Danilo Souza Pereira
Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília onde foi Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo a pesquisa voltada ao estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao Acesso à Informação; atuou exercendo a função de estagiário na Clínica Dois Irmãos, estagiando também no Centro de memória documentação e hemeroteca sindical "Florestan Fernandes" em Presidente Prudente e na Santa Casa de Misericórdia de Marília.
Informações coletadas do Lattes em 20/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Arquivologia
2011 - 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao Acesso à Informação
Orientador: Profa. Dra. Marta Lígia Pomim Valentim
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Participação em eventos
VI Congresso Nacional de Arquivologia. Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação.. 2014. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Arquivologia. 2014. (Congresso).
Seminários do Instituto de Políticas Públicas de Marília-IPPMAR. 2014. (Seminário).
III Seminário de Competência em Informação: Cenários e Tendências.. 2014. (Seminário).
Palestra: A importância da constituição de centros de memórias especializadas.. 2014. (Outra).
III Semana de Biblioteconomia. Carga Horária: 12 horas. 2014. (Outra).
VI Reunião da Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. 2014. (Outra).
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação. 2013. (Seminário).
Oficina: "Coletando dados do Twitter via Application Programming Interface (API)" no Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - DTI. 2013. (Oficina).
Oficina "O percurso das normas de descrição e sua aplicação na atualidade". 2013. (Oficina).
Oficina Concursos Públicos em Arquivologia: um panorama introdutório .. 2013. (Oficina).
Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - DTI. 2013. (Encontro).
Palestra: Trajetória e caminhos dos egressos: Marcelo Henrique, Luciana Davanzo, Rafael Saiane, Dayane Garcia e Thiago Barros.. 2013. (Encontro).
Palestra "Gerenciamento de projetos arquivísticos". 2013. (Outra).
Palestra: Expectativas e realizações: lembranças do início do curso de Arquivologia da UNESP.. 2013. (Outra).
Oficina de Práticas Arquivísticas. 2012. (Oficina).
Oficina "Empreendedorismo na Arquivologia e na Biblioteconomia". 2012. (Oficina).
Mesa-Redonda "Conhecimento Científico: produção, avaliação e uso em ambientes informacionais".. 2012. (Outra).
II Workshop: Vivenciando Experiências. 2012. (Outra).
Palestra: A reformatação de documentos a serviço da preservação de acervos. 2012. (Outra).
1ª fase do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2011. (Congresso).
2º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Uso e Usuários da Informação. 2011. (Seminário).
Ciclo de Oficinas GP-NTI "Informação, Tecnologia e Acesso à Dados Abertos na Ciência da Informação".. 2011. (Oficina).
IX Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe/IX Encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe (IX EDICI). 2011. (Encontro).
I WORKSHOP DO FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE. 2011. (Outra).
3º Ciclo de Palestras da EGID Jr.. 2011. (Outra).
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, D. S. ; VALENTIM, M. L. P. . Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação. In: VI Congresso Nacional de Arquivologia, 2014, Santa Maria/RS. Cadernos de Resumos do VI Congresso Nacional de Arquivologia, 2014.
-
PEREIRA, D. S. ; VALENTIM, M. L. P. . Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação.. In: 1ª Fase do XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2014, Marília/SP. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXVI CIC, 2014.
-
PEREIRA, D. S. ; VALENTIM, M. L. P. . Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, D. S. ; VALENTIM, M. L. P. . Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2014
Estudo comparativo de legislações nacionais aplicadas ao acesso à informação., Descrição: Com o intuito de melhorar a transparência governamental, estabelecer o acesso público às informações governamentais e constituir uma relação maior entre o cidadão e o Estado, nos últimos anos observamos países democráticos aprovarem e implantarem legislação voltada ao acesso à informação. Ressalta-se a importância desse tipo de legislação, uma vez que garante ao cidadão maior participação e, até mesmo, maior intervenção em questões relativas à administração pública em âmbito federal, estadual e municipal. Partindo-se do pressuposto de que apesar de as legislações existirem, a maioria da sociedade não tem conhecimento sobre elas e os direitos que elas propiciam. Dessa forma, esta proposta de pesquisa pretende investigar algumas questões, tais como: De que forma os governos estão gerenciando os dados e informações governamentais? Há de fato transparência quanto à disseminação dos dados e informações governamentais? O direito do cidadão no que tange ao acesso à informação está sendo respeitado? Nesse contexto, o projeto busca analisar comparativamente a legislação de distintos países, evidenciando os pontos comuns e divergentes em relação ao acesso à informação. A pesquisa é descritiva, exploratória e documental, de natureza qualitativa, cujo método aplicado será o estudo comparativo. Destaca-se, também, que no âmbito nacional será realizada uma pesquisa de campo, mais especificamente no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) que, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Espera-se ao final da pesquisa, propor melhorias para a Lei de Acesso à Informação em âmbito nacional, contribuindo para que o cidadão possa desempenhar um papel mais efetivo quanto à transparência da administração pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Danilo Souza Pereira - Coordenador / Marta Lígia Pomim Valentim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. , Rua Hygino Muzy Filho, Mirante, 17525000 - Marília, SP - Brasil, Telefone: (14) 34021300
Experiência profissional
2014 - 2014
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2013 - 2014
Clínica Dois IrmãosVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 16
Outras informações:
Identificar documentos para arquivamentos nos prontuários e organizar prontuários médicos no arquivo.
2012 - 2013
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de MaríliaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 17
Outras informações:
Identificar documentos para arquivamentos nos prontuários; organizar prontuários médicos no arquivo; digitalizar documentos que compõem o prontuário médico; Planilhar documentos digitalizados e digitalizar dados no sistema hospitalar.
2011 - 2011
UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - PRESIDENTE PRUDENTEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Arquivologia, Carga horária: 8
Outras informações:
Diagnóstico, higienização, identificação de tipos documentais e organização da documentação sindical custodiada no Cemosi.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danilo Souza Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?