André Silva Martins

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1991). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação e em cursos de licenciatura da UFJF na área e política educacional. É coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Política Educacional, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF. Tem como foco principal de pesquisa os projetos empresariais para a educação básica.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: BURGUESIA E A NOVA SOCIABILIDADE: Estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo
LÚCIA MARIA WANDERLEY NEVES. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EDUCAÇÃO; BURGUESIA; FORMAÇÃO HUMANA; hegemonia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1996 - 1998

Universidade Federal Fluminense
Título: POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MINAS GERAIS NOS ANOS 90,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: LÚCIA MARIA WANDERLEY NEVES
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: POLÍTICA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO CONTINUADA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura E Bacharelado Em Educação Física

1987 - 1991

Universidade Federal de Viçosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; DIAS, G. P. . I Seminário Integrado dos Grupos de Pesquisa sobre Trabalho e Educação da UFJF e do IF-Sudeste. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Etapa preparatória para o XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. Os desafios da classe trabalhadora no contexto do golpe. 2017. (Congresso).

II Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação p: :.AS FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: NOVA FORMA DE CONTROLE SOCIAL?. 2013. (Seminário).

31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Todos pela Educação: o projeto educacional de empresários para o século XXI. 2008. (Congresso).

COLÓQUIO NACIONAL PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA.As estratégias hegemônicas no Brasil de hoje: uma análise sobre o projeto e a ação política da "direita para o social". 2008. (Outra).

REALIDADE BRASILEIRA.ESTADO E NEOLIBERALISMO. 2007. (Oficina).

III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA POLÍTICA.EMPRESÁRIOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA NOVA ESTRATÉGIA DE DOMINAÇÃO. 2006. (Seminário).

OFICINAS PEDAGÓGICAS DA RESISTÊNCIA.A NOVA PEDAGÓGIA DA HEGEMONIA. 2006. (Seminário).

XI CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE SERGIPE. OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL E AS FORMAS DE RESISTÊNCIA. 2006. (Congresso).

CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES.AS REFORMAS DO GOVERNO LULA E O DESAFIO PARA A CLASSE TRABALHADORA: A REFORMA UNIVERSITÁRIA EM QUESTÃO. 2004. (Simpósio).

REFORMA UNIVERSITÁRIA EM DEBATE.REFORMA UNIVERSITÁRIA EM QUESTÃO. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Aparecida Zandoná

MARTINS, A. S.; CHAVES, P. M.; SHIROMA, E. O. (ORIENTADORA). A conformação de uma nova sociabilidade: Competências Socioemocionais nas concepções do Banco Interamericano do Desenvolvimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: DANIELA APARECIDA DE MELO COSTA

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, L. A.; ORIENTADOR, M. N. F.. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DOCAPITALISMO FLEXÍVEL: UMA AUTO-REFLEXÃO CRÍTICA DA PRÓPRIA SEMIFORMAÇÃO. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Felipe Dias de Oliveira Silva

MARTINS, A. S.; PENNA, F. A.; ORIENTADORA, S. R. M.. O professor de História no fio da navalha: o Escola sem Partido no cotidiano do trabalho educativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mônica Dias Medeiros Pires

MARTINS, ANDRÉ SILVA; MARCASSA, L. P.; RODRIGUES, R. L.. A influência empresarial na política curricular brasileira: um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LUIGER FRANCO DE CASTRO

MARTINS, A. S.; VENTURA, J. P.; NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI. "Aprender a Empreender": o projeto de educação empreendedora do SEBRAE para a educação básica pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabíola da Silva Ferreira

MARTINS, A. S.; SANTOS, F. A. (orientador); REBELO, A. S.. O necessário caminho intermediário para a implementação da BNCC: o regime de colaboração para a construção do currículo de Mato Grosso do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thaylla Soares Paixão

MARTINS, A. S.; SILVA, A. A.; SOUZA, D. D. L.. Classe social, hegemonia e educação: análise do Projeto de Educação Integral do CENPEC para (re)organização da escola pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: FERNANDA BICHARA DA SILVA

MARTINS, A. S.; AUAD, D.; LEITE, M. S.. Diversidade e educação: do slogan à intersecção das categorias sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raiza Dias Almeida

MARTINS, A. S.; SOUZA, D. D. L.; RIBEIRO, S. S.; MATTOS, G. F. F.. Educação do campo, movimentos sociais e práticas pedagógicas: uma análise da política de educação do campo em Miradouro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristina Sueli dos Santos

MARTINS, A. S.; QUEIROZ, J. M.; AZEVEDO, D. S.. Educação patrimonial: um recurso de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública de Viiçosa. 2016. Dissertação (Mestrado em PATRIMÓNIO CULTURAL, PAISAGENS E CIDADANIA) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Helen Ferreira Carvalho Coutinho

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, R. L.; SILVA, A. J.. Concepções de qualidade na educação de jovens e adultos: impasses e desafios da poltiica educacional brasileiira. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Carolina Brugger Silva

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, O. R. L.; ANDRADE, E. R.. Cidadania, formação social brasileira e a relação com a Educação de Jovens e Adultos: o caso do PROEJA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LÚCIA APARECIDA DE ÁVILA

OLIVEIRA, D. M.; MELO, A. A. S.;MARTINS, A. S.. Análise da revista Nova Escola Gestão Escolar: o projeto educacional da Fundação Victor Civita. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RODRIGO BELLEI OLIVEIRA

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W.; ORIENTADOR, R. L. R.. UNESCO E EJA: A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEOI. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mislene Carvalhais do Nascimento

MARTINS, A. S.; SANTOS, I. S.; LIBERALI, F. C.. A prática educativa de coordenadores e educadores de creche e o movimento de cadeia criativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JULIANA MATIAS FAUST

MARTINS, A. S.; SHIROMA, E.T. O (ORIENTADORA); SCHNEIDER, M. C.; MARCASSA, L. P.. A Reforma da carreira docente na educação básica: um projeto da UNESCO para a América Latina e Caribe. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Débora Daracelli Braga de Almeida Mendonça

MARTINS, A. S.; NOZAKI, O. H. T.; SANTOS, F. A.. . A retomada da Teoria do Capital Humano e da Produtividade da Escola: uma análise da atualidade da tese da produtividade da escola improdutiva.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Responsabilidade Social na Educação: Brasil e Portugal na Di

MARTINS, A. S.; FRIGOTTO, Gaudêncio; LEHER, R.; RUMMERT, O. S. M.. Responsabilidade Social na Educação: Brasil e Portugal na Divisão Internacional do Trabalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VÂNIA PEREIRA MORAES LOPES

ORIENTADORA, A. A. S.;MARTINS, A. S.; SILVA, W. A.. A INTERVENÇÃO DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: análise das diretrizes e ações no município de Feira de Santana ? BA (2001?2008). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maria Rosemary De Oliveira

MARTINS, A. S.; BRUNO, O. -. A. R.; SILVA, M.. O uso das Tecnologias Digitais na construção da Aprendizagem e autonomia de egressos da Rede E-TEC Brasil:uma experiência no polo de Porteirinha-MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana Novais Vieira

MARTINS, A. S.; OLIVEIRA, D. M.; BONFIM, M. I. R. M.. A NOVA CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFJF DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mônica Jardim Lopes

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W.; RODRIGUES, R. L.. CONSTRUINDO O PROJETO DE SOCIABILIDADE NEOLIBERAL: O VOLUNTARIADO COMO COMPONENTE DO PROCESSO EDUCATIVO. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: CARLOS EDUARDO DE SOUZA

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W.; RODRIGUES, R. L.. A POLÍTICA NACIONAL DE ESPORTES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAR O CONSENSO. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raisa Maria de Arruda Martins

MARTINS, A. S.; RIBEIRO, Maria das Grças Marcelo; VIEIRA, M. M.. PROUNI: UMA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: CLEONICE HALFED SOLANO

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, R. L.; FRIGOTTO, Gaudêncio. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA: DESDOBRAMENTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Derli Maurício dos Santos

MARTINS, A. S.; BRAGANÇA, I.F.de S.; BERNADO, E.da S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: ESTUDO DE CASO DE UMA SIDERÚRGICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LIEGE COUTINHO GOULART DORNELLAS

