Emilio Guimarães Oliveira
Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade Federal de Uberlândia(2003) e especialização em MBA em Gestão Empresarial pela FACUDADE DE GESTÃO DE NEGÓCIOS(2004). Atualmente é Diretor da Virtual Connection Soluções Consultoria em Home Office Ltda, do Kasco P&D e do KASCO P&D TECNOLOGIA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações.
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA em Gestão Empresarial
2003 - 2004
FACUDADE DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
Título: Operações de BPO atendendo o mercado Americano no Brasil
Orientador: Ricardo Rezende
Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações
1998 - 2003
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Rede de Dados
Orientador: Alcimar Batista
Formação complementar
2008 - 2009
Six Sigma Green Belt Certification. (Carga horária: 120h). , Motorola University, MU, Estados Unidos.
2008 - 2008
Bovespa Master. (Carga horária: 6h). , B3 Brasil Bolsa Balcão SA, B3, Brasil.
2006 - 2006
PFP - Anatomia de Resultados - CLBRAX. (Carga horária: 16h). , Algar Universidade de Negócios, UNIALGAR, Brasil.
2005 - 2005
GCC - A Empresa Rede no Foco do Cliente. (Carga horária: 8h). , Algar Universidade de Negócios, UNIALGAR, Brasil.
2005 - 2005
Negociação. (Carga horária: 4h). , Algar Universidade de Negócios, UNIALGAR, Brasil.
2005 - 2005
Operations Management. (Carga horária: 80h). , Certified Management Consultant By Call Center Advisory Consil, CCMC, Estados Unidos.
2004 - 2004
Outdoor Experimental Training. (Carga horária: 4h). , Suporte Recursos Humanos, SUPORTE, Brasil.
2004 - 2004
Project Management. (Carga horária: 40h). , Project Management Institute - Minas Gerais, PMI, Brasil.
2004 - 2004
Consultoria Inovativa. (Carga horária: 16h). , Algar Universidade de Negócios, UNIALGAR, Brasil.
2003 - 2003
Solução EPM - MS Project Professional e Server 200. (Carga horária: 40h). , A&C Training, A&C, Brasil.
2002 - 2002
English For Business I. (Carga horária: 20h). , Broward Community College, BCC, Estados Unidos.
2001 - 2001
Advanced English. (Carga horária: 80h). , Converse College, C.C., Estados Unidos.
1999 - 1999
LINUX. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1988 - 1996
FCE. (Carga horária: 260h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Radionavegação e Radioastronomia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
Outras produções
OLIVEIRA, E. G. ; Wecsley Nunes Vieira . Contact Center Virtual. 2008.
OLIVEIRA, E. G. . IVR Brazil Enhancements. 2008.
OLIVEIRA, E. G. . URA para automatização de processos. 2004.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
PD-00063-3019/2025: Thermovision III - Inserção de Mercado Ferramenta de Inspeção Termográfica, Descrição: O projeto visa a inserção do Thermovision (equipamento de termovisão para inspeção de redes de distribuição, instalado em veículo, dotado de câmeras de monitoramento e sistema de inteligência artificial aplicados ao processamento de imagens ópticas e termográficas, capaz de realizar a detecção automática de pontos quentes) no mercado, consolidando sua transição de uma tecnologia validada em TRL 9 para um produto comercialmente viável no setor elétrico. A iniciativa envolve ações estratégicas como certificação do produto para atender aos padrões de segurança e qualidade, escalonamento de vendas e produção, pesquisa de mercado para definição do modelo de negócio, padronização e homologação da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento de estratégias Go-to-Market (GTM) e execução de provas de conceito com clientes. O objetivo é ampliar a adoção da solução em larga escala, fortalecendo a gestão de ativos e promovendo maior eficiência no setor de energia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emilio Guimarães Oliveira - Coordenador / Diogo Gara Caetano - Integrante.
-
2022 - 2023
PD-00063-3087/2022 - Desenvolvimento de plataforma computacional para monitoramento dos movimentos durante a execução de serviços no sistema elétrico baseado em imagens e inteligência artificial, Descrição: Plataforma de software, smart câmeras e dispositivos destinados à identificação, prevenção e controle de riscos relacionados a ocorrências de danos materiais ou físicos utilizando Inteligência Artificial e Gamificação aplicadas ao setor elétrico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emilio Guimarães Oliveira - Coordenador / Diogo Gara - Integrante.
Prêmios
2014
Premio de Excelência em Contact Center, Cliente S.A..
2014
Melhores Empresas de Relacionamento com Ciente, Cliente S.A.
2013
Premio de Excelência em Contact Center, Cliente S.A..
2013
Excelência no Relacionamento com o Cliente, Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento.
2009
Melhor Contact Center de Serviços Ao Cliente, Revista Consumidor Moderno - Grupo Padrão Editorial.
2008
Melhor Contact Center de Serviços Ao Cliente, Revista Consumidor Moderno - Grupo Padrão Editorial.
2007
Melhor Contact Center de Serviços Ao Cliente, Revista Consumidor Moderno - Grupo Padrão Editorial.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Virtual Connection Soluções Consultoria em Home Office LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Responsável pela coordenação técnica e operacional de uma equipe de 20 pessoas para concepção, desenvolvimento e implantação de projetos, serviços e produtos na área de telecomunicações, que utilizem tecnologias de fala como "text-to-speech", "reconhecimento de fala", busca/análise de termos falados em áudios gravados para call centers visando automatização de atendimentos telefônicos, monitoramento da qualidade do atendimento e auditorias.
2008 - 2010
The Amazon Hut IncVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10
Outras informações:
Como Sócio Investidor acompanhou a criação da empresa nos Estados Unidos, especificamente no estado da California e cidade de Los Angeles. O segmento da empresa foi no segmente de alimentação lenvando para precursor uma lanchonete de açai nos moldes conhecidos no conhecidos.
2005 - 2009
Motorola Industrial Ltda., MotorolaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Experiencia do Consumidor LATAM, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pela estratégia de relacionamento e procedimentos com os consumidores finais, criando e definindo processos operacionais para suporte aos consumidores nos diversos canais da empresa, parceiros e clientes na América Latina. Responsável pela experiência dos mesmos com a marca Motorola e integrante do comitê de segurança da empresa.
Principais Realizações:
•Controlei o volume de reclamações de consumidores finais da Motorola pelos diversos canais de contato (mídia, PROCON, rede de assistências técnicas, contact center), modificando a estratégia da empresa e políticas internas, atingindo uma diminuição de 65% da quantidade de reclamações mensais.
•Equalização e regionalização dos procedimentos operacionais e ferramentas por toda a América Latina.
•Líder no desenvolvimento de soluções e processos de negócios no suporte indireto ao consumidor final, processos de pagamentos e acordo judiciais.
•Sponsor no desenvolvimento/implantação de ferramenta de atendimento self-service com reconhecimento de voz, melhorando a experiência do consumidor. Ampliou-se para 24/7 o suporte e reteu-se 30% do total de ligações dentro da ferramenta antes do atendimento humano e diminuição em 50% da quantidade de reparos pela melhoria dos processos industriais, diminuindo significativamente o custo operacional.
•Estudos de viabilidade para implantação de call center da empresas em países de menor custo operacional e qualidade, os trabalhos foram realizados para Tucumã e Buenos Aires na Argentina e Cidad Del Leste no Paraguai. Ambos não viabilizados devidos a custos próximos ao do Brasil e deficiência de infra-estrutura
2004 - 2005
Algar Empreendimentos e ParticipacõesVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente de Negócios Dec/05 a Jun/06
Responsável por vendas e desenvolvimento de negócios no Brasil atuando na região Sul, Minas Gerais e interior de São Paulo. Acompanhamento de novas práticas de mercado e identificação de oportunidades de prestação de serviço na venda consultiva.
Principais Realizações:
•Participação ativa na implantação do call center da companhia em Campinas – SP com aproximadamente 1500 posições de atendimento.
•Na busca de oportunidades de negócio consegui fechar um dos principais contratos da empresa com uma multinacional brasileira no setor de petróleo.
2003 - 2004
Algar Empreendimentos e ParticipacõesVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsabilizei-me pelo desenho da solução de suporte e confecção da proposta técnico-comercial, seguindo da implantação e gerenciamento de equipes multidisciplinares do serviço proposto.
•Implantei a primeira operação off-shore do Brasil para uma empresa canadense, com o propósito de venda de empréstimo bancário para financiamento de casas e apartamentos.
•Juntamente com a equipe off-shore estudamos, desenvolvemos e criamos a estratégia técnica e comercial na abordagem e negociações dos clientes internacionais, estabilizando o faturamento anual da empresa no segmento off-shore em US$ 2,000,000.00.
•Desenvolvimento de operação de indústria de cosméticos no Brasil com prestação full service, entrando da cadeia de valor do cliente na realização de uma operação BPO completa, com abrangências desde área financeira até atendimento ao consumidor final.
•Implantação e operação de várias estruturas de call center com diferentes tipos de tecnologia, sistemas, integrações e perfis de atendimento.
1998 - 2003
Uberfactoring LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Agente de Negócios, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Modelo para gestão de contact center | 09/08/2013 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Emilio Guimarães Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?