Sandra Espínola dos Anjos

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri, Crato-CE. Graduação em Letras e Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Atua nas áreas de Sociolinguística e Psicolinguística. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0185-7714

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

1997 - 1999

Universidade Federal da Paraíba
Título: Um estudo variacionista da concordancia verbo-sujeito na fala dos pessoenses, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Dermeval da Hora Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sociolingüística; Sintaxe; Variação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

1992 - 1996

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolinguística.

Organização de eventos

FERREIRA, C. R. ; ANJOS, S.E. . XIV Fórum Internacional de Pedagogia - XIV FIPED,. 2024. (Outro).

FERREIRA, C. R. ; ANJOS, S.E. . XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-XII FIPED. 2021. (Outro).

ANJOS, Sandra Espínola dos . Semana Unificada de Letras Virtual. 2020. (Outro).

VIEIRA ; ARRUDA, F. E. C. ; AGRA, M. L. ; NASCIMENTO, R. L. ; ANJOS, S.E. . III Semana de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas. 2015. (Outro).

AGRA, M. L. ; ARRUDA, F. E. C. ; NASCIMENTO, R. L. ; ANJOS, S.E. ; VIEIRA . II Semana de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas. 2014. (Outro).

ANJOS, S.E. . I Encontro do PIBID da URCA. 2013. (Outro).

VIEIRA ; ARRUDA, Francisco Edmar ; AGRA, M. L. ; NASCIMENTO, R. L. ; ANJOS, S.E. . I Semana de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas. 2013. (Outro).

ANJOS, S.E. ; AGRA, M. L. ; ARRUDA, F. E. C. . I Semana do PIBID do curso de Letras da URCA. 2012. (Outro).

Participação em eventos

XIV Fórum Internacional de Pedagogia - XIV FIPED. 2024. (Outra).

VI Fórum de Estudos Linguísticos do Ceará.Participação na Conferência de abertura: Que norma usar na variedade africana do português?. 2021. (Outra).

VI Fórum de Estudos Linguísticos do Ceará.FENÔMENO INTERJETIVO SOB DIFERENTES OLHARES: ANÁLISE DAS FORMAS NOSSA, VALHA E VIXE EM CONVERSAS DE WHATSAPP. 2021. (Outra).

XII Fórum Internacional de Pedagogia - XII FIPED.Participação no XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - XII FIPED. 2021. (Simpósio).

Capacitação técnica em ferramentas digitais para atividades não presenciais.Ferramentas digitais para atividades não presenciais. 2020. (Outra).

SEMANA UNIFICADA DE LETRAS VIRTUAL. 2020. (Outra).

XI Semana de Letras da URCA.A Importância da Sociolinguística e da Psicolinguística para a formação do profissional de Letras. 2020. (Outra).

III Colóquio de Formação Docente.As Práticas Educativas Alternativas: apontando caminhos para a melhoria do ensino e da formação docente na URCA. 2012. (Outra).

Caravana da Educação. 2011. (Outra).

Feira.Avaliação dos projetos científicos apresentados na IV Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE. 2011. (Outra).

I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Jovens e Adultos. Do oral à escrita na EJA: Memória e história na linguagem dos pequizeiros. 2010. (Congresso).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Entre a oralidade e a escrita: cartas ao Padre Cícero. 2004. (Outra).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.O ensino de Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos. 2004. (Outra).

III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.A atuação do princípio da saliência fônica no processo de concordância verbo-sujeito na fala pessoense. 1999. (Encontro).

XVI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1998. (Outra).

VI Semana de Letras do ICHS da Universidade Federal de Ouro Preto.A concordância verbal na fala pessoense: um estudo variacionista. 1997. (Outra).

III Conhecimento em Debate/UFPB.Um caso de variação na 3ª pessoa do plural no SV. 1996. (Outra).

XIV Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1996. (Outra).

47ª Reunião Anual da SBPC.A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1995. (Outra).

III Encontro de Iniciação Científica da UFPB.A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1995. (Encontro).

II Semana de Letras da UFPB.A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Aparecida Ernesto Moreira

BALTOR, C. S.;ANJOS, S.E.; ALENCAR, I. L.. Educação: processo de transformação social. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Planejamento e Políticas Educacionais) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria Pereira de Alencar Matias

ANJOS, S.E.; TAVARES, E. A. R.; LEITE, F. F.. A prática escrita em sala de aula. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port. e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Zildene Francisca Pereira

ANJOS, S.E.. Processo de aquisição da leitura e da escrita: sucesso ou insucesso. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port. e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria do Socorro de Melo Santos

ANJOS, S.E.. Erros ortográficos na produção textual. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Antonia Valdelucia Costa

ANJOS, S.E.; ABREU, M. S. B.; CORREIA, M. S.. Aspectos lingüísticos do discurso jurídico. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Antônio Alaiuto de Freitas

ANJOS, S.E.. Análise de redações do Ensino Médio: a conexão. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria Ivete Alves Ramalho

ANJOS, S.E.; ABREU, M. S. B.; SARAIVA, C. A. M.. A Concordância nominal na fala cratense. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Francisca Sabrina Cordeiro de Oliveira

SOUZA, A. J.; LIMA, M. D. A.;ANJOS, S.E.. UM ESTUDO SOBRE OS AFRICANISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Michely Rodrigues de Alencar

ARRUDA, Francisco Edmar; PONTES, Antônio Luciano;ANJOS, Sandra Espínola dos. TERMINOLOGIA DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE SALITRE - CE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Rita de Cássia Lima Araújo

SOUZA, A. J.; SILVA, L. V.;ANJOS, S.E.. BULLYING LINGUÍSTICO EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Pedro Costa Almeida Figueiredo

SOUZA, A. J.; GRANGEIRO, C. R. P.;ANJOS, S.E.. O REVISOR DE TEXTOS: UMA ABORDAGEM DO PONTO DE VISTA PROFISSIONAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Ana Ruty Domingos da Paz

ARRUDA, F. E. C.;ANJOS, S.E.; SILVA, L. V.. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR DA LINGUÍSTICA APLICADA,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Carla Samanta Ferreira da Silva

SOUZA, A. J.;ANJOS, S.E.; SILVA, L. V.. ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MEMES DA PÁGINA DO INSTAGRAM ?SURICATE SEBOSO?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Quezia Soares Temoteo

SOUZA, A. J.; SILVA, L. V.;ANJOS, S.E.. UM ESTUDO DIACRÔNICO DE MUDANÇAS LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE CARTAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Oliveira Neres Neto

SOUZA, A. J.; SILVA, L. V.;ANJOS, S.E.. LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL: TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Jessica Mota dos Santos

AGRA, M. L.; SILVA, L. V.;ANJOS, S.E.. Gamificação e suas contribuições como ferramenta de ensino nas aulas de gramática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Carlos Ramon Cunha de Almeida Lima

SANTOS, D. S.; SILVESTRE, F.R.S.;ANJOS, S.E.. O estrangeirismo presente na Língua Portuguesa brasileira: parte integrante da aprendizagem de uma nova LE moderna. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Jenifer Santos Bezerra

ALVES, Thiago Gil Lessa; FRANCA, J. M. E. S.;ANJOS, Sandra Espínola dos. REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DE PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR NO GÊNERO TWEET: UM ESTUDO SOCIOFUNCIONALISTA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Matheus Duarte Cortez

FRANCA, J. M. E. S.; AGRA, M. L. S.;ANJOS, S.E.. O SABER DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria Marleide Pereira Rodrigues,

ALVES, Thiago Gil Lessa;ANJOS, S.E.. A aquisição da linguagem segundo as abordagens chomskiana e conexionista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria das Graças Gomes de Oliveira

ANJOS, S.E.; SILVA, L. V.. A importância da inclusão da disciplina de Libras no currículo da educação básica para alunos surdos e ouvintes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Eliane Ribeiro dos Santos

BUSSONS, A. F.;ANJOS, S.E.; SILVA, L. V.. A metalinguagem nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Antônio Carlos Pereira

AGRA, M. L.;ANJOS, S.E.; OLIVEIRA, A. S. T.. Padre Antonio Vieira ? Divergências e o ?Sermão da Sexagésima? e o ?Sermão de Santo Antonio aos Peixes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Mikaelle Batista da Silva

ANJOS, S.E.; LOBO, J. T.; OLIVEIRA, M. V. M.. As dificuldades de aprendizagem dos alunos surdos na escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Marcos Vinicius Alves Xavier

