Gilberto Maia de Brito

Doutor em Engenharia Ambiental (síntese, caracterização e aplicação de biocarvões ativados de biomassa agrícola) (UFES). Mestre em Agroquímica (UFV). Bacharel e Licenciado em Química (UFV / IFES). Foi professor do Dep. de Química da UFV e do Instituto Federal do Espírito Santo IFES - Campus Vila Velha-ES. Tem experiência nas áreas de Materiais Carbonosos Porosos (biocarvões ativados), Resíduos de Biomassa, Síntese e Caracterização de Nanopartículas Metálicas, Termodinâmica/Cinética de Adsorção e Biodiesel. Atua na área de remoção de herbicidas e fármacos em águas por adsorção. Atua na área de caracterização de materiais por: RMN, TG, DRX, MEV-EDS, FTIR e ASE. Atua nas áreas de química ambiental relacionada com produção de biodiesel (via catálise básica) utilizando óleo residual de fritura, extração/purificação de catalisadores inorgânicos utilizando sistemas aquosos bifásicos (SABs) e processos de biotratamento de areias de praia contaminadas com petróleo. Possui 2 (dois) Pedidos de Depósito de Patente. Possui livros publicados, artigos em periódicos internacionais indexados e trabalhos em congressos/simpósios nacionais. Revisor dos periódicos Journal of Environmental Chemical Engineering, Waste & Biomass Valorization, Environmental Technology e Waste Management. Premiado com o Prêmio ECOLOGIA 2014 por pesquisas com Biodiesel. Atualmente é professor Doutor e Pesquisador do Centro Universitário FAESA (Vitória-ES). Pesquisador bolsista do Pólo de Inovação Tecnológica Vitória (IFES Vitória).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Ambiental

2014 - 2018

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Síntese e Caracterização de biocarvões ativados a partir de resíduos de biomassa aplicados na remoção do herbicida 2,4-D em água.
Edumar Ramos Coelho. Coorientador: Jair Carlos Checon. Palavras-chave: Biomassa; Biocarvões Ativados; Herbicida 2,4-D; Isotermas de Adsorção; Modelagem Molecular Computacional.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Adsorção em materiais porosos nanoestruturados. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Carbono Ativado. Setores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Fabricação de produtos diversos.

Mestrado em Agroquímica

2005 - 2007

Universidade Federal de Viçosa
Título: Termodinâmica de Partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos,Ano de Obtenção: 2007
Luis Henrique Mendes da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas Aquosos Bifásicos; Interações Intermoleculares; Química de Interfaces; Polímeros.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Química de Interfaces. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

Graduação em Química

2018 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Quimicando: Reagindo e produzindo conhecimento científico.

Graduação em Química

2001 - 2005

Universidade Federal de Viçosa
Título: Descontaminação de areis de praia contaminadas com petróleo utilizando biossurfactante.
Orientador: Marcos Rogério Tótola

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Jornada Pedagógico-Administrativa do Campus Vila Velha. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2016 - 2016

Perícia Judicial Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos, MT, Brasil.

2016 - 2016

Planejamento de Projetos. (Carga horária: 8h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Materiais Carbonosos e Porosos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Físico Química Inorgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Termodinâmica Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biodiesel.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Acadêmico Cengage Learning: tendências em educação a distância e e soluções digitais para o ensino..Encontro Acadêmico Cengage Learning: tendências em educação a distância e e soluções digitais para o ensino.. 2015. (Encontro).

I Semana Estadual de Energia.Divulgação Curso de Extensão: Produção Biodiesel a Partir de Fonte Alternativa de Energia. 2013. (Outra).

VIII Simpósio de Engenharia Ambiental.Produção de Biodiesel a partir de fonte alternativa de energia.. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio de Engenharia Ambiental.Produção de biodiesel a partir de fonte alternativa de energia.. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio de Engenharia Ambiental.Análise de qualidade de água produzida descartada a partir de plataformas produtoras de petróleo.. 2011. (Simpósio).

IX Seminário de Gestão.Química do petróleo e suas aplicações ambientais. 2009. (Seminário).

V Simpósio de Engenharia Ambiental.Combate ao derramamento de óleo no mar.. 2009. (Simpósio).

IV Simpósio de Engenharia Ambiental.Outras formas de apresentação.. 2008. (Simpósio).

I Simpósio de Agroquímica.Comportamento da partição do complexo [Co(NO2)6]3- em SAB formados pela mistura de polióxido de etileno + água + sais de sulfato. 2006. (Simpósio).

XX Encontro Regional da SBQ. Comportamento da partição do complexo [Co(NO2)6]-3 em SAB(s) formados pela mistura de poli(óxido de etileno) + água + sais de sulfato. 2006. (Congresso).

I Forum Mineiro sobre Química e Sociedade.Outras formas de apresentação de trabalho.. 2005. (Encontro).

XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).Otimização da extração de óxidos de ferro cristalinos, utilizando fatorial fracionário (2)exp5-1.. 2004. (Encontro).

I Encontro Regional de Química do Estado do Espírito Santo.Medidas de Tensão Interfacial no Biotratamento de Borra Oleosa.. 2003. (Encontro).

I Semana Acadêmica das Licenciaturas em Ciências Exatas.Outras formas de apresentação de trabalho.. 2003. (Simpósio).

I Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Exatas.I Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Exatas. 2003. (Outra).

XIII Simpósio de Iniciação Científica.Influência da concentração de ferro na produção de surfactina por Bacillus subtilis.. 2003. (Simpósio).

XIII Simpósio de Iniciação Científica.XIII Simpósio de Iniciação Científica. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: NADYA ELLEN TESCH LAHAS

BRITO, G. M.; WEINDLER, C. C. J.. Construção de um pasteurizados de baixo custo e eficaz na desinfecção do leite. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação de Assistência e Educação.

Aluno: Mariana Nunes Catapano

BRITO, G. M.; WEINDLER, C. C. J.. Produção de biogás empregando biomassa residual de indústria cervejeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Fundação de Assistência e Educação.

Aluno: Giovani Viçosa Evangelista

BRITO, G. M.; DESSAUNE, A. C.. Proposta de utilização de evaporador para redução do volume do efluente oleoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Fundação de Assistência e Educação.

Aluno: Andressa Curto Dessaune

PATROCINIO, L.; CLAUDIA, M.;BRITO, Gilberto Maia de. Avaliação preliminar do potencial de aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos para produção de energia elétrica por meio de tecnologia de incineração no estado do ES.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Julia Rosa Araujo e Karen Xavier Ribeiro

BRITO, Gilberto Maia de; PATROCINIO, L.; SAIDLER, L.. Reciclagem do Plástico: a cadeia produtiva da reciclagem de plástico no Espírito Santo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Elaine Vidal da Rocha da COnceição e Viviane Alves Fernandes

BRITO, Gilberto Maia de. Precipitação química no tratamento de efluentes contendo cromo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Juliano Nicoli Zanetti e Andreza Malini

BRITO, Gilberto Maia de; ARIDE, S.. Caracterização e tratabilidade de efluentes de lavagem de veículos visando reuso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Raiza Zorzanelli Brumati e Jéssica Souto Peres

BRITO, Gilberto Maia de; Yalud, Merly; COUTO, M. C. L.. Aproveitamento de gás de efeito estufa (GEE) obtido a partir de resíduos sólidos urbanos visando a sustentabilidade da matriz energética do Espírito Santo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Saint-Clair Teixeira Cogo

PATROCINIO, L. P.;BRITO, Gilberto Maia de; CARLESSO, V.. Aproveitamento Energético da Palha do Café no Estado do Espírito Santo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Lucas Fantin e Thiago Sandoval

BRITO, Gilberto Maia de; DESSAUNE, A. C.. Diagnóstico do controle de troca de óleo lubrificante de uma concessionária da Grande Vitória-ES: um estudo de caso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Felipe Augusto de Oliveira

Oliveira, Felipe Augusto; RODRIGUES, J. A.;BRITO, Gilberto Maia de. Interferência antrópica na qualidade da água subterrânea: estudo de caso em poços de abastecimento em Domingo Martins-ES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses.

Aluno: Gemael Barbosa Lima e Laize Caldas Carvalho de Andrade

DIAS, R.; SPALENZA, W.;BRITO, Gilberto Maia de. Estudo Preliminar do Potencial das Variedades RB72454, RB828064, SP791011, SP801816 de Cana-de-Açúcar para produção de Etanol no Estado do Espírito Santo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO.

BRITO, Gilberto Maia de; BARROS, O. S.. Participação em banca para contratação de professor de Graduação. 2011. Fundação de Assistência e Educação.

Aluno: seleção de Monitores Nível 1 do curso de Química

Márcio José da Silva;BRITO, Gilberto Maia de; CANGUSSU, Marcus Cardoso. Departamento de Química. 2007. Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Seleção de Tutores Nível 1 na área de Química

RUBINGER, Mayura Marques M;BRITO, Gilberto Maia de; CANGUSSU, Marcus Cardoso. Departamento de Química. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

BRITO, Gilberto Maia de. Concurso de seleção de Professor Auxiliar I do Departamento de Química. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

BRITO, Gilberto Maia de. Concurso público para professor do curso Pré-Vestibular Comunitário da UFV.. 2004.

