José Severino da Silva
Doutor e Mestre em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Possui graduação em Pedagogia / Orientação Educacional pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA), Especialista em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas pela (UNIVISA), Pedagogia de Projetos (CEDEP), Metodologias Ativas e Multimeios Didáticos pela (UNIFCV), Escola do Campo (CEDEP), desenvolve atividades nas áreas de Assistente em Saúde pela secretaria de saúde do estado de Pernambuco, Integra o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASiS) desde maio/2019, Analista Educacional Júnior pelo CESAR - Cesar School - projeto Aula Digital atuando na cidade de Vitória de Santo Antão na função de professor formador junto as escolas participantes do projeto (2019-2021), participou como professor colaborador do projeto de extensão UFPE/CAV intitulado SuperAção no período entre 2016-2017, Professor pesquisador, Professor tutor e professor executor pela EAD/UFRPE, Professor tutor, professor formador, produtor de conteúdos e coordenador de tutoria pela DEAD/ IFPE, desenvolveu a função de Gestão pedagógica na Faculdade Novo Horizonte (FNH - 2017-2019) e a coordenação do Curso de Pedagogia na mesma Instituição, consultor educacional para a Mostra de Teatro Estudantil - MOSTEV na cidade da Vitória de Santo Antão, integra o Conselho Gestor do Hospital João Murilo de Oliveira, Participa dos Núcleos Docente Estruturante - NDE - dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e História da UNIVISA, é membro do grupo de pesquisa em Mídias digitais e mediações interculturais no PPGEDUMATEC - UFPE, atua como gestor educacional de escola do campo pela prefeitura municipal de Vitória de Santo Antão - PE e coordena a Núcleo de Educação a Distância (NEAD) na UNIVISA.
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica
2020 - 2024
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A inclusão digital no território da Vtória de Santo Antão: cidadanias possíveis
Thelma Panerai Alves. Palavras-chave: Inclusão digital; Educação do campo; Escola do campo; Epistemologia do Sul; Cidadanias.
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
2010 - 2012
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A ação docente na EaD: A Mediação do Tutor Entre o Discurso e a Prática
, Ano de Obtenção: 2012.Ana Beatriz Gomes de Carvalho.Palavras-chave: Ação docente; Mediação pedagógica; Educação a Distância.
Especialização em Processos educacionais e Gestão de Pessoas
2008 - 2010
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
Título: Educação e tecnologia: Sberes e práticas do uso das TICs na formação inicial do educador
Orientador: Verônica Danilelle
Graduação em pedgogia / orientação educcional
2004 - 2008
Formação complementar
2009 -
Extensão universitária em Mídias na Educação. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 -
Formação de professores em EAD. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2024 - 2025
Gestão de projetos. (Carga horária: 600h). , Faculdades Metropolitanas de São Paulo, FAMESP, Brasil.
2019 - 2020
Extensão universitária em Digital Education Journey. (Carga horária: 60h). , Cesar School, CESAR, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2019 - 2019
Mudanças de tempos para a inovação pedagógica. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2019 - 2019
Produção colaborativa do conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2019 - 2019
Inova escola- Papel do Professor. (Carga horária: 20h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2019 - 2019
Pedagogia de Projetos. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2019 - 2019
Escola do Campo. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2018 - 2019
Metodologias Ativas e Multimeios didáticos. (Carga horária: 480h). , Centro Universitário Cidade Verde, UNIFCV, Brasil.
2018 - 2018
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Cultura Digital e Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Docência Universitária e Integração de TDIC´s. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Inovações Tecnológicas em pról das Metodologias de Ensino na Sala de Aula. (Carga horária: 3h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
2016 - 2016
extensão em Flebotomia. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Sociedade Ensino e Pesquisa -, INESP, Brasil.
2016 - 2016
Educação e Saúde. (Carga horária: 30h). , Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação da Vitória de Santo Antão, SECEDUC, Brasil.
2014 - 2014
Orçamento e Finanças no controle social. (Carga horária: 24h). , Conselho Estadual de Saúde, CES, Brasil.
2014 - 2014
Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2009
interação na Educação On Line. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.