QUEIROS, F.;ANJOS, S.E.; CARVALHO, S. M.. Fernando Pessoa e a heteronímia ? Rostos de Portugal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Marciana do Nascimento Belarmino

QUEIROS, F.;ANJOS, S.E.; SILVA, G. M. M.. Fernando Pessoa, o poeta das múltiplas faces: a criação da heteronímia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Daniele de Sousa Teles

QUEIROS, F.;ANJOS, S.E.; CARVALHO, S. M.. A representação da mulher na literatura: o Naturalismo na obra ?O Cortiço?,. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Maria Camila Ferreira dos Santos Lemos Rocha

ARRUDA, Francisco Edmar;ANJOS, S.E.; ALVES, Thiago Gil Lessa. Aspectos fonológicos que interferem na escrita em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: MAGICLEIDE BARBOSA DE LIMA

ANJOS, S.E.; LOUREIRO, M. D. S.. Aquisição da escrita: um estudo bibliográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Drielle Fernandes da Silva

ARRUDA, Francisco Edmar;ANJOS, S.E.. O ensino de Língua Portuguesa escrita para alunos surdos na escola Liceu Diocesano de Artes e Ofícios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Layla Cristina Oliveira Diniz

ANJOS, S.E.. A competência crítica da leitura com genêros textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Yonara Teles Liberalino

ANJOS, S.E.. A realidade dos temas transversais na rede pública de ensino. 2010 - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Kênya Menezes da Silva Lobo

ANJOS, S.E.. A influência do internetês na escrita padrão de adolescentes. 2010 - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Adriana Rodrigues Lopes

ANJOS, S.E.. A formação de leitores críticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Fabiana Barros da Silva

ANJOS, S.E.; AGRA, M. L.; NASCIMENTO, R. L.. Os conflitos sociolinguísticos na utilização da Língua Portuguesa. 2010 - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Mariana Carneiro de Oliveira

SANTOS, D. S.;ANJOS, S.E.; PESSOA, L. L. P.. Contribuições e influências da internet na Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Luiz de Beltrão Lima Junior

FERNANDES, G. P.; SILVA, M. M.;ANJOS, S.E.. Identidade surda e o programa de inclusão social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Ridalvo Felix de Araujo

Martins, Edson Soares;ANJOS, S.E.. Pombagíria: subversão de valores patriarcais e tentativa de subalternização do masculino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Ana Maria dos Santos Lima

AGRA, M. L.;ANJOS, S.E.. A gramática no ensino da Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Kátia Maria dos Santos Azevedo

ANJOS, S.E.. Prática de produção na escola pública: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Cícero Morais do Nascimento

ANJOS, S.E.; AGRA, M. L.; MARQUES, M. M.. A leitura como inclusão social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; BALTOR, C. S.; DANTAS, A. C.. Processo seletivo para contratação de professor substituto/temporário da Universidade Regional do Cariri. 2016. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. Processo seletivo para contratação de professor temporário da Universidade Regional do Cariri. 2015. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. IX Semana Universitária da URCA e XXVII Semana de Iniciação Científica,. 2024. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; BALTOR, C. S.; AGRA, M. L.. Processo Seletivo para contratação de professor Substituto/Temporário da Universidade Regional do Cariri - URCA. 2024. Universidade Regional do Cariri.

BUSSONS, A. F.; FRANCA, J. M. E. S.;ANJOS, S.E.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto/Temporário da URCA. 2018. Universidade Regional do Cariri.

BUSSONS, A. F.; GIL, T.;ANJOS, S.E.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto/Temporário da URCA. 2018. Universidade Regional do Cariri.

AGRA, M. L.;ANJOS, S.E.; MARTINS, S. B.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto/Temporário da URCA. 2018. Universidade Regional do Cariri.

BALTOR, C. S.; ABREU, M. S. B.;ANJOS, S.E.. Processo Seletivo para Professor Temporário Licenciatura Plena em Educação do Campo. 2014.

ANJOS, S.E.. XVI Semana de Iniciação Científica e III Semana de Extensão da Urca. 2013.

ANJOS, S.E.; LEITE, F. F.; Martins, Edson Soares; NASCIMENTO, R. L.; VIEIRA. XIII Semana de Iniciação Científica-URCA: Ciências e Cultura: Percursos e Desafios. 2011. Universidade Regional do Cariri.

