Sonia Maria de Oliveira
Graduou em Pedagogia no ano de 1994 pela FAFILE ( Faculdade de Filosofia e Letras de Carangola) e mestre em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense) no ano de 2008 , especialista em alfabetização de classes populares; ( FAFILE); Especialização em Psicanálise Clínica ( SLAPSIC). Atua como profesora na faculdade Fafile, hoje UEMG( Universidade do Estado de Minas Gerais) desde o ano de 2007, ministrando as disciplinas praticas de educação infantil I, praticas de educação infantil II, metodologia cientifica I e II, PTCC, Pratica de formação de professores. didática, tópicos em gestão, orientação de estágio I e II. Atuou como professora da rede municipal de e assessoria pedagógica na educação infantil, diretora de projetos especiais e diretora de cultura. Coordenadora do projeto " Conversa com professoras alfabetizadoras, outras formas de pensar a alfabetização. .Orienta PTCC com ênfase na : educação infantil; cotidiano escolar; formação de professores, alfabetização. Avaliadora de resumo expandido Do IFES ( Barbacena). Avaliadora do Mec. Coordeandora do Curso de Pedagogia no ano de 2019.
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2006 - 2008
Universidade Federal Fluminense
Título: Percursos e Rastros de uma pesquisadora com o cotidiano, Ano de Obtenção: 2008
Carmem Lúcia Vidal Pérez.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: ESCOLA, COTIDIANO, COMUNIDADE.
Especialização em ALFABETIZAÇÃO
2002 - 2003
fafile
Título: UMA MEDIADORA APRENDIZ EM MEIO AS CLASSES POPULARES
Orientador: MITZI PINHEIRO LACERDA
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
OLIVEIRA, S. M. . Um Dialogo sobre a Escuta Especializada na Proteção Infanto Juvenil. 2024. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; OLIVEIRA, S. M. . VI Simposio de Pedagogia. 2019. (Congresso).
OLIVEIRA, S. M. . I Mostra de Estágio das Licenciaturas. 2018. (Exposição).
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. . Roda de conversa: Extensão Universitária: Inserindo jovens na Uemg Unidade Carangola. 2016. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; A, Érika . Mini Curso " Química Orgânica". 2015. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; A, Érika . Mini curso " Geografia Espacial. 2015. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; A, Érika . Mini Curso " História do Brasil". 2015. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; A, Érika . Mini Curso " Produção de texto". 2015. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; A, Érika . A construção do individuo sócio histórico cultural. 2014. (Outro).
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. ; A, Érika . Oficina: Nomes e Lugares. 2014. (Outro).
Participação em eventos
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogios. Percursos de crianças: Fotografia como possibilidade investigativa. 2101. (Congresso).
Escuta Especializada na Rede de Proteçãp.Escuta Especializada na Rede de Proteção. 2024. (Outra).
Território como lugar de produção e reprodução de saberes.Território como lugar de produção e reprodução de saberes. 2024. (Outra).
Transtorno do Espectro Autista.Transtorno do Espectro Autista - Interfaces do TEA, Recursos, Estratégias e Páticas Inclusivas.. 2024. (Simpósio).
Curso Apendizagem Baeada em Projetos.Curso Aprendizagem Baseada em Projetos. 2023. (Outra).
Conae 2022.Conferência Municipal de Educação. 2021. (Outra).
2 Encontrão Escrevendo com o Escritor.2 Encontrão Escrevendo com o Escritor. 2018. (Seminário).
VII Seminario Nacional da Licenciatura em Matemática.Educação financeira para crianças: Narrativas infantis. 2018. (Seminário).
19 Seminário de Pesquisa e Extensão.Extensão Universitária: Conversas com as professoras alfabetizadoras: Outra forma de praticar a formação docente. 2017. (Seminário).
Projeto de Extensão: Conversa com as professoras alfabeizadoras.Praticas alfabetizadoras: O que narram as professoras. 2017. (Encontro).
