Fernando Araújo de Azevedo

Fernando Araujo de Azevedo é Engenheiro Eletricista formado pela UFPR. Iniciou na área energia através do curso técnico em eletrotécnica, formou-se engenheiro e posteriormente concluiu o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Energia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE/UFPR. Dando seguimento à formação profissional fez novos cursos de técnico em telecomunicações e de engenharia de segurança do trabalho. No mestrado estudou e desenvolveu a dissertação sobre Otimização de Sistemas Elétrico Subterrâneo Reticulado utilizando ferramentas de Inteligência Artificial (Algoritmos Genéticos). Toda a sua formação permitiu desenvolver projetos e assumir compromissos na COPEL - Companhia Paranaense de Energia e suas subsidiárias onde atuou nas áreas de distribuição, transmissão, geração de energia elétrica e telecomunicações, tendo dedicado grande parte de sua carreira aos sistemas subterrâneos de energia elétrica. Tendo realizado diversos cursos de perícias e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias - IBAPE/SP, atua como assistente técnico perito em processos federais e do trabalho por designação judicial. Na pesquisa, também gerenciou projetos de pesquisa e desenvolvimento do Programa P&D da ANEEL, realizados por equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento - LACTEC e é pesquisador convidado do Instituto Federal do Paraná - IFPR em projetos do CNPQ. Desenvolve especificações de equipamentos de proteção e manobra para redes de distribuição de energia elétrica, bem como, especificou e implantou pioneiramente no Brasil o 1º transformador subterrâneo de distribuição isolado com óleo vegetal. Coordenou a construção da 2º maior obra de rede subterrânea de distribuição de energia elétrica da COPEL localizada na Avenida Brasil em Foz do Iguaçu - PR. Desenvolveu e coordenou a implantação de cursos de equipamentos, montagem e operação de redes subterrâneas de distribuição dentro da Companhia Paranaense de Energia.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2008 - 2010

Universidade Federal do Paraná
Título: Otimização de Rede de Distribuição de Energia Elétrica Subterrânea Reticulada Através de Algoritmos Genéticos,Ano de Obtenção: 2010
Alexandre Rasi Aoki.Palavras-chave: Otimização de Rede de Distribuição; Algoritmos Genéticos; Sistemas Reticulados de Distribuição; rede subterrânea de distribuição; fluxo de potência.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Inteligência Artificial. Setores de atividade: Eletricidade e gás; Eletricidade, gás e outras utilidades.

Especialização em andamento em Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios

2017 - Atual

Faculdade de Administração e Economia

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2016

Faculdade Estácio de Curitiba
Título: Sistema de Gestão Integrada - Uma Proposta Viável

Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrotécnica

1989 - 1995

Universidade Federal do Paraná
Título: Análise Técnico Econômica - Sistema Elétrico da Vila de Ilha das Peças
Orientador: Nelson Mendes da Silva Santos

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Telecomunicações

2012 - 2014

Instituto Federal do Paraná

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica

1984 - 1988

Escola Estadual de 2º grau Parobé

Formação complementar

2006 - 2006

Aterramento e Compatibilidade Eletromagnética. (Carga horária: 16h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2006 - 2006

Indicadores de Defeito para Cabos Isolados. (Carga horária: 8h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2006 - 2006

Otimizando o Trabalho em Equipe. (Carga horária: 24h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2005 - 2005

Sistema de Identificação de Cabos Isolados. (Carga horária: 4h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2005 - 2005

Montagem de Rede de Baixa Tensão Subterrânea. (Carga horária: 32h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2005 - 2005

Técnicas de Localização de Defeito. (Carga horária: 32h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2004 - 2004

Noções Básica sobre Óleo Isolante. (Carga horária: 8h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.

2003 - 2003

Planejamento do Sistema Elétrico de 13,8 kV. (Carga horária: 16h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2003 - 2003

Pintura Industrial. (Carga horária: 4h). , Star Tintas Especiais Ltda, STAR, Brasil.

2003 - 2003

Transformadores e Chaves à Óleo. (Carga horária: 40h). , Trafo Equipamentos Elétricos S.A., TRAFO, Brasil.

2001 - 2001

Projeto de Redes Subterrâneas. (Carga horária: 40h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2001 - 2001

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2001 - 2001

Microsoft Excel Avançado. (Carga horária: 20h). , Vital Informática Soluções, VITAL, Brasil.

2001 - 2001

Materiais Utilizados em Equipamentos Elétricos. (Carga horária: 32h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.

2001 - 2001

Microsoft Acces Básico. (Carga horária: 20h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

2000 - 2000

Noções de Protocolo. (Carga horária: 8h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.

2000 - 2000

Compatibilidade Eletromagnética. (Carga horária: 24h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.

1999 - 1999

ANAREDE. (Carga horária: 16h). , Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.

1998 - 1999

Fast Line de Inglês. (Carga horária: 256h). , Centro Cultural Brasil - Estados Unidos de Curitiba, INTER AMERICANO, Brasil.

1998 - 1998

Microstation 2D e Word Básico. (Carga horária: 60h). , JHF Informática, JHF, Brasil.

1998 - 1998

MS Power Point Básico. (Carga horária: 20h). , TBA Informática, TBA, Brasil.

1997 - 1997

Seminário da Qualidade Total. (Carga horária: 8h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1997 - 1997

Aplicação das Ferramentas do TQC. (Carga horária: 16h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1997 - 1997

Métodos para Análise de Perdas Técnicas. (Carga horária: 16h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1996 - 1996

Instrutores de Treinamento e Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Perícias Judiciais I. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, IBAPE - SP, Brasil.

1995 - 1995

Aspectos Humanos da Supervisão. (Carga horária: 32h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1994 - 1994

Operação de Rede de Distribuição. (Carga horária: 160h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Distribuição Subterrânea de Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Equipamentos de Seccionamento, Manobra e Proteção de Circuitos Elétricos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transformadores de Força..

Organização de eventos

AZEVEDO, F. A. . 1º Workshop Tecnologias e Técnicas de Redes Subterrâneas. 2003. (Outro).

Participação em eventos

7ª Exposição e Forum Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologias para Redes Subterrâneas de Energia Elétrica.Otimização de Sistemas Reticulados Através do Uso de Algoritmos Genéticos. 2011. (Seminário).

7ª Exposição e Forum Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologias para Redes Subterrâneas de Energia Elétrica.Desenvolvimento de Técnicas de Diagnóstico e Localização de Defeito em Cabos Subterrâneos. 2011. (Seminário).

6ª Exposição e Forum Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologias para Redes Subterrâneas de Energia Elétrica.Sistema de Supervisão e Controle da Rede Subterrânea de Curitiba. 2010. (Seminário).

2º Encontro Técnico de Redes Subterrâneas de Distribuição - ELETROPAULO.Instalação de Relés Microprocessados em Protetores de Rede - COPEL. 2004. (Encontro).

2º Encontro Técnico de Redes Subterrâneas de Distribuição - ELETROPAULO.Sistema Híbrido de Atendimento de Cargas no Sistema Subterrâneo de Curitiba. 2004. (Encontro).

1º Encontro Técnico de Redes Subterrâneas de Distribuição - CEMIG.Comissionamento de Obras Próprias e de Terceiros em Redes Subterrâneas de Distribuição - COPEL. 2002. (Encontro).

Electrical Network System Conference 2002 - CITY PUBLIC SERVICE. 2002. (Congresso).

Electrical Network System Conference 2000 - GEORGIA POWER. 2000. (Congresso).

Encontro Técnico da Diretoria de Distribuição da COPEL - DISED. 2000. (Encontro).

XIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2000 - COPEL. 2000. (Seminário).

Outras produções

AZEVEDO, F. A. . Análise Técnico-econômica do Sistema VIP - Vila de Ilha das Peças. 1995.

AZEVEDO, F. A. . Montagem de Rede de Média Tensão Subterrânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AZEVEDO, F. A. . Protetores de Rede. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AZEVEDO, F. A. . Montagem de Acessórios Desconectáveis. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Copel Telecomunicações S.A., Superintendência Administrativa de Telecomunicações. , Rua José Izidoro Biazetto, 158 - Bloco A, Mossunguê, 81200240 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33312266, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2016

Companhia Paranaense de Energia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Regulação, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Elaboração de Norma de Atendimento de Condomínios em Rede Subterrânea.