Márcio José da Silva; Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira;BRITO, Gilberto Maia de. Banca Examinadora para Exame de Suficiência na Disciplina de Química Geral. Departamento de Química. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nilda de Fatima Ferreira Soares

SILVA, L. H. M.; Teixeira, A. V. N. C.; Braga, J. P.;SOARES, N. F. F.COIMBRA, J. S. R.. Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos.. 2007. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Diogo Costa Buarque

BUARQUE, D. C.; GONCALVES, R. F.; COELHO, E. R. C.; CAPELO NETO, J.; SCHTTINO JUNIOR, M. A.. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE BIOCARVÕES ATIVADOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE BIOMASSAS AGRÍCOLAS APLICADOS NA REMOÇÃO DO HERBICIDA 2,4-D EM AMOSTRA DE ÁGUA. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Luis Henrique Mendes da Silva

da Silva, L. H. M.BRAGA, J. P.Teixeira, A. V. N. C.SOARES, N. F. F.COIMBRA, J. S. R.. Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA

DA SILVA, L. H. M.TEIXEIRA, A. V.SOARES, N. F. F.COIMBRA, J. S. R.. Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos.. 2007. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Jane Sélia dos Reis Coimbra

SILVA, L. H. M.TEIXEIRA, A. V. N. C.SOARES, N. F. F.; BRAGA, J. P.;COIMBRA, J. S. R.. Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Miguel Angelo Schettino Junior

COELHO, E. R. C.; BUARQUE, D. C.; GONCALVES, R. F.; CAPELO NETO, J.;Miguel A. Schettino Jr.. Síntese e caracterização de biocarvões ativados a partir de resíduos de biomassa aplicados na remoção do herbicida 2,4-D em água. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alécia Lyrio Ferreira e Luana Silva Reis

Produção de biopolímero a partir do glicerol para remoção de petróleo de locais contaminados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário FAESA; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Yuri Goetze Armani

Construção de um biodigestor anaeróbio para produção e biogás a partir de resíduos sólidos orgânicos produzidos no Centro Universitário FAESA - Campus I; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário FAESA; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Lorraine Cardoso Rita e Alessandra do Carmo M

Bertollo; Metodologia de Neutralização da glicerina obtida na reação de transesterificação para produção de biodiesel; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário FAESA; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Juliana Pereira Louzada Valory

Produção de biodiesel a partir de óleo residual fritura: catálise básica utilizando os catalisadores (LiOH+NaOH) e (LiOH+KOH) na presença de etanol; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Rômulo Roque Sperandio e Sânzio Otávio Agues de Nadai

Utilização de óleo residual de fritura como fonte alternativa de matéria-prima para a produção de sabão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Brunella Neves Mangaravite Carvalho e Eduardo Tofoli Pretti

Estudo da utilização da biomassa da cana de açúcar como fonte de energia alternativa no estado do Espírito Santo; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Weriton Christiano Lopes

Armazenamento de gasolina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Daniele Drumond Neves e Gustavo Lazarini Forreque

Análise da de qualidade da água produzida descartada a partir de plataformas produtoras de petróleo - Estudo de caso das Plataformas P34 e FPSO Capixaba; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Gemael Barbosa Lima e Laize Caldas Carvalho de Andrade

Estudo Preliminar do Potencial das Variedades RB72454, RB828064, SP791011, SP801816 de Cana-de-Açúcar para produção de Etanol no Estado do Espírito Santo; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Jessika Sobreira Costa

Biocarvão ativado produzido a partir da palha do café para remoção do herbicida 2,4-D em amostra de água; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário FAESA, FAESA; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Mariana Borsoi Chicon

Produção de biodiesel a partir de óleo residual de fritura utilizando mistura de catalisadores (LiOH+KOH) e (LiOH+NaOH); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Jéssica Marins Piazzarollo e Lívia Gomes Pereira

Mistura de catalisadores básicos para a produção de biodiesel via transesterificação utilizando óleo de soja usado em fritura; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Faculdades Integradas Espírito-santenses, FAESA; Orientador: Gilberto Maia de Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Ferreira Lima

determinação de interações sds/peo por condutividade; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Claudio Ferreira Lima;

Marcos Rogério Tótola

Descontaminação de areia de praia contaminada com óleo crú por biossurfactantes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Marcos Rogério Tótola;

Nilda de Fatima Ferreira Soares

Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Nilda de Fatima Ferreira Soares;

Estefano Aparecido Vieira

Nanopartículas metálicas produzidas a partir de citrato; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Instituto Federal Espírito Santo; (Orientador);

Luis Henrique Mendes da Silva

Termodinâmica de partição do [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Henrique Mendes da Silva;

Maria do Carmo Hespanhol da Silva

Termodinâmica de partição do [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria do Carmo Hespanhol;

Luis Antônio Minim

Termodinâmica de partição do [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luis Antonio Minim;

Jane Sélia dos Reis Coimbra

Termodinâmica de partição do ânion [Co(NO2)6]3- em Sistemas Aquosos Bifásicos; 2007; Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jane Selia dos Reis Coimbra;