Organização de eventos
SILVA, J. S. . 2º Encontro de Biólogos FAINTVISA. 2018. (Outro).
SILVA, J. S. . 3º Encontro de Educação FAINTVISA. 2016. (Outro).
SILVA, J. S. ; PEREIRA, S. . III Fórum de Aleitamento Materno. 2015. (Outro).
SILVA, J. S. . Ao redor de África. 2015. (Outro).
SILVA, J. S. . Seleção de Professores. 2011. (Concurso).
SILVA, J. S. ; JATOBÁ, Renata . V MOSTRA DE TRABALHOS DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (AMEF). 2011. (Outro).
SILVA, J. S. ; TERESA AMÉLIA . EXPO CAMB. 2011. (Exposição).
SILVA, J. S. . Todos Verão Teatro. 2008. (Festival).
SILVA, J. S. . IV Jornada Pedagógica das FAINTVISA. 2005. (Exposição).
Participação em eventos
III Congresso Ibero-Americano de Educação, Sociedade e Cultura. O PAPEL DA ESCOLA DO E NO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO E A CIDADANIA DIGITAL ENQUANTO DESAFIO INTERCULTURAL PARA O TERRITÓRIO CAMPESINO. 2023. (Congresso).
ALAIC 2022. A presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação na escola do campo: um olhar a partir da perspectiva descolonizadora. 2022. (Congresso).
VIII CONEDU. Avaliador do GT 19 - Tecnologias e Educação. 2022. (Congresso).
VIII CONEDU. Comissão científica. 2022. (Congresso).
8º epePE. 2021. (Congresso).
FNDE em rede. 2021. (Seminário).
I Encontro de pesquisas latino-americanas sobre educação e cultura digital. 2021. (Seminário).
VII CONEDU. 2021. (Congresso).
VII CONEDU. O presencial e o remoto no contexto das licenciaturas: um olhar a partir da ótica do licenciando. 2021. (Congresso).
XI Colóquio internacional Paulo Freire. 2021. (Seminário).
9º CONIC CONEX. Abertura Cultural. 2019. (Congresso).
3º Simpósio de Pesquisa FAINTVISA.A formação inicial do professor e a implementação de percursos de formação mediados pela tecnologia. 2018. (Simpósio).
V CONEDU. A formação inicial do professor e a implementação da tecnologia na construção do percurso metodológico dessa formação. 2018. (Congresso).
7º CONIC-CONEX.A organização da educação e a reforma do ensino médio. 2017. (Oficina).
A educação que Queremos.Avaliação de trabalhos. 2017. (Seminário).
Alfabetização científica rumo aos caminhos das ciências. Alfabetização científica rumo aos caminhos que queremos. 2017. (Exposição).
II ciclo de debates A educação que queremos.Avaliador. 2017. (Seminário).
IV CONEDU. O MANEJO DA INFORMAÇÃO E AS RELAÇÕES POLIDOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IFPE. 2017. (Congresso).
IV CONEDU. O manejo da informação e as relações polidocente no curso de Licenciatura em Matemática do IFPE. 2017. (Congresso).
1ª Conferência Da cidade da Vitória de Santo Antão.Delegado Representativo. 2016. (Simpósio).
Fórum das Licenciaturas IFPE. 2016. (Seminário).
I Ciclo de Debates a Educação que Queremos.I Ciclo de debates a Educação que Queremos. 2016. (Seminário).
V FÓRUM DAS CPAS DE PERNAMBUCO. 2016. (Seminário).
2º Encontro de Educação FAINTVISA.A educação no século XXI e as implicações para a formação docente. 2015. (Encontro).
Ética na Comunicação.A comunicação Ética. 2015. (Seminário).
IV Conferência Estadual de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.A participação dos conselhos locais. 2014. (Outra).
3º CONIC CONEX. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VISÃO SOBRE OS PCNs. 2013. (Congresso).
XXI EPENN. 2013. (Congresso).
17º CIAED. O trabalho do professor-tutor nos cursos a distância: um olhar sobre a regulamentação e a organização do trabalho docente em algumas IES públicas de Pernambuco. 2011. (Congresso).
