Thayná Patrícia da Conceição Lima dos Santos

Engenheira Química pela Universidade Federal de Alagoas, MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade e pós graduanda em Gestão de Saúde e Meio Ambiente. Técnica em Química pelo IFAL.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em GESTÃO DA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

2024 - Atual

Centro Universitário UniBF

Especialização em andamento em MBA GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

2024 - Atual

Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Graduação em Engenharia Química

2013 - 2019

Universidade Federal de Alagoas
Título: Síntese e Caracterização da Zeólita ZSM-5 com o uso de direcionadores orgânicos
Orientador: Antônio Osimar Sousa da Silva

Curso técnico/profissionalizante

2010 - 2013

Instituto Federal de Alagoas

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Instituto Federal de Alagoas

Formação complementar

2024 - 2024

Cromatografia - Conceitos Básicos. (Carga horária: 20h). , Embrapa Alimentos e Territórios, CNAT, Brasil.

2024 - 2024

Auditor Interno ISO 9001:2015. (Carga horária: 7h). , FM2S EDUCAÇÃO $ CONSULTORIA, FM2S, Brasil.

2017 - 2017

Química Forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Oficina: Automação Industrial. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2016 - 2017

Excel básico/Intermediário. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2016 - 2016

Energia e combustíveis. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2016 - 2016

Biotransformação de Resíduos em Energia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2016 - 2016

Oficina: Produção de Cerveja. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Produção de água ardente a partir de frutas tropicais. (Carga horária: 96h). , Instituto federal de Alagoas, Campus Maceió, IFAL, Brasil.

2015 - 2015

Análise econômica e gestão de projetos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Método de Separação de Macromoléculas: Cromatografia e Eletroforese de Prot. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Taxidermia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Participação em eventos

28° Encontro de Iniciação Científica/PIBIC e 11° Seminário de Avaliação do PIBITI.Síntese de zeólitas com misturas binárias de tetrapropilamônio e nbutilamina, isobutilamina ou diisobutilamina.. 2018. (Encontro).

19° Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise. Síntese da zeólita SSZ-13 com cloreto de colina e sementes de cristalização pelo método hidrotérmico convencional. 2017. (Congresso).

9º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS. CRISTALIZAÇÃO DA ZEÓLITA SSZ- 13 COM CLORETO DE COLINA E ADIÇÃO DE SEMENTES EM MEIO REACIONAIS COM DIFERENTES RAZÕES SIO2/AL2O3. 2017. (Congresso).

Reunião Inicial do Pibic e Pibiti 2017-2018. 2017. (Outra).

XXII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química. Comparativo da síntese da zeólita chabazita com uso da zeólita Y e íons fluoreto. 2017. (Congresso).

XVII Semana de Engenharia Química. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. 2015. (Congresso).

XVI Semana de Engenharia Química. 2015. (Congresso).

II Mostra de extensão do IFAL.Produção de Creme Dental Com Juá e Erva Doce. 2013. (Outra).

XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, J. R. ; SILVA, B. J. ; SILVA, A. O. S. ; SILVA, D. C. M. ; Thayná P. da C.Lima ; SILVA, T. G. B. ; R.D.MENDONCA, T. . Síntese da zeólita SSZ-13 com cloreto de colina e sementes de cristalização pelo método hidrotérmico convencional. In: 19° Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto, MInas Gerais. 19° Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017.

  • SANTOS, J. R. ; Antonio O.S.da Silva ; Thayná P. da C.Lima ; Thayná G.B.SiIlva . Comparativo da síntese da zeólita chabazita com uso da zeólita Y e íons fluoreto. In: XXII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química, 2017, Maceió. XXII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química, 2017.

  • SANTOS, J. R. ; SILVA, A. O. S. ; SILVA, D. C. M. ; URBINA, M. M ; VASCONCELOS, L. P. G. ; SILVA, T. G. B. ; Thayná P. da C.Lima . CRISTALIZAÇÃO DA ZEÓLITA SSZ-13 COM CLORETO DE COLINA E ADIÇÃO DE SEMENTES EM MEIO REACIONAIS COM DIFERENTES RAZÕES SiO2/Al2O3. In: 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2017. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 2017.

  • SANTOS, G. E. S. ; SANTOS, A. K. G. ; GOMES, A. L. C. ; SILVA, M. ; HOLANDA, R. S. O. ; LIMA, T. P. C. ; ARAUJO, M. T. . Expofísica. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE, 2015, Maceió. CAIITE, 2015.

  • LIMA, T. P. C. ; SILVA, A. O. S. . Síntese de zeólitas com misturas binárias de tetrapropilamônio e n-butilamina, isobutilamina ou diisobutilamina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    SÍNTESE DE ZEÓLITAS COM MISTURAS BINÁRIAS DE TETRAPROPILAMÔNIO E NBUTILAMINA, ISOBUTILAMINA OU DIISOBUTILAMINA, Descrição: Neste trabalho foram realizadas sínteses para a obtenção da Zeólita MFI tipo ZSM-5. As zeólitas foram cristalizadas pelo método hidrotérmico, em seguida foram caracterizadas pelas técnicas de difratograma de raio X (DRX) e análise termogravimétrica (ATG). As análises de raio X indicaram que as sínteses realizadas com as aminas puras (Isobutilamina, n-Butilamina e Diisobutilamina) como direcionadores orgânicos no período de 48h resultaram na zeólita Magadiíta; no entanto, para tempos maiores de 192h e 216h resultaram na zeólita de interesse (ZSM-5), contudo pode-se observar a presença de um pico de contaminação em todas as curvas correspondentes as aminas, fato que foi atribuído a estrutura da zeólita de quartzo, pois as aminas n-butilamina e diisobutilamina apresentaram picos característicos da estrutura de quartzo para tempos de 216h e 192h, respectivamente. Para as sínteses realizadas com brometo de tetrapropilamônio e as aminas como direcionadores orgânicos, todas as curvas dos difratogramas de raio X apresentaram picos característicos da Zeólita MFI tipo ZSM-5, como pode ser observado pela difratograma padrão obtido pela database da IZA-structure. Logo, pode-se afirmar que as aminas isobutilamina e n-butilamina apresentaram melhores resultados para síntese da zeólita ZSM-5.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thayná Patrícia da Conceição Lima dos Santos - Integrante / Antonio Osimar Sousa da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2017

3° Lugar na Mostra de Iniciação Científica do XXII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química, Universidade Federal de Alagoas, XXII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química.

2013

Medalha de Prata na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Sococo Indústrias Alimentícias

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna de iniciação científica com o projeto: Síntese de zeólitas com misturas binárias de tetrapropilamônio e nbutilamina, isobutilamina ou diisobutilamina.

2015 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Ações Interdisciplinares-PAINTER, Carga horária: 20

2020 - 2020

Pandurata

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Controle de Qualidade, Carga horária: 44

2020 - Atual

Solar Coca Cola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DE ASSEGURAÇÃO DA QUALIDADE, Carga horária: 44