Eduardo Mach Queiroz

Graduado em Engenharia Química na Escola de Química/UFRJ em 1980, com grau Cum Laude. Mestre em 1983 e Doutor em Ciências em 1990, também em Engenharia Química, no Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Professor da UFRJ desde 1983, participando de atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação. Foi Conselheiro do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, bem como exerceu atividades administrativas na Escola de Química e na Pró-reitoria de Graduação da UFRJ. Foi diretor da Escola de Química no período de 2014 a 2021. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua nos ensinos de graduação e pós-graduação. É membro efetivo do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ e representante dos profs. titulares do Centro de Tecnologia no Conselho Universitário da UFRJ. Tem experiência em atividades de pesquisa e na realização de projetos na área da Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de Processos e Equipamentos Térmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Energética de Processos, Deposição em Trocadores de Calor e suas consequências operacionais, Integração de Processos visando a minimização de efluentes aquosos e o gerenciamento do consumo de hidrogênio em processos de refino de petróleo.

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

1983 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Transferência Simultânea de Calor e Massa em Processos de Borbulhamento
Orientador: Cirus Macedo Hackenberg
, Ano de obtenção: 1990. Palavras-chave: Borbulhamento; Transferência de Calor e Massa; Coluna de Borbulhamento; Evaporação por Contato Direto.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química / Especialidade: Fenômenos de Transporte. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos; Energia.

Mestrado em Engenharia Química

1980 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Transferência de Calor em Coletores Planos Concentradores Trapezoidais, Ano de Obtenção: 1983
Orientador: Cirus Macedo Hackenberg
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Coletor Solar.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química / Especialidade: Fenômenos de Transporte. Setores de atividade: Energia.

Graduação em Engenharia Química

1976 - 1980

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

1981 - 1981

Extensão universitária em Secagem de Grãos e Utilização de Energia Alternati. (Carga horária: 93h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química/Especialidade: Engenharia de Processos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química/Especialidade: Transferência de Calor.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Organização de eventos

QUEIROZ, E.M. . 10 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. 2020. (Congresso).

QUEIROZ, E. M. . XIV Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química ? ENBEQ2012. 2012. (Congresso).

QUEIROZ, E. M. . 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering - 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering. 2005. (Congresso).

QUEIROZ, E. M. ; MOTA, C. J. A. . II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás. 2003. (Congresso).

QUEIROZ, E. M. . XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 2002. (Congresso).

Participação em eventos

FONAPRACE NACIONAL.Representante da UFRJ no Fórum. 2024. (Outra).

FONAPRACE NACIONAL.Representante da UFRJ no Fórum. 2023. (Seminário).

10 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. 2019. (Congresso).

XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2018. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química. 2018. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Desenvolvimento de uma Metodologia para o Projeto de Trocadores de Calor Incluindo o Caráter Dinâmico da Deposição. 2016. (Congresso).

21th International Congress of Chemical and Process Engineering - CHISA 2014. Carbon Sources Diagram - A Tool for Carbon-Constrained Energy Sector Planning. 2014. (Congresso).

XX Congreso Brasileiro de Engenharia Química. Otimização da Programação das Limpezas em uma Bateria de Pré-aquecimento Considerando a Variação da Taxa de Deposição em Função da Temperatura e outros. 2014. (Congresso).

Alberta-Brazil Workshop on Energy and Environment.Presentations of Research Interests and Graduate Programs. 2013. (Encontro).

ANQUE International Congress of Chemical Engineering 2012. Simple Model for Solid-Liquid Equilibria of Amino Acids in Solution. 2012. (Congresso).

European Symposium on Computer Aided Process Engineering. Constrained Thermohydraulic Optimization of the Flow Rate Distribution in Crude Preheat Trains. 2012. (Congresso).

8th European Congress of Chemical Engineering. Fouling rate investigation through an hydraulic approach in a crude preheat train. 2011. (Congresso).

7th European Congress of Chemical Engineering. Thermohydraulic Optimization of Crude Preheat Trains. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. SIMULAÇÃO TERMOHIDRÁULICA DE BATERIAS DE PRÉ-AQUECIMENTO SUJEITAS À DEPOSIÇÃO. 2010. (Congresso).

XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Art. e Cult.. Coordenação e Avaliação de Sessão no Centro de Tecnologia. 2010. (Congresso).

PSE2009 - XX Int. Symposium on Process Systems Engineeringring.Application of Water Source Diagram for Multiple Sources and Multiple Contaminants Processes. 2009. (Simpósio).

V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás. Simulação e Otimização das Paradas para Limpeza de Trocadores de Calor Críticos de uma Planta Industrial. 2009. (Congresso).

XXII International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems. Optimization of Heat Exchanger Cleaning Schedules Trough a Thermal and Hydraulic Approach. 2009. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Minimização de Efluentes com Regeneração Diferenciada de Contaminantes Usando o Diagrama de Fontes de Água. 2008. (Congresso).

XXI Fórum de Pró-reitores de Graduação - Região Sudeste. 2008. (Encontro).

XXIX Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering. Desenvolvimento de um Método Híbrido de Otimização para Estimativa de Parâmetros Termodinâmicos. 2008. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Minimização do Consumo de Água: O Caso de uma Refinaria de Petróleo. 2007. (Congresso).

Oficina do ForGRAD - Sudeste.Novas Concepções Curriculares. 2007. (Oficina).

XII Encontro Brasileiro Sobre o Ensino de Engenharia Química.Mesa Redonda: Novos Modelos para os Cursos de Graduação em Engenharia Química no País. 2007. (Encontro).

XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Art. e cult.. Coordenador e avaliador de Sessão do Centro de Tecnologia. 2007. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Avaliação do Impacto das Incertezas Sobre os Dados de Processo em uma Análise via Tecnologia Pinch. 2006. (Congresso).

4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering. Fouling Models for Real Time Heat Transfer Fouling Detection. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Simulação de Trocadores de Calor com Mudança de Fase. 2005. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Otimização do Projeto dos Equipamentos Térmicos em uma Série de Trocadores de Calor. 2004. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Coordenação Sessão Técnica Oral área Petróleo, Gás Natural e Energia. 2004. (Congresso).

XXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica. Avaliador de Sessão do CT. 2004. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Procedimento para a Minimização da Vazão de Efluentes Aquosos. 2003. (Congresso).

XXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica. coordenador e avaliador de Sessão do CT. 2003. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Otimização das Condições Experimentais da Secagem de Fermento Biológico. 2002. (Congresso).

XXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica. Coordenador e Avaliador das Sessões 10 e P4 do Centro de Tecnologia. 2002. (Congresso).

XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica. Coordenação e avaliação da Sessão 08 do CT. 2002. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Simuladores Dinâmico e Estacionário de Redes de Trocadores de Calor. 2001. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Influência de Incertezas Operacionais na Previsão de Metas em Redes de Trocadores de Calor. 2001. (Congresso).

IV Encontro Brasileiro Sobre Fluidos Supercríticos - IV EBFS. 2001. (Encontro).

II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul. AtHENS (Automatic Heat Exchanger Network Synthesis) Performance. 1999. (Congresso).

Seminário Recursos Humanos na Ind. de Petróleo no Brasil. 1999. (Seminário).

II Congresso Latino Americano de Transferência de calor e Matéria. Transferência de Calor em Coletores Planos-Concentradores do Tipo Trapezoidal. 1986. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 1980. (Congresso).

II Jornada Interna de Iniciação Científica CCMN/CT/UFRJ.Análise da Performance de Coletores Solares do Tipo C.P.C. (Coletor Plano Concentrador). 1979. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 1978. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Mello de Almeida

COSTA, Andre Luiz Hemerly; BAGAJEWICZ, M. J.; TORRES, A. R.; ALBERTON, A. L.;QUEIROZ, E. MACH; MORAES, M. G. F.. Globally Optimal Design of Systems Containing Multiple Interconnected Heat Exchangers. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Carvalho de Souza

MEHL, A.;PESSOA, Fernando Luiz PellegriniQUEIROZ, E. MACH. Otimização da Injeção do Sequestrante de H2S na Produção de Petróleo. 2019. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Luiz Rodrigues do Amaral

COSTA, A. L. H.PESSOA, F. L. P.QUEIROZ, E. MACH. Diagramas de Fontes de Cogeração. 2019. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Vasconcelos Passos

QUEIROZ, E. M.Mirre, R.C.; LUNA, A.S.. Otimização do Projeto de Trocadores de Calor do Tipo Air Cooler. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Taveira Oberlaender

QUEIROZ, E. M.Mirre, R.C.; MANSUR, J.F.. Simulação e Otimização de uma Unidade de Desidratação de Gás Natural Offshore: Uma Análise com Aplicação Operacional. 2015. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: David Casado de Lima

QUEIROZ, E. M.; SANTOS, L. S.; PRATA, D.M.; PEIXOTO, F. C.. Reconciliação Robusta de Dados em Rede de Trocadores de Calor Utilizando o Simulador EMSO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruna Carvalho de Souza Lima

QUEIROZ, E. M.; MONTEIRO, R. S.; GRAVA, W. M.. Análise de Processos Offshore de Reforma Seca de Gás Natural com Alto Teor de CO2 para a Síntese de Metanol: Simulação, Estudos de Viabilidade e Otimização. 2015. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Coelho Lemos

QUEIROZ, E. M.. Otimização das Limpezas em Redes de Trocadores de Calor Utilizando Técnicas de Programação Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Affonso Ferreira Trotta

QUEIROZ, E. M.; SILVA, Carlos Eduardo F da Costa e; NADIAYE, P. M.. Medelagem e Avaliação Técnica de Separador Supersônico para Condicionamento de Gás Natural. 2014. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Pedro do Nascimento

QUEIROZ, E. M.; LIMA, E. R. A.;PAREDES, M. L. L.; TEIXEIRA, M. A. G.. Estudo Teórico e Experimental da Velocidade do Som em Sistemas Contendo Hidrocarbonetos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Eduardo Alves Graciano

ROUX, G. A. C. L.;QUEIROZ, E. M.; GUT, J. A. W.. Síntese Ótima de Processos não Isotérmicos de Tratamento de Efluentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ELISÂNGELA MELO PENNA

QUEIROZ, E. M.. Aumento da Produção e Recuperação de Propeno em uma Unidade de FCC da PETROBRAS. 2012. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Barbosa Guimarães Tavares

COSTA, Andre Luiz HemerlyQUEIROZ, E. M.; Reis, R.A.. Modelagem, Simulação e Otimização Termo-hidráulica de Redes de Trocadores de Calor. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ANDREA VALDMAN

QUEIROZ, E. M.. Sistema de Automação para Monitoramento Online de Gases Residuais e Diagnóstico de uma Caldeira Operada com Misturas Diesel/Biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Brenno Castrillon Menezes

QUEIROZ, E. M.. Fluidodinâmica e Erosão no Sistema da Válvula Main-Bypass do Turboexpansor de FCC. 2008. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Alvim Gomez

QUEIROZ, E. M.. Análise do Escoamento Compressível de Gás Natural em Espaços Anulares com Restrições para a Elevação de Petróleo. 2008. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciane Medeiros Hungaro

QUEIROZ, E. M.LIPORACE, F. S.; DEZOTTI, M. W. C.. Desenvolvimento de Algoritmo para Síntese de Tratamento Distribuído para Efluentes Líquidos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Nery Souza Neto

QUEIROZ, E. M.; SALES, E.;KALID, R. A.. Metodologia para Aplicação de Integração Energética numa Planta Industrial. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela dos Santos Gargia

QUEIROZ, E. M.; MOTHÉ, Cheila Gonçalves; CALDAS, Jorge Navaes. Estimativa de Viscosidade de Derivados de Petróleo. 2005. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Duarte da Costa Cunha

QUEIROZ, E. M.; DONANGELO, C.M.; SANTANA, D.M.N.. Uso da Análise Estatística Multivariada na Identificação de Compostos Voláteis de Grãos de Café Sadios e com Defeitos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JAIME NEIVA MIRANDA DE SOUZA

PEÇANHA, Ricardo Pires;QUEIROZ, E. M.; SILVA, Carlos Eduardo F da Costa e. Desenvolvimento de Algorítmo de Detecção, Localização e Quantificação de Vazamentos em Redes de Dutos. 2004. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fátima Regina Dutra Faria

QUEIROZ, E. M.. Caracterização de Petróleo e Depósitos de Petróleos: Influência do Número de Componentes no Cálculo de Processos. 2003. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernadete Elizardo Pereira da Costa Delgado

