Clenice Paulino da Silva Batista
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), graduação em Geografia - Faculdades Integradas de Patos (2006); Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Educação, Políticas e Desenvolvimento Humano; Especialista em Geo- História; Especialista em Gestão Escolar e Mestre em Ciências da Educação; Doutora em Ciências da Educação; Professora de disciplinas pedagógicas na Faculdade de Afogados da Ingazeira- FASP-PE . Orientadora Educacional do Município de Água Branca/PB. Tem experiência na área de Educação: Gestão, Programa Educacionais e Formação de Professores, com ênfase em Palestras motivacionais.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado
2016 - 2020
Faculdade de Teologia e Ciência
Título: Abssenteismo Docente na contramão do processo de ensino aprendizagem
Orientador: Amanda Micheline
Mestrado em Mestre em praticas educativas para educação básica
2010 - 2012
Faculdades Intregadas Dom Pedro II
Título: Pequenas mãos que produzem: A questão do trabalho infantil no Povoado de Lagoinha, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ivoantonio Viana
Coorientador: Antonio Teodoro.
Especialização em Formação de Professores anos iniciais do ensino Fundamental
2023 - 2023
Unversidade Federal de Goiás
Título: Formação de professores nos anos iniciais do ensino Fundamental
Especialização em Psicopedagogia
2008 - 2009
Faculdade Integradas de Patos
Título: Uma analise do desenvolvimento das crianças no ensino infantil segundo o pensamento de Piaget
Orientador: Aretuza Candeia
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Politicas Educativas
2007 - 2008
Faculdades Integradas de Patos
Título: O Trabalho Infantil como fonte de renda e sobrevivência em alguns lares do interior do Nordeste.
Orientador: Francisco Pires
Especialização em Especialização em Programação de Ensino de Geograf
2005 - 2006
Faculdade de Formação de Professores de Petrolina
Título: Causas e consequencias da evasão na Escola Joao Pereira dos Santos do Povoado de Lagoinha.
Orientador: Prof. Adalberto Lopes Brandão
Graduação em Pedagogia
1999 - 2002
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A seca como causa da evasão escolar na Escola Joao Pereira dos Santos
Orientador: Maria Madalena Guimaraes
Formação complementar
2015 - 2015
Apoio a Formação Docente. (Carga horária: 40h). , Secretarial Estadual da Paraiba, SEE, Brasil.
2012 - 2012
Indagações sobre Curriculo. (Carga horária: 80h). , Foco Consultoria, FOCO, Brasil.
2012 - 2012
Formação pela Escola. (Carga horária: 360h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2011 - 2011
Educação, Cidadania e Cultura. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2011 - 2011
Transparência e Controle Social. (Carga horária: 8h). , Ideia Consultoria, IDC, Brasil.
2010 - 2010
linux Educacional. (Carga horária: 40h). , Miinisterio da Educação, ME, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologia Educacional-Proinfo Integrado. (Carga horária: 16h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2010 - 2010
Formação do Linux Educacional 100 horas. (Carga horária: 100h). , Ministério da Educação, ME, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores do Aluno Integrado. (Carga horária: 36h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
A importancia da ludicidade no ensino infantil. (Carga horária: 120h). , Foco Consultoria, FOCO, Brasil.
2009 - 2009
Gestar II- Português. (Carga horária: 300h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Programa Brasil Alfabetizado. (Carga horária: 60h). , Foco Consultoria, FOCO, Brasil.
2009 - 2009
Educação infantil em Foco. (Carga horária: 8h). , Foco Consultoria, FOCO, Brasil.
2009 - 2009
Encontro Estadual com MEC e UNDIME. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2008 - 2009
Indagações sobre curriculos no Ensino Infantil. (Carga horária: 120h). , Foco Consultoria, FOCO, Brasil.
2007 - 2007
Professor representante: Olimpiada Brasileira de G. (Carga horária: 80h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de Professores do Ens. Fundamental. (Carga horária: 120h). , Ideia Consultoria, IDC, Brasil.
2006 - 2006
Professor representante: Olimpiada Brasileira de G. (Carga horária: 80h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2006 - 2006
Formação para Educadores do Campo. (Carga horária: 120h). , Escola de Serviços Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
2006 - 2006
Ações educativas complementares. (Carga horária: 50h). , Ideia Consultoria, IDC, Brasil.
