Evanuzia Dantas Chaves Biguzzi

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Especialização em Enfermagem do Trabalho; e em Preceptoria em Saúde, pela UFRN. Atuou como Chefe de Grupo Auxiliar do Aleitamento Materno (2011-2015), desempenhando a função de coordenadora do Aleitamento Materno, na qual coordenava, monitorava as políticas públicas de aleitamento materno no estado do Rio Grande do Norte, para todos os municípios; realização de capacitação/qualificação de profissionais de saúde nesta temática; participação em comitês e comissão que discutem a melhoria da assistência à criança e à mulher. Em 2014 iniciou suas atividades, como enfermeira assistencial, no setor de tomografia e ressonância do Hospital Universitário Onofre Lopes- HUOL. Nesta função, atuou na assistência direta aos pacientes na realização dos exames (tomografias, angiotomografias, punções e biopsias guiadas por TC, ressonâncias, exames com sedação), bem como na supervisão da equipe de enfermagem do setor, além de representar a equipe multiprofissional junto a chefia e resolução de problemas ou busca de melhorias para o setor. Ainda de 2016 a 2022 atuou como Enfermeira na Central Metropolitana de Regulação de Natal, sendo responsável pela regulação dos exames de média complexidade. Em 2022 foi nomeada para o cargo de Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (UDIMG), do Hospital Universitário Onofre Lopes. Coordenou uma equipe multiprofissional, de uma Unidade complexa e de grande importância para os usuários do SUS, bem como para o Hospital por conter exames/procedimentos diagnóstico e terapêutico de alta complexidade. Em janeiro de 2023, após solicitação de Movimentação, começou a atuar na assistência de enfermagem, na Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário de São Carlos - HUFSCar, permanecendo até então nessa função.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em PRECEPTORIA EM SAÚDE

2018 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PLANO DE PRECEPTORIA
Orientador: RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2010 - 2011

Faculdades Integradas de Patos
Título: A atividade ocupacional como predisposição para a Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas em

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Relatório Final. Ano de finalização: 2012

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2022 - 2022

Oficina Gestão do Desempenho por Competências. (Carga horária: 3h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2022 - 2022

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES 2022. (Carga horária: 11h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2022 - 2022

PADRONIZAÇAO DE AÇÕES ASSISTENCIAIS NO SERVIÇO DE EDA. (Carga horária: 6h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2021 - 2021

ATUALIZAÇÃO EM EXAMES ECO, TESTE, HOLTER, ESPIROM. (Carga horária: 4h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2021 - 2021

PROTEÇAO DE DADOS PESSOAIS NO SETOR PÚBLICO. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

INTRODUÇAO A LEI BRASILEIRA DE PROTEÇAO DE DADOS. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PESSOAS. (Carga horária: 9h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2021 - 2021

Oficina de diagnóstico de necessidades de capacitação. (Carga horária: 3h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2021 - 2021

Programa de Desenvolvimento de Líderes - PDL. (Carga horária: 20h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO NOS SERVIÇOS DE IMAGEM. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO EM LIDERANÇA. (Carga horária: 24h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2019 - 2019

AMBIENTE HOSPITALAR: ENSINO NA PRÁTICA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

ATUALIZAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA. (Carga horária: 27h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2018 - 2018

ROTINAS ASSISTENCIAIS E TÉCNICAS NOS SERVIÇOS DE TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA. (Carga horária: 16h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em PROGRAMA DE PRECEPTORIA EM IMAGINOLOGIA BIOMÉDICA. (Carga horária: 92h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

II JORNADA DE QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO AO PACIENTE. (Carga horária: 12h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2017 - 2017

REGULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

ATUALIZAÇÃO EM PROCESSO DE TRABALHO NA TOMOGRAFIA E RESSON. (Carga horária: 22h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso REAÇÕES ADVERSAS AO CONTRASTE. (Carga horária: 8h). , Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh, Brasil.

2017 - 2017

INTRODUÇÃO A REGULAÇÃO NO SUS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Capacitação de Multiplicadores da Linha. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2012 - 2012

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2012 - 2012

Curso sobre Câncer do Colo de Ùtero e Nomenclatura. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, SESAP - RN, Brasil.

2012 - 2012

Urgências e Emergencias Pediatricas. (Carga horária: 9h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2012 - 2012

Atenção Integral ás Doenças Prevalentes na Infânci. (Carga horária: 26h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Atualizaçao ABC do Câncer - Abordagens. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2012 - 2012

Oficina Técnica de Qualificação do PSE e Atenção I. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, SESAP - RN, Brasil.

2011 - 2011

MAnejo Clínico da Lactação. (Carga horária: 20h). , Hospital Central Cel Pedro Germano, HCCPG, Brasil.

2008 - 2008

Seminário de Feridas. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Enfermagem, COREN, Brasil.