ALAS Recife. Educação e tecnologia: saberes e práticas do uso das Tics na formação inicial do educador. 2011. (Congresso).
Seminário Alagoano de Tutoria para a Educação a Distância.O perfil da tutoria na EaD Atual. 2011. (Seminário).
XX EPENN. A mediação pedagógica nos ambiente virtuais de aprendizagem: Reflexões sobre a ação docente. 2011. (Congresso).
19º EPENN. As concepções dos Professores Alfabetizadores nas séries iniciais do ensino fundamental: Uma investigação crítica em relação ao processo de alfabetizar-letrando.. 2009. (Congresso).
4º encontro de Estudos Luinguísticos e Literários das FAINTVISA - ELF.O papel das disciplinas de Estudos Sociais na formação do Sujeito Crítico nas séries Iniciais. 2006. (Seminário).
Diversidade Cultural: desafio á educação contemporânea. 2005. (Seminário).
I encontro de Formação e construção do Conhecimento em Educação. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, J. S.. A aprendizagem investigativa do ciclo da água: uma proposta de conscientização e sustentabilidade no ambiente escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Contribuições do ensino investigativo para a compreensão do efeito estufa nas séries finais do ensino fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Compreensão da gaiola de Faraday em aulas de Física utilizando método construtivista e o método tradicional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. repensando o ensino de Ciências segundo a proposta investigativa nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Atividades Investigativas no ensino de ciências: esclarecendo conceitos sobre efeito estufa e aquecimento global e promovendo a alfabetização científica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Estratégia para o ensino-aprendizagem em Ciências: ensinar e aprender utilizando atividades experimentais investigativas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Investigando conhecimentos geométricos mobilizados por alunos do ensino médio em situações envolvendo grandezas e volume. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Utilização do software geogebra como auxílio pedagógico na aula de interpretação de gráfico da função do 2º grau. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Uma análise da abordagem de poliedros em livros didáticos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. O estudo dos poliedros de Platão por meio dos jogos matemáticos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. A modelagem matemática e o aprendizado das quatro operações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão.
SILVA, J. S.. A tecnologia como ferramenta facilitadora da prática dos professores de alunos surdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão.
SILVA, J. S.. A formação do professor para a atuação na educação especial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão.
SILVA, J. S.. A matemática e suas dificuldades para os professores que trabalham com estudantes deficientes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Investigando conhecimentos geométricos mobilizados por alunos de ensino médio em situações envolvendo grandezas e volume. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Utilização so software geogebra como auxílio pedagógico na ula de interpretação de gráfico de função do 2º grau. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. Uma análise da abordagem de poliedros em livros didáticos sob a ótica da teoria dos campos conseituais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. O estudo dos poliedros de Platão por meio de jogos matemáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, J. S.. arte educação: Um estudo sobre as práticas, os limites e as possibilidades da arte no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO.
SILVA, J. S.. a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem na perspectiva das ciências naturais no município da Vitória de Santo Antão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO.
SILVA, J. S.. O ensino de língua estrangeira e a verificação do processo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedgogia / orientação educcional) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SILVA, J. S.; SOUZA, Meydson gutemberg. Educação do Campo: uma reflexão sobre as propostas didáticas nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO.
SILVA, J. S.; JATOBÁ, Renata. Gêneros Textuais: a prática pedagógica no Ensino fundamental e sua função social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO.
