Vanessa Freitas da Silva

Graduei-me em Letras (Português/Inglês;Português/Literatura) pela Universidade Gama Filho em 2004. Em 2006, concluí o curso de especialização "Formação de Professores de Português para estrangeiros" na PUC-Rio. Em 2010, concluí o Mestrado em Letras (Estudos da linguagem) pela PUC-Rio. Em 2017, obtive o título de Doutor em Letras, também pela PUC-Rio, na mesma área de concentração. Em outubro de 2020, concluí o curso de especialização "Tecnologias na Aprendizagem" pelo SENAC São Paulo. Sou professora desde 1996, quando comecei a dar aulas de Inglês em cursos de idiomas. Em 2007, passei a atuar na área de Português para estrangeiros na PUC-Rio. Em 2013, vinculei-me ao Departamento de Letras dessa instituição, ministrando aulas de Português para estrangeiros na graduação, função que exerço até hoje. Em 2014, comecei a atuar na pós-graduação lato sensu e, desde então, venho ministrando as disciplinas Didática e Metodologia de Ensino e Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada, alternadamente, em curso de formação de professores. Tenho experiência em educação on-line e em ambientes virtuais de aprendizagem em nível superior.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Estudos da Linguagem

2013 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A elaboração de pedidos em e-mails em ambiente acadêmico: uma contribuição para o ensino de PL2E
, Ano de obtenção: 2017. Rosa Marina de Brito Meyer. Coorientador: Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque. Palavras-chave: Atos de fala; Pedidos; E-mails; PL2E.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O SENHOR/A SENHORA OU VOCÊ?: A COMPLEXIDADE DO SISTEMA DE TRATAMENTO NO PORTUGUÊS DO BRASIL
, Ano de Obtenção: 2010.ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE.Palavras-chave: Língua e Cultura; PL2-E; Pronomes e formas de tratamento.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Tecnologias na Aprendizagem

2019 - 2020

Centro Universitário Senac
Título: O fórum virtual como atividade de apoio ao ensino presencial numa turma de Português para estrangeiros
Orientador: Whaner Endo

Especialização em Formação de Professores de Port. p/ Estrangeiros

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O uso do pronome ELE como objeto direto no português brasileiro

Graduação em Letras (Português/Inglês;Português/Literatura)

1999 - 2005

Universidade Gama Filho

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM MOODLE PARA PROFESSORES. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

MEYER, R. M. B. ; ALBUQUERQUE, A. F. S. de ; REBELLO, A. L. P. ; RIBEIRO, A. A. ; ALMEIDA, P. M. C. de ; SILVA, V. F. . XIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro. 2018. (Outro).

MEYER, R. M. B. ; ALBUQUERQUE, A. F. S. ; SILVA, V. F. . X PLE-RJ & I CPLI - Encontro de Português Língua Estrangeira e 1º Congresso de Português Língua Internacional. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

III Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (CONELP). Gêneros textuais na aula de PLE. 2023. (Congresso).

Simpósio SIPLE 2020 Online - Recursos digitais para o ensino de PLE/PL2: novas práticas para novos desafios.A nova sala de aula em tempos de pandemia: adaptação, aprendizagem e perspectivas na formação de professores de português para estrangeiros. 2020. (Simpósio).

Novos desafios metodológicos - Humanidades digitais e análise da vida social na Internet. 2019. (Seminário).

VIII Ciclo de Debates em Linguagem PUC-Rio - Modalidade(s) e multimodalidades.O verbal e o não verbal em e-mails acadêmicos: uma análise voltada para o ensino de PL2E. 2019. (Encontro).

XIV Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Estratégias de aproximação com a cultura brasileira em espaços formais e não formais. 2019. (Encontro).

XIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Linguística e formação de professores de português para estrangeiros: interseção entre teoria, pesquisa e ensino. 2018. (Encontro).

Ciclo de Palestras Português para Estrangeiros.Pedidos e estratégias de polidez em e-mails. 2017. (Outra).

I Congresso Internacional de Língua Portuguesa. Didática e metodologia de ensino na formação de professores de português para estrangeiros. 2016. (Congresso).

XI PLE-RJ & II CPLI. Atos de negar no português brasileiro: da teoria à prática. 2015. (Congresso).

III SELL ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.O USO DE CHARGES NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. 2011. (Simpósio).

VII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.A afetividade das relações interpessoais na cultura brasileira revelada em anúncios publicitários. 2011. (Encontro).

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.UMA ABORDAGEM CENTRADA EM GÊNEROS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS. 2011. (Simpósio).

IX CONGRESSO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPECIALIDADES DO PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL E EXTERIOR. O SENHOR ou VOCÊ? O complexo sistema de tratamento no português brasileiro sob uma perspectiva linguístico-cultural. 2010. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, V. F. . O fórum online como ferramenta para interação entre alunos e aprendizagem do Português como segunda língua. SCRIPTA , v. 25, p. 503-535, 2021.

  • SILVA, V. F. . A Afetividade das Relações Interpessoais na Cultura Brasileira Revelada em Anúncios Publicitários. In: ALBUQUERQUE, A. F. de S.; MEYER. (Org.). Olhar Plural, Trajetória Comum: português para estrangeiros na PUC-Rio. 1ed.Rio de Janeiro: Deescubra, 2009, v. 1, p. 171-186.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. , Pontifícia Universidade Católica - PUC, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271770, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado 2, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas já ministradas:- Português Instrumental- Português como segunda língua- Comunicação e expressão (para Comunicação Social)- Texto empresarial oral e escrito (para Administração)- Análise e produção do texto acadêmico (para Filosofia)- Compreensão e produção do texto técnico (para Informática)

Atividades

  • 02/2024

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA E LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • 03/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Compreensão e produção do texto técnico para Informática (2024.1), Comunicação e Expressão I para Comunicação Social (2022.1 e 2023.1), Português para estrangeiros (desde 2013), Texto Empresarial Oral e Escrito para Administração de Empresas (2022.1), Análise e produção do texto acadêmico (2024.1)

  • 07/2023 - 11/2023

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA E LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia e Prática de Ensino de PLE

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada

  • 03/2018 - 06/2018

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Formação de Prof de Português p Estrangeiros, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia e Prática de Ensino de PLE

2007 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor sem vínculo empregatício

Outras informações:
Durante o período de 01/2007 a 01/2014, trabalhei na PUC-Rio como professora em cursos intensivos de Português para Estrangeiros, oferecidos pelo Departamento de Letras e administrados pela Coordenação Central de Cooperação Internacional e pela Coordenação Central de Extensão da referida universidade, nos meses de janeiro e julho. A carga horária de cada curso intensivo é de 90h.

Atividades

  • 01/2013 - 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível II (CH: 90h)

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível III (CH: 90h)

  • 07/2011 - 07/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nivel II (CH: 90h)

  • 07/2010 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível II (CH: 90h)

  • 07/2009 - 07/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível III (CH: 90h)

  • 01/2009 - 01/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível II (CH: 90h)

  • 07/2008 - 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível II (CH: 90h)

  • 01/2008 - 01/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível III (CH: 90h)

  • 01/2007 - 01/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros Nível II (CH: 90h)

2000 - 2008

Brasas English Course

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês

1996 - 2000

FISK IDIOMAS

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês