Valdete Venturote Bastos
possui graduação em Letras Habilitação Português Francês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1971), graduação em Letras Habilitação Português Inglês pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1985), graduação em Administração Escolar pela Faculdade de Ensino Superior de Passos (1990), graduação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Ensino Superior de Passos (1988) e graduação em Pedagogia Inspecção Escolar pela Fundação Percival Farquhar (1988). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, campus XVIII, Eunápolis. Neste campus foi coordenadora Pró-tempore do Colegiado de Letras, do PROESP, do Projeto Universidade para Todos e do Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade(UATI). Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Letras, de 09 de dezembro de 2010 a 08 de maio de 2012. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Metodologia.do Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado, Currículo e Prática Pedagógica. Fez pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional, na Universo (Universidade Salgado de Oliveira) Niterói. Fez outra Pós-graduação em Língua Portuguesa, na Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu ( SESNI). Terminou o Mestrado em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia, em 11/09/2009.
Informações coletadas do Lattes em 08/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Contempora
2007 - 2009
Universidade do Estado da Bahia
Título: Escola,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Dr.Arnaud Soares de Lima Júnior
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, PAC, Brasil. Palavras-chave: cultura; currículo; estudos culturais; práticas; relações sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Metodologia. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Planejamento Educacional
1993 - 1994
Universidade Salgado de Oliveira
Título: O Ensino Noturno
Orientador: Me Marília Silveira Couto
Especialização em Língua Portuguesa Lato Sensu
1986 - 1986
Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu
Título: O Ensino Superior no Brasil
Orientador: Alcides Maia
Graduação em Letras Habilitação Português Francês
1969 - 1971
Formação complementar
2007 - 2007
Extensão universitária em Extensão em Língua Inglesa. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Escolas-Referência, PDP-Projeto de Desenvn. (Carga horária: 150h). , Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso de Francês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1995 - 1995
A Função do Pedagogo na Escola. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
1994 - 1994
Regular Course- Program 1/7. (Carga horária: 45h). , Canadian Centre for Activity and Aging, CCAA, Canadá.
1982 - 1982
Atualização em Comunicação e Expressão em Línge. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras, FAFITO, Brasil.
1972 - 1972
Curso de Aperfeiçoamento de Professores da área. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
BASTOS, V. V. ; ALVES, J. ; DANIEL, P. ; DONADIO, V. . III SELLIT- Seminário de Estudos Línguísticos e Literários. 2013. (Outro).
BASTOS, V. V. . Seminário de Prática Pedagógica IV. 2011. (Outro).
BASTOS, V. V. ; ADV . Seminário Interdisciplinar de pesquisa II. 2011. (Exposição).
BASTOS, V. V. . A construção do conhecimento e o currículo das escolas públicas da Costa do descobrimento. 2011. (Outro).
BASTOS, V. V. ; ADV . Seminário de Estágio III. 2010. (Exposição).
BASTOS, V. V. . História e Cultura Indígena na Escola: Subsídios Sócio-antropológicos para professores da Educação Básica. 2010. (Exposição).
BASTOS, V. V. . Seminário de Estagio IV. 2010. (Exposição).
BASTOS, V. V. ; MENDES,C.S . III PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2006. (Outro).
Participação em eventos
III SINTEPE.A biodança na contemporaneidade: a arte de viver bem. 2017. (Oficina).
Colação de grau da turma de Pedagogia-Belmonte.Colação de grau. 2014. (Outra).
COLE. 2014. (Congresso).
Coordenadora do evento de TCC.Coordenação do TCC- Belmonte. 2014. (Outra).
Encontro de alunos de Turismo.Aula de biodança. 2014. (Encontro).
Encontro de docentes na área de Libras.Encontro de Libras. 2014. (Encontro).
Seleção de TCC.A literatura infantil nos contos de fadas. 2014. (Outra).
Seminário Interdisciplinar Pedagógico.O estudo bilígue da educação indígena Patoran. 2014. (Seminário).
Sintepe. 2014. (Seminário).
Uuniversidade Aberta à Terceira Idade.Participação do júri do Mister e Miss da UATI. 2014. (Encontro).
Coordenação do curso de Pedagogia, Belmonte, Bahia.A educação do Campo. 2013. (Outra).
Gestão de Negócios em Turismo. 2013. (Seminário).
Minicurso Formação da língua Portuguesa.Diálogos entre língua, literatura e ensino. 2013. (Oficina).
V Oficina interarticular. 2013. (Oficina).
XIII Encontro de coordenadores das Universidade Aberta a Terceira Idade. 2013. (Congresso).
