Cleidson Frisso Braz

Possui graduação em Letras: Português / Literatura pelo Centro Educacional São Camilo - ES (2004); especialização em Gestão Escolar (2013) e Mestrado em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente cursa Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde realiza pesquisa sobre a poesia de presos políticos durante a ditadura militar brasileira. É servidor estatutário da Prefeitura Municipal de Anchieta-ES, onde atua como professor de Língua Portuguesa. Também é vinculado como servidor efetivo na Prefeitura de Itapemirim-ES, onde atua como professor. Realizou trabalhos como técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Itapemirim, formador e palestrante em cursos sobre Diversidade e Direitos Humanos e atuou no Ensino Superior como Gerente de Administração e Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na coordenação dos trabalhos acerca de Currículo, Base Nacional Comum, Projeto Político Pedagógico, Regimento Comum Escolar, Proposta Pedagógica Curricular, Fórum Municipal de Educação, Formação Continuada do Magistério e presidiu a Comissão de Estudo e Reestruturação do Estatuto do Magistério. Integrou bancas examinadoras de trabalho de conclusão no Curso de Letras do IFES, Campus Vitória-ES e também no Curso de Especialização latu-sensu em Filosofia e Psicanálise da Universidade Federal do Espírito Santo. Participou como professor convidado do Mestrado em Humanidades. Tem publicações na área do discurso, da literatura e da linguagem, com foco na abordagem criativa (Franchi, 2014) e no epilinguismo (Culioli, 1980). O trabalho sobre minorias sociais, livro didático e linguagem lhe rendeu a indicação como referência bibliográfica no edital de ingresso do Mestrado em Humanidades-IFES, em 2021. Interessa-se pela literatura de testemunho e a psicanálise.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2022 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Nelson Martinelli Filho.

Mestrado profissional em Letras

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: As minorias sociais no Ensino Fundamental: uma possibilidade de expressão nas aulas de Língua Portuguesa, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Dr. Antônio Carlos Gomes
Coorientador: Dra. Andreia Penha Delmaschio. Palavras-chave: minorias sociais; ensino; diversidade; epilinguagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Minorias. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão Educacional Integrada

2011 - 2011

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: A Gestão Educacional Integrada e suas implicações na escola contemporânea
Orientador: Sheila Oliveira de Alvarenga

Especialização em Letras: Português/Literatura

2005 - 2005

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: A ocorrencia do erotismo em Quatro Dolores, de Ivana Arruda Leite
Orientador: Beatriz Fraga

Graduação em Letras: Português / Literatura

2001 - 2004

Centro Educacional São Camilo - ES
Título: A ocorrência do erotismo no conto "Falo de Mulher", em Ivana Arruda Leite
Orientador: Beatriz Fraga

Formação complementar

2023 - 2023

III Jornada Literatura e Ditaduras. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2023 - 2023

O que pode o grito se não se perpetua?. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Literatura e cárcere político: conversa com Perly Cipriano. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Literatura e cárcere político: conversa com Elizabeth Cardoso. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2019 - 2019

Currículo do Espírito Santo. (Carga horária: 180h). , Governo do Estado do Espírito Santo, GOVERNO/ES, Brasil.

2017 - 2017

Programa Agrinho: Saber e atuar para melhorar o mundo - saúde. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR - ES, Brasil.

2015 - 2015

Programa Agrinho: uso sustentável da água. (Carga horária: 72h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR - ES, Brasil.

2015 - 2015

Formação Continuada: ensinar, aprender e pesquisar. (Carga horária: 120h). , Prefeitura de Itapemirim, PM/I, Brasil.

2015 - 2015

Formação para Corretores de Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2014 - 2014

2ª Formação Integrada SEDU/UNDIME: Adolescência, sexualidade e gravizez. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado do Espírito Santo, GOVERNO/ES, Brasil.

2014 - 2014

Formação para Corretores de Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2014

Capacitação em Língua Portuguesa. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Anchieta, PMA, Brasil.