Projeto de Extensão: Conversa com as professoras alfabeizadoras.Percursos e movimentos instituintes na sala de aula. 2017. (Encontro).
Projeto de Extensão: Conversa com as professoras alfabeizadoras.Mapeamento do corpo como um dos procedimentos de iniciação da alfabetização cartográfica da criança na educação infantil. 2017. (Encontro).
Simpósio de Pedagogia.Simpósio da Pedagogia. 2017. (Simpósio).
18 seminário de pesquisa e extensão.Comissão avaliação de pôsteres. 2016. (Seminário).
18 seminário de pesquisa e extensão.Oficina ´" Um baú de memórias". 2016. (Seminário).
18 seminário de pesquisa e extensão.Alafabetização Patrimonial. 2016. (Oficina).
Círculo de oficinas e mini cursos: aprender na/ com a diversidade.Alafabetização das camadas populares. 2016. (Oficina).
semana da pedagogia.Alfabetização das camadas populares. 2016. (Encontro).
17 Seminário de Pesquisa e Extensão.Extensão Universitária: Inserindo Juventudes ampliando possibilidades. 2015. (Seminário).
17 Seminário de Pesquisa e Extensão.Formação de professores no Brasil. 2015. (Seminário).
X simpósio de formação de profissão docente.O que narram as professoras alfabetizadoras- Programa de aceleração de aprendizagem. 2015. (Simpósio).
Alfabetização patrimonial.Um diálogo com futuros professores. 2014. (Seminário).
Formação e prática docente: exercícios de autoria.Formação e prática docente: exercícios de autoria. 2014. (Simpósio).
IV Simpósio de Pedagogia.IV Simpósio de Pedagogia: Crianças, Infâncias e práticas educativas.. 2014. (Simpósio).
OFICINA; Um baú de memórias: relações intergeracionais na escola.Um baú de memórias: relações intergeracionais na escola.. 2014. (Oficina).
VI Congresso Internacional de Pesquisa Auto(Biográfica). Narrativas de professoras alfabetizadoras - o programa de aceleração de aprendizagem. 2014. (Congresso).
2º EDUCAR.Educar faz a diferença. 2012. (Encontro).
Avaliação de projetos de pesquisa e de extensão das faculdades V.Atendimento aos Editais PIBIC/UEMG/ESTADO. 2012. (Outra).
CURSO DE EDUCAÇÃO SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDI.Avas e uso das tecnologias da informação e comunicação para tutores. 2012. (Encontro).
Curso de Educação sobre ambientes virtuais de aprendizagem.AVaS e uso das tecnologias da informação e comunicação para tutores. 2012. (Encontro).
e de Avaliação de projetos de Pesquisa e de Extensão das fac.Avalaição de projetos de Pesquisa e de Extensão das Faculdades Vale do Carangola. 2012. (Outra).
Educar faz a diferença." Educar faz a diferença". 2012. (Oficina).
Educar faz a diferença.Educar faz a diferença. 2012. (Encontro).
I Seminário de Educação de Sumidouro.I seminário de educação. 2012. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SUMIDOURO.Como motivar e elevar a auto estima. 2012. (Encontro).
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogios. Políticas educacionais, alfabetização e imaginário cultural rm comunidades rurais. 2012. (Congresso).
1º Seminário de Avaliação do Processo de Inclusão escolar da pessoa com Deficiência Intelectual.1º de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiênciia Intelectual. 2011. (Seminário).
A arte de ler.Arte entre os povos. 2011. (Oficina).
fORMAÇÃOL DE AUTORES PARA CONTEÚDO DE EAD ii.fORMAÇÃO DE AUTORES PARA CONTEÚDPO DE EAD II. 2011. (Encontro).
II fórum Regional de Educação Infantil 2011.II fórum Regional de Educação Infantil 2011. 2011. (Outra).
Formação de professores.As invisibilidades no cotiidano escolar das escolas públicas. 2010. (Encontro).
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Aprendendo a pesquisar com crianças produtoras de imagens. 2010. (Congresso).
