Ana Maria de Pinho

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1975) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), especialização em Línguística pela PUC e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (1984). Foi coordenadora do Curso de Letras do Centro Universitário FIEO por cinco anos e supervisora de estágios de prática de ensino de Língua Potuguesa. Professora de Língua Portuguesa e de Prática de Ensino de Português no Curso de Letras do Centro Universitário FIEO. Ministrou aulas de Metodologia do Estudo e da Pesquisa no Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIEO. Participa da equipe de correção de redações dos exames vestibulares do Centro Universitário FIEO. Atualmente é professora de Redação Forense no Curso de Direito do Centro Universitário FiIEO e Professora no Curso de Pós-Graduação do UNIFIEO, Integra a comissão Editorial da Edifieo. Supervisora de Ensino (aposentada) da Rede Pública Estadual.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

1992 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Leitura: Confronto de algumas representações - Um estudo exploratório.,Ano de Obtenção: 1997
Maria Thereza Fraga Rocco.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Fundamentos Lingüísticos

1976 - 1976

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Transmutação Semiótica: Dona Flor e seus dois maridos.
Orientador: Leonor Lopes Fávero

Graduação em Pedagogia

1982 - 1984

Universidade Nove de Julho

Graduação em Curso de Letras

1972 - 1975

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 36h). , Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em I CICLO DE ESTUDOS DOS DOCENTES DO UNIFIEO. (Carga horária: 32h). , Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.

2002 - 2002

Circuito Gestão - Supervisores de Ensino Módulo IV. , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2002 - 2002

Circuito Gestão - Supervisores de Ensino Módulo V. , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2001 - 2001

Capacitação Profissional de Professores. (Carga horária: 40h). , Intel Semicondutores do Brasil, INTEL-WCN, Brasil.

2001 - 2001

Circuito Gestão-Supervisores de Ensino Módulo III. , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2001 - 2001

Circuito Gestão - Supervisores de Ensino Módulo II. , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2000 - 2000

Circuito Gestão - Supervisores de Ensino Módulo I. , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

OFICINA DE EAD.GÊNEROS DO DISCURSO,LETRAMENTO E PRÁTICA DE ENSINO DE LÌNGUA PORTUGUESA. 2010. (Oficina).

II Ciclo de Estudos para Docentes do UNIFIEO. 2010. (Outra).

Semana Cultural Unifieo.Concurso de Crônicas e poemas. 2007. (Outra).

VI Semana da Pedagogia - Arte e Educação em Debate. 2004. (Outra).

I Jornada UNIFIEO de Linguagem.Noções elementares da sintexe da Lingua Portuguesa.. 2002. (Oficina).

I Jornada UNIFIEO de Linguagem.Interpretando as Vozes dos parâmetros curriculares. 2002. (Outra).

XXVI Ciclo de Estudos Jurídicos. 2001. (Seminário).

I Seminário do Provão LETRAS: Conhecer para Melhorar.Seminário Conhecer para Melhorar do Curso de Letras.. 2001. (Seminário).

II Ciclo de Estudo em Língua e Literatura UNIFIEO.Os Valores Morfossintáticos na Composição Textual.. 2000. (Encontro).

Debates UNIFIEO.Temas Transversais: Uma Possibilidade no Cotidiano Escolar.. 2000. (Outra).

XXV Ciclo de estudos Jurídicos. 2000. (Outra).

II Ciclo de Estudos em Língua e Literatura- UNIFIEO.Os Parâmetros Curriculares: uma interpretação voltada para a Leitura e produção de textos no Ensino Fundamental.. 2000. (Outra).

Atividades de Extensão Acadêmica - Debates UNIFIEO..Presença e Ausência da Gramática na Formação do Leitor.. 1999. (Encontro).

I Ciclo de Estudos em Língua e Literatura- UNIFIEO.Os Parâmetros Curriculares: Uma interpretação voltada para a leitura e produção de textos.. 1999. (Encontro).

Semana Interdisciplinar dos cursos de Letras e Educação Física..Parâmetros Curriculares Nacionais e Os Temas Transversais.. 1999. (Outra).

IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1998. (Encontro).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - primeiro e segundo ciclos.. 1998. (Outra).

Orientou

Alunos do curso de Letras

Orientação e Supervisão dos estágios de Língua Portuguesa do Curso de Letras - UNIFIEO -; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Centro Universitário FIEO; (Orientador);

Ana Maria de Pinho

Oientação aos alunos de estágio do Curso de Letras; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Centro Universitário FIEO; (Orientador);

Alunos do curso de Letras

Supervisão de estágios do Curso de Letras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Ana Maria de Pinho;

Alunos do curso de Letras

Supervisão de estágio do Curso de Letras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Ana Maria de Pinho;

Alunos do curso de Letras

Supervisão dos estágios do Curso de Letras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Ana Maria de Pinho;

Alunos do curso de Letras

Estágios Supervisionados do Curso de Letras; 2007; Orientação de outra natureza - Centro Universitário FIEO; Orientador: Ana Maria de Pinho;

Produções bibliográficas

  • PINHO, A. M. de ; Presença e Ausência da Gramática na Formação do Leitor: Um estudo das Vivências de Estágio dos Alunos do UNIFIEO. Revista UNIFIEO, Centro Universitário FIEO, , v. II, 01 dez. 1999.