BALTOR, C. S.; AGRA, M. L.;ANJOS, S.E.. Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE. 2011. Conselho Regional de Educação.

ANJOS, S.E.; AGRA, M. L.; FERREIRA, FILHO. Antonio. III FERCC Feira Regional de Ciências e Cultura. 2010. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.

BALTOR, C. S.; ABREU, M. S. B.;ANJOS, S.E.. Processo Seletivo para professor substituto. 2009. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. Seleção de projetos do Programa PIBIC/URCA e PIBIC/FUNCAP/URCA. 2009. Universidade Regional do Cariri.

BALTOR, C. S.;ANJOS, S.E.. Seleção de projetos para integração no Programa Institucional de Bolsas de IC- PIBIC/CNPq. 2009. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; BALTOR, C. S.; ABREU, M. S. B.. Seleção de projetos no Programa Institucional de Bolsas. 2008. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; ABREU, M. S. B.; BALTOR, C. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2007. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. X Semana de IC da URCA. 2007. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. X Semana de IC da URCA. 2007. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; BALTOR, C. S.; FEITOSA, M. E.. Avaliação Interna na seleção de projetos PIBIC/CNPq. 2006. Universidade Regional do Cariri.

NASCIMENTO, R. L.;ANJOS, S.E.; AGRA, M. L.. Processo Seletivo para Professor Subtituto da URCA. 2005. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; GIL, T.; AGRA, M. L.. Processo de seleção dos projetos de pesquisa IC/FUNCAP. 2005. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.; AGRA, M. L.; GIL, T.. Processo seletivo simplificado para professor substituto da URCA. 2003.

ANJOS, S.E.. Processo de Avaliação e Acompanhamento de relatório semestral de Projeto de IC. 2002. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. Processo de Avaliação e Acompanhamento de relatório semestral de Projeto de IC. 2001. Universidade Regional do Cariri.

ANJOS, S.E.. Avaliação de trabalho de IC no IV Encontro de Iniciação Científica e VII Painel de Iniciação à Pesquisa. 2000. Universidade Regional do Cariri.

Orientou

Expedito Reinaldo Camilo de Oliveira

A Sociolinguística no processo de alfabetização; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Pereira de Alencar Matias

A prática escrita em sala de aula; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port; e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Antonia Suely Leite Araújo

Apagamento da oclusiva dental /d/ no grupo NDO; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Dalva Lúcia Silva Nery

A despalatalização da lateral no falar do Crato; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Líbia Maria Pinheiro de Lima

O Ensino da Gramática; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port; e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Gessina Vieira de Melo

A Prática da alfabetização através da linha construtivista; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port; e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Célia Morais Duarte

O Processo de aquisição da leitura e da escrita; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Port; e Arte-Educação) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Sandra Maria Rodrigues Silva

A Influência da oralidade na produção de textos escritos; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Angela Maria da Silva Pereira

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA PELA CRIANÇA: DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA AOS ESTUDOS SOBRE ORTOGRAFIA,; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Leidiany Vieira de Moura

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM REELS NO INSTAGRAM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

João Rydllem Alcantara Ferreira

AMÉRICA LATINA NAS ENTRELINHAS: AS NARRATIVAS LATINO-AMERICANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA (PNLD-2018); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Carina Joventino de Sousa

ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM POEMAS DE PATATIVA DO ASSARÉ,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Alice Saraiva Souza

VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Viviane Lima Santana

MEMES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Elenice Gomes de Souza

ANÁLISE DA MÚSICA KAROLINA COM K DE LUIZ GONZAGA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Wilma Moreira as Silva

O ESTUDO DAS CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE UMA COMUNIDADE RURAL DO INTERIOR DO CEARÁ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Aline da Silva Sousa

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DAS COMPOSIÇÕES DE LUIZ GONZAGA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Samara de Lima Costa

Intertextualidade e ensino de Língua Portuguesa: explorando conexões entre textos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Nayara Alves Gonçalves

O papel do educador e o reflexo n aluno inspirado na série Anne with an E; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ruth da Silva Calixto

A RELEVÂNCIA DOS GATILHOS EDUCACIONAIS EM ALINHAMENTO COM A BNCC PARA UM ENSINO ESTRATÉGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: FOCO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Luana da Silva