Educação patrimonial.participante. 2009. (Encontro).
I Congresso Internacional em estudos da criança - Infânicas possíveis , mundos reais. 2008. (Congresso).
II Congresso Internacional Cotiidiano Diálogos sobre Diálogos. Apredendo a fazer pesquisa com as crianças. 2008. (Congresso).
III Seminário de Educação-Memórias, Histórias e Formação de Professores.trançando histórias e narrando experiências na pesquisa com o cotidiano. 2007. (Seminário).
VII Encontro de Pesuisa em Educação da Região Sudeste.Um estudo sobre cotidiano, escola, comunidade. trançando e narrando imagem e memória. 2007. (Encontro).
Seminário de Pesquisa e prática no cotidiano escolar como debatedora.Seminário de Pesquisa e prática no Cotidiano Escolar como Debatedora. 2004. (Seminário).
I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2002. (Seminário).
VIII SEMINÁRIO REGIONAL DAS COMISSÕES MUNICIPAIS DE EMPREGO.VIII SEMINÁRIO REGIONAL DAS COMISSÕES MUNICIPAIS DE EMPREGO. 2002. (Seminário).
VIII seminário regional das comissões municipais de emprego e IV feira de qualificação profissional.VIII seminário regional das comissões municipais de emprego e IV feira de qualificação profisional. 2002. (Seminário).
CURSO PROCAD.Programa de Capacitação de Diregentes Escolares. 2001. (Outra).
IV Congresso de Qualidade na educação. IV Congresso de Qualidade na Educação. 2001. (Congresso).
3º seminário interdisciplinar.3º Seminário Interdisciplinar. 2000. (Seminário).
III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR. 2000. (Seminário).
CURSO PROCAD. Programa de Capacitação de Dirigentes das escolas Públicas. 1999. (Congresso).
fORMAÇÃO DO EDUCADOR NUMA VISÃO GLOBALIZANTE.Curso Formação do educador numa visão globalizante. 1999. (Encontro).
III Encontro Regional de Educadores, realizado em carangola, MG. III Encontro Regional de Edcuadores. 1998. (Congresso).
ENCONTRO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO.ENCONTRO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO. 1995. (Encontro).
CURSO DE PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA.CURSO DE PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA. 1992. (Outra).
ENCONTRO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO.ENCONTRO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO. 1992. (Encontro).
TREINAMENTO DE PRÉ-ESCOLA.TREINAMENTO DE PRÉ-ESCOLA. 1991. (Outra).
Participação em bancas
BENEDITO, M. P. L. L.;OLIVEIRA, S. M.; GEMINO, L. A.. A relação entre professoras e estudantes no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.
BENEDITO, M. P. L. L.;OLIVEIRA, S. M.. Educação Infantil e oralidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, S. M.; ANDRADE, E.; ASSIS, M. P. F.; ALVIM, A. S.;OLIVEIRA, S. M.. O interprete de Libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BENEDITO, M. P. L. L.; MELLO, M. B. C.; GEMINO, L. A.;OLIVEIRA, S. M.. Uma escola para o mínimo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, S. M.. Pedagogas do século XXI: formação para além da docência- possibilidades e desafios para a atuação em ambientes não escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
OLIVEIRA, S. M.; ANDRADE, E.; LYRA, G.. A educação emocional na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Andrade, Elizete oliveira; LYRA, G.;OLIVEIRA, S. M.. Religião como fator de sociabilidade na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Vale do Carangola.
LYRA, G.; ANDRADE, E.;OLIVEIRA, S. M.. A potencialização da patica do bullyng escolar por meio da utilização das redes digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG.