2013 - 2013

Formação para Corretores de Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Formação para Corretores de Redações do ENEM. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2011 - 2012

GESTAR II. (Carga horária: 300h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2010 - 2010

Ensinando e Aprendendo com as TICs. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo, SEDU, Brasil.

2010 - 2010

Ensinando e Aprendendo com as TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação. (Carga horária: 100h). , Governo do Estado do Espírito Santo, GOVERNO/ES, Brasil.

2009 - 2009

EducAnvisa. (Carga horária: 16h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2006 - 2006

Atualização em Arte e Educação. (Carga horária: 400h). , Centro de Treinamento Educacional, CECATE, Brasil.

2006 - 2006

Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Marataizes, PM/MARATAIZES, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Nivelamento. (Carga horária: 120h). , Centro Universitário São Camilo - ES, SÃO CAMILO ES, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Monitoria. (Carga horária: 230h). , Centro Universitário São Camilo - ES, SÃO CAMILO ES, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Minorias.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística.

Organização de eventos

GOMES, A. C. ; BRAZ, C. F. . Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL). 2019. (Congresso).

BRAZ, C. F. . I Seminário de Integração "Educação e Diversidade". 2019. (Outro).

BRAZ, C. F. . Formação Continuada de Itapemirim: temas contemporâneos na educação. 2018. (Outro).

BRAZ, C. F. . Formação Continuada do Magistério de Itapemirim: uma proposta, novos saberes. 2017. (Outro).

ARAÚJO, F. B. F ; BRAZ, C. F. . III Seminário Integrado dos Subprojetos de Letras do PIBID/ES: Práticas de Leitura e Ensino. 2017. (Outro).

BRAZ, C. F. . A construção no cotidiano escolar. 2011. (Congresso).

BRAZ, C. F. . Arte e Educação. 2007. (Outro).

Participação em eventos

II Congresso Literatura e Cultura no Brasil de 1964 a 1985: permanências e apagamentos. A temática amororosa na poesia de presos políticos da ditadura militar brasileira. 2024. (Congresso).

XXV Congresso de Estudos Literários - "Literatura e cultura no Brasil de 1964 a 1985: poemas, peças e ficções (permanências e apagamentos)". Poesia e ditadura: Aybirê Ferreira de Sá, Eurico Tejera Lisboa e Jacinta Passos. 2023. (Congresso).

A universidade que queremos: Demerval Saviani. 2022. (Encontro).

I Seminário de Gestores de Polo UAB do IFES/CEFOR. 2018. (Seminário).

V CONCEFOR Congresso Regional de Formação e Educação a Distância - Educação, Tecnologia, e Inclusão : construindo saberes.. 2018. (Congresso).

I Seminário conceito de educação. 2015. (Seminário).

Capacitação em Língua Portuguesa. 2014. (Oficina).

Jornada Pedagógica. 2014. (Congresso).

Jornada Pedagógica. 2013. (Congresso).

Congresso Municipal de Educação de Marataízes ES. 2011. (Seminário).

Programa Conviver - Programa de Pesquisa com Escolas. 2011. (Oficina).

V Congresso Municipal de Educação de Itapemirim. A construção do saber no cotidiano: uma realidade possível. 2011. (Congresso).

Educação e Diversidade Sexual. 2010. (Congresso).

Educanvisa: Educação em Vigilância Sanitária. 2009. (Congresso).

