , v. 49, p. e20180970, 2019.

  • PEREIRA, D. T. ; SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; RAUBER, J. S. ; SIMON, S. ; Aiello, G ; Mazzanti, A. . Fraturas e Luxações Veterebrais. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 47, p. 1-7, 2019.

  • CHAVES, R. O. ; França, Raqueli T. ; COPAT, B. ; SILVA, A. P. ; FERANTI, J. P. S. ; Mazzanti, A. . DOENÇAS NEUROLÓGICAS EM GATOS: 155 CASOS. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 107-112, 2018.

  • RIPPLINGER, A ; Aiello, G ; CHAVES, R. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Polidoro Neto, D ; SOARES, A. V. ; MAZZANTI, Alexandre . EFEITOS ADVERSOS DA MORFINA, METADONA E TRAMADOL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES SUBMETIDOS A CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL: 180 CASOS (2011-2016). PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 1431-1437, 2018.

  • CARGNELUTTI, P. S. V. ; RAUSCH, S. ; BRAGA, Fabrício Aigony ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Viabilidade da técnica de transposição uretral pré-púbica mediante secção peniana em cadáveres de cães. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 70, p. 1069-1079, 2018.

  • Polidoro Neto, D ; CHAVES, R. O. ; SCHWAB, M. L. ; RIPPLINGER, A ; Aiello, G ; FERRARIN, D. A. ; MAZZANTI, Alexandre . Análise do líquido cerebroespinhal de três doenças do sistema nervoso central de cães. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 38, p. 1649-1655, 2018.

  • ANDRADES, A. O. ; Aiello, G ; RIPPLINGER, A ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; Mazzanti, A. . Modalidades fisioterapêuticas na reabilitação de cães com doença do disco intervertebral toracolombar submetidos à cirurgia descompressiva: 30 casos (2008-2016). ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 70, p. 1089-1098, 2018.

  • CARVALHO, F. B. ; RIPPLINGER, A ; Beckmann, Diego V. ; Aiello, G ; Thomé, G.R ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Quercetin treatment regulates the Na+,K+-ATPase activity, peripheral cholinergic enzymes and oxidative stress in a rat model of demyelination. NUTRITION RESEARCH , v. 55, p. 45-56, 2018.

  • CHAVES, R. O. ; Polidoro Neto, D ; COPAT, B. ; GOMES, L. A. ; FERANTI, J. P. S. ; Mazzanti, A. . Avaliação clínica de cães com doença do disco intervertebral (Hansen tipo I) submetidos à descompressão cirúrgica - 110 casos. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 37, p. 835-839, 2017.

  • Aiello, G ; ADRADES, A. O. ; RIPPLINGER, A ; CHAVES, R. O. ; SOARES, A. V. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Sonda uretral flexível como método alternativo para aferição invasiva da pressão intracraniana em trauma cranioencefálico induzido em coelhos. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 69, p. 1551-1559, 2017.

  • CARGNELUTTI, P. S. V. ; RAPETTI, Josaine ; BRAGA, Fabrício Aigony ; RAUSCH, S. ; Mazzanti, A. . Transposição e anastomose uretral pré-púbica em um cão macho com estenose extensa da uretra intrapélvica. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 69, p. 1331-1334, 2017.

  • RIPPLINGER, A ; CHAVES, R. O. ; Polidoro Neto, D ; LUZ, F. ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE ; FIGHERA, RAFAEL ALMEIDA ; Mazzanti, A. . NEUROMIOPATIA ISQUÊMICA EM CINCO CÃES (2008-2016). PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA , v. 37, p. 971-976, 2017.

  • Aiello, G ; CHAVES, R. O. ; Polidoro Neto, D ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, Alexandre . Aspectos terapêuticos de cães com diagnóstico presuntivo de epilepsia idiopática. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 45, p. 1453, 2017.

  • CHAVES, R. O. ; SCHWAB, M. L. ; RIPPLINGER, A ; COPAT, B. ; Aiello, G ; FERRARIN, D. A. ; FLORES, M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . DOENÇA VESTIBULAR CENTRAL POR INFARTO SECUNDÁRIO A HIPOTIREOIDISMO EM CÃO. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE (ONLINE) , v. 45, p. 1-4, 2017.

  • Polidoro Neto, D ; CORREA, L. F. D. ; Santos, Rosmarine P. ; Aiello, G ; CHAVES, R. O. ; BAUMHARDT, R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . EXTRUSÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL CAUDAL (COOCÍGEA) EM UM BASSET HOUND: PRIMEIRO RELATO DE CASO. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 69, p. 1485-1490, 2017.

  • CHAVES, R. O. ; COPAT, B. ; FIGHERA, R. ; FERANTI, J. P. S. ; MULLER, D. C. M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . ASTROCITOMA GEMISTOCITICO MEDULAR EM CÃO - RELATO DE CASO. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 68, p. 1-6, 2016.

  • CHAVES, R. O. ; COPAT, B. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, Alexandre . Embolismo fibrocartilaginoso associado à extrusão do disco intervertebral em cão. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 44, p. 1-4, 2016.

  • FREITAS, I. ; MARKS, A. ; RAISER, Alceu Gaspar ; IBANEZ, J. F. ; MAZZANTI, Alexandre . Surgical Correction of Esophageal Stenosis by Right Aortic Arch Persistence in Two Cats. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 44, p. 1-4, 2016.

  • CHAVES, R. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; COPAT, B. ; FERANTI, J. P. S. ; Mazzanti, A. . MENINGIOMA ENCEFÁLICO EM CÃES. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 44, p. 1-5, 2016.

  • CHAVES, R. O. ; FERANTI, J. P. S. ; COPAT, B. ; França, Raqueli T. ; Mazzanti, Alexandre . PARALISIA FACIAL SECUNDÁRIA A HIPOTIREOIDISMO EM CÃO. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 44, p. 1-4, 2016.

  • Berté, L ; CHAVES, N. S. T. ; KREBS, T. ; POHL, V. ; Mazzanti, A. . IMOBILIZADOR ARTICULAR AJUSTÁVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A TENORRAFIA PATELAR. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 44, p. 1-8, 2016.

  • CHAVES, R. O. ; ANDRADES, A. O. ; SILVA, A. P. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Poliartrite em cães - 27 casos (2007-2013). Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 45, p. 533-539, 2015.

  • Aiello, G ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; ANDRADES, A. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarini Passos . PREDNISONA E MAXICAN NO TRATAMENTO DE RATOS SUBMETIDOS AO TRAUMA AGUDO DE MEDULA ESPINHAL. Ciência Rural , v. 45, p. 124-130, 2015.

  • TOCHETTO, CAMILA ; ROSA, FÁBIO BRUM ; SANTOS, ROSMARINI PASSOS DOS ; Mazzanti, Alexandre ; FIGHERA, RAFAEL ALMEIDA ; KOMMERS, GLAUCIA DENISE . Myelopathy associated with cervical epidural spinal metastasis of follicular-compact thyroid carcinoma in two dogs. Ciência Rural , v. 45, p. 1487-1491, 2015.

  • CHAVES, R. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; FERANTI, J. P. S. ; COPAT, B. ; CORREA, L. F. D. ; FABRE, A. K. ; MULLER, D. C. M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . SÍNDROME DO TREMOR RESPONSIVO AO CORTICOSTERÓIDE EM CÃES. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 43, p. 1-4, 2015.

  • CHAVES, R. O. ; FABRETTI, A. K. ; FERANTI, J. P. S. ; OLIVEIRA, M. T. ; ELIAS, B. C. ; GOMES, L. A. ; Mazzanti, Alexandre . HIDROCEFALIA CONGENITA EM CÃES. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 45, p. 5-9, 2015.

  • CHAVES, R. O. ; FERANTI, J. P. S. ; Polidoro Neto, D ; COPAT, B. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . EXTRUSÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL MULTIFOCAL EM CÃO. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 43, p. 1-4, 2015.

  • CHAVES, R. O. ; FABRETTI, A. K. ; FERANTI, J. P. S. ; MULLER, D. C. M. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . MENINGITE POR ASPERGILOSE SECUNDÁRIA A OTITE INTERNA E MÉDIA EM UM GATO. MEDVEP. Revista Científica de Medicina Veterinária. Pequenos Animais e Animais de Estimação , v. 12, p. 1-5, 2015.

  • FLORES, M. ; PEREIRA, P. R. ; MAZZANTI, Alexandre ; KOMMERS, Glaucia ; FIGHERA, R. A. . ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E ANATOMOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO POR ACETURATO DE DIMINAZENO EM CÃES. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 34, p. 667-674, 2014.

  • Berté, L ; SALBEGO, Fabianao Zanini ; BAUMHARDT, R. ; Polidoro Neto, D ; SILVA, G. M. ; WEILLER, M. A. ; Santos, Rosmarine P. ; BORGES, C. V. ; MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA APÓS SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL POR SEGMENTO TENO-ÓSSEO HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% EM CÃES. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 42, p. 1-8, 2014.

  • BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CARVALHO, F. B. ; SANTOS, Rosmarine Passos ; ADRADES, A. O. ; Aiello, G ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, Alexandre . Neuroprotective role of quercetin in locomotor activities and cholinergic neurotransmission in rats experimentally demyelinated with ethidium bromide. Life Sciences (1973) , v. 103, p. 79-87, 2014.

  • CHAVES, R. O. ; Aiello, G ; MAZZANTI, Alexandre ; MAURÍCIO VELOSO BRUN . VIDEOLAPAROSCOPIA NA REMOÇÃO DE PINO DE STEIMANN MIGRADO EM CANINO. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 42, p. 1-5, 2014.

  • CHAVES, R. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Aiello, G ; Mazzanti, Alexandre . DOENÇAS NEUROLÓGICAS EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, RS:1184 CASOS (2006-2013). Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) , v. 34, p. 996-1001, 2014.

  • ANDRADES, A. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CHAVES, R. O. ; Santos, Rosmarine P. ; MAZZANTI, Alexandre . HEATING PRODUCED BY THERAPEUTIC ULTRASOUN IN THE PRESENCE OF A METAL PLATE IN THE FEMUR OF CANINE CADAVERS. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Online) , v. 66, p. 1343-1350, 2014.

  • CHAVES, R. O. ; COPAT, B. ; ELIAS, B. C. ; GOMES, L. A. ; Mazzanti, Alexandre . DOENÇA VESTIBULAR EM GATOS - REVISÃO DE LITERATURA. Clínica Veterinária (São Paulo) , v. 19, p. 62-72, 2014.

  • CHAVES, R. O. ; Beckmann, Diego V. ; COPAT, B. ; FIGHERA, R. A. ; MAZZANTI, Alexandre . DOENÇA VESTIBULAR EM CÃES: 81 CASOS (2006-2013). Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) , v. 34, p. 1229-1233, 2014.

  • FESTUGATTO, R ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; SILVA, F. S. B. ; CUNHA, J. P. M. ; ANJOS, B. L. . REMOÇÃO DA CARTILAGEM ARTICULAR ASSOCIADA OU NÃO A IMPLNATE HOMÓGENO OU ENXERTO AUTÓGENO DE OSSO ESPONJOSO EM CÃES SUBMETIDOS À ARTRODESE ATLANTOAXIAL. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 466-473, 2013.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; KOMMERS, Gláucia ; SANTOS, Rosmarini Passos ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Aiello, G . MIELOPATIA COMPRESSIVA POR LIPOMA DE CÉLULAS FUSIFORMES INFILTRATIVO EM CÃO. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 861-864, 2013.

  • TOGNI, M. ; PANZIERA, W. ; SOUZA, T. M. ; OLIVEIRA FILHO, J. C. ; BARROS, C. S. ; FIGHERA, R. A. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS, ANATOMOPATOLÓGICOS DA INFECÇÃO POR GURLTIA PARALYSANS EM GATOS. Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) , v. 33, p. 363-371, 2013.

  • MONTEIRO CARVALHO MORI DA CUNHA, MARINA GABRIELA ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CARLON, MARIANNE SYLVIA ; ZIA, SILVIA ; PIPPI, Ney Luis ; Mazzanti, Alexandre ; VAN DER PERREN, ANKE ; DEPREST, JAN ; TOELEN, JAAN . A Surgical Technique for Homogenous Renal Distribution of Substances in Rats. European Surgical Research , v. 51, p. 58-65, 2013.

  • CHAVES, R. O. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Santos, Rosmarine P. ; ANDRADES, A. O. ; MACAGNAN, M. ; Aiello, G ; SOARES, A. V. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO DE EMBOLISMO FIBROCARTILAGINOSO EM 12 CÃES. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , v. 41, p. 25-30, 2013.

  • Berté, L ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SALBEGO, Fabiano ; SANTOS, Rosmarine Passos . Immediate physical therapy in dogs with rupture of the cranial cruciate ligament submitted to extracapsular surgical stabilization [. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 1-8, 2012.

  • SANTOS, Rosmarini Passos ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Aiello, G ; RIPPLINGER, A . Recuperação funcional em cães paraplégicos com doença do disco intervertebral sem percepção à dor profunda submetidos ao tratamento cirúrgico: 15 casos (2006-2010)?. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 32, p. 243-246, 2012.

  • SANTOS, Rosmarini Passos ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Aiello, G ; RIPPLINGER, A ; Polidoro Neto, D . Neoplasmas envolvendo o sistema nervoso central de cães: 26 casos (2003-2011). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 32, p. 153-158, 2012.

  • Aiello, G ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarine Passos ; RIPPLINGER, A ; SILVA, Ana Paula . Epilepsia em cães: 66 cães (2005-2010). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 32, p. 347-351, 2012.

  • Da Silva, Aleksandro S. ; Oliveira, Camila B. ; Bertoncheli, Claudia M. ; Santos, Rosmarine P. ; Beckmann, Diego V. ; Wolkmer, Patricia ; Gressler, Lucas T. ; Tonin, Alexandre A. ; Graça, Dominguita L. ; Mazzanti, Alexandre ; Lopes, Sonia T.A. ; Monteiro, Silvia G. . Clinical signs and histopathology of brain, spinal cord and muscle of the pelvic limb of rats experimentally infected with Trypanosoma evansi. Pathology, Research and Practice (Print) , v. 208, p. 39-44, 2012.

  • Martins, Danieli Brolo ; Mazzanti, Cinthia M. ; Lopes, Sonia T.A. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; MORSCH, V M . COMPLETE BLOOD COUNT AND ACETYLCHOLINESTERASE ACTIVITY OF LYMPHOCYTES OF DEMYELINATED AND OVARIECTOMIZES RATS TREATED WITH RESVERATROL. Immunopharmacology and Immunotoxicology , v. 1, p. 1-8, 2012.

  • SANTOS, Rosmarine Passos ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; Beckmann, Diego V. ; Aiello, G ; Polidoro Neto, D . TEMPERATURA DE POLIMERIZAÇÃO DA RESINA ACRÍLICA ODONTOLÓGICA NA MEDULA ESPINHAL DE RATOS WISTAR. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 865-872, 2012.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; RAISER, A. G. ; PELIZZARI, Charles ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; MARTINS, V.M.V . CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE DICLOFENACO SÓDICO EM CÃES, SUBMETIDOS A FONOFORESE. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Online) , v. 64, p. 1455, 2012.

  • SANTOS, Rosmarini Passos ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Berté, L ; BAUMHARDT, R. ; Polidoro Neto, D ; RIPPLINGER, A . RECUPERAÇÃO FUNCIONAL EM CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR SEM PERCEPÇÃO À DOR PROFUNDA: 37 CASOS (2002-2010). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 31, p. 345-349, 2011.

  • ROCHA, J.T ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; MAZZANTI, C. M. ; NOGUEIRA, C.W ; Zeni, G . EFFECTS OF DIPHENYL DISELENIDE ON LIPID PROFILE AND HEPATIC OXIDATIVE STRESS PARAMETERS IN OVARIECTOMIZED FEMALE RATS. Journal of Pharmacy and Pharmacology , v. 63, p. 663-669, 2011.

  • Paim, Carlos Breno ; Paim, Francine C. ; Da Silva, Aleksandro S. ; França, Raqueli T. ; Costa, Marcio M. ; Leal, Claudio A.M. ; Soares, João F. ; Labruna, Marcelo B. ; Schetinger, Maria R.C. ; MAZZANTI, Alexandre ; Mazzanti, Cinthia M. ; Monteiro, Silvia G. ; Lopes, Sonia T.A. . Thrombocytopenia and platelet activity in dogs experimentally infected with Rangelia vitalii. Veterinary Parasitology (Print) , v. 185, p. 131-137, 2011.

  • Thome, G. R. ; Spanevello, R. M. ; Mazzanti, A. ; Fiorenza, A. M. ; Duarte, M. M. M. F. ; da Luz, S. C. A. ; Pereira, M. E. ; Morsch, V. M. ; Schetinger, M. R. C. ; MAZZANTI, C. M. . Vitamin E Decreased the Activity of Acetylcholinesterase and Level of Lipid Peroxidation in Brain of Rats Exposed to Aged and Diluted Sidestream Smoke. Nicotine & Tobacco Research , v. 6, p. 1-10, 2011.

  • PELIZZARI, Charles ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; SALBEGO, Fabiano ; FESTUGATTO, Rafael ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarini Passos . DIFERENTES TEMPOS DE ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR (eenm) DE MÉDIA FREQÜÊNCIA (KOTZ) EM CÃES. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 41, p. 1593-1599, 2011.

  • SOUZA, Soraia Figueiredo ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; PELIZZARI, Charles ; RAISER, Alceu Gapar ; SALBEGO, Fabiano . ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR DE BAIXA FREQÜÊNCIA NA REABILITAÇÃO DE CÃES. MEDVEP. Revista Científica de Medicina Veterinária. Pequenos Animais e Animais de Estimação , v. 9, p. 165-170, 2011.

  • MARTINS, Danieli Brollo ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, C M ; ANJOS, Sonia Terezinha dos ; SCHETINGER, R C M ; BECKMANN, Diego Vilibaldo . 17-β estradiol in the acetylcholinesterase activity and lipid peroxidation in the brain and blood of ovariectomized adult and middle-aged rats. Life Sciences (1973) , v. 90, p. 351-359, 2011.

  • Martins, Danieli Brolo ; Souza, Giancarlo S. ; Pedrozo, Josaine C. S. R. ; Mazzanti, Cinthia M. ; Mazzanti, Alexandre ; Beckmann, Diego V. ; SANTOS, Rosmarini Passos ; Graça, Dominguita L. ; Lopes, Sonia T. A. . Thoracic and abdominal mesothelioma in a dog: a cytologistâ¿¿s view. Comparative Clinical Pathology , v. 20, p. 289-293, 2011.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SANTOS, Rosmarine Passos ; SOUZA, G.C.S ; FESTUGATTO, Rafael ; Polidoro Neto, D ; BAUMHARDT, R. . A musculatura epaxial e a fibrose epidural na compressão medular em cães submetidos à laminectomia dorsal modificada. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 30, p. 127-131, 2010.

  • BECKMANN, Diego Vilibaldo ; MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, G.C.S ; SANTOS, Rosmarini Passos ; FESTUGATTO, Rafael ; PELIZZARI, Charles ; Polidoro Neto, D ; BAUMHARDT, R. . SUBLUXAÇÃO ATLANTOAXIAL EM 14 CÃES (2003-2008). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 30, p. 172-176, 2010.

  • MARTINS, Danieli Brollo ; ANJOS, Sonia Terezinha dos ; MACIEL, Roberto Marinho ; MAZZANTI, Alexandre . DECANOATO DE NANDROLONA NO HEMOGRAMA E NAS CÉLULAS MONONUCLEARES DA MEDULA ÓSSEA DE RATOS WISTAR HÍGIDOS. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 40, p. 45-52, 2010.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, G.C.S ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RAISER, Alceu Gapar ; SANTOS, Rosmarine Passos ; Polidoro Neto, D ; BAUMHARDT, R. . DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL CERVICAL EM CÃES: 28 CASOS (2003-2008). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 30, p. 570-575, 2010.