QUEIROZ, E. M.. Minimização de Efluentes Aquosos em Plantas Industriais. 2003. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Vanessa Finotelli

LEÃO, M. H. R.; TRUGO, L. C.;QUEIROZ, E. M.; CABRAL, L. M. C.. Microencapsulação de Vitamina Antioxidante. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo da Silva Torres

QUEIROZ, E. M.; ROSÁRIO, F. F.; LUTTERBACH, M. T. S.. Cinética de Parâmetros Microbiológicos na Formação de Biofilmes. 2001. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilo Freddy Mendoza Morejon

QUEIROZ, E. M.; LAGE, P. L. C.;HACKENBERG, C. M.. Simulação de Sistemas Termo-Solares Acoplados em Ciclos de Refrigferação por Absorção. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: TITO FRANCISCO IANDA

KALID, R. A.; MAGALHAES, E. C.; PADULA, A. D.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, A. A. B.;PESSOA, F. L. P.QUEIROZ, EDUARDO MACH. Avaliação Técnico-Econômica-Ambiental-Social de Biorrefinarias Modulares em Guiné-Bissau. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Stefano Ferrari Interlenghi

MARTINS, J. V. B.;QUEIROZ, E.M.; Nascimento, C.O.; Ahon, V.R.R.; Medeiros, J. L.. Supersonic Separator - Design and Applicatios in the Natural Gas and Aerospace Industries. 2022. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Pereira da Cunha

QUEIROZ, E.M.; Medeiros, J. L.; Fonseca, F.V.; Kronemberger, F.A.; Ahon, V.R.R.. Gas-Liquid Membrane Contactors Modeling for Decabonation of CO2-Rich Natural Gas and Landfill-Gas. 2022. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline de Oliveira Gonçalves

QUEIROZ, E. MACH. Design of Shell-and-Tube Heat Exchangers Using Mathematical Programming. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Coelho Lemos

QUEIROZ, E. MACH. Global Optimization of the Design of Shell-and-Tube Heat Exchangers Considering Fouling Modelling. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Macedo de Oliveira Silva

QUEIROZ, E. M.; AHÓN, V. R.;MIZUTANI, F. T.. Aplicação de Técnicas de Simulação Estocástica na Análise de uma Planta de Produção de Biodiesel. 2016. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Silva de Souza

Sanches, H.L.;QUEIROZ, E. M.COSTA, A. L. H.; LACERDA, R.F.; MORAES, C.. Estudo de Sistemas Binários Utilizando Mecânica Estatística não Extensiva e Fluidodinâmica Computacional, com vista à Aplicação no Pré-Sal. 2015. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Schmitz Ongaratto

QUEIROZ, E. M.. Combinação dos Processos de Evaporação Osmótica e Evaporação por Contato Direto para a Concentração de Sucos de Frutas. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Brenno Castrillon Menezes

LIPORACE, F. S.; MARTINS, J. V. B.; JOLY, M.; MAGALHAES, M. V. O.;QUEIROZ, E. M.. Quantitative Methods for Strategic Investment Planning in the Oil-Refining. 2014. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Salvador Avila Filho

QUEIROZ, E. M.. Etiologia das Anormalidades Operacionais na Indústria: Um Modelo para Aprendizagem. 2010. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Alexandre de Moraes Cabral

QUEIROZ, E. M.. Metodologia Híbrida de Solução para Extensão do Problema de Graetz Turbulento. 2006. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto Carlos da Conceição Ribeiro

QUEIROZ, E. M.. Relação entre a Interação Asfalto/Brita e a Resistência Mecânica do Pavimento Asfáltico. 2006. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ronaldo Castro Silva

QUEIROZ, E. M.. A Geração de Estruturas de Asfaltenos a Partir de Dados Analíticos. 2005. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter Barreiro Cravo Júnior

QUEIROZ, E. M.; CAMMAROTA, Magali Christe; AOKI, Idalina Vieira; MAGALHÃES, Álvaro Augusto O; LUTTERBACH, Maria Tereza. Estudo do Efeito de Diferentes Parâmetros na Formação de Biofilmes e no Processo de Biocorrosão. 2004. Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabricio Torres

QUEIROZ, E. M.. Estudo do Fracionamento do Óleo Essencial de Limão (Citrus Limon Burm) por Destilação a Vácuo. 2003. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marisa Fernandes Mendes

ULLER, A. M. C.;PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini; MONTEIRO, J. L. F.;QUEIROZ, E. M.; COELHO, G.; LAGO, R.. Estudo do Processo de Concentração da Vitamina E Presente no Destilado da Desodorização do Óleo de Soja Usando CO2 Supercrítico. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Fernandes da Silva

QUEIROZ, E. MACHLIPORACE, F. S.; SECCHI, A. R.. Otimização do Sistema de Resfriamento de Refinaria de Petróleo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Coelho Lemos

QUEIROZ, E.M.; Sanches, H.L.; LIMA, E. R. A.. Investigação da Mitigação da Deposição no Projeto de Redes de Trocadores de Calor. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Schmitz Ongaratto

QUEIROZ, E. M.. Processos para Concentrar Sucos de Frutas Combinando Evaporação Osmótica e Evaporação por Contato Direto. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alcides Ricardo Gomes de Oliveira

QUEIROZ, E. M.. Uso da Borra do Óleo de Soja para Produção de Biodiesel em Meio Supercrítico e Enzimático na Perspectiva de uma Biorefinaria. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Brenno Castrillon Menezes

QUEIROZ, E. M.. Modelo Matemático para a Análise de Cenários Futuros na Indústria do Petróleo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Ferreira Alfradique

QUEIROZ, E. M.. Cálculo de Equilíbrio de Fases em Alta Pressão Aplicado à Indústria do Petróleo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Alexandre de Moraes Cabral

QUEIROZ, E. M.. Metodologia Híbrida para Solução de Problema Graetz Turbulento. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ronaldo Castro Silva

SEIDL, P. R.;QUEIROZ, E. M.; RAJAGOPAL, K.; COELHO, R. R.; MENEZES, S. M. C.. Modelando Asfaltenos à Partir de Dados Analíticos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilo Freddy Mendoza Morejon

BRUM, N. C. L.; COTTA, R. M.;QUEIROZ, E. M.; ORLANDE, H. R. B.; CRUZ, M. E. C.. Análise da Dinâmica de Ciclos de Refrigeração por Absorção, Amônia-Água. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter Barreiro Cravo Júnior

QUEIROZ, E. M.; GENTIL, V.; SÉRVULO, E. F. C.. Formação de Biofilmes em Ligas de Aço Carbono Contendo Diferentes Concentrações de Cromo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Pereira Fleming e João Victor Miranda de Assis

QUEIROZ, E.M.; Musse, A. P. S.. Monetização e Descarbonização de Gás Natural do Pré-Sal via GTW (Gas-to-Wire), Captura de CO2 e EOR (Enhanced oil recovery): Uma Análise de Engenharia de Sistemas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Estevão Fortes André

QUEIROZ, E.M.; Favero, J. L.. Estudo com Fluidodinâmica Computacional da Influência do Tipo de Fluido e Configuração de Chicanas na Performance de Trocadores de Calor Casco e Tubo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha Stéphany Gusmão Carvalho da Silva

QUEIROZ, E. MACH; SILVA, F. S.; VALLE, R. O.. Estudo sobre a Utilização de Fatores de Incrustação para Projetos de Trocadores de Calor Casco e Tubos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Matheus Carvalho Galvão

QUEIROZ, E. MACH; SALGADO, A. M.; Villardi, H. G. D.. Simulação e Avaliação Econômica da Produção de Biodiesel de Soja via Catálise Heterogênea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique de Azevedo Andrade

YOUNG, A. F.; MINOS, F. C. S. S.;QUEIROZ, E. M.. Produção de Biodiesel de Borra de Óleo de Soja por Etanólise Supercrítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Cesar Christo da Cunha

QUEIROZ, E. M.; Villardi, H. G. D.; Abi-Ramia, N. M.. Integração Energética de uma Unidade Produtora de Biodiesel Via Metanólise Supercrítica Empregabdo Óleo de Fritura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Alves de Souza

QUEIROZ, E. M.. Avaliação da Eficiência da Limpeza de um Trocador de Calor Industrial através de um Modelo Térmico Simplificado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme da Silva Coutinho

QUEIROZ, E. M.. Síntese de Rede de Água em uma Refinaria de Petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Di Domenico Pinto

QUEIROZ, E. M.; Vaz Junior, C.A.; VAZ, J.C.. Avaliação Dinâmica e Controle de Processo Gas-Lift Off-Shore. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline da Costa

QUEIROZ, E. M.. Obtenção dos Coeficientes de Troca Térmica e Análise do Desempenho de um Trocador de Calor de Placas Tipo COMPABLOC Usando CFD. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Coimbra Moreira de Macedo Soares

COSTA, Andre Luiz HemerlyQUEIROZ, E. M.; NICOLAIEWSKY, Elioni M de Aruda. Dispersão Atmosférica de Plumas Multifontes Associadas à Ruptura de Dutos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bianca Erica de Oliveira

QUEIROZ, E. M.; KOSSATZ, Helmut; NUNES, Giovani Cavalcanti. Programação Matemática da Operação de Sistema de Poliduto para Transferência de Derivados de Petróleo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Namar Barbosa de Faria

QUEIROZ, E. M.. Simulação Numérica de um Biorreator Agitado Operando em Perfusão com Filtro de Malha Rotativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabella do Valle Zonno

QUEIROZ, E. M.. Integração da Análise de Risco na Atuação da ANP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Cruz Lavall

QUEIROZ, E. M.; ANTUNES, A. M. S.; SEIDL, P. R.. Influência da Regulamentação do Setor na Produção, Distribuição, Comercialização e Qualidade da Gasolina Brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, EDUARDO MACH; PASSOS, F. B.; MAGRIOTIS, Z. M.; BORGES, L. E. P.. Promoção à Classe E - Prof. Fernando Cunha Peixoto. 2023. Instituto Militar de Engenharia.

QUEIROZ, E. MACH; BRUM, N. C. L.. Concurso Público de Provas e Títulos - E Poli - UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.; Jorge, R.M.M.; Gontarski, C.A.U.; Silva, E.A.; BARRETO JUNIOR, A. G.. Concurso Público de Provas e Títulos - UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

QUEIROZ, E. M.; Knesebeck, A.; Jorge, R.M.M.; Carciofi, B.A.M.; Rolemberg, M.P.. Concurso Público de Provas e Títulos - UFPR. 2014. Universidade Federal do Paraná.

COSTA, Andre Luiz HemerlyQUEIROZ, E. M.; Abreu, C. R. A.. Concurso Público Prof. Adjunto - UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.. Concurso ao Cargo de Professor Doutor - USP. 2012. Universidade de São Paulo.

QUEIROZ, E. M.. Concurso para Docentes do Magistério Superior. 2011. Universidade Federal da Bahia.

Reis, R.A.;QUEIROZ, E. M.; Frederico Wanderley Tavares. Concurso Público Prof. Adjunto - UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.. Concurso Público para Professor Adjunto - UFF. 2009. Universidade Federal Fluminense.

QUEIROZ, E. M.. Concurso Público para Professor Adjunto - UFRRJ. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.. Concurso ao Cargo de Professor Doutor - USP. 2009. Universidade de São Paulo.

QUEIROZ, E. M.. Seleção Pública para Prof. Substituto - EQ/UFRJ. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E.M.ARAÚJO, O. Q. F.; Pessoa Filho, P. A.; Ometo, A. R.; Guerrini, F. M.. Livre Docente do DEQ - PQI, Especialidade "Meio Ambiente". 2020. Universidade de São Paulo.

QUEIROZ, E. M.; DUARTE, M.. Avaliação in loco das Condições de Oferta do Curso de Engenharia Química - Faculdade de Engenharia de Varginha/MG. 1998. Faculade de Engenharia de Varginha.

QUEIROZ, E. M.; SOUZA, S. M. A. G. U.. Avaliação in loco Condições de Oferta do Curso de Engenharia Química na UFMG. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUEIROZ, E. M.; ZEMP, R. J.. Avaliação in loco Condições de Oferta Curso de Engenharia Química na ULBRA. 1998. Universidade Luterana do Brasil.

QUEIROZ, EDUARDO MACH. Prociência 2024 - UERJ. 2024. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, EDUARDO MACH. Prociência 2020 - UERJ. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.. Avaliação na 24 Semana de IC da UERJ. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.; HABERT, A.C.; PEREIRA, N.A.Z.. Avaliação Progressão Horizontal. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIMA, E.L.;QUEIROZ, E. M.; LEITE, S. G. F.. Comissão Avaliação Estágio Probatório. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

QUEIROZ, E. M.. Avaliação Progressão Horizontal. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Paula Ciribeli Gonçalves

Simulação, Otimização, Análise do Ciclo de Vida e Econômica da Produção Contínua de Biodiesel; Início: 2020; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Raquel Galvão

Caracterização de Emulsões via Espectroscopia Acústica; Início: 2019; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Anny Beatriz Cabral de Andrade

Avaliação da Recuperação Avançada de Petróleo com Injeção de Biossurfactante - Pré-Sal Brasileiro; Início: 2018; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, projeto SHELL; (Coorientador);

Anatalísio David Elondo Manuel

Análise de Sustentabilidade da Produção de Bio-GLP por Diferentes Biomassas via Gasseificação e Síntese Direta; 2025; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Thais Tozatto Verissimo Lobo

Redução do Consumo Hídrico usando o Método do Diagrama de Fontes de Água de Resfriamento (DFAR): Estudo de Caso Industrial; 2023; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Pedro Palhano de Oliveira

Redução do Consumo Hídrico usando o Método do Diagrama de Fontes de Águas (DFA): Processos em Batelada; 2022; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Rayssa da Costa Cabral

Minimização do Consumo de Água em usinas Produtoras de Açúcar e Etanol; 2022; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

MARCELO FERREIRA DE SOUZA ALVES

Análise Crítica dos valores de Propriedades Acústicas e Cálculos Derivados: Dispersão de Dados na Literatura e Investigação de Causas; 2021; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Thais Veiga Barreiros

Avaliação Econômica de Biorrefinarias de Soja Utilizando Superestrutura de Processo; 2020; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Carolina Pinton Andrade

Avaliação de Emissões de SOx no Bloco de Enxofre de Refinarias; 2019; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

João Pedro Calciscov Belmonte

Algoritmo Diagrama Fontes de Água na Síntese com Processos Regenerativos em Sistemas Multicomponentees; 2016; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ana Carolina de Lira Quaresma

Redução das Emissões de CO2 no Setor Elétrico Brasileiro Utilizando a Metodologia Diagrama de Fontes de Carbono; 2016; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Flavia Pellegrini Naice

Automatização do Diagrama de Fontes de Água; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

André Ferreira Young

Simulação e Avaliação Econômica da Produção de Biodiesel Etílico em Meio Supercrítico e em Meio Enzimático; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Nathalia Corrêa de Sá

Proposição de Procedimento Híbrido para a Síntese de Redes de Água: Aplicação em Refino de Petróleo; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Tiago Quellhas

Avaliação Energética processos de Produção de Biocombustívies; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Luciano Robassa Guelfi

Integração Energética de uma Unidade de FCC: Retrofit e Aspectos de Processo; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Carolina Neves Nogueira

Integração Energética em uma Unidade de Hidrocraqueamento Catalítico; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Natalia Cristina Barros Cabral

Simulação do Processo de Sequestro de H2S em Poço de Petróleo do Pré-Sal; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Leandro de Carvalho Pacheco

Síntese da Rede de Água e do Sistema de Tratamento Distribuído de Efluentes em Refinarias; 2014; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Eduardo Augusto Henriques Figueiredo

Aplicações do Diagrama de Fontes de Hidrogênio em Refinarias de Petróleo; 2013; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Paula Regina da Silveira Scarlati

Redução do Consumo de Água na Indústria Petroquímica; 2013; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Thiago Paulo Amaral

Integração Energética de Unidades de Destilação e Coqueamento: Estudo de Retrofit e de Aspectos de Processos; 2013; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Flávio Waltz Moreira e Silva

Minimização do Consumo de Água em Plantas de Processo com Integração Energética; 2012; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Procedimento Total Site na Síntese de Redes de Água com Múltiplos Contaminantes; 2011; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Viviane Barbosa Guimarães Tavares

Modelagem, Simulação e Otimização Termo-hidráulica de Redes de Trocadores de Calor; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Eduardo Mach Queiroz;

Joana Lopes Borges

Diagrama de Fontes de Hidrogênio; 2009; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Sara V

Marques; Minimização do Consumo de Água e da Geração de Efluentes Aquosos - Estudos de Casos; 2008; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Rodrigo Pinheiro Santos

Extensão e Automatização do Diagrama de Fontes de Água Usado no Gerenciamento e Redução do Consumo de Água em Plantas Industriais; 2007; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Luiz Omena de Oliveira Filho

Uma Abordagem Matricial para Modelagem e Simulação de Redes de Trocadores de Calor com Aplicações para o Gerenciamento da Deposição; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Mach Queiroz;

Cássia D S Silva

Análise da Dinâmica da Deposição em Permutadores de Calor em Unidade de Destilação Atmosférica e a Vácuo; 2006; 110 f; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Cláudia Ferreira da Silva

Processos de Transporte na Extração de Produtos de Matrizes Sólidas Usando Fluido Supercrítico: Estudo Experimental e Teórico; 2006; 95 f; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ricardo Janechine Stelling

Síntese Combinada de Redes de Equipamentos de Transferência de Massa e de Trocadores de Calor; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Cristina Pontes Bittencourt

Otimização das Condições da Secagem de Fermento Biológico; 2002; 110 f; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Eduardo Mach Queiroz;

Juliana Freitas Santos Gomes

Procedimento para a Minimização de Efluentes Aquosos; 2002; 230 f; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Alexandre Jaime Mello Vieira

Síntese e Projeto de Redes de Trocadores de Calor com Considerações Fluidodinâmicas; 1998; 130 f; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Fábio dos Santos Liporace

Síntese de Redes de Trocadores de Calor Afastadas do Ponto de Estrangulamento Energético; 1996; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Sergio Gregorio de Oliveira

A Influência do Projeto na Síntese de Redes de Trocadores de Calor; 1995; 120 f; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

KEYNES INES MARINHO ROBERT

Síntese de Redes Incorporando o Projeto Preliminar de Trocadores de Calor; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ana Carolina de Lira Quaresma

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO HEURÍSTICO PARA SÍNTESE E AVALIACÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÁO DISTRIBUIDA DE ENERGIA: DIAGRAMA DE FONTES; 2024; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Andressa Nakao

Deposição em Trocadores de Calor - Modelos e Impactos no Projeto de Trocadores de Calor; 2017; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Flavio da Silva Francisco

Aperfeiçoamento e Extensão do Diagrama de Fontes Visando a Sustentabilidade; 2017; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ana Carolina de Lira Quaresma

Diagrama de Fontes de Carbono - Sistemas Híbridos; 2017; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Raimundo Marcelino da Silva Neto

Inovação Tecnológica para o Aproveitamento do Melão Amarelo como Suco Base Clarificado Desaromatizado e Concentrado; 2016; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Desenvolvimento de Novos Algoritmos Acoplados ao Diagrama de fontes de Água: Abordagem Híbrida e Decomposição em Blocos; 2016; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Bernadete E

P; C; Delgado; Síntese de Sistemas de Regeneração e Tratamento Final de Efluentes; 2008; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Fábio Takeshi Mizutani

Síntese de Redes de Trocadores de Calor com o Projeto Detalhado das Unidades via Programação Matemática; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Sergio Gregorio de Oliveira

Síntese de Redes de Trocadores de Calor com Considerações de Controle; 2001; 188 f; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Fábio dos Santos Liporace

Síntese de Redes de Trocadores de Calor: Proposta de um Procedimento Automático e Estudo da Influência da Presença de Misturas que Mudam de Fase; 2000; 190 f; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

GABRIEL ELMOR FILHO

Metodologia Analítica de Solução para Extensão do Problema de Graetz com Condução Axial no Fluido Sujeito aos Três Principais Tipos de Condição de Contorno; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ronald de Souza Paiva

Avaliação de Torre de Destilação Debutanizadora; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Renan Cardoso Ansede

Sistema de Aquecimento de Água Potável em Unidades Offshore de Produção de Petróleo e Gás Natural - Estudo Preliminar; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Mateus Marques Barbio

Projeto Ótimo de Trocadores de Calor de Placas Soldadas Assumindo Propriedades Variáveis com a Temperatura; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Amanda Paula da rosa Paiva e Lorenzo Theodoro Borges

Aplicação de Metodologia Heurística para Otimização de Redes de Hidrogênio em Refinarias de Petróleo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Guilherme de Magalhães Sales

Refervedores do tipo Kettle - Uma nova abordagem de projeto; Set-Trimming; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Thais Veiga Barreiros

Avaliação Econômica da Agregação de Valor na Produção de Biodiesel de Soja; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Pedro Palhano de Oliveira

Redução do Consumo Hídrico através da Metodologia de Fontes de Água (DFA): Aplicações em Processos Batelada; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Luiza Costa Zambrano

Produção de Petroquímicos Integrada ao Processo de Refino de Petróleo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Vanessa Pimental Lages

Geração de Cenários de Tratamento Distribuído de Efluentes Usando o Diagrama de Fontes de Efluentes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Camila Ferreira Chaves Mattos

Procedimento de Síntese de Sistemas de Tratamento de Efluentes Aquosos de Refinarias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Felipe Reiner Harkovsky

Emprego do Diagrama de Fontes de Hidrogênio na Análise de Redes em Refinarias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Nathalia Corrêa de Sá

Uso Integrado de Programação Matemática e Métodos Algoritmicos para a Minimização do Consumo de Água e da Geração de Efluentes em Refinarias de Petróleo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

André Ferreira Young

Comparação de Rotas Consolidadas para a Produção de Biodiesel a Partir dos Óleos de Soja e de Dendê Via Catálise Homogênea Alcalina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Rafael Guinancio

Influência da Mudança de Fase na Estimação de Parâmetros Térmicos e Hidráulicos em Escoamentos com Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento de Petróleo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Tiago Jorge Sá da Silva dos Santos Quelhas

Otimização Energética na Produção de Biodiesel; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Diego de Souza da Silva

Estudo da Influência do Espaçamento e do Corte de Chicanas Segmentadas Simples no Desempenho de Trocadores de Calor Casco e Tubos Empregando CFD; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Hugo Gomes D

Villardo e Rafael Tini Cardoso S; Ribeiro; Estudo Técnico-Econômico de um Sistema Sustentável de Coleta Solar e Captação de Águas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Cauê Torres de O

Guedes Costa; Análise Exergética em Colunas de Destilação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Claudia de Carvalho Magalhães

Minimização de Efluentes Aquosos em Refinarias Usando o Diagrama de Fontes de Água - Análise da Utilização de Processos de Regeneração; 2005; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Eloy Correa Widal

Integração Energética em Processos Químicos - Análise da Utilização de Trocadores de Placas; 2004; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Bernardo Folly Andrade

Análise da Seção de Reação de uma Unidade Industrial para a Produção de Anidrido Ftálico; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Ana Paula P Crisostomo

Projeto de um trocador de calor para a recuperação de propileno e hidrogênio em uma planta de produção de polipropileno; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Renata Gerszt

Minimização de Efluentes Aquosos na Indústria de Refino e Processamento de Gás Natural através da Engenharia de Processos; 2002; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Rafael Tini Cardoso Savattone Ribeiro

Sintese de redes de trocadores de calor usando o AtHENS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Bernardo Krause Figueiredo

Software para análise de redes de equipamentos que consomem água; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Mach Queiroz;

Produções bibliográficas

  • BAGAJEWICZ, MIGUEL J. ; NAHES, ANDRE L. M. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; OLIVA, DIEGO G. ; FRANCESCONI, JAVIER A. ; COSTA, ANDRÉ L. H. . Globally optimal basic design of multiple-unit heat exchangers. AICHE JOURNAL , v. 2025, p. 1-18, 2025.

  • ANDRADE, ANNY ; MEHL, ANA ; MACH, EDUARDO ; COUTO, PAULO ; MANSUR, CLAUDIA REGINA ELIAS . Application of biosurfactants in enhanced oil recovery ex-situ: a review. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY , v. 1, p. 1-23, 2024.

  • DE LIRA QUARESMA, ANA CAROLINA ; Francisco, Flávio S. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Hybrid System Sources Diagram for Designing Off-grid Distributed Energy Systems. Process Integration And Optimization For Sustainability , v. 1, p. 143740, 2023.

  • SANTOS, DAVID C. ; GONÇALVES, ISAQUE S. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; MEHL, ANA ; COUTO, PAULO . Prediction of speed of sound in compressed hydrocarbon and CO2 mixtures: theory comparison. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING , v. 40, p. 1183-1195, 2023.