Comissão de Avaliação de estágio probatório de docentes da uNI Universidade da Bahia.Avaliação de estágio probatório de docentes. 2012. (Outra).
I Encontro de mulheres do Extremo Sul da Bahia.Saúde, segurança, política, sexualidade e mídia. 2012. (Encontro).
II Colóquio de prática pedagógica e estágio.A formação do Educação e o currículo. 2012. (Oficina).
IV Oficina Articular.Contando e Recriando histórias infantis. 2012. (Oficina).
XI Seminário de Prática Pedagógica.Encontro de Estágio Supervisionado. 2012. (Seminário).
XXII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.A leitura do currículo nas escolas estaduais da Costa do Descobrimento. 2012. (Seminário).
III Oficina Interticular.Brincando também se aprende no contexto escolar. 2011. (Oficina).
II Oficina Interarticular.De volta as aulas:Resgatando a cultura popular. 2011. (Oficina).
II Seminário de Avaliação do PARFOR/cursos de Pedagogia/Eunápolis/Belmonte.II Oficina Interarticular. 2011. (Seminário).
(IN)FORNACE.Currículo e formação docente. 2010. (Seminário).
Coordenação local do Curso de Pedagogia/Belmonte.Curso de Pedagogia. 2010. (Outra).
Formação Acadêmica: Coordenadoresde Colegiado de Cursos de Graduação da UNEB.apresentação oral. 2010. (Seminário).
Biodança: a dança da vida.Encontro com a vida. 2008. (Encontro).
Tirocínio Docente.Experiências docente. 2008. (Simpósio).
18º EPENN- E ncontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - 01 a 04 de julho. 2007. (Encontro).
As TICs na sociedade contemporânea. 2007. (Seminário).
A teoria das Representações Sociais e a educação- abordagem estrutural. 2007. (Simpósio).
Educação, Tecnologia da Informação e da Comunicação.Sujeito e Sociedade. 2007. (Seminário).
Educação, Tecnologias da Informação e da Comunicação - Sujeito e sociedade. 2007. (Seminário).
Jogos eletrônicos. 2007. (Encontro).
Minicurso- Métodos Qualitativos em Educação: Análise do discurso na Pesquisa Educacional. 2007. (Encontro).
O PPGED como instância de pesquisa: da estrutura curricular à produção de um trabalho de investigação. 2007. (Encontro).
Planejamento e Prática Docente no Ensino Superior:reflexões sobre o tirocínio docente. 2007. (Seminário).
Provocações Epistemológicas Contemporâneas(Pós-Modernas?.A perspectiva pós-estruturalista e os Estudos Culturais do Currículo. 2007. (Seminário).
Re-inventar a Pedagogia. 2007. (Encontro).
vídeo-conferência A arquitrtura universitária brasileira no debate: a proposta da Universidade Nova. 2007. (Outra).
Comissão de ACC- Aproveitamento de carga horária.Análise de processos de Carga Horária de Alunos do Campus XVIII. 2006. (Outra).
Comissão de aproveitamento de carga horária de Estágio Supervisionado.Análise de Carga horária de Estágio Supervisionado. 2006. (Outra).
Coordenação da Rede Estado.Coordenação Local do Curso de Letras- Rede Estado - PROESP. 2006. (Outra).
Coordenadora pró-tempore do Ceolegiado de Letras.Coordenação pedagógica do Colegiado de Letras. 2006. (Outra).
Ensino de língua portuguesa: velhos problemas...novos olhares.Seminário de Estágio. 2006. (Seminário).
Palestra Intercâmbio Cultural Brasil/UNEB.Intercâmbio Cultural Brasil/UNEB,Itália. 2006. (Encontro).
Palestra- Semana Pedagógica no Município de Eunápolis.Competências e Habilidades em Língua Portuguesa. 2006. (Encontro).
Participação como suplente- IV Fórum de diretores.IV Fórum de diretores da UNEB, Jacobina. 2006. (Simpósio).
Projeto Escola Referência-Desenvolvimento Profissional de Educadores.PDP- Projeto de desenvolvimento profissional. 2006. (Oficina).
Reflexõesnecessárias em educação: pela constante formação doeducador..Seminário de Prática pedagógica. 2006. (Seminário).
Semana Pedagógica da Escola Eloína Barradas.Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo?. 2006. (Encontro).
57a Reunião nual da SBPC. 57a. Reunião Anual da SBPC. 2005. (Congresso).
A biodança na escola, relações interpessoais:motivação,gestão de conflitos e prática pedagógica.II Seminário Temático do Curso de Letras- Rede Estado. 2005. (Seminário).