  • 01/2004

    Treinamentos ministrados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Treinamentos ministrados, Coordenação e Implantação do Curso de Sistema de Identificação de Cabos Isolados de Rede Subterrânea - SISCAB, Coordenação e Implantação do Curso de Técnicas de Localização de Defeito em Cabos Isolados - TECLOC, Coordenação e Implantação de Curso de Montagem de Rede de Baixa Tensão Subterrânea - MRBTSB

  • 01/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2000

    Treinamentos ministrados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Treinamentos ministrados, Operação de Protetores de Rede - OPEPROT, Relés Protetores de Rede - RELEPROT, Operador Portátil para Chave Submersível - OPECHA, Chave Submersível de 03 Vias Canada Power - CSUB, Interruptor Submersível Elastimold - INTSUB, Montagem de Acessórios Desconectáveis - ACDESCO, Protetores de Rede Secundária - PROTREDE

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Inspeção e Testes de Transformadores, Chaves de Operação em Carga, Protetores de Rede, Acessórios para Cabos e Cubículo SF6 de Seccionamento de 15 kV.

  • 01/2006 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Análise e Elaboração de Laudos de Falhas e Defeitos em Chaves Submersíveis da Canadá Power Products e Interruptores Submersíveis da T&B para Redes Primárias de Distribuição..

  • 06/2004 - 06/2006

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Coordenação da Obra de Construção da Rede Subterrânea de Distribuição de Energia de Foz de Iguaçu.

  • 01/2005 - 05/2006

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Sistema Modular de Diagnóstico e Localização de Defeitos em Cabos Isolados.

  • 01/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Transformador Subterrâneo Radial de Distribuição 500 kVA - 13,8 kV Isolado c/ Óleo Vegetal.

  • 01/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Chave Submersível c/ Aterramento de 15 kV Isolado c/ Gás SF6.

  • 01/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Interruptor Submersível de 15 kV c/ Isolamento Sólido.

  • 01/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Elaboração de Norma de Montagem de Acessórios Desconectáveis Isolados para Cabos.

  • 01/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Elaboração de Norma de Montagem de Rede Primária Subterrânea de Energia Elétrica - 15 kV.

  • 01/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Elaboração de Norma de Montagem de Rede Secundária Subterrânea.

  • 01/2004 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Estudo de Alívio de Carga da Rede Subterrânea de Curitiba em casos de Dupla Contingência no Sistema Subterrâneo.

  • 01/2003 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Transformadores Pedestal de Distribuição 75, 150 e 300 kVA - 13,8 kV.

  • 04/2000 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Estudo de Carga e Elaboração de Projeto de Linha Expressa Subterrânea para Interligação SE Alto da Glória e Rede Subterrânea de Curitiba.

  • 01/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Chave Submersível de Operação em Carga com 03 Vias de 15 kV Isolado com Gás SF6.

  • 01/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Elaboração de Especificação Técnica de Acessórios Desconectáveis Isolados para Cabos.

  • 01/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Transformador Subterrâneo de Distribuição 500 kVA - Network.

  • 01/1998 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Engenharia de Distribuição - SED, .,Serviço realizado, Especificação Técnica de Protetores de Rede Subterrânea Reticulada.

  • 02/1995 - 12/1996

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Distribuição Leste, .,Serviço realizado, Construção, Manutenção e Ligação de Consumidores da Rede Subterrânea de Curitiba.

  • 12/1993 - 01/1995

    Serviços técnicos especializados , Superintendência de Distribuição Leste, Centro de Distribuição de Paranaguá.,Serviço realizado, Projeto, Cadastro e Operação de Redes Aéreas de Distribuição de Energia.

1990 - 1993

Direcional Elétrica

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1990 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados , Direcional Elétrica, .,Serviço realizado, Instalação de Elétricas e Centrais de Alarme Residencial e Comercial.

1988 - 1989

Bojunga Dias S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Obras, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1988 - 02/1989

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Obras, .,Serviço realizado, Fiscalização de Obras de Instalações Elétricas Industriais.

1997 - 2015

Copel Distribuição S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

1993 - 1996

Copel Distribuição S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Distribuição, Carga horária: 40

2016 - Atual

COPEL Telecomunicações S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Divisão de Segurança do Trabalho, Carga horária: 40