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W.; RODRIGUES, R. L.. O PROJETO EDUCATIVO DA FUNDAÇÃO VALE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROGRAMA ESCOLA QUE VALE. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOSIANE CRISTINA DOS SANTOS

ORIENTADOR, R. L. R.;MARTINS, A. S.; STAUFFER, A. B.. A (contra) reforma da educação pública em Minas Gerais: o programa de avaliação da rede pública de educação básica/PROEB em análise. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: FLÁVIA DE FREITAS ALVES

MAGRONE, Eduardo;MARTINS, A. S.; RIBEIRO, Maria das Grças Marcelo. Autonomia universitria nos anos 90 e contexto de debates acerca do ensino superior brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosângela da Silva Campos de Paula

ORIENTADOR, R. L. R.; Ralph Ings Bannell;MARTINS, A. S.. abrindo os portões da escola: a participação efetiva da comunidade no ambiente escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: KÁTIA DE CARVALHO LOPES

SHIROMA, E. O. (ORIENTADORA); MINELLA, Ary;MARTINS, A. S.; CAMPOS, R de F.. Educação Pública como nicho de investimento social privado. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ÚRSULA PAULA DA SILVA

ORIENTADOR, R. L. R.;MARTINS, A. S.; SOARES, L.J.G.. As oriegnes das políticas públicas de jovens e adultos: a trajetória do grupo escolar noturno em Juiz de Fora. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiana Maria de Paula

MARTINS, A. S.; ORIENTADOR- RODRIGUES, José; SIQUEIRA, A. de S.; Santos, Aparecida de Fátima Tiradentes. Neoliberalismo e reestruturação da educação superior no Brasil: o Reuni como estratégia do governo Lula e da burguesia brasileira para subordinar a universidade federal à lógica do atual estágio de acumulação do capital. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juarez de Andrade

MARTINS, A. S.; ORIENTADORA - RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. As mudanças no mundo do trabalho e a produção da subjetividade em jovens trabalhadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Costa Pereira

MARTINS, A. S.; MORA, Eliane; ORIENTADORA - TREIN, Eunice Schilling. Projetos para a Educação Física em Tempos de Reestruturação Produtiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcilio Lima da Cunha

MARTINS, A. S.; OLIVEIRA, C.; ORIENTADOR, R. L. R.. Avaliação de desempenho profissional: seus desdobramentos no contexto escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Valdirene Andrade Honório

ORIENTADORA, M. A. C.; FONSECA, L. S.;MARTINS, A. S.. A dimensão educacional no projeto Faiza Azul: a juventude em questão. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DUARTE DE MAGALHÃES BARBALHO

MARTINS, A. S.; AZEVEDO, D. S.; MIRANDA, S. R.. O COLÉGIO DE APLICAÇÃO - CAP/COLUNI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: HISTÓRIA DE SUCESSO (MEMÓRIAS E IDENTIDADE). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Douglas Gonsalves Fávero

MARTINS, ANDRÉ SILVA; GROPPO, L. A.; NETT O, M. B.; VARUSSA, R. J.; SOUZA, S. T.; MORAIS, S. P. (ORIENTADOR). OLHA, ESSA CONSCIÊNCIA POLÍTICA SURGE DO AGIR!?: EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS QUE OCUPARAM ESCOLAS PÚBLICAS (UBERLÂNDIA ? MG, 2016-2019). 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Luciene Ferreira da Silva Guedes

MARTINS, ANDRÉ SILVA; OLIVEIRA, D. M.; DAVIES, N.; SILVA, R. M.; RODRIGUES, R. L (ORIENTADOR).. As orientações da política educacional para a formação de diretores em Minas Gerais: condicionantes históricos na gestão escolar. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LIEGE COUTINHO GOULART DORNELLAS

MARTINS, A. S.; FERREIRA, E. B. (orientadora); WASSEM, J.; VENTORIM, S.; ADRIAO, T. M. F.. A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA/DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERIAS: UM ESTUDO SOBRE SUA GÊNESE NORMATIVA. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: CLEONICE HALFED SOLANO

MARTINS, A. S.; FRIGOTTO, Gaudêncio; AFONSO, A. J. G.; VOLPE, G. M.; MARTINS, E. B. A.; RODRIGUES, Rubens Luiz (orientador). POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DE MUNDIALIZAÇÃO CAPITALISTA: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE. 2019. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: VIVIAM CARVALHO DE ARAUJO

MARTINS, A. S.; MICARELLO, H. A. L. S.; NUNES, M. F. R.; ZANETTI, A.; SANTOS, O. N. A. S.. O PROGRAMA PROINFÂNCIA E SEUS DESDOBRAMENTOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA/MG. 2019. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila Azevedo Souza

MARTINS, A. S.; VENTURA, J. P.; ALVES, N.; SHIROMA, ENEIDA OTO; RUMMERT, O. S. M.. EDUCAÇÃO BÁSICA EM DISPUTA: O JOGO DOS EMPRESÁRIOS O MERCADO MUNDIAL DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUCIANA PEDROSA MARCASSA

MARTINS, A. S.; SILVA, M. M. (orientadora); SHIROMA, E. O.; MARCASSA, L. P.; SILVA, M. C. R. F.. Formação continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis: financeirização da educação básica e a (con)formação docente. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anibal Correia Brito Neto

SHIROMA, E. O. (ORIENTADORA);MARTINS, A. S.; CÊA, G.S. dos S.; SILVA, M. M.; MARCASSA, L. P.. POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (2003-2016) COMO EXPRESSÃO DA GOVERNANÇA GLOBAL. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anibal Correia Brito Neto

MARTINS, A. S.; SHIROMA, E. O. (ORIENTADORA); CÊA, G.S. dos S.; SILVA, M. M.; MARCASSA, L. P.. Política Nacional de Formação de Professores no Brasil (2003-2016) como expressão da governança global. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gisele Francisca da Silva Carvalho

MARTINS, A. S.; SHIROMA, E. O.; OLIVEIRA, D. M.; CALDERANO, M. A.; PONTES, E. A.. A configuração do trabalho docente em face às contrarreformas da educação: um estudo sobre os professores da rede estadual de Minas Gerais em São João del-Rei. 2018. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marina Ferreira de Souza Antunes

MARTINS, A. S.; CUNHA JUNIOR, O. C. F. F.; TERRA, D. V.; MENDES, O. M.; TEIXEIRA, B. B.. A política de formação de professores/as em serviço: análise do Projeto Escolas Referências de minas Gerais. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marilene Santos

JESUS, O. S. M. S. A.;MARTINS, A. S.; TAFFAREL, C. N. Z.; CRUZ, M. H. S.; LACKS, S.. EDUCAÇÃO DO CAMPO UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO: desafios para Sergipe e para o Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Denize Vieira Franco

MARTINS, A. S.; GHANEM JR., E.G.G.; SARMENTO, O. -. D. C.; TEIXEIRA, B. B.; LEITE, Y. U. F.. Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010): participação e representatividade em questão. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danielle Maria Vieira Alves Raposo

MARTINS, A. S.; SARMENTO, Diva Chaves; GINDIN, J. J.. Sindicato dos professores de Juiz de Fora: um estudo de caso sobre participação e consciência política. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marco Aurélio Corrêa Martins

MARTINS, A. S.; ROCHA, O. M. B. M.; DAIBERT JR., R.; PASSOS, M.; SARMENTO, Diva Chaves; MARTINS, K. D.. Padre Júlio Maria e a apologética da Igreja do povo: o ideal de república democrática no final do século XIX. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ialê Faleiros Braga

MARTINS, A. S.; DELGADO, I.; ESCOREL, S.; BATISTA, T. W. F.; LIMA, J. C. F.; BAHIA, L.. Entidades empresariais e a política nacional de saúde: da cultura da crise à cultura da colaboração. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcelo Paula de Melo

MARTINS, A. S.; ORIENTADOR COUTINHO, Carlos Nelson; GRANEMAN, Sara; NEVES, L. M. W.; CASTRO, W. L.. Esporte e Dominação Burguesa no século XXI: a agenda dos Organismos Internacionais e sua incidência nas políticas de esportes no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JULIANA MATIAS FAUST

MARTINS, ANDRÉ SILVA; VENCO, S. B.; CANELLA, F.; SILVA, M. M. (orientadora). A FRAGMENTAÇÃO E A FLEXIBILIZAÇÃO DOS VÍNCULOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES VIA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE EXPANSÃO DO CAPITAL. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ramon Mendes da Costa Magalhães

