Fernandes
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1988). Especialização em Administração e Planejamento para Docente pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1994). Mestre em Engenharia dos Materiais pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA -Canoas-RS. É professor efetivo da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - EST/UEA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Construção Civil, atuando na área de m ateriais principalmente nos seguintes temas: resíduo, concreto, cal de carbureto e pavimentação. Na área de Contrução Civil em gerenciamento e planejamento com conhecimenrto em ferramentas de gestão
Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais
1998 - 2002
Universidade Luterana do Brasil
Título: Uso de Resíduo de Carbureto de Cálcio em Argamassa e Estabilização de Solo, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Francisco dos Santos Rocha
Palavras-chave: CARBURETO; cal; carbureto; resíduo.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil.
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em PRÁTICAS iNCLUSIVAS PARA ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2024 - 2024
CAPACITAÇÃO EM EMPREEENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2023 - 2023
Elaboração de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação de Prensa servo controlada. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia, UEA-EST, Brasil.
1979 - 1981
edifiações. (Carga horária: 3792h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: engenharias.
Organização de eventos
FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS ; 16ª Semana de Engenharia Civil. 2023. (Exposição).
FERNANDES, Fernando de Farias . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2018. (Exposição).
ARAUJO, V. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . 1º Ciclo de Debates em Segurança do Trabalho da Construção Civil. 2014. (Exposição).
ARAUJO, V. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; CALHEIROS, C. S. . Visita Técnica Obra Smile- Construtora URBIS. 2014. (Outro).
FERNANDES, Fernando de Farias . Visita Técnica Arena da Amazonia. 2014. (Outro).
FERNANDES, Fernando de Farias ; ARAUJO, V. S. . Visita Técnica OCEAN CENTER. 2014. (Outro).
FERNANDES, Fernando de Farias ; ARAUJO, V. S. . Visita Técnica Construtora Konkrex. 2014. (Outro).
ARAUJO, V. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Visita Técnica Arena da Amazonia Olaria 3 Irmãos. 2014. (Outro).
ARAUJO, V. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; CALHEIROS, C. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia. 2014. (Exposição).
Participação em eventos
Conferência Regional Norte de Ciência , Tecnologia e Inovação. 2024. (Encontro).
III CONFERÊNCIA SOBRE FONTES INTERNACIONAIS DE PESQUISA. 2024. (Outra).
ELEIÇÕES INTERNAS EST/UEA.Fiscalização das eleições (mesário). 2023. (Outra).
Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Prática Recomendada para Construção de Casas de Alvenaria. 2018. (Encontro).
58 º Congresso Brasileiro do Concreto. Contribuição no estudo da retração em elementos lineares de concreto executados com agregados comercializados na cidade de Manaus. 2016. (Congresso).
57º Brasileiro do Concreto. 22º Concurso Aparato de Proteção ao ovo. 2015. (Congresso).
57º Brasileiro do Concreto. 2º Concurso COCAR- Concreto Colorido de Alta Resistência. 2015. (Congresso).
57º Congresso Brasileiro do Concreto. Aparato de proteção ao ovo -APO. 2015. (Congresso).
57º Congresso Brasileiro do Concreto. Concreto Colorido de alta resistência- COCAR. 2015. (Congresso).
57º Congresso Brasileiro do Concreto. Uso de RCD na produção de artefatos para pavimentação. 2015. (Congresso).
57º Congresso Brasileiro do Concreto. Uso de rcd na produção de artefatos de concreto para pavimentação. 2015. (Congresso).
I Simpósio de Trabalhos Científicos do Amazonas.Avaliação da retração de algumas vigas de concreto executadas com agregados comercializados na cidade de Manaus. 2015. (Simpósio).
Semana Nacional de Tecnologia.Cálculo de Fundações: Eberick. 2015. (Seminário).
5 th AMAZON GREEN MATERIALS CONGRESS. 2014. (Congresso).
Tecnologia de Tubos e Dutos PEAD. 2014. (Exposição).
V Mostra interdisciplina; VII Mostra Extensão VI Seminário de Pesquisa.Utilização de RCD em Artefatos de Concreto. 2014. (Seminário).
II Mostra interdisciplina, IV Mostra de extensão e III Seminário de Pesquisa.Uso de fibra de Malva na confecção de painéis de concreto para fechamento. 2011. (Seminário).
I Mostra Interdisciplinar, III Mostra Extensão e II Seminário de Pesquisa.Uso de resíduo de Cal de Carbureto na Produção de Artefatos de Concreto. 2010. (Seminário).
Analise de Acidentes o Melhor Apredizado. Visão Construtiva. 2009. (Outra).
XXXV Seminario de Capacitação dos Professores. 2009. (Seminário).
Programa Master Pec IBRACON. 2006. (Outra).
Programa Master PEC IBRACON. 2006. (Outra).
VI Seminário de Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil.Uso de Resíduo de Carbureto de Cálcio na Estabilização de Solo. 2003. (Seminário).
43 Congresso Brasileiro do Concreto. Aplicação de Cal de Carbureto em Argamassa e Tijolos de Solo-cal. 2001. (Congresso).
III Congresso Sul Americano de Alternativas de Desenvolvimento. Laboratório Audiovisual de Tecnologia. 1999. (Congresso).
III Congresso Sul Americano de Alternativas de Desenvolvimento. Desperdício na Construção Civil na Cidade de Manaus. 1999. (Congresso).
III Congresso Sul Americano de Alternativas de Desenvolvimento. Estudo da Aplicação de Resíduos Gerados no Distrito Industrrial de Manaus em Habitações Populares. 1999. (Congresso).
I Congresso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento. Resíduos Industriais Aplicados na Tecnologia na Copnstrução. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
ARAUJO, V. S.;FERNANDES, Fernando de Farias; CALHEIROS, C. S.. Fluxograma de Análise Estratégicas do Processo de Compras:CASE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenahria Civil EST) - Universidade do Estado do Amazonas.
ARAUJO, V. S.FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS. Análise da Qualidade da Água do Igarapé do Mindu: Impactos ambientais , desafios e Perspectivas de conservação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenahria Civil EST) - Universidade do Estado do Amazonas.