Arte e Educação.Arte e Educação. 2007. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Felipe de Freitas Rudio

Rudio, F. de F.; Moraes, D. D. de;FRISSO BRAZ, Cleidson. O currículo capixaba: da concepção à prática educacional. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Currículo e Ensino na Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Diego Ramon Lopes

MURTA, C. P. do C.;BRAZ, C. F.. Um novo estudo da utilização da psicologia das massas na formulação dos algoritmos das redes sociais.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rosinêz Machado Lima

MURTA, C. P. do C.;BRAZ, C. F.. O desenvolvimento da criança e a influência da família na sua formação.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Pedro Rodrigues Gomes

MURTA, C. P. do C.;BRAZ, C. F.. Do não ser intuitivo ao ente instantivo: o sentido do ser a partir da vivência integral do desejo.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Natalino Polycarpo

MURTA, C. P. do C.;BRAZ, C. F.. A subjetividade do desejo sexual na adolescência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: LEILA CRISTINA MORAES

MURTA, C. P. do C.;BRAZ, C. F.. A educação infantil da base nacional comum curricular. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Elias de Oliveira Lima Junior

Martinelli Filho;BRAZ, C. F.. Notas sobre o esquecimento e a ferida exposta do brasileiro no poema Recostura de Marcelo Mario de Melo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Jeisiane Silézia Ortelan

PAGANINI, M. R.;BRAZ, C. F.. A literatura na sala de aula do ensino fundamental: complexidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Alessandra dos Santos Martins Adriano

SEGALLA, C. B.;BRAZ, C. F.. Literatura narrativa brasileira e letramento: uma abordagem da obra Dom Casmurro no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Fransueiny Fleischmann

SILVA, L. P. E.;BRAZ, C. F.. A poesia de Chacal em sua estreita relação com as repressões da ditadura militar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula da Assunção Venancio

NOGUEIRA, A. C.;BRAZ, C. F.. A literatura e a formação de jovens leitores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Marcia Regina Alves

NOGUEIRA, A. C.;BRAZ, C. F.. A música como recurso didático na produção textual do gênero poesia: uma abordagem através da vida e da obra de Vinícius de Moraes.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: ADINA DE OLIVEIRA RODRIGUES DA SILVA

NOGUEIRA, A. C.;BRAZ, C. F.. Capacidade para a comunicação: reflexões sobre o processo de aprendizagem em língua portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Anderson Santana dos Santos

NOGUEIRA, A. C.;BRAZ, C. F.. Literatura operada pela música: como promover o ensino literário através da música?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Olga Rodrigues Vicente Fernandes

NOGUEIRA, A. C.;BRAZ, C. F.. Narrativas orais na escola: uma análise dos traços de oralidade na obra de Lacy Ribeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

BRAZ, C. F.. Banca de Seleção de Professor-Formador. 2018. Prefeitura de Itapemirim.

Orientou

Hérica Benevides Ferreira

A literatura machadiana no ensino de Língua Portuguesa como ferramenta de análise e compreensão da figura feminina na sociedade contemporânea; ; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • FRISSO BRAZ, Cleidson ; Deleprani, F O ; Loureiro Robson . O escritor de literatura contemporânea: (contra) pontos sobre a tendência política em Rachel de Queiroz e Caio Fernando Abreu.. REVISTA CORDIS- REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE , v. 1, p. 1-22-1, 2024.

  • FRISSO BRAZ, Cleidson ; MARTINELLI FILHO, NELSON . Os clássicos e a pedagogia históricocrítica: considerações a partir de contos de Caio Fernando Abreu. TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG , v. 9, p. 17, 2024.

  • FRISSO BRAZ, Cleidson . A queda do falocentrismo sob a ótica do poema -o homem pelado parece triste-, de Bruno Molinero// The fall of phallocentrism from the perspective of the poem -o homem pelado parece triste-, by Bruno Molinero. O EIXO E A RODA: REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 32, p. 235-250, 2023.

  • BRAZ, C. F. . Memória e testemunho: do que que e por que riem as presas torturadas pela ditadura militar no romance 'O corpo interminável', de Claudia Lage.. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , v. 1, p. 37-58, 2023.

  • BRAZ, C. F. . Minorias sociais e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem epilinguística. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line) , v. 1, p. 112-128, 2022.