  • Francisco, Flávio S. ; BAVAR, MOSTAFA ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; ASGHARNEJAD, HASHEM ; SARRAFZADEH, MOHAMMAD-HOSSEIN . Developing Water Source Diagram method for effective utilization of regeneration unit in water networks: Multiple-contaminant problems. JOURNAL OF WATER PROCESS ENGINEERING , v. 47, p. 102758, 2022.

  • DE LIRA QUARESMA, ANA CAROLINA ; Francisco, Flávio S. ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Source diagram: A new approach for hybrid power systems design. SUSTAINABLE ENERGY TECHNOLOGIES AND ASSESSMENTS AN INTERNATIONAL JOURNAL , v. 47, p. 101429, 2021.

  • SALES, GUILHERME DE M. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; NAHES, ANDRÉ L.M. ; BAGAJEWICZ, MIGUEL J. ; COSTA, ANDRÉ L.H. . Globally optimal design of kettle vaporizers. Thermal Science and Engineering Progress , v. 25, p. 100962, 2021.

  • CALIXTO, E. E. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; Mirre, R.C. ; Francisco, Flávio S. ; QUEIROZ, E. MACH . Water Sources Diagram and Its Applications. PROCESSES , v. 8, p. 1, 2020.

  • BARREIROS, THAÍS ; Young, André ; CAVALCANTE, RAQUEL ; QUEIROZ, EDUARDO . Impact of biodiesel production on a soybean biorefinery. RENEWABLE ENERGY , v. 159, p. 1066-1083, 2020.

  • FRANCISCO, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Cooling Water Sources Diagram. APPLIED THERMAL ENGINEERING , v. 185, p. 116329, 2020.

  • DE LIRA QUARESMA, ANA CAROLINA ; Francisco, Flávio S. ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Carbon Emission Reduction in the Brazilian Electricity Sector using Carbon Sources Diagram. ENERGY , v. 159, p. 134-150, 2018.

  • NAKAO, ANDRESSA ; VALDMAN, ANDREA ; COSTA, André Luiz Hemerly ; BAGAJEWICZ, MIGUEL J. ; QUEIROZ, EDUARDO MACH . INCORPORATING FOULING MODELING INTO SHELL-AND-TUBE HEAT EXCHANGER DESIGN. INDUSTRIAL & ENGINEERING CHEMISTRY RESEARCH , v. 56, p. 4377-4385, 2017.

  • NAKAO, A. ; QUEIROZ, E.M. . EFFECTS OF FOULING AND OPERATIONAL CONDITIONS IN PRE-HEAT TRAIN HEAT EXCHANGERS DESIGN. BRAZILIAN JOURNAL OF PETROLEUM AND GAS , v. 11, p. 79-89, 2017.

  • Francisco, Flávio S. ; MIRRE, REINALDO C. ; Calixto, Ewerton E.S. ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Water sources diagram method in systems with multiple contaminants in fixed flowrate and fixed load processes. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 172, p. 3186-3200, 2017.

  • ASSIS, BRUNA C. G. ; LEMOS, JULIA C. ; LIPORACE, FÁBIO S. ; OLIVEIRA, SÉRGIO G. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; COSTA, ANDRÉ L. H. . Dynamic Optimization of the Flow Rate Distribution in Heat Exchanger Networks for Fouling Mitigation. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 54, p. 6497-6507, 2015.

  • YOUNG, A. F. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E.M . Comparison between Biodiesel Production from Soybean Oil and Palm Oil with Ethanol: De sign and Economic Evaluation. CHEMICAL ENGINEERING TRANSACTIONS , v. 43, p. 325-330, 2015.

  • CALIXTO, E. E. S. ; QUARESMA, A. ; QUEIROZ, E.M. ; PESSOA, F. L. P. . Water Sources Diagram in Multiple Contaminant Industrial Case Studies: Adoption of a Decomposition Approach. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 54, p. 10040-10053, 2015.

  • FRANCISCO, F. S. ; BAGAJEWICZ, M. J. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E.M. . Extension of the Water Sources Diagram Method to Systems with Simultaneous Fixed Flowrate and Fixed Load Processes. Chemical Engineering Research & Design , v. 104, p. 752-772, 2015.

  • FRANCISCO, F. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Carbon Sources Diagram - A Tool for Carbon-Constrained Energy Sector Planning. CHEMICAL ENGINEERING TRANSACTIONS , v. 39, p. 1495-1500, 2014.

  • FRANCISCO, F. S. ; MIRRE, R. C. ; CALIXTO, E. E. S. ; PESSOA, F. L. P. ; E.M QUEIROZ . Management of Water Consumption in Pulp and Paper Industry - A Case Study using Water Sources Diagram. CHEMICAL ENGINEERING TRANSACTIONS , v. 39, p. 1255-1260, 2014.

  • LEMOS, JULIA COELHO ; ASSIS, BRUNA CARLA GONÇALVES ; COSTA, André Luiz Hemerly ; QUEIROZ, EDUARDO MACH ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, FÁBIO DOS SANTOS ; OLIVEIRA, SÉERGIO GREGÓRIO DE . A Sliding Mixed-Integer Linear Programming Approach for the Optimization of the Cleaning Schedule of Crude Preheat Trains. Heat Transfer Engineering , v. 36, p. 642-651, 2014.

  • GONCALVES, C. O. ; QUEIROZ, EDUARDO MACH ; PESSOA, F. L. P. ; LIPORACE, F. DOS S. ; OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, A. L. H. . Heuristic optimization of the cleaning schedule of crude preheat trains. Applied Thermal Engineering , v. 73, p. 1-12, 2014.

  • COSTA, Andre Luiz Hemerly ; TAVARES, V. B. G. ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Parameter Estimation of Fouling Models in Crude Preheat Trains. Heat Transfer Engineering , v. 34, p. 683-691, 2013.

  • ASSIS, B. C. G. ; LEMOS, J. C. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, A. L. H. . Optimal allocation of cleanings in heat exchanger networks. Applied Thermal Engineering , v. 58, p. 605-614, 2013.

  • ASSIS, B. C. G. ; GONCALVES, C. O. ; Borges, J.L. ; TAVARES, V. B. G. ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; QUEIROZ, E. MACH ; PESSOA, F. L. P. ; COSTA, A. L. H. . Constrained thermohydraulic optimization of the flow rate distribution in crude preheat trains. Chemical Engineering Research & Design , v. 91, p. 1517-1526, 2013.

  • GOMES, JULIANA F. S. ; MIRRE, REINALDO C. ; DELGADO, BERNADETE E. P. C. ; QUEIROZ, EDUARDO M. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Water Sources Diagram in Multiple Contaminant Processes: Maximum Reuse. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 52, p. 1667-1677, 2013.

  • Borges, J.L. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . HYDROGEN SOURCE DIAGRAM: A PROCEDURE FOR MINIMIZATION OF HYDROGEN DEMAND IN PETROLEUM REFINERIES. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 51, p. 12877-12885, 2012.

  • TAVARES, V. B. G. ; COSTA, André Hermerly ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Analysis of an Operational Optimisation Procedure of Refinery Crude Pre-heat Trains for Fouling Management. Hydrocarbon World (Print) , v. 5, p. 17-19, 2010.

  • TAVARES, Viviane Barbosa Guimarães ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, André Luiz Hemerly . Thermohydraulic Simulation of Heat Exchanger Networks. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 49, p. 4756-4765, 2010.

  • NOBRE, Beatriz P ; MENDES, Rui L ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; COELHO, José A P ; PALAVRA, A. M. F. . Calculation of Solubilities for Systems Containing Multiple Non-Volatile Solutes and Supercritical Carbon Dioxide. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 48, p. 1551-1555, 2009.

  • DELGADO, Bernadete ; Mirre, R.C. ; SANTOS, R. P. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Industrial Water/Wastewater Reuse using Water Sources Diagram (WSD): A Single Contaminant. Revista de Ciência & Tecnologia , v. 16, p. 85-97, 2009.

  • COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, E. M. . An extension of the problem table algorithm for multiple utilities targeting. Energy Conversion and Management , v. 50, p. 1124-1128, 2009.

  • OLIVEIRA FILHO, Luiz Omena de ; LIPORACE, Fabio dos Santos ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, André Luiz Hemerly . Investigation of an alternative operating procedure for fouling management. Applied Thermal Engineering , v. 29, p. 3073-3080, 2009.

  • SIQUEIRA CAMPOS, C. E. P. ; Marques, S. V. ; Pessoa, F. Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . Water Source Diagram ? An Heuristic Algorithmic Methodology for Reduction of Water Comsumption. Computer-Aided Chemical Engineering , v. 27, p. 1149-1154, 2009.

  • COSTA, C. T. O. G. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . A Software for the Calculation of the Exergetic Efficiency in Distillation Columns. Computer-Aided Chemical Engineering , v. 27, p. 1005-1010, 2009.

  • CARVALHO, R. B. S. ; CORDEIRO, A. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . APPLICATION OF WATER SOURCE DIAGRAM FOR MULTIPLE SOURCES AND MULTIPLE CONTAMINANTS PROCESSES. Computer-Aided Chemical Engineering , v. 27, p. 453-458, 2009.

  • Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly . FOULING MANAGEMENT IN CRUDE OIL PREHEAT TRAINS THROUGH STREAM SPLIT OPTIMIZATION. Computer-Aided Chemical Engineering , v. 27, p. 1587-1592, 2009.

  • TAVARES, V. B. G. ; COSTA, André Hermerly ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Thermohydraulic Simulation of Heat Exchanger Networks Subjected to Fouling. Computer-Aided Chemical Engineering , v. 27, p. 591-596, 2009.

  • SILVA, Cláudia Ferreira da ; MENDES, Marisa Fernandes ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . Supercritical Carbon Dioxide Extraction of Macadamia (Macadamia integrifolia) Nut Oil: Experiments and Modeling. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , v. 25, p. 1-8, 2008.

  • COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, E. M. . Design Optimization of Shell-and-Tube Heat Exchangers. Applied Thermal Engineering , v. 28, p. 1798-1805, 2008.

  • MIRRE, R. C. ; Borges, J.L. ; Santos, J.P.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Análise de redes de distribuição de hidrogênio em refinarias através da integração de processos. Petro & Química , v. 306, p. 56-63, 2008.

  • HIGA, C. M. ; DELGADO, B. E. P. C. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Minimização do consumo de água: o caso de uma refinaria de petróleo. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 8, p. 34-47, 2008.

  • GOMES, J. F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Design Procedure for Water/Wastewater Minimization: Single Contaminant. Journal of Cleaner Production , v. 15, p. 474-485, 2007.

  • Oliveira Filho, L.O. ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly . A matrix approach for steady-state simulation of heat exchanger networks. Applied Thermal Engineering , v. 27, p. 2385-2393, 2007.

  • Oliveira Filho, L.O. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, E. M. ; LIPORACE, F. S. . Simulação de Baterias de Trocadores de Calor de Pré-Aquecimento de Óleo Cru em Unidades de Destilação Atmosférica. Petro & Química , v. 300, p. 70-74, 2007.

  • NOBRE, Beatriz P ; MENDES, Rui L ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; COELHO, J. P. ; PALAVRA, A. M. F. . Supercritical Carbon Dioxide Extraction of Pigments from Bixa orellana Seeds (Experiments and Modeling). Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , São Paulo, v. 23, n.2, p. 153-162, 2006.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. . MINIMIZAÇÃO DE EFLUENTES EM PLANTAS INDUSTRIAIS ATRVÉS DO ALGORITMO DIAGRAMA DE FONTES DE ÁGUA. Revista Brasileira de Engenharia Química , v. 21, p. 21-29, 2005.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . Heat Exchanger Network Synthesis Considering Changing Phase Streams. Engenharia Térmica , DEM/UFPR, v. 3, n.2, p. 87-95, 2004.

  • SOUZA NETO, J. N. ; PACHECO FILHO, J. G. ; SACRAMENTO, L. A. ; KALID, R. A. ; MAGALHÃES, S. L. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Aplicação de Integração Energética para Retrofit de uma Planta Petroquímica Existente. Revista Petro Química, Brasil, v. 262, p. 87-91, 2004.

  • MIZUTANI, F. T. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; HAUAN, S. ; GROSSMANN, I. E. . Mathematical Programming Model for Heat-Exchanger Network Synthesis Including Detailed Heat-Exchanger Designs. 1. Shell-and-Tube Heat-Exchanger Design. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 42, n.17, p. 4009-4018, 2003.

