Silvia Alcantara Picchioni
Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal do Paraná (1980) e mestrado em Gestao e Politicas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é coordenadora da Fundação Grupo Esquel Brasil. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Organica, atuando principalmente nos seguintes temas:
Políticas públicas, planejamento, programação;
Preparação, negociação e gestão de Projetos de Desenvolvimento Regional, agrícolas; Projetos de Combate a Pobreza, integrando aspectos sociais, ambientais e produtivos, principalmente com vistas à problemática da preservação dos Recursos Hídricos e de minimização do Aquecimento Global;
Monitoramento e Avaliação de Projetos;
Atividades de promoção de Desenvolvimento Institucional,
Fortalecimento Institucional,
Captação de Recursos e
Capacitação de Recursos Humanos.
Informações coletadas do Lattes em 18/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Gestao e Politicas Ambientais
1998 - 2001
Universidade Federal de Pernambuco
Joaquim Correia Xavier de Andrade Neto.Palavras-chave: gestao de recursos naturais.Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Especialização em Trainee em Gerencia de Cooperativas
1980 - 1980
Associação de Orientação às Cooperativas
Orientador: Alfredo Zaze Netto
Bolsista do(a): Fundacao Friedrich Naumann.
Formação complementar
1985 - 1985
Agricultura Alternativa y Desarrollo Social. (Carga horária: 80h). , Centro de Educacion y Tecnologia.
1978 - 1978
Seminario Nacional de armazenagem. (Carga horária: 40h). , Companhia Paranaense de Silos e Armazens.
1977 - 1977
Extensão universitária em Populacao, Recursos Naturais e Meio Ambiente. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1976 - 1976
Extensão universitária em Agrostologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1976 - 1976
Extensão universitária em Agropecuaria no Contexto Nacional. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: AGRICULTURA ORGANICA.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Participação em bancas
PICCHIONI, S. A.. Subsídios Para Propostas de Educação Ambiental em Localidades da Zona da Mata com Atuação do Pró-Renda Rural-PE. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PICCHIONI, S. A.. Plantas Medicinais Como Instrumento Didático nos Livros de Ciências da 6a série do 1o Grau Maior. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PICCHIONI, S. A.. Uso de Plantas Medicinais Pelos Moradores do Engenho Uchôa. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PICCHIONI, S. A.. Estudo Polinico de Plantas em uma Area de Mata Atlantica na Regiao de Tabuleiros Costeiros Estacao Experimental de Itapirema - Goiana - Pernambuco. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PICCHIONI, S. A.. Estudo Floristico Fisionomico e Fitossociologico de Mata Atlantica em Goiana-PE. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientou
A Internet como Meio Socializador Um Ambiente Digital de Estudo sobre Plantas Medicinais; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informatica) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Silvia Alcantara Picchioni;
Caracterização da Degradação Ambiental da Mata do Engenho Uchôa; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Silvia Alcantara Picchioni;
Subsidios para Propostas de Educacao Ambiental em Localidades da Zona da Mata com Atuacao do Prorenda Rural - PE; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Silvia Alcantara Picchioni;
Plantas Medicinais como Instrumento Didatico nos Livros de Ciencias da 6a Serie do 1o Grau Maior; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Silvia Alcantara Picchioni;
Uso de Plantas Medicinais Pelos Moradores do Engenho Uchoa; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Silvia Alcantara Picchioni;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Grupo Esquel Brasil. , QUADRA 01 EDIFICIO CENTRAL, SALAS 1301 E 1307, SCS, 70304-900 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 33222062, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2008
Fundação Grupo Esquel BrasilVínculo: Prestacao de Servicos, Enquadramento Funcional: Supervisora de Area, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Supervisora Regional do trabalho de mobilização da sociedade civil, articulação junto a bancos públicos e privados sobre a aplicação de recursos no Bioma com vistas ao Manejo Sustentável da Caatinga nas 8 Áreas Prioritárias do GEF Caatinga. Coordenação do Trabalho de 6 Articuladores Locais em 7 Áreas Prioritárias do Projeto Elaboração de Relatórios, documentos e pareceres técnicos Apresentações em reuniões junto a atores econômicos públicos e privados Promocão do Desenvolvimento social articulando a proteção ambiental e combate à pobreza, promovendo o fortalecimento do capital social local Organização e Coordenação de seminários regionais e locais
1999 - 2003
Articulacao no Semi-Arido BrasileiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Programa de Mobilização e Formação Social para a Convivência com o Semi-árido: Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) Contribuí no formato e construção da ASA e na articulação e mobilização de recursos governamentais e privados para o P1MC Colaborei com o desenho e implementação das primeiras etapas do P1MC Trabalhei nas questões vinculadas à implementação da Convenção de Combate à Desertificação pela ASA Coordenei varios Seminários e Oficinas de Trabalho, sempre na perspectiva do grupo
1996 - 1998
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrando as disciplinas de: (todas com carga horaria de 60 horas) Biogeografia para o Curso de Ciencias Biologicas durante tres semestres (1o/97, 2o/97 e 1o/98) Ecologia Basica e Conservacionismo para o Curso de Medicina Veterinaria durante dois semestres (2o/96 - com 2 turmas -e 1o/98) Ecologia Vegetal e Fitogeografia para Engenharia Agronomica durante quatro semestres (2o/96, 1o/97, 2o/97 e 1o/98) sempre para duas turmas cada semestre
1995 - 1996
Colégio Dom Bosco - CuritibaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professoara, Carga horária: 40
Outras informações:
Professoara de Biologia do Segundo Grau
1986 - 1987
CENTRO DE PESQUISA E ASSESSORIA ESPLARVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheira Agronoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENAR A IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA NO SERTÃO DE QUIXERAMOBIM - CE
1986 - 1986
Federação de Órgãos para Assistência Social e EducacionalVínculo: Engenheira Agronoma, Enquadramento Funcional: Engenheira Agronoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENAR A IMPLANTAÇÀO DE UM CENTRO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA EM FEIRA DE SANTANA - BA JUNTO À MOVIMENTOS POPULARES DE BASE.
1983 - 1986
Secretaria da Agricultura do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheira Agronoma e Chefia Intermediaria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGRICULTURA ORGÂNICA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRAÇÃO ANIMAL EXECUÇÃO DO PROJETO DE RECUPERACAO DOS MOINHOS COLONIAIS
1980 - 1982
Cooperativa Agrícola Mista de Ponta GrossaVínculo: Engenheira Agronoma, Enquadramento Funcional: Tecnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ORIENTAR E FISCALIZAR ÁREAS DE PRODUÇÃO BÁSICA (MILHO E FEIJÃO) E TAMBÉM DE ÁREAS FINANCIADAS PELO SISTEMA BANCÁRIO (TRIGO E SOJA) MINISTRAR CURSOS E PALESTRAS PARA AGRICULTORES
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvia Alcantara Picchioni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?