  • FRISSO BRAZ, Cleidson ; PAULA, M. F. ; Martinelli Filho ; SALGUEIRO, W. C. F. . Amar em aparelhos: o destino da pulsão e a relação de objeto no contexto opressor da ditadura militar. In: Marcelo Ferraz; Nelson Martinelli Filho; Wilberth Salgueiro. (Org.). Era duro rimar orgasmo com guerrilha: Alex Polari pela crítica contemporânea. 1ed.São Paulo: Alameda, 2024, v. 1, p. 203-239.

  • BRAZ, C. F. . Gilney Viana: Vida, amor e luta. In: Marcelo Ferraz; Nelson Martinelli Filho. (Org.). Poesia e cárcere político: leituras e análises. 1ªed.São Carlos: Pedro e João, 2023, v. 1, p. 91-97.

  • BRAZ, C. F. . Alex Polari: Os primeiros tempos de tortura. In: Marcelo Ferraz; Nelson Martinelli Filho. (Org.). Poesia e cárcere político: leituras e análises. 1ªed.São Carlos: Pedro e João, 2023, v. 1, p. 33-43.

  • BRAZ, C. F. ; GOMES, A. C. . As minorias sociais na escola e a luta por um espaço de discussão a partir do "Jogo dos Outros". In: André Neves Jacintho; Leonardo Bis dos Santos; Letícia Queiroz de Carvalho. (Org.). O ensino de letras e humanidades em cena: desafios e perspectivas na educação básica.. 01ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, v. , p. 57-81.

  • BRAZ, C. F. . Guia Didático. Guia Didático - Jogo dos Outros. 1ed.Vitória: Edifes, 2020, v. 1, p. 1-60.

  • BRAZ, C. F. ; BASSANI, S. M. M. S. . Desvios ortográficos em textos escolares: o que a fonética e a fonologia têm a ver com isso?. In: Sandra Mara Mendes S. Bassani; Antônio Carlos Gomes; Etelvo Ramos Filho. (Org.). Análise de desvios ortográficos sob a perspectiva da relação leitura e escrita. 1ªed.Vitória: Edifes, 2019, v. 1, p. 52-84.

  • BRAZ, C. F. . Aprisionamento, punição e vigilância: aspectos foucautianos sobre o corpo e o movimento no cotidiano escolar. Estudos pedagógicos e socioculturais da educação: o corpo e o movimento. 1ªed.Ibicaraí: Via Litlerarum, 2018, v. 1, p. 9-26.

  • BRAZ, C. F. ; PAULUCCIO, J. F. ; SOCOLOTO, T. L. . Alfabetizar com a 'palavramundo' e romper com processos reguladores: um projeto político de vertente freiriana. In: Letícia Queiroz de Carvalho. (Org.). Práticas de Leitura e Escrita: pontos e contrapontos na formação do leitor. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 29-48.

  • BRAZ, C. F. ; CARVALHO, L. Q. . O cronotopo bakhtiniano na narrativa de Guimarães Rosa: o tempo do riso em. In: Pedro Amaro de Moura Brito; João Rodrigo de Moura Brito. (Org.). Das resistências à escatologia política: risos, corpos e narrativas enunciando uma ciência outra. 4ed.Campinas: Pedro e João, 2017, v. 1, p. 1340-1347.

  • BRAZ, C. F. . Seminário de pesquisa em andamento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAZ, C. F. . Atividade epilinguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. F. . O texto nos caminhos do campo: possibilidades e desafios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. F. . Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. F. . Educação: assegurando direitos e emancipação humana.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. F. ; GOMES, A. C. . Literatura Infanto juvenil, ilustração e diversidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAZ, C. F. ; GOMES, A. C. . O livro didático de Língua Portuguesa e as minorias sociais ativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAZ, C. F. . Literatura e Diversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. F. . Minorias sociais e o livro didático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

BRAZ, C. F. ; GOMES, A. C. . Jogo dos Outros. 2019.

PEIXOTO, M ; BRAZ, C. F. . Educação e relações etnicorraciais. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PAULA, M. F. ; Martinelli Filho ; SALGUEIRO, W. C. F. ; FRISSO BRAZ, Cleidson . Memorial Poético dos Anos de Chumbo: uma antologia. 2024. (Comissão Técnica).