Jair carlos Checon de Freitas

Síntese e caracterização de biocarvões ativados a partir de resíduos de biomassas agrícolas aplicados na remoção de herbicida 2,4-D em águas contaminadas; 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Jair Carlos Checon de Freitas;

Edumar Ramos Cabral Coelho

REMOÇÃO DOS HERBICIDAS: 2,4-D E 2,4-DCP DE ÁGUAS CONTAMINADAS UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO CONTENDO MICRO E MESOPOROS NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA); 2018; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Edumar Ramos Cabral Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITO, GILBERTO MAIA ; ROLDI, L. L. ; MIGUEL, M. A. S. J. ; FREITAS, JAIR CARLOS CHECON ; COELHO, E. R. C. . High-performance of activated biocarbon-based on agricultural biomass waste applied for 2,4-D herbicide removing from water: Adsorption, kinetic and thermodynamic assessments. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART B-PESTICIDES FOOD CONTAMINANTS AND AGRICULTURAL WASTES , v. XX, p. XXX, 2020.

  • BRITO, GILBERTO MAIA ; CIPRIANO, DANIEL FERNANDES ; SCHETTINO, MIGUEL ÂNGELO ; CUNHA, ALFREDO GONÇALVES ; COELHO, EDUMAR RAMOS CABRALAEDUMAR ; FREITAS, JAIR CARLOS CHECON . One-step methodology for preparing physically activated biocarbons from agricultural biomass waste. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 7, p. 103113-113, 2019.

  • COELHO, E. R. C. ; BRITO, G. M. ; FRASSON, L. ; MIGUEL, M. A. S. J. ; CHECON, J. C. . 2,4-dichlorophenoxyacetic acid (2,4-D) micropollutant herbicide removing from water using granular and powdered activated carbons: A comparison applied for water treatment and health safety.. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART B-PESTICIDES FOOD CONTAMINANTS AND AGRICULTURAL WASTES , v. 54, p. 986-1000, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, G. M. ; CHECON, J. C. ; COELHO, E. R. C. ; CHICON, M. B. . Processo de produção de de ésteres metílicos e/ou etílicos (biodiesel) a partir de resíduos oleosos de fritura utilizando mistura de catalisadores básicos à base de hidróxido de lítio (LiOH).. 2016.

BRITO, Gilberto Maia de ; TÓTOLA, Marcos Rogério . Processo de Descontaminação de areias de praia contaminadas com petróleo utilizando biossurfactante. 2006.

BRITO, Gilberto Maia de . Otimização da extração de óxidos de ferro cristalinos utilizando fatorial fracionário 2(5-1). 2004.

BRITO, Gilberto Maia de ; LIMA, Tânia M da Silva ; TÓTOLA, Marcos Rogério ; BORGES, Arnaldo Chaer . Medidas de Tensão Interfacial no Biotratamento de Borra oleosa. 2003.

BRITO, Gilberto Maia de ; LIMA, Tânia M da Silva ; TÓTOLA, Marcos Rogério ; BORGES, Arnaldo Chaer . Determinação da Tensão Interfacial em Sistema Constituído de meio de Cultura com Bactéria/Borra Oleosa visando à Limpeza de Tanques de Armazenamento de Petróleo. 2003.

BRITO, Gilberto Maia de ; FONSECA, Andréia Faria ; LIMA, Tânia Maria da Silva ; SANTOS, Chelen Soares ; TÓTOLA, Marcos Rogério ; CHAER, Arnaldo Borges . Influência da Concentração de ferro na produção de Surfactina por Bacillus subtilis. 2003.

BRITO, GILBERTO MAIA . Acidente em porto do ES começa a ser investigado pelo Ministério do Trabalho. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Gilberto Maia de . Divulgação Curso de Extensão: Produção Biodiesel a Partir de Fonte Alternativa de Energia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Gilberto Maia de . Curso de produção biodiesel a partir de fontes alternativas de energia.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Gilberto Maia de . Divulgação Curso de Extensão: Produção Biodiesel a Partir de Fonte Alternativa de Energia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Gilberto Maia de . Produção de biodiesel a partir de fonte alternativa de energia. 2014. .

BRITO, Gilberto Maia de . Produção de biodiesel a partir de fonte alternativa de energia. 2013. .

