Cassandra Moutinho da Rocha

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009) e possui curso avançado de inglês pelo CCAA - Centro Cultural Anglo Americano. Atualmente é professora em HL Sociedade de Ensino, Escola Pequeno Polegar, IEP-Instituto Educacional Polegar, COOPED-Cooperativa Educacional e tutora de sala na UNOPAR-Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, e experiência na área de inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, história, inglês, ensino-aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2007 - 2009

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: PARA UMA HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES: O ESTUDO DAS SETE ARTES LIBERAIS NA EDUCAÇÃO MEDIEVAL
Orientador: Prof. Alcilene Lopes de Amorim Andrade

Graduação em História

2002 - 2007

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: MORTE CORPORAL e MORTE ESPIRITUAL: VISÕES DO ALÉM NA OBRA DOUTRINA PARA CRIANÇAS (1274-1276) DE RAMON LLULL (1232-1316).
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman

Formação complementar

2006 - 2006

Problemas de Aprendizagem: O que fazer?. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Participação em eventos

VI Encontro Regional de História - Territórios e Fronteiras: limites e deslocamentos..Comunicação de pesquisa - Ultrapassando as fronteiras do Além: a questão da Morte Corporal e a Morte Espiritual na obra Lllulliana "Doutrina para Crianças" (c. 1274-1276).. 2006. (Encontro).

VI Encontro Regional de História - Territórios e Fronteiras: limites e deslocamentos.. 2006. (Encontro).

XV Simpósio de História - Etnia, gênero e poder..Comunicação Coordenada - A Morte possui a vida: o poder do Além na obra Llulliana "Doutrina para Crianças" (c. 1274 - 1276). 2005. (Simpósio).

V Encontro Regional de História - Estado & Sociedade: relações de poder e práticas políticas..A Morte Corporal e a Morte Espiritual: visões do Além na obra "Doutrina para Crianças" (c. 1274-1276).. 2004. (Encontro).

XIV Simpósio de História: Violência e Imaginário Político. 2003. (Simpósio).

IV Encontro Regional de História - História, Representações e Narrativas. 2002. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MOUTINHO, Cassandra . VI Encontro Regional de História. In: VI Encontro Regional de História, 2006, Vitória-ES. Territórios e Fronteiras: limites e deslocamentos., 2006.

  • MOUTINHO, Cassandra . XI Simpósio de História. In: XI Simpósio de História, 2005, Vitória-ES. Etnia, gênero e poder., 2005.

  • MOUTINHO, Cassandra . Comunicação de pesquisa - Ultrapassando as fronteiras do Além: a questão da Morte Corporal e a Morte Espiritual na obra Lllulliana "Doutrina para Crianças" (c. 1274-1276).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOUTINHO, Cassandra . A Morte possui a vida: o poder do Além na obra Llulliana "Doutrina para Crianças" (c. 1274 - 1276). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOUTINHO, Cassandra . A morte corporal e a morte espiritual: visões do Além na obra Doutrina para Crianças (c. 1274-1276) de Ramon Llull. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Samuel Epes Turner ; MOUTINHO, Cassandra ; VIANNA, L. . Vida de Carlos Magno (c. 817-829), 2005. (Tradução/Artigo).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL SUPERIOR DE TEÓFILO OTONI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor de Sala, Carga horária: 12

2010 - Atual

HL Sociedade de Ensino

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2014 - Atual

Escola Particular Pequeno Polegar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês para Educação Infantil, Carga horária: 6

2014 - Atual

Escola Particular Pequeno Polegar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês para Educação Infantil, Carga horária: 6

2017 - Atual

Instituto Educacional Polegar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 2

2017 - Atual

Cooperativa Educacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 7

2009 - 2014

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Porfessor com contrato de trabalho semestral.

2010 - 2011

Polícia Militar do estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2008 - 2009

Centro Cultural Anglo Americano

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2009 - 2009

Escola Estadual Tristão da Cunha

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18

2007 - 2008

Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18

2007 - 2007

APJ - APRENDER PRODUZIR JUNTOS

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 5

2006 - 2006

Centro Educacional Cantinho do Saber

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História e Geografia, Carga horária: 18

2005 - 2005

Escola Estadual de Ensino Fundamental Stélida Dias

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10

2005 - 2005

Escola Estadual de Ensino Médio do Espirito Santo

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

2004 - 2004

Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Souto Novaes

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 24