  • MAZZANTI, C. M. ; Spavanello, R ; AHMED, M ; MAZZANTI, Alexandre ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, R C M . Pre-treatment with ebselen and vitamin E modulate acetylcholinesterase activity: interaction with demyelinating agents. International Journal of Developmental Neuroscience , v. 27, p. 73-80, 2009.

  • Thomé, G.R ; MAZZANTI, C. M. ; MAZZANTI, Alexandre ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, M R C ; Spavanello, R . NTPASE, 5'nucleotidase and adenosine deaminase in rats exposed to cigarette smoke. Inhalation Toxicology , v. 45, p. 87-98, 2009.

  • SPANEVELLO, R M ; MAZZANTI, C. M. ; MAZZANTI, Alexandre ; Maldonado, P.A ; GRAÇA, Dominguita Luhers ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, R C M . EFFECT OF VITAMIN E ON ECTONUCLEOTIDASE ACTIVITIES IN SYNAPTOSOMES AND PLATELETS AND OXIDATIVE STRESS IN RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED. Brain Research Bulletin , v. 80, p. 45-51, 2009.

  • FESTUGATO, Rafael ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PELIZZARI, Charles ; BECKMANN, Diego Vilibaldo . MODIFICAÇÃO DA TÉCNICA DE ABORDAGEM VENTRAL À ARTICULAÇÃO ATLANTOAXIAL SEM A SECÇÃO DO MÚSCULO ESTERNOTIREÓIDEO. Ciência Rural , v. 39, p. 1239-1242, 2009.

  • SILVA, M.C ; FIGHERA, R. ; BARROS, Claudio Severo Lombardo ; MAZZANTI, Alexandre . NEUROPATOLOGIA DA CINOMOSE CANINA: 70 CASOS (2005-2008). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 29, p. 643-652, 2009.

  • MAZZANTI, Alexandre ; Berté, L ; SALBEGO, Fabianao Zanini ; RAISER, Alceu Gapar . ENXERTOS CUTÂNEOS NO REPARO DE LESÃO DO MEMBRO PÉLVICO DE UM CÃO. Clínica Veterinária (São Paulo) , v. 14, p. 46-52, 2009.

  • PELIZZARI, Charles ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; LOPES, Sônia Terezinha Anjos ; SALBEGO, Fabiano ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarine Passos . ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR DE MEDIA FREQÜÊNCIA (RUSSA) EM CÃES COM ATROFIA MUSCULAR INDUZIDA. Ciência Rural , v. 38, p. 736-742, 2008.

  • KOZLOSKI, G. ; RAISER, Alceu Gapar ; MAZZANTI, Alexandre ; LIMA, L.D ; FIORENTINI, G . IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE MULTICATETERIZAÇÃO EM OVINOS. Ciência Rural , v. 38, p. 258-261, 2008.

  • MARTINS, Danieli Brollo ; LOPES, Sônia Terezinha Anjos ; SANTURIO, J.M ; SCHOSSLER, João Eduardo ; MAZZANTI, Alexandre . DIAGNÓSTICO DE CRIPTOCOCOSE CANINA PELA CITOLOGIA ASPIRATIVA POR AGULHA FINA. Ciência Rural , v. 38, p. 826-829, 2008.

  • RECH, R.R ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; SILVA, M.C ; MAZZANTI, Alexandre ; BARROS, Claudio Severo Lombardo ; ALVES, D.A . SUPRASELLAR GERM CELL TUMOR IN A DOG. Ciência Rural , v. 38, p. 830-832, 2008.

  • OLSSON, D. C. ; MARTINS, V.M.V ; PIPPI, Ney Luis ; MAZZANTI, Alexandre ; TOGNOLI, G.K . ULTRA-SOM TERAPÊUTICO NA CICATRIZAÇÃO TECIDUAL. Ciência Rural , v. 38, p. 1199-1207, 2008.

  • PELIZZARI, Charles ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; LOPES, Sônia Terezinha Anjos ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarine Passos . ESTIMULAÇÃO ELETRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES COM ATROFIA MUSCULAR INDUZIDA. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 60, p. 76-82, 2008.

  • FESTUGATO, Rafael ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gapar ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; PELIZZARI, Charles ; SALBEGO, Fabiano ; SANTOS, Rosmarine Passos . RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR SUBMETIDOS AO TRATAMENTO CIRÚRGICO. Ciência Rural , v. 38, p. 234-237, 2008.

  • Freitas, G ; Tamiozzo, F ; FESTUGATTO, R ; MAZZANTI, Alexandre ; CARREGARO, A. B. . Analgesia trans e pós-operatória da morfina ou fentanil por via epidural em cães submetidos à biópsia atlanto-axial. ARS Veterinária , v. 24, p. 103-109, 2008.

  • VIOTT, A.M ; MAZZANTI, Alexandre ; GRAÇA, D ; RAMOS, Adriano Toni ; KOMMERS, Glaucia . SCHAWANNOMA WITH BONE DIFFERENTIATION IN A DOG. Brazilian Journal of Veterinary Pathology , v. 1, p. 52-55, 2008.

  • MONTEIRO, S. ; SOARES, J.F ; DA SILVA, A ; MAZZANTI, Alexandre . MÍIASE ACIDENTAL POR Ornidia Obesa EM HUMANOS. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , v. 17, p. 95-98, 2008.

  • FESTUGATTO, R ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. . INSTABILIDADE ATLANTOAXIAL EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA. Clínica Veterinária (São Paulo) , v. 13, p. 42-46, 2008.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PELIZZARI, Charles ; MARTINS, Danieli Brollo ; LOPES, Sonia Terezinha dos Anjos . ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES SUBMETIDOS Á IMOBILIZAÇÃO RÍGIDA TEMPORÁRIA DA ARTICULAÇÃO FEMORO-TIBIO-PATELAR. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 37, n.1, p. 165-170, 2007.

  • MAZZANTI, C. M. ; SPANEVELLO, R M ; AHMED, M ; SCHMATZ, R. ; MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano ; GRAÇA, Dominguita Luhers ; SALLIS, Eliza Simone Viégas ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, M R C . CYCLOSPORINE A INHIBITS ACETYLCHOLINESTERASE ACTIVITY IN RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED WITH ETHIDIUM BROMIDE. International Journal of Developmental Neuroscience , v. 25, p. 259-264, 2007.

  • SPANEVELLO, R M ; MAZZANTI, C. M. ; Maldonado, P.A ; Zanin, R ; Morsch, A ; Hanel, L ; MAZZANTI, Alexandre ; FESTUGATO, Rafael ; GRAÇA, Domingueta . ACTIVITIES OF ENZYMES THAT HYDROLIZE ADENINE NUCLEOTIDES IN PLATELETS FROM RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED WITH ETHIDIUM BROMIDE AND TREATED WITH INTERFERON-BETA. Life Sciences , v. 80, p. 1109-1114, 2007.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, Alceu Gaspar ; SALBEGO, Fabiano ; SANTOS, Rosmarine Passos ; BECKMANN, Diego Vilibaldo . SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL POR SEGMENTO TENO-ÓSSEO HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. ESTUDO EXPERIMENTAL EM CÃES. Ciência Rural , v. 37, p. 438-442, 2007.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, C. M. ; MORSCH, V M ; SPANEVELLO, R M ; SCHETINGER, M R C . PREVIOUS TREATMENT WITH EBSELEN AND VITAMIN E ALTERS ADENINE NUCLEOTIDE HIDROLYSIS IN PLATELETS FROM ADULT RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED WITH ETHIDIUM BROMIDE. Life Sciences , v. 81, p. 1145-1159, 2007.

  • GARMATZ, BRUNA ; VIOTT, A.M ; MAZZANTI, Alexandre ; GRAÇA, D. L. ; MAIORKA, P.C . NÓDULOS FIBRO-HISTIOCÍTICOS NO BAÇO DE UMA CADELA: RELATO DE CASO. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 59, p. 673-678, 2007.

  • RECH, R.R ; SILVA, M.C ; SOUZA, Soraia Figueredo ; MAZZANTI, Alexandre ; KOMMERS, Glaucia ; GRAÇA, Dominguita Luhers ; BARROS, Claudio Severo Lombardo de . MENINGOENCEFALITE GRANULOMATOSA EM CÃES. Clínica Veterinária (São Paulo) , v. 12, p. 52-57, 2007.

  • FONSECA, Erika Toledo da ; DIEL, Diego Gustavo ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; MAZZANTI, Alexandre ; WEIBLEN, Rudi ; FLORES, Eduardo Furtado . ABLAÇÃO CIRÚRGICA DOS BULBOS OLFATÓRIOS EM COELHOS: MODELO PARA ESTUDO DA PATOGENIA DE INFECÇÕES POR VÍRUS NEUROTRÓPICOS. Ciência Rural , Santa Maria-RS, v. 36, n.2, p. 544-549, 2006.

  • MAZZANTI, Alexandre ; LOPES, Sonia Terezinha dos Anjos ; MACIEL, Roberto Marinho ; FRANCISCATO, Carina ; EMANUELLI, Mauren Picada ; RIVERA, Rodrigo Siqueira ; TEIXEIRA, Luciele Varaschini . RETICULÓCITOS E HEMATÓCRITO EM CÃES PRÉ E PÓS ESPLENECTOMIA PARCIAL. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 36, n.3, p. 1000-1003, 2006.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; RAISER, Alceu Gaspar ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATTO, Rafael . REABILITAÇÃO EM CÃES SUBMETIDOS A ARTROPLASTIA DO JOELHO. Ciência Rural , Santa Maria-RS, v. 36, n.5, p. 1456-1461, 2006.

  • SALLIS, Eliza Simone Viégas ; MAZZANTI, C. M. ; PEREIRA, Luiz Antonio Violin ; MAZZANTI, Alexandre ; ARROTEIA, Kélen Fabíola ; FESTUGATTO, Rafael ; PELIZZARI, Charles ; RODRIGUES, Aline ; GRAÇA, Dominguita Luhers . OSP-IMMUNOFLUORESCENT REMYELINATING OLIGODENDORCYTES IN THE BRAINSTEM OF TOXICALLY-DEMYELINATED WISTAR RATS. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , Brasil, v. 64, n.2-A, p. 240-244, 2006.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SPANEVELLO, R M ; MAZZANTI, C M ; KAIZER, R ; CARGNELUTTI, D ; HANNEL, L ; CORRÊA, M ; FESTUGATTO, R ; GRAÇA, D ; SCHETINGER, M R C ; MORSCH, V M . APYRASE AND 5'NUCLEOTIDASE ACTIVITIES IN SYNAPTOSOMES FROM THE CEREBRAL CORTEX OF RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED WITH ETHIDIUM BROMIDE AND TREATED WITH INTERFERON-BETA. Neurochemical Research , Estados Unidos, v. 00, p. 1-8, 2006.

  • MAZZANTI, C. M. ; SPANEVELLO, R M ; PEREIRA, L B ; GONÇALVES, J F ; KAIZER, R ; CORREA, M ; MAZZANTI, Alexandre ; FESTUGATTO, R ; GRAÇA, D. L. ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, R C M . ACETYLCOLINESTERASE ACTIVITY IN RATS EXPERIMENTALLY DEMYELINATED WITH ETHIDIUM BROMIDE AND TREATED WITH INTERFERON-BETA. Neurochemical Research , Estados Unidos, v. 31, p. 1027-1034, 2006.

  • MAZZANTI, C M ; SPANEVELLO, R M ; OBREGON, A ; PEREIRA, L B ; STREHER, C S ; AHMED, M ; MAZZANTI, Alexandre ; GRAÇA, D. L. ; MORSCH, V M ; SCHETINGER, M R C . ETHIDIUM BROMIDE INHIBITS RAT BRAIN ACETYLCOLINESTERASE ACTIVITY IN VITRO. Chemico-Biological Interactions , Estados Unidos, v. 162, p. 121-127, 2006.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; ZIMERMANN, Marina ; LOPES, Sonia Terezinha dos Anjos . PERITONITE EM CÃES. Ciência Rural , Santa Maria, v. 36, n.5, p. 1655-1663, 2006.

  • OLSSON, D. C. ; MARTINS, V.M.V ; MARTINS, E ; MAZZANTI, Alexandre . ESTIMULAÇÃO ULTRA-SÔNICA PULSADA E CONTÍNUA NO PROCESSO CICATRICIAL DE RATOS SUBMETIDOS Á CELIOTOMIA. Ciência Rural , v. 36, p. 865-872, 2006.

  • ANJOS, Sonia Terezinha dos ; GASPAR, Alceu ; MAZZANTI, Alexandre ; SCHMIDT,C ; PEPPI, Ney Luis ; GARMATZ, BRUNA . DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE HEPATOZOON CANIS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NO PERÍODO DE 2001-2004. A Hora Veterinária , v. 26, p. 37-38, 2006.

  • LOPES, Sonia Terezinha dos Anjos ; EMANUELLI, Mauren Picada ; MAZZANTI, Alexandre ; SCHMIDT, Claudete ; RAISER, Alceu Gaspar ; MAZZANTI, Alexandre ; ALVES, Aline Souza . VALORES DE REFERÊNCIA DO TEMPO DE PROTROMBINA (TP) E TEMPO DE TROMBOPLASTINA PARCIAL ATIVADA (TTPA) EM CÃES. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 35, n.2, p. 381-384, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; DALECK, Carlos Roberto ; SILVA, Luiz Antonio Franco ; FIORAVANTE, Maria Clorinda Soares ; MENDES, Daniel Lessa ; FREITAS, Patrícia Maria Coletto ; MOTA, Francisco Cláudio Dantas . Reparo de Traquéia de cães (Canis Familiaris) com enxerto pediculado do músculo esternocefálico. A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 25, n.146, p. 59-63, 2005.

  • LOPES, Sonia Terfezinha dos Anjos ; FRANSCISCATO, Carina ; TEIXEIRA, Luciele Varaschini ; OLIVEIRA, Thiana Gueressi de Mello ; GAMARTZ, Bruna Carolina ; MAZZANTI, Alexandre ; VEIGA, Angela Patricia Medeiros . DETERMINAÇÃO DA CREATINA QUINASE EM CÃES. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana) , Uruguaiana - RS, v. 12, n.1, p. 31-37, 2005.

  • DIEL, Diego Gustavo ; FONSECA, Erika Toledo da ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; MAZZANTI, Alexandre ; BAUERMANN, F. ; WEIBLEN, Rudi ; FLORES, Eduardo Furtado . O HERPEVÍRUS BOVINO TIPO 5 (BOHV-5) PODE UTILIZAR AS ROTAS OLFATÓRIA OU TRIGEMINAL PARA INVADIR O SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE COELHOS, DEPENDENDO DA VIA DE INOCULAÇÃO. Pesquisa Veterinária Brasileira , v. 25, p. 164-170, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; BARROS, Claudio Severo Lombardo de ; BRONDANI, Juliana Tabarelli ; HILLE, Ricardo ; ZANINI, Fabiano Salbego ; STIEVEN, Daniela ; ROHDE, Ronise ; MARIN, Aline ; SILVA, Tatiana Rezende ; DALMILIN, Fabiola . Homoimplante Ortotópico Conservado, Associado à Terapia Soft Laser na Reparação Tenopatelar em Cão. Ciência Rural , Santa Maria, v. 34, n.4, p. 429-437, 2004.

  • BRONDANI, Juliana Tabarelli ; NATALINI, Claudio Correa ; RAISER, Alceu Gaspar ; MAZZANTI, Alexandre ; PRATI, Luciana . ANALGESIA EPIDURAL COM CLONIDINA OU ROMIFIDINA EM CÃES SUBMETIDOS Á CIRURGIA COXOFEMORAL. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 56, n.2, p. 175-182, 2004.

  • ILHA, M. R. ; Loretti, A.P ; BARROS, C. S. L. ; MAZZANTI, Alexandre ; BREITSAMETER, I . CIRROSE BILIAR EM FELINOS ASSOCIADA Á ECTASIA DO DUCTO CÍSTICO E DESVIOS PORTOSSISTÊMICOS EXTRA-HEPÁTICOS. Ciência Rural , v. 34, p. 1147-1153, 2004.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, C. M. ; FILAPPI, Andreane ; FARIA, Renato Xavier ; CECIM, Marcelo . ALTERAÇÕES CARDÍACAS, TRAQUEAIS, FLEXURAIS EM UM TERNEIRO DA RAÇA JERSEY. RELATO DE CASO. Ciência Rural , Santa Maria, v. 33, n.4, p. 763-766, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BRONDANI, Juliana Tabarelli ; NATALINI, Claudio Correa ; PIPPI, Ney Lusi ; PRATI, Luciana ; BERTIN, Adiana . ANESTESIA COM QUETAMINA, MIDAZOLAN E ÓXIDO NITROSO EM CÃES SUBMETIDOS A ESOFAGOPLASTIA CERVICAL. Ciência Rural , Santa Maria, v. 34, n.1, p. 1075-1080, 2003.

  • MOREIRA, Tatiana Lima ; PIPPI, Ney Luis ; MAZZANTI, Alexandre ; TOLEDO, Érica Cosendei ; MARCHIONATTI, Anair ; LOPES, Roberto Souza . TRANSPOSIÇÃO DE SEGMENTO GÁSTRICO PEDICULADO PARA REPARAÇÃO DE DEFEITO NA BEXIGA DE CÃES. MEDVEP. Revista Cientifica de Medicina Veterinaria , Curitiba - PR, v. 1, n.02, p. 97-102, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; ALIEVI, Marcelo Meller ; FARIA, Renato Xavier ; SOUZA, Aline ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini . Hernioplastia Diafragmática em Cão com Pericárdio Bovino Conservado em Solução Supersaturada de Açúcar. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 55, n.6, p. 677-684, 2003.

  • OLIVEIRA, Simone Tostes de ; RAISER, Alceu Gaspar ; GUEDES, Alonso Gabriel Pereira ; ALVES, Simone Dias de Lima ; GONÇALVES, G. F. ; MAZZANTI, Alexandre ; BELETTI, Marcelo Emílio ; STÉDILE, Rafael ; MARIN, Aline ; SILVA, Tatiana Rezende da . REPARAÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL DE CÃES POR TENDÃO HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA E ASSOCIADO A FIO DE NÁILON. Ciência Rural , Santa Maria, v. 33, n.4, p. 717-723, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; PIPPI, Ney Luis ; RAISER, Alceu Gaspar ; OLIVEIRA, Simone Tostes de ; GRAÇA, Dominguita Luhers ; STEDILE, Rafael . CERATOPLASTIA LAMELAR HOMÓLOGA EM CÃO COM CONSERVAÇÃO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR OU GLICERINA - ASPECTOS MACROSCÓPICOS.. Revista Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar, Umuarama - PR, v. 6, n.1, p. 31-37, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; LOPES, Sônia Terezinha dos Anjos ; BRONDANI, Juliana Tabarelli ; SOUZA, Cleverson de ; BATTINA, Patricia ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; STIEVEN, Daniela ; ROHDE, Ronise . MATERIAL ALTERNATIVO DE COLETA DE SANGUE EM BOVINOS PARA TRANSFUSÃO. A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 23, n.136, p. 39-42, 2003.

  • FARIA, Renato Xavier ; SHOSSLER, João Eduardo Wallau ; PIPPI, Ney Luis ; MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, Alonso Gabriel Pereira ; BRAGA, Fabrício Arigony ; ROHDE, Ronise Faria ; SALBEGO, Fabiano Zanini . USO DO ENDOLOOP NO AUXÍLIO A OVARIOHISTERECTOMIA EM CADELAS. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Rio de Janeiro, v. 9, n.1, p. 52-53, 2002.