A importância das tecnologias para a alfabetização e o letramento em tempos de pandemia; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Mirian Mirelly Correia de Lima

A contribuição da Linguística para o processo de alfabetização; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Lucas Brito da Silva

A relação entre a oralidade e a escrita como ferramenta no processo do letramento; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Izadora Santana Ferreira

O USO DO PRONOME TU E VOCÊ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Rayane Rodrigues Silvestre

Variação linguística e o preconceito linguístico no âmbito escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

José Varley Angelo de Sousa

O "certo" e o "errado" no ensino de língua materna; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Laleska Ferreira Soares

Letramento digital: possibilidades e desafios ao professor contemporâneo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Eliane Marques Taveira

Leitura e escrita nas práticas de alfabetização e letramento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Edvania do Nascimento de Caldas

A linguagem no facebook: um recorte acerca da variação linguística; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Nadiele da Silva Bezerra

Língua como elemento de exclusão social,; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Evandra Xavier Pereira

Oralidade e escrita em uma perspectiva social para o ensino de língua materna; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Liliany da Silva Aquino

O EU e o OUTRO no processo de aquisição da linguagem oral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Janielle Belo de Oliveira

Leitura e formação de leitores: o papel da família; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Antonio Jacson de Lima

A variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Juliana Magalhães Pereira

A importância da sociolinguística no ensino de língua materna: uma reflexão sobre a didática sociolinguística em sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Eudzana Tavares Siebra

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO ATRAVÉS DA METÁFORA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Débora Thaís Bacurau Gomes

GRAMÁTICA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL DA LÍNGUA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Janaína do Nascimento

Aquisição da linguagem e desenvolvimento cognitivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Janielle Belo de Oliveira

Leitura e formação de leitores: o papel da família; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Demair Bezerra Dias

A leitura na escola: como desenvolver o gosto pela leitura e escrita junto a educandos do 9º ano do EF; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria de Fátima Correia Rodrigues

As estratégias de intervenção e o desenvolvimento linguístico em crianças com TDH; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Patrícia Alves Santana

A gagueira e o problema da aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ana Paula Freires

Sociolinguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa: valorização da identidade linguística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cristiana Maria Ferreira da Silva

Produção textual no Ensino Médio: trabalhando o texto narrativo em sala de aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Kelly do Nascimento Feitosa

Linguagem, discriminação e preconceito social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ciceara Beatriz Coêlho

A concepção da escrita pela criança; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria das Graças Monteiro da Silva

A fala e a escrita e o ensino de Língua Portuguesa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Alessandra Rodrigues Gomes

Dificuldades de leitura e escrita: foco na dislexia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Maria Brito do Nascimento

O uso da concordância verbal de 1ª pessoa na produção de textos de alunos do Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Diego Souza Amorim

A redução 'D' no grupo /NDO/ no falar cratense; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Tereza Gislayne Vieira da Silva

A leitura como elemento relevante para o desenvolvimento da escrita; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Josefa Rosiane Lemos Pereira

A coesão sequencial em textos produzidos por alunos do 6º ano do E; F; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Lúcia Monte de Oliveira

A dislexia como dificuldade de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Mônica de Souza

Preconceito linguístico e ensino de lìngua portuguesa, na cidade de Moreilândia, PE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Daniele Correia Duarte Nuvens

A "deficiência" na escrita dos alunos do 6º ano do E; F; da Escola Generosa Amélia da Cruz; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Leocádia Feitosa Tavares

A influência da oralidade na produção textual do 3º ano do E; F; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Cícera Claudiana da Silva Landim

Aquisição da linguagem oral; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Hildervane Ferreira de Lima

Bilinguísmo: português como segunda língua para surdos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Lidiany Custódio Ribeiro

Processo de contribuição da escrita; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Lindalva Lopes de Sousa

O conceito de "erro", na perspectiva da Sociolinguística; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ana Paula Barbosa da costa Ribeiro

A aquisição da linguagem pelo surdo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Ranieli Pereira da Silva

A não-contradição em redações de alunos do 3 ano do Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Shere Cardoso de Oliveira

Diversidade linguística e faixa etária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Vera Lucia Primo Freitas

O processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Adjanir Gregório Gomes

O desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura para compreensão do texto informativo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ildenice Ferreira Feitosa

O mundo da escrita na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Andréa Coelho de Sousa