BRITO, Gilberto Maia de . Produção de biodiesel a partir de fontes alternativas de energia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, Gilberto Maia de . Produção de biodiesel a partir de fonte alternativa de energia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Aproveitamento do lítio proveniente de baterias íon-lítio (resíduo eletrônico) para uso catalítico na produção de ?biodiesel sustentável? utilizando óleo residual de fritura doméstico como matéria-prima, Descrição: Projeto de pesquisa em Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) financiado pela FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Produção de biocarvão ativado a partir da casca de café aplicado na remoção do herbicida 2,4-D em água contaminada., Descrição: Este projeto trata de uma proposta de produção e caracterização de biocarvão ativado utilizando casca de café (resíduo de biomassa agrícola) aplicado na remoção do herbicida ácido-2,4-diclorofenóxiacético (2,4-D) de água contaminada. A fonte de matéria-prima para produção de biocarvão ativado é abundante e de baixo de custo, uma vez que o Brasil e, principalmente o estado do Espírito Santo, se destacam no cenário de produção dessa cultura. O processo de produção desse biocarvão é totalmente sustentável e ocorre por meio do processo de carbonização/ativação física com vapor de água a 800 C numa única etapa utilizando um forno horizontal tubular. A caracterização física e química (tipo de superfície, textura, estrutura química, presença de grupos funcionais, tamanho e distribuição de poros) do biocarvão é imprescindível, pois essas informações são essenciais para compreender a estrutura desse material e relacioná-la com a eficiência de remoção do herbicida 2,4-D na água por meio do processo de adsorção. A adsorção é uma metodologia bastante utilizada para remover contaminantes presentes na fase aquosa, principalmente os micropoluentes orgânicos ou Poluentes Orgânicos Emergentes como é o caso do herbicida 2,4-D, em que uma Estação de Tratamento de Água convencional não é capaz de remover completamente. A cinética e a termodinâmica de adsorção são ferramentas que fornecem informações com relação ao comportamento da molécula 2,4-D durante o processo de adsorção na superfície do biocarvão ativado. Entretanto, a utilização de biomassa (casca de café) para produção de biocarvões ativados ainda tem sido alvo de intenso estudo e aplicações mais diversas. Palavras-Chave: Biocarvão ativado, casca de café, herbicida 2,4-D, biomassa agrícola, termodinâmica e cinética de adsorção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Edumar Ramos Cabral Coelho - Integrante / FREITAS, JAIR CARLOS CHECON - Integrante / Miguel Ângelo Schetino Junior Miguel - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Aproveitamento do glicerol residual proveniente da síntese de biodiesel como matéria-prima sustentável para produção de carvão ativado aplicado na remoção de paracetamol em água contaminada., Descrição: A produção de biodiesel, biocombustível alternativo ao óleo diesel derivado do petróleo, tem ganhado cada vez mais relevância nos cenários nacional e mundial e sua produção tem crescido a cada ano. No Brasil atualmente, por força de lei, 10% (em volume) de biodiesel é incorporado ao óleo diesel comercial, o B10, com objetivo de minimizar a poluição atmosférica causada pela emissão de gases da queima do óleo diesel e reduzir o consumo e o custo final do óleo diesel. Entretanto, a produção de biodiesel, utilizando óleo residual de fritura doméstica como matéria-prima, gera um resíduo formado por glicerol que, se descartado de modo inadequado, pode trazer danos ao ecossistema. Sendo assim, a utilização de óleo residual de fritura e o aproveitamento do glicerol residual cru são estratégicos e tem sido estimulado nos últimos anos devido ao avanço da química verde e ao conceito de reaproveitamento de resíduos para produção de materiais mais nobres e aplicáveis. Nesse cenário, os carvões ativados surgem como excelente proposta sustentável para o aproveitamento de glicerol residual (material orgânico) da síntese de biodiesel. Os carvões ativados possuem estrutura porosa e capacidade adsorver inúmeros compostos considerados contaminantes. Nessa classe de materiais, o paracetamol se destaca como analgésico mundialmente consumido e presente em água para consumo humano com elevada concentração. Sendo assim, a utilização de carvões ativados aplicados na remoção de paracetamol em água, aliada à melhor compreensão do comportamento de adsorção, à luz da cinética e termodinâmica, pode trazer benefícios ambientais e sócio-econômicos. Palavras-Chave: Biodiesel, carvão ativado, glicerol residual, paracetamol, termodinâmica e cinética de adsorção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Edumar Ramos Cabral Coelho - Integrante / FREITAS, JAIR CARLOS CHECON - Integrante / Miguel Ângelo Schetino Junior Miguel - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Produção de nanopartículas metálicas a partir de citratos, Descrição: Síntese e caracterização de nanopartículas metálicas de ferro, alumínio e silício utilizando citratos como precursores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Estéfano Aparecido - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Produção de biodiesel utilizando óleo residual de fritura na presença de de catalisador básico contendo lítio recuperado de baterias íon-Li usadas., Descrição: Projeto de pesquisa na área de Engenharia Ambiental, Química e Engenharia Química.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Edumar Ramos Cabral Coelho - Integrante / FREITAS, JAIR CARLOS CHECON - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Produção de biodiesel a partir de óleo residual de fritura utilizando hidróxido de lítio (LiOH) como catalisador na presença de etanol via reação de transesterificação., Descrição: Este projeto visa utilizar óleos residuais de fritura como fonte alternativa para a produção de biodiesel. O biodiesel será produzido via catálise básica utilizando o catalisador básico hidróxido de lítio (LiOH) na presença do etanol. Neste projeto será verificado a eficácia do catalisador básico no rendimento da produção de biodiesel e na separação de fases durante o processo. Ao final da reação de transesterificação o biodiesel produzido será analisado via RMN, Análise Termogravimétrica (TG) e Cromatografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Juliana Louzada - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Síntese e caracterização de biocarvões ativados a partir de resíduos de biomassa agrícola para remoção de herbicida 2,4-D de água contaminada por adsorção., Descrição: - Desenvolver uma metodologia sustentável de produção de biocarvões ativados utilizando bagaço da cana de açúcar, casca de coco e endocarpo do babaçu. - Utilizar os biocarvões ativados produzidos para remover o herbicida 2,4-D de água contaminadas por meio do processo de adsorção. - Estudos cinético, termodinâmico e modelagem molecular computacional da interação entre o herbicida 2,4-D e o carvão ativado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Produção de biodiesel a partir de óleos residuais de fritura utilizando misturas de catalisadores básicos KOH+LiOH e NaOH+LiOH via reação de transesterificação., Descrição: Este projeto visa utilizar óleos residuais de fritura como fonte