  • FARIA, Renato Xavier ; SCHOSSLER, João Eduardo Wallau ; PIPPI, Ney Luis ; MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, Alonso Gabriel Pereira ; BRAGA, Fabrício Arigony ; ROHDE, Ronise Faria ; SALBEGO, Fabiano Zanini . TONSILECTOMIA AUXILIADA POR ENDOLOOP EM CÃES. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Rio de Janeiro, v. 9, n.1, p. 170-171, 2002.

  • ALVES, A. ; MAZZANTI, Alexandre ; NATALLINI, C.C ; ALIEVI, M. M. ; FARIA, R. X. ; CAMPELLO, Rui Afonso Vieira ; STEDILE, Rafael ; BRAGA, Fabrício Aigony . EMPREGO DO ANTIINFLAMATÓRIO NÃO ESTERÓIDE KETOPROFENO NA ANALGESIA PREEMPTIVA EM CÃO. Ciência Rural , Santa Maria - RS, v. 31, n.3, p. 439-444, 2001.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; FARIA, R. X. ; OLIVEIRA, L. O. ; GUIMARÃES, L. D. . RESTAURAÇÃO DO DIAFRAGMA DE CÃO COM CENTRO TENDINOSO DE OVINO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 117-120, 2001.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. . ANÁLISE DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% EM TEMPERATURA AMBIENTE. VETERINÁRIA TÉCNICA , LISBOA, v. 10, n.5, p. 52-55, 2001.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, Ney Luis ; GASPAR, Alceu ; RAISER ; GRAÇA, Dominguita Luhers ; SILVEIRA, Aron Ferreira da ; FARIA, Renato Xavier ; ALVES, Aline Souza ; GONÇALVES, G. F. ; STEDILE, Rafael ; BRAGA, Fabrpicio Arigony . MÚSCULO DIAFRAGMA HOMÓLOGO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR PARA REPARAÇÃO DE GRANDE DEFEITO NO DIAFRAGMA DE CÃO. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 31, n.2, p. 277-283, 2001.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; STIGGER, A. L. ; SANCHES, A. W. D. ; LEOTTE, A. M. . SERTOLIOMA EM CÃO ASSOCIADO A CRIPTORQUIDIA BILATERAL R TORÇÃO TESTICULAR - RELATO DE CASO. Redevet, São Paulo, 2001.

  • RAISER, A. G. ; RIESLING, C. ; MAZZANTI, Alexandre ; PORTELLA, L. . REDUÇÃO DE FENDA PALATINA COM RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL EM UM GATO. A Hora Veterinária , PORTO ALEGRE, v. 121, n.maio/junho, p. 50-52, 2001.

  • GONÇALVES, G. F. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; MAZZANTI, Alexandre ; OLIVEIRA, S. T. ; NEVES, J. P. ; LEOTTE, A. M. ; HINTZ, C. W. . BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDEMENSIONAL EM TEMPO REAL DE GLOBO OCULAR DE CÃES. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 30, n.3, p. 417-420, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; ANDRIOLI, L. G. ; HINTZ, C. W. . INTUSSUSCEPÇÃO DO JEJUNO EM CÃO. RELATO DE CASO. Clínica Veterinária, SÃO PAULO, v. 24, n.1, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; EURIDES, D. ; FARIA, R. X. ; GONÇALVES, G. F. ; GUEDES, A. G. P. ; RIOS, M. V. . RESTAURAÇÃO DA TRAQUÉIA DE CÃES COM MEMBRANA DO CORDÃO UMBILICAL DE BOVINOS CONSERVADA EM GLICERINA. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science , SÃO PAULO, v. 35, n.5, p. PRELO, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; OLIVEIRA, L. O. ; GUEDES, A. G. P. . REPARAÇÃO DO DIAFRAGMA DE CÃES COM SEGMENTO MUSCULAR HOMÓLOGO ORTOTÓPICO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , BELO HORIZONTE, v. 53, p. 21-26, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. ; RICHIES, M. . REPARAÇÃO DA TRAQUEÍA DE CÃO COM SEGMENTO MUSCULAR HOMÓLOGO DE DIAFRAGMA CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. CIENCIA RURAL , SANTA MARIA, v. 30, n.6, p. 1011-1016, 2000.

  • OLIVEIRA, L. O. ; PIPPI, N. L. ; GRAÇA, D. L. ; FARIA, R. X. ; GUIMARÃES, L. D. ; GUEDES, A. G. P. ; MAZZANTI, Alexandre . RETALHO PEDICULADO DO MÚSCULO GRANDE DORSAL PARA REPARO DE DEFEITO DIAFRAGMÁTICO EXPERIMENTAL EM CÃO. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 30, n.6, p. 1005-1009, 2000.

  • FARIA, R. X. ; PIPPI, N. L. ; GRAÇA, D. L. ; OLIVEIRA, L. O. ; GUIMARÃES, L. D. ; MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, A. G. P. . TRANSPOSIÇÃO DO MÚSCULO RETO DO ABDOME PARA CORREÇÃO DE DEFEITO IATROGÊNICO NO DIAFRAGMA DE CÃES. Ciência Rural , SANTA MARIA, v. 30, n.5, p. PRELO, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; OLIVEIRA, J. C. D. ; EURIDES, D. ; ANDRADE, C. M. . NERVOS OCULARES DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS, COMPARATIVOS E APLICAÇÕES CLÍNICAS. Veterinária Notícias , UBERLÂNDIA, v. 4, n.21, p. 24-30, 1999.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; ANDRADE, C. M. . UVEÍTE ANTERIOR. Clínica Veterinária, SÃO PAULO, v. 4, n.21, p. 24-30, 1999.

  • EURIDES, D. ; MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, L. A. F. ; FIORAVENTE, M. C. S. ; TRONCOSO NETO, N. S. ; HARDT, G. G. ; NEVES, T. C. . PREPARO DE RUFIÕES CAPRINOS POR ADERÊNCIA DA CURVATURA CAUDAL DA FLEXURA SIGMÓIDE DO PÊNIS COM AS FÁSCIAS DOS MÚSCULOS SEMIMEMBRANÁCEOS. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , RIO DE JANEIRO, v. 20, n.3, p. 103-106, 1998.

  • EURIDES, D. ; MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; BELETTI, M. E. ; SILVA, L. A. F. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; TRONCOSO NETO, N. S. ; BOMBONATO, P. P. ; CAMPOS, V. A. ; OGATA, A. S. . ASPECTOS MORFOLÓGICOS, MORFOMÉTRICOS E HISTOLÓGICOS DA REPARAÇÃO TECIDUAL DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMUNDONGOS TRATADAS COM ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA LANGSDORFII). Veterinária Notícias , UBERLÂNDIA, v. 4, n.1, p. 77-82, 1998.

  • EURIDES, D. ; MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, L. A. F. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; TRONCOSO NETO, N. S. . PREPARO DE RUFIÕES OVINOS POR FIXAÇÃO DA CURVATURA CAUDAL DA FLEXURA SIGMÓIDE DO PÊNIS. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , NITERÓI, v. 5, n.2, p. 55-58, 1998.

  • EURIDES, D. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; TRONCOSO NETO, N. S. ; CAMPOS, V. A. ; SILVA, L. A. F. ; SEVERINO, R. S. ; MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; MERHI, S. A. ; TEIXEIRA, L. H. G. . ASPECTOS MORFOLÓGICOS E MORFOMÉTRICOS DO LIGAMENTO APICAL DO PÊNIS DE BOVINO DA RAÇA NELORE. Ars. Veterinaria, JABOTICABAL, v. 14, n.2, p. 116-128, 1998.

  • EURIDES, D. ; MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; BELETTI, M. E. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; SILVA, L. A. F. ; TRONCOSO NETO, N. S. ; HARDT, G. G. . CORREÇÃO CIRÚRGICA DE FIMOSE ADQUIRIDA EM EQUINOS. Veterinária Notícias , UBERLÂNDIA, v. 3, n.1, p. 43-49, 1997.

  • MAZZANTI, Alexandre ; FACURI NETO, M. A. F. ; EURIDES, D. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; SILVA, L. A. F. ; TROCOSO NETO, N. S. ; SILVA, F. O. C. . EMPREGO DE ANASTOMOSE DE ROUX EM 'Y'NO TRATAMENTO ALTERNATIVO DAS SÍNDROMES PÓS-GASTRECTOMIA. Veterinária Notícias , UBERLÂNDIA, v. 3, n.1, p. 169-173, 1997.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; CHAGAS, R. G. . TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL NA PELE DE UM CÃO. Veterinária Notícias , UBERLÂNDIA, v. 2, n.1, p. 71-74, 1996.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; BUSO, A. M. . PLACA BACTERIANA DENTÁRIA EM CÃES. Revista do Centro de Ciências Rurais , SANTA MARIA, v. 26, n.3, p. 419-422, 1996.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; CHAGAS, R. G. . OPACIDADE OVAL LIPÍDICA NA CÓRNEA DE CÃO. RELATO DE CASO. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , RIO DE JANEIRO, v. 18, n.4, p. 152-155, 1996.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; BELETTI, M. E. ; SILVA, L. A. F. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; TRONCOSO NETO, N. S. ; CAMPOS, V. A. ; SILVESTRINI JUNIOR, P. L. . MORFOLOGIA E MORFOMETRIA DA REPARAÇÃO TECIDUAL DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMUNDONGOS TRATADAS COM SOLUÇÃO AQUOSA DE BARBATIMÃO (STRYPHYNODENDRON BARBATIMAN MARTIUS). Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia de Uruguaiana, URUGUAIANA, v. 2/3, n.1, p. 37-42, 1995.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarine Passos . Princípios da Neurocirurgia. In: André Lacerda de Abreu Oliveira. (Org.). TÉCNICAS CIRÚRGICAS EM PEQUENOS ANIMAIS. 2ªed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2018, v. 29, p. 402-432.

  • Mazzanti, Alexandre ; Hummel, J ; Vicente, G . Discoespondilite, Osteomielite Vertebral. In: Jenifer Hummel; Gustavo Vicente. (Org.). TRATADO DE FISIOTERAPIA E FISIATRIA DE PEQUENOS ANIMAIS. 1ed.São Paulo: Editora Payá, 2018, v. 25, p. 323-330.

  • Mazzanti, A. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarine Passos . Princípios de Neurocirurgia. In: André Lacerda de Abreu Oliveira. (Org.). Técnica Cirúrgicas em Pequenos Animais. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. 29, p. 392-422.

  • MAZZANTI, Alexandre . REABILITAÇÃO EM CÃES E GATOS. jORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL (APUSM), SANTA MARIA, p. 12 - 15, 14 set. 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre . AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA PARA PROBLEMA DE COLUNA VERTEBRAL. A RAZÃO, SANTA MARIA- RS, p. 03 - 03, 02 jul. 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; BRONDANI, Juliana ; LEOTTE, Alessandro Moraes ; HILLE, Ricardo ; ROHDE, Ronise ; SALBEGO, Fabiano ; STIEVEN, Daniela ; DALMOLIN, Fabíola . Homoimplante ortotópico de segmento tenopatelar de cão conservado em glicerina a 98%. In: V Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, 2002, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciência Animal, 2002. v. 9. p. 66-68.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; PEREIRA, C. A. M. ; MATARAZZO, R. ; RODRIGUES, M. C. . AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMUNDONGOS TRATADAS COM PÓ DE BARBATIMÃO (Stryphnodendron polyphylium M). In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1995, UBERLÂNDIA. VETERNÁRIA NOTÍCIAS, 1995. v. 4. p. 15-15.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar . IMPORTANCIA DO EXAME NEUROLÓGICO NA LOCALIZAÇÃO DE LESÃO NA MEDULA ESPINHAL. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA, 2007, FLORIANOPOLIS. ACTA SCIENTAE VETERINARIAE. PORTO ALEGRE: UFRGS, 2007. v. 35. p. 0134-0136.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar . DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL MULTIFOCAL TORACICA EM UM GATO. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Anclivepa, 2007, Florianópolis. Acta Scientiae Veterinariae. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 35. p. 0535-0537.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gapar . AGRESSIVIDADE EM UM CÃO COM NEOPLASIA INTRACRANIANA. In: XXVIII Congresso da Anclivepa, 2007, Florianóplois. Acta Scientiae Veterinariae. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 35. p. 0529-0531.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gapar . SUBLUXAÇÃO ATLANTO-AXIAL EM 11 CÃES. ESTUDO RETROSPECTIVO. In: XXVIII Congresso da Anclivepa, 2007, Florianópolis. Acta Scientiae Veterinariae. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 35. p. 0532-0534.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gapar . HIDROCEFALIA SECUNDÁRIA A MENINGOENCEFALITE EM CÃO. In: XXVIII Congresso da Anclivepa, 2007, Florianópolis. Acta Scientiae Veterinariae. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 35. p. 0517-0519.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; BRONDANI, Juliana Tabarelli ; SALBEGO, Fabiano Zanini . ARTRODESE ATLANTO-AXIAL EM CÃES SUBMETIDOS A TRATAMENTO POR ULTRA-SOM DE BAIXA INTENSIDADE. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar . DEAMBULAÇÃO APÓS HOMOIMPLANTAÇÃO ORTOTÓPICA DE SEGMENTO TENOPATELAR CONSERVADO EM CÃO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar . REPARAÇÃO TENOPATELAR EM CÃO COMO HOMOIMPLANTE ORTOTÓPICO CONSREVADO EM GLICERINA A 98%. ANÁLISE MACRSOCÓPICA E CITOLÓGICA DO LIQUIDO SINOVIAL. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; BARROS, Claudio Severo Lombardo . RESPOSTAS RADIOGRÁFICA E HISTOLÓGICA DO OSSO PATELAR CONSERVADO APÓS HOMOIMPLANTAÇÃO ORTÓPICA EM CÃO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 2003, Belo Horizonte - MG, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ANJOS, Sônia Terezinha dos ; RAISER, Alceu Gaspar . O EXAME COMUM DE URINA NO DIAGNÓSTICO DA DIOCTOFIMOSE CANINA. RELATO DE CASO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ILHA, Marcia ; BARROS, Claudio Severo Lombardo . CIRROSE BILIAR EM FELINOS ASSOCIADA Á ECTASIA DO DUCTO CÍSTICO E DESVIOS PORTOSSISTÊMICOS EXTRA-HEPÁTICOS. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG, 2003.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, Cândido Fontoura da ; RAISER, Alceu Gaspar . PNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO SECUNDÁRIO Á LESÃO OBSTRUTIVA EM UM GATO SIAMÊS. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS - ANCLIVEPA, 2003, Belo Horizonte - MG, 2003.

  • FERRARIN, D. A. ; RIPPLINGER, A ; WRZESINSKI, M. R. ; SCHWAB, M. L. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Estimativa de perda sanguínea nas cirurgias da coluna vertebral em cães. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2019, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional da ABNV, 2019. v. 24. p. 1-1.

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Fenda (slot) ventral na recuperação clínica de cães com compressões lateralizadas em decorrência da doença do disco intervertebral cervical - 20 casos. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2019, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional da ABNV, 2019. v. 24. p. 1-1.

  • FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Fraturas e luxações vertebrais em cães. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2019, Santa Maria. Anais da Jornada Acadêmica Integrada, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Cisto sinovial extradural cervical em um São Bernardo. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2019, Santa Maria. Anais da JAI, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Influência da recuperação anestésica completa entre mielografia e cirurgia nas complicações transoperatórias de cães submetidos a hemilaminectomia toracolombar. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM, 2019, Santa Maria. Anais da JAI, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SIMON, S. ; SCHWAB, M. L. ; RIPPLINGER, A ; WRZESINSKI, M. R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Proposta de sequenciamento das projeções mielográficas de compressão da medula espinhal cervical em cães com doença do disco intervertebral. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional da ABNV, 2018. v. 23. p. 1-1.

  • RAUBER, J. S. ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Efeito da temperatura de polimerização do cimento ósseo na medula espinhal de ratos Wistar. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional da ABNV, 2018. v. 23. p. 1-1.

  • FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, A ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Protocolos analgésicos no pós-operatório de cães com doença do disco intervertebral (Hansen tipo I) submetidos a hemilaminectomia. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Internacional da ABNV, 2018. v. 23. p. 1-1.

  • CHAVES, R. O. ; SCHWAB, M. L. ; RIPPLINGER, A ; WRZESINSKI, M. R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Tratamento clínico ou cirúrgico em cães paraplégicos sem dor profunda por extrusão de disco intervertebral (Hansen tipo I) toracolombarr mais de 48 horas. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2017, São Paulo. Clínica Veterinária, 2017. v. 22. p. 1-1.

  • Aiello, G ; ADRADES, A. O. ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Aspectos terapêuticos de 21 cães com diagnóstico presuntivo de epilepsia idiopática. In: Simpósio Internacional da ABNV, 2017, São Paulo. Anais - Simpósio Internacional da ABNV, 2017. v. 22. p. 1-1.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAMOS, Adriano Toni ; KOMMERS, Gláucia ; GRAÇA, Dominguita Luhers . SCHWANNOMA COM DIFERENCIAÇÃO ÓSSEA EM UM CANINO. In: IV ONCOVET - II SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA VETERINÁRIA, 2006, São Paulo. Fundação Medicina Veterinária. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. v. 1. p. 12-12.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Espondilomielopatia Cervical Caudal em um Cão. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Reabilitação em Cães Submetidos à Substituição do Ligamento Cruzado Cranial com Segmento Tenopatelar Homógeno Conservado em Glicerina a 98%. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; AMÊNDOLA, Gustavo ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucielene Bernardi ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Teste de Resistência Biomecânica de Implantes Ósseos Corticais Conservados em Glicerina 98% e Submetidos a Diferentes Tempos de Reidratação. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; BERTOLETTI, Bianca . Reconstituição Cirúrgica com Tela de Márlex do Seio Frontal Direito Lesionado por Objeto Cortante em um Cão. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Corpo Estranho Pulmonar em um Cão da Raça Cocker Spaniel. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Artroplastia Total da Soldra em um Cão. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; FONSECA, Erika Toledo ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SOUZA, Rosmarine Passos ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Reabilitação em um Cão da Raça Poodle Com Subluxação Atlanto-Axial Crônica. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarine Passos ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Incidência de Agressão Decorrente de Mordedura Animal e Características das Pessoas Agredidas no Município de Santa Maria, RS. 2000 - 2003. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; FONSECA, Erika Toledo ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Uso da Pele de Rã Como Tratamento Adjuvante de Ferida Lacerada em Cão. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SANTOS, Rosmarini Passos ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Fístuila Esfagocutãnea Adquirida em Cão. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SANTOS, Rosmarini Passos ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; GRAÇA, Domingueta ; GODOY, Carmen ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SILVA, Ana Paula . Substituição do Ligamento Cruzado Cranial em Cães por Segmento Teno-Ósseo Homógeno Conservado em Glicerina a 98%. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SANTOS, Rosmarini Passos ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; GRAÇA, Domingueta ; GODOY, Carmen ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SILVA, Ana Paula . Subluxação Atlanto-Axial em um Cão da Raça Poodle. In: V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica, 2005, Uruguaiana. V Salão de Iniciação Científica e V Mostra Científica. Uruguaiana RS: PUC, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gapar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Deambulação Após Homoimplantação Ortotópica de Segmento Tenopatelar Conservado em Cão. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Esofagoplastia Cervical de Cão com Músculo Diafragma Homólogo Conservado em Açúcar Granulado. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Fístula Retocutânea em um Gato. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Pericárdio Bovino Conservado em Solução Supersaturada de Açúcar na Hernioplastia Diafragmática em Cão. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PEPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Resposta Clínica à Implantação da Terapia Laser Arseneto de Gálio em Cães Submetidos a Homoimplante Ortotópico de Segmento Tenopatelar de Cão Conservado em Glicerina a 98%. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto ; SCHOSSLER, João Eduardo ; BRAGA, Fabrício . Ovariohisterectomia em Cadelas com Auxílio de Endoloop. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Pneumotórax Espontâneo Secundário em um Gato. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PEPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Análise Macroscópica e Citológica do Líquido Sinovial de Cães Submetidos a Reparação Tenopatelar com Homoimplante Ortotópico Conservado em Glicerina 98%. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Resposta Radiográfica e Histológicado Osso Patelar Conservado Após Homoimplantação Ortotópica em Cão. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial em um Gato. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto ; SCHOSSLER, João Eduardo ; BRAGA, Fabrício . Tonsilectomia em Cães com Auxilio de Endoloop. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto ; LOPES, Sônia Terezinha Anjos . Parâmetros Cardi-Respiratórios e Bioquímicos de Bovinos Submetidos a Método Alternativo de Coleta e Transfusão de Sangue. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Traqueoplastia Cervical de Cão com Músculo Diafragma Homólogo Conservado em Solução Supersaturada de Açúcar. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Drenagem Peritoneal Contínua com Cavidade Abdominal Aberta em um Cão Peritonite Química. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATO, Rafael ; MACIEL, Roberto Marinho ; SANTOS, Rosmarini Passos ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; BECKMANN, Diego Vilibaldo . Vasculite Meníngea em um Cão da Raça Dachshund. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UFSM, 2005.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo ; PELIZZARI, Charles ; FONSECA, Erika Toledo ; FESTUGATO, Rafael ; SANTOS, Rosmarini Passos ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; CUNHA, Marina Gabriela Mori ; SOUZA, Lucilene Bernardi ; SILVA, Ana Paula ; MAGRINI, Giane Pigotto . Cardiomiopatia dilatada em um Cão de 11 Meses de Idade e Seu Tratamento Cirúrgico Mediante Plicatura Ventricular. In: II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, 2005, Santa Maria. II Mostra de Iniciação Científica na XII Semana Acadêmica da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria RS: UNIFRA, 2005.

