Micheli Knechtel Lessa

Atualmente sou professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Como experiência passada, morei na Austrália, onde atuei como consultor HP BSM para Epicon, responsável por produtizar add-ons. Creio que os meus principais pontos fortes incluem a minha versatilidade, capacidade de articular idéias com clareza e sólido conhecimento técnico. Possuo sete anos de experiência como Desenvolvedor de Software e Analista de Sistema com C/C++, Java e Objective-C. Sou Bacharel em Ciência da Computação, Pós Graduada em Animação Digital e Modelagem 3D e Mestre em Ciência da Computação e Interfaces Visuais. No passado, trabalhei para a HP como Consultor de Tecnologia especializada em sistemas de alto desempenho e multi-thread para plataforma HP-UX, em adição atuei quatro anos como Professora em universidades como PUC, UVA , INFNET em disciplinas tais como Computação Gráfica, Representação , Estrutura de Dados e Lógica em cursos de graduação em Design e Ciências da omputação. No passado, atuei como apresentadora de um programa de TV chamado CGMaxTV, onde tive a oportunidade de desenvolver minha oratória, comunicação e capacidade de formar opiniões. Se a curiosidade bater você pode assistir alguns programas através do link a seguir link:http://www.facebook.com/forumcgmax?fref=ts Meus anos de experiência de ensino influenciou significativamente o desenvolvimento da minha capacidade de articular idéias com clareza e unidade. Eu sou uma pessoa animada sobre a vida, eu sou apaixonado pelo que eu faço, além de ser tecnicamente qualificada, com passagem por empresas multinacionais como Accenture, Hewlett-Packard e laboratórios de pesquisa. Possuo artigos publicados nas áreas de jogos, usabilidade, imagens médicas e arte digital. Para saber mais sobre meus projetos pessoais, o link a seguir é um breve resumo sobre as coisas que eu faço no meu tempo livre: http://www.slideshare.net/micheliknechtel/presentation-8176752

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Computação

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: Construção e modificação imagens 2D iluminadas por mapas de normais reconstruídos em tempo de interação.,Ano de Obtenção: 2011
Anselmo Antunes Montenegro.Palavras-chave: Renderização não foto realística; Coloração; representação computacional de cartoons; animação assistida por computador; animação tradicional.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Especialização em Pós Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D

2006 - 2007

Universidade Veiga de Almeida
Título: Saga dos Lemmings
Orientador: Eduardo Azevedo

Graduação em Bacharel em Ciências da Computação

2002 - 2006

Universidade Veiga de Almeida
Título: Simulador das Leis da Física
Orientador: Fábio Barreto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Participação em eventos

WWDC. 2014. (Congresso).

I-society. Simulated Architecture and Programming Model for Social Proxy in Second Life. 2010. (Congresso).

SBGAMES.A Proposal of a Shadow Detection Architecture Interface for Games Using Portable Projectors. 2009. (Seminário).

SIBGRAPI.An automatic method of applying color in digital images. 2009. (Simpósio).

Global Game Jam.PipeMayhem. 2009. (Encontro).

ENEBI.Reconstruindo as imagens termográficas a partir dos arquivos JPEG em false color para auxílio no diagnóstico mastológico.. 2009. (Encontro).

SBGames. 2008. (Simpósio).

SBRC. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, M. K. L. ; A Content Adapter Architecture for CMS. In: Icita, 2013, Sydney. A Content Adapter Architecture for CMS, 2013.

  • ANDRADE, M. K. L. ; Simulated architecture and programming model for Social Proxy in Second Life. In: i-Society, 2010, London. Simulated architecture and programming model for Social Proxy in Second Life, 2010.

  • ANDRADE, M. K. L. ; An automatic method for digital image colorization. In: Sibgrapi, 2009, Rio de Janeiro. An automatic method for digital image colorization, 2009.

  • ANDRADE, M. K. L. ; A Proposal of a Shadow Detection Architecture Interface for games Using Portable Projectors. In: SBGames, 2009, Rio de Janeiro. A Proposal of a Shadow Detection Architecture Interface for games Using Portable Projectors, 2009.

  • ANDRADE, M. K. L. ; Reconstruindo as imagens termográficas a partir dos arquivos JPEG em false color para auxilio no diagnostico mastologico. In: Encontro Nacional de Engenharia BioMecânica, 2009, Florianopolis. Reconstruindo as imagens termográficas a partir dos arquivos JPEG em false color para auxilio no diagnostico mastologico, 2009.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

Epicon

Vínculo: Consultor HP BSM, Enquadramento Funcional: Consultor HP BSM, Carga horária: 40

Outras informações:
A minha atuação na Australia foi como Consultor de Tecnologia BSM para Epicon especilizada em "produtizar" add-ons da Epicon. Neste caso meu principal e maior projeto de desenvolvimento foi criação de uma interface/framework para UCMDB com objetivo de facilitar o processo de discovery evitando o uso de Jhyton

2010 - 2011

Hewlett-Packard Brasil - Matriz

Vínculo: Consultor de Tecnologia II, Enquadramento Funcional: Consultor de Tecnologia II, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei como Consultor de tecnologia da Hewlett Packard, especializada em Fraude, Mediação e desenvolvimento de sistemas multithread de akto desempenho para plataforma UNIX.

2010 - 2010

Accenture

Vínculo: Desenvolvedora de Software, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como Desenvolvedora de Software num projeto de integração entre as operadoras de Telecomunicação Tim e Intelig. implementei parte da integração do módulo de co-faturamento e desenhei algumas funcionalidades do projeto. Os módulos são escritos em Shell Script, Pro-C, PL / SQL e C-ANSI para a plataforma UNIX.

2009 - 2010

ADDLabs UFF

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas de Suporte Academico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como desenvolvedora e programadora líder do sistema de inteligência artificial nFac, construído sobre medida para companhia de petróleo Petrobras. O nFac hoje é amplamente utilizado por geólogos para a análise e prospecção de poços de petróleo. Implementadas novas funcionalidades no projeto existente. O software foi desenvolvido em C + + com MFC em Microsoft Visual Studio 2008 plataforma.

2009 - 2009

Instituto Infnet do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionei as disciplina de Modelagem 3D, Animação 3D e Introdução a Animação para o curso de graduação em Design Gráfico.

2008 - 2011

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professora das disciplinas de Computação Gráfica, Logica Matemática, e Sistemas de Bancos de Dados Distribuidos.

2008 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação

2006 - 2007

Interativa Web TV

Vínculo: Apresentadora, Enquadramento Funcional: Apresentadora, Carga horária: 1

Outras informações:
Atuei como apresentadora de um programa de TV pela Web sobre computação gráfica e educação tecnológica. Pode ser acessado atráves do link http://www.facebook.com/forumcgmax?fref=ts

2004 - 2007

CEFET Arraial do Cabo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Curso Ténico, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuei como professora das disciplinas Categorias e Instalação de Softwares, Linguagem Orientada a Objeto, Banco de Dados I, Introdução à Web e Sistema Operacionais, para o curso pós médio para o Curso Técnico de Informática

2003 - 2006

Instituição Silva Serpa

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 10

Outras informações:
Fui professora das disciplinas de PHP, Fireworks, Flash, Dreamweaver, Banco de Dados I, Modelagem 3D, Photoshop, HTML. Além de organizar anualmente Festival de Animação em Flash, Oficina de Stop Motion e exposições fotográficas.