  • MIZUTANI, F. T. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; HAUAN, S. ; GROSSMANN, I. E. . Mathematical Programming Model for Heat-Exchanger Network Synthesis Including Detailed Heat-Exchanger Designs. 2. Network Synthesis. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 42, n.17, p. 4019-4027, 2003.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . An Alternative Procedure to Retrofit an Industrial Plant. A Case Study.. Latin American Applied Research , v. 32, p. 161-170, 2002.

  • CASTIER, M. ; QUEIROZ, E. M. . Energy Targeting in Heat Exchanger Network Synthesis Using Rigorous Physical Property Calculations. Industrial & Engineering Chemistry Research , v. 41, p. 1511-1515, 2002.

  • NOBRE, Beatriz P ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; COELHO, José A P ; PALAVRA, Antônio F ; MENDES, Rui L . Solubility of Bixin and Bixin/Beta-Carotene Mixtures in Supercritical Carbon Dioxide. Chemical Engineering Transactions, Italy, v. 2, p. 391-396, 2002.

  • OLIVEIRA, S. G. ; LIPORACE, F. S. ; ARAÚJO, O. Q. F. ; QUEIROZ, E. M. . The importance of control considerations for heat exchanger network synthesis: a case study. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , São Paulo, v. 18, n.2, p. 195-210, 2001.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . AtHENS (Automatic Heat Exchanger Network Synthesis) Performance. Latin American Applied Research , v. 31, p. 383-390, 2001.

  • SILVA TELLES, A ; QUEIROZ, E.M ; FILHO, G.ELMÔR . Solutions of the extended Graetz problem. International Journal of Heat and Mass Transfer , v. 44, p. 471-483, 2001.

  • VIEIRA, A. J. M. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Fluid dynamical considerations on heat exchanger networks. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , Brasil, v. 17, n.1, p. 1, 2000.

  • QUEIROZ, E. M. ; TELLES, A. S. ; ELMOR FILHO, G. . Analytical Solution of the Extended Graetz Problem with Axial Conduction and Convective Boundary Conditions. Hybrid Methods In Engineering, Estados Unidos, v. 2, n.2, p. 1-10, 2000.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . The influence of heat exchanger design on the synthesis of heat exchanger networks. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , São Paulo/SP, v. 17, n.04-07, p. 735-750, 2000.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . AUTOMATIC EVOLUTION OF HEAT EXCHANGER NETWORKS WITH SIMULTANEOUS HEAT EXCHANGER DESIGN. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso) , São Paulo, v. 16, n.01, p. 25-40, 1999.

  • ELMOR FILHO, G. ; QUEIROZ, E. M. ; TELLES, A. S. . A New Solution of the Extended Graetz Problem with Axial Conduction and Variable Wall Temperature. Hybrid Methods In Engineering, v. 1, p. 389-400, 1999.

  • LIPORACE, F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Generación de Redes de Intercambiadores de Calor que Involucran Corrientes Alejadas del PE. Información Tecnológica, La Serena/Chile, v. 8, n.6, p. 187-196, 1997.

  • QUEIROZ, E. M. ; HACKENBERG, C. M. . Evaporadores por Contato Direto - Efeito da Temperatura e Concentração do Gás Borbulhado. Revista Brasileira de Engenharia Caderno de Engenharia Química, Rio de Janeiro, v. 9, n.2, p. 57-71, 1992.

  • COUTO, H. S. ; CARVALHO JR, J. A. ; QUEIROZ, E. M. . Analysis of self-aspirating combustion systems. Energy (Oxford) , Estados Unidos, v. 15, n.2, p. 105-111, 1990.

  • QUEIROZ, E. M. ; HACKENBERG, C. M. . Sobre a Eficiência de Aletas Retangulares Condutiva-Convectiva-Radiantes.. Latin American Journal Of Heat And Mass Transfer, Argentina, v. 7, p. 233-252, 1983.

  • FRANCISCO, F. S. ; QUEIROZ, E.M. ; PESSOA, F. L. P. . Diagrama de Fontes - Ferramenta para Buscar a Sustentabilidade. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. v. 1. 326p .

  • YOUNG, A. F. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Tecnologias de Produção de Biodiesel - Produção em meio supercrítico e em meio enzimático.. 1. ed. Saarbrüken: Novas ediçoes Acadêmicas, 2015. v. 1. 210p .

  • Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Minimização do Uso de Hidrogênio na Indústria de Petróleo. 1. ed. Rio de Janeiro: PUBLIT Soluções Editorias, 2010. v. 1. 207p .

  • Calixto, Ewerton E.S. ; Pessoa, Fernando L.P. ; Bonfim, André L.C. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . A New Technology to Optimize the Use of H2S Scavengers in the Crude Oil Production. In: Zdravko Kravanja; Milos Bogataj. (Org.). Computer Aided Chemical Engineering. 1ed.Cambridge: Elsevier, 2016, v. 38 B, p. 1995-2000.

  • Young, André ; Pessoa, Fernando ; QUEIROZ, EDUARDO . Hydrogen Sulphide Scavenging Simulation in HYSYS. Computer Aided Chemical Engineering. 1ed.Cambridge: Elsevier, 2016, v. 38 A, p. 97-102.

  • Calixto, Ewerton E.S. ; Francisco, Flávio S. ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . A Novel Approach to Predict Violations and to Define the Reference Contaminant and Operation in Water Using Networks. In: K. V. Gernaey; J. K. Huusom; Rafiqul Gani. (Org.). Computer Aided Chemical Engineering. 1ed.Cambridge: Elsevier, 2015, v. 37, p. 1901-1906.

  • Young, André F. ; Pessoa, Fernando L.P. ; QUEIROZ, EDUARDO M. . Design and Economic Evaluation of Alternatives to Effluents Treatment on Biodiesel Production from Soybean Oil and Palm Oil. In: K. V. Gernaey; J. K. Huusom; Rafiqul Gani. (Org.). Computer Aided Chemical Engineering. 1ed.Cambridge: Elsevier, 2015, v. 37, p. 1067-1072.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MENDES, Marisa Fernandes ; QUEIROZ, E. M. ; MELO, Sílvio A B Vieira de . Extraction and Distillation. In: Hui, Y.H.; Chen, F.; Nollet, L.M.L.. (Org.). Handbook of Fruit and Vegetable Flavors. 1ed.New Jersey: John Wiley & Sons, 2010, v. 1, p. 195-210.

  • SOUZA NETO, J. N. ; PACHECO FILHO, J. G. ; SACRAMENTO, L. A. ; KALID, R. A. ; MAGALHÃES, S. L. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Metodologia para Aquisição e Validação de Dados Operacionais na Aplicação da Tecnologia Pinch em Planta de Polietileno. In: Asher Kiperstok. (Org.). Prata da Casa - Construindo Produção Limpa na Bahia. 1ed.Salvador: TECLIM/UFBA, 2008, v. 1, p. 193-200.

  • SOUZA NETO, J. N. ; PACHECO FILHO, J. G. ; SACRAMENTO, L. A. ; KALID, R. A. ; MAGALHÃES, S. L. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Aplicação de Integração Energética para Retrofit de uma Planta Petroquímica Existente. In: Asher Kiperstok. (Org.). Prata da Casa - Construindo Produção Limpa na Bahia. 1ed.Salvador: TECLIM/UFBA, 2008, v. 1, p. 201-206.

  • MENDES, Marisa Fernandes ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MELO, Sílvio A B Vieira de ; QUEIROZ, E. M. . Extraction Modes. In: Y. H. Hui. (Org.). Handbook of Food Products Manufacturing. 1ed.New Jersey: John Wiley & Sons, 2007, v. 1, p. 147-156.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MENDES, Marisa Fernandes ; QUEIROZ, E. M. ; MELO, Sílvio A B Vieira de ; Nelson, D.L. . Distillation and Drying. In: Y. H. Hui. (Org.). Handbook of Food Products Manufacturing. 1ed.New Jersey: John Wiley & Sons, 2007, v. 1, p. 157-168.

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Integração de Processos: Uma Ferramenta para Minimizar o Consumo Energético e o Impacto Ambiental. In: Melo Jr., P.A.. (Org.). Fronteiras da Engenharia Química I. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2005, v. , p. 213-251.

  • QUEIROZ, E. M. ; HACKENBEERG, C. M. . On the Transient Heat and Mass Transfer Modeling of Direct Contact Evaporators. In: PADET,J. e ARMÇ,F.. (Org.). Internacional Symposium on TRANSIENT CONVECTIVE HEAT TRANSFER. New York: Begell House, Inc., 1997, v. , p. 179-189.

  • QUEIROZ, E. M. . Engenharia Química da UFRJ implanta importante reforma curricular. Revista Brasileira de Engenharia Química, São Paulo, , v. 20(2), p. 16 - 17.

  • Cabral, R.C. ; FRANCISCO, F. S. ; QUEIROZ, E.M. . Aplicação do Diagrama de Fontes de Água em Usinas Produtoras de Açúcar e Etanol. In: Rio Oil&Gas - 2022, 2022, Rio de Janeiro. Rio Oil&Gas 2022: Mesas Técnicas Digitais. Rio de Janeiro: IBP, 2022. v. 1. p. 1-11.

  • Cabral, R.C. ; FRANCISCO, F. S. ; QUEIROZ, E.M. . Minimização da Captação de Água e da Gedração de Efluentes Industriais em uma Refinaria de Petróleo Aplicando o Diagrama de Fontes de Água. In: Rio Oil&Gas 2022, 2022, Rio de Janeiro. Rio Oil&Gas: Mesas Técnicas Digitais. Rio de Janeiro: IBP, 2022. p. 1-12.

  • Lobo, T.T.V. ; QUEIROZ, E.M. ; FRANCISCO, F. S. . Desenvolvimento, Automatização e Validação do Diagrama de Fontes de Água de Resfriamento. In: 11 PDpetro, 2022, Belém. Anais do 11 PDPetro. Natal: ABPG, 2022. p. 1-8.

  • Oliveira, P.P. ; FRANCISCO, F. S. ; QUEIROZ, E.M. . Redução do Consumo Hídrico Através da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água (DFA): Aplicação nos Processos em Batelada. In: 23 COBEQ, 2021, Gramado. Anais 23 COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2021. v. 1. p. 143740.

  • SOUZA, A. ; MELO, A. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, E.M. ; ASSIS, B. C. G. ; OLIVEIRA, SÉRGIO G. ; LIPORACE, FÁBIO S. . Otimização da Seleção dos Trocadores para Limpeza Utilizando o Método Simulated Annealing. In: COBEQ 2018, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 1. p. 4319-4322.

  • SILVA NETO, R. M. ; DORNIER, M. ; LEBRUN, M. ; SERVENT, A. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Alterações Ocasionadas pela Temperatura e Pressão nas Principais Caracterpisticas Físico-Químicas e no Perfil Aromático do Suco de Melão Clarificado e Concentrado. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI COBEQ, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • NAKAO, A. ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, A. L. H. . Desenvolvimento de uma Metodologia para o Projeto de Trocadores de Calor Incluindo o Caráter Dinâmico da Deposição. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais XXI COBEQ, 2016. v. 1. p. #39740.

  • GUELFI, L. R. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Retrofit de uma Unidade de FCC. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais XXI COBEQ, 2016. v. 1. p. #40647.

  • NOGUEIRA, C. N. ; QUEIROZ, E. M. . Integração Energética em uma Unidade de Hidrocraqueamento Catalítico. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais XXI COBEQ, 2016. v. 1. p. #41406.

  • ZAMBRANO, L. C. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E.M . Otimização de uma Refinaria para Suprir a Produção Total de Derivados Brasileiros a Partir de Correntes de Óleos Nacionais. In: 8 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2015, Curitiba. Anais 8 PDPetro. Natal: ABPG, 2015. p. 1-8.

  • SA, N. C. ; PESSOA, F. L. P. ; E.M QUEIROZ . Método Matemático para a Síntese e Otimização de Redes de Água em Refinarias. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do XX COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2014. p. 1-8.

  • YOUNG, A. F. ; PESSOA, F. L. P. ; E.M QUEIROZ . Comparação de Rotas Consolidadas para a Produção de Biodiesel a Partir dos Óleos de Soja e de Dendê via Catálise Homogênea Alcalina. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais XX COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2014. p. 1-8.

  • FRANCISCO, F. S. ; FERNANDES, G. L. ; E.M QUEIROZ ; PESSOA, F. L. P. . Diagrama de Fontes de Carbono - Uma Nova Ferramenta para o Planejamento Energético. In: XX Congresso Brasileiro de Engeharia Química, 2014, Florianópolis. Anais XX COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2014. p. 1-8.