2008 - 2008

Jornada de Urgências Clínicas do RN. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Organização de eventos

CHAVES, E. D. . Açao Educativa nos Shopping Centers Alusiva à Semana Mundial da Amamentação. 2012. (Outro).

CHAVES, E. D. . CApacitação em Operacionalização de Postos de Coleta de Leite Humano. 2012. (Outro).

CHAVES, E. D. . Oficina Piloto de Capacitação para sensibilização/orientação/apoio de gestores/patrões para promoção, proteção e apoio a manutenção do aleitamento materno na mulher trabalhadora. 2011. (Outro).

CHAVES, E. D. . Seminário Alusivo a Semana Mundial de ALeitamento Materno. 2011. (Outro).

CHAVES, E. D. . Curso de Avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2011. (Outro).

CHAVES, E. D. . Seminário Norteriograndense de Bancos de Leite Humano. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Avaliação da Implantação da Rede Cegonha no RN. 2012. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Saúde MAterno-Infantil. I Congresso Brasileiro de Saúde Materno-Infantil e II ongresso Paraibano de Saúde Materno-Infantil. 2012. (Congresso).

Encontro NAcional de Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável.XII Encontro NAcional de Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável. 2012. (Encontro).

Encontro NAcional do Método Canguru.Encontro NAcional do Método Canguru. 2012. (Encontro).

O cuidado integral á saúde do Adolescente: como? onde? por quem?.O cuidado integral á saúde do Adolescente: como? onde? por quem?. 2012. (Seminário).

Congresso Internacional da Saúde da Criança e do Adolescente. III Congresso Internacional da Saúde da Criança e do Adolescente. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil.I Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil. 2011. (Encontro).

Jornada de Ginecologia e Obstetricia do Rio Grande do Norte.24ª Jornada de Ginecologia e Obstetricia do Rio Grande do Norte. 2011. (Outra).

Seminário de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.Seminário de Práticas Integrativas e Complementares no SUS no Rio Grande do Norte. 2011. (Seminário).

Seminário NAcional de Politicas Públicas em Aleitamento MAterno.IV Seminário NAcional de Politicas Públicas em Aleitamento MAterno. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

VASCONCELOS, C. M.; MOURA, R.;CHAVES, E. D.. Avaliadora de projetos no Seminário de Avaliação e Acompanhamento do Programa PPSUS III. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Produções bibliográficas

  • CHAVES, E. D. . Conhecendo o Ambiente de TRabalho na Construção Civil: Meios para promover proteção ambiental e saúde do trabalhador. In: 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Transformação Social e Sustentabilidade, 2009.

  • CHAVES, E. D. ; ARAUJO, L. M. ; MOURA, K. S. ; ROCHA, J. S. ; ROCHA, E. C. . Assistência Pediatrica a uma Paciente Portadora de Fibrose Cística - Um relato de CAso Baseada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda Horta. In: 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Transformação Social e Sustentabilidade, 2009.

  • CHAVES, E. D. ; MOISES, M. S. ; ARAUJO, L. M. ; ARAUJO, L. M. ; LIMA, V. M. . Analise de uma instituição de longa permanência para idoso no município de Natal/RN - Relato de Esperiência. In: 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Transformação Social e Sustentabilidade, 2009.

  • CHAVES, E. D. ; ARAUJO, L. M. ; MOISES, M. S. ; ARAUJO, L. M. ; SIMPSOM, C. A. . Perfil Epidemiológico do Bairro de Passagem de Areia do Município de PArnamirim/RN - um relato de experiência. In: 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Transformação Social e Sustentabilidade, 2009.

  • CHAVES, E. D. . Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta - Sala de Apoio à Amamentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAVES, E. D. ; MOURA, K. S. . Assistencia de Enfermagem a um Paciente com Sepse e Diabetes Mellitus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAVES, E. D. ; MOISES, M. S. . Cuidados de Enfermagem ao Paciente com Síndrome de Guillain-BArré (SGB) - relato de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAVES, E. D. . Therapeutic Intervention System (TISS) - um sistema inovador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAVES, E. D. ; MOURA, K. S. ; MOISES, M. S. . Assistencia de Enfermagem ao Paciente Politraumatizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAVES, E. D. . Articulação Ensino-serviço no cuidado à criança e ao adolescente - um relato de experiencia 2009 (Autora do trabalho apresentado).

  • CHAVES, E. D. ; MOISES, M. S. ; ARAUJO, L. M. ; ARAUJO, L. M. . INternação Hospitalar após Transplante renal - Seguimento do primeiro receptor de doador vivo do RN - relato de caso 2009 (Autora do trabalho apresentado em Congresso Nacional e Luso-Brasileiro de Transplantes).