A importância de se alfabetizar letrando; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

ITACYARA BEZERRA COMINGS

Bilinguismo infantil: a arte de ensinar a crianças duas línguas: Inglês e Português; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Emanuela Correia de Lima

Discussões sobre o bilinguismo desde a infância; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Michelli Maria dos Santos

Dislexia:fator que interfere no processo de leitura e escrita; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Claudiane Santos de Araújo

A leitura no Ensino Fundamental: estratégias para uma prática produtiva; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Maria Aparecida da Silva

Prática educativa na sala de deficiência visual; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Moizés Jocivan Leal

A aquisição da linguagem em surdos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ridalvo Felix de Araujo

Do oral à escrita: A linguagem dos pequizeiros; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Ana Cláudia de Magalhães Augusto

Leitura e produção de textos a partir do resgate da literatura oral: estratégias significativas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Espínola dos Anjos;

Produções bibliográficas

  • BEZERRA, J. S. ; SILVA, A. C. R. ; ANJOS, Sandra Espínola dos . A interjeição sob diferentes olhares: análise do nossa, valha e vixe em conversas de whatsapp. Revista Falange Miúda , v. 7, p. 26-50, 2022.

  • Santos, Cleide Espínola Pereira ; ANJOS, S.E. . Língua e identidade social: analisando os sujeitos da EJA segundo a perspectiva sociolinguística. Web-Revista SOCIODIALETO , v. 01, p. 01-15, 2011.

  • ANJOS, S.E. ; VIEIRA . Análise das relativas no português escrito. Sociodialeto (Online) , v. 03, p. 01-15, 2011.

  • ANJOS, S.E. . Um estudo da concordância verbal no português popular do Brasil. Cadernos de Cultura e Ciência (URCA) , v. 1, p. 103-112, 2006.

  • HORA, D. ; ANJOS, S.E. . O paralelismo lingüístico e sua atuação no processo variável da concordância verbo-sujeito. Revista da ABRALIN , Brasília, v. 3, p. 217-241, 2004.

  • AGRA, M. L. S. ; ANJOS, S.E. . Elementos cognitivos implicados no processo de leitura da charge. In: FRANÇA, Marcos de; SOUZA, Adílio J. de; GRANGEIRO, Cláudia Rejanne P.; PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa. (Org.). Estudos Linguísticos e Literários: abordagens. 1ed.Araraquara: Letraria, 2020, v. , p. 107-136.

  • AGRA, M. L. ; ANJOS-ALMEIDA, S. E. . Estratégias de preservação de face durante conflito político. In: Sandra Maia-Vasconcelos; Dannytza Serra; Paula Perin; Fabiana Lima (Orgs.). (Org.). Análise da Conversação: teoria e prática. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2019, v. , p. 87-102.

  • ANJOS, S.E. . A Variável Saliência Fônica e sua atuação no processo variável da concordância verbal na fala pessoense. In: Dermeval da Hora. (Org.). Estudos Sociolingüísticos: perfil de uma comunidade. 1ed.João Pessoa: Idéia Editora Ltda., 2004, v. 1, p. 235-245.

  • ANJOS, S.E. ; Santos, Cleide Espínola Pereira ; Araújo, Ridalvo Félix . Do oral à escrita na EJA: Memória e história na linguagem dos pequizeiros. In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa. I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Jovens e Adultos. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. p. 01-13.

  • ANJOS, S.E. ; BALTOR, C. S. . Entre a oralidade e a escrita: cartas dos romeiros ao Padre Cícero. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE. João Pessoa: Idéia Editora Ltda., 2004. p. 2304-2307.

  • ANJOS, S.E. . A Atuação do princípio da saliência fônica no processo de concordância verbo-sujeito. In: III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 1999, Maceió. Os Múltiplos Usos da Língua. Maceió: EDUFAL, 1999. v. 1. p. 494-497.