ARAUJO, V. S.;FERNANDES, Fernando de Farias. Desenvolvimento de Aplicativo Mobile ´para Dimensionamento Preciso das Sarjetas e bocas de Lobos em Sitema de Microdrenagem Urbana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenahria Civil EST) - Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de FariasARAUJO, V. S.. Impacto Ambiental da Utilização de Green Building na Cidade de Manaus: Estudo de Caso do Edifício Botânica Office. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenahria Civil EST) - Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de Farias; CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.. Aplicativo TFIX para Gerenciamento do Programa de Manautenção Predial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenahria Civil EST) - Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de Farias. Avaliação pós-ocupação das instalações hidrossanitárias de edificações públicas: Estudo de caso a partir da correlação com os requisitos da NBR 15575-6. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de Farias. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ASSOCIADAS À UMIDADE FRENTE A FALHAS DE SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM OBRA NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias. A QUALIDADE NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO UM DOMICÍLIO EM MANACAPURU-AM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias. ESTUDO DE INFILTRAÇÕES POR ÁGUA EM RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias. AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DA APLICABILIDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NAEXECUÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVILPARA AS EMPRESAS DA CIDADE DE MANAUS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias. Avaliação dos tijolos produzidos no polo oleiro de Iranduba de acordo com a NBR 15270. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N. S.. ETAPAS CONSTRUTIVAS DE UMA USINA FOTOVOLTAICA INSTALADA EM UMA ÁREA REMOTA NO ESTADO DO AMAZONAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N.. FACHADA VENTILADA E EM REVESTIMENTO CERÂMICO: COMPARAÇÃO DE EFICIÊNCIA E CONSTRUÇÃO EM EDIFICAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS. 2020.
FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N.. GESTÃO DA CONSTRUÇÃO COM O USO DO BIM. 2020.
FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N. S.. SISTEMA CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL E TERMOACÚSTICO: DESENVOLVIMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO COM ADIÇĀO DE PLACAS DE POILIESTIRENO EXPANDIDO (EPS).. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.; ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias. Análise técnica das vias urbanas do bairro Novo Aleixo em Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.; ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias. Processo construtivo de muro atirantado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.; ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias. Viabilidade técnica do pavimento semirrígido para Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; QUEIROZ, R. J.; ROCHA, J. C. F.. Controle e fiscalização tecnológica do concreto asfáltico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.; QUEIROZ, R. J.. Aproveitamento do RCD (resíduos de construção e demolição) para fabricação de paver. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Estudo de fissuras, trincas e suas causas em estruturas de concreto armado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Gerenciamento da manutenção predial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Análise do reuso de águas pluviais nas residências manauaras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; QUEIROZ, R. J.. Análise patológica de prédios tombados do Centro da cidade de Manaus, um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Avaliação técnica de bases e sub-bases para pavimentação em Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; QUEIROZ, R. J.. Sistemas de drenagens pluviais em grandes vazões não tradicionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; MARTINS, M. S.; QUEIROZ, R. J.. Reutilização do resíduo de gesso na construção civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; BRAGA, J. O.. Uso de resíduos de construção e demolição na pavimentação asfáltica em Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; MARTINS, M. S.; QUEIROZ, R. J.. Analise patológica de prédios tombados do centro da cidade de Manaus: estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; MARTINS, M. S.. Manifestações patológicas em uma construção no bairro parque dez de novembro na cidade de Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Utilização de gabião para contenção de taludes no Amazonas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; MARTINS, M. S.. Estudo de aproveitamento de águas pluviais em um empreendimento do setor de logística do distrito industrial ? Manaus-AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Análise da aplicação da NR-35 em obras de edificações verticais na zona centro-sul de Manaus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Impermeabilização em áreasmolhadas em edifício residencial através do sistema rígido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Utilização de resíduo de construção e demolição na estabilização do solo de Iranduba para confecção de tijolos de solo-cimento.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Práticas de gestão de resíduos de cosntrução e demolição de empresas de certificação PBQP-H A em Manaus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
BRAGA, J. O.; QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias. Patologias em revestimento ceramico interno em obras da construção civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Processo executivo da aplicação de manta asfáltica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
GOES, L. P.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOUZA, H. R.. Utilização de madeira alternativa no pré-dimensionamento de uma viga em MLC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
Goes;FERNANDES, Fernando de Farias; CAMPELO, N. S.. Prevenção das patologias em fundações profundas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; BRAGA, J. O.. Confecção de placa cimentícia utilizando polímeros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Estudo comparativo entre as instalações hidráulicas para água quente de PPR e cobre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Uma abordagem sobre perícia em edificações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Fissuras nas alvenarias estruturais de blocos de concreto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; QUEIROZ, R. J.; LIMA, N.. Estudo comparativo entre o uso de EPS em parede monolítica e parede de tijolo cerâmico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; BRAGA, J. O.; QUEIROZ, R. J.. Estudo comparativo entre estrutura metálica e estrutura de concreto armado em uma obra residencial em Manaus.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N.. Análise do pavimento do estacionamento do aeroporto internacional de Manaus ? AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.; QUEIROZ, R. J.;FERNANDES, Fernando de Farias. Comparação de orçamento de obras estimadas e executadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; QUEIROZ, R. J.; ROCHA, J. C. F.. O uso do pó de alumínio na produção de concreto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Patologias da construção civil: Fachadas com acabamento em revestimento cerâmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Ligações metálicas por solda e por parafuso: procedimentos e patologias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOARES, I. H. L.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Produção de concreto convencional com a utilização de pedra brita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Processo executivo de fachada aerada em uma edificação na cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; ROCHA, J. C. F.. Sustentabilidade na construção civil: concepção de um empreendimento sustentável na cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
GOES, L. P.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Replanejamento das vias de circulação de veículos - alternativa viável para o trânsito na cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.; ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias. Estudo de caso "Ponte Rio Negro": processo licitatório, legislação e modalidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Análise de dois métodos construtivos: alvenaria estrutural e paredes de placa de concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOARES, I. H. L.;FERNANDES, Fernando de Farias; GOES, L. P.. Aplicabilidade do poliestireno expandido em revestimento de paredes para isolamento térmico nas edificações da cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
GOES, L. P.; SOARES, I. H. L.;FERNANDES, Fernando de Farias. Alvenaria Estrutural: Um estudo sobre materiais e execução. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; FERREIRA, A. S.. Planejamento como ferramenta para controle de obras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.; SANTOS, A.;FERNANDES, Fernando de Farias. Planejamento como ferramenta para controle de obras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; SANTIAGO, E. P.. Sistema de gestão da qualidade: estudo de caso no aeroporto de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.;FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N.. Análise da utilização de estrutura metálica na construção de obras comerciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; Goes. Análise comparativa entre lajes nervuradas e lajes tipo steel deck. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, J. C. F.; Goes;FERNANDES, Fernando de Farias. A importância do acompanhamento do cronograma de avanço físico e controle de materiais em uma obra multifamiliar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Análise comparativa entre lajes nervuradas e lajes tipo steel deck. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; GOES, L. P.. Radier em concreto protendido: processo executivo em uma obra no município de Iranduba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
GOES, L. P.;FERNANDES, Fernando de Farias; BRAGA, J. O.. Esquadria de alumínio como elemento de vedação externa em construções verticais - um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
GOES, L. P.;FERNANDES, Fernando de Farias; LIMA, N.. Estudo comparativo dos métodos construtivos em alvenaria estrutural e concreto pré-fabricado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Gestão da qualidade: identificação de falhas no acabamento de uma obra residencial na cidade de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
BRAGA, J. O.;FERNANDES, Fernando de Farias; GOES, L. P.. O uso de tubo de papelão na confecção de bloco de concreto estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SOUZA, H. R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SOARES, I. H. L.. Estudo sobre concreto protendido e seu uso em obras arquitetônicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
CRUZ FILHO, R.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias; CALHEIROS, C. S.. Análise estrutural do pavimento; estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas.