alternativa para a produção de biodiesel. O biodiesel será produzido via catálise básica utilizando o catalisador básico hidróxido de lítio (LiOH). Neste projeto será verificado a influência da mistura de catalisadores KOH+LiOH e NaOH+LiOH no rendimento da produção de biodiesel e na separação de fases durante o processo. Ao final da reação de transesterificação o biodiesel produzido será analisado pelas técnicas analíticas convencionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Mariana Borsoi Chicon - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Síntese e caracterização de catalisadores inorgânicos de óxidos metálicos nanoestruturados inseridos em materiais carbonosos porosos para a produção de biodiesel a partir de óleos residuais de fritura., Descrição: Este projeto visa utilizar óleos residuais de fritura como fonte alternativa para a produção de biodiesel. O biodiesel será produzido via transesterificação utilizando catalisadores de óxidos metálicos em materiais carbonosos porosos. Tais catalisadores serão produzidos em matrizes carbonosas porosas e caracterizados pelas técnicas convencionais. Neste projeto será verificado a influência desses catalisadores no rendimento da produção de biodiesel e na separação de fases durante o processo. Ao final da reação de transesterificação o biodiesel produzido será analisado pelas técnicas analíticas convencionais e o catalisador utilizado poderá ser completamente recuperado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Jair Carlos Checon - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Produção de biodiesel utilizando misturas de catalisadores básicos (NaOH e KOH) a partir de óleos refinados de soja e de canola e de óleos usados nos processos de fritura., Descrição: Produção de biodiesel utilizando mistura de catalisadores básicos (NaOH + KOH) visando o aumento do rendimento e da separação de fases. A síntese de biodiesel será conduzida via catálise homogênea pela reação de transesterificação. O biodiesel será produzido utilizando como matriz as fontes de óleos de soja e também amostras de óleos residuais de fritura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Jéssica Marins Piazzarollo - Integrante / Lívia Gomes Pereira - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Partição do complexo inorgânico hexanitrocobalto(III), [Co(NO2)6]3-, em Sistemas Aquosos Bifásicos (SBAs)., Descrição: - Estudar a termodinâmica envolvida na partição do ânion complexo inorgânico hexanitrocobalto(III), [Co(NO2)6]3-, em SABs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador / Luis Henrique Mendes da Silva - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Descontaminação de areias de praia contaminadas com petróleo utilizando biossurfactante, Descrição: Identificar e avaliar o impacto ambiental causado pela contaminação de areias de praia por petróleo. Remoção da areia contaminada. Recuperação do óleo (petróleo) e da areia contaminada mediante processo biotecnológico (biotratamento) mediado por suspensão microbiana contendo biossurfactante (material biodegradável).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    Biossurfactantes em oleodutos: estratégia para aumento do fluxo de óleo, Descrição: Uma possível aplicação dos biossurfactantes explorada neste trabalho é o emprego no transporte de petróleo em oleodutos. Esse processo enfrenta algumas dificuldades técnicas e operacionais, advindas da elevada viscosidade do óleo. A estratégia adotada baseia-se na premissa de que a formação de emulsão óleo-água, mediada por biossurfactantes, resulta na redução drástica da viscosidade do líquido a ser transportado. Com isso, tem-se uma economia considerável no transporte do petróleo ao longo dos oleodutos. A hipótese proposta foi testada e confirmafda em escala de laboratório. Ao final, do processo a emulsão é desfeita, retirando-se a água. Ganhos adicionais advindos da redução de atrito com as paredes internas do duto, que aumenta a vida útil das estruturas, e uma possível remoção de metais pesados, foram contemplados pela equipe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Medidas de titulação condutivimétricas de soluções surfactantes., Descrição: - Estudo da termodinâmica de soluções surfactantes. - Estudo termodinâmico da formação de micelas em solução aquosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Cláudio Ferreira Lima - Coordenador / Paulo Roberto Vitorino Filho - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Produção de carvão ativado a partir de resíduo de biomassa para tratamento de água contaminada com herbicidas e metais pesados., Descrição: - Produção de carvão ativado nanoestruturado a partir de resíduo de biomassa. - Caracterização física, química e estrutural das amostras de carvão ativado. - Aplicação do carvão ativado produzido no processo de tratamento de água. - Remoção de herbicidas e metais pesados de amostras de água bruta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Produção de carvão ativado a partir de resíduo de biomassa para tratamento de água contaminada com herbicidas e metais pesados., Descrição: - Produção de carvão ativado nanoestruturado a partir de resíduo de biomassa. - Caracterização física, química e estrutural das amostras de carvão ativado. - Aplicação do carvão ativado produzido no processo de tratamento de água. - Remoção de herbicidas e metais pesados de amostras de água bruta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Produção de carvão ativado a partir de resíduo de biomassa para tratamento de água contaminada com herbicidas e metais pesados., Descrição: - Produção de carvão ativado nanoestruturado a partir de resíduo de biomassa. - Caracterização física, química e estrutural das amostras de carvão ativado. - Aplicação do carvão ativado produzido no processo de tratamento de água. - Remoção de herbicidas e metais pesados de amostras de água bruta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Produção de carvão ativado a partir de resíduo de biomassa para tratamento de água contaminada com herbicidas e metais pesados., Descrição: - Produção de carvão ativado nanoestruturado a partir de resíduo de biomassa. - Caracterização física, química e estrutural das amostras de carvão ativado. - Aplicação do carvão ativado produzido no processo de tratamento de água. - Remoção de herbicidas e metais pesados de amostras de água bruta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Produção de carvão ativado a partir de resíduo de biomassa para tratamento de água contaminada com herbicidas e metais pesados., Descrição: - Produção de carvão ativado nanoestruturado a partir de resíduo de biomassa. - Caracterização física, química e estrutural das amostras de carvão ativado. - Aplicação do carvão ativado produzido no processo de tratamento de água. - Remoção de herbicidas e metais pesados de amostras de água bruta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Maia de Brito - Integrante / Jair Carlos Checon - Integrante / Edumar Ramos Cabral Coelho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio Ecologia 2014, Governo do Estado do Espírito Santo e Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdades Integradas Espírito-santenses. , Av. Vitória nº 2220, Ilha Monte Belo, 29053360 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 21224100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2019

