Luísa Maria da Silva Fonseca

Possui formação em Física e Engenharia Civil. Atualmente compõe a Equipe de Recursos Hídricos da Tetra Tech na América do Sul, atuando na área de estudos hidráulicos e hidrológicos aplicados à geotecnia de barragens (5 anos de experiência). Já atuou nas áreas de planejamento, orçamento e controle de construção civil e infraestrutura ferroviária. Além disso, participou de atividades extracurriculares, como monitoria de ensino de física no Centro Universitário Unihorizontes e trabalho voluntário de curto prazo no Uruguai: apoio à reforma de uma igreja em Montevidéu.

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Francisco Eustáquio Oliveira e Silva

Especialização em andamento em Gestão dos Recursos Hídricos e Conservação das Águas

2022 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Física

2014 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Engenharia Civil

2014 - 2018

Centro Universitário Unihorizontes, Uniorizontes

Formação complementar

2010 - 2012

Técnico em Edificações. (Carga horária: 1780h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Outras produções

LUIZA FONSECA . POLÍTICA DE TRANSPORTES EM MINAS GERAIS 1889-1905 - Iniciação Científica. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Hélcio Queiroz Braga.. 2012. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Tetra Tech. , Av. Afonso Pena, 1500, Centro, 30130921 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 21042100

Experiência profissional

2019 - Atual

Tetra Tech

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Hidróloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente compõe a Equipe de Recursos Hídricos da Tetra Tech na América do Sul, atuando em estudos hidráulicos e hidrológicos aplicados à geotecnia de barragens.

2017 - 2019

Tetra Tech

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em estudos de ruptura hipotética de barragens, planos de ações emergências para barragens de mineração (PAEBM), projetos de As Built e As Is de barragens e projeto piloto de monitoramento microssísmico de barragens.

2014 - 2014

Ferrovia Centro-Atlantica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Técnico em Edificações, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação nas áreas de planejamento, orçamento e controle de obras de infra-estrutura e obras de arte.

2014 - 2018

Centro Universitário Unihorizontes, Uniorizontes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Física e Cálculo, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento e desenvolvimento do ensino aos alunos nas disciplinas Física I, II e III; Cálculo I.

2013 - 2014

Canopus Holding

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Técnico em Edificações, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação nas áreas de planejamento, orçamento e controle de obras prediais.