ARAUJO, V. S.; CALHEIROS, C. S.;FERNANDES, Fernando de Farias. Formas de aplicação dos princiapais resíduos de construção civil provenientes de obras da cidade de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
PINHEIRO, A. C.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Análise da viabilização econômica de casas populares em estrutura metálica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CRUZ FILHO, R.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias; CALHEIROS, C. S.. Compatibilização de projetos na construção civil aplicada em um residencial multifamiliar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CALHEIROS, C. S.;FERNANDES, Fernando de FariasARAUJO, V. S.. Estudo comparativo de revestimentos: estudo de caso na obra de ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CALHEIROS, C. S.;FERNANDES, Fernando de FariasARAUJO, V. S.. Dimensionamento de equipe de trabalho: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Análise de esforços axiais dos tijolos de solo cimento na cidade de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Análise comparativa de desapropriação de um imóvel do Prosamin. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
CALHEIROS, C. S.;ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Sistema alternativo para o tratamento de esgoto na cidade de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
ARAUJO, V. S.; CALHEIROS, C. S.;FERNANDES, Fernando de Farias. Inspeção predial na Escola Superior de Tecnologia-EST/UEA:patologias de impermeabilização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia.
ROCHA, F. S.; Souza;FERNANDES, Fernando de Farias. Reaproveitamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.; Goes;FERNANDES, Fernando de Farias. Suprimento x Obra: Dificuldades e Falhas no Planejamento Estratégicoi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.;FERNANDES, Fernando de Farias; Braga. Planejamento e Controle de Obras: conceitos, técnicas e benefícios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
Braga;FERNANDES, Fernando de Farias; Ronaldo Luis Angulski. Aplicação de pó de vidro em blocos estruturais de concreto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.FERNANDES, Fernando de Farias; Souza. Um estudo sobre piso de concreto protentido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.FERNANDES, Fernando de Farias; Souza. Prática recomendada para execução de edifícios de alvenaria estrutural até quatro pavimentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de FariasROCHA, F. S.; SOUZA, H. R.. Piso industrial com fibras de aço: situação, perspectiva e execução.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.FERNANDES, Fernando de Farias; SOUZA, H. R.. Avaliação sobre viabilidade de implantação de usina de reciclagem de entulho na cidade de Manausi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; Braga; Ronaldo Luis Angulski. Geoprocessamento aplicado ao sistema imobilário de Manaus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de FariasROCHA, F. S.; Ronaldo Luis Angulski. Práticas recomendadas para a execução de laje, viga e pilar de concreto armado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de FariasROCHA, F. S.; Ronaldo Luis Angulski. Protensão de vigas principais da ponte estaiada sobre o Rio negro Manaus - Iranduba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; Arruda; Souza. Piso Industrial reforçado com fibra de aço. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
Souza;FERNANDES, Fernando de Farias; ANGUSKI, R.. Estudo para adequação de uma estação de tratamento de esgoto condominial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.; Ronaldo Luis Angulski;FERNANDES, Fernando de Farias. Reciclagem de residuos de demolição e construção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de FariasROCHA, F. S.; IMBIRIBA, B.. Utilização de Equipamentos de Segurança do Trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; IMBIRIBA, B.; Ronaldo Luis Angulski. Reciclagem de Resíduos à Construção Civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de FariasROCHA, F. S.; ARAUJO, A. S.. A importância da manutenção predial e as ferramentas para execução. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ANGUSKI, R.;FERNANDES, Fernando de Farias; SENA, C. B.. Apresentação dos principais dispositivos básicos de drenagem superficial- valetas de proteção, sarjetas e descidas d'agua. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
IMBIRIBA, B.;FERNANDES, Fernando de Farias; CAMPELO, N. S.. Tunel Linner, aplicado como travessia em obras de macrodrenagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
ROCHA, F. S.FERNANDES, Fernando de Farias; SOUZA, H. R.. Concreto auto-adensável utilizando materiais comercializados na cidade de Manaus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
SENA, C. B.; ARAUJO, A. S.;FERNANDES, Fernando de Farias. Histórico e caracterização do sistema de abastecimento de água no município de Coari. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
Marques;ROCHA, F. S.FERNANDES, Fernando de Farias. Biodeterioração de estruturas de concreto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
Goes; IMBIRIBA, B.;FERNANDES, Fernando de Farias. Ergonomia: contribuição da medicina do trabalho no desempenho das atividades de obras geotécnicas, rodoviárias e ferroviárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
FERNANDES, Fernando de Farias; ANGUSKI, R.; NETO, T.. tubos de concreto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM.
FERNANDES, Fernando de Farias; ANGUSKI, R.; SEIXAS, F.. Impermeabilização com manta asfáltica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus.
FERNANDES, Fernando de Farias; IOPPI, P.; SEIXAS, F.. Gerenciamento de obra pública no campo da educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Instituto de Tecnologia da Amazônia.
BARBOSA, K. M.;FERNANDES, Fernando de Farias. Gerenciamento de resíduos de construção e demolição : um estudoi de caso em uma empresa de arquitetura e construção do município de Parintins -AM. 2023.
FERNANDES, Fernando de Farias. PROJETO DE EXTENSÃO. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.
ARAUJO, V. S.FERNANDES, Fernando de Farias. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2023. Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, Fernando de Farias. Avaliação dos tijolos produzidos no polo oleiro de Iranduba de acordo com a NBR 15270. 2022. Universidade do Estado do Amazonas.
FERNANDES, FERNANDO DE FARIASARAUJO, V. S.. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2022. Universidade do Estado do Amazonas.
