Patricia Carlin Brenner de Souza

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, 2015. Atuou no projeto de extensão "Qual é a sua pergunta?", supervisionado pela professora Ana Tereza Bittencourt Guimarães. Durante o estágio, desenvolveu conhecimento na assessoraria de discentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unioeste em análises estatísticas e delineamentos de pesquisa de seus trabalhos acadêmicos.

Informações coletadas do Lattes em 09/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas Bacharel

2010 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Desenvolvimento de um guia áudio-visual para identificação das aves do Paraná, Brasil
Orientador: José Flávio Cândido Júnior

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1995

Colegio Pallotti

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1994

Colégio Estadual Professor Algacyr Munhos Mäeder

Formação complementar

2017 -

Curso de Inglês - Nivel Avançado - PEL. , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia.

Organização de eventos

SZINWELSKI, N. ; GUIMARAES, A. T. B. ; CARLIN, P. . XXIII Semana Acadêmica de Biologia. 2014. (Outro).

Participação em eventos

23º Encontro Anual de Iniciação Científica.Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre o deslocamento de aves em ambiente florestal no Oeste do Paraná, Brasil. 2014. (Encontro).

Como fazer uma boa foto com qualquer câmera? A diferença. 2014. (Outra).

Ecologia e Conservação dos Cervídeos. 2014. (Outra).

Uso do software Mendeley para organização e compartilhamento de referências bibliográficas (módulo !).. 2014. (Outra).

XXIII Semana Acadêmica de Biologia.Consumo de ave morta por Saracura-do-mato (Aramides saracura, Spix, 1825) (GRUIFORMES: Rallidae): um novo relato de comportamento alimentar. 2014. (Outra).

Legislação Ambiental. 2013. (Outra).

Tricologia aplicada no estudo de mamíferos. 2013. (Outra).

XXII Semana Acadêmica de Biologia. 2013. (Outra).

Animal Cognition. 2012. (Congresso).

Cronobiologia. 2012. (Outra).

Técnicas de amostragem do comportamento animal. 2012. (Congresso).

Uso de transectos lineares para contagem de organismos. 2012. (Outra).

XXI Semana Acadêmica de Biologia. 2012. (Outra).

XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. 2012. (Congresso).

Indicadores de qualidade do solo e sustentabilidade da produção agrícola nos diferentes ecossistemas brasileiros. 2011. (Outra).

I Seminário sobre os Potenciais Impactos da Construção de Barramentos Hidrelétricos na Bacia do rio rio Piquiri. 2011. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Fragilariophyceae e Bacillariophyceae a montante e jusante das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu, Paraná. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).

Ecologia e Biodiversidade de Invertebrados em Ecossistemas Aquáticos Continentais. 2010. (Outra).

II Simpósio de Ciências Aplicadas a Sericultura. 2010. (Simpósio).

O uso de marcadores biológicos para definir níveis tróficos e interações entres plantas, animais e o meio ambiente.. 2010. (Outra).

XX Semana de Biologia. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CARLIN, P. ; CANDIDO JUNIOR, J. F. ; SOUZA, A. L. . Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre o deslocamento de aves em ambiente florestal no Oeste do Paraná, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARLIN, P. ; CANDIDO JUNIOR, J. F. ; SOUZA, A. L. . Consumo de Ave Morta por Saracura-do-Mato (Aramides saracura, Spix, 1825) (Gruiformes: Rallidae): um novo relato de comportamento alimentar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, P. C. B. ; CANDIDO-JUNIOR, J. F. ; SOUZA, A. L. . Consumo de ave morta por saracura-do-mato, Aramides Saracura (Spix, 1825) (Gruiformes:Rallidae) em uma lagoa do Parque Ecológico Paulo Gorski, Cascavel, Paraná, Brasil. Ivaiporã, Paraná: Atualidades Ornitológicas, 2015 (Nota Curta).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre o deslocamento de aves em ambiente florestal no Oeste do Paraná, Brasil, Descrição: Registro: 18780 Livro: 05 Página: 39 08/12/2015. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Patrícia Carlin Brenner de Souza - Integrante / José Flávio Cândido Júnior - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre o deslocamento de aves em ambiente florestal no oeste do Paraná, Brasil, Descrição: Registro: 17233 Livro: 05 Página: 04 19/11/2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Carlin Brenner de Souza - Integrante / José Flávio Cândido Júnior - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de Iniciação Científica, modalidade: PIBIC/Fundação Araucária/Unioeste "Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre deslocamento de aves em ambiente florestal no oeste do Paraná, Brasil". PRPPG Registro: 18780 Livro: 05 Página: 39

2014 - 2014

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitoria de atividade "Minicurso - Como ir para campo... e voltar para contar a história: técnicas de orientação e cuidados em atividades de campo". Projeto de Extensão: "XXIII Semana Acadêmica de Biologia"

2013 - 2014

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de iniciação Científica, modalidade: PIBIC/Fundação Araucária/Unioeste. "Impacto da faixa de segurança de linha de transmissão sobre deslocamento de aves em ambiente florestal no oeste do Paraná, Brasil". PRPPG Regsitro:17233 Livro: 05 Página 04

2013 - 2013

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Zoologia dos Cordados II, Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado

2012 - 2012

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 14

Outras informações:
Coleta de endoparasitas e ectoparasitas de peixes, identificação dos parasitas coletados.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Ecologia Geral, Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado

2011 - 2011

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria da disciplina de Ecologia Geral para o Curso de Ciências Biológicas/Bacharelado

Atividades

  • 09/2014 - 09/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria de atividade de minicurso.

2013 - 2013

Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio voluntário Projeto "Efeitos da fragmentação florestal e da defaunação sobre a regeneração de Araucaria angustifolia". Amostragem de vegetação em parcelas, avaliação de regeneração de Araucaria angustifolia, levantamento de mastofauna, experimentos com remoção de sementes e tabulação de dados.

2012 - 2012

Ecossis Soluções Ambientais

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 12

Outras informações:
Atividades práticas desenvolvidas com monitoramento de fauna de morcegos, aprendizado de técnicas de manejo, escolha de local adequado para montagem das redes de neblina, montagem e desmontagem de redes de neblina, manipulação de espécimes no momento de retirá-los da rede, realização de biometria e posterior soltura dos animais, identificação das espécies e anotações dos dados coletados.