  • GARMATZ, BRUNA ; MAZZANTI, Alexandre ; GRAÇA, D. L. ; MAIORKA, P.C . NÓDULOS FIBRO-HISTIOCÍTICOS NO BAÇO DE UM CAO. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PATOLOGIA VETERINÁRIA, 2005, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XII ENAPAVE. BELO HORIZONTE: UFMG, 2005. v. 57. p. 21-21.

  • MAZZANTI, Alexandre ; FIGUERA, Rafael ; KOMMERS, Glaucia ; RAISER, Alceu Gaspar ; SALBEGO, Fabiano Zanini . VASCULITE MENÍNGEA EM UM CÃO DA RAÇA DACHUSHUND. RELATO DE CASO.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS, 2004, GRAMADO. Anclivepa (Rio de Janeiro). PORTO ALEGRE: ANCLIVEPA, 2004. v. 02. p. 52-52.

  • MAZZANTI, Alexandre . MENINGOENCEFALITE GRANULOMATOSA EM UM CÃO. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS, 2004, GRAMADO. REVISTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ANCLIVEPA - RS. Porto Alegre: ANCLIVEPA, 2004. v. 02. p. 53-53.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; ROHDE, Ronise ; KERN, Giuliane ; JAESCHKE, Deise ; FESTUGATTO, Rafel ; MACIEL, Roberto . FÍSTULA PERIANAL EM GATO. RELATO DE CASO. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS, 2004, GRAMADO. REVISTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ANCLIVEPA - RS. PORTO ALEGRE: ANCLIEPA - RS, 2004. v. 02. p. 21-21.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspar ; ROHDE, Ronise ; KERN, Giuliane ; JAESCHKE, Deise ; FESTUGATTO, Rafael ; PELIZZARI, Charles ; MACIEL, Roberto . DRENAGEM PERITONEAL CONTÍNUA POR CAVIDADE ABDOMINAL ABERTA - RELATO DE CASO. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS, 2004, GRAMADO. REVISTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ANCLIVEPA - RS. PORTO ALEGRE: ANCLIVEPA - RS, 2004. v. 02. p. 22-22.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; RAISER, Alceu Gaspara ; KERN, Giuliane ; JAESCHKE, Deise ; FESTUGATTO, Rafael ; PELIZZARI, Charles ; BARATTO, Annelisa . RUPTURA DE LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM UM GATO. RELATO DE CASO. In: XXIII CONGRESSO DE LA ASSOCIACIÓN MUNDIAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PEQUEÑOS, 2004, GRAMADO. REVISTA DE DEDUCAÇÃO CONTINUADA DA ANCLIVEPA - RS. PORTO ALEGRE: ANCLIVEPA - RS, 2004. v. 02. p. 23-23.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ZANINI, Fabiano Salbego ; PIPPI, Ney Luis ; RAISER, Alceu Gaspar ; FARIA, Renato Xavier ; BRONDANI, Juliana ; STIEVEN, Daniela . Músculo diafragma homólogo conservado em açúcar granulado e seu comportamento em esofagoplastia cervical de cão. In: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária/CONBRAVET, 2002, GRAMADO. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária/CONBRAVET, 2002. v. 1. p. 234.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; PIPPI, Ney Luis ; RAISER, Alceu Gaspar ; FARIA, Renato Xavier ; HILLE, Ricardo . Músculo diafragma homólogo conservado em solução supersaturada de açúcar e seu comportamento na traqueoplastia cervical de cão. In: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária/CONBRAVET, 2002, Gramado. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária/CONBRAVET, 2002. v. 1.

  • MAZZANTI, Alexandre ; FARIA, R. X. ; PIPPI, N. L. ; OLIVEIRA, L. O. ; GUIMARÃES, L. D. ; GUEDES, A. G. P. . TRANSPOSIÇÃO DO MÚSCULO RETO DO ABDOME PARA CORREÇÃO DE DEFEITO IATROGÊNICO NO DIAFRAGMA EM CÃES. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UNIVERSIDADE FEDRAL DE GOIÁS, 2000. v. 1. p. 31-31.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; ALVES, A. ; GONÇALVES, G. F. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . MÚSCULO DIAFRAGMA HOMÓLOGO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR PARA REPARAÇÃO DE GRANDE DEFEITO NO DIAFRAGMA DE CÃO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2000. v. 1. p. 100-100.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; FARIA, R. X. ; OLIVEIRA, L. O. ; SILVEIRA, A. F. ; GUIMARÃES, L. D. ; PINTO FILHO, S. T. . RESTAURAÇÃO DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO COM CENTRO TENDINOSO DE OVINO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG), 2000. v. 1. p. 101-101.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPP, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; OLIVEIRA, L. O. ; GUIMARÃES, L. D. ; GUEDES, A. G. P. ; BRAGA, F. V. A. . IMPLANTE HOMÓLOGO DE MÚSCULO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% PARA REPARO DE DEFEITO IATROGÊNICO EM CÃES. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG. v. 1. p. 102-102.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; STEDILE, R. ; GUEDES, A. G. P. ; BRAGA, F. V. A. . REPARAÇÃO DA TRAQUÉIA DE CÃO COM SEGMENTO MUSCULAR HOMÓLOGO DE DIAFRAGMA CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG, 2000.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; MOYA, L.E.G ; SANTOS, A.P . MÉTODO ALTERNATIVO DE COLHEITA DE SANGUE DE BOVINO À CAMPO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG, 2000. v. 1. p. 119-119.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; OLIVEIRA, S. T. ; NEVES, J. P. ; LEOTTE, A. M. ; HINTZ, C. W. . BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE GLOBO OCULAR DE CÃES. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG, 2000. v. 1. p. 251-251.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; LEME, M. C. . USO TÓPICO DO ÓLEO DE ROSA MOSQUETA (Rosa aff. rubiginosa) NA REAPARAÇÃO DE FERIDAS CORNEAIS SUPERFICIAIS DE COELHOS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG, 2000. v. 1. p. 269-269.

  • MAZZANTI, Alexandre ; CARLOS AFONSO DE CASTRO BECK ; MAURÍCIO VELOSO BRUN ; FARIA, R. X. ; LEME, M. C. ; STEDILE, R. . UTILIZAÇÃO DO ENDOLOOP NA ENUCLEAÇÃO DO GLOBO OCULAR DE EQUINO - RELATO DE CASO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG, 2000. v. 1. p. 272-272.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ALVES, A. ; CAMPELLO, R. A. V. ; NATALLINI, C.C ; ALIEVI, M. M. ; FARIA, R. X. ; GUIMARÃES, L. D. ; STEDILE, R. . EMPREGO DO ANTIINFLAMATÓRIO NÃO ESTEROÍDE KETOPROFENO NA ANALGESIA PREEMPTIVA EM CÃES. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 2000, GOIÂNIA. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. GOIÂNIA: UFG. v. 1. p. 188-188.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPP, N. L. ; GONÇALVES, G. F. ; SILVEIRA, A. F. ; BRAGA, F. V. A. . AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO PRESERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300%. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA/SOVERGS, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 245.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GONÇALVES, G. F. ; SILVEIRA, A. F. ; BRAGA, F. V. A. . AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO PRESERVADO EM GLICERINA A 98%. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 246.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; SILVEIRA, C. F. ; FARIA, R. X. ; BRAGA, F. V. A. . IMPLANTE HOMÓLOGO DE MÚSCULO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% PARA REPARO DE DEFEITO DIAFRAGMÁTICO IATROGÊNICO EM CÃO. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 260.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; SILVA, C. F. ; ANDROLI, L. G. ; BRAGA, F. V. A. . INTUSSUSCEPÇÃO CRÔNICA DO JEJUNO EM CÃO. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 260.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GONÇALVES, G. F. ; BRAGA, F. V. A. . SERTOLIOMA TESTICULAR EM CÃO ASSOCIADO A CRIPTORQUIDIA BILATERAL E TORÇÃO TESTICULAR. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 270.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GRAÇA, D. L. ; ILHA, M. R. ; BRAGA, F. V. A. . URETER ECTÓPICO BILATERAL ASSOCIADO A DIVERTICULO VESICAL EM CÃO DA RAÇA HUSKY SIBERIANO. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 270.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. . REPARAÇÃO DO DIAFRAGMA DE CÃO COM SEGMENTO MUSCULAR HOMÓLOGO ORTOTÓPICO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300%. In: XIV CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, III CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CONE SUL, VII EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM MEDICINA VETERINÁRIA, 1999, GRAMADO. SOVERGS, 1999. v. 1. p. 271.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; BAIOTTO, G. C. ; ALIEVI, M. M. ; ALVES, A. ; KOZLOSKI, G. . TÉCNICA DE CATETERIZAÇÃO PORTA E MESENTÉRICA. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 560.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; BAIOTTO, G. C. ; ALIEVI, M. M. ; ALVES, A. ; KOZLOSKI, G. . SUPERFICIALIZAÇÃO DA ARTÉRIA CARÓTIDA EM BOVINOS. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 426.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; BAIOTTO, G. C. ; GONÇALVES, G. F. ; PORTELLA, L. ; LOPES, R. . SOBRE UMA TÉCNICA DE PALATOPLASTIA COM RESINA ACRÍLICA AUTOPOLIMERIZÁVEL. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 427.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; FARIA, R. X. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . URETER ECTÓPICO BILATERAL ASSOCIADO A DIVERTÍCULO VESICAL EM CÃO DA RAÇA HUSKY SIBERIANO. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INETGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 458.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . COMPARAÇÃO HISTOLÓGICA ENTRE A CONSERVAÇÃO DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300% OU DE GLICERINA A 98% EM TEMPERATURA AMBIENTE. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRDA/UFSM, 1999. v. 1. p. 457.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . ANÁLISE HISTOLÓGICA DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR A 300% EM TEMPERATURA AMBIENTE. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 456.

  • MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GRAÇA, D. L. ; SILVEIRA, A. F. ; FARIA, R. X. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . ANÁLISE HISTOLÓGICA DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE CÃO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 455.

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. ; GONÇALVES, G. F. ; GUEDES, A. G. P. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . SERTOLIOMA TESTICULAR EM CÃO ASSOCIADO A CRIPTORQUIDIA BILATERAL E TORÇÃO TESTICULAR. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 454.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; RAISER, A. G. ; STEDILE, R. ; BRAGA, F. V. A. . HEMIVÉRTEBRA LOMBAR EM CÃO. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 551.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GONÇALVES, G. F. ; NEVES, J. P. ; OLIVEIRA, S. T. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; STEDILE, R. . BIOMETRIA ULTRASSONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE GLOBO OCULAR DE CÃES. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999, SANTA MARIA. XIV JORNDA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1999. v. 1. p. 551.

  • MAZZANTI, Alexandre ; BARROS, C. S. L. ; LANGOHR, I. M. ; GRAÇA, D. L. ; ECCO, R. ; ILHA, M. R. ; FIGHERA, R. . NECROSE TUBULAR NEFROTÓXICA AGUDA EM GATOS. In: 9º ENCONTRO NACIONAL DE PATOLOGIA VETERINÁRIA, 1999, BELO HORIZONTE. ENAPAVE, 1999. v. 1. p. 137.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SCHNEIDER, N. S. ; STRALIOTTO, M. R. ; KAERCHER, L. E. ; PIPPI, N. L. ; SOUZA, R. L. . IN VITRO AND IN VIVO TESTS OF E F138 AND V254 STANLESS AS IMPLANT'. In: 15TH EUROPEAN CONFERENCE ON BIOMATERIALS, 1999, BORDEAUX. 15TH EUROPEAN CONFERENCE ON BIOMATERILAS, 1999. v. 1.

  • MAZZANTI, Alexandre ; HINTZ, C. W. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; FARIA, R. X. . RESTAURAÇÃO DA TRAQUÉIA DE CÃES COM MEMBRANA DO CORDÃO UMBILICAL DE BOVINOS CONSERVADA EM GLICERINA. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 369.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, A. G. P. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; FARIA, R. X. . RESTAURAÇÃO DO DIAFRAGMA DE CÃES COM SEGMENTO MUSCULAR HOMÓLOGO ORTOTÓPICO CONSERVADO EM SOLUÇÃO SUPERSATURADA DE AÇÚCAR. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 298.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, A. G. P. ; RAISER, A. G. ; PAIM, C. B. ; ANDRIOLI, L. G. . SOBRE UM CASO DE INTUSSUSCEPÇÃO CRÔNICA DO JEJUNO EM CÃO. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 295.

  • MAZZANTI, Alexandre ; LEOTTE, A. M. ; PIPPI, N. L. ; RAISER, A. G. ; GONÇALVES, G. F. . ÓLEO DE ROSA MOSQUETA (Rosa aff rubiginosa) TÓPICO NA REPARAÇÃO DE ÚLCERAS CORNEAIS SUPERFICIAIS. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 293.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GUEDES, A. G. P. ; PIPP, N. L. ; GUIMARÃES, L. D. ; OLIVEIRA, L. O. . MÚSCULO CONSERVADO EM GLICERINA PARA REPARAÇÃO DE DEFEITOS DIAFRAGMÁTICOS EM CÃES. In: XIII JORNADA INTEGRADA ACADÊMICA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XIII JORNADA INTEGRADA ACADÊMICA/UFSM, 1998. v. 1. p. 433.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ARAÚJO, L. A. ; CAMPELLO, R. A. V. ; GUIMARÃES, L. D. ; OLIVEIRA, L. O. . ROMIFIDINA VERSUS XILAZINA COMO MEDICAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA A CETAMINA EM CÃES. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 479.

  • MAZZANTI, Alexandre ; ARAÚJO, L. A. ; CAMPELLO, R. A. V. ; GUIMARÃES, L. D. ; OLIVEIRA, L. O. . ROMIFIDINA COMO PRÉ-MEDICAÇÃO AO TIPOENTAL OU QUETAMINA/MIDAZOLAN EM CÃES. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA. XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998. v. 1. p. 480.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; BELETTI, M. E. ; SILVA, L. A. F. ; FIORAVANTE, M. C. S. ; CHAVES, N. S. T. ; BOMBONATO, P. P. . MORPHOLOGICAL, MORPHOMETRICAL AND HISTOLOGICAL ASPECTS OF WOUND HEALING OF MICE SKIN TRATED WITH COPAIBA OLEORENSIN (Copaifera langsdorfii). In: XXIII CONGRESSO DE LA ASSOCIACIÓN MUNDIAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DE PEQUEÑOS, 1998, BUENOS AIRES. XXIII CONGRESSO DE LA ASSOCIACION MUNDIAL DE MEDICINA VETERINARIA DE PEQUEÑOS, 1998. v. 1. p. 802.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; BELETTI, M. E. ; DUTRA, A. T. ; LEME, M. C. ; FERREIRA, H. C. ; CHAVES, N. S. T. . REMOÇÃO DO EPITÉLIO E LÂMINA PRÓRPIA DA TÚNICA MUCOSA DE UM SEGMENTO INTESTINAL LIVRE DE CÃES. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998, BELO HORIZONTE. III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998. v. 1. p. 95.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; MENDES, D. L. ; LEME, M. C. . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM ENXERTO PEDICULADO DO MÚSCULO ESTERNOCEFÁLICO. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998, BELO HORIZONTE. III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998. v. 1. p. 97.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; BEÇETTI, M. E. ; LIMA, C. A. P. ; LEME, M. C. ; DUTRA, A. T. . UTILIZAÇÃO DE CÁPSULA RENAL DE COELHO NO REPARO DE CERATECTOMIAS SUPERFICIAIS DE CÃES. ESTUDO EXPERIMENTAL. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998, BELO HORIZONTE. III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTERSIOLOGIA VETERINÁRIA, 1998. v. 1. p. 110.

  • MAZZANTI, Alexandre ; HARDT, G. G. ; SILVESTRINI JÚNIOR, P. L. ; SILVEIRA, M. C. A. C. ; MAZZANTI, A. . MORFOLOGIA E MORFOMETRIA DE FERIDAS DE CAMUNDONGO TRATADAS COM TINTURA DE CALÊNDULA (Calendula officinalis). In: 49ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA - SBPC, 1997, UBERLÂNDIA. 49ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA, 1997. v. 2. p. 103.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; SILVESTRINI JÚNIOR, P. L. ; LEMOS, R. C. ; ARAÚJO, C. A. B. ; MACIEL, F. C. R. M. ; BELETTI, M. E. . AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMUNDONGOS TRATADAS COM SOLUÇÃO AQUOSA DE BARBATIMÃO (Stryphynodendron barbatiman Martius). In: 49ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA - SBPC, 1997, UBERLÂNDIA. 49ª REUNIÃO ANUAL BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1997. v. 2. p. 104.