A Leitura e suas diversas modalidades no campo da comunicação.III OFICINA PEDAGÓGICA. 2005. (Oficina).
Comissão de AC- Atividades Complentares.Comissão de ACC - Atividades Complentares. 2005. (Outra).
Comissão de Aproveitamento de Carga Horária para Estágio.Comissão de Aproveitamento de Carga Horária para Estágio. 2005. (Outra).
Participação -aulas.Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica. 2005. (Outra).
Processo Seletivo Vestibular.Processo Seletivo Vestibular - Auxiliar de coordenação. 2005. (Outra).
Seminário de Turismo.SEMITUR- Seminário de Turismo. 2005. (Seminário).
Comissão de ACC- Atividades Complementares.Comissão de ACC- Atividades Complementares Carga. 2004. (Outra).
Comissão de aproveitamento de Carga Horária para Estágio.Comissão -Aproveitamento de Carga Horário para Estágio. 2004. (Outra).
Coordenadora Pró-Tempore do Colegiado de Letras.Coordenação - Colegiado de Letras-DCHT. 2004. (Outra).
II Seminário de prática pedagógica de Rede Uneb 2000.Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia,Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica. 2004. (Outra).
I Oficina pedagógica.Múltiplos olhares sócio-culturais e a escola: teorizando a prática. 2004. (Oficina).
Palestra Segurança nas escolas.A segurança nas escolas. 2004. (Outra).
Processo Seletivo Vestibular.Processo Seletivo Vestibular- Auxiliar de coordenação. 2004. (Outra).
Curso Preparatório para Professores Alfabetizadores.Certificação de Professores Alfabetizadores do Estado da Bahia. 2003. (Encontro).
Curso Pré-Vestibular Universidade para Todos.Coordenação local do Programa Universidade para Todos. 2003. (Outra).
Fundamentos teóricos da ação pedagógica- Seminário.Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica. 2003. (Outra).
II SELL - Seminário de Estudos Linguístcos e Literários.II SELL: SEMIÓTICA: pela necessidade da re-construção de análises críticas. 2003. (Seminário).
I Oficina Pedagógica.Que língua é essa:a construção do olhar sobre as diversas linguagens e manifestações e manifestações artísticas,. 2003. (Oficina).
Processo Seletivo Vestibular.Processo Seletivo Vestibular- Auxiliar de coordenação. 2003. (Outra).
Congresso Latino Americano de Educação. Congresso Latino Americano de Educação. 2001. (Congresso).
IV Encontro de Estágio Supervisionado da UNEB.IV E ncontro de Estágio Supervisionado da UNEB. 2001. (Encontro).
Seleção do Vestibular para a UNEBcomo membro auxiliar de coordenaçào.Participação da Seleçào do Vestibular. 2001. (Encontro).
Nas Asas da Escola -Asas para o futuro. Nas Asas da Escola-Asas para o futuro. 1996. (Congresso).
Seminário Holístico Vivencial do Extremo Sul da Bahia.Semináro Holístico Vivencial do Extremo Sul da Bahia. 1996. (Seminário).
Aperfeiçoamento de Professores da Área de Comunicação e Expressção.Aperfeiçoamento de Professores da Área de Comunicação e Expressão. 1976. (Encontro).
Participação em bancas
BASTOS, V. V.. O microconto como ferraamenta de incentivo à leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.BASTOS, V. V.. O blog como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da língua materna: breve avaliação pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
DANIEL, P.; DONADIO, V.;BASTOS, V. V.. Concurso para professor substituto. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.. Seleção Pública para Professor Substituto de Sociologia do Lazer - Turismo. 2006.
BASTOS, V. V.. Seleção Pública para Professor Substituto- Língua Portuguesa. 2005. Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.. Concurso Publico para professor Substituto Estágio Supervidsionado. 2002. Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.. Seleção Pública para professor Substituto em Língua Portuguesa. 2001. Universidade do Estado da Bahia.
ADV;BASTOS, V. V.. Avaliação de docentes-estágio probatório. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
ADV;BASTOS, V. V.. Avaliação docente de professor em estágio probatório. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.; ADV. Seleção de instrutor para o projeto Eniversidade Aberta à Terceira Idade-UATI. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
BASTOS, V. V.; ADV. Avaliação dos docentes da Uneb. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
Arnaud Soares de Lima Júnior; A escola Bom Jesus: uma abordagem cultural do currículo; Início: 2008; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação e Contempora) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; (Orientador);
A importância da leitura na formçõ do leitor; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A leitura através da musicalidade; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Escola Municipal Professora Maria Lucia Westphal SANTANA; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Orientador: Valdete Venturote Bastos;
Produções bibliográficas
-
BASTOS, V. V. ; OLIVEIRA, P. A. . Educação, Tecnologias e Representações Sociais. 1a. ed. Salvador: Quarteto Editora, 2007. v. 500. 362p .
