David Félix Balassiano
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense(1959) e especialização em Especialização Em Prótese Fixa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1974). Atualmente é Outro PROF PESQUISADOR da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia.
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização Em Prótese Fixa
1974 - 1974
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Prótese Implanto p/ Paciente Edentulop Total-Maxil. , Academia Brasileira de Odontologia.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.
Participação em eventos
World Tour 2006 Nobel Biocare. Programa Nobel Biocar de Ensino em Universidades. 2006. (Congresso).
World Tour -Nobel Biocare.Nobel Biocare World Tour 2006. 2006. (Encontro).
.Considerações Atuais em Implantes Orais. 2006. (Encontro).
Encontro Internacioanal Assinantes ImplantNews.Encontro Internacional de Assinates ImplantNews. 2006. (Encontro).
17 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA. 17 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. 2005. (Congresso).
WORLD CELEBRATION 40 YEARS OF INTEGRATION. WORLD CELEBRATION 40 YEARS OF INTEGRATION. 2005. (Congresso).
VI CONFERÊNCIA INTERNACIOANAL DE IMPLANTES.VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTÉTICA E IMPLANTES. 2005. (Seminário).
ENCONTRO DE MESTRES E CIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTES.QUARTO ENCONTRO DE MESTRES EM CIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTES. 2005. (Encontro).
I Encontro de Temas Livres da FOUERJ.I Encontro de Temas Livres da FO-UERJ. 2005. (Encontro).
17 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO RIO DE JANEIRO.PROPRIEDADES FÍSISCAS E MECÂNICAS DAS CERÂMICAS DENTAIS. 2005. (Outra).
17 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA.PLANEJAMENTOS MULTIDISCIPLINARES EM REABILITAÇÕES COM PRÓTESES PARCIAIS FIXAS. 2005. (Outra).
4 ENCONTRO DE MESTRES EM CIRURGIA E PROTESE SOBRE IMPLANTES. VII ENCUETRO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE REHABILITACIÓN DE LA CARA Y PRÓTESIS BUCO-MAXILO FACIAL. 2004. (Congresso).
IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE IMPLANTES.CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE IMPLANTES. 2003. (Seminário).
3º Congresso Internacional de Osseointegração da APCD. 3º Congresso Internacional de Osseointegração da APCD. 2002. (Congresso).
18ª Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UERJ.18ª Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UERJ. 2002. (Outra).
15º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. 15º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).
2º ANEO - Assembléia Nacional das Especialidades Odontológicas.2º ANEO - Assembléia Nacional das Especialidades Odontológicas. 2001. (Outra).
Participação em bancas
BALASSIANO, D. F.; COSTA, Luis Carlos Santiago; SOEIRO, Francisco José da Cunha Pires. Análise das Tensões nos Primeiros pré-molares superior e inferior em contato através do Método de Elementos Finitos. 2006. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. C DA CUNHA. EFEITO DO MODO DE CARREGAMENTO OCLUSAL NA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DENTES PRÉ-MOLARES COM LESÕES CERVICAIS DE ABFRAÇÃO.. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; PEREIRA, Luiz Carlos; TEIXEIRA, Flávio. TENACIDADE À FRATURA NA INTERFACE DOS SISTEMAS Ni-Cr/ PORCELANA FELDSPÁTICA E CERÂMICA LIVRE DE METAL UTILIZADOS EM RESTAURAÇÕES ODONTOLÓGICAS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; PEREIRA, Luiz Carlos; OGASAWARA, Tsuneharu; DUDA, Fernando Pereira. ANÁLISE DA TENACIDADE À FRATURA EM COROA TOTAL METALOCERÂMICA POR MÉTODOS DE ELEEMNTOS FINITOS E ENSAIOS INVITRO SOB CARREGAMENTO CÍCLICO. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; FRAGA, Olivia Albertina da Silva; FROSSARD, Willian Meireles. Oclusão em próteses sobre implante. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; MOREIRA, Angela Maria Vidal; FROSSARD, Willian Meireles. Restauração de dentes tratados endodonticamente estruturalmente comprometidos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; SOTELO, Laura Maria de Oliveira; TELLES, Daniel de Moraes. Avaliação sda Seleção de cor através de diversas fontes de luz com a utilização de escala cerâmica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; SOTELO, Laura Maria de Oliveira; FROSSARD, Willian Meireles. Moldagem de Implantes. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.; FRAGA, Olivia Albertina da Silva; SOTELO, Laura Maria de Oliveira. AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO DE RAIZES FRAGILIZADAS RESTAURADAS COM TRES PINOS INTRACANAIS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. CONCEITOS ESTÉTICOS EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTES. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. PRÓTESE DENTO-IMPLANTO SUPORTADA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Prótese Dental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. Concurso Público para Professor Titular na Area de Endodontia do Departamaneo de Procedimentos Clínicos Integrados da Faculdade de Odontologia. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. Concurso Público para Professor Titular na Área de Dentística do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da UERJ. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BALASSIANO, D. F.. CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO NA ÁREA DE PRÓTESE FIXA DO DEPARTAMENTO DE PRÓTESE DA UERJ. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
ELEMENTO FINITO; Início: 2005; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Análise de facetas laminadas atraves do Método de Elementos finito; Início: 2005; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
PRÓTESE SOBRE IMPLANTES; Início: 2003; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
TÍTULO NÃO DEFINIDO; Início: 2003; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Estudo clínico retrospectivo da avaliação dos implantes cônicos do tipo repalce - Steri-oss; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Avaliação in vitro dos efeitos de diferentes tratamentos de superfície da cerâmica de alumína vidro-infiltrada (in ceram) na força de adesão dos cimentos resinosos; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Avaliação da adaptação marginal de coroas de titâno fundido, titâno sitema procera e ouro; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Estudo Comparativo da Distribuição de Tensões em Dentes Humanos, Restaurados com Núcleos Metálicos Fundidos e Pinos em Fibra de Carbono, através do Método dos Elementos Finitos; 2001; 100 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
AVALIAÇÃO DAS TENSÕES EM DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE E RESTAURADOS COM PINOS METÁLICOS FUNDIDOS E FIBRA DE VIDRO, ATRAVES DO MEF; 2005; 100 f; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Influência do efeito férula na distribuição de tensões em dentes restaurados com núcleos metálicos fundidos e coroas metalocerâmicas através do método do elementos finitos; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Estudo comparativo da distribuição de tensões em dentes restaurados com núcleos metálicos fundidos e pinos em cerâmica-zircônio através do método de elementos finitos; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: David Félix Balassiano;
Produções bibliográficas
-
BALASSIANO, D. F. ; FRAGA, Olivia Albertina da Silva ; FERREIRA, Arthur Bessone da Cruz ; PUPPIN, Venicio Querino ; CORREA, Leonardo José Dolher ; PINTO, Leny Soares . Avaliação da alteração dimensional de modelos de gesso tipo IV,obtidos com silicona de adição submetida ao processo de desinfecção. Revista do Centro de Estudos. Faculdade de Odontologia/UERJ , Rio de Janeiro, v. IXI, n.1, p. 28-33, 2005.
-
BALASSIANO, D. F. ; FROSSARD, Willian Meireles . Grau de satifsfação do paciente à terapia de sobredentadura inferior implanto-retida. Revista Brasileira de Odontologia , v. 59, n.1, 2002.
-
BALASSIANO, D. F. ; BARBARA, Alber Barbosa . Considerações Clinicas e Comparativas da Biomecânica em Implantes e Dentes Ajuste Oclusal de uma Coroa Unitária Implanto Suportada. Revista Brasileira de Implantodontia , Rio de Janeiro, v. Abril, p. 17-17, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. . OPÇÕES ESTÉTICAS PARA A TERCEIRA IDADE. In: HILTON SOUCHOIS DE A. MELLO. (Org.). ODONTOGERIATRIA. RIO DE JANEIRO: SANTOS, 2004, v. 01, p. -.
-
BALASSIANO, D. F. . Avaliação da Eficãcia na Desinfecção dos Materiais de Moldagem Utilizados em Prótese. In: 15º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, 2001, Rio de Janeiro, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. . Avaliação da Rugosidade Superficial do Modelo Obtido com Silicone de Adição Desinfectadas por Trinta MInutos. In: 15º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, 2001, Rio de Janeiro, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. . Avaliação da Estabilidade Dimensional dos Materiais de Moldagem Tratados por Agentes Desinfectantes. In: 15º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, 2001, Rio de Janeiro, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. ; SOTELO, Laura Maria de Oliveira . O efeito da férula na distribuição de tensões em dentes restaurados com núcleos metálicos fundidos. Pesquisa Odontológica Brasileira , 2002.