  • LEMOS, J. C. ; E.M QUEIROZ ; COSTA, A. L. H. . Otimização da Programação das Limpezas em uma Bateria de Pré-Aquecimento Considerando a Variação da Taxa de Deposição em Função da Temperatura. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais XX COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2014. p. 1-8.

  • GONCALVES, C. O. ; E.M QUEIROZ ; PESSOA, F. L. P. ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, A. L. H. . Otimização da Limpeza de Redes de Trocadores de Calor Empregando os Algoritmos Genéticos. In: XX Congreso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais XX COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2014. p. 1-8.

  • MIRRE, R. C. ; FRANCISCO, F. S. ; CALIXTO, E. E. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. MACH . MINEA, Software para a Minimização do Consumo de Água em Processos Químicos com Base no Diagrama de Fontes de Água (DFA). In: 11 Congreso Interamericano de Computacion Aplicada a la Industria de Processos, 2013, Lima. Anais CAIP 2013. Lima: Potifícia Universidad Catolica del Peru, 2013. v. 1. p. T191.

  • FRANCISCO, F. S. ; MELLO, F. C. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. MACH . Gerenciamento do Consumo de Águas em Refinarias - Um Estudo de Caso Utilizando o Diagrama de Fontes de Água. In: 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2013, Aracaju. Anais PDPetro 2013. Natal: Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás, 2013. v. 1. p. 01.

  • NAKAO, A. ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. MACH ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, A. L. H. . Estimação de Parâmetros de Modelos Semiempíricos de Deposição Aplicados em Baterias de Preaquecimento em Refinarias de Petróleo. In: 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2013, Aracaju. Anais PDPetro 2013. Natal: Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás, 2013. v. 1. p. 01.

  • ESCH, L. G. ; QUEIROZ, E. MACH ; COSTA, A. L. H. . Estudo Exploratório da Otimização da Programação das paradas em Baterias de Preaquecimento de Petróleo em Unidades de Destilação Atmosférica. In: 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2013, Aracaju. Anais PDPetro 2013. Natal: Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás, 2013. v. 1. p. 01.

  • LEMOS, J. C. ; ASSIS, B. C. G. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, EDUARDO MACH ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . A Sliding Mixed-Interger Linear Programming Approach for the Optimization of the Cleaning Schedule of Crude Preheat Trainss. In: Heat Exchanger Fouling and Cleaning X - 2013, 2013, Budapeste/Hungria. Proceedings of 10th International Conference on Heat Exchanger Fouling and Cleaning - 2013, 2013. p. 42-49.

  • ASSIS, B. C. G. ; GONCALVES, C. O. ; Borges, J.L. ; TAVARES, Viviane Barbosa Guimarães ; LIPORACE, FÁBIO DOS SANTOS ; OLIVEIRA, SÉRGIO G. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; COSTA, A. L. H. . Constrained Thermohydraulic Optimization of the Flow Rate Distribution in Crude Preheat Trains. In: 22nd European Symposium on Computer Aided Process Engineering, 2012, Londres. Proceedings 22nd ESCAPE, 2012. p. 1-6.

  • TAVARES, V. B. G. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MATTOS, K. B. ; COSTA, André Hermerly ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Hydraulic Investigation of Fouling in a Crude Preheat Train. In: 21th Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal/RN. Proceedings of COBEM 2011, 2011. v. 1. p. 1-9.

  • COSTA, Andre Luiz Hemerly ; TAVARES, V. B. G. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. ; Borges, J.L. . Analysis of the Environmental and Economic Impact of Fouling in Crude Preheat Trains for Petroleum Distillation. In: International Conference on Heat Exchanger Fouling and Cleaning, 2011, Crete Island - Greece. Proceedings of International Conference on Heat Exchanger Fouling and Cleaning, 2011. p. 47-49.

  • COSTA, André Hermerly ; TAVARES, V. B. G. ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Parameter Estimation of Fouling Models in Crude Preheat Trains. In: International Conference on Heat Exchanger Fouling and Cleaning, 2011, Crete Island/Greece. Proceedings of International Conference on Heat Exchanger Fouling and Cleaning, 2011. p. 39-45.

  • QUEIROZ, E. M. ; Borges, J.L. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; TAVARES, V. B. G. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Thermohydraulic Optimization of Crude Preheat Trains. In: 7th European Congress of Chemical Engineering, 2010, Praga. ECCE 7 anda CHISA 2010 - CD-ROM of Full Texts. Praga: Czech Society of Chemical Engineering, 2010. p. 1-12.

  • HERNANDEZ, D. P. S. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; QUEIROZ, E. M. . Simulação de Trocadores de Calor Sujeitos à Deposição. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2010. p. 5657-5665.

  • TAVARES, V. B. G. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Simulação Termohidráulica de Baterias de Pré-aquecimento Sujeitas à Deposição. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2010. p. 464-473.

  • Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; TAVARES, V. B. G. ; COSTA, André Luiz Hemerly ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Thermohydraulic Analysis of Heat Exchanger Cleaning. In: 2nd International Conference on Engineering Optimization, 2010, Lisboa/Portugal. Proceedings of EngOpt2010. Lisboa, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • Borges, J.L. ; TAVARES, V. B. G. ; COSTA, A. L. H. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Simulação e Otimização das Paradas para Limpeza de trocadores de calor Críticos de uma Planta Industrial. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2009, Fortaleza. Anais V PDPetro. Natal: Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás - ABPG, 2009.

  • Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Diagrama de Fontes de Hidrogênio. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2009, Fortaleza. Anais V PDPetro. Natal: Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás, 2009.

  • TAVARES, V. B. G. ; COSTA, A. L. H. ; Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; LIPORACE, F. S. ; OLIVEIRA, S. G. . Fouling Mitigation Through Optimization of Heat Exchanger Cleaning Schedules. In: XXII International Conference on Efficiency, Cost, Optimization, Simulation and Environmental Impact of Energy Systems, 2009, Foz do Iguaçu. Proceedings of ECOS 2009. São Paulo: ABCM, 2009. p. 261-269.

  • MARQUES, S. V. ; DELGADO, Bernadete ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Reúso de Água na Indústria de Papel e Celulose Utilizando como Ferramenta o Diagrama de Fontes de Água. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2008, Recife. Anais do XVII COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2008. v. 00. p. T590.

  • DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Minimização de Efluentes com Regeneração Diferenciada de Contaminantes usando o Diagrama de Fontes de Água. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2008, Recife. Anais do XVII COBEQ. São Paulo: ABEQ, 2008. v. 00. p. T318.

  • Borges, J.L. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; CAMPOS, C. E. P. S. . Integração Energética de Uma Planta Industrial Petroquímica. In: IV Congresso da Indústria Química do Mercosul e VIII Congresso Brasileiro de Petroquímica, 2008, Rio de Jneiro. Anais IV Congresso da Indústria Química do Mercosul e VIII Congresso Brasileiro de Petroquímica. Rio de Janeiro: IBP, 2008.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; PECANHA, A. S. R. ; QUEIROZ, E. M. . Desenvolvimento de um Método Híbrido de Otimização para Estimativa de Parâmetros Termodinâmicos. In: XXIX Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008, Maceió. Anais do XXIX CILAMCE, 2008. v. 00.

  • DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Minimização do Consumo de Água e Efluentes em um Complexo Petroquímico Utilizando o Algoritmo Diagrama de Fontes de Água. In: IV Congresso da Indústria Química do Mercosul e VIII Cong. Brasileiro de Petroquímica, 2008, Rio de Janeiro. Anais IV Congresso da Indústria Química do Mercosul e VIII Congresso Brasileiro de Petroquímica. Rio de Jeneiro: Instituto Brasileiro do Petróleo, 2008. p. IBP249_08.

  • Higa, C.M. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Minimização do Consumo de Água: O Caso de uma Refinaria de Petróleo. In: IV Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007, Campinas. Anais do IV PDPetro. Natal: ABPG, 2007.

  • Mirre, R.C. ; Borges, J.L. ; Santos, J.P.L. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Análise de Redes de Distribuição de Hidrogênio em Refinarias através da Técnica de Integração de Processos. In: IV Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007, Campinas. Anais do IV PDPetro. Natal: ABPG, 2007. v. 1. p. 239-1.

  • QUEIROZ, E. M. ; AHÓN, V. R. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly . Incertezas na Síntese de Rede de Trocadores de Calor: Estudos de Caso. In: IV Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007, Campinas. Anais do IV PDPetro. Natal: ABPG, 2007. v. 1.

  • YOKOYAMA, L. ; MIRRE, R. C. ; DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Diagrama de Fontes de Água: Uma ferramenta para gestão e reúso de água na indústria. In: III Workshop Gestão e Reúso de Águas na Indústria, 2007, Florianópolis. Anais do III Workshop Gestão e Reúso de Águas na Indústria, 2007. v. 1.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; COELHO, José A P ; NOBRE, Beatriz P ; MENDES, Rui L ; CARDOSO, M A T ; PALAVRA, Antônio F . Estudo do Processo de Obtenção de Produtos do urucum Utilizando Fluidos Supercríticos. In: SIMBRAU - Simpósio Brasileiro do Urucum, 2006, João Pessoa. Anais do SIMBRAU, 2006.

  • MENDES, Marisa Fernandes ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; NOBRE, Beatriz P ; MENDES, Rui L ; PALAVRA, Antônio F ; COELHO, José A P . Modelos do Processo de Transporte na Extração do Óleo Essencial do Urucum Utilizando Fluido Supercrítico. In: SIMBRAU - Simpósio Brasileiro do Urucum, 2006, João Pessoa. Anais do SIMBRAU, 2006.

  • OLIVEIRA FILHO, L O ; AHÓN, V R R ; COSTA, André Hermerly ; QUEIROZ, E. M. . Avaliação do Impacto das Incertezas Sobre os Dados de Processo em uma Análise Via Tecnologia Pinch.. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2006, Santos. Anais XVI COBEQ, 2006. v. T1107.

  • DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Síntese de Processos para Tratamento de Efluentes Aquosos e Reuso. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2006, Santos. Anais XVI COBEQ, 2006. v. T0449.

  • OLIVEIRA FILHO, L O ; COSTA, André Hermerly ; QUEIROZ, E. M. . Simulação de Baterias de Trocadores de Calor de Pré-Aquecimento de Óleo Cru em Unidades de Destilação Atmosférica. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2006, Santos. Anais XVI COBEQ, 2006. v. T1326.

  • DELGADO, Bernadete ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Application of WSD Procedure to Pulp and Paper Industries. In: CHISA 2006 - 17th International Congress of Chemical and Process Engineering, 2006, Praga. Proceedings CHISA 2006, 2006. v. T685.

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Water Source Diagram Procedure: Wastewater Reduction for Single Contaminant. In: CHISA 2006 - 17th International Congress of Chemical and Process Engineering, 2006, Praga. Proceedings CHISA/2006, 2006. v. T847.

  • SILVA, J. P. ; COSTA, A. L. H. ; PAREDES, M. L. L. ; QUEIROZ, E. M. . Simulação de Trocadores de Calor com Mudança de Fase. In: III Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005, Salvador. Anais III PDPetro (CD Rom), 2005.

  • SILVA, J. P. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; PAREDES, M. L. L. ; QUEIROZ, E. M. . Modeling and Simulation of Heat Exchangers. In: 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2005, Mangaratiba. Anais IV ENPROMER (em CD Rom), 2005.

  • SOUZA NETO, J. N. ; PACHECO FILHO, J. G. ; SACRAMENTO, L. A. ; KALID, R. ; MAGALHÃES, S. L. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Energy Integration - An Example in a Retrofit of a Petrochemical Plant. In: 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2005, Mangaratiba. Anais IV ENPROMER (em CD Rom), 2005.

  • SILVA, C. D. S. ; LIPORACE, F. S. ; QUEIROZ, E. M. . Fouling Models for Real Time Heat Exchangers Fouling Detection. In: 4th Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2005, Mangaratiba. Anais IV ENPROMER (em CD Rom), 2005.

  • MAGALHÃES, Cláudia de Carvalho ; DELGADO, Bernadete ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . Minimização de Efluentes Aquosos em Refinarias Usando o Diagrama de Fontes de Água - Análise da Utilização de Processos de Regeneração. In: VI Cong. Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2005, Campinas. Anais do VI COBEQ-IC, 2005.

  • COSTA, André Hermerly ; QUEIROZ, E. M. . Otimização do Projeto dos Equipamentos Térmicos em uma Série de Trocadores de Calor. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. Anais XV COBEQ, 2004.

  • SOUZA NETO, J. N. ; PACHECO FILHO, J. G. ; SACRAMENTO, L. A. ; KALID, R. A. ; MAGALHÃES, S. L. F. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Metodologia para Aquisição e Validação de Dados Operacionais para Aplicação da Tecnologia Pinch numa Planta de Polietileno. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. Anais XV COBEQ, 2004.

  • NOBRE, Beatriz P ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; COELHO, José A P ; PALAVRA, Antônio F ; MENDES, Rui L . Calculation of Solubilities for Systems Containing Bixin, Beta-Carotene and Supercritical Carbon Dioxide. In: 6th International Symposium on Supercritical Fluids, 2003, Versailles. Proceedings of the 6th Int. Symp. on Supercritical Fluids, 2003.

  • GOMES, J. F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Procedimento para Minimização da Vazão de Efluentes Aquosos - Aplicação em Refinarias. In: II Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2003, Rio de Janeiro. Anais II PDPetro (em CD Rom), 2003.

  • NOBRE, Beatriz P ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; COELHO, José A P ; PALAVRA, A. M. F. ; MENDES, Rui L . Supercritical Carbon Dioxide Extraction of Bixin from Annatto Seeds. In: 6th International Symposium on Supercritical Fluids, 2003, Versailles. Proceedings of the 6th Int. Symp. on Supercritical Fluids, 2003. v. 1. p. 117-123.

  • MIRRE, R. C. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MENDES, Rui L ; COELHO, José A P ; PALAVRA, A. M. F. . Determinação de Solubilidade de Corantes do Urucum (Bixa orellana L.) em CO2 Supercrítico. In: Cogresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. Anais COBEQ/2002, 2002. p. T-395.

  • ARAÚJO, O. Q. F. ; SÉCCA, M. P. ; OLIVEIRA, S. G. ; QUEIROZ, E. M. . Otimização em Estado Estacionário de Redes deTrocadores de Calor Incorporando Índices de Controlabilidade. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. Anais COBRE/2002, 2002. p. T-751.

  • BITTENCOURT, C. P. ; QUEIROZ, E. M. ; CALADO, V. M. . Otimização das Condições Experimentais da Secagem de Fermento Biológico. In: Cogresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. Anais COBEQ/2002, 2002. p. T1006.

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; LIPORACE, F. S. . Heat Exchanger Networks Synthesis Considering Changing Phase Streams. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu. Proceedings of the ENCIT 2002, 2002. v. T2-477.

  • SILVA, F. P. T. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Multiple Contaminants Water Network Synthesis: A Heuristic Procedure.. In: 3rd Mercosur Congress on Process Systems Engineering, 2001, Santa Fe, Argentina. Proceedings of ENPROMER/2001, 2001. v. 1. p. 79-84.

  • MIRRE, R. C. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Influência de Incertezas Operacionais na Previsão de Metais em Redes de Trocadores de Calor. In: IV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2001, Maringá. Anais IV COBEQ-IC. São Paulo: ABEQ, 2001. p. T057.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . AtHENS (Automatic Heat Exchanger Network Synthesis) Performance. In: II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, 1999, Florianópolis. Anais do II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, 1999.

  • OLIVERIA, S. G. ; LIPORACE, F. S. ; ARAÚJO, O. Q. F. ; QUEIROZ, E. M. . Heat Exchanger Network Syntesis and Evolution Corporating Flexibility and Controllability. In: II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, 1999, Florianópolis. Anais do II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, 1999.

  • PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly . Introdução à Engenharia Química: Uma Abordagem para Alunos de Primeiro Período. In: II Congresso de Engenharia de Processos do Mercosul, 1999, Florianópolis. Anais ENPROMER´99, 1999. v. T063.

  • VIEIRA, A. J. M. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Síntese de Redes de Trocadores de Calor: A Influência da Fluidodinâmica. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1998, Porto Alegre. Anais do XXII COBEQ. Porto Alegre, 1998. v. CDRom. p. 220-220.

  • OLIVEIRA, S. G. ; QUEIROZ, E. M. . Comparação entre Métodos de Divisão de Cascos no Projeto de Trocadores de Calor Casco e Tubos. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1998, Porto Alegre. Anais do XXII COBEQ. Porto Alegre, 1998. v. CDRom. p. 221-221.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Automatic Heat Exchanger Network Synthesis: Programa para Síntese de Redes de Trocadores de Calor. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1998, Porto Alegre. Anais XXII COBEQ. Porto Alegre, 1998. v. CDRom. p. 294-294.

  • LIPORACE, F. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Análise da Evolução de Redes de Trocadores de Calor no Contexto do Método do Ponto de Estrangulamento Energético. In: Congresso Latino Americado de Transferência de Calor e Matéria, 1998, Salta. Actas LATCYM 98. Salta, 1998. v. I. p. 17-22.

  • OLIVEIRA, S. G. ; QUEIROZ, E. M. ; ARAÚJO, O. Q. F. . Estudo Dinâmico de Redes de Trocadores de Calor. In: Congresso Latino Americano de Transferência de Calor e Matéria, 1998, Salta. Actas LATCYM 98, 1998. v. I. p. 35-40.

  • VIEIRA, A. J. M. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Síntese e Projeto de Redes de Trocadores de Calor com Considerações Fluidodinâmicas. In: Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1998, Rio de Janeiro. Anais ENCIT 98, 1998. v. I. p. 551-556.

  • CAMPOS, F. B. ; LAGE, P. L. C. ; QUEIROZ, E. M. . Previsão da Retenção Gasosa em Colunas de Borbulhamento não Isotérmicas Utilizando um Modelo Termofluidodinâmico para a Fase Dispersa. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1997, Bauru. Anais COBEM 97. Bauru, 1997. v. CDRom. p. 1116-1116.

  • NOVAES, A. C. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. ; SOLETI, J. I. . Otimização de Processos: Algumas Aplicações na Indústria de Processos Químicos. In: Congresso Ibero Latino-Americano de Métodos Computacionais para Engenharia, 1997, Brasília. Anais XVIII CILAMCE. Brasília, 1997. v. IV. p. 1741-1748.

  • LIPORACE, F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . AtHENS: Integração Energética de uma Planta Industrial Real. In: Congresso Ibero Latino-Americano de Mátodos Computacionais para Engenharia, 1997, Brasília. Anais XVIII CILAMCE. Brasília, 1997. v. IV. p. 1837-1843.

  • OLIVEIRA, S. G. ; MENDONÇA, E. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Estudo Comparativo de Procedimentos Heurísticos para a Síntese de Redes de Trocadores de Calor. In: Encontro Brasileiro de Ciências Térmicas e Cong. Latino Americano de Transf. de Calor e Matéria, 1996, Florianópolis. Anais ENCIT96/LATCYM96. Florianópolis, 1996. v. II. p. 823-828.

  • QUEIROZ, E. M. ; HACKENBERG, C. M. . Estudo da Influência da Retenção Gasosa, da Difusividade Mássica e do Equilíbrio Interfacial na Modelagem de Processos de Evaporação por Contato Direto. In: Encontro Bras. Ciências Térmicas e Cong. Latino Americano de Transf. Calor e Matéria, 1996, Florianópolis. Anais ENCIT96/LATCYM96. Florianópolis, 1996. v. II. p. 757-762.

  • OLIVEIRA, S. G. ; COSTA, A. L. H. ; PLATT, G. M. ; QUEIROZ, E. M. . Estudo Comparativo de Métodos de Projeto de Trocadores de Calor Casco e Tubos sem Mudança de Fase. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1996, Rio de Janeiro. Anais XI COBEQ. Rio de Janeiro, 1996. v. 1. p. 103-108.

  • OLIVEIRA, S. G. ; PERLINGEIRO, C. A. G. ; QUEIROZ, E. M. . A Influência do Projeto Detalhado nos Resultados da Síntese de Redes de Trocadores de Calor Através de Métodos Heurísticos. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1996, Rio de Janeiro. Anais XI COBEQ. Rio de Janeiro, 1996. v. 1. p. 97-102.

  • PEIXOTO, F. C. ; QUEIROZ, E. M. ; O, Q. F. A. . Modelagem Dinâmica, Simulação e Controle de um Tanque de Aquecimento Contínuo. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1996, Rio de Janeiro. Anais XI COBEQ. Rio de Janeiro, 1996. v. 1. p. 649-654.

  • LIPORACE, F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Redes de Trocadores de Calor com Base no Método do Ponto de Estrangulamento Energético (MPE) - Síntese Afastada do Ponto de Estrangulamento Energético (PE). In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1996, Rio de Janeiro. Anais do XI COBEQ. Rio de Janeiro, 1996. v. I. p. 91-96.

  • HACKENBERG, C. M. ; QUEIROZ, E.M. . Evaporadores por Contato Direto: Efeito da Concentração de Sais na Fase Contínua. In: XXI Encontro Sobre Escoamento em Meios Porosos, 1993, Ouro Preto. Anais XXI ENEMP. Belo Horizonte: UFMG, 1993. v. II. p. 563-579.

  • ALVES, M. F. S. ; BARCELLOS, R. M. M. ; FREITAS, P. H. M. S. ; NASCIMENTO, F. P. ; QUEIROZ, E.M. ; TEIXEIRA, M. A. G. ; MEHL, A. . Identificação de Amostras Via Parâmetros Acústicos: Estudo do Impacto do Processamento de Dados no Cálculo da Velocidade de Propagação. In: 60 Congresso Brasileiro de Química, 2022, On-line. Anais do 60 Congresso Brasileiro de Química. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Química, 2022. p. 1-8.

  • BARREIROS, THAÍS ; Cavalcante, R. M. ; YOUNG, A. F. ; QUEIROZ, E.M. . Soybean Biorefinery: Economic Evaluation. In: I Congresso Brasileiro em Engenharia de Sistemas em Processos, 2019, Rio de Janeiro. Anais do PSE-BR2019, 2019. p. 47-47.

  • Borges, J.L. ; QUEIROZ, E. M. ; ALVES, T. L. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Simple Model for Solid-Liquid Equilibria of Amino Acids in Solution. In: ANQUE International Congress of Chemical Engineering 2012, 2012, Sevilla. Procedding of ANQUE 2012, 2012.

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; MENDES, Marisa Fernandes ; COSTA, Andre Luiz Hemerly ; VALLE, J. M. ; AHÓN, V. R. . Optimization of the Rosa Mosqueta Oil Extraction with Supercritical Carbon Dioxide. In: 4th Brazilian Meeting on Supercritical Fluids, 2001, Salvador/Bahia. Resumos do IV EBFS, 2001. v. 1. p. 41-41.

  • QUEIROZ, E. M. ; ARAÚJO, O. Q. F. ; OLIVEIRA, S. G. . Simuladores Dinâmico e Estacionário de Redes de Trocadores de calor. In: I Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2001, Natal/RN. Anais de Resumos do I Cong. Bras. P&D em Petróleo e Gás, 2001. v. 1. p. 150-150.

  • GERSZT, R. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Minimização de Efluentes Aquosos na Indústria de Refino e Processamento de Gás Natural Através da Engenharia de Processos. In: I Encontro ANP/UFRJ dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás - PRH-ANP/UFRJ-2001, 2001, Rio de Janeiro. Resumos I PRH - ANP/UFRJ 2001. Rio de Janeiro: Organização do Evento, 2001. v. 1. p. 109-109.

  • QUEIROZ, E. M. ; MENDES, Marisa Fernandes ; COELHO, J. P. ; PALAVRA, Antônio F ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Calculation of Natural Products Solubility in Supercritical Fluids. In: 4th Brazilian Meeting on Supercritical Fluids, 2001, Salvador. Anais IV EBFS, 2001. v. 1. p. 98-98.

  • MIZUTANI, F. T. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; HAUAN, S. . Optimization of Shell and Tube Heat Exchanger Network. In: AIChE 2001 Annual Meeting, 2001, Reno/NV/USA. Abstracts of AIChE 2001, 2001. p. 269f.

  • QUEIROZ, E. M. . Estrutura Curricular da Graduação em Engenharia Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUEIROZ, E. M. . Os anseios da indústria no tocante à capacitação dos profissionais nos temas do AR: Os desafios das Instituições de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUEIROZ, E. M. . O Processo de Interiorização das Atividades da UFRJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, E. M. . Novos Modelos para os Cursos de Graduação em Engenharia Química no País. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUEIROZ, E. M. . Contribuições da Escola de Química à Indústria de Petróleo e Gás. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . AtHENS - Software para a Síntese de Redes de Transferência de Calor: Interface Gráfica Amigavel. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, E. M. ; MEDRONHO, R.A. . Curso de Especialização BAYER/Escola de Química: Um Passo na Direção do Mestrado Profissional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, E.M. ; PESSOA, F. L. P. . Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2014. (Tradução/Livro).

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Reações Químicas e Reatores Químicos. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 2010. (Tradução/Livro).

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Fundamentos de Transferência de Calor e Massa. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2008. (Tradução/Livro).

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini . Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2007. (Tradução/Livro).

  • QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000. (Tradução/Livro).

  • TEIXEIRA, M. A. G. ; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. . Avaliação de Modelos para a Solubilidade e Transferência de Massa em Fluidos Supercríticos. Rio de Janeiro: CENPES/PETROBRAS, 1998 (Comunicação Técnica).

  • QUEIROZ, E. M. . Fundamentos de Transferência de Calor e Massa. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998. (Tradução/Livro).

Outras produções

QUEIROZ, E. M. . Avaliação da Transferência de Calor no Fluxo de Ar Quente Através de Ventaneiras. 2002.

LIPORACE, F. S. ; PESSOA, F. L. P. ; QUEIROZ, E. M. . Análise Energética de Parte do Sistema de Refino da RELAM / PETROBRÁS. 1999.

QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . Estudo das Condições Operacionais da Extração com Fluido Supercrítico Usando o Simulador SMEFSC. 1998.

MEDEIROS, J. L. ; QUEIROZ, E. M. ; ARAÚJO, O. Q. F. . Caracterização de Óleos Lubrificantes. 1997.

PESSOA, F. L. P. ; ARANTES, E. R. ; QUEIROZ, E. M. . Modelagem para Otimização da Extração a Fluido Supercríticol. 1997.

ARAÚJO, O. Q. F. ; MEDEIROS, J. L. ; QUEIROZ, E. M. . Modelo Cinético para a Oxidação de Óleos Lubrificantes. 1997.

MEDEIROS, J. L. ; QUEIROZ, E. M. ; CASTIER, M. ; ARAÚJO, O. Q. F. . Modelagem e Estimação de Parâmetros no Problema de Hidro-Refino de Óleo Diesel. 1995.

MEDEIROS, J. L. ; QUEIROZ, E. M. ; CASTIER, M. ; ARAÚJO, O. Q. F. . Caracterização de Cargas no Processo de Hidro-Refino de Óleo Diesel.. 1995.

LIPORACE, F. S. ; QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . AtHENS. 1999.

QUEIROZ, E. M. ; PESSOA, F. L. P. . SMEFSC. 1998.

QUEIROZ, EDUARDO MACH ; ROUX, G. A. C. L. ; MERCADIER, J. . Estrutura Curricular da Graduação em Engenharia Química. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

QUEIROZ, E. M. ; CATALANI, L. H. ; OESTREICH, A. M. E. ; MARQUES, R. S. ; MARQUIS, J. R. . XV Congresso Atuação Responsável. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

QUEIROZ, E. M. ; COSTA, Andre Luiz Hemerly . Equipamentos Térmicos e suas Redes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

QUEIROZ, E. M. . Integração de Processos na Indústria de Refino e Processamento de Gás Natural. 2002. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini ; QUEIROZ, E. M. ; COSTA, André Hermerly . Introdução aos Processos Químicos - EQW 111. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

TEIXEIRA, C. O. M. M. ; QUEIROZ, E. M. . Roteiro de Práticas da Disciplina Operações Unitárias Experimental (EQE403). 1983. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

QUEIROZ, E. M. ; VALDMAN, B. ; LESSA, G. ; TADDEI, L. E. ; QUINTELA, T. . Relatório Final da Comissão de Avaliação Interna da Escola de Química/UFRJ - Projeto CRE-COLUMBUS. 1996 (Avaliação Curso Graduação Engenharia Química da EQ/UFRJ) .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Otimização do planejamento de limpeza da de permutadores de calor da bateria de pré-aquecimento, Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 23/01/2017., Descrição: O objetivo principal do projeto é desenvolver ferramentas de otimização capazes de auxiliar às equipes de operação das unidades de destilação de petróleo em refinarias para lidar com o problema da deposição, buscando a redução de custos e a diminuição de emissões. Estas ferramentas a serem desenvolvidas devem lançar de mão soluções otimizadas para a programação das limpezas dos trocadores e/ou distribuição das vazões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / André Hermerly Costa - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2008

    Micronização Supercrítica de Carotenóides, Descrição: Projeto de Cooperação Internacional envolvendo a Escola de Química e o Instituto Superior Técnico de Lisboa. Visa o desenvolvimento de Processo, usando fluido supercrítico, para a micronização de carotenóides. O projeto envolve atividades de obtenção de dados em laboratório até a modelagem termofluidodinâmica do processos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Antônio F Palavra - Integrante / Cláudia Ferreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - Atual

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante.Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra.

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de Ferramentas para o Controle dos Efeitos da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento, Descrição: Desenvolvimento de um conjunto de rotinas a serem implementadas no software FOULING, criado pela PETROBRAS, para o gerenciamento da deposição em baterias de pré-aquecimento. Parte das rotinas representam aperfeiçoamentos de versões anteriores criadas e implementadas em projeto anterior e parte são novas. Destacam-se rotinas para a estimativa de parâmetros de modelos que descrevem o comportamento da deposição, rotina que aponta qual o conjunto de trocadores que deve ser limpo em uma parada fora de rotina e rotina que aponta conjunto de trocadores a serem limpos em paradas programadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Andre Luiz Hemerly Costa - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fabio dos Santos Liporace - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2010 - Atual

    Melhoramento da Ferramenta Diagrama de Fontes de Água, Descrição: Aperfeiçoamento da ferramenta diagrama de fontes de água para a geração de cenários de otimização do consumo de correntes hídricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Soluções para o Gerenciamento Operacional da Deposição em Baterias de Pré-Aquecimento., Descrição: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento do problema da deposição em baterias de pré-aquecimento operando com petróleos tipicamente processados pela PETROBRAS. Este objetivo será alcançado através do desenvolvimento de um conjunto de modelos e algoritmos computacionais relativos à modelagem, simulação e otimização de redes de trocadores de calor envolvendo deposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Fábio dos Santos Liporace - Integrante / Sérgio Gregório de Oliveira - Integrante / André Hermerly Costa - Integrante / Joana Lopes Borges - Integrante / Viviane B. G. Tavares - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6

  • 2006 - 2008

    Implementação de Ferramentas de Integração Mássica, Projeto certificado pela empresa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello em 13/08/2012., Descrição: Aplicação da Metodologia do Diagrama de Fontes de Água, em desenvolvimento pelo GIPQ/EQ (Grupo de Integração de Processos da Escola de Química), na Refinaria REVAP da PETROBRAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Marco Antônio Gomes Teixeira - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Bernadete Delgado - Integrante / Reinaldo Coelho Mirre - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas da Petrobras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2004 - 2010

    Otimização Ambiental da Unidade de Insumos Básicos da BRASKEM - ECOBRASKEN, Projeto certificado pela empresa Braskem - Camaçari - Eteno em 13/08/2012., Descrição: Projeto CTPetro/Finep visando a racionalização do consumo de água na unidade industrial da BRASKEM em Camaçari/BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Roger Josef Zemp - Integrante / Ricardo A Kalid - Integrante / Ana Paula Gama Encarnação - Integrante / Asher Kiperstok First - Integrante / Monica de Carvalho Sobral - Integrante / Demóstenes Miranda de Carvalho Filho - Integrante / Sergio de Almeida Bastos - Integrante., Financiador(es): Braskem - Camaçari - Eteno - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2004 - 2007

    Uso racional da água na MILLENNIUM (MILLENÁGUA), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Mach Queiroz - Coordenador / Asher Kiperstok First - Integrante / Cristiane Sandes Tosta - Integrante / Ilvio Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra / MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS DO BRASIL - Outra.

Prêmios

2014

Prêmio Professor Giulio Massarani, ABEQ no COBEQ 2014.

2009

Professor Homenageado da Turma EQ/UFRJ formada em 2009/1, Escola de Química.

2008

Professor Homenageado da Turma EQ/UFRJ formada em 2008/2, Escola de Química.

2007

Patrono da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2007/01, Escola de Química.

2007

Professor Homenageado da Turma EQ/UFRJ Formada em 2007/02, Escola de Química.

2006

Patrono da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2006/01, Escola de Química.

2005

Patrono da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2005/01, Escola de Química.

2005

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2005/02, Escola de Química.

2005

Homenagem nos 30 Anos da ABEQ, Associação Brasileira de Engenharia Química.

2004

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2004/01, Escola de Química.

2004

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2004/02, Escola de Química.

2003

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2003/01, Escola de Química.

2003

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ formada em 2003/02, Escola de Química.

2002

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2002/02, Escola de Química.

2001

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2001/01, Escola de Química.

2000

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2000/01, Escola de Química.

2000

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 2000/02, Escola de Química.

1999

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1999/02, Escola de Química.

1999

Patrono da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1999/01, Escola de Química.

1999

Menção Honrosa - ! Congresso de Extensão da UFRJ, Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão / UFRJ.

1998

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1998/02, Escola de Química.

1997

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1997/01, Escola de Química.

1997

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1997/02, Escola de Química.

1996

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1996/02, Escola de Química.

1995

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1995/02, Escola de Química.

1994

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1994/02, Escola de Química.

1992

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1992/02, Escola de Química.

1990

Patrono da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1990/01, Escola de Química.

1988

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1988/02, Escola de Química.

1988

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1988/01, Escola de Química.

1987

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1987/02, Escola de Química.

1986

Paraninfo da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1986/01, Escola de Química.

1985

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1985/01, Escola de Química.

1985

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1985/02, Escola de Química.

1984

Professor Homenageado da Turma da EQ/UFRJ Formada em 1984/02, Escola de Química.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química. , Centro Tecnologia/Bloco E/Sala E-201, Cidade Universitária, 21945970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39387040

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/1999

    Direção e administração, Escola de Química.,Cargo ou função, Coordenador Programa PRH13 - PRH/ANP.

  • 01/1993

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Linhas de pesquisa

  • 01/1993

    Ensino, ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte, Transferência de Calor em Processos Químicos e Bioquímicos, Análise de Processos, Fundamentos da Engenharia de Processos

  • 04/1983

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transferência de Calor, Mecânica dos Fluidos, Introdução à Engenharia Química, Laboratório de Engenharia Química, Projeto de Equipamentos Térmicos, Introdução aos Cálculos de Processos

  • 01/2014 - 12/2021

    Direção e administração, Escola de Química.,Cargo ou função, Diretor.

  • 08/2007 - 07/2011

    Direção e administração, Sub Reitoria de Graduação e Corpo Discente.,Cargo ou função, Superintendente Geral de Graduação.

  • 01/2000

    Ensino, Ciência de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Operações Unitárias na Indústria de Alimentos

  • 01/2006 - 07/2007

    Direção e administração, Escola de Química.,Cargo ou função, Vice-Diretor.

  • 01/2002 - 07/2007

    Direção e administração, Escola de Química.,Cargo ou função, Diretor adjunto de graduação.

  • 01/1989 - 12/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Engenharia Química.,Linhas de pesquisa

  • 09/1994 - 10/1998

    Extensão universitária , Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Atividade de extensão realizada, Trabalhos de Consultoria para o CENPES/Petrobrás.

  • 05/1996 - 07/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Membro comissão permanente de avaliação da UFRJ (COOPERA).

  • 09/1994 - 10/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 10/1995 - 12/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Coordenador Comissão Avaliação Interna da EQ - Projeto CRE/COLUMBUS - SECAI.

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Membro comissão acompanhamento Programa Tutorial de Capacitação Didática da UFRJ.

  • 09/1992 - 03/1995

    Extensão universitária , Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Atividade de extensão realizada, Coordenação 3 Versões Curso Especialização em Engenharia e Controle de Processos Químicos.

  • 01/1991

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte, Transferência de Calor

  • 01/1990 - 10/1993

    Direção e administração, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Química.,Cargo ou função, Membro COTAV (Comissão de alocação de vagas docentes na UFRJ).

2006 - 2014

Associação Brasileira de Engenharia Química

Vínculo: Membro do Conselho Superior, Enquadramento Funcional: Conselheiro

Outras informações:
Integrante eleito do Conselho Superior da ABEQ nos mandatos: 2006/2008; 2008/2010; 2010/2012; e 2012/2014.