  • MAZZANTI, Alexandre ; GARCIA, C. G. ; GONÇALVES, G. F. . UTILIZAÇÃO DE PRATA COLOIDAL NA TERAPÊUTICA DE GASTRENTERITES HEMORRÁGICAS EM CÃES. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1997, GRAMADO. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1997. v. 1.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; BOMBONATO, P. P. ; SILVA, L. A. F. ; VERCESSI, A. E. ; MEDEIROS, A. A. . RUPTURA DE PÊNIS DE BOVINO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICNA VETERINÁRIA, 1996, GOIANIA, 1996. v. 1. p. 17-17.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; CAMPOS, V. A. . ASPECTOS MORFOLÓGICOS, MORFOMÉTRICOS E HISTOPATOLÓGICOS DA REPARAÇÃO TECIDUAL DE FERIDAS CUTÂNEAS DE CAMINDONGOS TRATADAS COM ÓLEO DE COPAÍBA (Copaifera langsdorfii). In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996, GOIÂNIA. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICNA VETERINÁRIA, 1996. v. 1. p. 43-43.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; TEIXEIRA, L. H. G. ; SEVERINO, R. S. ; GONÇALVES, G. F. . ESTUDOS MORFOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS DO LIGAMENTO APICAL DO PÊNIS DE BOVINO DA RAÇA NELORE. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996, GOIANIA. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996. v. 1. p. 218.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; BOMBONATO, P. P. ; SILVA, L. A. F. ; VERCESSI, A. E. ; MEDEIROS, A. A. . RUPTURA DE PÊNIS DE BOVINO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996, GOIÂNIA. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996. v. 1. p. 17.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; TEIXEIRA, L. H. G. ; SEVERINO, R. S. ; GONÇALVES, G. F. ; CAMPOS, V. A. . ESTUDOS MORFOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS DO LIGAMENTO APICAL DO PÊNIS DE BOVINOS DA RAÇA NELORE. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996, GOIÂNIA. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1996. v. 1. p. 218.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; BUSO, A. M. . PLACA BACTERIANA DENTÁRIA EM CÃES. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, IV ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA, 1996, RIBEIRÃO PRETO. II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA E IV ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA, 1996. v. 1. p. 71-72.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; SILVA, M. ; GONÇALVES, G. F. ; GEHRKEHARDT, G. . ARTROPLASTIA POR EXCISÃO DE CABEÇA E COLO DO FEMUR NO TRATAMENTO DAS ALTERAÇÕES ARTICULARES DEGENERATIVAS DO QUEADRIL DE CÃES. In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1995, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS. UBERLÂNDIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 1995. v. 4. p. 13.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; SAOUZA, J. T. . FIMOSE ADQUIRIDA EM EQUINOS. In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIA, 1995, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS. UBERLÂNDIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 1995. v. 4. p. 19.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; LACERDA, M. S. ; DIAS, V. ; GONÇALVES, G. F. . LINFOMA EM CÃO. In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1995, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NORTÍCIAS. UBERLÂNDIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 1995. v. 4. p. 19.

  • MAZZANTI, Alexandre . REPARO DE LUXAÇÃO DE VÉRTEBRAS LOMBARES COM PLACAS E FIOS DE AÇO INOXIDÁVEL EM CÃO. In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1995, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS, 1995. v. 4.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; PEREIRA, C. A. M. . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM ENXERTO PEDICULADO DO MÚSCULO ESTERNOCEFÁLICO. ESTUDO EXPERIMENTAL. In: II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1995, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS, 1995. v. 4. p. 23-23.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; MENDES, D. L. . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM ENXERTO PEDICULADO DO MÚSCULO ESTERNOCEFÁLICO. ESTUDO EXPERIMENTAL. In: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC, 1995, CUIABÁ, 1995.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; TEIXEIRA, L. H. ; GONÇALVES, G. F. . USO TÓPICO DE AÇÚCAR NA CICATRIZAÇÃO DE FALANGES DE BOVINOS. In: I SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS, 1994, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS. UBERLÂNDIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 1994. v. 3. p. 65.

  • MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; MENDES, D. L. ; TEIXEIRA, L. H. G. . IMPLANTE AUTÓLOGO DE TENDÃO DE MÚSCULO SUPERFICIAL DOS DEDOS NO PÊNIS DE BOVINO. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1994, CURITIBA. I CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA, 1994. v. 1. p. 52.

  • MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, F. O. C. E. ; SANTOS, A. L. Q. ; DRUMMOND, S. ; BOMBONATO, P. P. . SUPRIMENTO ARTERIAL DO TIMO DE CÃES JOVENS SEM RAÇA DEFINIDA. In: XI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA, 1993, UBERLÂNDIA. VETERINÁRIA NOTÍCIAS. UBERLÂNDIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 1993. v. 3. p. 60.

  • EURIDES, D. ; MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, L. A. F. ; SILVEIRA, M. C. A. C. . NUEVA TÉCNICA DE PREPARACIÓN DE MARCADORES DE CELO. VETERINÁRIA ARGENTINA, BUENOS AIRES, v. 18, n.173, p. 173-181, 2001.

  • Girardon, C ; Beckmann, Diego V. ; Chaves, J.N.F ; RAUBER, J. S. ; WRZESINSKI, M. R. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Time to ambulation recovery in paraplegic dogs without deep painperception following decompressive surgery and postoperative physiotherapy. CIENCIA RURAL , 2025.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; BAUMHARDT, R. ; CHAVES, JULYA NATHALYA FELIX ; Beckmann, Diego V. ; RAUBER, JÚLIA DA SILVA . Radiographic measurements to define the length of pin insertion in lumbar vertebrae of canine cadavers through mathematical models. CIENCIA RURAL , 2025.

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; Congresso PETVET. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; FERRARIN, D. A. ; SCHWAB, M. L. ; RIPPLINGER, ANGEL . Estimativa de perda sanguínea em cirurgia da coluna vertebral em cães. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHWAB, M. L. ; FERRARIN, D. A. ; WRZESINSKI, M. R. ; RIPPLINGER, ANGEL ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre . Fenda (slot) ventral na recuperação clínica de cães com compressões lateralizadas em decorrência da doença do disco intervertebral cervical (20 caso) 2008-2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHWAB, M. L. ; MAZZANTI, A ; MAZZANTI, Alexandre ; WRZESINSKI, M. R. ; FERRARIN, D. A. . Proposta de sequenciamento das projeções mielográficas na identificação de compressão da medula espinhal cervical em cães com doença do disco intervertebral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; Aiello, G ; RIPPLINGER, ANGEL ; WRZESINSKI, M. R. . Protocolos Analgésicos no pós-operatório de cães com doença do disco intervertebral submetidos a hemilaminectomia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; Aiello, G ; RIPPLINGER, A ; SCHWAB, M. L. ; WRZESINSKI, M. R. . Aspectos Terapêuticos de 21 cães com diagnóstico presuntivo de epilepsia idiopática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; RAUBER, J. S. ; Polidoro Neto, D ; CHAVES, R. O. . Neuromiopatia isquêmica em 05 cães. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; Polidoro Neto, D ; CHAVES, R. O. . MENINGIOMA ENCEFÁLICO EM CÃES - 12 CASOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SANTOS, Rosmarini Passos ; Polidoro Neto, D ; MIRANDA, T.F . PARAPARESIA CRÔNICA EM UM CÃO EM CONSEQUENCIA DE UM FEOCROMOCITOMA MALIGNO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PENA SANTOS, T ; MAZZANTI, Alexandre ; SANTOS, Rosmarini Passos ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; RIPPLINGER, A . PARAPLEGIA EM UMA CADELA EM DECORRÊNCIA DE CARCINOMA MAMÁRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Polidoro Neto, D ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SOUZA, G.C.S ; BAUMHARDT, R. . CISTO ARACNÓIDE EM UM CÃO DA RAÇA PUG - RELATO DE CASO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; FIGHERA, R. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; SOUZA, G.C.S ; SANTOS, Rosmarini Passos ; Polidoro Neto, D . CARCINOMA DE CÉLULAS FOLICULARES DA TIREÓIDE COMO CAUSA DE TETRAPARESIA E SÍNDROME DE HORNER EM UM CÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; FIGHERA, R. ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; Polidoro Neto, D . DISSOCIAÇÃO ALBUMINOCITOLÓGICA EM UM CÃO COM NEOPLASMA CEREBRAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BECKMANN, Diego Vilibaldo ; MAZZANTI, Alexandre ; FIGHERA, R. ; SOUZA, G.C.S ; BAUMHARDT, R. . MENINGOENCEFALOMIELITE EOSINOFÍLICA IDIOPÁTICA EM UM GATO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BECKMANN, Diego Vilibaldo ; MAZZANTI, Alexandre ; SOUZA, G.C.S ; SANTOS, Rosmarini Passos ; BAUMHARDT, R. . TROMBOEMBOLISMO AÓRTICO DE ETIOLOGIA DESCONHECIDA EM UMA CADELA COM HIPOTIREOIDISMO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Polidoro Neto, D ; MAZZANTI, Alexandre ; BECKMANN, Diego Vilibaldo ; BAUMHARDT, R. ; SANTOS, Rosmarini Passos . DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO DE EMBOLISMO FIBROCARTILAGINOSO EM 03 CÃES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; HEYGART, C.J.P ; FESTUGATTO, R ; FIGHERA, R. . IMPORTÂNCIA DO EXAME NEUROLÓGICO NA LOCALIZAÇÃO DE LESÃO NA MEDULA ESPINHAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOGNOLI, G.K ; PIPPI, Ney Luis ; RAISER, Alceu Gapar ; OLSSON, D. C. ; MAZZANTI, Alexandre . ISOLAMENTO, QUANTIFICAÇÃO E VIABILIDADE DA FRAÇÃO TOTAL DE CÉLULAS MONIONUCLEARES DA MEDULA ÓSSEA EM CÃES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PIPPI, Ney Luis ; FESTUGATTO, Rafael . URETROPLASTIA PERINEAL EM UM GATO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; FESTUGATTO, R ; FIGHERA, R. ; SILVA, M.C . MENINGOENCEFALITE GRANULOMATOSA FOCAL EM UM CÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; KOMMERS, Glaucia ; FIGHERA, R. ; SILVA, M.C . DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL MULTIFOCAL TORACICA EM UM GATO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALBEGO, Fabiano ; MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; PELIZZARI, Charles . MASTOCITOMA FARÍNGEO DE UM CAO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLSSON, D. C. ; MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, C M ; RAISER, A. G. ; PIPPI, N. L. . XII CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA E FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARMATZ, BRUNA ; LOPES, Sônia Terezinha Anjos ; MAZZANTI, Alexandre . DETERMINAÇAO DA CREATINA QUINASE EM CÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MAZZANTI, Alexandre . Consultor AH DOC da Revista Clínica Veterinária. 2004.

MAZZANTI, Alexandre . Efeitos da estimulação ultra-sônica pulsada e contínua de baixa intensidade no processo cicatricial. 2003.

MAZZANTI, Alexandre . Revista Ciência Rural. 2003.

MAZZANTI, Alexandre . Revista Científica de Medicina Veterinária - Pequenos Animais e Animais de Estimação. 2003.

MAZZANTI, Alexandre . Revista Ciência Rural. 2002.

MAZZANTI, Alexandre . Gabinete de Projeto da Universidade Federal de Santa Maria. 2002.

MAZZANTI, Alexandre . Revista Ciência Rural. 2001.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; TIELLET, Claudio Baron . TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA. 2002.

MAZZANTI, Alexandre . XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA. 2007.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; FESTUGATTO, Rafael ; PELIZZARI, Charles . Protocolo de Fisioterapia para cães submetidos á cirurgia para correção de luxação medial de patela. 2004.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; FESTUGATTO, Rafel ; PELIZZARI, Charles . Substituição do Ligamento Cruzado Cranial em Cães com Segmento Tenopatelar Homógeno Conservado Submetido ou não a Difererentes Métodos de Fisioterapia. 2004.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; PIPPI, Ney Luis ; SOUZA, Soraia Figueiredo de ; SALBEGO, Fabiano Zanini ; PELIZZARI, Charles ; FESTUGATTO, Rafael . PROTOCOLOS DE REABILITAÇÃO EM CÃES SUBMETIDOS Á SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL COM SEGMENTO TENOPATELAR HOMÓGENO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. 2004.

MAZZANTI, Alexandre . Análise e elaboração de parecer sobre o mérito técnico-científico / Edital CNPq 01/2002 - Faixa A.. 2003.

MAZZANTI, Alexandre ; ANDRADE, C. M. ; CECIM, M. S. . EFEITO DE TRATAMENTO COM SYZYGIUM JAMBOLANUM EM CÃES COM DIABETE MELLITUS. 2001.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. . HOMOIMPLANTE DE SEGMENTO TENOPATELAR CONSERVADO EM GLICERINA A 98% SOB DIFERENTES MÉTODOS DE IMOBILIZAÇÃO. 2000.

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, A. G. ; OLIVEIRA, S. T. ; GUEDES, A. G. P. . REPARAÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL COM TENDÃO DO MÚSCULO FLEXOR COMUM DOS DEDOS HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98%. 2000.

MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. ; SCHNEIDER, N. S. . BIOCOMPATIBILIDADE, BIOADESÃO E REAÇÃO ELETROQUÍMICA DE IMPLANTES DENTÁRIOS DE TITÂNIO COM PRÓTESES ROSQUEADAS Á BASE DE LIGAS CROMO/NÍQUEL, PRATA/PALÁDIO E OURO CERÂMICO COLOCADAS EM MANDÍBULAS DE CÃES. 1998.

MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. ; GONÇALVES, G. F. ; BELETTI, M. E. ; SILVA, M. ; STEDILE, R. . UTILIZAÇÃO DE CÁPSULA RENAL DE COELHO NO REPARO DE CERATECTOMIAS SUPERFICIAIS DE CAES. ESTUDO EXPERIMENTAL. 1997.

MAZZANTI, Alexandre . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM SEGMENTO INTESTINAL SEROMUSCULAR COM OU SEM PRÓTESE DE SILICONE. 1997.

MAZZANTI, Alexandre . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM ENXERTO PEDICULADO DO MÚSCULO ESTERNOCEFÁLICO. 1994.

MAZZANTI, Alexandre . SUPRIMENTO ARTERIAL DO TIMO DE CÃES JOVENS SEM RAÇA DEFINIDA. 1992.

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; I Curso de Acompanhamento da Rotina Hospitalar do Serviço de Neurologia Veterinária. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; II Curso de Acompanhamento da Rotina Hospitalar do Serviço de Neurologia Veterinária. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; NEUROLOGIA VETERINÁRIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA NA CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA NA CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . URGÊNCIAS MÉDICAS E CIRÚRGICAS E CUIDADOS INTENSIVOS EM PEQUENOS ANIMAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA NA CLÍNICA MÉDICA DE FELINOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA EM CÃES E GATOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . CURSO DE CLÍNICA CIRÚRGICA EM CÃES E GATOS - NEUROLOGIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA CLÍINICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . TRAUMA CRÂNIOENCEFALICO E MEDULAR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . SÍNDROME VESTIBULAR CENTRAL E PERIFERICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA E REABILITAÇÃO EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA CLINICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre ; MAZZANTI, A ; FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. .

MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA EM PEQUENOS ANIMAIS. ÊNFASE EM NEUROLOGIA E ORTOPEDIA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃES. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA E FISIOTERAPIA EM CÃES E GATOS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . I CICLO REGIONAL DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM NEUROLOGIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . MÉTODOS DE REABILITAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA: ÊNFASE EM NEUROLOGIA E ORTOPEDIA VETERINÁRIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre ; DA COSTA, R.C . II CURSO DE NEUROLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . OFTALMOLOGIA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . ONCOLOGIA VETERINÁRIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA E REABILITAÇÃO EM CLINICA CIRURGICA DE PEQUENOS ANIMAIS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA E REABILITAÇÃO EM CÃES E GATOS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . I CURSO DE NEUROCIRURGIA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO DE AFECÇÕES NEUROLÓGICAS EM CÃES E GATOS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAZZANTI, Alexandre . ASPECTOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS EM OFTALMOILOGIA VETERINÁRIA. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAZZANTI, Alexandre . AFECÇÕES PALPEBRAIS E ANEXOS II. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZZANTI, Alexandre . I CURSO DE CIRURGIA ABDOMINAL. 2000. (MONITOR-INSTRUTOR).

MAZZANTI, Alexandre . II CURSO DE CIRURGIA ABDOMIAL. 2000. (MONITOR-INSTRUTOR).

MAZZANTI, Alexandre . CIRURGIA TORÁCICA EM PEQUENOS ANIMAIS. 2000. (MONITOR-INSTRUTOR).

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA CLÍNICA EM CÃES E GATOS. 2006 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . NEUROLOGIA VETERINÁRIA. 2006 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre ; RAISER, Alceu Gaspar ; SCHOSSLER, João Eduardo Wallau ; PIPPI, Ney Luis . Integrante da Comissão de SELEÇÃO dos candidatos inscritos no Programa de Pós-graduação em MEDCINA VETERINÁRIA/CCR - Mestrado e Doutorado - Turam 2004. 2004 (TRABALHO PROFISSIONAL) .

MAZZANTI, Alexandre . DOCÊNCIA ORIENTADA EM TÉCNICA CIRÚRGICA. 2004 (DOCÂNCIA ORIENTADA) .

MAZZANTI, Alexandre . DESCOMPRESSÃO TORACOLOMBAR EM CÃO. 2004 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . ARTRODESE ATLANTO-AXIAL EM CÃO. 2004 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . Métodos de Reabilitação em Cães e Gatos. 2004 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . FISIOTERAPIA VETERINÁRIA E APLICAÇÕES NA ORTOPEDIA. 2004 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . MANEJO DE PACIENTES QUEIMADOS. 2003 (JORNADA ACADÊMICA) .

MAZZANTI, Alexandre . Manejo, manutenção e tratamento de pacientes queimados. 2002 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . Tratamento de queimados - enxerto de pele. 2002 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . EXAME NEUROLÓGICO EM CÃES E GATOS. 2001 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre . CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS. 2000 (TRABALHO PROFISSIONAL) .

MAZZANTI, Alexandre . CURSO DE ATLS-ADVANCED TRAUMA LIFE SUPPORT. 2000 (INSTRUTOR VETERINÁRIO) .

MAZZANTI, Alexandre . IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. 2000 (PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO) .

MAZZANTI, Alexandre ; PIPPI, N. L. . TÉCNICA CIRÚRGICA. 1999 (DOCÂNCIA ORIENTADA) .

MAZZANTI, Alexandre . CLÍNICA MÉDICA DOS PEQUENOS ANIMAIS. 1999 (TRABALHO PROFISSIONAL VOLUNTÁRIO) .

MAZZANTI, Alexandre . CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS. 1999 (TRABALHO PROFISSIONAL) .

MAZZANTI, Alexandre . XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 1999 (JORNADA ACADÊMICA) .

MAZZANTI, Alexandre . XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 1999 (JORNADA ACADÊMICA) .

MAZZANTI, Alexandre . CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS. 1998 (TRABALHO PROFISSIONAL) .

MAZZANTI, Alexandre . CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS. 1998 (TRABALHO PROFISSIONAL) .

MAZZANTI, Alexandre . III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA. 1998 (PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS) .

MAZZANTI, Alexandre . XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 1998 (JORNADA ACADÊMICA) .

MAZZANTI, Alexandre . MEDICINA E MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES. 1998 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . III CURSO PRÁTICO AVANÇADO DE CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA DE SANTA MARIA. 1998 (INSTRUTOR VETERINÁRIO) .

MAZZANTI, Alexandre . III CURSO PRÁTICO AVANÇADO DE CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA DE SANTA MARIA. 1998 (INSTRUTOR VETERINÁRIO) .

MAZZANTI, Alexandre . ASPECTOS RECENTES EM NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS. 1997 (PALESTRANTE) .

MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM SEGMENTO INTESTINAL SEROMUSCULAR COM OU SEM PRÓTESE DE SILICONE-ESTUDO EXPERIMENTAL. 1997 (BOLSA DE APERFEIÇOAMENTO) .

MAZZANTI, Alexandre . ULTRA-SONOGRAFIA DE ABDOME DE PEQUENOS ANIMAIS E DISPLASIA COXO-FEMORAL. 1996 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . II SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS. 1995 (COORDENADOR) .

MAZZANTI, Alexandre . II SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 1995 (REUNIÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . PODOLOGIA EQUINA. 1995 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . BOVINOCULTURA DE LEITE. 1994 (ESTÁGIO) .

MAZZANTI, Alexandre . INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS. 1994 (ESTÁGIO) .

MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. . PATOLOGIA CLÍNICA CIRÚRGICA. 1994 (MONITORIA) .

MAZZANTI, Alexandre ; EURIDES, D. . REPARO DE TRAQUÉIA DE CÃES COM ENXERTO PEDICULADO DE MÚSCULO ESTERNOCEFÁLICO. 1994 (BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) .

MAZZANTI, Alexandre . ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS. 1994 (AUXILIAR) .

MAZZANTI, Alexandre . I SEMANA DE CIENCIAS AGRÁRIAS. 1994 (REUNÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . XVIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 1993 (REUNIÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . XI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1993 (REUNIÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . BOVINOCULTURA. 1993 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre ; SILVA, F. O. C. E. . SUPRIMENTO ARTERIAL DE CÃES JOVENS SEM RAÇA DEFINIDA. 1992 (BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) .

