Lucas Ferreira dos Santos
Possui graduação em bacharelado em ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é biólogo - Marca Consultoria Sócioambiental e estagiário da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em bacharelado em ciências biológicas
2008 - 2011
Universidade Federal do Pará
Título: FAUNA DE PEQUENOS MAMÍFEROS NÃO-VOADORES EM UM FRAGMENTO FLORESTAL NA ÁREA DE ENDEMISMO BELÉM, PA.
Orientador: Dr.a Ana Cristina Mendes de Oliveira
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos, M.T, Brasil.
2004 - 2009
Inglês. (Carga horária: 6450h). , Curso de Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.
2008 - 2008
Coleta e Conservação de Acervo Botânico. (Carga horária: 16h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.
Participação em eventos
6º Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Fauna de mamíferos terrestres de dois fragmentos florestais urbanos na ?Área de Endemismo Belém?, PA. 2012. (Congresso).
6º Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Fauna de pequenos mamíferos não voadores da Floresta Nacional de Caxiuanã, Amazônia, Pará. 2012. (Congresso).
Curso Método Lógico para Redação Científica Internacional.Método Lógico para Redação Científica Internacional. 2012. (Oficina).
"Simpósio Brasileiro sobre Bioinvasões" no XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia.Densidade populacional do caracol africano (Achatina fulica) no bairro do Parque Verde e na Universidade Federal do Pará (UFPA). 2010. (Simpósio).
V Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Diversidade de pequenos mamíferos não-voadores em duas áreas do arquipélago do Marajó. 2010. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Atualização da distribuição e ocorrência dos felinos no Estado do Pará. 2010. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Densidade populacional do caracol africano (Achatina fulica) no bairro do Parque Verde e na Universidade Federal do Pará (UFPA). 2010. (Congresso).
III Cogresso Latino Americano de Ecologia. "Comparação de densidade de população de cupins (Insecta: Isóptera) em duas áreas no Estado do Pará". 2009. (Congresso).
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Comparação da densidade de população de cupins (insecta:isoptera) em duas áreas no estado do Pará. 2009. (Congresso).
Congresso Norte Nordeste de Infectologia. 2008. (Congresso).
Outras produções
SANTOS, L. F. ; TRINDADE, P. H. S. . Monitor aula prática de Campo Animalia II.. 2011.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Estudos para a conservação de mamíferos na Amazônia, Descrição: Levantamento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores em um fragmento florestal na região de endemismo Belém, PA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucas Ferreira dos Santos - Coordenador / simone almeida pena - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.
-
2008 - 2009
PROGRAMA DE BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (PPBIO), Descrição: Revisão dos Fungos da ordem Uredinales depositados no Herbário "João Murça Pires" (MG), procedentes do sítio do Programa de Biodiversidade da Amazônia (PPBIO) na FLONA de Caxiuanã, Pará-Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Ferreira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Marca Consultoria SócioambientalVínculo: Servidor Particular, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento de supressões vegetais e resgate de epífitas. Realização de afugentamento, salvamentos, levantamentos e monitoramentos de fauna (anfíbios e cecílias, mamíferos de pequeno, médio e grande porte, além de pequenos mamíferos não voadores, répteis entre lagartos, ofídios, testudines e crocodilias) no Projeto Ferro Carajás ? S11D Floresta Nacional de Carajás (Complexo Minerador de Minério de Ferro. Canaã dos Carajás/PA. Vale S.A).
2012 - 2014
DTA EngenhariaVínculo: Servidor Particular, Enquadramento Funcional: Biólogo Jr., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento de supressões vegetais e resgate de epífitas além de participar de inventários florestais. Realização de afugentamento, salvamentos, levantamentos e monitoramentos de fauna (anfíbios e cecílias, mamíferos de pequeno, médio e grande porte, além de pequenos mamíferos não voadores, répteis entre lagartos, ofídios, testudines e crocodilias) no Projeto Ferro Carajás ? S11D Floresta Nacional de Carajás (Complexo Minerador de Minério de Ferro. Canaã dos Carajás/PA. Vale S.A).
Funcionário junto ao grupo multidisciplinar de estudos ambientais e formação de relatórios com vistas a licenciamentos de projetos em suas várias etapas de execução e planos de monitoramento na área de meio ambiente do projeto Ferro Carajás S11D em Canaã dos Carajás /PA. Vale S.A.
2008 - 2009
Museu Paraense Emílio GoeldiVínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: não tem, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de pesquisa: Programa de Biodiversidade da Amazônia (PPBIO).
Revisão dos Fungos da ordem Uredinales Procedentes do Sítio do Programa de Biodiversidade da Amazônia (PPBIO) na FLONA de Caxiuanã, Pará-Brasil.
2010 - 2011
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? PIBIC
Estudos para a conservação de mamíferos na Amazônia
Levantamento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores em um fragmento florestal na região de endemismo Belém, PA.
Orientadora: Dr.a Ana Cristina Mendes de Oliveira
2008 - 2008
Universidade Federal do ParáVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio voluntário no laboratório de Microbiologia, do Instituto de Ciências Biológicas. Orientador: Profa. Carla Ribeiro
2015 - 2016
SETE - Soluções e Tecnologia AmbientalVínculo: Servidor Particular, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental - Biólogo de Campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento de supressões vegetais, realização de afugentamento, salvamentos, levantamentos e monitoramentos de fauna (anfíbios e cecílias, mamíferos de pequeno, médio e grande porte, além de pequenos mamíferos não voadores, répteis entre lagartos, ofídios, testudines e crocodilias) no Projeto Ferro Carajás ? S11D Floresta Nacional de Carajás (Complexo Minerador de Minério de Ferro. Canaã dos Carajás/PA. Vale S.A).
Elaboração e emissão de relatórios e pareceres técnicos.
2016 - 2023
Truly Nolen Pest Control - APC Controle de PragasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico - Preposto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento e supervisão dos trabalhos em campo; levantamento, análise e inspeção dos locais de trabalho; identificação dos tipos de pragas; atuação como responsável técnico da empresa na atividade de Controle de Pragas e Vetores na Mina de Cobre do Sossego/Vale S.A. Canaã dos Carajás/PA.
Elaboração de boletins de medição financeira mensal e emissão de relatórios, pareceres técnicos da atividade junto à contratante Vale S.A.
Elaboração de procedimento operacionais (PRO) da atividade dentro do programa de saúde e segurança da contratante Vale S.A.
Participar de reuniões de saúde e segurança junto à contratante Vale S.A.
Participar de reuniões junto à fiscalização Vale S.A. Sendo um elo de comunicação entre a empresa e a contratante.
Dar treinamento à equipe, em relação aos produtos químicos; determinar tipos de produtos químicos a serem utilizados;
Dirigir, em caso de necessidade os veículos que a empresa oferece. Sendo que o mesmo possui CNH.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Ferreira dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?