Orientou
Avanços, Impasses e retrocessos na educação infantil: O que narram as professoras da Creche Menino Jesus; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
Alfabetização e arte na educação infantil; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
A importãncia da aprendizagem na educação infantil; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
A importância da leitura na educação infantil; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
Escola rural/ escola urbana; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em supervisão e inspeção) - Faculdades Vale do Carangola; (Orientador);
Como as familias de classe popular veêm o dever de casa; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em supervisão e inspeção) - Faculdades Vale do Carangola; (Orientador);
Como os professores vêem a atuação dos supervisores; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em supervisão e inspeção) - Faculdades Vale do Carangola; (Orientador);
Inclusão de deficientes na rede de ensino público: Como as escolas tem enfrentado este desafio?; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Uemg/favale; (Orientador);
Contribuições da avaliação para o processo ensino aprendizagem; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Uemg/favale; (Orientador);
Reflexão sobre as práticas avalaitivas no ensino fundamental; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Uemg/favale; (Orientador);
Importãncia da reciclagem para os moradores de classe popular da Cidade de Dores do Rio Preto/ES; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
Como o professor de Matemática nos primeiros anos de docência lida com as dificuldades em exercer a disciplina; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática) - Uemg/favale; (Orientador);
As enchentes na Vila marques em Carangola; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
A importância dos jogos na Educação Infantil; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
A importância dos jogos na educação infantil; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
Os desafios do professor alfabetizador; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
A importância do faz de conta; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
Narrativas e memórias de professoras alfabetizadoras; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
A importância do programa mais educação; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
O conto infantil como transmissor de valores; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
O conto infantil como transmissor de valores; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
Narrativas docentes: Como os professores vêem o papel doi supervisor; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pós graduação em gestão escolar) - Uemg/favale; (Orientador);
Como a arte educação interfere no desenvolvimento cognitivo da criança; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
Como os professores da rede municipal de ensino vêem a arte; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Uemg/favale; (Orientador);
Importância da imagem no estudo da Biologia; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
Revegetação de taludes em aterro controlado; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
O plantio de hortaliças e frutas; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
O manejo inadequado do lixo hospitalar; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
Plantas Medicinais; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; (Orientador);
Relação família escola: importãncia de uma parceria; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - favale; (Orientador);
A literatura infantil e sua influência na formação da criança; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - favale; (Orientador);
A importânica dos jogos e brioncadeiras na educação infantil; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - favale; (Orientador);
Lixo Hospitalar: Fonte de aprendizado e informação; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; (Orientador);
Lixo Hospitalar: Fonte de aprendizado e informação; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; (Orientador);
Avanços, Impasses e retrocessos na educação infantil: O que narram as professoras da Creche Menino Jesus; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Os de contagem de células somáticas ( (CCS) e unidade formadoras de colônias ( UFC) relacionadas com as práticas de manejo e a qualidade da produção leiteira no município de Faria lemos/MG; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Uemg/favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A avaliação na educação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação) - favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
PROVA AVALIA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação) - favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Inclusão de deficientes na rede de ensino; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em gestão escolar) - Uemg/favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Avanços, impasses e retrocessos na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Avanços, impasses e retrocessos na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UEMG; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A importancia da Ludicidade na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UEMG; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Roda de conversa: O que as crianças pensam sobre o CMEI Iodetes Faria Kupp em Carangola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UEMG; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Saberes e Fazeres das crianças em manifestações infantis dirigidas pelos adultos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: LINGUA PORTUGUESA EM FOCO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A importãncia do faz de conta na educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Religião como fator de sociabilidade na educação; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Os índices de contagem de células somáticas, e unidades formadoras de colônias realcionadas com as praticas de manejo e a qualidade da produção leiteira no municipio de Faria Laemos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Os índices de contagem de células somáticas, e unidades formadoras de colônias realcionadas com as praticas de manejo e a qualidade da produção leiteira no municipio de Faria Laemos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
As dificuldades da aprendizagem das quatro operações básicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdades Vale do Carangola; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A importãncia dos jogos no ensino da matemática no 6º ano de escolaridade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
O desafio de ser e constituir-se professor de matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Avaliar nos tempos atuais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pós graduação) - favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A rejeição à aprendizagem matemática no cotidiano escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
A rejeição à aprendizagem matemática no cotidiano escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Favale; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Amorim; Conversas com professoras alfabetizadoras: outras formas de pensar a alfabetização; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Inserindo juventudes, ampliando possibilidades; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Alfabetização Patrimonial; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Extensão Universitária: inserindo juventudes, ampliando possibilidades; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sonia Maria de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
COSTA, F. B. ; OLIVEIRA, S. M. ; SOUSA, L. D. . O OLHAR DA CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PROJETO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. SAPIENS , v. 01, p. 01-17, 2019.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. ; GONCALVES, M. A. S. ; MATOS, M. M. M. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS: NARRATIVAS INFANTIS. LINKSCIENCEPLACE , v. 6, p. 1-12, 2018.