  • CHAVES, E. D. ; MOISES, M. S. ; MOURA, K. S. ; ROCHA, J. S. . Aplicando a Sistematização da Assistencia de Enfermagem após Transplante Renal: Estudo de Caso 2009 (Autora do trabalho apresentado em Congresso Nacional e Luso-Brasileiro de Transplantes).

  • CHAVES, E. D. ; MOISES, M. S. ; MOURA, K. S. ; PINHEIRO, V. . Processo de Enfermagem no Cuidado ao Paciente com Doença da Artéria Coronária (DAC) - relato de caso 2009 (Autora do Trabalho apresentado no XXIX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia).

Outras produções

CHAVES, E. D. . Caminhada alusiva ao Dia mundial de doação de leite humano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Ação educativa alusiva a Semana Mundial da Amamentação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Sensibilização para a doação de leite humano e suas vantagens para o bebê e a mãe. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Salas de Apoio à Amamentação em empresas/intituições. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Semana Mundial da Amamentação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Doação de leite humano no período de férias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHAVES, E. D. . Coordenadora de Mesa no I Seminário Norteriograndense de BLH. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CHAVES, E. D. . MAnejo Clínico da Lactação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, E. D. . MAnejo Clínico da Lactação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, E. D. . MAnejo Clínico da Lactação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2010

Menção Honrosa, Hospital UNIMED.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE SÃO CARLOS. , Universidade Federal de São Carlos, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33518111

Experiência profissional

2022 - 2022

Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CHEFE DA UNID DE DIAG POR IMAGEM E MÉT GRÁF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos. Nesta função, desenvolveu atividades como: Elaboração de processos administrativos e burocráticos via SEI;Acompanhamento, homologação dos pontos dos colaboradores Ebserh e servidores federal;Confecção de escalas médicas, revisão, validação das demais escalas de serviço;Elaboração, preenchimento e acompanhamento de planilhas de exames pactuados, agendados e realizados; cumprimento de agendas de exames diários; Elaboração e preenchimento de planilha de ociosidade dos equipamentos;Gerenciamento dos insumos e previsão de falta junto ao setor hospitalar de abastecimento;Gerenciamento de recursos humanos;Acompanhamento das manutenções preventivas dos equipamentos, junto ao serviço de engenharia clínica;Otimização de agendas por meio de mapeamento de processo de trabalho com construção/definição de fluxo;Reuniões periódicas com as equipes multiprofissionais dos setores;Acompanhamento diário das agendas ofertadas e exames realizados, junto ao setor de agendamento e regulação;Gerenciamento de conflitos de equipe ou colaborador;Apresentação, trimestralmente, a equipe de gestores do hospital, da produção x pactuação da Unidade;Participação em reuniões com as chefias e em cursos e treinamentos relacionados a liderança.

2022 - 2022

Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Substituto de Setor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2022

Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA ASSISTENCIAL, Carga horária: 36

Outras informações:
Como enfermeira do serviço de tomografia e ressonância atuou na assistência direta aos pacientes na realização dos exames (tomografias, angiotomografias, punções e biopsias guiadas por TC, ressonâncias, exames com sedação), bem como na supervisão da equipe de enfermagem do setor, além de representar a equipe multiprofissional junto a chefia e resolução de problemas ou busca de melhorias para o setor. Em 2021 passou a supervisionar a enfermagem dos demais setores/serviços que compõem a Unidade. Nesta função a colaboradora era responsável pela revisão das escalas dos profissionais de Enfermagem; gerenciar trocas de plantão; realizar remanejamento quando necessário; gerenciar conflitos; planejar e conduzir reuniões com as equipes junto a chefia.

2021 - 2021

Hospital Universitário Onofre Lopes/Ebserh, Huol-UFRN/Ebserh

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Substituto de Unidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2015

Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Grupo do Aleitamento Materno, Carga horária: 40

Outras informações:
Nesta função, tinha como atividades: Coordenar as políticas públicas de aleitamento materno no estado para todos os municípios; realizar capacitação/qualificação de profissionais de saúde quanto ao apoio, promoção e proteção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável;monitorar as ações do aleitamento materno em maternidades e Unidades Básica de Saúde, além dos indicadores materno-infantil; participar de comitês e comissão que discutem a melhoria da assistência à criança e à mulher; coordenar a política de assistência humanizada do recém-nascido prematuro , a nível estadual.

2016 - 2022

Prefeitura Municipal de Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Regulação, Carga horária: 30

2023 - Atual

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE SÃO CARLOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 36

2009 - 2010

Hospital de Pediatria da Ufrn

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistência à criança e ao adolescentes, Carga horária: 30

2009 - 2009

Hospital de Pediatria da Ufrn

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assistência Integral à Criança e ao Adolescen, Carga horária: 20

2010 - 2010

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Preceptoria de Estágio Curricular de Enfermag, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhava os alunos nas práticas de estágios dos diversos tipos de serviços: Pronto-socorro; enfermarias clínicas e cirúrgicas; atenção básica.