2005 - 2005
O ensino da Geografia e o Desenvolvimento Sustentá. (Carga horária: 10h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2005 - 2005
Professor representante: Olimpiada Brasileira de G. (Carga horária: 80h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Formação de Professores Alfabetizadore. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Água Branca, PMAB, Brasil.
2002 - 2002
Agricultura Familiar e Sustentável. (Carga horária: 16h). , Fundação Francisco Mascarenhas, FIP, Brasil.
2002 - 2002
Os Residuos sólido na Organização do Espaço. (Carga horária: 16h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2002 - 2002
A Geografia na era a interdisciplinaridade. (Carga horária: 40h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2002 - 2002
formação continuada de professores. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado, SEEPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Palestrante na Área educacional e motivacional..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: professora da área de Geografia.
Participação em eventos
Semana de atividades Cientificas. As Ciências e as Tecnologias: Como foco nas relações humanas e formações docentes.. 2013. (Congresso).
Semana Pedagógica.Novas maneiras de ensinar e novas formas de apreder. 2013. (Encontro).
Capacitação para educadores do municipio.Motivação, ética e Liderança. 2012. (Encontro).
Novas perspectivas para Educação no Século XXI. 2012. (Congresso).
Semana Pedagógica.Novas metodologias no ensino de História e Geografia. 2012. (Encontro).
Semana Pedagógica.Novas maneiras de Ensinar. 2011. (Encontro).
Capacitação para educadores do PBA.Motivação e liderança. 2010. (Encontro).
Capacitação para educadores do PBA.Sociedade e Natureza. 2010. (Encontro).
Capacitação para educadores do PBA.Motivação e Liderança. 2010. (Encontro).
Capacitação PDE.Novas metodologias. 2010. (Encontro).
Conferência Internacional: Educação, Globalização e Cidadania.. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
BATISTA, C. P. S.. Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. A importância da educação infantil para a formação do indivíduo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. O USO E INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. O DESAFIO DA INCLUSÃO DO AUTISTA NA SALA DE AULA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. FAMÍLIA E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. AS DIFICULDADES DE APRENDZAGEM: EM ALUNOS DE 5°ANO PÓS PANDEMIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DE TEXTOS LITERÁRIOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO Uma Nova Forma de Planejar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. LITERATURA INFANTIL E SUAS ABORDAGENS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité.
BATISTA, C. P. S.. A literatura Infantil e a formação de leitores nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Educação inclusiva: uma educação para todos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Leitura e Escrita: Considerações sobre o ato de ler e escrever nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Pequenos colaboradores de História: Integração e inclusão de alunos com deficiencia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Gestão Escolar: inter- relação entre a comunidade escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A Prática docente frente a compreensão leitora dos alunos do fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Um olhar sobre a importancia da leitura para o desenvolvimento da criança no ensino Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Educação inclusiva escolar: inclusão ou exclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Brincadeira e jogos no contexto escolar: o ato de brincar como ferramenta de incetivo e aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Os caminhos da leitura: Uma revisão narrativa sobre a importancia do ato de ler. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Atividades lúdicas: motivação nas aulas de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A importancia do lúdica na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Educação Infantil e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Escola e Familia: uma aproximação necessaria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Atividades Lúdicas: Motivação nas aulas de Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A importancia da leitura na vida do estudante de jovens e adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Análise dos resultados dos estudantes no ciclo de alfabetização nas escolas municipais de Tabira/PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Projeto Politico Pedagógico sob a prespectiva da educação em rede: uma análise dos mecanismos de gestão e democracia nas eescolas municipais de Tabira/PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Prática de leitura no ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Relaçoes afetivas e aprendizagem nos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. O ensino de Matemática para alunos surdos no 3° ano do ensino fundamental I da Escola Cornélio Soares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A magia de ler e escrever no processo inicial do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A importncia da afetividade na relação professor aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A leitura e a escrita nas turmas de educação de jovens e adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. O Letramento nas séries iniciais através dos contos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A importância das inteligencias múltiplas para o desenvolvimento da Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. da Silva.o Ensino Geográfico nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. de Andrade.Jogos matemáticos nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. Silva.Educação entre a tecnologia e a ética: aprendizagem dos valores do ser socil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. Ensinar matemática: perspectiva de aprendizagem na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. Brito Alcantra.A Relação afetiva entre professor e aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
BATISTA, C. P. S.. Avaliação numa perspectiva emancipatória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
BATISTA, C. P. S.. Dificuldades e Desafios no Processo de Ensino Aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
BATISTA, C. P. S.. As praticas educativas no SCV/CRAS a partir da atuação do pedagogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.. A formação de professores e o ensino Superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.. A indisciplina como obstáculo a aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. BULLYING na Escola: Combate através de Valores e Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Gestão Escolar e a participação da Família na Escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Gestão Escolar e Processos Avaliativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Gestão Escolar: A importância da Familia na Escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. gestão Escolar: Repensar a Indisciplina no Ãmbito Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Os Direitos Humanos na Perspectiva da Gestão Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Relações Interpessoais na Escola Nossa Senhora do Rosário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Gestão e Indisciplina na Escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba.
BATISTA, C. P. S.. Relação Sociedade e Escola: A aprendizagem em discussão tendo como base o pensamento de Içami Tiba e Demerval Saviane. 2013. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
BATISTA, C. P. S.. Leitura e Escrita no 3° Ano do Ensino Fundamental. 2013. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves. O desenvolvimento da Leitura a partir da prática de ler de Paulo Freire para a a prática da autonomia do ser social. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves; ANDRE, M.. Alfabetização e letramento a luz do pensamento de Paulo Freire. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Rute Batista; ANDRE, M.. Relação professor/aluno: a importância da afetividade no ambiente escolar. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Rute Batista; ANDRE, M.. A importância de desenvolver a oralidade nas series iniciais na Escola Municipal Professora Leticia de Campos Goes. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves; ANDRE, M.. A pesquisa como ferramenta no processo de Ensino aprendizagem. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; ANDRE, M.. Ser professor numa perspectiva Freiriana. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves. Relação Escola e Familia: Uma analise a partir dos estudos realizados no ensino Fundamental I na Escola Mae iaiá. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves. A Formação do professor em uma perspectiva de autonomia na concepção Freiriana. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves. Uma análise comparativa do ensino e da aprendizagem na educação infantil a partir do lúdico. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Rute Batista. A Ludicidade na prática pedagógica. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Rute Batista. As relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem na visão de Paulo Freire. 2016. Faculdade do Sertao do Pajeu.
BATISTA, C. P. S.; Kátia Gonçalves. As relações de poder na atuação do coordenador pedagógico. 2015. Faculdade do Sertao do Pajeu.
Batista, C. P.S.. A literatura Infantil e a formação de Leitores nas séries iniciais. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Leitura e escrita: considerações sobre o ato de ler. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Pequenos contadores de historias: Integração e Inclusão de alunos com deficiência. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Gestão escolar: Inter-relação entre a comunidade escolar. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A Prática docente frente a compreensão leitora. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Um olhar sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da criança na Educação infantil. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Educação Inclusiva Escolar: Inclusão ou Exclusão. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Os caminhos da leitura: uma revisão narrativa sobre a importância do ato de ler. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Brincadeiras e Jogos no contexto escolar: o ato de brincar como ferramenta de incetivo a aprendizagem na educação infantil. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Educação especial: em busca do atendimento especializado. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Educação Infantil e aprendizagem. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Escola e Afamilia: uma aproximação necessária. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Atividades lúdicas: motivação nas aulas de matemática. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A importância da leitura na vida do estudante de educação de jovens e adulto. 2014. Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. Análise dos resultados no ensino e na aprendizagem no final do ciclo de alfabetização nas escolas municipais de Tabira/PE. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Projeto Politico Pedagógico sob a perspectiva da educação em rede. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Práticas de leituras no ensino fundamental. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Relações, afetividades e aprendizagem nos anos iniciais. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. O ensino de matemática para alunos surdos, no 3° ano de do ensino fundamental da escola Cornélio Soares. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A magia de ler e escrever no processo inicial do ensino fundamental. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. A Importância da afetividade na relação professor aluno. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Leitura e Escrita nas turmas de educação de jovens e adultos. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. o letramento nas séries iniciais através dos contos. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Educação Infantil : uma aproximação necessária. 2014. Universidade de Pernambuco.