BRAZ, C. F. . Letras em diálogos III - Parceria na formação de professores. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAZ, C. F. . Minorias sociais no livro didático: diálogos entre Freire e Serge Mocovici. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAZ, C. F. . I Seminário de Integração: Educação e Diversidade. 2019. .

BRAZ, C. F. ; GOMES, A. C. . Guia Didático: Jogo dos Outros. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós Graduação Stricto Senso).

BRAZ, C. F. . Formação Continuada do Magistério: temas contemporâneos da educação. 2018. .

SANTANA, B. ; BRAZ, C. F. . Escola: vozes e visão de quem ensina. 2018. (Editoração/Livro).

BRAZ, C. F. . Formação Continuada do Magistério: uma proposta para novos saberes. 2017. .

BRAZ, C. F. . Reflexões e práticas no ensino fundamental de Língua Portuguesa. 2015. .

SILVA, J. D. ; BRAZ, C. F. . Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II): Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAZ, C. F. . Arte e Educação. 2007. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia, Descrição: O projeto visa integrar, articular e ampliar pesquisas realizadas por membros da equipe sobre a poesia brasileira escrita durante a vigência da ditadura militar no país (1964-1985). Procura-se examinar de que modo o contexto autoritário impactou a elaboração estética e o horizonte de atuação de poetas do período. A perspectiva teórico-metodológica adotada confere, portanto, destaque ao papel da poesia na construção da memória cultural e histórica em torno dos anos de chumbo. Assim, discutem-se questões formais, políticas e culturais relacionadas às marcas testemunhais que atravessam esse repertório artístico de relevo, embora ainda carente de discussões de fôlego. Em confluência com a linha de Políticas Públicas para a Promoção da Cultura, o projeto estabelece três metas primordiais: 1) criar, através de minuciosa pesquisa bibliográfica e documental, um banco de dados com o maior número possível de poemas que tematizam a vida no país durante a ditadura, contribuindo com o mapeamento e a preservação desse patrimônio; 2) analisar, em abordagens quantitativas e qualitativas, as características desse repertório, propondo leituras interdisciplinares e interpretações críticas inovadoras, sobretudo a partir do vínculo entre poesia, políticas da memória e direitos humanos; 3) construir e publicar uma antologia poética dos anos de chumbo, em edição consistente e de extensão inédita, com exemplares distribuídos para bibliotecas, centros de memória, ONGs e coletivos voltados a preservação da memória da ditadura e da educação para os direitos humanos. A partir do amparo de conceitos como testemunho, memória, resistência e melancolia, espera-se iluminar diversos aspectos de uma produção marcada pelo trauma, o sufocamento, a dor, mas também pela esperança e o desejo de intervenção pela palavra e para além dela.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Cleidson Frisso Braz - Integrante / Nelson Martinelli Filho - Integrante / Marcelo Ferraz de Paula - Integrante / Weverson Dadalto - Integrante / Marcelo Paiva de Souza - Integrante / Susana Souto Silva - Integrante / Abílio Pachêco de Souza - Integrante / Cristiano Augusto da Silva - Integrante / Wilberth Claython Ferreira Salgueiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

Prêmios

2008

Projeto de Aprendizagem - Machado de Assis - cem anos, Governo do Estado do Espírito Santo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Itapemirim. , Praça Domingos Martins, s/nº, Centro, 29330000 - Itapemirim, ES - Brasil, Telefone: (28) 35296241

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

2012 - Atual

prefeitura municipal de anchieta es

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 16

2011 - 2012

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutor do Programa de Gestão para Professores de Língua Portuguesa - GESTAR II

2009 - Atual

Prefeitura municipal de Itapemirim Es

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 25

2005 - 2011

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Designação Temporária, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 25

2003 - 2003

Centro Universitário São Camilo - ES

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2020

Prefeitura de Itapemirim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Gratificado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Itapemirim