Orientou
As Novas Tecnologias da Informação na Prática Docente; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A Formação do Pedagogo para o Terceiro Setor; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
O lúdico como prática para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
O papel da afetividade para o desenvolvimento cognitivo da criança n educação infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
As dificuldades enfrentadas pelos professores do campo no período da pandemia do COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
O uso de Ferramentas digitais no ensino de Matemática no período remoto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
As habilidades das relações sociais da criança com TEA na educação infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A contribuição do modelo de gestão democrática para a construção do currículo escolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Evasão escolar nos anos finais do Ensino Fu nas escolas públicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
O uso dos espaços físicos nas escolas na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
As classes multisseriadas no contexto da educação do campo: uma análise sobre a prática docente; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Inclusão digital nas escolas públicas: realidades e desafios em tempos de ensino remoto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A tecnologia como ferramenta pedagógica facilitadora na prática de professores de alunos surdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A inclusão Digital na Escola do campo: pela inclusão digital dos professores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A formação do professor para atuação na educação a distância; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A contribuição das tecnologias digitais para o processo de alfabetização e letramento no 2º ano do ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A contribuição da música como ferramenta didática para o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A inclusão digital na escola do campo: pela construção do letramento digital dos professores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Contribuição da musicalidade para o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A formação do professor para a atuação na educação especial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A construção do projeto político pedagógico na escola e sua relação com a gestão participativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A tecnologia como ferramenta facilitadora da prática dos professores de alunos surdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A construção de habilidades por meio da utilização do lúdico no ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A contribuição da ferramentas digitais para o processo de alfabetização e letramento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A manutenção da cultura de matriz africana e a forma como é apresentada no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Atiualização da tecnologia na disciplina de história: como criar uma ambiente propício para o ensino -aprendizagem baseado no uso das redes sociais par complementaridade do conteúdo em abordagem da sala; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Um estudo sobre a importância do Folclore da região Nordeste: uma proposta de educação patrimonial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A religiosidade dentro do maracatu rural em Pernambuco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A influência da religião na organização social do antigo Egito a partir da ótica Weberiana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Movimetos sociais na contemporaneidade: o movimento ocupe Estelita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A mulher negra escrava na casa grande no período colonial em PErnambuco; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A influência da Linguagem virtual na Linguagem formal dos adolescentes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
ensinar e aprender: aproximações e distanciamentos entre os processos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Tecnologia aplicada a educação: o uso da mesa educacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
As medidas sócio educativas adotadas pelo sistema de ressocialização para menores infratores: o ECA e o SINASE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Violência na escola: uma questão de convivência social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Avaliação, uma ação que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
O recurso áudio visual: uma ferramenta facilitadora para a promoção da aprendizagem na educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem na perspectiva das ciências naturais no município da Vitória de Santo Antão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Proposta educacional patrimonial para o conjunto arquitetônico da estação ferroviária da Vitória de Santo Antão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A ordem das Irmãs Franciscanas de Maristella em Limoeiro - PE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Contribuições da ferrovia Great Western para o desenvolvimento do nordeste; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Integração Escola Família Uma Aliança Necessária para o Desenvolvimento do Aluno: Um olhar sobre os projetos desenvolvidos nas escolas públicas de Gravatá; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
O Uso do Recuso Tecnológico na Escola e Sua Relação Com a Aprendizagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
SILVA, Maria Nadilma Vieira; ; O ensino da língua inglesa na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
SILVA, Janaina Alves da; Tecnologia na Sala de Aula: Uma perspectiva inovadora para a construção do ensino-aprendizagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
PEREIRA, Jessika Silva Cavalcanti; tecnologias na sala de aula: uma perspectiva inovadora para a construção de ensino-aprendizagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedgogia / orientação educcional) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
A pedagogia Empresarial e a Formação do pPedagogo para o Terceiro Setor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
EaD: Uma Modalidade de Ensino Com Ênfase na Ação Colaborativa; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia Aplicada a Educação) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Proposta de Política Preservacionista para os exemplares arquitetônicos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Historia) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A prática Presencial do Professor Tutor; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia Aplicada a Educação) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
A tecnologia e a promoção de atividades educativas: uma relação dialógica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Processos educacionais e Gestão de Pessoas) - FACULDADES INTEGRADAS DA VITORIA DE SANTO ANTÃO; Orientador: Jose Severino da Silva;
Inclusão digital na Escola Pública: a construção do conhecimento a Partir do Uso das Tics na Escola de Referência; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em processos educacionais e gestão de pessoas) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Ética Profissional em Psicologia; 2024; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Ética Profissional em Psicologia; 2024; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Filosofia; 2024; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário da Vitória de Santo Antão; Orientador: Jose Severino da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. S. ; ALVES, T. P. . O espaço de construção das cidadanias nas escolas campesinas: as marcas do colonialismo digital presentes nas políticas de inclusão digital. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 01-22, 2024.