Orientou
UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE JUTA E MALVA EM TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
ANÁLISE DE CUSTOS E VIABILIDADE ENTRE DRYWALL E ALVENARIA PARA VEDAÇÃO INTERNA EM EDIFICAÇÕES; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS, SEGUNDO AS NORMAS DE DESEMPENHO E INSPEÇÃO PREDIAL: ESTUDO DE CASO; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
MERCADO IMOBILIÁRIO: PROPOSTA DE IMOBILIÁRIA DIGITAL COM A UTILIZAÇÃO DE MARKETING E DO SOFTWARE C2S; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Estudo da aplicação de resíduo de pó de vidro na tecnologia do solo-cimento; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
O Estudo da curva ABC na gestão do almoxarifado: Estudo de caso em uma obra pública do Estado do Amazonas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
O estudo da influencia de cal de carbureto como aditivo do concreto; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Utilização de resíduos de tijolos cerâmicos para produção de tijolos de solo-cimento; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; (Orientador);
Estudo comparativo entre a produtividade de mão de obra de DryWall e alvenaria cerâmica: case; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Análise do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico em igrejas de médio porte na zona centro-oeste de Manaus; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Estudo da influência do vedalit em revestimento de parede; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civl) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Mendonça; Controle de execução do sistema de revestimento cerâmico; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
M; Silva; Inspeção predial em revestimento de parede; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Revestimento vinílico em piso: estudo de caso; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Estudo da produção de tijolos de solo-cimento com inserção de fibras de açaí (Euterpe oleracea) e adição de resíduos oriundos de rejeitos de estação de tratamento de água(ETA); ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);
Levantamento e análise visual das manifestações patológicas das passagens subterrâneas da região Centro-sul de Manaus; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de avaliação e perícias) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Levantamento visual de manifestações patológicas em passarelas na região centro-sul de Manaus; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de avaliação e perícias) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
|nspeção predial: uma questão de acessibilidade nas escolas estaduais do Amazonas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de avaliação e perícias) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Arquitetura de segurança do trabalho: técnicas de Feng Shui usando cores, ergonomia e arranjo físico; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Ergonomia: análise ergonomica do trabalho em empresas de construção civil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Estudo de um programa de ginástica laboral em uma empresa do polo industrial de Manaus; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Avaliação do sistema integrado de gestão em empresa de tratamento de esgoto em áreas restritas(ETE); 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Avaliação e controle de riscos em máquinas e equipamentos na construção civil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
VIABILIDADE DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE FÔRMAS PARA PAREDE MONOLÍTICA DE CONCRETO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTO E PRAZO ? ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
ANÁLISE COMPARATIVA DE PRODUTIVIDADE EM OBRAS NA CIDADE DE MANAUS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Análise Crítica de uma Obra usando Ferrameentas de Planejamento; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
UTILIZAÇÃO DE FIBRAS DE JUTA E MALVA EM TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
?Mercado imobiliário: Uma análise da utilização de ferramentas de marketing digital para captação de clientes e os custos envolvidos?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS, SEGUNDO AS NORMAS DE DESEMPENHO E INSPEÇÃO PREDIAL: ESTUDO DE CASO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
ESTUDO DA PRODUÇÃO DO TIJOLO SOLO-CIMENTO COM INSERÇÃO DE RESÍDUOS ORIUNDOS DE REJEITOS DE ETA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
BLOCOS DE CONCRETO INCORPORADO COM RESÍDUOS PROVENIENTES DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE MANAUS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Avaliação do sistema de proteção contra incêndio, segundo as normas prescritivas do estado do Amazonas: Estudo de caso?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
?Benefícios da Execução de uma Obra Sustentável como alternativa aos métodos convencionais da construção civil estudo de caso: Hub ? Tecnologia e Inovação?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
?Bloco de concreto incorporado de garrafas pet, preenchidas por resíduos plásticos triturados, na Amazônia?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
O estudo da influencia de cal de carbureto como aditivo do concreto; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
; ; O Estudo da curva ABC na gestão do almoxarifado: Estudo de caso em uma obra pública do Estado do Amazonas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Estudo da aplicação de resíduo de pó de vidro na tecnologia do solo-cimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Análise de sistema de prevenção de incendio e pânico em igrejas de médio porte em Manaus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Estudo comparativo entre a produtividade de mão de obra de DryWall e alvenaria cerâmica: case; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Produção de peças para pavimento intertravado (Pavers) com substituição parcial de resíduo de construção e demolição (RCD) e resíduo de corte de granito e mármore (RCGM) para tráfego leve; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Estudo da influência do vedalit em revestimento de parede; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CONCRETO COM SEIXO E SUBSTITUIÇÃO PARCIAL POR RCD CERÂMICO E REJEITO DE OLARIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Utilização de resíduo de construção e demolição na estabilização do solo de Iranduba para confecção de tijolos de solo-cimento; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Gerenciamento de resíduos sólidos de construção e demolição em construtoras na cidade de Manaus-AM: estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Controle e fiscalização tecnológica do concreto asfáltico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Aproveitamento do RCD (resíduos de construção e demolição) para fabricação de paver; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Reutilização do resíduo de gesso na construção civil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Andrade; Estudo da Produção do Bloco de Concreto para a Vedação contendo Substituição Parcial da Areia por Resíduo Gerado no Corte de Granito e Mármore - RCGM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Execução de piso de concreto com fibra; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Estudo comparativo entre o uso de EPS em parede monolítica e parede de tijolo cerâmico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
O uso de pó de alumínio na argamassa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Estudo comparativo entre estrutura metálica e estrutura de concreto armado em uma obra residencial em Manaus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Estudo da estabilização química de solo para utilização como base de pavimentos na cidade de Manaus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Impermeabilização de áreas molhadas em edifício residencial através do sistema rígido; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
O uso do pó de alumínio na produção de concreto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Reciclagem de pavimento asfáltico com incorporação do revestimento existente e adição de brita e cimento em uma rodovia federal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Utilização do concreto rolado como sub-base do pátio de aeronaves do aeroporto internacional de Manaus Eduardo Gomes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Estudo comparativo de corrosão em ligações de solda e parafusos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Viabilidade do processo construtivo de lajes pré-moldadas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Diagnóstico da corrosão em armaduras: avaliação e recuperação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
O uso de blokret no pavimentro de circulação da substação do Marapatá; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Estudo da tintas na fachada das edificações: aplicação, durabilidade e custo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Aplicação de entulho no concreto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
impermeabilizante flexível na Construção Civil- Manta asfáltica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas-Escola Superior de Tecnologia; Orientador: Fernandes;
Estudo da lajes nervuradas com vigotas comuns e treliçadas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Gerenciamento de resíduos sólidos: borracha; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Marcio Barbosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Reciclagem de residuos de construção e demolição; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Vedações internas: gesso acartonado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Materiais Cerâmicos na Construção Civil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - CEULM; Orientador: Fernandes;
Utilização de Entulho na confecção de concreto; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Instituto de Tecnologia da Amazônia; Orientador: Fernandes;
Pavimentos intertravados; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Instituto de Tecnologia da Amazônia; Orientador: Fernandes;
As causas das fissuras do concreto armado; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civl) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Pavimentação Asfáltica na Cidade de Manaus; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Alvenaria estrutural de bloco de concreto; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Impermeabilização com manta asfáltica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Gerenciamento da Empresa de Construção; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Gerenciamento da Empresa de Construção; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Organização do Canteiro de Obras; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Uso da fibra de piaçava em tijolos de solo-cimento; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Tijolos de Adobe Estabilizados com Fibra de Piaçava e Cal Hidratada: Alternativa para Habitação de interesse social; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
USO DE ARGAMASSA ARMADA NA CONFECÇÃO DE BARCOS NA REGIÃO AMAZÔNICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Estudo de Resíduos Metálicos, Oriundos da Indústria Naval, para Confecção de Artefatos de Concreto; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernandes;
Uso de RCD na produção de artefatos de concreto para a pavimentação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Teixeira; Uso de entulho na fabricação de artefatos de concreto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Teixeira; A; Pinto; Estudo da aplicação de resíduos em concreto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Revestimentos cerâmicos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Pavimentos de concreto: pavers; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Lopes; A influência do agregado na resistência do concreto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Patologia do concreto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Comparação do uso de brita e seixo no concreto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Bloco de Concreto e sua Aplicação na Construção Civil; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Materiais de Construção - Alvenaria Estrutural; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Fernandes;
Estagio Supervisionado em obras; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Monitoria da disciplina materiais de construção II; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Monitoria da disciplina materiais de construção II; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Fernandes;
Produções bibliográficas
-
MARQUES, K. L. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Comparative Analysis of Masonry Productivity on a Construction Site in the City of Manaus. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e04551, 2024.