-
BALASSIANO, D. F. ; DUARTE, João Luiz Portella . Distribuição de Tensões em Dentes Restaurados com Núcleos Metálicos Fundidos e Pinos em Fibra de Carbono. Pesquisa Odontológica Brasileira , Aguas de Lindóia, v. 15, p. 107-107, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. ; DUARTE, João Luiz Portella ; FRAGA, Olivia Albertina da Silva ; SOTELO, Laura Maria de Oliveira . Avaliação da alteração dimensional da silicona da adição submetida à desinfecção por imersão. Pesquisa Odontológica Brasileira , Aguas de Lindóia, v. 15, p. 108-108, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. . Avaliação volumétrica dos efeitos da desinfecção da resina acrílica duralay. Pesquisa Odontológica Brasileira , Aguas de Lindóia, v. 15, p. 106-106, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. ; SCABEL, Patricia . Efeito das cargas oclusais sobre o pimeiro pré-molar superior - MEF. Pesquisa Odontológica Brasileira , Aguas de Lindóia, v. 15, p. 107-107, 2001.
-
BALASSIANO, D. F. . Prótese Fixa e Removíveis Associadas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BALASSIANO, D. F. . Mensuração do espaço ( micro gap) na interface implante/conexão, de oito sistemas de implantes, através da microscopia de varredura. 2006.
BALASSIANO, D. F. . ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÃO NOS IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS ATRAVÉS DO MÉTODO BIIDIMENSIONAL DE ELEMENTOS FINITOS. 2005.
BALASSIANO, D. F. . AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÃO NOS IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS. 2005.
BALASSIANO, D. F. . Reabilitação Oral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BALASSIANO, D. F. . DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO INTEGRADO EM PRÓTESE FIXA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BALASSIANO, D. F. . INTRODUÇÃO A PRÓTESE SOBRE IMPLANTE. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BALASSIANO, D. F. . Metal Cerâmica e Novas Porcelanas. 2002. .
BALASSIANO, D. F. . Restabelecimento protético para os pacientes da terceira idade. 2002. .
BALASSIANO, D. F. . Metalocerâmica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BALASSIANO, D. F. . Plano de tratamento integrado em Prótese Fixa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BALASSIANO, D. F. . Evolução Téncia da Cerâmica Odontológica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BALASSIANO, D. F. . Coroas e Pontes em Metalocerâmica. 2001. .
BALASSIANO, D. F. . Coroas Metalo-Cerâmicas. 2001. .
BALASSIANO, D. F. . Considerações Biomecânicas no Planejamento de Prótese Fixa. 2001 (Conferência) .
Prêmios
2001
Escudo de Prata, Associação brasileira de Odontologia.
1998
Honra ao Mérito, Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.
1993
Homenagem Especial e Medalha - Jubileu de Prata da Faculdade de Odontologia da UERJ, Faculdade de Odontologia da UERJ.
1993
Mérito Antonio Rothier Duart e Medalha, 11º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro.
1991
Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Profissional - Dr. Luiz Cesar Pannain, Sindicato dos Odontologistas do Estado de Sao Paulo.
1983
Membro da Academia Brasileira de Odontologia, Academia Brasileira de Odontologia.
1983
Honra ao Mérito, II Pavilhão de Prevenção em Odontologia.
1981
Medalha de Mérito Preventivo - Prof. Geraldo Halfeld, II Pavilhão de Prevenção em Odontologia.
1979
Honra ao Mérito acompanhado da Medalha ERnesto de Mello Salles Cunha, 4º Congresso Internacional de Odontologia.
1977
Honra ao Mérito acompanhado da Medalha Aberlado de Brito, III Congresso Intenacional de Odontologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Departamento de Odontologia Restauradora. , Av. 28 de Setembro, 157, Vila Isabel, 20551030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25876457, Fax: (21) 25688196, URL da Homepage:
Experiência profissional
1974 - 2004
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, Faculdade de Odontologia.,Linhas de pesquisa
-
10/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, Departamento de Odontologia Restauradora.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.
-
03/1989
Ensino, Especialização Em Prótese Dental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prótese
-
03/1974
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prótese Fixa
-
03/1979 - 12/1980
Ensino, Especialização Em Prótese Fixa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prótese Fixa
-
03/1977 - 12/1977
Ensino, Especialização Em Escultura Dental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prótese
-
03/1977 - 12/1977
Ensino, Especialização Em Prótese Removível, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prótese Removível
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de David Félix Balassiano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?