  • PINHO, A. M. de ; Resenha: Andrade, Márcia Siqueira de. Psicopedagogia Clínica: Manual para diagnóstico.. Revista Unifieo, p. 123 - 125.

  • PINHO, A. M. de ; Resenha - Salimeno, Carlos Roberto. Administração técnica e financeira.. REVISTA UNIFIEO, p. 121 - 122.

  • PINHO, A. M. de ; O Ensino de Literatura e os temas Tranversais: uma possiblilidade no cotidiano escolar.. Revista UNIFIEO, Centro Universitário FIEO, , v. VIII.

  • PINHO, A. M. de ; Gêneros do Discurso, Letramento e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PINHO, A. M. de ; O Memorial de Formação e a Prática de Ensino: A narrativa das Histórias de Vida como possibilidade de transcender as representações sobre o ensino. 2009.

PINHO, A. M. de ; Do Mundo da Narrativa para a Narrativa Forense. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

PINHO, A. M. de ; A retextualização e a argumentação no discurso forense. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

PINHO, A. M. de ; Alfabetização e Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINHO, A. M. de ; ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINHO, A. M. de ; ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINHO, A. M. de ; DA TEORIA PARA PRÁTICA: PREPARO DE MATERIAL PARA O ENSINO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINHO, A. M. de ; Projetos de Ensino e Prática Pedagógica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projetos de Ensino: Prática de Ensino de Língua Portuguesa).

PINHO, A. M. de ; ANDRADE, A. ; QUITANILHA, S. M. ; TAVARES, A. ; NUNES, S. ; Chiaretta, M. D. C. . Curso Teia do Saber. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHO, A. M. de ; Leitura e Produção de Texto. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHO, A. M. de ; ANDRADE, A. . Pesquisa Acadêmica: O Ensino de Literatura e os Temas Transversais: uma possibilidade no cotidiano escolar.. 2002. (Relatório de pesquisa).

PINHO, A. M. de ; Produção de Texto. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHO, A. M. de ; Pesquisa Acadêmica:PRESENÇA E AUSÊNCIA DA GRAMÁTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM ESTUDO DAS VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DOS ALUNOS DO UNIFIEO.. 1998. (Relatório de pesquisa).

Prêmios

1992

Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Supervisor de Ensino., Governo do Estado de São Paulo.

1988

Concuso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Diretor de Escola., Governo do Estado de São Paulo.

1976

Concurso de Ingresso para provimento de cargo de professor III, em Português., Governo do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário FIEO, Centro Universitário FIEO. , Av. Franz Voegeli, 300, Vila Yara, 06020-190 - Osasco, SP - Brasil, Telefone: (11) 36519999, Ramal: 9922, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - 1993

Faculdade de Pedagogia Campos Sales

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Didática

2015 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor de Redação Forense, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor tutor EAD, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

2014 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Redação Forense, Carga horária: 14

2013 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor de redação Forense, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Redação Forense

2012 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor de Redação Forense, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
professor de Redação Forense

2011 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor de Redação Forense, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
professor de Redação Forense

2011 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: professor de Redação Forense, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
professor de Redação Forense

2010 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Redação Forense, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 1

2010 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Prática de Ensino de L.P., Carga horária: 2

2009 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redação Forense, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Prática de Ensino de LP, Carga horária: 4

2009 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia do Estudo e da Pesquisa, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Leitura..., Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profª de Língua Portuguesa no Curso de Letras, Carga horária: 4

1994 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profª de Prática de Ensino de Português, Carga horária: 4

1994 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Correção de redações dos exames vestibulares

1994 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superv. Estágios de Prática de Ensino Port., Carga horária: 6

1993 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador III, Carga horária: 6

1993 - Atual

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profª de Redação Forense no Curso de Direito, Carga horária: 4

2008 - 2008

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

2006 - 2008

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Metolgia da Leitura, Carga horária: 8

2007 - 2007

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2007

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 12

2006 - 2006

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Portuguesa, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. do Núcleo de Estágio das Licenciaturas, Carga horária: 8

2001 - 2002

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profª de Metodologia do Ensino da Pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Letras

2000 - 2001

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coodenadora do Curso de Letras, Carga horária: 10

1997 - 2000

Centro Universitário Fieo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Carreira Docente

1992 - 2002

Diretoria de Ensino de Osasco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Ensino, Carga horária: 40

1989 - 1992

DRE - 7 Oeste Osasco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assitente Técnica de 1° Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1988 - 1988

EEPG Olinda Moreira L. da Cunha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1986 - 1987

EEPSG Josué Benidicto Mendes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Diretor de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - 1983

31ª Delegacia de Ensino de Osasco, 31ªDE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1977 - 1986

Colégio Fernão Dias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profa de Português e Coord de L. Portuguesa, Carga horária: 20

1977 - 1982

Eepsg Independência

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 20