-
BASTOS, V. V. ; BASTOS, V. V. . Cultura na escola: o currículo holístico na prática pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BASTOS, V. V. . Escola Bom Jesus: o currículo em uma abordagem cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BASTOS, V. V. . O curriculo, tendências curriculares e cultura nas relações sociais e na produção de conhecimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BASTOS, V. V. . A avaliação nas Escolas municipais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BASTOS, V. V. . O exemplo na educação. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BASTOS, V. V. . Contando e recontando histórias- oficina. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, V. V. . Dificuldades de Aprendizagem. 2011. .
BASTOS, V. V. . A biodança na escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, V. V. . Educação de nove anos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BASTOS, V. V. . A velhice nos tempos atuais. 2011. .
BASTOS, V. V. . História e Cultura Indígena na Escola. 2010. .
BASTOS, V. V. . A inclusão do componente História e Cultura afro-descendente. 2010. .
BASTOS, V. V. . Universidade Aberta à Terceira Idade-UATI. 2010.
BASTOS, V. V. . CURSO DE LETRAS. 2005 (COORDENAÇÃO DE PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PREFESSORES REDE ESTADUAL) .
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
O curriculo cultural nas escolas da costa do Descobrimento, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdete Venturote Bastos - Coordenador.
-
2013 - Atual
Currículo e Contemporaneidade: o holístico nas práticas culturais, Descrição: A pesquisa contribui com as reflexões acerca do processo de instituições de novas práticas formativas e pedagógicas a partir de um novo horizonte político pedagógico: a contemporaneidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Valdete Venturote Bastos - Coordenador / Valdete Venturote Bastos - Integrante.
-
2011 - 2012
Aleitura dos currículos nas escolas estaduais da Costa do Descobrimento, Descrição: Este projeto tem o objetivo de tentar solucionar o peoblema de leitura nas escolas da Costa do Descobrimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Valdete Venturote Bastos - Coordenador.
Prêmios
2007
Homenagem de Agradecimento- colegas, Universidade do Estado da Bahia-.
2006
Jornada Pedagógica- Para que serve a Escola? Palestra, Prefeitura Municipal de Eunápolis- Secretaria de Educação.
2006
Homenagem de Agradecimento, Graduandos de Letras 2002.1 UNRB.
2005
Placa de bronze, Formandos de Pedagogia- Rede Uneb 2000- Univeridade o Estado da BAHIA.
2005
Homenagem especial dos Formandos de Letras, Departamento de Ciências e Tecnologias- Campus XVIII-UNEB.
1997
Mensão Honrosa: Em Padre Vieira, Brasil e Portugal se unem na Consagração da Língua Portuguesa, Consulado de Portugal.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. , Av.David Jonas Fadini, 300, Stella Reis, 45823035 - Eunápolis, BA - Brasil, Telefone: (073) 33614065, Fax: (073) 32816155, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Programa Nacional de Formação de Professores de Educação BásicaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 5
Outras informações:
A data de inicio do programa foi em março de 2010 e não 2000
1976 - 1980
Escola Maunicipal Rômulo GalvãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratdo, Carga horária: 28
2000 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2005
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro do conselho pedagógico da UNEB - CONSEPE.
-
10/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Campus XVIII, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia.,Linhas de pesquisa
-
07/2001
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, Campus XVIII.,Atividade de extensão realizada, Projeto: Melhor Idade.
-
04/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Didática, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas
-
07/2000 - 03/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico, Metodologia de Língua Portuguesa da Pré-Escola à 4ª série
1984 - 1987
Prefeitura Municipal de NanuqueVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1984 - 03/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa
1981 - 2004
Secretaria de Educação do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 24
Atividades
-
02/1987 - 03/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa
-
02/1991 - 12/1997
Direção e administração, 37ª Superintendência Regional de Ensino, Escola Estadual Joseph Stalim Romano.,Cargo ou função, Vice-diretora.
-
02/1992 - 12/1992
Serviços técnicos especializados , 37ª Superintendência Regional de Ensino, Escola Estadual Pe Paulo Nobre do Nascimento.,Serviço realizado, Supervisão Escolar.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Valdete Venturote Bastos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?