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Química nos cursos de Química Industrial, Licenciatura de Química e Técnico em Químico. Leciona as disciplinas de Química Geral Experimental, Química Analítica Qualitativa e Físico-Química Experimental.

  • 2011 - Atual

    FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor (Ensino Superior), Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de Química dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, Produção e Química.

    Atividades

    • 03/2013 - 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Engenharia Ambiental, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2012 - 02/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Engenharia Ambiental, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

  • 2016 - 2016

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Geral, Química Orgânica e Físico-Química do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral, Química Orgânica I e Química Orgânica II do curso de Engenharia Química.

  • 2015 - 2015

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 26

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral e Química Orgânica I do curso de Engenharia Química.

  • 2015 - 2015

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica e Físico-Química do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral, Química Orgânica I e Química Orgânica II do curso de Engenharia Química.

  • 2014 - 2014

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2014 - 2014

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2013 - 2013

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2013 - 2013

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2012 - 2012

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Química Geral do curso de Engenharia de Produção. Professor de Termodinâmica Aplicada no curso de Engenharia Mecânica.

  • 2012 - 2012

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2011 - 2011

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica.

  • 2011 - 2011

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Físico-Química, Química Analítica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Engenharia Civil. Professor de Termodinâmica Aplicada do curso de Engenharia Mecânica.

  • 2010 - 2010

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 27

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Geral e Química Analítica do curso de Engenharia Ambiental. Professor da disciplina de Bioquímica do curso de Agronomia.

  • 2010 - 2010

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 31

    Outras informações:
    Professor de Físico-Química, Química Orgânica e Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica.

  • 2009 - 2009

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professor de Química Orgânica, Química Geral, Química Analítica e Físico-Química do Curso de Engenharia Ambiental.

  • 2009 - 2009

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professor de Química Orgânica, Química Geral e Química Analítica do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Geral do curso de Agronomia.

  • 2008 - 2008

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professor de Química Orgânica, Química Geral, Química Analítica e Físico-Química do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Química Gera do Curso de Nutrição. Professor de de História da Química do curso de Química .

  • 2008 - 2008

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professor de Química Orgânica, Química Geral e Química Analítica do curso de Engenharia Ambiental. Professor de História da Química do curso de Química.