-
DEUS JÚNIOR, GILBERTO ALVES DE ; FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS ; FERNANDES, Fernando de Farias . Análise crítica de uma obra usando ferramentas de planejamento. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e8921, 2024.
-
FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS ; REIS, A. F. S. . Patologia e acessibilidade das calçadas: um estudo de caso na rua Fortaleza do bairro Palmares no município de Parintins - AM. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 17, p. e3241, 2024.
-
COSTA, ENDRIO FERREIRA DA ; FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS ; FERNANDES, Fernando de Farias . DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL PLANEJADO CONCLUÍDO (PPC) DA LINHA DE ESTRUTURA DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EM MANAUS. . REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 50-51, 2024.
-
FERNANDES, FERNANDO DE FARIAS ; CANTO, A. M. C. . Eficiência das ferramentas de planejamento e controle de obras: um estudo de caso no aeroporto internacional de Manaus - Eduardo Gomes. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e13326, 2024.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ALMEIDA, G. L. T. . ESTUDO DA PRODUÇÃO DO TIJOLO SOLO CIMENTO COM INSERÇÃO DE RESÍDUOS ORIUNDOS DE REJEITOS DE ETA. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 125, p. 01, 2023.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Batista . Tijolos de solo-cimento com fibras vegetais de juta e malva. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 26, p. 01, 2022.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; CASTRO, L. D. . Blocos de concreto incorporado com resíduos provenientes da estação de tratamento de água da cidade de Manaus. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 26, p. 01, 2022.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; COSTA, M. A. A. . Mercado imobiliário: uma análise de utilização de ferramentas de marketing digital para captação de clientes e os custos envolvidos. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 26, p. 01, 2022.
-
NASCIMENTO, S. A. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Levantamento visual de manifestações patológicas em passarelas na região centro-sul de Manaus. Scientia Amazonia , v. 7, p. 1, 2018.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ARAUJO, V. S. ; ROCHA, F. S. . Uso de fibras de malva na confecção de compósitos de concreto aplicados em pavimentação. Logos tempo & ciência (ILES) , v. 13, p. 44/7, 2006.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ARAUJO, V. S. ; ROCHA, F. S. . Uso de resíduo de carbureto de cálcio e entulho na produção de artefatos de concreto. Logos Tempo & Ciência (ILES) , v. 13, p. 54/8-59, 2006.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de Resíduo de Carbureto de Cálcio na Estabilização do Solos. VI Seminário de Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil, 2003.
-
ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; AOKI, C. Y. ; BRITO, L. V. ; MONTEIRO, A. K. C. . Agregados para argamassa e concreto executados na cidade de Manaus. 01. ed. Manaus: BK editora, 2017. v. 1. 57p .
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Batista . TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM FIBRAS VEGETAIS DE JUTA E MALVA. In: Armando Dias Duarte. (Org.). TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM FIBRAS VEGETAIS DE JUTA E MALVA. 380ed.Ponta Grossa: Atena, 2023, v. , p. 40-48.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ROCHA, F. S. ; ARAUJO, V. S. . Uso de resíduo de carbureto de cálcio e entulho na produção de artefatos de concreto. Tempo e Ciência, Manaus-AM CEULM -ULBRA, p. 06 - 84, 22 dez. 2006.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ROCHA, F. S. ; ARAUJO, V. S. . Uso de Fibras de malva na confecção de compósitos de concreto aplicados em pavimentação. Tempo e Ciência, Manaus-AM, p. 06 - 84, 22 dez. 2006.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Batista . TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM FIBRAS VEGETAIS DE JUTA E MALVA. In: Congresso Tecico científico da Engenharia e Agronomia -CONTECC, 2022, Goiânia. CONTECC, 2022.
-
LUZ, M. S. ; NUNES, K. C. S. ; LIMA, N. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . TIJOLO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE OURIÇO DE CASTANHA-DO-PARÁ CARBONIZADO. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Simpósio Amazônico de Química, 2019.
-
OLIVEIRA, M. F. ; SOARES, G. A. ; REBELLO, I. P. C. S. ; GOMES, J. P. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Análise da Aplicabilidade de Resíduos de Corte de Granito e Mármore em Tijolos de Solo-cimento. In: Conferência com Materiais com Aplicações Multidisciplinares, 2019, Manaus. II Conferência com Materiais com Aplicações Multidisciplinares, 2019.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; LAVOR, K. M. L. S. . Reaproveitamento de Resíduo de Cerâmica Vermelha na Produção de Tijolos de Solo-cimento. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 2019, Fortaleza. 61° Congresso Brasileiro do Concreto, 2019. v. 61.
-
LAVOR, K. M. L. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de resíduo de concreto na produção de tijolos de solo-cimento. In: 60° CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2018, Foz do Iguaçu -PR. 60° CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2018.
-
FALCAO, J. P. ; ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; LOPES, A. P. ; LUCENA, R. N. ; CORREA, I. M. ; MORAIS NETO, F. C. . Análise do Bulbo de Tensões no Solo produzido por Sapatas através do Método dos Elementos Finitos. In: XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica Geotecnia e Desenvolvimento Urbano COBRAMSEG 2018, 2018, Salvador. XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica Geotecnia e Desenvolvimento Urbano, 2018.
-
SILVA, M. P. ; GUERREIRO, M. O. ; COSTA, S. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Study of the Use of the Ship Yard Steel Shot Waste in Concretes as Filler. In: International Conference of Young Researchers on Advanced Materials-ICYRAM, 2018, Adelaide -South Australia. ICYRAM, 2018.