MARTINS, ANDRÉ SILVA; PRONKO, M. A.; MELO, M. P.; LAMOSA, R. A. C. (ORIENTADOR). O EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA NOVA SAÍDA PARA A CRISE DO CAPITAL. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciene Ferreira da Silva Guedes

MARTINS, A. S.; OLIVEIRA, D. M.; SILVA, R. M.; RODRIGUES, Rubens Luiz. As orientações da política educacional para a formação de diretores em Minas Gerais: condicionantes históricos na gestão escolar. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Graziany Penna Dias

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, Rubens Luiz (orientador); NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI; SILVA, R. M.. Empreendedorismo e PRONATEC Empreendedor: a formação do novo modelo de sociabilidade do capital. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcia Luzia dos Santos

MARTINS, A. S.; SILVA, O. M. M.; SHIROMA, E. O.; MARCASSA, L. P.; SILVA, M. C. R. F.. Formação continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis: a gestão privada do fundo público e a presença de empresas e institutos na (con)formação docente. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: VIVIAM CARVALHO DE ARAUJO

MARTINS, A. S.; SANTOS, O. N. A. S.; MICARELLO, H. A. L. S.; NUNES, M. F. R.. A política de educação infantil no município de Juiz de Fora: um olhar para o Programa Proinfância. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Anibal Correia Brito Neto

SHIROMA, E. O. (ORIENTADORA);MARTINS, A. S.; CEA, G. S. S.; SILVA, M. M.. POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (2003-2016) COMO EXPRESSÃO DA GOVERNANÇA GLOBAL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Azevedo Souza

MARTINS, A. S.; RUMMERT, S. M.; VENTURA, J. P.; SILVEIRA, Z. S.; SHIROMA, E. O.; ALVES, N.. Mundialização da educação no século XXI: as relações mundiais e luso-brasileiras da Mckinsey & Company. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denise Vieira Franco

MARTINS, A. S.; SARMENTO, Diva Chaves; GHANEM JR., E.G.G.. CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO: CENÁRIO DISCURSIVOO DE MUITAS VOZES. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LORENE FIGUEIREDO

MARTINS, A. S.; FRIGOTTO, Gaudêncio; RODRIGUES, J.. A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS NA PERSPECTIVA DO CAPITAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TRABALHO DOCENTE EM MG.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo de Paulo Melo

ORIENTADOR COUTINHO, Carlos Nelson; GRANEMAN, Sara; NEVES;MARTINS, A. S.. Esporte e dominação Burguesa no século XXI: a agenda dos organismos internacionais e sua incidência nas políticas de esportes no Brasil de hoje. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabrício Teixeira Barbosa

MARTINS, A. S.; MELO, A. A. S.; NOZAKI, O. H. T.. A crise de 2007/2008 e Banco Mundial: os ajustes estruturais e suas relações com a contrarreforma do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DANILLO MACHESANO RAMOS

MARTINS, A. S.; NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI; MARI, C. L.. Economia Política do século XXI - a esfera mercadoria da educação: o caso da Fundação Lemann. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel José da Cunha

MARTINS, A. S.; MARI, C. L.; RODRIGUES, R. L.. Cidades educadoras e a Política Educacional: estratégia para produção da coesão social. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LUIGER FRANCO DE CASTRO

MARTINS, A. S.; NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI; MARI, C. L.. "Aprender a Empreender": o projeto de educação empreendedora do SEBRAE para a educação básica pública. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Débora Mendonça

MARTINS, A. S.; NOZAKI, O. -. H. T.; SANTOS, F. A.. A função mediadora da escola no processo de acumulação capitalista: o neocapital humano e a produtividade da escola. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thayene da Costa Campos Santos

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, R. L.; MOTTA, V. C.. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CENA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Aparecida Bergo Andrade

MARTINS, A. S.; QUELHAS, ALVARO DE AZEREDO; NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI. O descaso com a educação física e o reordenamento no mundo do trabalho.. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METOD. DA EF ESCOLAR) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RENATA HERMÍRIA GARCIA

MARTINS, A. S.; QUELHAS, ALVARO DE AZEREDO; NOZAKI, HAJIME TAKEUCHI. Refletindo sobre os interesses/necessidades dos alunos de educação física na escola relacionados ao atual contexto social. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METOD. DA EF ESCOLAR) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

PRESIDENTE, B. S. S.;MARTINS, A. S.; CARMO, R. B.. Concurso Público para provimento de cargo do Magistério Superior para área de Gestão Educacional. 2016. Universidade Federal de São João Del-Rei.

MARTINS, A. S.; RODRIGUES, J.; SOUZA, J. S.; REQUIAO, L.; MOTTA, V.. Banca professor adjunto para área trabalho e educação. 2013. Universidade Federal Fluminense.

MARTINS, A. S.; RUMMERT, S. M.; SEMERARO, G.. Comissão avaliadora de solicitação de passagem direta do Curso de Mestrado Acadêmico para o Curso de Doutorado de Lívia Mourio de Mello. 2020. Universidade Federal Fluminense.

MARTINS, A. S.; AUAD, O. D.; LEITE, M. S.. Exame de Qualificação - Mestrado- Fernanda Bichara da Silva. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARTINS, A. S.; CALDERANO, M. A.; SARMENTO, Diva Chaves; CUNHA JUNIOR, C. F. F.. Descontinuidades e significados do projeto educativo do município de Rio Pomba. 2012. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARTINS, A. S.; Ralph Ings Bannell; ORIENTADOR, R. L. R.. Abrindo os portões da escola: a participação efetiva da comunidade no ambiente escolar. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARTINS, A. S.; SIQUEIRA, A. de S.; TREIN. PEREIRA, Vinicius Costa Pereira. Projetos para a educação física no contexto do modo de produção flexível: um estudo de caso do COMPERJ. (Exame de qualificação- Mestrado). 2008. Universidade Federal Fluminense.

MARTINS, A. S.; ORIENTADOR, R. L. R.; OLIVEIRA, C.. BANCA DE QUALIFICAÇÃO DO MESTRANDO MARCÍLIO LIMA DA CUNHA. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL: SEUS DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARTINS, A. S.; ORIENTADORA, M. A. C.; FONSECA, L. S.. BANCA DE QUALIFICAÇÃO DA MESTRANDA VALDIRENE ANDRADE HONÓRIO. 2008.

MARTINS, A. S.; SIQUEIRA, A. de S.; ORIENTADOR- RODRIGUES, José. Participação em Exame de Qualificação (mestrado) de Crsitiana Maria de Paula. A cena da educação superior no Brasil: inter-relações entre o governo Lula e as frações da burguesia.. 2008.

MARTINS, A. S.; CHICON, J. F.; MARQUES, L.P.. PINA, Leornardo Docena. O discurso sobre diferença nos estudos da educação física (exame de qualificação - Mestrado). 2007. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcia Maria Wanderley Neves

NEVES, L. M. W.. Política de capacitação de professpres do ensino fundamental em Minas Gerais nos anos 90. 1997 - Universidade Federal Fluminense.