-
WENCESLAU, L. R. S. ; GUALHANO, F. ; OLIVEIRA, S. M. . Extensão Universitária: ampliando possibilidades de inserção de jovens da camada popular no Ensino Superior Público ou Privado com auxilio de bolsa de estudo. Revista Guará , v. VII, p. 8, 2017.
-
A, Érika ; BEVILAQUA, F. ; OLIVEIRA, S. M. . Inserindo juventudes, ampliando possibilidades. PÁTIO ¿ ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO , v. 48, p. 02, 2016.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. . O DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E O ENSINO MÉDIO. PÁTIO ¿ ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO , v. 8, p. 22-27, 2016.
-
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. (Org.) ; SOUSA, L. D. (Org.) ; ALMEIDA, Flávio Aparecido (Org.) . Ensaios Interdisciplinares sobre linguagens, educação, tecnologia e saberes. 1. ed. Juiz de Fora: Editora Garcia, 2019. 170p .
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. . O que as crianças nos ensinam a pensar sobre educação financeira. In: Flávio Aparecido de Almeida; Luciano Dias de Souza; Sônia Maria de Oliveira; Fernanda Bevilaqua Costa. (Org.). O que as crianças nos ensinam a pensar sobre educação financeira. 1ªed.Juiz de Fora: Garcia, 2019, v. 01, p. 08-27.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. . Trajetórias de longevidade escolar: estudantes das camadas populares da UEMG. In: Flávio Aparecido de Almeida; Luciano Dias de Souza; Sônia Maria de Oliveira; Fernanda Bevilaqua Costa. (Org.). Trajetórias de longevidade escolar: estudantes das camadas populares da UEMG. 01ed.Juiz de Fora: Garcia, 2019, v. 01, p. 115-130.
-
OLIVEIRA, S. M. . A escola como patrimônio. In: Carmem Lúcia Vidal Perez; Maria Teresa Goudart Tavares; Mairce da Silva Araújo. (Org.). Memórias e Patrimônios: Experiências em formação de professores. 1ed.Rio de Janeiro: EDuerj, 2009, v. , p. 223-236.
-
OLIVEIRA, E. A. ; OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. . O dialogo entre a Universidade e Ensino Médio. Revista Patio, p. 02 - 48, 12 out. 2016.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. ; LYRA, G. ; Andrarde , Elizete ; SIMONE, A. . Narrativas infantis: O Olhar da criança em diferentes contextos de aprendizagem. In: VI seminário de grupos de pesquisa sobre criança e infâncias, 2018, Belém do Pará. Narrativas infantis: O Olhar da criança em diferentes contextos de aprendizagem, 2018.
-
BEVILAQUA, F. ; OLIVEIRA, E. ; OLIVEIRA, S. M. . Extensão Universitária: Inserindo juventudes, ampliando possibilidades. In: Fala outra escola, 2017, Campinas. Fala outra escola, 2017.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. . Alfabetização patrimonial: Um diálogo com futuros professores. In: 16 Seminário de Pesquisa e Extensão, 2014, Belo Horizonte. Alfabetização patrimonial: Um diálogo com futuros professores, 2014.