  • ANJOS, S.E. ; SOUZA, A. B. L. ; LIMA, A. F. . Ciclo de palestras em Sociolinguística. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEZERRA, J. S. ; SILVA, A. C. R. ; ANJOS, S.E. . Fenômeno interjetivo sob diferentes olhares: análise das formas nossa, valha e vixe em conversas de whatsapp. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, Ana Patrícia ; ANJOS, S.E. . Mídia e preconceito linguístico: o papel da gramática na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, Lavínia Bezerra ; SILVA, Rosidalva Ferreira da ; ANJOS, S.E. . Relatos de experiência do PIBID: o gênero carta pessoal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANJOS, S.E. . Leitura e produção textual: uma proposta interacionista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IDALINO, Andressa Vieira da Costa ; ANJOS, S.E. . Contribuições do PIBID para o ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, S.E. . Norma, Erro e Variação na Visão da Sociolinguística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, S.E. ; Santos, Cleide Espínola Pereira ; Araújo, Ridalvo Félix . Do oral à escrita na EJA: Memória e história na linguagem dos pequizeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANJOS, S.E. . A linguagem da publicidade: poder e sedução. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BALTOR, C. S. ; ANJOS, S.E. . O Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANJOS, S.E. ; BALTOR, C. S. . Entre a oralidade e a escrita: Cartas ao Padre Cícero. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, S.E. . A Atuação do princípio da saliência fônica na concordância verbo-sujeito na fala pessoense. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, S.E. . A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, S.E. . A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANJOS, S.E. . A concordância verbo-sujeito na fala dos pessoenses. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, Sandra Espínola dos . Prefácio do livro O sujeito de primeira pessoa em tweets: um olhar sociofuncionalista. São Paulo, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ANJOS, Sandra Espínola dos . Prefácio do livro Letramentos: diversidade e resistência. São Carlos-SP, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

AGRA, M. L. ; ANJOS, S.E. ; ARRUDA, Francisco Edmar . Múltiplas Letras. 2012; Tema: Blog do PIBID-Língua Portuguesa. (Blog).

ANJOS-ALMEIDA, S. E. . Oficina O Ler e as Múltiplas Leituras no Ensino Fundamental I - no IV Colóquio de Formação Docente:. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, S.E. . Relatório final de atividades. 2013. (Relatório de pesquisa).

ANJOS, S.E. . IV Colóquio de Formação Docente: a contribuição do ensino das áreas específicas para a formação e o trabalho docente. 2013. (Oficina).

ANJOS, S.E. . Relatório final de atividades. 2012. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA ; ANJOS, S.E. . Web-Revista Sociodialeto. 2011. (Organização de revista eletrônica).

ANJOS, S.E. ; BARBOSA, Maria Lúcia F. . Os Distúrbios da linguagem na educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANJOS, S.E. . Leitura e Produção de Textos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Do oral à escrita: a linguagem dos piquizeiros, Descrição: Estudo da linguagem oral da comunidade de piquizeiros do Distrito de Novo Horizonte-Jardim, CE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Espínola dos Anjos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Leitura e Produção de textos a partir do resgate da literatura oral: Estratégias significativas, Descrição: Buscar, através do resgate da literatura oral (cantigas de roda, contos populares, fábulas, lendas, mitos etc.), pesquisar, elaborar e aplicar estratégias que possam contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e que estimulem a formação de novos leitores.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Espínola dos Anjos - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Cariri - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Regional do Cariri, Departamento de Línguas e Literaturas. , Rua Coronel Antônio Luiz - 1161 - Campus Pimenta, Pimenta, 63105000 - Crato, CE - Brasil, Telefone: (88) 31021212, Fax: (88) 31021271, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na Graduação em Letras: Linguística I: Pressupostos teóricosLinguística TextualDidática Aplicada ao Ensino de Línguas e LiteraturasPortuguês InstrumentalFilologia Românica e PortuguesaDidática ISociolinguísticaPsicolinguísticaTCCAnálise do DiscursoLaboratório de Leitura e Produção Textual II

2000 - 2002

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2002

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística I: Pressupostos teóricos, Linguística IV: Socioingüística, Didática Aplicada ao Ensino de Línguas e Literaturas, Lingüística Textual, Linguística V:Psicolingüística, Trabalho de Conclusão de Curso-TCC

  • 09/2000

    Ensino, ESpecialização em Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aquisição da Leitura e da Escrita, Fundamentos Linguísticos, Fundamentos Sociolinguísticos para o Ensino de Língua Inglesa, Metodologia do Ensino Superior, Sociolinguística e o Ensino do Português, Teorias Linguísticas, Processo da Leitura

  • 03/2022 - 03/2024

    Direção e administração, Departamento de Línguas e Literaturas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas.