Eveline Sobreira Diniz

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Jurídicas de Teresina - CEUT (2006). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2015). Experiência em assessoria de comunicação, produção cultural e em temas como Identidade Cultural, Olimpismo, Mídia e Esporte, Semiótica das Cores. Vivência no exterior: Tóquio-Japão em 1999, Southampton-Inglaterra em 2001-2003 e Halifax-Canadá em 2004. Atualmente atua na gestão escolar, na educação básica desde 2020, formando professores para o desenvolvimento integral de crianças.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação

2013 - 2015

Universidade Federal do Piauí
Título: A Identidade Cultural Piauiense e o Mito do Herói: narrativas sobre a atleta olímpica Sarah Menezes nos jornais impressos do Piauí
, Ano de Obtenção: 2015.Ana Maria da Silva Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mídia Impressa; Herói Esportivo; Identidade Cultural Piauiense; piauiensidade; Sarah Menezes.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2002 - 2006

Faculdade de Ciências Humanas, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina
Título: O uso da cor como elemento de comunicação nas embalagens de O Boticário
Orientador: Welington Lage

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

1 Simpósio Ciência e Tecnologia em Saúde Pública no Piauí. 2012. (Simpósio).

ComTotal. 2005. (Congresso).

Folkcom. 2005. (Outra).

Semana da Comunicação -UNIFOR. 2000. (Outra).

Curso Introdutório de Programação Neurolinguística. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Letícia Lustosa Oliveira Silva

CARVALHO, C. P.; MENDA, E. C.;Eveline Sobreira Diniz. Pautando Estilo: A Moda na Prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Dalila Coelho Campelo

RODRIGUES, A. M. S.; ARAUJO, E. C. R.;Diniz, E. S.. Um olhar jornalistico e Feminino sobre o Futebol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leda Melo Vaz Fontinelle

CARVALHO, C. P.; COSTA JUNIOR, A. O.;Eveline Sobreira Diniz. Espopi: Website esportivo Genuinamente Piauiense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Diego Rodrigues de Oliveira

RODRIGUES, A. M. S.; OLIVEIRA, E. C.;Diniz, E. S.. O grande nome do Brasil na Copa: abordagem do Site Globoesporte.com sobre o ídolo esportivo Neymar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Produções bibliográficas

  • Diniz, E. S. ; RODRIGUES, A. M. S. . A SAGA DO HERÓI: NARRATIVAS SOBRE A ATLETA OLÍMPICA SARAH MENEZES NOS JORNAIS IMPRESSOS DO PIAUÍ. The FIEP Bulletin , v. 86, p. 425-429, 2016.

  • Diniz, E. S. . Percepção das Cores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Diniz, E. S. . Fapepi prorroga inscrições para o Pibic Jr. 2012; Tema: Notícia. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    A construção discursiva da atleta olímpica Sarah Menezes nos jornais locais e sua relação com a identidade piauiense, Descrição: Análise da participação da campeã olímpica Sarah Menezes, primeira mulher, piauiense que conquistou ouro para o judô brasileiro nas olimpíadas de 2012, em Londres. Estudo do tratamento dado pela mídia impressa do Piauí à judoca, observando como os jornais impressos locais (O Dia e Meio Norte) trabalharam a construção discursiva desse momento da atleta, verificando se houve uma apropriação do lugar de atleta herói (heroína) estabelecendo uma relação com a identidade piauiense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eveline Sobreira Diniz - Coordenador / Ana Maria da Silva Rodrigues - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Mídia e esporte: o discurso midiático e os sentidos atribuídos ao esporte e ao atleta., Descrição: A presente proposta de pesquisa trata da relação entre mídia e esporte. Pretende analisar o discurso midiático esportivo e os diferentes sentidos atribuídos ao esporte e ao atleta. Busca compreender a construção de um discurso e a produção de sentidos na espetacularização do esporte, em especial o futebol, e na idealização sobre o ídolo/herói/celebridade. Neste contexto pretende discutir a hierarquização dos esportes na mídia (local e nacional) e a diferenciação nas representações sociais entre gêneros (homens e mulheres desportistas). Procurará analisar conceitos e categorias como corpo, beleza corporal, estética esportiva, saúde e sucesso enquanto conceitos fundantes para a construção dos sentidos no discurso da mídia. Fundamenta-se na interseção das áreas mídia e educação física e tem como suporte teórico-metodológico a análise do discurso (AD). O discurso visto como histórico, transitório e heterogêneo, constitui representações sociais (sentidos) que interferem na percepção deste discurso midiático esportivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eveline Sobreira Diniz - Integrante / Ana Maria da Silva Rodrigues - Coordenador / Neyla Cabral Coutinho do Rego Monteiro - Integrante / Eugenio Carlos do Rego Araujo - Integrante / Debora da Rocha Sousa - Integrante / Lumárya Souza de Sousa - Integrante / Rita de Kassia Damasceno Sousa - Integrante.

Prêmios

2006

Láurea Acadêmica, Faculdade de Ciiencias Humanas, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina.

2006

1o. Lugar no Curso de Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Período Letivo 2005/2), Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa em Identidade Cultural, Olimpismo, O Mito do Herói

2013 - 2014

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Estágio a Docência, Enquadramento Funcional: Estágio a Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou a disciplina HISTÓRIA DA IMPRENSA I (DCS 0333), Universidade Federal Do Piauí, Curso de Comunicação Social - Jornalismo.

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Bolsa de Apoio Técnico Edital nº 002/2012, na área de Comunicação Social.

2008 - 2011

TIME PROPAGANDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Atendimento Publicitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atendimento publicitário compreende entender as necessidades do cliente, identificando seu público alvo e conhecer o seu produto, para então representá-lo dentro da agência. Na agencia publicitária trabalhar junto a dupla criativa, apresentando o cliente e tudo que foi absorvido durante o atendimento. Desligada da Time para estudo de Mestrado.

2017 - 2020

Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordena a assessoria de Comunicação do Instituto Ecoa, gerando conteúdo, elaborando narrativas e direciona as ações da equipe formada por nove pessoas.

2020 - Atual

Centro de Educação Básica Arco-Íris

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão Escolar e Coordenação do Tempo Integral