-
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. . VI Congresso Internacional de Pesquisa Auto(Biográfica). In: VI CIPA, 2014, Rio de Janeiro. Narrativas de professoras alfabetizadoras- O programa de aceleração de aprendizagem PAA IAB, 2014.
-
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. ; PERES, M. . Politicas educacionais, alfabetização e imaginário cultural em comunidades rurais. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre dialógos, 2012, Niteroi. Politicas educacionais, alfabetização e imaginário cultural em comunidades rurais, 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. . Percursos de crianças: Fotografia como possibilidade investigativa. In: IV Congresso internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niteroi. IV Congresso Internacional cotidiano diálogos sobre diálogos, 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. . Aprendendo a pesquisar com crianças produtoras de imagens. In: III Congresso Internacional Cotidiano, 2010, Niteroi. Aprendendo a pesquisar com crianças produtoras de imagens, 2010.
-
SALES, M. A. ; BEVILAQUA, F. ; MARCIANO, M. M. ; OLIVEIRA, S. M. . Educação Financeira para crianças: Narrativas Infantis. In: VIII Seminário Nacional de Licenciatura em Matemática, 2018, Cachoeiro de Itapemirim. Educação financeira para crianças: Narrativas Infantis, 2018.
-
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. ; SALES, M. A. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA: DIALOGANDO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG, 2018, Belo Horizonte. SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG, 2018.
-
OLIVEIRA, S. M. ; GODINHO, M. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONVERSAS COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: OUTRA FORMA DE PRATICAR A FORMAÇÃO. In: 19 Seminário de Pesquisa e Extensão da Uemg, 2017, Divinopolis. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONVERSAS COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: OUTRA FORMA DE PRATICAR A FORMAÇÃO, 2017.
-
OLIVEIRA, S. M. ; BEVILAQUA, F. . O que narram as professoras alfabetizadoras: Programa de aceleração de aprendizagem. In: X SIMPOED, 2015, Ouro Preto. O que narram as professoras alfabetizadoras: programa de aceleração de aprendizagem, 2015.
-
OLIVEIRA, S. M. . IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogo sobre diálogos. In: IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2012, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: HP Comunicação editora, 2012.
-
BEEVILAQUA, F. ; SOUSA, L. D. ; OLIVEIRA, S. M. . O Olhar da Criança para a educação financeira : Um projeto no Ensino Fundamental. Sapiens - Revista de Divulgação Cientifica , 2019.
-
OLIVEIRA, S. M. . Educação: Olhares cotidianos, entre ausências e emergências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. . A escola como patrimônio. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009 (artigo).
Outras produções
OLIVEIRA, S. M. . Conselheira Titular do CMDCA. 2024.
OLIVEIRA, S. M. . Comissão Intersetorial do Plano de Atendimento Socio Educativo do Muncipio de Carangola. 2024.
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, F. B. ; ALMEIDA, Flávio Aparecido ; SOUSA, L. D. . Ensaios interdisciplinares sobre linguagens, educação, tecnologia e saberes. 2019.
Sonia Maria de Oliveira ; OLIVEIRA, S. M. ; OLIVEIRA, S. M. . Capacitação de Docentes Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de AValiação da Educação Superior. 2018.
OLIVEIRA, S. M. . IV Simposio de Pedagogia. 2014.
OLIVEIRA, S. M. . Comissão de Avaliação de projetos de pesquisa e de extensão. 2012.
OLIVEIRA, S. M. . Organização da Semana Acadêmica de Matemática. 2011.
OLIVEIRA, S. M. . Seminário ' Perguntas em Movimento e Narrativas Docentes'. 2010.
OLIVEIRA, S. M. . Avaliadora IX Simposio de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. 2018.
OLIVEIRA, S. M. . Alfabetização patrimonial: trajetórias de professoras alfabetizadoras. 2016.
OLIVEIRA, S. M. . Revista Pluritas ISNN 2447 990X. 2016.
OLIVEIRA, S. M. . Alfabetização Patrimonial. 2016.