MAZZANTI, Alexandre . XVII SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA. 1992 (PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . X SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. 1992 (REUNIÕES CIENTÍFICAS) .

MAZZANTI, Alexandre . AFECCÇÕES DO APARELHO LOCOMOTOR DOS EQUINOS. 1992 (CURSOS DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . NUTRIÇÃO DE GRANDES ANIMAIS. 1992 (CURSOS DE ATUALIZAÇÃO) .

MAZZANTI, Alexandre . CONTENÇÃO DE ANIMAIS. 1992 (CURSO DE ATUALIZAÇÃO) .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Estimulação elétrica neuromuscular pela corrente Russa e Aussie no pós-operatório de cães paraplégicos por extrusão de disco intervertebral, Descrição: O objetivo deste estudo é verificar se a estimulação elétrica neuromuscular (EENM) pela corrente Russa ou de Aussie em cães paraplégicos é capaz de promover ganho de massa muscular ou prevenir a atrofia muscular. Serão incluídos 12 cães paraplégicos acometidos pela extrusão de disco intervertebral (Hansen tipo I). Estes serão submetidos a eletroestimulação pela corrente Russa e Aussie. A corrente Russa será aplicada no membro pélvico esquerdo constituindo o grupo eletroestimulação Russa (GER) e, a Aussie, no membro pélvico direito formando o grupo eletroestimulação Aussie (GEA). Desta forma totalizando 24 amostras estudas. O músculo estimulado será o bíceps femoral. As correntes serão aplicadas duas vezes na semana, durante 28 dias, totalizando oito sessões. Para avaliação do ganho de massa muscular e da prevenção de atrofia muscular serão realizados exames de perimetria e biopsia muscular com morfometria das fibras musculares nos dias 0 e dia 28. Para avaliação de dano muscular será mensurado o nível sérico de creatina quinase, em amostras de sangue colhidas no dia 0 e 28. Espera-se com esta pesquisa, determinar os efeitos da EENM pela corrente Russa ou Aussie em cães, estabelecendo qual das correntes apresenta um melhor efeito sobre do ganho de massa muscular ou prevenção de atrofia, sem ocasionar dano tecidual no músculo estimulado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2020 - Atual

    CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DO ÁCIDO TRANEXÂMICO EM BOLUS SEGUIDO DE INFUSÃO CONTÍNUA COM DIFERENTES DOSES EM CÃES, Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar a concentração plasmática do ácido tranexâmico após a administração de diferentes doses em cães saudáveis. Serão utilizados seis cães hígidos, três machos e três fêmeas, sem raça definida, adultos e com peso entre 5 e 15 kg que serão testados para 2 dosagens distintas com intervalo de 7 dias entre elas. Na primeira etapa do projeto (E1) os 6 cães receberão um bolus de ácido tranexâmico na dose de 20 mg/kg¹ pela via intravenosa (IV) seguido de infusão contínua de 10 mg/kg¹/h por um período de 3 horas. Na etapa 2 (E2), os mesmos seis cães receberão uma dose em bolus de 20 mg/kg¹ IV seguido de infusão contínua de 20 mg/kg¹/h por 3 horas. Será respeitado um intervalo de sete dias entre cada etapa do projeto. As concentrações séricas serão obtidas através de análises em lote por cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massa (LC-MS-MS). Com os resultados obtidos neste estudo espera-se, preencher uma lacuna ainda existente acerca da dose necessária e posologia da aplicação do ácido tranexâmico para atingir a concentração sérica suficiente para inibir a fibrinólise em cães saudáveis. Trazendo assim dados importantes que poderão ser utilizados em futuros trabalhos que visam demonstrar a eficácia do ácido tranexâmico na redução dos sangramentos oriundos de diferentes técnicas cirúrgicas, constituindo-o como alterativa hemostática de aplicação sistêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2020 - Atual

    EFEITO DO ÁCIDO TRANEXÂMICO NA REDUÇÃO DA PERDA SANGUÍNEA TRANSOPERATÓRIA DE CÃES SUBMETIDOS A HEMILAMINECTOMIA E FENESTRAÇÃO, FENDA VENTRAL E ESTABILIZAÇÃO VERTEBRAL, Descrição: O objetivo deste projeto de estudo é avaliar o efeito do ácido tranexâmico na redução de perda sanguínea transoperatória em diferentes procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral de cães. Serão utilizados 36 cães distribuídos aleatoriamente em três grupos de igual número (n=12), de acordo com o procedimento cirúrgico, ou seja, grupo I ou HF para cães submetidos a hemilaminectomia e fenestração; grupo II ou FV à fenda ventral e grupo III ou EV aonde será realizada a estabilização da coluna vertebral. Estes grupos serão redistribuídos em dois subgrupos de igual número (n=6) e de acordo com o tratamento, ou seja, subgrupos tratado e controle. No subgrupo tratado será realizada administração única de ácido tranexâmico na dose de 20mg/kg-1, diluído em 100 mL de solução fisiológica (NaCl 0,9%), por via intravenosa (IV) em 15 minutos. No subgrupo controle os cães receberão 100 mL de solução fisiológica (NaCl 0,9%), IV em 15 minutos. Ambas administrações serão realizadas após a intubação orotraqueal. A perda sanguínea será avaliada pela pesagem de gazes, compressas e campos cirúrgicos antes e depois do procedimento, somado aos valores obtidos com o conteúdo de fluídos aspirados no transoperatório. Os valores de hematócrito e hemoglobina anterior e posterior ao procedimento também serão comparados. Com os resultados obtidos neste estudo, espera-se delimitar a eficácia e aplicabilidade clínica do ácido tranexâmico na redução de perda sanguínea em cães submetidos a diferentes procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Efeito da temperatura de polimerização do cimento ósseo associado ao fio de Kirschner na medula espinhal de ratos submetidos à laminectomia dorsal: exame neurológico e histopatológico, Descrição: As fraturas e/ou luxações vertebrais são frequentemente diagnosticadas na rotina clínico-cirúrgica de pequenos animais e são responsáveis por alterações medulares, que culminam com diferentes graus de disfunção neurológica. O tratamento para essas afecções depende da classificação da lesão e quantos compartimentos vertebrais estão acometidos. O tratamento cirúrgico tem como objetivo a estabilização rígida dos fragmentos vertebrais e, em alguns casos, pode ser necessária a descompressão medular, mediante laminectomia dorsal. A técnica mais utilizada é a associação de pinos com cimento ósseo (CO). O CO, durante sua fase de polimerização, apresenta uma reação exotérmica que pode lesionar os tecidos circundantes. Apesar de ser utilizado há anos na rotina cirúrgica da medicina e da medicina veterinária, os efeitos do CO sobre tecidos moles adjacentes ao local de implantação, ainda são pouco conhecidos. Sabendo disso, o objetivo do presente projeto de pesquisa é verificar os efeitos da temperatura de polimerização do CO sobre a medula espinhal de ratos Wistar hígidos, mediante técnicas cirúrgicas para descompressão e estabilização vertebral. O projeto será executado em três etapas, sendo a primeira um projeto piloto, a segunda para aplicação do CO sobre a superfície dorsal vertebral de L2 e L3 íntegra (GC) associado ou não à aplicação de pinos nos corpos vertebrais (GP); utilização do CO em torno de uma área de laminectomia dorsal modificada em L2 e L3 associada a pinos nos corpos vertebrais (GLP). Na terceira etapa, serão repetidos os procedimentos da segunda etapa, associado a irrigação do CO com solução NaCl0,9% durante o processo de polimerização do mesmo. Serão aferidas as temperaturas em contato com a medula espinhal, com os pinos e entre a vértebra e o CO durante o processo de polimerização. Após o procedimento cirúrgico, os animais passarão por avaliação neurológica e serão submetidos à eutanásia em tempos determinados pelo projeto piloto, sendo que a medula espinhal será avaliada por histopatologia, a fim de identificar as lesões. Pretendemos com o presente estudo preencher a lacuna, ainda existente, no conhecimento acerca dos possíveis danos causados pela temperatura de polimerização do CO sobre a medula espinhal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Influência da mielografia nas complicações anestésicas transoperatórias de cães submetidos à hemilaminectomia toracolombar., Descrição: Uma das desordens neurológicas mais comuns em cães é a doença do disco intervertebral (DDIV). O diagnóstico presuntivo da DDIV é obtido mediante histórico, sinais clínicos, exame neurológico e exames de imagem, dentre eles a radiografia simples, mielografia, tomografia computadorizada e a ressonância magnética. No entanto, nem todos os hospitais veterinários dispõem de exames de imagem avançados, tendo disponível apenas a mielografia para localização da lesão em cães com suspeita de DDIV. A hemilaminectomia é o procedimento cirúrgico mais utilizado para resolução e redução da dor proveniente da extrusão de disco em pacientes não responsivos ao tratamento clínico ou com quadros mais graves da doença. Para realização da mielografia e hemilaminectomia os pacientes precisam receber anestesia geral e, muitas vezes, no mesmo dia são feitos os dois procedimentos a fim de otimizar o tempo para realizar a descompressão. Entretanto, não foi encontrado na literatura um estudo que comprove a influência da mielografia nas complicações anestésicas no transoperatório de cães submetidos a hemilaminectomia toracolombar. Neste trabalho serão incluídos 20 cães da rotina atendidos pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HVU-UFSM com diagnóstico definitivo de compressão medular extradural decorrente da doença do disco intervertebral e submetidos à descompressão cirúrgica por meio da hemilaminectomia. Os animais serão distribuídos em dois grupos de dez animais cada. No grupo 1, os animais serão submetidos à hemilaminectomia imediatamente após mielografia, sem haver recuperação anestésica entre os dois procedimentos. No grupo 2, os cães serão submetidos à hemilaminectomia após total recuperação anestésica do paciente e com intervalo de 12 a 24 horas do procedimento cirúrgico. Com auxílio de um monitor multiparamétrico serão avaliados os parâmetros: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (f), saturação de oxigênio da hemoglobina (SpO2), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM), temperatura esofágica e fração expirada de dióxido de carbono (EtCO2). Todos os animais serão monitorados da mesma forma e os parâmetros serão registrados a cada cinco minutos para posterior comparação de alterações e complicações transanestésicas entre os animais dos dois grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante / HERCULANO, LÍCIA FLÁVIA SILVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Efeito da melatonina e do meloxicam no sistema glutamatérgico, ensaio enzimático, clínico e histopatológico em ratos normais submetidos à desmielinização encefálica pelo brometo de etídio., Descrição: O objetivo do presente trabalho é investigar o efeito neuroprotetor do meloxicam e da melatonina sobre possíveis alterações comportamentais, na neurotransmissão glutamatérgica, no perfil oxidativo e histopatológico de ratos submetidos a um modelo de desmielinização experimental. O experimento será dividido em duas etapas: experimento in vitro e experimento in vivo. O experimento in vitro avaliará o efeito neuroprotetor do meloxicam e da melatonina sobre insultos excitotoxicos induzidos por agonistas glutamatergicos e pelo brometo de etídio em fatias da ponte. No experimento in vivo os animais serão distribuídos em 20 grupos experimentais, com 05 indivíduos cada. O experimento avaliará o tratamento com meloxicam e melatonina pós-lesão desmielinizante na ponte, em duas fases - 7 dias pós-desmielinização, onde ocorre o pico de desmielinização (Experimento 2A [grupos sham] e 2B [grupos tratados]); e 21 dias pós-desmielinização, onde ocorre o pico de remielinização (Experimento 2C [grupos sham] e 2D [grupos tratado]). Durante o período experimental, serão realizados os testes neurológicos e, em seguida, os ratos serão submetidos à eutanásia em diferentes intervalos de tempo. As amostras serão coletadas para avaliação do perfil oxidativo e análises histopatológicas da ponte. Com isto, espera-se que o meloxicam e/ou melatonina sejam capazes de reduzir os danos biológicos e as alterações neurológicas nos ratos submetidos à desmielinização encefálica por brometo de etídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / samanta simon - Integrante.

  • 2019 - Atual

    DANO GENÔMICO COMO FATOR PROGNÓSTICO EM CÃES PARAPLÉGICOS SECUNDÁRIO À DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR, Descrição: O objetivo deste estudo é comparar, por meio do ensaio fluorimétrico, a quantifica-ção de DNA livre, utilizando o corante Picogreen, do LCE e do sangue em cães com DDIV paraplégicos com e sem percepção à dor profunda. Os cães serão distribuídos em três grupos, de acordo com o grau de disfunção neurológica (n=25), denomina-dos de Grupo I: cães hígidos (n=5); Grupo II: cães que apresentam paraplegia devi-do à DDIV toracolombar grau IV (n=10); Grupo III: cães paraplégicos devido à DDIV toracolombar grau V (n=10). Todos os cães serão submetidos à coleta de sangue e de LCE para a mensuração do DNA livre. Os cães paraplégicos serão submetidos à técnica de hemilaminectomia dorsolateral toracolombar associada à fenestração do disco intervertebral afetado. Nos cães cirurgiados serão realizados: exames neuro-lógicos a cada sete dias durante 90 dias, o teste de mensuração de DNA livre do soro a cada 15 dias durante 90 dias e o teste de mensuração de DNA no líquor, a-través da punção da cisterna lombrar, após 90 dias do procedimento cirúrgico. Com isto, espera-se através do ensaio fluorimétrico a quantificação de DNA livre no san-gue e no líquor, utilizando o corante Picogreen, obter um método objetivo e eficaz na determinação do prognóstico da DDIV toracolombar em cães.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Hiperestesia espinhal focal como fator prognóstico em cães paraplégicos sem percepção de dor profunda, Descrição: A extrusão do disco intervertebral (EDIV) é a causa mais comum de lesão compressiva na medula espinhal de cães, cujo prognóstico é variável e depende de diversos fatores, sendo a percepção de dor profunda (PDP) o principal parâmetro utilizado. Pesquisas de novos fatores prognósticos são estudados com intuito de auxiliar na estimativa mais precisa de recuperação funcional. Com isso, o objetivo do estudo foi avaliar se a hiperestesia espinhal (HE) no local da compressão, pode ser utilizada como um fator prognóstico para recuperação funcional de cães com extrusão aguda do disco intervertebral (Hansen tipo I), sem a presença de PDP submetidos a hemilaminectomia toracolombar. Não foram encontrados trabalhos que avaliaram a HE mediante a palpação da coluna vertebral como um fator prognóstico, o que reforça a relevância do presente estudo. Os resultados trabalho podem sugerir que a HE em cães paraplégicos acometidos por EDIV toracolombar sem presença de PDP pode ser utilizada como um possível indicador prognóstico de recuperação funcional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Fentanil transdérmico ou metadona na analgesia pós-operatória de cães submetidos à hemilaminectomia toracolombar., Descrição: As neurocirurgias tornaram-se frequentes nos hospitais veterinários, porém permanecem questionamentos sobre protocolos e técnicas analgésicas em relação a esses procedimentos. Uma das desordens neurológicas mais comuns em cães é a doença do disco intervertebral (DDIV). O edema, isquemia e hemorragia provocados pela compressão extradural à medula espinhal e raízes nervosas geram dor de moderada a grave no paciente. A hemilaminectomia é o procedimento cirúrgico mais utilizado para resolução da DDIV e redução da dor proveniente da extrusão de disco em pacientes não responsivos ao tratamento clínico ou com quadros mais graves da doença. Desta forma, a analgesia pós-operatória é de fundamental importância para favorecer a recuperação adequada do paciente e diminuição da morbidade. Neste trabalho serão incluídos 12 cães de variadas raças, machos ou fêmeas, com peso entre cinco e 20 quilos diagnosticados com Doença do Disco Intervertebral (DDIV) submetidos à hemilaminectomia toracolombar. Os animais serão submetidos ao mesmo protocolo anestésico transoperatório e divididos em dois grupos de analgesia pós-operatória: Grupo F, que incluirá os pacientes que receberão analgesia após hemilaminectomia com adesivo transdérmico de fentanil e o Grupo M, que irá abranger os cães que receberão analgesia pós-operatória com metadona. Para avaliação de dor dos animais dois avaliadores utilizarão as Escala Visual Analógica (EVA) e Escala de dor Simplificada de Glasgow, fazendo resgate analgésico, quando necessário, com morfina. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar a eficácia do adesivo transdérmico de fentanil quando comparado com a metadona injetável na analgesia pós-operatória de cães submetidos à hemilaminectomia toracolombar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / HERCULANO, LÍCIA FLÁVIA SILVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Frequência da drenagem urinária no controle de cistite bacteriana em cães paraplégicos, Descrição: As complicações causadas pela perda do controle voluntário da micção podem levar a incontinência, retenção urinária e consequentemente infecção do trato urinário inferior. A retenção urinária persistente como as observadas por lesão medular entre o segmento T3-L3 pode gerar infecções urinárias e ocasionar complicações severas como pielonefrite, hidronefrose e insuficiência renal aguda. Considerando a relevância do assunto, este estudo pretende verificar se a freqüência da drenagem urinária associada ou não à terapia antimicrobiana auxilia no controle de cistite bacteriana. Serão incluídos 15 cães paraplégicos com ou sem dor profunda ocasionado por extrusão de disco (Hansen tipo I) ou por fraturas e/ou luxações vertebrais e com retenção urinária e que tenham sido submetidos à cirurgia descompressiva e/ou estabilização da coluna vertebral. Os pacientes serão distribuídos aleatoriamente em três grupos, com cinco animais em cada e submetidos a duas etapas do estudo com diferentes frequências de drenagem urinária, mediante o cateter de demora associada ou não à terapia antimicrobiana durante os seis dias de pós-operatório. Com os resultados, espera-se que a drenagem urinária vesical em diferentes frequências associadas ou não a terapia antimicrobiana auxilie no controle da infecção do trato urinário inferior em cães paraplégicos com retenção urinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante / Ana Caroline Colvero - Integrante.

  • 2018 - 2020

    INFLUÊNCIA DA PROJEÇÃO OBLÍQUA NA MIELOGRAFIA PARA DETECÇÃO DE COMPRESSÃO MEDULAR EM CÃES COM DOENÇA DO DISCO INTERVERTEBRAL CERVICAL, Descrição: A doença do disco intervertebral (DDIV) é a principal causa de mielopatia compressiva em cães e pode afetar tanto a região cervical (C1-C5) como a toracolombar (T3-L3). Para detecção da compressão na medula espinhal ocasionada pela DDIV, faz-se necessário a utilização de exames de imagem contrastada como a mielografia. No segmento toracolombar (T3-L3), são empregados quatro projeções, sendo as oblíquas as mais importantes. Na região cervical, no entanto, pouco se sabe da importância e da necessidade dessa projeção para detecção de compressão da medula espinhal. Diante disso, o objetivo deste estudo será investigar a relevância das projeções mielográficas oblíquas na verificação de compressão na medula espinhal (extrusão tipo I) de cães com DDIV cervical. Serão avaliadas mielografias de cães com diagnóstico definitivo de extrusão de disco (Hansen tipo I) ocasionado pela DDIV cervical e confirmado durante o procedimento cirúrgico. Os cães foram atendidos pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia de uma Instituição de ensino no período entre janeiro de 2006 a novembro de 2017. Espera-se determinar a influência da projeção oblíqua na mielografia para identificação da compressão na medula espinhal de cães com DDIV cervical e verificar a sua necessidade durante o tratamento cirúrgico pela técnica de fenda ventral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / julia da silva rauber - Integrante.

