Eduardo Machado de Santana
Professor EBTT no IF Baiano - Campus Xique-Xique. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (2020). Especialista em Saúde da Família em formato de Residência Multiprofissional pela FESF-SUS/ FIOCRUZ(2017). Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, educação física e educação básica.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Saúde Coletiva
2019 - 2022
Universidade Federal da Bahia
Título: ?QUALIDADE DOS DADOS DAS NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL E AUTOPROVOCADA DO SINAN, SALVADOR, BAHIA (2015-2019) ?,, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Iracema Viterbo Silva
Palavras-chave: Violência; SINAN; Qualidade dos Dados; Processo de Trabalho; Educação Permanente.
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família
2015 - 2017
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Violência e Saúde: Analise do Plano Municipal de Saúde de Camaçari-BA 2014/2017
Orientador: Waldemir Albuquerque
Bolsista do(a): Ministério da saúde, MS, Brasil.
Graduação em Nutrição
2006 - 2014
Universidade do Estado da Bahia
Título: Suor e Suplemento Hidreletrolítico: um estudo descritivo.
Orientador: Mirian Rocha Varquez
Formação complementar
2020 - 2020
Formação Básica para Professores e Tutores em EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação em atenção ao uso de álcool, crack e outras drogas.. (Carga horária: 20h). , Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - Gregório de Matos, CAPS AD GM, Brasil.
2015 - 2015
Prevenção do uso de drogas:capacitação para conselheiros e lid. comu. 7°. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em NONA - Núcleo de Orientação Nutricional ao Atleta. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Nutrição.
Organização de eventos
SANTANA, E. M. . Camaçari em Movimento: Encontro com as Práticas Corporais na Atenção Básica.. 2017. (Outro).
SANTANA, E. M. . NUTRICLIN. 2014. (Outro).
SANTANA, E. M. . XVII Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física: Universidade em (Des)Construção. 2010. (Congresso).
SANTANA, E. M. . Semana de Educação Física da UFBA. 2009. (Outro).
Participação em eventos
CONGRESSO VIRTUAL DA UFBA 2020. Perspectivas e desafios dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família na APS brasileira em meio ao COVID-19. 2020. (Congresso).
VI FÓRUM: atuação da eNASF/AP no âmbito da Atenção Básica na atual conjuntura no SUS.Impactos e desafios para a estratégias eNASF/AP e Atenção Primária à Saúde (APS). 2020. (Encontro).
O profissional da saúde e o suicídio: percepções, crenças e cuidado.. 2016. (Seminário).
Conferência Municipal de Saúde de Camaçari. 2015. (Encontro).
Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida..Construção de um grupo de convivência apoiado pelo NASF na USF Parque das Mangabas em Camaçari-BA. 2015. 2015. (Encontro).
II Mostra de Experiências em Atenção Básica de Camaçari Lei.A prática do Alongamento no desenvolvimento do autocuidado.. 2015. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa de Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição. 2015. (Seminário).
XIX CONBRACE, VI CONICE. Construção de um grupo de convivência apoiado pelo NASF na USF Parque das Mangabas em Camaçari-BA. 2015. 2015. (Congresso).
Lustosa Fitness. Exercícios Físicos e Alimentação na busca por Qualidade de Vida. 2014. (Feira).
XXXI Encontro nacional dos Estudantes de Educação Física. 2010. (Congresso).
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física:Educação em tempos de crise: a formação para além dos muros da universidade. 2009. (Congresso).
Jornada Norte e Nordeste de Nutrição Funcional. 2008. (Seminário).
II Semana Marx da FACED/UFBA. 2006. (Simpósio).
Orientou
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSISTÊNCIA À PESSOA COM OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
?HISTÓRIA, NOSSAS HISTÓRIAS, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA? - Trajetória, experiência e memórias de um Professor de Educação Física no Sistema Único de Saúde; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
MEMORIAL DE UMA FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
TRAJETÓRIAS NO NÚCLEO AMPLIADO DA SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA ? UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA NO NÃO-LUGAR; 2020; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
Memorias de um residente multiprofissional em saúde da família: o fazer da educação física no núcleo ampliado saúde da família- atenção básica- (NASF-BA); 2020; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
O PATINHO FEIO NADANDO EM NOVOS RIOS: UMA HISTÓRIA DE OBSTÁCULOS E SUPERAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SAÚDE; 2019; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
Consulta Compartilhada em Puericultura na USF na Perspectiva de Otimização do Cuidado: Um Relato de Experiência; 2018; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal em Saúde da Família; Orientador: Eduardo Machado de Santana;
Produções bibliográficas
-
SANTANA, E. M. . Empregabilidade e condições de trabalho dos professores de educação física na área da saúde. Indicativos para uma revisão da formação.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, E. M. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS: entre (des)continuidade e (des)investimentos na Atenção Básica à Saúde e Academia da Saúde.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, E. M. . O trabalho multidisciplinar no Núcleo Ampliado de Saúde da Família.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, E. M. . PRÁTICAS CORPORAIS, ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO NO CUIDADO À SAÚDE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, E. M. . Utilização das consultas compartilhadas como elemento qualificador: Educação Física e Enfermagem no Pré-Natal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, E. M. . Relato do Fazer Cotidiano dos Professores de Educação Física no corpo pedagógico da residencia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, E. M. ; GONZAGA, A. . Relato do estágio eletivo no CAPS AD Gregório de Matos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, E. M. ; ANDRADE, P. ; SANTANA, D. ; PONTES, M. L. ; MOTA, M. ; OLIVEIRA, C. . Construção de um grupo de convivência apoiado pelo NASF na USF Parque das Mangabas em Camaçari-BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, E. M. ; LIMA, A. ; GONZAGA, A. ; SANTANA, D. ; GUIMARAES, L. ; FARIAS, R. . A atuação do profissional de Educação Física na Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela FESF: O acolhimento e a mudança de modelo de atenção à saúde na Unidade Nova Aliança em Camaçari-Ba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, E. M. ; ANDRADE, P. ; SANTANA, D. ; PONTES, M. L. ; MOTA, M. ; OLIVEIRA, C. ; LIMA, A. . A prática do alongamento no desenvolvimento do autocuidado.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, E. M. . Alimentação e Nutrição na Atividade Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, E. M. . Atuação do Professor de Educação Física na Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, E. M. . VIOLÊNCIA E SAÚDE: ANÁLISE DOCUMENTAL DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA 2014/2017 2018 (Trabalho de Conclusão de Residência).
Outras produções
SANTANA, E. M. ; Oliveira, MS . Especialistas aconselham beber muita água durante os exercícios físicos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTANA, E. M. . Malhar em casa é possível, mas exige cuidados.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2024
Fundação Estatal Saúde da FamíliaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Apoiador Pedagógico de Educação Física, Carga horária: 10
Outras informações:
Realiza acompanhamento e orientação de profissionais da Educação Física em sua formação em serviço na Residência Multiprofissional em Saúde da Família - FESFSUS/FIOCRUZ no campo de atuação da Atenção Básica no município de Salvador - BA.
2017 - 2024
Prefeitura de São Francisco do CondeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - Fundamental 2, Carga horária: 40
2020 - 2021
Nutrição UFBAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Mediador do Curso EAD
Outras informações:
Atuação na mediação, facilitação e avaliação EAD do Curso de cuidado a pessoa com obesidade/sobrepeso para profissionais da Atenção Básica.
2017 - 2020
Fundação Estatal em Saúde da FamíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiado Pedagógico de Núcleo, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanha e orientação os residentes no campo de atuação facilitando os processos de formação. Realiza apoio e interação na plataforma virtual moodle em ambiente virtual.
2015 - 2017
Fundação Estatal em Saúde da FamíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em Saúde da Família, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia BaianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Machado de Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?