-
Carlos, Liliane Almeida ; FERNANDES, Fernando de Farias . Estudo da influência do vedalit em revestimento de parede. In: Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, 2017, Belém. 2º Congresso Nacional ded Ciências Exatas e Tecnologia. Belem: SER educacional, 2017. v. 2. p. 02.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; NASCIMENTO, S. A. . Análise visual da influência do meio ambiente sobre viadutos na região Centro Sul de Manaus. In: I Congresso Interistitucional de meio ambiente e agroecologia, 2017, Manaus. Análise visual da influência do meio ambiente sobre viadutos na região Centro Sul de Manaus, 2017.
-
MELO, S. C. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Sistema Drywall como alternativa à alvenaria convencional: avaliação de produtividade. In: VII CONBREPRO, 2017, Paraná. CONBREPRO, 2017.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; LIMA, R. S. ; MACEDO, J. C. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CONCRETO COM SEIXO E SUBSTITUIÇÃO PARCIAL POR RCD CERÂMICO E REJEITO DE OLARIA. In: 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017, Gramado. 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017. v. 61. p. 02-82.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SANTANA, S. S. . Produção de peças para pavimento intertravado (pavers) com substituição parcial de resíduo de construção e demolição (RCD) e resíduo de corte de granito e mármore(RCGM) para tráfico leve. In: 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017, Gramado-RS. 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017. v. 61. p. 02-82.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SANTANA, S. S. ; CRUZ, L. C. . Uso de resíduos de construção e demolição e resíduos de corte de granito e mármore na produção de pavers. In: CIRIEC, 2017, Manaus-AM. CIRIEC, 2017.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; PORTELA, J. A. . Análise da aplicação da NR-35 em obras de edificações verticais no bairro de Adrianópolis em Manaus. In: Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia, 2016, Foz do Iguaçu -PR. CONTECC, 2016.
-
PANTOJA, D. S. ; ROCHA, F. S. ; COSTA, C. T. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Aplicação do método proposto por Tutikian em dosagem de concreto auto-adensável utilizando seixo rolado comercializado na cidade de Manaus.. In: 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016, Belo Horizonte. 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016.
-
MONTEIRO, A. K. C. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; ROCHA, F. S. . Contribuição no estudo de retração em elementos lineares de concreto executados com agregados comercializados na cidade de Manaus. In: 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016, Belo Horizonte. 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016.
-
ANDRADE, T. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; MACEDO, J. C. . Estudo da Produção do Bloco de Concreto para a Vedação contendo Substituição Parcial da Areia por Resíduo Gerado no Corte de Granito e Mármore - RCGM. In: 60 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2016, Florianópolis. 60 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2016.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; MARTINS, L. R. . UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NA ESTABILIZAÇÃO DO SOLO DE IRANDUBA PARA CONFECÇÃO DE TIJOLO DE SOLO-CIMENTO. In: Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia, 2016, Foz do Iguaçu. Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia, 2016.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SANTANA, S. C. . Uso de rcd na produção de artefatos de concreto para pavimentação. In: 57º Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito. Uso de RCD na produção de artefatos de concreto para pavimentação.. São Paulo: Ibracon, 2015. p. 42-674.
-
AOKI, C. Y. ; ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Qualidade do seixo rolado comercializado na cidade de Manaus. In: 57º Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito. 57º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2015. p. 42-674.
-
BRITO, L. V. ; ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Qualidade da areia comercializada na cidade de Manaus. In: 57º Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito. 57º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2015. p. 42-674.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; MONTEIRO, A. K. C. ; ROCHA, F. S. . Avaliação da retração em vigas retas de concreto executadas com agregados comercializados na cidade de Manaus. In: 57º IBRACON, 2015, Bonito -MS. 57º IBRACON, 2015.
-
SANTANA, S. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de RCD na produção de artefatos para pavimentação. In: 57º IBRACON, 2015, Belo Horizonte. 57º IBRACON, 2015.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Utilização de RCD em Artefatos de Concreto. In: V Mostra Interdisciplinar; VII Mostra extensão; VI Seminário de pesquisa, 2014, Manaus. VI Seminário de pesquisa, 2014.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Souza . Uso de Resíduos de Construção e Demolição(RCD) na Implantação de Unidades de Tratamento de Efluentes Líquidos no Campus da Ulbra Manaus. In: II Mostra Interdisciplinar, IV Extensão e III Seminário de Pesquisa, 2011, Manaus. I Mostra Interdisciplinar, IV Extensão e III Seminário de Pesquisa, 2011.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; GUIMARAES, F. ; MELO, C. M. . Uso de fibra de malva na confecção de painéis de concreto para fechamento. In: II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de extensão e III Seminário de Pesquisa, 2011, Manaus. II Mostra Interdisciplinar, IV Mostra de extensão e III Seminario de Pesquisa, 2011.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . USO DE RESÍDUO DE CARBURETO DE CÁLCIO NA ESTABILIZAÇÃO DO SOLO. In: VI seminário, 2003. Uso de carburetro de cálcio na Estabilização do solo, 2003. v. 6. p. 42-44.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Aplicação de Cal de Carbureto em Argamassas e Tijolos de Solo-cal. In: 43 Congresso Brasileiro do Concreto- IBRACON, 2001, Foz do Iguaçu. Aplicação de Cal de Carbureto em Argamassas e Tijolos de Solo-cal, 2001.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de residuo de carbureto de cálcio na produção de artefatos de concreto. In: I Mostra Interdisciplinar, III Mostra de extensão, II Seminario de Pesquisa, 2010, Manaus. Uso de residuo de cal de carbureto na produção de artefatos de concreto, 2010.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Vianna . Uso de Resíduos de Construção e Demolição na Produção de Artefatos de Concreto. In: II Mostra Interdisciplinar, IV Extensão e III Seminario de Pesquisa- Diálogos e çoes entre Universiadade e Sociedade: Pensando Biodiversiade, 2011, Manaus. II Mostra Interdisciplinar, IV MOstra Extensão e III Seminario de Pesquisa, 2011.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SANTOS, C. M. B. ; RESSUREICAO, M. R. . Vantagens da Alvenaria Estrutural. In: II Mostra Interdisciplinar, IV Extensão e III Seminario de Pesquisa, 2011, Manaus. II Mostra Interdisciplinar, IV Extensão e III Seminario de Pesquisa, 2011.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de entulho na produção de artefatos de concreto. In: VI Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica da ULBRA, 2004, Manaus. VI salão de iniciação Científica, 2004.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Desperdício na Construção Civil. In: III Congresso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento, 1999, Manaus. Desperdício na Construção Civil na Cidade de Manaus, 1999.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Laboratório Audiovisual de Tecnologia. In: III Congresso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento, 1999, Manaus. Laboratório Audiovi8sual de Tecnologia, 1999.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Estudo da Aplicação de Alguns Resíduos Gerados no Distrito Industrial de Manaus. In: III Congrewsso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento, 1999, Manaus. Estudo da Aplicação de Alguns Resíduos Gerados no Distrito Industrial de Manaus, 1999.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Marques . Resíduos Industriais Aplicados na Tecnologia da Construção. In: I Congresso Sul-Americano de Alternativas de Desenvolvimento, 1997, Manaus. Resíduos Industriais Aplicados na Tecnologia da Construção, 1997.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; Marques . Resíduos Industriais Aplicados na Tecnologia da Construção. Logos Tempo e Ciência, 1997.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SOARES, J. C. F. . UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DO PROCESSO DE RETÍFICA DE METAIS DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO. Cerâmica , 2018.
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; LAVOR, K. M. L. S. . Uso de resíduos de concreto na produção de tijolos de solo-cimento.. REVISTA IBRACON DE ESTRUTURAS E MATERIAIS , 2018.
-
MARTINS, L. R. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; SILVA, A. M. L. A. . Utilização de resíduo de construção e demolição na estabilização do solo de Iranduba para confecção de tijolos de solo-cimento. Brazilian Journal of Radiation Sciences , 2016.
-
FERNANDES, Fernando de Farias . 5º Workshop de Engenharia de Materiais EST/UEA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . 16° SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . A Infraestrutura da Universidade: Construções e Manutenções, Bibliotecas e TI.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Painel Temático: A Infraestrutura da Universidade: Construções e Manutenções, Bibliotecas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. F. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; SOARES, G. A. ; REBELLO, I. P. C. S. ; GOMES, J. P. S. . Análise da aplicabilidade de resíduo de corte de granito e mármore em tijolos de solo-cimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; LAVOR, K. M. L. S. . Reaproveitamento de Resíduo de Cerâmica Vermelha na Produção de Tijolos de Solo-cimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; LIMA, N. ; NUNES, K. C. S. ; LUZ, M. S. . TIJOLO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE OURIÇO DE CASTANHA-DO-PARÁ CARBONIZADO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias ; MONTEIRO, A. K. C. . CONTRIBUIÇÃO NO ESTUDO DA RETRAÇÃO EM ELEMENTOS LINEARES DE CONCRETO EXECUTADOS COM AGREGADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE MANAUS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Cálculo de fundações usando o software EBERICK. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Estudo de luminotécnica em uma edificação usando o software lumine.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. S. ; FERNANDES, Fernando de Farias . Dosagem e execução de concreto auto-adensável utilizando seixo rolado comercializado na cidade de Manaus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Cálculo de luminotécnica utilizando o software lumine. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Cálculo de Fundações Eberick. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; SANTANA, S. S. . Uso de RCD na produção de artefatos de concreto para apvimentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de residuo de carbureto de cálcio na produção de artefatos de concreto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, Fernando de Farias . Uso de resíduo de carbureto de caálcio na Estabilização de solos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, Fernando de Farias ; ROCHA, F. S. . Aplicação de cal de carbureto em argamssas e tijolos de solo-cal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FERNANDES, Fernando de Farias . Prefeitura universitária. 2022.
FERNANDES, Fernando de Farias . Prefeitura universitária. 2021.
FERNANDES, Fernando de Farias . Prefeitura universitária. 2020.
FERNANDES, Fernando de Farias . Prefeitura universitária. 2019.
FERNANDES, Fernando de Farias . Setor de Projetos. 2015.
FERNANDES, Fernando de Farias . CARTILHA DE SOLO-CIMENTO COM FIBRAS VEGETIAS. 2022.
Batista ; FERNANDES, Fernando de Farias . TIJOLO DE SOLO-CIMENTO COM FIBRAS VEGETAIS JUTA E MALVA. 2022.
FERNANDES, Fernando de Farias . Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. 2018.
FERNANDES, Fernando de Farias . Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. 2017.
FERNANDES, Fernando de Farias . Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. 2016.
FERNANDES, Fernando de Farias . Supervisão de obras civis e reformas na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. 2015.
FERNANDES, Fernando de Farias . Projeto de esgoto sanitario. 2011.
FERNANDES, Fernando de Farias . Ensaios práticos do laboratório de hidráulica.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - relatorio técnico de ensaios).
FERNANDES, Fernando de Farias . Especificação técnica e quantidade de materiais em cobertura de Estruturas metálicas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, Fernando de Farias . Aplicação de rejunte em revestimento cerâmico: dosagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, Fernando de Farias . Cálculo de Fundações pelo método das bielas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, Fernando de Farias . PREVENÇÃO E CONTROLE DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Higiene e Segurança do Trabalho).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Programa de tutoria do laboratório de solos e pavimentação, Descrição: Promover a formação técnico-ciientífica dos estudantes de Engenharia Civil , proporcionando suporte essencial às atividades de laboratório .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Juscilane Quintino Brazão - Integrante.
-
2024 - Atual
Estudo da Estabilizaçao de solos com adição de caroço e fibras de açai aplicados no sistema construtivo pau a pique, Descrição: O estudo busca o aproveitamento de fibras de açaí e caroço de açai na estabilização de solos para o sistema construtivo pau a pique na comunidade Vila Pará Maravilha no município de Rio Preto da Eva AM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Patricia Freitas de LIma - Integrante.
-
2022 - Atual
Estudo da produção de tijolos de solo-cimento com adição de resíduos de estação de tratamento de água e inserção de fibras de juta, malva e piaçava, Descrição: Projeto para fabricação de tijolos de solo-cimento com resíduos de Estação de tratamento de água com uso de fibras de juta, malva e piaçava. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Patricia Freitas de LIma - Integrante.
-
2019 - 2020
USO DE ARGAMASSA ARMADA NA CONFECÇÃO DE BARCOS NA REGIÃO AMAZÔNICA, Descrição: A pesquisa busca o desenvolver de embarcações de argamassa armada, conhecida também por ferro cimento, visando atender as populações ribeirinhas da região Amazônica. A argamassa armada aplicada em embarcações apresentam vantagens de proteção contra a corrosão, facilidade de aplicação e reparo, bom isolamento, baixa condutividade térmica e não inflamabilidade, etc... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Ananda Morião Pires - Integrante.
-
2019 - 2020
Uso da fibra de piaçava em tijolos de solo-cimento, Descrição: Estudo do uso de fibra de piaçava na tecnologia do solo-cimento a ser desenvolvido em projeto de inicação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Victor Pontes da Silva Presetes - Integrante.
-
2019 - Atual
Estudo da produção de tijolos de solo-cimento com adição de resíduos de estação de tratamento de água e inserção de fibras de malva, Descrição: Projeto de iniciação científica da Universidade do Estado do Amazonas usado na tecnologia de solo-cimento com resíduo de estação de tratamento de água e fibras de malva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Carolina Damasceno da Cruz Vieira - Integrante.
-
2018 - 2020
Tijolos de adobe estabilizados com fibra de piaçava e cal hidratada: alternativa para habitação de interesse social, Descrição: Será feito um estudo para produzir paredes monolíticas de solo-cal inserindo as fibras de piaçava em habitações populares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Vitor Pontes da Silva Prestes - Integrante.
-
2018 - Atual
Estudo de resíduos metálicos oriundos da indústria naval, para confeccção de artefatos de concreto, Descrição: Estu de resíduos gerados na ind´sutria naval do Amazonas que serão inseridos no concreto para fabricação de artefatos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Lyvia Maria Correa de Lima - Integrante.
-
2017 - 2018
Uso de resíduos de concreto na produção de tijolos de solo-cimento., Descrição: Teve por objetivo geral a reutilização do Resíduo de Construção e Demolição (RCD) na produção de tijolos de solo-cimento. Os objetivos específicos foram: Estudar a incorporação do entulho em tijolos de solo-cimento, visando a estabilização do solo; Diminuir o impacto ambiental causado pela exploração de argila, areia e seixo do leito dos rios, que são usados para produção de materiais convencionais como bloco de concreto e tijolos cerâmicos; Buscar uma destinação adequada para os entulhos (como é o caso da incorporação em tijolos de solo-cimento). Por fim, produziu-se um tijolo com viabilidade técnica que atendeu aos objetivos propostos focando na sustentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Karla Mariana Loureiro Sobreira De Lavor - Integrante.
-
2017 - Atual
Uso de resíduos de corte de granito e mármore na produção de artefatos de concreto(meio fio ecológico), Descrição: O resíduo de corte de granito e mármore resultante das industria de granito e mármore será inserido no estudo do concreto para confecção de artefatos( meio fio).Os artefatos serão avaliados com ensaios de absorção, densidade e resistência à compressão axial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fernandes - Coordenador.
-
2017 - Atual
UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DO PROCESSO DE RETÍFICA DE METAIS DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO, Descrição: Pesquisa desenvolvida no Centro Universitário Luterano de Manaus. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / João Claudio Ferreira Soares - Integrante.
-
2016 - 2017
Estudo da aplicação do RCGM na produção de tijolos de solo-cimento., Descrição: Projeto de iniciação científica desenvolvida na Escola Superior de Tecnologia na Universidade do Estado do Amazonas junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Aly Mohamed Saad Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2015 - 2016
Diagnóstico dos Resíduos de Construção Civil e Demolição na Cidade de Manaus - DIRCIDEM, Descrição: vinculado ao Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa - PRO-ESTADO, desenvolvido no Instituto: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Edital: RESOLUÇÃO N. 002/2008 - PRÓ-ESTADO, com duração de 12 meses .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Estanislau Sanches - Integrante.
-
2010 - 2011
Uso de resíduos de construção e demolição na confecção de artefatos de concreto, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Ana Paula Mendes - Integrante.
-
2010 - 2011
APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM EDIFICAÇÕES HORIZONTAIS: DISTRIBUIÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernandes - Coordenador / Fabiola Lima da Silva - Integrante.
Prêmios
1995
Prêmio Fucapi de Tecnologia, Fucapi.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia. , Avenida Darcy Vargas, Chapada, 69050020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 36169800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutario professor assistente nível D, Carga horária: 40
Outras informações:
1) disciplinas graduação (2013 a 2024) : Gerenciamento e planejamento de obras ; materiais de construção, mecânica dos solos, instalações prediais I e II, segurança e higiene do trabalho, prática das construções, legislação e ética, elementos de mineralogia, fundações, instalações elétricas2) pós-graduação lato-sensu: Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícias : disciplinas patologia em edificações I, Patologia em Edificações II. 2017 -2024. 3) Curso de oferta Especial Engenharia Civil Parintins(2024) : Construção civil II
2002 - 2011
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: TEMPORARIO, Carga horária: 40
Outras informações:
1) graduação disciplinas: mecânica dos solos, higiene e segurança do trabalho, materiais de construção, introdução a engenharia, física II, resistência dos materiais.
2) pós-graduação lato-sensu: Especialização em Engenharia e Segurança do trabalho: Controle e Prevenção de máquinas e equipamentos Período: 2005-2008
Atividades
-
02/2024 - 03/2024
Ensino, curso oferta especial Engenharia Civil Parintins, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção Civil II
1993 - 2020
CEULMVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor do curso de engenharia civil ministrou as disciplinas a seguir :isostática, resistência dos materiais, tecnologia do concreto, Patologia e recuperação de estruturas, instalações elétrica, introdução à engenharia, orçamento, controle e incorporação, mecânica dos solos, desenho técnico, fundações, pavimentação, transporte e tráfego urbano, projeto de rodovias, desenho técnico, mecânica geral, hidráulica.
Atividades
-
03/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidráulica, orçamento controle e incorporação, Tecnologia do concreto, Fundações, Patologia e recuperação de estruturas
-
07/2009
Direção e administração, Centro Universitário Luterano de Manaus.,Cargo ou função, coordenador adjunto.
-
10/1993
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instalações elétricas, Introdução a engenharia, materiais de construção, mecanica dos solos, Orçamento , controle e incorporação, Projeto de pavimentação, tecnologia do concreto
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Fundações, Tecnologia da Construção II, Transporte e Trafego Urbano,, Projeto de Rodovias
-
03/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia e Recuperação das Estruturas, Tecnologia da Construção II, Tecnologia do Concreto, TCC II, TCC I
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetode Fundaçõee, projeto de rodovias, Tecnologia do concreto, TCC I, TCC II
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia e recuperação das estruturas, Tecnologia da Construção II, Transporte e Trafego Urbano, Pontes e Grandes Estruturas, TCC I, TCCII, Estagio Supervisionadoi
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Construção II, Projeto da Fundações, projeto de rodovias, Orçamento, controle e incorporação, TCC II, Instalações eletricas, estágio supervisionado, TCC I
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC II, Mecanica dos solos, projeto de pavimentação, tecnologia do concreto, TCC 1, orçamernto, controle e incorporação, instalações elétricas, estagio supervisionado.i
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC II, resistência dos materiais I, tecnologia da cosntrução II, transporte e tráfego urbano, projeto de rodovias, tcc I, orçamento, controle e incorporação, estágio supervisionado.
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisivionado, estágio supevisionado em obras, instalações eletricas, introdução a engenharia, obras geotecnicas, orçamento, controle e incorporação, projeto de rodovias, tecnologia do concreto, TCC II
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Segurança do trabalho e Legislação
-
09/2007 - 12/2007
Ensino, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, fundamentos de engenharia economica
1997 - 1999
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1997 - 07/1999
Ensino, enbgenharia civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, mecanica geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?