Lúcia Maria Wanderley Neves

NEVES, L. M. W.. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Lúcia Maria Wanderley Neves

NEVES, L. M. W.. O (não) dito e o feito: o projeto de educação política da burguesia no Brasil contemporâneo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Marcela Alejandra Pronko

PRONKO, Marcela AlejandraNEVES, Lúcia Maria Wanderley; FONTES, Virgínia; FRIGOTTO, Gaudêncio; RODRIGUES, José dos Santos. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporáneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

José dos santos Rodrigues

NEVES, Lúcia Maria Wanderley;RODRIGUES, José; FRIGOTTO, Gaudêncio; FONTES, Virginia; PRONKO, Marcela. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes

FONTES, V.; NEVES, Lucia Wanderley; RODRIGUES, José dos Santos; PRONKO, M. A.. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes

FONTES, V.; NEVES, Lucia Wanderley; RODRIGUES, José dos Santos. O (não) dito e o feito: o projeto de educação política da burguesia no Brasil contemporâneo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Gaudencio Frigotto

FRIGOTTO, Gaudencio. Burguesia e a nova socibildiade: estratégias para a educação do consenso no Brasil contemporâneo.. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado Em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Frederico Dorvilho Testa

A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO PRISIONAL; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Júlia de Mello Correard Pereira

A relação entre Pedagogia Socialista Pedagogia Histórico-Crítica; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Israelita Taíse Assis Rodrigues

A função das escolas públicas e o direito social à educação superior; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Carolina Caniato Portes

programação e cultura digital na educação básica: um estudo sobre a proposta da Fundação Telefônica; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Naiana Silva Vilela Eiras

Gestão e escola democrática: o desafio da escola pública; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Mônica Dias Medeiros Pires

A influência empresarial na política curricular brasileira: um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Daniel José da Cunha

EDUCAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROJETO CIDADES EDUCADORAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

LUIGER FRANCO DE CASTRO

?APRENDER A EMPREENDER?: O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEBRAE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

DANILLO MACHESANO RAMOS

Economia Política do século XXI - a esfera mercadoria da educação: o caso da Fundação Lemann; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Thaylla Soares Paixão

Uma análise sobre a intervenção empresarial na educação básica: o caso CENPEC e a formação da sociabilidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Lúcia Aparecida Ávila

Análise da revista Nova Escola Gestão Escolar: o projeto educacional da Fundação Victor Civita; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Thayene da Costa Campos Santos

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CENA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC); 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Silva Martins;

Mônica Jardim Lopes

CONSTRUINDO O PROJETO DE SOCIABILIDADE NEOLIBERAL: O VOLUNTARIADO COMO COMPONENTE DO PROCESSO EDUCATIVO; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Mariana Novais Vieira

A nova configuração do trabalho docente; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

LIEGE COUTINHO GOULART DORNELLAS

O projeto educativo da Fundação Vale: uma investigação sobre o programa Escola que Vale; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

CARLOS EDUARDO DE SOUZA

A Política Nacional de Esportes no Brasil contemporâneo: estratégias para educar o consenso; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Silva Martins;

LUIZIANE HELENA DO NASCIMENTO

Os impactos das formulações da ABMES nas políticas para educação superior brasileira; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Silva Martins;

Leonardo Docena Pina

As ilusões do paradigma da inclusão na produção terórica da educação física; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Silva Martins;

LIEGE COUTINHO GOULART DORNELLAS

A Vale e seu projeto de responsabilidade Social,; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

CARLOS EDUARDO DE SOUZA

Reforma do Estado e o papel do novo Ministério dos Esportes: Disputa de hegemonia e políticas compensatórias no Brasil contemporâneo; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Silva Martins;

Leonardo Docena Pina

O PROJETO EMPRESARIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

Gisele Francisca da Silva Carvalho

A configuração do trabalho docente em face às contrarreformas da educação: um estudo sobre os professores da rede estadual de Minas Gerais em São João del-Rei; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: André Silva Martins;

CARLA CRISTINA CARVALHO PEREIRA

a nova disciplina para o trabalho: implicações para o ensino da educação física; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METOD; DA EF ESCOLAR) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

FAGUNDES, Wilson Vassalo

A importância da avaliação no ensino da educação física; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METOD; DA EF ESCOLAR) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

KALAN, Roberto Abou

; Educação e projetos avaliativos: concepções e implicações no processo de formação humana; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METOD; DA EF ESCOLAR) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

THALITA TOSCHI MACHADO

Formulações empresariais para a educação básica: um estudo sobre o Instituto Positivo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

HELEN D'ANGELA ALCARA FERREIRA

Livro didático do ensino de História: um estudo sobre a abordagem pedagógica sobre o trabalho como fenômeno social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Jéssica Nascimento e Silva

PERSPECTIVAS EMPRESARIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS DOCUMENTOS ?CONHECIMENTO E INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE?, ?PÁTRIA EDUCADORA? E ?A TRAVESSIA SOCIAL?; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

ONDINA FRANCISLENE APARECIDA CANDIDO

O ENSINO FUNDAMENTAL NO PNE 2014-2024: UMA ANÁLISE CRÍTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Isabel Alves Pereira

Direitos humanos e educação: uma análise sobre a relação entre o Plano Nacional de Direitos Humanos e Educação e o planejamento educacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

PAULA RAQUEL DA COSTA FERNANDES

EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Lívia Antunes Almeida

O espaço da dança no currículo da Educação Infantil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

ROSANA DE OLIVEIRA CRUZ

A nova configuração da Pedagogia frente às mudanças na formação e na intervenção profissional: a ?Pedagogia empresarial? em debate; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

TALITA TOSCHI MACHADO

Formulações empresariais para a educação básica: um estudo sobre o Instituto Positivo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Silva Martins;

Frederico Dorvilho Testa

As parcerias público-privadas em municípios de MG: levantamento e análise de dados; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

THALITA TOSCHI MACHADO

As parcerias público-privadas em municípios de MG: levantamento e análise de dados; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Silva Martins;

Isabela Alves Pereira

ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE JUIZ DE FORA NO CONTEXTO DO DECRETO 6; 094/2007: COLABORAÇÃO OU SUBORDINAÇÃO?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF programa institucional de bolsas de iniciação científica; Orientador: André Silva Martins;

Jéssica Nascimento e Silva

ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE JUIZ DE FORA NO CONTEXTO DO DECRETO 6; 094/2007: COLABORAÇÃO OU SUBORDINAÇÃO?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF programa institucional de bolsas de iniciação científica; Orientador: André Silva Martins;

Thaylla Soares Paixão

Projetos empresariais para a Educação Básica: um estudo sobre redes de intervenção política e pedagógica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Raíza Dias de Almeida

Projetos empresariais para a Educação Básica: um estudo sobre redes de intervenção política e pedagógica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Thaylla Soares Paixão

Projetos e experiências empresariais na Educação Básica e suas implicações para a formação humana: (FASE 2); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - BIC; Orientador: André Silva Martins;

Lúcia Aparecida Ávila

Projetos e experiências empresariais na Educação Básica e suas implicações para a formação humana: (FASE 2); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Silva Martins;

Raíza Dias de Almeida

Educação escolar e responsabilidade social; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Silva Martins;

POLIANA STOPA MOREIRA

Educação escolar e responsabilidade social; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, UFJF - BIC; Orientador: André Silva Martins;

Raíza Dias de Almeida

CLASSE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E IDEOLOGIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - BIC; Orientador: André Silva Martins;

Thaylla Soares Paixão

Projetos empresariais para a Educação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - BIC; Orientador: André Silva Martins;

Lúcia Aparecida Ávila

Experiências empresariais na Educação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Silva Martins;

Raíza Dias de Almeida

Projetos e Experiências empresariais na Educação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - BIC; Orientador: André Silva Martins;

THALITA LOPES DA SILVA

Empresários e Educação: um estudo do projeto educacional da Federação das Indústrias de Minas Gerais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Silva Martins;

Camila Azevedo Souza

Empresários e Educação: um estudo do projeto educacional da Federação das Indústrias de Minas Gerais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Silva Martins;

POLIANA STOPA MOREIRA

EMPRESÁRIOS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO EDUCACIONAL DA FIEMG; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Fabiane Bárbara dos Anjos Ribeiro

Empresários e Educação: um estudo do projeto educacional da Federação das Indústrias de Minas Gerais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

LANDIN, Renata Aparecida Alves

ORIENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXISTE ALGO DE NOVO?; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: André Silva Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lúcia Maria Wanderley Neves

Política de capacitação de professores do ensino fundamental em Minas Gerais nos anos 90; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Maria Wanderley Neves;

Lúcia Maria Wanderley Neves

Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo; 2007; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Lucia Maria Wanderley Neves;

Danillo Marchesano Ramos Alves

CIÊNCIA TECNOLOGIA E TRABALHO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Teresinha Maria Gonçalves

A Percepçáo de riscos socioambientais pelos moradores do bairro Cristo Redentor da cidade de Criciúma-SC; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Teresinha Maria Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, A. S. ; CASTRO, L. F. . A CONCEPÇÃO DE TRABALHO EDUCATIVO DO SEBRAE: ASSIMILAR A DOCÊNCIAPARA DIFUNDIR O EMPREENDEDORISMO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 13, p. 152-179, 2021.

  • MARTINS, ANDRÉ SILVA ; PINA, Leonardo Docena . Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo. Revista HISTEDBR On-line , v. 20, p. e020052-21, 2020.

  • MARTINS, ANDRÉ SILVA ; SOUZA, CAMILA AZEVEDO ; PINA, Leonardo Docena . Empresas sociais e a privatização de novo tipo da educação básica: Um estudo sobre a relação público-privada em cidades de Minas Gerais-Brasil. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 28, p. 183, 2020.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. . APONTAMENTOS SOBRE A MINUTA DE PARECER DO CNE SOBRE CALENDÁRIO ESCOLAR E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. FORMAÇÃO EM MOVIMENTO , v. 2, p. 260-273, 2020.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, Leonardo Docena . CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 7, p. 100-109, 2015.

  • MARTINS, A. S. . FORMULAÇÕES DA CLASSE EMPRESARIAL PARA A FORMAÇÃO HUMANA: da educação política à educação escolar. Revista Contemporânea de Educação , v. 10, p. 67-88, 2015.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, Leonardo Docena ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; ALMEIDA, Raíza Dias de . INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E HEGEMONIA: ANÁLISE D AS FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE. Revista HISTEDBR On-line , v. 14, p. 260-272, 2014.

  • MARTINS, A. S. ; TOMAZ, A. S. ; PINA, Leonardo Docena . ?EMPRESÁRIOS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO EDUCACIONAL DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS (FIEMG) NA ATUALIDADE?. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 17, p. 179-207, 2013.

  • MARTINS, A. S. ; DORNELLAS, L. C. G. . A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores. Eccos Revista Científica (Impresso) , v. 1, p. 113-128, 2013.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. . Implicações da crise capitalista no campo teórico: pós-modernidade e exclusão social de pessoas com deficiência. Trabalho Necessário , v. 10, p. 1-29, 2010.

  • MARTINS, A. S. . A EDUCAÇÃO BÁSICA NO SÉCULO XXI: o projeto do organismo ?Todos pela Educação?. Práxis educativa (UEPG. Online) , v. 4, p. 21-28, 2009.

  • MARTINS, A. S. . A educação básica no século XXI: o projeto do organismo Todos pela Educação. Práxis Educativa (Impresso) , v. 1, p. 21-28, 2009.

  • MARTINS, A. S. ; (Daniella Motta de Oliveira) . Resenha do Livro: FONTES, Virgínia, Reflexões im-pertinentes: história e capitalismo contemporâneo.. Trabalho, Educação e Saúde , v. 5, p. 339-344, 2007.

  • MARTINS, A. S. . A relação Estado e Sociedade Civil no governo Lula. Universidade e Sociedade (Brasília) , São Paulo, n.32, p. 32-42, 2004.

  • MARTINS, A. S. . Educação Física Escolar: novas tendências. Revista Mineira de Educação Física , v. 5, p. 35-46, 2001.

  • MARTINS, A. S. ; SOUZA, C. E. (Org.) ; LOPES, M. J. (Org.) . Megaeventos esportivos no Brasil: reflexões críticas para o trabalho educativo. 1. ed. Campinas: Pontes, 2016. v. 1. 148p .

  • MARTINS, A. S. ; NEVES, L. M. W. (Org.) . Educação Básica: tragédia anunciada?. 1ª. ed. São Paulo: XAMÃ, 2015. v. 1000. 205p .

  • MARTINS, A. S. . A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009. 279p .

  • MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. . Classe social, Estado e hegemonia:a relação público privada na educação. In: Vânia Cardoso Motta; Larissa Dahmer Pereira. (Org.). EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA. 1ed.RIO DE JANEIRO: LUMEN JURIS, 2017, v. 1, p. 115-133.

  • MARTINS, A. S. . Estado e políticas sociais: elementos para análises. In: André Silva Martins; Carlos Eduardo de Souza; Mônica Jardim Lopes. (Org.). Megaeventos esportivos no Brasil: reflexões críticas para o trabalho educativo. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 15-42.

  • MARTINS, A. S. ; MELO, A. A. S. ; SOUZA, C. A. ; BRAGA, I. F. ; NEVES, L. M. W. . Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal da terceira via. In: MARTINS, André Silva; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. (Org.). Educação Básica: tragédia anunciada?. 1ªed.São Paulo: XAMÃ, 2015, v. 1, p. 23-44.

  • MARTINS, A. S. . Sobre a função e especificidade da educação escolar no mundo contemporâneo. In: Adriano de Paiva Reis; Carla Cristina Carvalho Pereira; Leonardo Docena Pina; Renata Aparecida Alves Landim. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Física. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, v. 1, p. 23-45.

  • MARTINS, A. S. ; DORNELLAS, L. C. G. . A parceria como ferramenta de ação empresarial na definição da política de formação continuada de professores. In: Rubens Luiz Rodrigues. (Org.). Educação Escolar no Século XXI. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2013, v. 1, p. 63-77.

  • MARTINS, A. S. . Classe empresarial e o Plano Nacional de Educação: uma análise sobre o processo ainda em curso. In: Andréia Ferreira da Silva; Melânia Mendonça Rodrigues. (Org.). Novo Plano Nacional de Educação (PNE): debates e tensões. 1ed.Campina Grande: Editora da UFCG, 2013, v. 1, p. 74-106.

  • MARTINS, A. S. . O ESTADO EDUCADOR: NOTAS PARA A REFLEXÃO. In: JUAREZ ANDRADE; LAURIANA PAIVA GONÇALVES. (Org.). AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: LIMITES E CONTRADIÇÕES. 1ed.JUIZ DE FORA: EDUFJF, 2011, v. 1, p. 72-89.

  • MARTINS, A. S. ; NEVES, L. M. W. ; OLIVEIRA, Daniela Motta de ; SANTOS, Marco Antonio Carvalho . Fundamentos teóricos da formação-atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010, v. 1, p. 97-153.

  • MARTINS, A. S. ; NEVES, L. M. W. . A nova pedagogia da hegemonia e a formação-atuação de seus intelectuais orgânicos. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010, v. 1, p. 23-38.

  • MARTINS, A. S. ; LIMA, K. R. S. . Presupuestos, principios y estrategias. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). La nueva pedagogía da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. Buenos Aires: Mio y Dávila, 2009, v. , p. 45-70.

  • MARTINS, A. S. . Estrategias burguesas para la obtención del consenso en los aos del neoliberalismo de la Tercera Vía. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). A nova pedagogía da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. Buenos Aires: Mio y Dávila, 2009, v. , p. 129-176.

  • MARTINS, A. S. . Sociabilidade Neoliberal. In: Isabel Brasil Pereira; Júlio César França Lima. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Editora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- FIOCRUZ, 2009, v. , p. 364-369.

  • MARTINS, A. S. ; TOMAZ, A. S. ; PINA, L. D. ; SOUZA, C. A. ; SILVA, T. L. ; RIBEIRO, F. B. A. ; MOREIRA, P. S. . O PROJETO EDUCATIVO DO EMPRESARIADO DE MINAS GERAIS PARA A FORMAÇÃO DA NOVA CIDADANIA ? UM ESTUDO SOBRE O VOLUNTARIADO. In: MARQUES, Luciana Pacheco; MIRANDA, Sonia Regina. (Org.). Investigações: experiências de Pesquisa em Educação. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009, v. , p. 123-138.

  • MARTINS, A. S. ; LIMA, K. R. S. . A NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA: PRESSUPOSTOS, PRINCÍPCIOS E ESTRATÉGIAS. In: LÚCIA MARIA WANDERLEY NEVES. (Org.). A NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA: ESTRATÉGIAS DO CAPITAL PARA EDUCAR O CONSENSO. 1ed.SÃO PAULO: XAMÃ, 2005, v. 1, p. 43-68.

  • MARTINS, A. S. . ESTRATÉGIAS BURGUESAS DE OBTENÇÃO DO CONSENSO NOS ANOS DE NEOLIBERALISMO DA TERCEIRA VIA. In: LÚCIA MARIA WANDERLEY NEVES. (Org.). A NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA: ESTRATÉGIAS DO CAPITAL PARA EDUCAR O CONSENSO. 1ed.SÃO PAULO: XAMÃ, 2005, v. 1, p. 126-174.

  • MARTINS, A. S. . Proposta de autonomia universitaria do governo Lula. In: Lúcia maria Vanderley Neves. (Org.). Reforma universitária do governo Lula. 1ed.São Paulo: Xamã, 2004, v. , p. 91-110.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, Leonardo Docena . AS FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: NOVA FORMA DE CONTROLE SOCIAL?. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2014, Porto- Portugal. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto- Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. v. 1. p. 2478-2489.

  • MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. . A responsabilidade social e o paradigma da inclusão: ideologias articuladas ao projeto da "direita para o social". In: IX Jornada de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR, 2010, Belém. O Nacional e o Local na História da Educação. Campinas: HISTEDBR- FE/UNICAMP, 2010. v. 1. p. 1-24.

  • MARTINS, A. S. ; TOMAZ, A. S. . VOLUNTARIADO, EDUCAÇÃO E HEGEMONIA: ASPECTOS DO PROJETO EDUCATIVO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS. In: 32ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?., 2009.

  • MARTINS, A. S. . "Todos pela Educação": O projeto educacional de empresários para o Brasil do século XXI. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008. v. 1. p. 1-16.

  • MARTINS, A. S. . EMPRESÁRIOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA NOVA ESTRATÉGIA DE DOMINAÇÃO. In: III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA POLÍTICA, 2006, CAMPINAS. DEMOCRACIA E DESIGUALDADES. UNICAMP: UNICAMP, 2006. v. ÚNICO.

  • MARTINS, A. S. . orientações governamentais para o ensino da educação física. In: Congresso Brasileiro de Ciências dos Esportes, 2001, Caxambu. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências dos Esportes, 2001. v. 1. p. 01-15.

  • MARTINS, A. S. ; LANDIN, R.A.A . As novas competência como definidoras dos projetos de educação e de educação física.. In: Congresso de ciências Humanas, Letras e Artes, 2001, Ouro Preto. Anais do V CONIFES, 2001., 2001, Ouro Preto. Anais do V CONIFES. OURO PRETO: UFOP, 2001. v. 1. p. 01-17.

  • MARTINS, A. S. . A FORMAÇÃO HUMANA E A TAREFA EDUCACIONAL NOS NOVOS TEMPOS : UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO F'SICA ESCOLAR ?. In: IV ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2000, NITERÓI. ANAIS DO ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO F'SICA ESCOLAR, 2000.

  • MARTINS, A. S. . A reconfiguração da Educação Mineira nos anos 90: detreminantes da política de formação em serviço de professores do ensino fundamental. In: IV CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES, 1999, VIÇOSA. ANAIS, 1999. v. ÚNICO.

  • MARTINS, A. S. ; MACHADO, T. T. ; TESTA, F. D. . V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. In: V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades, 2019, Juiz de Fora. Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Recife: Even3, 2019. v. 1. p. 193-194.

  • MARTINS, A. S. ; DORNELLAS, L. C. G. . A PARCERIA COMO FERRAMENTA DE AÇÃO EMPRESARIAL NA DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 2012, Santiago de Chile. Políticas educativas para América Latina: práxis docente y transformación social, 2012. v. 1. p. 121-122.

  • MARTINS, A. S. ; TOMAZ, A. S. . VOLUNTARIADO, EDUCAÇÃO E HEGEMONIA: ASPECTOS DO PROJETO EDUCATIVO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS. In: 32ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. p. 118-119.

  • MARTINS, A. S. . As estratégias hegemônicas no Brasil de hoje: uma análise sobre o projeto e a ação política da. In: COLÓQUIO NACIONAL PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA, 2008, SLAVADOR. COLÓQUIO NACIONAL PROCESSOS DE HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA, 2008.

  • MARTINS, A. S. . Todos pela Educação: o prejeto educacional de empresários para o Brasil do século XXI. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, 2008, Caxambu. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Rio de Janeiro: ANPED, 2008. v. 1. p. 129-130.

  • MARTINS, A. S. . as políticas de formação de intelectuais de novo tipo para o campo da educação em Minas Gerais. In: Seminário Nacional Democracia e construção do Público no Pensamento educacional Brasileiro, 2001, Niterói. Cadernos de Resumos do Seminário nacional Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro, 2001. p. 01-01.

  • MARTINS, A. S. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E O REORDENAMENO DO MUNDO CAPITALISTA: HÁ ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ?. In: congresso Brasileiro do colégio de ciências dos Esportes, 1999, Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências dos Esportes. IJUI: SEDIGRAF, 1999. v. 21. p. 1454-1454.

  • MARTINS, A. S. . POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MINAS GERASI NOS ANSO 90.. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1997, BELO HORIZONTE. CONSOLIDANDO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1997. v. 1.

  • MARTINS, A. S. . EDUCAÇÃO FÍ'SICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA. In: IX CONGRESSO BARSILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1995, VITÓRIA. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. CAMPINAS: COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1995. v. 17. p. 87-87.

  • MARTINS, A. S. ; TESTA, F. D. ; MACHADO, T. T. . A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DE UBERLÂNDIA-MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . As propostas dos presidenciáveis à luz da legislação educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . Privatização: a contrarreforma da educação básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. ; LEHER, R. . Construir a Faculdade de Educação: desafios e perspectivas para a educação nacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . Balanço dos retrocessos na educação brasileira em tempos da lei da mordaça, da medida provisória que impõe a reforma do ensino médio, da PEC 241(55) e da gestão empresarial do ensino público. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . Educação em tempos de crises, PEC's e MP'S: como ficam agora o Ensino Médio e o Ensino Médio Integrado?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . A ciência alimentando a vida ou o mercado?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS DA ORGANIZAÇÃO ?ESCOLA SEM PARTIDO?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . Estado, projetos de educação e capital:hegemonia, contra-hegemonia e formação humana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . A relação público-privada na educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . PROJETO PÁTRIA EDUCADORA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . ser geógrafo educador no país da Copa: grandes obras, grandes eventos... e a educação pública?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; ALMEIDA, Raíza Dias de . AS FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE TRABALHO DOCENTE E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: NOVA FORMA DE CONTROLE SOCIAL?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . O projeto da classe empresarial para a formação humana: da educação política à educação escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . Ensino fundamental: formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. ; TOMAZ, A. S. . VOLUNTARIADO, EDUCAÇÃO E HEGEMONIA: ASPECTOS DO PROJETO EDUCATIVO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . As estratégias hegemônicas no Brasil de hoje: uma análise sobre o projeto e a ação política da. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . Todos pela Educação: o projeto educacional de empresários para o Brasil do seculo XXI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . Educação Pública e Políticas Neoliberais: as estratégias do capital para educar o consenso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. S. . As estratégias hegemônicas no Brasil de hoje: uma análise sobre o projeto e a ação política da "direita para o social". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . OS EMPRESÁRIOS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA NOVA ESTRATÉGIA DE DOMINAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. ; LANDIN, R.A.A . A novas competência como definidoras dos projetos de educação e de educação física. 2001. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . As políticas de formação de intelectuais de novo tipo para o campo da educação em Minas Gerais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. ; LANDIN, R.A.A ; SANTOS, M.S. dos ; SILVA, Marcelo Moraes . orientações governamentais para o ensino da educação física. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, A. S. . PREFÁCIO. Juiz de Fora, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MARTINS, A. S. . APRESENTAÇÃO. Juiz de Fora, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MARTINS, A. S. ; LANDIN, R.A.A ; REZENDE, J. V. R. ; SANTOS, M.S. dos ; SILVA, Marcelo Moraes . As orientaçõe governamentais para o ensino da educação física: O que existe de novo?. 2003 (RELATÓRIO DE PESQUISA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, A. S. . Grupo de Trabalho: Reforma do Ensino Médio. 2020.

MARTINS, A. S. . Membro da Comissão Científica do III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: para onde vai a educação? ? Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina. 2020.

MARTINS, A. S. . Membro da Comissão Científica da V SEMANA DA FACED e X SEMANA DA EDUCAÇÃO: a Educação tem futuro? Desafios e possibilidades. 2019.

MARTINS, A. S. . Projeto Escola Democrática e Popular: a educação que queremos. 2012.

MARTINS, A. S. . Parecer ad hoc da Revista Currículo Sem Fronteiras. 2021.

MARTINS, ANDRÉ SILVA . Parecer ad hoc da Revista Germinal: marxismo e educação em debate. 2021.

MARTINS, ANDRÉ SILVA . Parecer ad hoc da Revista Germinal: marxismo e educação em debate. 2021.

MARTINS, ANDRÉ SILVA . Parecer ad hoc da Revista Educação em Foco. 2021.

MARTINS, A. S. . Parecer ad hoc da Revista HISTEDBR on line. 2020.

MARTINS, A. S. ; VOLPE, G. C. M. ; MAGRONE, E. . Parecer: requerimento de redistribuição docente para o Departamento de Educação da UFJF. 2020.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Práxis Educativa. 2019.

MARTINS, A. S. . Parecer ad hoc da Revista Trabalho Necessário. 2019.

MARTINS, A. S. ; GARCIA-REIS, A. R. ; CLARETO, S. M. ; ALVIANO JR., W. . Membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo do PPGE-UFJF. 2019.

MARTINS, A. S. . PARECISTA AD HOC DA REVISTA TRABALHO NECESSÁRIO. 2018.

MARTINS, A. S. ; VOLPE, G. C. M. ; RODRIGUES, R. L. ; DIAS, P. R. . Parecer sobre Mensagem do Executivo de Juiz de Fora n 4.269/2016, que instituiu o Plano Municipal de Educação. 2017.

MARTINS, A. S. . Nota Técnica: Avaliação das Emendas dos Vereadores da Câmara de Juiz de Fora ao Plano Municipal de Educação. 2017.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc para a Revista Trabalho Necessário - UFF. 2016.

MARTINS, A. S. . Parecer sobre Proposta de alteração do Regimento do Conselho Setorial de Extensão e Cultura. 2016.

MARTINS, A. S. . Parecer sobre a proposta de novo Regimento da Comissão Própria de Avaliação da UFJF. 2016.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Trabalho Necessário - UFF. 2015.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Educação em Foco - UFJF. 2013.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Perspectiva - UFSC. 2013.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Perspectiva - UFSC. 2012.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc do GT 09 na 34 Reunião Anual da ANPED. 2011.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Perspectiva - UFSC. 2011.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc do GT 09 na 33 Reunião Anual da ANPED. 2010.

MARTINS, A. S. . parecerista ad-hoc de artigo enviado para Revista Política e Sociedade. 2008.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Política e Sociedade- UFSC. 2008.

MARTINS, A. S. . Parecerista ad hoc da Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2008.

MARTINS, A. S. . O PROJETO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO NO BRASIL DE HOJE. 2007.

NEVES, L. M. W. ; MARTINS, A. S. ; BRAGA, I. F. ; LIMA, K. R. S. ; MELO, A. A. S. ; TOMAZ, A. S. . A NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA. 2004.

MARTINS, A. S. ; LANDIN, R.A.A ; SANTOS, M.S. dos ; SILVA, Marcelo Moraes . As orientaçõe governamentais para o ensino da educação física: O que existe de novo?. 2003.

MARTINS, ANDRÉ SILVA ; GALLO, S. ; BORGES, R. ; LEMOS, R. (Mediadora) . Mesa redonda 'PNE em tempos de pandemia' promovida pelo Centro de Educação Infantil Lídia Bencardini Maselli de Campinas-SP. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, ANDRÉ SILVA ; EVANGELISTA, O. ; GOULART, D.(Mediadora) . Mesa redonda INTELECTUAIS COLETIVOS E NOVAS HEGEMONIAS NA EDUCAÇÃO do Seminário de Pesquisa - Educação, Pesquisa e Resistências: 10 anos + 1 do Geppege - UNIFESP. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, A. S. ; GOMES, O. ; SANTOS, D. O. . Live- onze teses sobre a trabalho educativo, educação pública e as tecnologias digitais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, A. S. ; LAMOSA, R. A. C. ; ARGUELLES, R. ; SPADETTI, R. ; MAGALHAES, R. . Live- Palestra: A Direita para o Social e a Esquerda para o Capital: uma tragédia anunciada?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; CERQUEIRA, A. ; PEREIRA, M. L. . Live: Volta as aulas presenciais é possível?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; MORAES, L. . Live - Tempos de Pandemia: O crescimento da privatização e meritocracia na Educação Básica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; VITOI, R. ; MONTEIRO, W. . LIVE: Impacto no ensino e nas Políticas de Educação devido a COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; ARAUJO, E. M. . Entrevista para reportagem: 'período pós-pandemia aumenta desafio para reestruturar educação'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; KALAN, R. ; ARAUJO, R. ; ARAUJO, M. ; MAGELA, P. C. . Live rádio CBN de Juiz de Fora: desafios da educação em Juiz de Fora. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; EIRAS, A. L. T. S. ; CALHEIRA, F. S. ; PAULA, L. G. P. . Live - Profissionais da educação falando sobre o ERE (XXII Encontro Local de Estudantes de Serviço Social da UFJF_. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; CAPISTRANO, J. L. . Entrevista sobre a reforma do ensino médio concedida à TV SINTESE. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A. S. ; SANTOS, N. A. S. ; ARAUJO, V. C. . Live: O programa proinfância e seus desdobramentos em um município de Minas Gerais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; FERREIRA, E. ; BRETAS, S. ; PORTO, W. ; SILVA, R. . Live: a contrarreforma do ensino médio (XV Conferência Estadual de Educação do SINTESE). 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, A. S. ; SANTOS, N. A. S. . Live - palestra no I Simpósio do cursinho popular Garra-UFJF: O cenário educacional durante e após a pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, A. S. . Palestra: a política de formação de professores em tempos de crise no Centro de Educação da UFES. 2017. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARTINS, A. S. ; PINA, Leonardo Docena . PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, A. S. . INTRODUÇÃO SISTEMÁTICA À OBRA DE ANTONIO GRAMSCI - III Etapa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; SOUZA, C. A. ; LOPES, M. J. ; PIRES, M. D. M. ; TESTA, F. D. ; MACHADO, T. T. . As parcerias público-privadas na educação básica: uma análise sobre a realidade de quatro municípios de Minas Gerais. 2019. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; SIILVA, J. N. E. ; PEREIRA, I. A. ; CUNHA, D. J. ; CARVALHO, G. F. S. ; LANDIN, R.A.A . Relatório de Pesquisa: a relação público-privado na educação municipal de Juiz de Fora. 2016. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, Leonardo Docena ; PAIXÃO, Thaylla Soares ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; LANDIN, R.A.A . Relatório de Pesquisa: Classe social e formação humana: uma análise dos projetos empresariais para a educação básica. 2015. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; ALMEIDA, Raíza Dias de ; PAIXÃO, Thaylla Soares . PROJETOS EMPRESARIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE REDES DE INTERVENÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA ? FASE 2. 2013. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; PAIXÃO, Thaylla Soares ; SOUZA, C. A. . Projetos e experiências empresariais na Educação Básica e suas implicações para a formação humana: (FASE 2). 2012. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; ALMEIDA, Raíza Dias de ; MOREIRA, P. S. . Educação escolar e responsabilidade social. 2012. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; SOUZA, C. A. ; ÁVILA, Lúcia Aparecida ; MOREIRA, P. S. ; PAIXÃO, Thaylla Soares ; ALMEIDA, Raíza Dias de . Projetos e experiências empresariais na Educação Básica: implicações para a formação humana. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, A. S. ; PINA, L. D. ; TOMAZ, A. S. ; SOUZA, C. E. ; SOUZA, C. A. ; MOREIRA, P. S. ; SILVA, T. L. . EMPRESÁRIOS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO EDUCACIONAL DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS (FIEMG) NA ATUALIDADE. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Formulações empresariais para a educação básica em tempos de pandemia, Descrição: O projeto visa analisar as formulações de organizações empresariais (fundações, institutos e associações) para a educação básica, que foram produzidas em 2020 e 2021 (contexto de pandemia), visando identificar o significado de tais formulações para a escola pública. O projeto se vincula ao esforço de pesquisa mais amplo que desenvolvemos no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Planejamento Educacional sobre o tema Empresários e Educação, abrigando orientandos de pós-graduação e de graduação e ex-orientandos (professores da educação básica).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / CAMILA AZEVEDO SOUZA - Integrante / Mônica Jardim Lopes - Integrante / FREDERICO DORVILHO TESTA - Integrante / TALITA TOSCHI MACHADO - Integrante / NAIANA SILVA VILELA EIRAS - Integrante.

  • 2017 - Atual

    As parcerias público-privada na educação básica: uma análise sobre a realidadede quatro municípios de Minas Gerais., Descrição: O projeto "As parcerias público-privadas na educação básica" visa analisar o desenvolvimento das relações entre as instâncias do Poder Executivo de 4 municípios de Minas Gerais com organizações privadas empresariais, envolvendo a Educação Básica pública. O projeto se vincula ao esforço de pesquisa mais amplo que desenvolvemos no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Planejamento Educacional sobre o tema Empresários e Educação, abrigando orientandos de pós-graduação e de graduação e ex-orientandos (professores da educação básica). Nosso objetivo é analisar a forma e o conteúdo da relação público-privada na educação básica, buscando identificar suas implicações para o direito social à educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / CAMILA AZEVEDO SOUZA - Integrante / Mônica Jardim Lopes - Integrante / LEONARDO DOCENA PINA - Integrante / DANIEL JOSE DA CUNHA - Integrante / LUIGER FRANCO DE CASTRO - Integrante / MONICA DIAS MEDEIROS PIRES - Integrante / FREDERICO DORVILHO TESTA - Integrante / TALITA TOSCHI MACHADO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2014 - 2015

    ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE JUIZ DE FORA NO CONTEXTO DO DECRETO 6.094/2007: COLABORAÇÃO OU SUBORDINAÇÃO?, Descrição: O projeto investiga as relações entre setor público e setor privado nas escolas públicas de Juiz de Fora-MG. Busca identificar e analisar as relações existentes e seus impactos para a educação publica do município. O projeto é financiado foi aprovado no PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: XXIII PIBIC/CNPQ/UFJF - 2014/2015 XXVII BIC/UFJF - 2014/2015. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / LEONARODO DOCENA PINA - Integrante / LÚCIA APARECIDA ÁVILA - Integrante / Thaylla Soares Paixão - Integrante / GISELE FRANCISCA DA SILVA CARVALHO - Integrante / ISABELA ALVES PEREIRA - Integrante / JÉSSICA NASCIMENTO E SILVA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2016

    Formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo, Descrição: Identificar as especificidades da formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo, destacando nesse processo as estratégias na nova pedagogia da hegemonia e a conformação de uma novo padrão de sociabilidade capitalista. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Silva Martins - Integrante / ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO - Integrante / Ialê Falleiros Braga - Integrante / ADRIANE SILVA TOMAZ - Integrante / RUBENS LUIZ RODRIGUES (ORIENTADOR) - Integrante / RUBENS LUIZ RODRIGUES - Integrante / NEVES, Lúcia Maria Wanderley - Coordenador / MELO, Marcelo Paula de - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante / Andreia Ferreira da Silva - Integrante / Flávio Anício Andrade - Integrante / Tereza Cavalcanti - Integrante / Melania Mendonça Rodrigues - Integrante / Elizete Morião de Carvalho - Integrante / Maria Paula de Oliveira Bonatto - Integrante / GRAZIANY PENNA DIAS - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    Projetos empresariais para a Educação Básica: um estudo sobre redes de intervenção política e pedagógica, Descrição: Estudo sobre redes empresariais de intervenção política na educação básica a partir do caso Fundação Itaú Social. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / LEONARDO DOCENA PINA - Integrante / LÚCIA APARECIDA ÁVILA - Integrante / Raíza Dias de Almeida - Integrante / Thaylla Soares Paixão - Integrante / PAULA CARPANEZ CORREA - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Projetos e Experiências empresariais para a Educação Básica: implicações para a formação humana, Descrição: A pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento de fundações e institutos empresariais que desenvolvem ou desenvolveram projetos na Educação Básica nos anos da primeira década do século XXI e, com base esse levantamento, selecionar e analisar projetos e experiências mais relevantes, procurando apreender o impacto dessas formulações para as políticas educacionais, para a dinâmica escolar e, especialmente para o trabalho pedagógico de professores, coordenadores e diretores de unidades escolares. A pesquisa parte de uma constatação: o empresariado brasileiro vem assumindo um novo papel político na sociedade brasileira e por meio de organismos próprios (fundações e institutos) vem procurando aprofundar sua inserção na Educação Básica para influenciar nos rumos da formação humana e organização cultural do país. A perspectiva epistemológica da pesquisa é o materialismo histórico. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa possam auxiliar na compreensão crítica sobre o significado ético-político da intervenção sistematizada de fundações e institutos empresarias na definição de processos pedagógicos e definição de diretrizes para a política educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / ADRIANE SILVA TOMAZ - Integrante / THALITA LOPES DA SILVA - Integrante / CAMILA AZEVEDO SOUZA - Integrante / POLIANA STOPA MOREIRA - Integrante / Carlos Eduardo de Souza - Integrante / LEONARDO DOCENA PINA - Integrante / LÚCIA APARECIDA ÁVILA - Integrante / Raíza Dias de Almeida - Integrante / Thaylla Soares Paixão - Integrante / PAULA CARPANEZ CORREA - Integrante.

  • 2007 - 2011

    EMPRESÁRIOS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EDUCACIONAL DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS (FIEMG), Descrição: O presente projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais- FPEMIG, e vinculado à linha de pesquisa Gestão, Políticas Públicas e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, tem por objetivo geral identificar e analisar as proposições da FIEMG para a educação nos anos de 2000, tendo em vista os indicadores que demonstram o crescimento das ações empresariais com a política educacional. O projeto tem como ferramenta teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético. O ponto de partida do estudo se baseia em dois aspectos fundamentais comprovados em Neves (2005): (1) nos anos de 1990 um novo programa político passou a difundir no Brasil concepções e práticas destinadas a alicerçar referências sobre os sentidos da democracia, da cidadania e da participação, trazendo significativas implicações para a educação; (2) várias organizações empresariais assumiram papéis importantes na formulação e difusão dessas concepções e práticas, tendo a educação (escolar e não-escolar) como foco privilegiado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / ADRIANE SILVA TOMAZ - Integrante / FABIANE BARBARA DOS ANJOS RIBEIRO - Integrante / THALITA LOPES DA SILVA - Integrante / CAMILA AZEVEDO SOUZA - Integrante / POLIANA STOPA MOREIRA - Integrante / Carlos Eduardo de Souza - Integrante / LEONARDO DOCENA PINA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2003 - 2007

    O PROJETO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO NO BRASIL DE HOJE, Descrição: O projeto de pesquisa implementado no doutoramento em educação (UFF) de dedicou a investigar o conteúdo e a forma de aplicação do projeto de educação política da classe empresarial no Brasil contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2001 - 2003

    As orientaçõe governamentais para o ensino da educação física: O que existe de novo?, Descrição: O projeto buscou analisar as proposições oficiais para o Ensino da Educação Física na Escola Básica a partir da análise dos progrmas da TVEscola e de documentos oficiais no período compreendido entre 1995 a 2001, procurando identificar os fundamentos teóricos e possíveis implicações para a formação humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador / LANDIN, Renata Aparecida Alves - Integrante / REZENDE, Janaína Vital Rezende - Integrante / SANTOS, Marcelo Silva dos - Integrante / Marcelo Moraes e Silva - Integrante / CARLA CRISTINA CARVALHO PEREIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 1996 - 1998

    POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM MINAS GERAIS, Descrição: Oprojeto buscou analisar o conteúdo e a forma das políticas públicas de formação do professor em serviço no estado de Minas Gerais no período compreendido entre os anos de 1989 a 1995.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Silva Martins - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Medalha Juscelino Kubitschek, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação. , CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARTELOS, SÃO PEDRO, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 2293657

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: sem enquadramento funcional, Carga horária: 6

Outras informações:
Participação em Grupo de Pesquisa

1993 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação: área de Política Educacional e Trabalho e Educação

Atividades

  • 08/2008

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira: gestão e práticas pedagógicas, Dialética do Trabalho, Gramsci e a Educação, Antonio Gramsci, Nicos Poulantzas e o Estado, Estado e políticas educacionais, Estudo da obra "Miséria da Teoria" de E.P. Thompson

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 04/2014 - 04/2018

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Diretor da Faculdade de Educação.

  • 05/2010 - 05/2012

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1993 - 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplinas da área de Didática de Educação Física, Prática de Ensino com Estágio Supervisionado

  • 01/1994 - 12/1997

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, VIce-diretor da Faculdade de Educação.