  • 2018 - 2019

    ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO ACUPUNTURA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES SUBMETIDOS À HEMILAMINECTOMIA TORACOLOMBAR, Descrição: Uma das desordens neurológicas mais comuns em cães é a Doença do Disco Intervertebral (DDIV), compressão medular secundária à protrusão ou extrusão do disco intervertebral. A dor proveniente de uma extrusão de disco intervertebral é explicada pelo edema, isquemia e hemorragia provocando compressão extradural a medula espinhal e raízes nervosas. A hemilaminectomia e subsequente fenestração do disco intervertebral apontado como origem dos sinais é o procedimento cirúrgico mais indicado para resolução da DDIV. Protocolos analgésicos convencionais de pós-operatório para este tipo de abordagem cirúrgica tendem a incluir fármacos opióides; que embora efetivos em seu propósito podem provocar efeitos colaterais não desejáveis (náusea, sedação, anorexia) no período de convalescência do animal. Considerando o método multimodal de abordagem analgésica como o ideal, este projeto objetiva ofertar a modalidade TENS acupuntura como alternativa barata, aplicável na rotina clínica e que não oferece nenhum efeito colateral ao paciente. Propomos a avaliação de quatro protocolos analgésicos pós-cirúrgicos com o objetivo de estabelecer a TENS como modalidade substitutiva de medicamentos opióides. Os grupos envolverão protocolos com e sem um fármaco opioide, um anti-inflamatório não esteroidal e um analgésico não opio ide, além da modalidade TENS acupuntura, proporcionando uma analgesia multimodal para tratamento da dor aguda severa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS DO USO DE OPIOIDES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÃES SUBMETIDOS À CIRURGIA DESCOMPRESSIVA DA MEDULA ESPINHAL - ESTUDO RETROSPECTIVO (2011-2016), Descrição: As doenças da medula espinhal de são responsáveis pela maior parte da casuística das disfunções neurológicas em cães. Dentre os distúrbios mais frequentes estão à doença do disco intervertebral e as fraturas e luxações vertebrais. Dependendo o grau de disfunção neurológica ou os compartimentos afetados nas vértebras fraturadas esses distúrbios necessitam de cirurgia, seja para auxílio no tratamento da dor ou na tentativa de melhorar o prognóstico do paciente quanto à deambulação. A dor provocada pela doença do disco intervertebral ou por fraturas e luxações vertebrais é considerada severa inclusive no pós-operatório, necessitando administração de opioides para seu controle. Os opioides podem provocar efeitos colaterais como náusea, vômito, hipotensão entre outros, que, eventualmente podem prejudicar a qualidade do pós-operatório desses pacientes. Com base nisso, o presente projeto tem por objetivo fazer um levantamento de dados dos opioides utilizados no pós-operatório de cirurgias descompressivas da medula espinhal em cães e relacionar aos efeitos colaterais apresentados por esses pacientes. Para isso, serão revisados os registros de pós-operatório dos cães que passaram por esse tipo de cirurgia no hospital veterinário da UFSM a fim de registrar principalmente os efeitos colaterais desses fármacos, já que não encontramos trabalhos que relatam esses efeitos nesse tipo de paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / ANDRÉ VASCONCELOS SOARES - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    TERAPIA ANTIMICROBIANA ASSOCIADO OU NÃO A COMPRESSÃO VESICAL EM CÃES E GATOS PARAPLÉGICOS COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFERIOR, Descrição: As complicações pela perda do controle voluntário da micção podem levar a incontinência, retenção urinária e consequentemente infecção do trato urinário inferior (cistite bacteriana). A retenção urinária persistente como nas ocasionadas por lesão medular entre o segmento T3-L3 pode gerar infecções urinárias e ocasionar complicações severas como pielonefrite, hidronefrose e insuficiência renal aguda. Considerando a relevância do assunto, este estudo pretende verificar qual a existência de infecções no trato urinário inferior em cães e gatos com lesão na medula espinhal toracolombar (T3-L3) provocado por doença do disco intervertebral (cão) e por fraturas e luxações vertebrais (cão e gato) e que apresentam retenção urinária e avaliar se a terapia antimicrobiana associada ou não a compressão vesical em diferentes frequências auxilia no controle da infecção urinária. Serão incluídos 25 animais paraplégicos com ou sem dor profunda e com retenção urinária atendidos no Serviço de Neurologia e que foram submetidos a cirurgia descompressiva e/ou de estabilização da coluna vertebral e encaminhados ao setor de fisioterapia. Os pacientes serão distribuídos aleatoriamente em cindo grupos de igual número, denominados de grupo 1 ou G1 será aquele em que os animais não receberão antimicrobianos e nem compressão vesical, o grupo 2 ou G2 antimicrobiano, mas sem compressão vesical, o grupo 3 ou G3 antimicrobiano e compressão vesical uma vez por dia, o grupo 4 ou G4 antimicrobiano e compressão vesical duas vezes por dia, e o grupo 5 ou G5 antimicrobianos e compressão vesical três vezes ao dia. Os animais serão avaliados a cada 20 dias para exame neurológico e a coleta de urina, para realização dos exames de cultura e teste de sensibilidade antimicrobiana, durante 60 dias a partir do diagnóstico da lesão medular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Graciane Aiello - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / Luciana Schneider - Integrante.

  • 2016 - Atual

    INFLUÊNCIA DA FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE CÃES COM RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE ESTABILIZAÇÃO CIRÚRGICA DA ARTICULAÇÃO FEMORO-TÍBIO-PATELAR., Descrição: Com o objetivo de avaliar o tempo e a qualidade da recuperação funcional do membro pélvico de cães submetidos a dois métodos de estabilização cirúrgica (intra-articular e extra-articular) do joelho decorrente da ruptura do ligamento cruzado cranial quando empregado um protocolo fisioterapêutico imediatamente após a cirurgia, serão utilizados 40 cães, sem raça definida, independente do sexo. Estes animais serão distribuídos ao acaso em dois grupos de igual número e submetidos à estabilização do joelho direito pela técnica intra-articular (GRUPO I) e extra-articular (GRUPO II). Os animais de cada grupo serão distribuídos em subgrupos IA (controle), IIA (fisioterapia), IB (controle), IIB(fisioterapia). As técnicas cirúrgicas empregadas serão "sobre topo" e a de imbricamento retinacular modificado. Os animais serão avaliados por um período de 45 dias (05 cães) e 90 dias (05 cães) de pós-operatório em cada subgrupo. O prtocolos fisioterapêuticos a serem empregados serão crioterapia, termoterapia, estimulação elétrica neuromuscular, exercícios passivos, ativos, ativos assistidos, hidroterapia, massageamento e alongamento. Os cães serão avaliados no pré-operatório, aos 45 e 90 dias de pós-operatório através dos seguintes parâmetros (goniometria, circunferência da coxa, análise da marcha, biópsia muscular, radiografia e videoartroscopia do joelho). Decorridos os períodos pré-estabelecidos de pós-operatório e ao final deste experimento espera-se que os animais submetidos à cirurgia articular e ao protocolo de reabilitação tenham uma recuperação funcional mais precoce e qualitativa que os animais do grupo controle. Com isso, pretende-se demonstrar a influência positiva da fisioterapia no pós-operatório em animais submetidos a cirurgia de estabilização do joelho em decorrência da ruptura do ligamento cruzado cranial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / Luciana Schneider - Integrante.

  • 2016 - Atual

    COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CÃES E GATOS COM TRAUMA MEDULAR, Descrição: Lesões medulares em cães e gatos ocorrem por fatores externos ou internos, sendo seus representantes mais expressivos a doença do disco intervertebral (DDIV) e fraturas e/ou luxações da coluna vertebral. Abordagens cirúrgicas para o tratamento destas afecções incluem técnicas de hemilaminectomia, mini-hemilaminectomia, pediculectomia, laminectomia, fenda ventral e variados métodos de estabilização. Complicações cirúrgicas evidenciadas no trans-operatório, pós-operatório imediato e tardio originam-se de fatores intrínsecos ao paciente ou de situações que poderiam ser evitadas pela equipe cirúrgica. O objetivo deste estudo é identificar as principais complicações cirúrgicas ocorridas no trans e pós-operatório imediato e tardio envolvendo procedimentos para descompressão da medula espinhal e estabilização da coluna vertebral. Serão utilizados 20 animas entre cães e gatos atendidos na rotina do Serviço de Neurologia do HVU-UFSM, com diagnóstico definitivo de doença do disco intervertebral ou por fratura e/ou luxação vertebral envolvendo os segmentos C1-C5 e T3-L3 da medula espinhal e que foram submetidos ao tratamento cirúrgico. Espera-se com essa pesquisa definir as principais complicações no trans e pós-operatório imediato e tardio de pacientes com lesão na medula espinhal e, com esses dados, ser possível criar métodos que possam evitar ou tratar tais intercorrências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / Denis Antonio Ferrarin - Integrante / Luciana Schneider - Integrante.

  • 2016 - Atual

    PREDNISONA E MELOXICAM NO TRATAMENTO DE RATOS SUBMETIDOS A TRAUMA NA MEDULA ESPINHAL, Descrição: No trauma medular agudo ocorrem eventos primários e secundários. As lesões primarias ocorrem imediatamente após o trauma, nas quais apresentam lesões neuronais e à vascularização. As secundárias ocorrem devido a ruptura da membrana celular e alterações no fluxo sanguíneo e no metabolismo, agravam os efeitos do trauma mecânico inicial. O objetivo deste experimento é comparar o perfil oxidativo, os testes neurológicos e exame histopatológico através do modelo experimental de trauma medular pelo cateter de Fogarty 2 em ratos tratados com prednisina ou meloxicam. Os animais serão distribuídos aleatoriamente em cinco grupos contendo números iguais de ratos denominados de G1 (Sham): submetido ao procedimento cirúrgico (laminectomia) e tratado com solução salina (NaCl 0,9%); G2: submetido ao procedimento cirúrgico (laminectomia) e tratado com Prednisona; G3: submetido ao procedimento cirúrgico (laminectomia) e tratado com Meloxicam. G4: submetido ao procedimento cirúrgico (laminectomia), trauma medular e tratado com solução salina (NaCl 0,9%); G5: submetido ao procedimento cirúrgico, trauma medular e tratado com Prednisoina ; G6: submetido ao procedimento cirúrgico, trauma medular e tratado com Meloxicam. Após o período experimental, serão realizados os testes neurológicos e, em seguida, os ratos serão submetidos à eutanásia em diferentes intervalos de tempo e as amostras serão coletadas para avaliação do perfil oxidativo e para análises histológicas da lesão. Com isto, espera-se que o meloxicam seja capaz de reduzir os danos biológicos e as alterações neurológicas com menores efeitos adversos que a prednisona no modelo experimental de trauma medular utilizando cateter de Fogarty 2 Fr.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / samanta simon - Integrante / desydere trindade pereira - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2014 - 2017

    EXTRUSÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL TORACOLOMBAR EM CÃES SEM PERCEPÇÃO A DOR PROFUNDA SUBMETIDOS À DESCOMPRESSÃO CIRÚRGICA APÓS 48 HORAS. ESTUDO PROSPECTIVO, Descrição: Nessa pesquisa, propõe-se um estudo prospectivo empregando o tratamento cirúrgico em cães atendidos na rotina do Serviço de Neurologia do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Santa Maria com extrusão de disco (Hansen I) intervertebral toracolombar sem percepção a dor profunda em período superior a 48 horas e verificar se a cirurgia descompressiva tardia promove a recuperação funcional satisfatória em até seis meses de avaliação pós-operatória. Para isso, os cães serão distribuídos em três grupos de igual número e de acordo com a duração da perda de percepção a dor profunda, sendo denominados de grupo GI para cães com ausência de dor profunda entre dois e sete dias; GII, com perda entre oito e quinze dias e GIII acima de quinze dias. Cada grupo será redistribuído aleatoriamente em dois subgrupos de igual número denominados A para aqueles submetidos ao tratamento cirúrgico e B para tratamento clínico. A avaliação da recuperação funcional motora e da nocicepção será realizada após 24 horas, 72 horas, sete, 15, 30, 60, 90 e 180 dias do tratamento clínico ou cirúrgico. Serão realizadas urinálise e urocultura por meio de cistocentese imediatamente antes da cirurgia ou inicio do tratamento clínico e após 30 e 90 dias do tratamento (clínico ou cirúrgico). Espera-se que a cirurgia descompressiva em cães com extrusão de disco intervertebral toracolombar sem percepção à dor profunda em período superior a 48 horas em cães possam recuperar de forma satisfatória os movimentos voluntários dos membros pélvicos em até seis meses do procedimento cirúrgico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / dakir polidoro neto - Integrante / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Rafael Oliveira Chaves - Integrante / Amanda Oliveira de Adrades - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2017

    Proposta de um modelo de aferição da pressão intracraniana em trauma cranioencefálico: estudo experimental em coelhos e clínico em cães., Descrição: O traumatismo cranioencefálico (TCE) está associado a alta taxa de mortalidade e morbidade em humanos e pequenos animais. A monitorização da pressão intracraniana (PIC) é bastante utilizada em paciente humanos, porém há poucos relatos da sua utilização em cães e gatos. A mensuração da PIC é utilizada não somente para o diagnóstico da hipertensão, mas, também, para valor prognóstico, especialmente nos pacientes com TCE grave. Ainda é utilizada como parâmetro para avaliação das medidas terapêuticas empregadas para reduzir a PIC. O objetivo deste experimento é mimetizar em coelhos, os eventos do aumento da pressão intracraniana por meio do modelo experimental por balão epidural, a fim de investigar a utilização de um material alternativo para aferir e monitorar a PIC. O trabalho será composto por um estudo experimental de monitoração de PIC por dois métodos distintos em coelhos Serão utilizados 16 coelhos, que serão submetidos ao modelo experimento de TCE por balão epidural para a monitoração da PIC. Os coelhos serão distribuídos em dois grupos para a monitoração da PIC com dois dispositivos distintos, no qual oito serão monitorados utilizando-se o cateter de ventriculostomia e oito utilizando a sonda uretral, ambos acoplados ao monitor externo. Após 80 minutos de monitoração, os coelhos serão submetidos à eutanásia para avaliar a presença de hematoma. Com este estudo, espera-se que a sonda uretral acoplada a um monitor externo seja aplicável para a monitoração da pressão intracraniana em coelhos submetido ao modelo experimental de TCE por balão epidural e cães atendidos na rotina clínica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / Amanda Oliveira de Andrades - Integrante / Marcelo Luis Schwab - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2015

    O MÚSCULO AUTÓGENO NA HEMOSTASIA DO CANAL VERTEBRAL DE COELHOS NOVA ZELÂNDIA SUBMETIDOS Á HEMILAMINECTOMIA, Descrição: A laminectomia é uma das técnicas mais usadas na maioria das intervenções na medula espinhal que necessitam de uma exposição ampla da dura-máter. No transoperatório, a hemorragia originada do plexo venoso é de difícil controle e costuma alongar o tempo de cirurgia e prejudicar o pós-operatório devido à formação de hematoma e posterior fibrose epidural. Vários mecanismos elétricos, mecânicos e químicos tem sido desenvolvidos e testados para controlar este problema. O músculo autólogo é muitas vezes utilizado para este fim por sua fácil aplicação, custo nulo, grande disposição e eficiência satisfatória. Apesar de seu amplo uso na cirurgia de medula espinhal, não há trabalhos que avaliem o quanto ele pode ser usado e o seu comportamento histopatológico no pós-operatório. Esta pesquisa visa documentar as conseqüências desta técnica de hemostasia com o músculo autólogo sendo deixado no seu local de ação e sendo posteriormente avaliado por estudo histopatológico. No grupo I, serão realizadas hemilaminectomia em coelhos e os planos anatômicos serão suturados. No grupo II, após a hemilaminectomia, será implantado dentro do canal medular na sua porção ventral um músculo autógeno que diminuirá em 25% a luz do canal e os planos anatômicos serão suturados. No grupo III, será repetido o procedimento do grupo II, sendo que a luz do canal medular será diminuída para 50%. Os animais passarão por avaliação clínica neurológica no período pré-operatório e diariamente no período pós-operatório até 15 dias (grupos I e II) e 30 dias (grupo III). A eutanásia e coleta de material para análise histopatológica ocorrerá 15 dias após a intervenção cirúrgica para os grupos I e II e 30 dias para o grupo III. Com base nesta pesquisa, o cirurgião saberá das vantagens e efeitos pós-operatórios desta técnica de hemostasia, e assim ter outra técnica para controlar as hemorragias de maneira prática e sem custo para ser utilizada no transoperatório em acessos à medula espinhal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / ANGEL RIPPLINGER - Integrante / Graciane Aiello - Integrante / julia da silva rauber - Integrante / samanta simon - Integrante / mathias reginatto wrzesinski - Integrante.

  • 2011 - 2013

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / N L PIPP - Integrante / Raiser - Integrante / Larissa Berté - Integrante / dakir polidoro neto - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2011

    ANÁLISE DOS POSSÍVEIS EFEITOS IMEDIATOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) NA ESPASTICIDADE DOS MÚSCULOS FLEXORES DE PUNHO E DEDOS DE PACIENTES HEMIPLÉGICOS, Descrição: Dentre as diversas modalidades de estimulação elétrica disponíveis para uso terapêutico, a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) tem sua eficácia descrita com escassez na literatura. Assim sendo, o presente estudo pretende analisar os efeitos imediatos como proposta de tratamento na espasticidade flexora de punho e dedos de pacientes hemiplégicos pós AVC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / Claudiane Bernardi - Integrante / Carla Beatriz Stülp - Integrante / Ana Lucia Cervi Prado - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    INFLUÊNCIA DA FISIOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE CÃES COM RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL SUBMETIDOS A DIFERENTES MÉTODOS DE ESTABILIZAÇÃO CIRÚRGICA DA ARTICULAÇÃO FEMORO-TÍBIO-PATELAR., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Ney Luis Pippi - Integrante / Alceu Gapar Raiser - Integrante / Ana Lucia Cervi Prado - Integrante / Larissa Berté - Integrante.

  • 2008 - 2011

    CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE DICLOFENACO SÓDICO EM CÃES SUBMETIDOS A FONOFORESE, Descrição: Com o objetivo de avaliar a concentração plasmática de diclofenaco sódico em cães, aplicado por fonoforese, serão utilizados 21 cães, distribuídos em três grupos de igual número, denominados de Grupo I (ultra-som prévio mais gel de diclofenaco sódico a 1%), Grupo II (gel de diclofenaco a 1% sem terapia ultra-sônica) e Grupo III (ultra-som associado ao gel de diclofenaco sódico a 1 %). Após um mês, os animais dos grupos I e III, serão submetidos ao mesmo procedimento, mas com o ultra-som desligado (controle). Será feita análise plasmática por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), dos tempos pré-tratamento, uma, duas, seis e 48 horas pós-tratamento. Espera-se que a concentração plasmática encontrada não cause efeitos clínicos colaterais, podendo o método ser empregado na rotina clínica, em cães que apresentarem afecções músculo-esqueléticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante / Charles Pelizzari - Integrante / Beckmann, Diego V. - Integrante.

  • 2008 - 2010

    INFLUÊNCIA DE COMPOSTOS DE SELÊNIO NA ATIVIDADE DAS ENZIMAS NTPDASE E 5' NUCLEOTIDASE EM UM MODELO EXPERIMENTAL DE ISQUEMIA CEREBRAL FOCAL, Descrição: A isquemia é causada por uma redução ou bloqueio completo do fluxo sanguíneo, resultando em liberação deficiente de glicose e oxigênio. Os nucleotídeos extracelulares de adenina ATP e ADP, e o nucleosídeo adenosina são considerados atualmente importantes moléculas sinalizadoras, mediando seus efeitos através de receptores purinérgicos localizados na superfície celular. Há um crescente interesse no papel dos nucleotídeos de adenina durante eventos de hipóxia/isquemia. Os nucleotídeos de adenina extracelulares são hidrolizados por enzimas conhecidas como ecto-nucleotidases. Dentre essas destaca-se a NTPDase (ATP difosfoidrolase, Ecto/CD39) e a 5' nucleotidase, duas enzimas capazes de controlar a disponibilidade de ligantes como ATP, ADP e AMP à seus receptores específicos. Os antioxidantes, como o Ebselen mostram-se como alvos terapêuticos na prevenção ao dano isquêmico assim como apresentam efeitos neuroprotetores após a ocorrência do acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). Este estudo tem como objetivo avaliar a influência de novos compostos de selênio sobre a atividade das enzimas NTPDase e 5' nucleotidade em um modelo experimental de isquemia focal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Cinthia Melazzo Mazzanti - Integrante / M R C Schetinger - Integrante.

  • 2008 - 2010

    IMPLANTE SINTÉTICO NA PREVENÇÃO DA FIBROSE PÓS-LAMINECTOMIA EM CÃES, Descrição: Com o objetivo de avaliar o implante sintético á base de alumínio na prevenção de fibrose pós-laminectomia, serão utilizados, nesta pesquisa, 10 cães, sem raça definida, independente do sexo, pesando entre 10-15kg e distribuídos em dois grupos de igual número denominados de G1 ou grupo implante e GII ou grupo controle. Os animais serão submetidos á técnica cirúrgica de laminectomia dorsal modificada, sendo que nos animais do grupo I, ao término do procedimento, será colocado o implante sintético cobrindo o defeito ósseo criado pela laminectomia dorsal. Os animais serão avaliados diariamente através dos exames neurológico e clínico e, decorridos 15, 30 e 60 dias do procedimento cirúrgico, serão submetidos ao exame radiográfico contrastado (mielografia). Espera-se que o uso do implante à base de alumínio prevena a formação de fibrose pós-laminectomia dorsal modificada e com isso, a criação de um método alternativo e sua aplicação na rotina clínica-hospitalar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Ney Luis Pippi - Integrante / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / Rosmarini Passos Santos - Integrante / dakir polidoro neto - Integrante / Raquel BAUMHARDT - Integrante.

  • 2006 - 2008

    EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM LASER DE DIODO DE ARSENETO DE GÁLIO (904NM) NO TRATAMENTO DE SINOVITE CARPIANA EXPERIMENTALMENTE INDUZIDA EM PÔNEIS., Descrição: Neste estudo será analisado o efeito do tratamento com laser de diodo Arseneto de Gálio (904 nm) no tratamento de dois grupos de pôneis separados aleatoriamente com sinovite carpiana induzida experimentalmente. Os animais serão mantidos em baias separadas onde receberão ração comercial duas vezes ao dia, feno de alfafa e água ad libitum. Será induzida sinovite da articulação radio-carpiana com adjuvante completo de Freund's (WHITE et al, 1996) em todos os pôneis na dose de 0,25mL. Exames clínicos que incluem termografia, raio X, ultra-sonografia, análise de líquido sinovial (citologia e proteínas totais) e exame de claudicação serão realizados para acompanhamento da evolução do caso. O grupo 1 será tratado com laserterapia, em sessões diárias de 5 minutos (4 joules/cm2) cada, por dez dias seguidos. O grupo 2, controle, receberá a mesma metodologia de tratamento porém com o aparelho desligado. Os dados coletados serão analisados estatisticamente para avaliação da eficiência da modalidade terapêutica em eqüinos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Flávio Desessards de La Corte - Integrante / Karin Brass - Integrante / ANDRESSA BUENO - Integrante.

  • 2006 - 2007

    ESTUDO COMPARATIVO DOS EFEITOS DO ULTRA-SOM E DO LASER TERAPÊUTICO NA CICATRIZAÇÃO DE TENDÃO CALCÃNEO EM COELHOS, Descrição: Com o objetivo de avaliar o efeito do ultra-som e do laser terapêutico na cicatrização de lesão no tendão calcâneo, serão utilizados 12 coelhos, independente do sexo, adultos, da raça Nova Zelândia. Os animais serão distribuídos alatoriamente em dois grupos de igual numero, denominados G1, ou seja, aqueles que serão submetidos ao tratamento com ultra-som no tendão calcâneo direito e G2, ou aqueles animais que receberão laserterapia arseneto de gálio, 904nm no tendão calcâneo direito. O tendão calcâneo esquerdo de ambos os grupos serão submetido ao mesmo tipo de lesão, porém, servirão como controle, ou seja, sem tratamento. A técnica consistirá de uma ruptura parcial do tendão calcâneo dirteito e esquerdo, sutura do paratendão com mononáilon 3-0 e imobilização de ambas articulações tíbio-társicas com pino de Steimann. Os animais serão anestesiados com Tiopental sódico (4mg/kg) a analgesia será assegurada com sulfato de morfina (0,3mg/kg) durante 4 dias. A terapia com ultra-som e laser iniciará no pós-operatório imediato e terá a duração de 14 dias. O aparelho de ultra-som emitirá uma freqüência de 1MHZ, modo pulsado, com uma intebsidade de 0,8W/cm, durante 5 minutos. A radiação de laser, será emitido pelo arseneto de gálio, 904nm, 4J/cm, durante 3 minutos. Decorridos este período, será removido um fragmento do tendão calcâneo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Charles Pelizzari - Integrante / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / Alceu Gapar Raiser - Integrante.

  • 2006 - 2006

    ABLAÇÃO CIRÚRGICA DOS BULBOS OLFATÓRIOS EM COELHOS: MODELO PARA ESTUDOS DE PATOGENIA DE INFECÇÕES POR VÍRUS NEUROTRÓPICOS, Descrição: Coelhos têm sido utilizados como modelo para o estudo da neuropatogenia da infecção pelo herpesvírus bovino tipo 5 (BHV-5), um importante agente de doença neurológica em bovinos. O sistema olfatório tem sido apontado como a principal via de acesso do vírus ao cérebro após inoculação intranasal. Para investigar o papel dessa via na patogenia da infecção neurológica, será elaborada e avaliada uma técnica de craniotomia transfrontal para remoção dos bulbos olfatórios (BOs) definindo-se a órbita como referência anatômica. Utilizando-se essa técnica, quarenta (40) coelhos com trinta (30) dias de idade serão submetidos à ablação cirúrgica dos BOs e posteriormente inoculados com o BHV-5. Após incisões na pele, tecido subcutâneo e periósteo, a craniotomia será realizada em um ponto eqüidistante entre os cantos mediais dos olhos, com uma broca sulcada de 3mm acoplada a uma perfuratriz elíptica de baixa intensidade. A remoção dos BOs será realizada com uma sonda uretral nº6 acoplada a um aspirador. O pós-operatório será feito por 7 dias e constará de limpeza diária da ferida cirúrgica e administração de dexametasona somente no primeiro dia. Após o período de pós-operatório, os animais serão transferidos para o Setor de Virologia, onde serão mantidos em alojamentos coletivos (4 a 6 animais) recebendo ração comercial balanceada e água ad libitum. Aproximadamente 7 dias após a remoção do bulbo, os animais serão inoculados pela via intranasal ou intraconjuntival com uma amostra de BHV-5 (SV-507). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Diego Gustavo Diel - Integrante / Eduardo Furtado Flores - Integrante / Erika Toledo Fonseca - Integrante.

  • 2005 - 2007

    ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR EM CÃES SUBMETIDOS À IMOBILIZAÇÃO RÍGIDA TEMPORÁRIA DO JOELHO, Descrição: Para certos procedimentos cirúrgicos em cães como a reconstituição do ligamento cruzado cranial e homoimplante tenopatelar necessitamos, ás vezes, realizar a imobilização rígida temporária da articulação do joelho á fim de que ocorra uma cicatrização adequada do enxerto . No entanto, poderá ocorrer sérios efeitos colaterais como atrofia muscular, contratura articular e espasticidade muscular. Nestes casos necessitamos do emprego de protocolos fisioterapêuticos como a estimulação elétrica aplicados no pós-operatório que permitam amenizar estes efeitos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa será de avaliar dois tipos de estimulação elétrica em cães submetidos a imobilização rígida temporária da articulação do joelho por um período de 30 dias. Para isso, 16 cães serão distribuídos em três grupos (I, II e III). O grupo I ou controle será constituído de quatro animais. No grupo II permanecerá 06 cães e será empregada a estimulação elétrica funcional (FES) e no grupo III, o emprego da corrente de média frequência Russa. Cada grupo será redistribuído em três subgrupos denominados de A (estimulação no quadríceps femoral durante imobilização) B (estimulação no quadríceps femoral após a imobilização) e C (estimulação no quadríceps femora durante e após a remoção). A avaliação dos resultados será realizada semanalmente mediante mensuração da circunferência da coxa, goniometria e biópsia do músculo vasto medial nos dias zero, 30 e 60 dias de pós operatório. Com os resultados obtidos pretende-se escolher qual a frequência de corrente e o tempo ideais para ser empregada na reabilitação da musculatura da coxa de animais submetidos a imobilização rígida temoporária da articulação do joelho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / A G RAISER - Integrante / Fabiano Salbego - Integrante / Charles Pelizzari - Integrante / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / Rafael Festugato - Integrante / Rosmarine Passos Santos - Integrante / Soraia Figueiredo Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    O USO DE SEGMENTO DE TENDÃO EXTENSOR DIGITAL COMUM HOMÓLOGO CONSERVADO EM GLICERINA A 98% NA RAFIA TENDÍNEA DE EQUINOS, Descrição: O tendão extensor digital comum pode sofrer ferimento traumático, com considerável perda de segmento, tornando extremamente difícil o seu reparo devido a contratura dos músculos. Com base neste fato foi elaborado um modelo experimental com 6 Pôneis, onde serão efetuados implantes de homoenxerto de tendão extensor digital comum conservado em glicerina a 98% no membro anterior esquerdo e reimplantação de autoenxerto do mesmo tendão no membro anterior direito. Os eqüinos serão separados em dois grupos de igual número. O grupo I (GI) será irradiado com laser Arseneto de Gálio por 10 dias (após a retirada do dispositivo de imobilização, aos 30 dias), enquanto que o grupo II (GII) não será feito a Laserterapia. O implante homólogo será hidratado em cuba esterelizada contendo 50 ml de solução salina e 2ml de iodo-povidine, por 24h, em temperatura ambiente (22-24°C), antes da implantação. A tenorrafia será feita com mononailon 2.0 conforme modelo de Kessler. No pós-operatório ambos os grupos serão submetidos a imobilização externa com tala de alumínio. Cada animal passará por avaliação clínica diária e avaliação do tipo de deambulação. Após 30 dias a imobilização será retirada de ambos os grupos e se fará a avaliação ultrassonográfica dos membros operados nos dois grupos. A análise histológica e morfométrica será feita por meio de biópsias coletadas aos 45,60 e 90 dias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / Ney Luis Pippi - Integrante / Josaine Rapetti - Integrante / RODRIGO OTÁVIO DO CANTO CARDONA - Integrante / Rafael Festugatto - Integrante / Alceu Gapar Raiser - Integrante.

  • 2004 - 2006

    SUBSTITUIÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM CÃES COM SEGMENTO TENOPATELAR HOMÓGENO CONSERVADO EM GLICERINA., Descrição: Com o objetivo de avaliar a viabilidade do implante homógeno de segmento tenopatelar conservado em glicerina à 98% na reconstrução do ligamento cruzado em cães, serão utilizados 36 cães divididos em dois grupos. O grupo I constará de cães com imobilização por 28 dias que serão subdivididos em dois subgrupos para avaliação aos 30 e 90 dias de pós-operatório. O grupo II constará de 18 cães sem imobilização que serão divididos em dois subgrupos para avaliação aos 30 e 90 dias de pós-operatório. Os implantes serão coletados de cadáveres e conservados em solução de glicerina por um período de 30 dias. Os animais serão avaliados clinicamente quanto ao grau de deambulação, perimetria da coxa, goniometria, radiologia e avaliação do líquido sinoval.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / A G RAISER - Integrante / Fabiano Salbego - Integrante / Sonia Terezinha dos Anjos - Integrante / Rafael Festugatto - Integrante / Charles Pelizzari - Integrante / Diego Vilibaldo Beckmann - Integrante / Soraia Figueiredo Souza - Integrante / Rosmarini Passos Santos - Integrante.

  • 2002 - 2003

    TRATAMENTO POR ULTRA-SOM DE BAIXA INTENSIDADE EM CAES SUBMETIDO A ARTRODESE ATLANTO-AXIAL, Descrição: cão submetido à artrodese e ao tratamento por ultra-som de baixa intensidade por período de 60 dias de pos operatório. serão utilizados 12 cães de raça definida pesando entre 10 e 15 kg distribuídos em dois grupos de igual numero a articulação entre c1/c2 será fixada mediante ao uso de dois parafusos corticais e enxertia com osso esponjoso autógeno seguido grupo ii ou nao grupo i de aplicação do ultra som por período de 20 minutos diários os animais serão submetidos a analise clinica radiográfica macroscópica e histológica da região de artrose de acordo com o período pré-estabelecido de pós. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Coordenador / N L PIPPI - Integrante / A G RAISER - Integrante / Fabiano Salbego - Integrante / Charles Pelizzari - Integrante / Fabrício Arigony Braga - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37C, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37C, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

  • 2014 - Atual

    IMOBILIZADOR ARTICULAR REMOVÍVEL NA REABILITAÇÃO DE CÃES SUBMETIDOS A DIFERENTES TÉCNICAS DE ARTROPLASTIA DO JOELHO, Descrição: Com o objetivo de testar o aparelho de imobilização articular removível e sua influência na reabilitação de cães submetidos a um protocolo de fisioterapia em diferentes técnicas de artroplastia do joelho, serão utilizados nesta pesquisa, 24 cães hígidos, sem raça definida, independente do sexo e distribuídos aleatoriamente em dois grupos de igual número denominados de grupo I (teno-ósseo) aonde os animais serão submetidos à artroplastia do joelho compreendida por substituição do ligamento cruzado cranial por implante teno-ósseo homólogo conservado em glicerina a 98% e, grupo II aonde os cães serão submetidos a homoimplante tenopatelar ortotópico conservado em glicerina a 98%. Cada grupo será novamente distribuído em subgrupos denominados de subgrupos IA, IB, IIA e IIB. Os cães dos subgrupos IA e IIA, após a artroplastia, será realizada a imobilização rígida temporária da articulação do joelho operado (transfix tipo II) por um período de 30 dias. Nos cães dos subgrupos IIA e IIB, serão realizadas a imobilização mediante ao emprego de um aparelho articular removível por um período de 30 dias. Nos animais dos subgrupos IA e IB, as modalidades terapêuticas, com exceção da crioterapia, serão empregadas decorridos 30 dias de pós-operatório, ou seja, após a remoção da imobilização rígida temporária da articulação. Já os animais dos subgrupos IIA e IIB, a fisioterapia ocorrerá no pós-operatório imediato, onde o aparelho de imobilização articular será removido, permitindo que a articulação do joelho operado permanecça livre e apta a realizar movimentos passivos controlados. Uma vez terminada a sessão, será novamente montado o aparelho articular e a imobilização do joelho será restabelecida. As modalidades fisioterapêuticas empregadas nesta pesquisa serão compreendidas por crioterapia, duchas de água a 37ºC, massagem, alongamento passivo, movimentação passiva da articulação, exercícios terapêuticos, hidroterapia e estimulação elétrica neuromuscular. As avaliações serão feitas no pré-operatório, decorridos 30 dias de pós-operatório e após 90 dias do procedimento cirúrgico e será compreendida por mensuração da circunferência da coxa, da articulação do joelho (goniometria), biópsia muscular, análise da marcha, avaliação radiográfica e videoartroscópica do joelho. Espera-se com os resultados obtidos demonstrar a influência do aparelho de imobilização articular removível na reabilitação de cães e poder criar um método alternativo de se evitar as seqüelas da imobilização prolongada de uma articulação após a realização de procedimentos cirúrgicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Mazzanti - Integrante / A Mazzanti - Coordenador / Raiser - Integrante.

Prêmios

2009

Melhor Trabalho da IV Mostra Científica da Medicina Veterinária, Coordenação do Curso de Medicina Veterinária - UFSM.

2009

Professor Homenageado, 80ª Turma de Medicina Veterinária.

2009

Professor Homenageado - PATRONO, 81ª Turma em Medicina Veterinária - UFSM/RS.

2008

Professor Homenageado - PATRONO, 78º Turma de formandos em Medicina Veterinária - UFSM/RS.

2007

Professor Homenageado - PATRONO, 76º Turma de formandos em Medicina Veterinária - UFSM.

2007

Professor Homenageado - PATRONO, 74ª turma de formandos em Medicina veterinária - UFSM.

2006

Prêmio o Futuro da Terra na Categoria Tecnologia Rural ao Grupo de Pesquisa em Cirurgia Reparadora, FAPERGS/O JORNAL DO COMÉRCIO.

2005

Professor Homenageado - PATRONO, 70º turma de formandos em Medicina veterinária - UFSM.

2005

Professor Homenageado, 71º turma de formandos em Medicina veterinária - UFSM.

2004

Professor homenageado, 68º turma de formandos em Medicina veterinária - UFSM.

2004

Professor Homenageado, 69º Turma Formandos em Medicina Veterinária.

1995

Aluno primeiro colocado na turma de graduação (1991-1995), Universidade Federal de Uberlândia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais. , Av. Roraima, 1000 - HOSPITAL VETERINÁRIO - UFSM, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208167, Ramal: 9400, Fax: (55) 32208258, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe do Laboratório de Cirurgia Experimental (LACE) da Universidade Federal de Santa Maria, RS

2002 - 2003

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Técnica Cirúrgica

Atividades

  • 05/2021

    Direção e administração, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Medicina Veterinária - UFSM.,Cargo ou função, Membro efetivo do colegiado do Curso de Medicina Veterinária - UFSM.

  • 05/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário do Hospital Veterinário Universitário - UFSM.,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário do Hospital Veterinário Universitário - HVU.

  • 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Representante do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária - Área de Cirurgia.

  • 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência Rurais - UFSM.,Cargo ou função, Membro do Comissão de Avaliação de Progressão Docentes Professor Adjunto.

  • 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.,Cargo ou função, COMISSÃO DE ESTÁGIOS DO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.

  • 11/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.,Cargo ou função, COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.

  • 10/2010

    Direção e administração, HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.,Cargo ou função, VICE-DIRETOR DO HVU-UFSM.

  • 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO DIRETOR DO HVU-UFSM.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.

  • 04/2006

    Direção e administração, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 04/2006

    Direção e administração, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2003

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Neurocirurgia, Seminário em Cirurgia Experimental

  • 04/2003

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica Cirúrgica Veterinária

  • 01/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Atividade de extensão realizada, Responsável pelo setor de reabilitação em pequenos animais com ênfase em neurologia e ortopedia do Hospital Veterinário da UFSM.

  • 01/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Atividade de extensão realizada, Responsável pelo atendimento clínico e cirúrgico na Área de neurologia em pequenos animais do Hospital Veterinário da UFSM.

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Linhas de pesquisa

  • 01/1998

    Extensão universitária , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Atividade de extensão realizada, clinica e cirurgia.

  • 01/2010 - 02/2010

    Direção e administração, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.

  • 12/2002 - 03/2003

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica Cirúrgica Veterinária

2004 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

Atividades

  • 05/2019

    Direção e administração, Centro de Ciencias Rurais.,Cargo ou função, Sub-Chefe - Departamento de Clínica de Pequenos Animais.

  • 04/2011

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.

  • 01/2004

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciencias Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Serviço realizado, Responsável pelo Laboratório de Reabilitação Veterinária (LAREVE) da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

  • 01/2004

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciencias Rurais, Departamento de Clínica de Pequenos Animais.,Serviço realizado, Responsável pelo Setor de Neurologia Veterinária do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

2012 - Atual

Associação Brasileira de Neurologia Veterinária

Vínculo: Sócio Fundador da ABNV, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 2