Batista, C. P.S.. Jogos matemáticos nas séries iniciais. 2014. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. Educação Inclusiva: uma educação para todos. 2014. Universidade de Pernambuco.
BATISTA, C. P. S.. A deficiencia visual e os desafios para torna-se visivel tendo em vista uma aprendizagem significativa numa perspectiva inclusiva. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. A timidez como fator interferencial nos processos de apredizagem e na formação social do sujeito: um estudo a partir da análise de prárica docente. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Indisciplina como obstaculo no processo de ensino e aprendizagem. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade(TDH) : Análise tecnica e possiveis intervenções pedagogicas. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Reflexão Pedagógica sobre a Sindrome de Burnout que afeta o professor do seculo XXI: fatores, concepções e intervenções no processo de ensino e aprendizagem. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Reflexões Pedagógicas sobre a Formação docente, sua prática e competencia na contemporaneidade: contribuições de Fellipe Perrenoud. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Aspctos afetivos no desenvolvimento cognitivo e na pratica pedagogica uma reflexão a luz das teorias de Herin Wallon, Levi Vigostski e Jean Piajet. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Um olhar pedagogico sobre o ensino da arte numa pespectiva triangula: Contribuição Teórica de Ana Mae Barbosa. 2019. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. Silêncio como Efeito de uma Palavra em Espera: A Importância do Silêncio no Atendimento Pedagógico na Escola do Ensino Fundamental.. 2017. Faculdade do Sertão do Pajeú.
BATISTA, C. P. S.. - A Produção de Saberes da Professoras do Ensino Fundamental I da Escola Maria Gizelda Simões a partir da Aulas-Atividades: possibilidades e Ressignificação da Prática Pedagógica.. 2017. Faculdade do Sertão do Pajeú.
Batista, C. P.S.. Educação entre a tecnologia e a ética: aprendizagem dos valores do ser socil. 2014.
Batista, C. P.S.. Ensinar matemática: perspectiva de aprendizagem na educação infantil. 2014. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Batista, C. P.S.. A Relação afetiva entre professor e aluno. 2014.
BATISTA, C. P. S.. As Práticas educativas no SCV/CRAS a partir da atuação do Pedagogo. 2013. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.
Orientou
OS DESAFIOS DO NEUROPSICOPEDAGOGO EM ESCOLAS COM ALUNOS AUTISTAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DO NEUROPSICOPEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicopedagogia) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Oralidade, Leitura e Escrita: o desafio das práticas pedagógicas no século XXI; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Formação do Leitor Autônomo e Crítico: uma proposta descritiva como sugestão para os alunos do ensino médio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Uma análise do processo de alfabetização e letramento nos anos finais do ensino fundamental I; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
; ?Análise de uma obra de Elias José em confronto com a realidade dos alunos de uma escola do Sertão da Paraíba?; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
?Prática textual: Leitura e Escrita no Fundamental II em uma Escola do Sertão Paraibano?; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
; ?Literatura de Cordel como fonte de informação e transformação?; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
?Os desafios enfrentados pelos educadores da EJA em escola do município de Água Branca-PB?; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
?A importância da leitura no cotidiano escolar?; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua linguistica e literatura) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Relações Interpessoais na Escola Nossa Senhora do Rosário; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Gestão Escolar: A importância da Familia na Escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
BULLYING na Escola: Combate através de Valores e Cidadania; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Gestão Escolar e a participação da Família na Escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A indisciplina como obstáculo a aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Os Direitos Humanos na Perspectiva da Gestão Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
gestão Escolar: Repensar a Indisciplina no Ãmbito Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Gestão Escolar e Processos Avaliativos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Gestão e Indisciplina na Escola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Paraíba, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
COMO A PEDAGÓGIA HOSPITALAR PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DA FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
PEDAGOGIA AFETIVA: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE VALORES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
ESCOLA DEMOCRÁTICA: GESTÃO ESCOLAR EM CONFORMIDADE COM OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TEÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
GESTÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES, LIMITES E DESAFIOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições para o desenvolvimento da criança; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
DIFICULDADE E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM: A Importância Motivacional Para o Sucesso do Educando; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
FAMILIA X RELIGIÃO X ESCOLA: Suas influências e contribuições no processo de formação da cidadania; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
ALUNOS COM DEFICIÊCIAS: INCLUINDO OU EXCLUINDO NA SALA DE AULA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SÍNDROME DE ASPERGER NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