-
SILVA, J. S. ; PEREIRA, Maria da Silva . Linguística Aplicada ao ensino de Línguas. 1. ed. Recife: Libertas, 2019. v. 150. 183p .
-
TAVARES, F. ; SILVA, J. S. . Pedagogia: reflexões históricas e contemporâneas. 1. ed. Recife: Libertas, 2013. v. 150. 21p .
-
SILVA, J. S. ; TAVARES, F. (Org.) . Pedagogia: reflexões históricas contemporâneas. 1ª. ed. Olinda: Libertas, 2013.
-
SILVA, J. S. ; ALVES, T. P. . Epistemologias do sul, descolonização e tecnologias digitais: refletindo sobre a influência do colonialismo na educação. In: Thelma Panearai Alves e Ana Beatriz Pimenta de Carvalho. (Org.). CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO Pesquisas em novos cenários. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2024, v. 1, p. 136-156.
-
SILVA, J. S. . O MANEJO DA INFORMAÇÃO E AS RELAÇÕES POLIDOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IFPE. In: IV CONEDU, 2017, João Pessoa. IV CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2017. v. 1.
-
SILVA, J. S. ; Maria José Filha . As concepções dos professores alfabetizadores nas séries iniciais do ensino fundamental: uma investigação crítica em relação ao processo de alfabetizar-letrando. In: 19º EPENN, 2009, João Pessoa. Anais do 19º EPENN, 2009.
-
SILVA, J. S. . A mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagem: reflexões sobre a açãodocente. In: XX PENN, 2009, Manaus. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: VALER, 2009. v. 2.
-
SILVA, J. S. . Educação e trabalho: o papel das ciências sociais na formação do sujeito crítico. In: 1º SEPE, seminário de pesquisa e extensão, 2007, Recife, Pernambuco. 1º SEPE seminário de Pesquisa e extensão, 2007.
-
SILVA, J. S. . O papel das disciplinas de Estudos sociais na formação do sujeito crítico nas séries Iniciais. In: 1º SEPE seminário de Pesquisa e extensão, 2007, recife, PE. 1º SEPE seminário de Pesquisa e extensão, 2007.
-
SILVA, J. S. ; ALVES, T. P. . O PAPEL DA ESCOLA DO E NO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO E A CIDADANIA DIGITAL ENQUANTO DESAFIO INTERCULTURAL PARA O TERRITÓRIO CAMPESINO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. S. ; Thelma Panerai . A presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação na escola do campo: um olhar a partir da perspectiva descolonizadora. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. S. . Ética na Comunicação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. S. ; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de . A mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagem: reflexões sobre a ação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. S. ; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de . O trabalho do professor-tutor nos cursos a distância: Um olhar sobre a regulamentação e a organização do trabalho docente em algumas IES públicas de Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. S. . Educação e Tecnologia: Saberes e Práticas do uso das Tics na Formação Inicial do educador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. S. ; Maria José Filha . As Concepções dos professores alfabetizadores nas ´series iniciais do ensino fundamental;uma investigação crítica em relação ao processo de alfebetizar-letrando. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. S. . educação e trabalaho: o papel das ciências sociais na formação do sujeito crítico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. S. . O papel das disciplinas de estudos sociais na formação do sujeito crítico nas séries iniciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, J. S. ; SOUZA, E. B. . I GUIA DA BIOLOGIA. 2020; Tema: Biólogo e educador: áreas de atuação no século XXI. (Rede social).
SILVA, J. S. ; CARVALHO, A. . Conversa Afinada. 2020; Tema: A produção de ideologias na sociedade da informação. (Rede social).
SILVA, J. S. . Blog do Zebiu. 2011; Tema: Educação e Variedades. (Blog).
SILVA, J. S. ; MONTENEGRO, A. V. B. ; ALMEIDA, A. V. ; ARAUJO, A. M. ; ANDRADE, A. N. ; YAMAUTI, A. M. G. S. ; SILVA, C. B. ; SILVA, E. C. ; OLIVEIRA, F. M. A. ; REZENDE, F. C. ; CARVALHO, F. R. ; PAULA, F. B. R. ; LUNA, G. C. ; MARQUES, G. L. . Tecnologias e Educação. 2022. (Editoração/Anais).