  • 2007 - 2007

    Faculdades Integradas São Pedro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de Fundamentos de Ecotoxicologia e Epidemiologiado do curso de Engenharia Ambiental. Professor de Bioquimica do curso de Agronomia.

    Atividades

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica, Físico-Química, Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente, Química Geral

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica Aplicada

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente, Química Analítica, Físico-Química

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica Aplicada

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente, Química Orgânica, Físico-Química

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica, Físico-Química, Petróleo, Gás Natural e Meio Ambiente

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Geral, Físico-Química, Química Orgânica

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Geral, Química Orgânica

    • 02/2009 - 07/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química, Química Analítica, Química Geral, Química Orgânica

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Geral, Química Orgânica

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química

    • 02/2008 - 12/2008

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química

    • 02/2008 - 07/2008

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química, Química Analítica, Química Geral, Química Orgânica

    • 02/2008 - 07/2008

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ecotoxicologia e Epidemiologia

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 20

  • 2014 - 2018

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 20

  • 2014 - 2018

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Síntese e caracterização de biocarvões ativados a partir de resíduos de biomassa aplicados na remoção do herbicida 2,4-D de águas contaminadas pelo processo de adsorção.

    Atividades

    • 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física e Química.,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 04/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física e Química.,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente em Desenv. Ambiental e Rec. Hídricos, Carga horária: 40

  • 2009 - 2010

    Faculdade de Tecnologia FAESA

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do curso de Tecnologia do Petróleo e do Gás Natural. Professor das disciplinas de Química Geral e Química Orgânica Experimental.

    Atividades

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Petróleo e Gás Natural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica Experimental, Química Geral

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Auxiliar I - Departamento de Química (UFV). Professor das disciplinas de Química Geral e Química Analítica dos cursos de Química, Bioquímica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Física, Nutrição, Ciências Biológicas e Agronomia.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Auxiliar I - Departamento de Química (UFV). Professor das disciplinas de Química Geral e Química Analítica dos cursos de Química, Bioquímica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Física, Nutrição, Ciências Biológicas e Agronomia.

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Monitor Nível I, Enquadramento Funcional: Professor PreVestibular Comunitario, Carga horária: 8

    Atividades

    • 10/2006 - 08/2007

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Analítica Aplicada, Laboratório de Química Geral, Química Geral

    • 03/2004 - 07/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Laboratório de Biotecnologia e Biodiversidade Para o Meio Ambiente Bioagro.,Linhas de pesquisa

    • 04/2003 - 07/2005

      Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Microbiologia.,Estágio realizado, Laboratório de Biotecnologia e Biodiversidade para o Meio Ambiente (LBBMA) - Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO).

    • 03/2004 - 06/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral, Inorgânica e Físico-Química

    • 04/2003 - 04/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Microbiologia, Laboratório de Biotecnologia e Biodiversidade Para o Meio Ambiente Bioagro.,Linhas de pesquisa

    • 04/2002 - 04/2003

      Estágios , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Química.,Estágio realizado, Laboratório de Físico-Química - Estudos de Interações Polímeros/Surfactantes e Determinação do Efeito Salino em misturas de surfactantes em presença de Polímeros Hidrossolúveis não-iônicos por condutividade.

  • 2005 - 2005

    Samarco Mineracao S/A

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2005 - 02/2005

      Estágios , Engenharia de Processo Mineroduto, Germano.,Estágio realizado, Transporte de polpa de minério processado ao longo do mineroduto.

  • 2003 - 2003

    Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa

    Vínculo: Estagiário-Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 18

    Atividades

    • 04/2003 - 08/2003

      Estágios , Estações de Tratamento de Água Eta I, Laboratório de Análises Físico Químicas.,Estágio realizado, Análises Físico-Químicas da água proveniente da Estação de Tratamento de Água - ETA e das pontas de rede da cidade de Viçosa.

    • 04/2003 - 08/2003

      Serviços técnicos especializados , Estações de Tratamento de Água Eta I, Laboratório de Análises Físico Químicas.,Serviço realizado, Análises Físico-Químicas das Águas das Estações de Tratamento de Água e das Pontas de Rede da Cidade de Viçosa.

    • 04/2003 - 08/2003

      Treinamentos ministrados , Estações de Tratamento de Água Eta I, Laboratório de Análises Físico Químicas.,Treinamentos ministrados, Princípios básicos de primeiros socorros, Manuseio de reagentes perigosos

  • 1999 - 1999

    Escola Estadual Joventina SImoes

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1999 - 12/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Estrangeira (Inglês)

  • 2019 - Atual

    Pólo de Inovação Tecnológica Vitória - IFES

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Pólo de Inovação Tecnológica

    Outras informações:
    Pesquisador na área de síntese e caracterização de nanopartículas metálicas para aplicação industrial.