INCLUSÃO ESCOLAR: AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE TRAZ A LITERATURA CIENTÍFICA NACIONAL?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TEÓRICO DA IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: fatores internos e externos que contribuem para o progresso do indivíduo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EVIDENCIANDO AS CANTIGAS DE RODA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TÓRICO SOBRE A RELAÇÂO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TEÓRICO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
APORTE TEÓRICO: A FAMILIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TEÓRICO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
UM APORTE TEÓRICO DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
METODOLOGIAS ATIVAS: CONHECIMENTO/MOTIVAÇÃO E ASSIDUIDADE NA ESCOLA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E DESAFIO DE SER PROFESSOR NO PÓS PANDEMIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Inteligencias Multiplas : Uma análise a partir da Teoria de Howard Gardner para o desenvolvimento educacional do individuo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importancia da fal e da psicomotricidade no desenvolvimento da criança: uma análise educacional no contexto escolar e familiar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Gestão Escola: Uma construção participativa no processo de qualidade educacional de duas escolas públicas da cidade de Tabira-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A Violencia Escolar: Uma análise sobre o Bullynng na perspectiva de um espaço educativo saudavel; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importancia da utilização do cinema na construção critico reflexiva do aluno; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A contribuição da Literatura Infantil no processo de aquisição da Leitura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Desafio Discente: "dificuldade em leitura e interpretação de textos na escola"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
?As variantes linguísticas e o preconceito social no âmbito escolar?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Integradas de Patos; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Afetividade nas relações interpessoais no espaço escolar da educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Dificuldades de aprendizagem na Leitura e na Escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Olúdico como Ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil na visão de Tizuko Morchida Kichimoto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A Escola frente a uma Sociedade contemporanea e a necessidade de inovação no processo de ensino e aprendizagem, segundo a concepção freiriana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Brincar e Aprender: Práticas Lúdicas na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA A PARTIR DO ?ATO DE LER? DE PAULO FREIRE PARA A PRÁTICA DA AUTONOMIA DO SER SOCIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Relação escola e familia: Uma análise a partir dos estudos realizados no ensino fundamental I da Escola Mãe Iaia- Água Branca/PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importancia de desenvolver a oralidade nas séries inicias na Escola Municipal professora Leticia de Campos Goes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Umaanálise comparativa do Ensino e da aprendizagem na educação infantil a partir do lúdico tendo como base a escola Dona Toinha e a Escola Dom Bosco-Tabira /PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A Formação do Educador em uma perspectiva de autonomia Freiriana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
As relações de afetividade no processo de ensino e aprendizagem na visão de Paulo Freire; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Ser professor numa perspectiva freiriana: Reflexões a cerca da profissão na Escola Mãe Iaia no municipio de Água Branca/PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A ludicidade na prática pedagógica: Centro de Educação Infantil Maria Genedi Magalhães em Afogados da Ingazeira/PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A pesquisa como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, no Colégio Normal Estadual na visão de Pedro Demo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertão do Pajeú; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O desenvolvimento da Leitura a partir do ato de ler de Paulo Freire para a prática da autonomia do ser social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Alfabetização e letramento a luz do pensamento de Paulo Freire; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A relação professor/aluno: a importancia da afetividade no ambiente escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importancia de desenvolver a oralidade nas series iniciais na Escola Municipal Professora Leticia de Campos Goes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A pesquisa como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Ser professor numa perspectiva Freiriana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A formação de professor em uma perspectiva de autonomia na concepção freiriana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Relação escola e familia: uma nálise a partir dos estudos realizados no ensino fundamental I na Escola mãe iaia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Uma análise comparativa do ensino e aprendizagem na educação infantil a partir do lúdico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A ludicidade na prática pedagogica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
As relaçãoes afetivas no processo de ensino e aprendizagem na visão de Paulo Freire; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - INSTITUIÇÃO TEOLOGICA; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
ESCOLA E DOCENCIA: NOVOS TEMPOS, NOVAS ATITUDES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A SUA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO ENSINO DE APRENDIZAGEM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS: Primeiros passos no fantástico mundo do conhecimento; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O DESAFIO DO GESTOR ESCOLAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
família e escola: uma interação essencial no processo de ensino-aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O bullyng na escola: desafios e perigos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importancia da familia no processo de ensino e aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O Bullyng na escola: um olhar preciso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS SÉRIES INICIAIS ? NA VISÃO DE PAULO FREIRE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
FAMÍLIA E ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Teológica; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
VIOLÊNCIA NA ESCOLA:UMA REFLEXÃO SOBRE O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
O TRABALHO DO GESTOR NA ESCOLA PÚBLICA: Numa perspectiva democrática; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A leitura na nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A relação de poder do coordenador pedagogico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Sertao do Pajeu; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
da Silva; o Ensino Geográfico nos anos iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
A importância das inteligencias múltiplas para o desenvolvimento da Educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Queiros; Avaliação: teoria e prática em uma perspectiva histórico social; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Nogueira; Avaliação escolar em uma perspectiva inovadora; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Afetividade na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
do Amaral; As contribuições conceituais aplicadas a afetividade para o desenvolvimento da aprendizagem da criança; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Ferreira; Avaliação educacional nas series iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Dificuldades e desafios no processo de ensino aprendizagem: Leitura e Escrita; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Avaliação numa perspectiva emancipatória; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira; Orientador: Clenice Paulino da Silva Batista;
Produções bibliográficas
-
BATISTA, C. P. S. . Absenteísmo docente na contramão do processo de ensino e aprendizagem: o que falta para combater a falta dos professores. 38. ed. João Pessoa: Editora academicos periodicos, 2023. v. 02. 292p .
-
BATISTA, C. P. S. . Educação uma Perspectiva de prosperidade. 24. ed. João Pessoa: Libellus, 2018. v. 100. 148p .
-
BATISTA, C. P. S. . Avanços e desafios na qualidade do ensino e aprendizagem da educação de jovens e adultos da educação do campo. Educação em processo de ensino e aprendizagem. 24ed.João Pessoa: Libellus, 2019, v. 100, p. 1-293.
-
BATISTA, C. P. S. . Absenteismo docente e o processo de ensino e aprendizagem. In: Josefa Neta. (Org.). Reinventar a Educação para a vida. 347ed.João Pessoa: Libellus, 2019, v. 100, p. 1-244.
-
BATISTA, C. P. S. . Perspectivas Contemporãneas do educar: novas tecnologias para ressignificar saberes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Continuum Curricular. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Educação, tendencia, cenario e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Educação, tendencia, cenário e mudanças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . O Modelo Brasileiro de EducaçãoBásica e seus Desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . O desafio da BNCC para educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Motivação: combustivel do sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . EIXO I - O PNE E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . EIXO I - O PNE E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . O avanço da Ciencia com um olhar voltado para a educação e o desenvolvimento humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . EIXO I - O PNE E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BATISTA, C. P. S. . Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BATISTA, C. P. S. ; Kátia Gonçalves ; ALVES, C. . A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2006
Evasão Escolar na cidade de água Branca: A migração como causa, Descrição: Compreender o fenômeno migratório como uma das mais evidentes amostras de como as rápidas mudanças que estão ocorrendo no mundo afeta a vida das pessoas, a fim de refletir sobre suas causas e consequências, bem como, amenizar o problema da evasão escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
-
2014 - 2014
A Formação do Educador frente as Novas Tecnologias, Descrição: Desenvolver estratégias que envolva com os novos recursos, apropriando metas que favoreça tanto na formação docente como na discente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (36) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2014
Jogos eletronicos e educação digital: novas perspectivas tecnologicas para o ensino e aprendizagem e construção do conhecimento na educação básica., Descrição: Mistificação dos games como violentos, pesados e sem possibilidades educativas e da demonstração de como podem ser utilizados como ferramentas de ensino e aprendizagem, se usados adequadamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria José de Sousa Crispim - Integrante.
-
2013 - 2014
As Novas Tecnologias: A formação docente e os Desafios enfrentados pelos educadores do século XXI, Descrição: Tem por finalidade, expor a necessidade do educador e pesquisar novas perspectivas de ensino e aprendizagem, buscando esclarecer alguns pontos que se faz importantes para o educador, frente as novas tecnologias, a educação e a aprendizagem do educando.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria do Rosário Moraes Querobim - Integrante.