OLIVEIRA, S. M. . Um baú de memória: relações intergeracionais na escola. 2014.
OLIVEIRA, S. M. . Assessora de Unidade Educacional. 2012.
OLIVEIRA, S. M. . Diretora de cultura. 2004.
OLIVEIRA, S. M. . Tutoria Veredas. 2002.
OLIVEIRA, S. M. . Diretora de Projetos especiais. 2000.
OLIVEIRA, S. M. ; OLIVEIRA, S. M. . Espacialidades e cotidiano escolar: Perspectivas geográficas para o ensino fundamental II e Ensino médio. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, S. M. . Ensaios interdisciplinares sobre linguagens, educação, tecnologia e saberes. 2018. (Editoração/Livro).
OLIVEIRA, S. M. . Projeto de extensão: Conversa com professoras alfabetizadoras. 2017. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, S. M. . Curso de Educação Sobre ambientes Virtuais de aprendizagem - AVAS e Uso das tecnologias da informação e comunicação para tutores. 2012. (Curso).
OLIVEIRA, S. M. . As invisibilidades do cotidiano escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, S. M. . A infância como devir. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MITSI, ; ALEXSSANDRO, ; OLIVEIRA, S. M. . Perguntas e Narrativcas Docentes. 2010 (Projeto educativo) .
OLIVEIRA, S. M. . Carangola aos olhos de criança. 2009 (Projeto educativo) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior
1985 - 2016
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PRI, Carga horária: 44
2002 - 2012
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Unidade Educacional, Carga horária: 40
2002 - 2004
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2002
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2000
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos especiiais, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 2000
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista Educacional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 2000
SEMED/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista Educacional, Carga horária: 44
2019 - 2019
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2019 - 2019
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20
2018 - 2018
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior / UEMG, Carga horária: 20
Outras informações:
Pratica de formação de professor II ( Geografia)
Praticas de educação infantil I
Estágio Supervisionado I e II
Antropologia
2017 - 2017
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior / UEMG, Carga horária: 40
Outras informações:
Formação do Professor I
Formação do Professor II
Práticas Educativas de Educação Infantil II
Práticas Educativas de Educação Infantil I
Formação do Professor I
Formação do Professor II
Práticas Educativas de Educação Infantil II
Gestão Escolar
2016 - 2016
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior/ UEMG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2015
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Formação do Professor II
Práticas Educativas de Educação Infantil I
Produção do T C C
Metodologia Científica I
Práticas Educativas de Educação Infantil II
Gestão Escolar
2014 - 2014
Uemg/favaleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior / UEMG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Metodologia Científica II nos cursos de Letras e Pedagogia
Práticas Educativas de Educação Infantil II - Curso de Pedagogia
Produção de TCC
Metodologia Científica I
Práticas Educativas de Educação Infantil I
2011 - 2012
Faculdades Vale do CarangolaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Nupex, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Faculdades Vale do CarangolaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Carga horária total - 20h
2007 - 2013
fafileVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária
Outras informações:
Disciplinas ministradas - Prática de Formação de Professor I e II, TCC, Metodologia Científica I e II, PTCC, Prática Educacional Infantil I e II, Orientação de Estágio, Didática, Pesquisa e Cotidiano.
2008 - 2012
fafileVínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora do Projeto Veredas, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2004
ISEC - Instituto Superior de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 3
2004 - 2004
ISEC - Instituto Superior de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 3
2010 - 2012
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Unidade Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2004
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2002
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: , Enquadramento Funcional: PEDAGOGA, Carga horária: 24
2000 - 2000
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETORA DE PROJETOS ESPECIAIS, Carga horária: 24
1998 - 2000
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EDUCACIONAL, Carga horária: 24
1985 - 1998
Prefeitura Municipal de CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2002 - 2005
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
fafileVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor pós graduação, Carga horária: 20
2018 - Atual
UEMGVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do curso, Carga horária: 2
2020 - Atual
CarangolaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educacional II, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade Carangola
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sonia Maria de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?