SILVA, J. S. . Ética e Relações Interpessoais na Educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . Concepções e Práticas Pedagógicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. ; CARMO, P. M. S. . Educação em Saúde para Pedagogos. 2016. .
SILVA, J. S. . Aprendizagem na web 2.0. 2014. .
SILVA, J. S. . saberes da Prática Docente. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . Sexualidade Aplicada a Educação. 2014. .
SILVA, J. S. . O pedagogo nos Espaços Não Escolares. 2014. .
SILVA, J. S. . SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . Saberes e práticas Educacionais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . didática do Ensino Superior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . Educação a Distância, Práticas, Saberes e Metodologias. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).
SILVA, J. S. . ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. S. . Educação e Sociedade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. S. . Tecnologias da comunicação e da informação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, J. S. . Todos Verão Teatro. 2007. (artistica).
SILVA, J. S. . Mostra de teatro estudantil da Vitória de SAnto Antão. 2006. (Artistica).
SILVA, J. S. . O PALHAÇO NU. 2006. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Inter-relações na escola do campo: da inclusão digital à construção de cidadanias, Descrição: Tem por objetivo analisar a forma como as práticas de uso das tecnologias digitais na escola do campo sofre as influências das estruturas hegemônicas e como repercutem no projeto de formação dos sujeitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Severino da Silva - Coordenador.
-
2017 - Atual
TIEDUC- Tecnologias Influenciando a Educação, Descrição: O projeto visa analisar a construção dos percursos formativos na formação inicial dos professores mediados pelo uso das tecnolgias. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Severino da Silva - Coordenador / Leandro Alexandre da Silva - Integrante / Bruna Monique Alves dos Santos - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. , loteamento Dr. josé rufino, cajá, 55600000 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil, Telefone: (81) 35231020, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria, Carga horária: 20
2015 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor formador/EAD da disciplina de Política e Legislação no curso de Matemática IFPE
2015 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor formador do componente de politica e Legislação da Educação
2015 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor formador de LIBRAS
2021 - 2021
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação no curso de Licenciatura em Matemática com a disciplina de Planejamento e Avaliação Escolar
2021 - 2021
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação no curso de Licenciatura em Matemática com o componente curricular Didática Geral
2019 - Atual
Centro de Estudos Avançados do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Educacional júnior, Carga horária: 30
Outras informações:
Área de atuação CESAR SCHOOL
2021 - Atual
Prefeitura Municipal da Vitória de Santo AntãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Educacional, Carga horária: 20
2010 - 2013
Colégio de Aplicação Bel Mário Bezerra da SilvaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 20
2008 - 2010
Colégio de Aplicação Bel Mário Bezerra da SilvaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de sociologia e Filosofia, Carga horária: 40
1997 - 1997
Escola Santa Joana DarcVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ingles Fund. e Infantil
2010 - 2011
Faculdade Santa EmiliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2010 - Atual
Faculdades Integradas da Vitória de Santo AntãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações:
Proressor du curso de pedagogia das disciplinas de:
Metodologia do Estudo
Avaliação Educacional
Projetos Pedagógicos Para o Desenvolvimento da Educação
Atividades
-
02/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia.
1997 - Atual
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em saúde
2018 - Atual
Hospital João Murilo de OliveiraVínculo: , Enquadramento Funcional:
Atividades
-
01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital João Murilo de Oliveira.,Cargo ou função, Conselho gestor de unidade.
1997 - 2010
Hospital Memorial São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem
1997 - Atual
Secretaria de Saúde do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em saúde, Carga horária: 24
2013 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
CURSO DE FORMAÇÃO PARA A GESTÃO ETNOTERRITORIALIZADA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Atividades
-
02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação.,Linhas de pesquisa
2008 - 2010
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: tutor / Professor executor, Carga horária: 40
Outras informações:
Tutor virtual da disciplina de Didática do ensino Fundamental e Médio e Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento no curso de Licenciatura em física.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Severino da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?