-
2013 - 2014
A Tecnologia como Instrumento mediador da ação pedagógica, Descrição: Fortalecer o conhecimento por meio dos novo recursos tecnológicos como instrumento de extrema importância no ensino aprendizagem, de forma a fazer com que o educando aprenda a ser, a fazer e a compreender, por meio da utilização adequada e bem planejada nos diversos níveis de ensino, como proposta para equacionar alguns dos problemas que envolvem a educação, estes que são de natureza social, econômica e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Taciele Barbosa Ferreira - Integrante / Maria do Rosário Moraes - Integrante.
-
2013 - 2014
A atuação do Educador no uso das Tecnologias para a prática educativa, Descrição: Com o objetivo de mostrar o papel do educador no uso das tecnologias na educação que requer planejamento e manuseio em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Maria Roseane Paiva de França - Integrante / Roseane Marques Ribeiro - Integrante.
-
2013 - 2013
Tecnologia e educação: o uso da internet e de sites educativos na escola, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Clenice Paulino da Silva Batista - Coordenador / Simone Sousa Crispim - Integrante.
Prêmios
2012
Premio Palma De Ouro- Entre os 100 melhores Secretários de Educação do Brasil., MS Brasil- Congressos, Feiras e Eventos..
2011
Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, FNDE -Fome Zero.
Histórico profissional
Experiência profissional
1998 - 2012
Escola Estadual João Pereira dos SantosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
2011 - Atual
Faculdade de Educação TeologicaVínculo: professor ministrante, Enquadramento Funcional: Professor das áreas pedagógicas, Carga horária: 8
Outras informações:
Aulas ministradas no curso de Graduação em Pedagogia com as seguintes disciplinas:
Teoria da Educação I e II, Políticas Educativas, Antropologia, Geografia, História e Metodologia do Trabalho Científico.
2012 - Atual
Faculdade de Formação de Professores de Afogados da IngazeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 80
Outras informações:
Professora de Disciplinas Pedagógicas:
Estagio supervisionado I . II . III e IV.
Pratica de Ensino na educação infantil;
Legislação Educacional;
Didática;
Metodologia do ensino Infantil e séries inicias do Fundamental;
Metodologia do Trabalho Científico
2010 - Atual
Faculdade Integradas de PatosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora do curso de pós Graduação em Pedag, Carga horária: 8
Outras informações:
Aulas ministradas no Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia nas disciplinas de:
- Psicopedagoga Institucional e Relações Interpessoais;
-Educação Especial;
-Avaliação;
-Educação Infantil;
TCC
Didática, ETC.
2010 - 2016
FOCO ConsultoriaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Corpo Pedagogico
Outras informações:
Realização de Palestras motivacionais, elaboração de Projetos educacionais, Conferencias, e Capacitação para professores em diversos municípios da Paraíba;
Palestras e capacitações com os seguintes temas:
-Plano Nacional de Educação;
-O Ensino Infantil em Foco;
-Novas metodologias e a importância da interdisciplinaridade;
-Um olhar sobre o pacto alfabetização na idade certa;
-Os desafios dos Programas do Governo Federal em foco: EJA e PBA.
1996 - Atual
Prefeitura Municipal de Água BrancaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30
2012 - 2014
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Carga horária: 60
2009 - 2012
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 60
2003 - 2008
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagogica da Educação infantil, Carga horária: 40
1993 - 2003
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor das series inicias, Carga horária: 30
2012 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor mediador a distancia do curso de pe, Carga horária: 20
Outras informações:
-Professor mediador a distancia do curso de Pedagogia na plataforma virtual.
2011 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: prof. assistente do curso escola de gestores, Carga horária: 20
Outras informações:
professor assistente de turma do curso Escola de Gestores parceria MEC e UFPB- Semi presencial.
2010 - 2012
Universidade Federal de GoiásVínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor do curso aluno integrado, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor á distância do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás.
2014 - 2016
Universidade Vale do AcaraúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nos cursos de Pedagogia e História, Carga horária: 8
2004 - 2004
Universidade Vale do AcaraúVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prof. Metodologia de Estudos Socias, Carga horária: 20
2016 - 2016
Escola Estadual José NominandoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
2017 - Atual
Prefeitura Municipal de Água BrancaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogico, Carga horária: 30
2018 - 2022
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora mediadora, Carga horária: 20
2022 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora mediadora a distancia, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clenice Paulino da Silva Batista e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?