Fabio Hernandez de Medeiros
Doutor em Ciencia del Comportamiento pela Universidad Veracruzana (México), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília, especialista em Psicologia Clínica (CFP) e psicólogo formado pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB. Possui ampla experiência como psicólogo clínico e docente em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Principais interesses acadêmicos: Análise do Comportamento, Psicologia Experimental e Psicologia Clínica.
Informações coletadas do Lattes em 20/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciencia del Comportamiento
2017 - 2021
Universidad Veracruzana
Título: El contacto funcional de acoplamiento como articulación configuracional
Orientador: Emílio Ribes Iñesta
Coorientador: Alejandro León. Bolsista do(a): Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, CONACYT, México.
Mestrado em Ciências do Comportamento
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: Leitura compartilhada de contos com prompts baseados nas funções da narrativa: efeitos sobre a compreensão textual
Orientador: Dra. Eileen Pfeiffer Flores
, Ano de Obtenção: 2015.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: leitura compartilhada; leitura dialógica; compreensão de textos; análise do comportamento; comportamento verbal.
Graduação em Psicologia
2007 - 2012
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Contingências de reforçamento positivo e punição negativa na correspondência verbal.
Orientador: Dr. Carlos Augusto de Medeiros
Formação complementar
2025 - 2025
Manejo de crise suicída. (Carga horária: 3h). , Pragmática: Psicoterapia e Cursos, PPC, Brasil.
2022 - 2022
Análise Funcional em PCP. (Carga horária: 3h). , Pragmática: Psicoterapia e Cursos, PPC, Brasil.
2022 - 2022
XVIII Seminário de Formação Continuada e Práticas Docentes. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO, Brasil.
2022 - 2022
Redes Sociais na Educação. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Organização de eventos
MEDEIROS, F. H. . Dia da Psicologia - A Atuação em Diferentes Contextos. 2023. (Outro).
Participação em eventos
2ª Semana Pedagógica 2024. 2024. (Encontro).
Tratamento de Manejo de Contingências para Transtornos por Uso de Substâncias. 2023. (Outra).
Jornada Clínica de Análise do Comportamento.Possibilidades da Análise Funcional do Comportamento Verbal para a Prática Clinica. 2022. (Outra).
IX Jornada Acadêmica de Nutrição do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).Contribuições da Psicologia para a compreensão do comportamento alimentar "disfuncional". 2020. (Encontro).
Ciencia social y Filosofia Wittgensteiniana. 2019. (Seminário).
La simbiogénesis como motor de la evolución:160 años después de Darwin. 2019. (Seminário).
No existe esa cosa llamada sociedad: Margaret Thatcher, Ludwig Wittgenstein y la filosofía de la ciencia social@. 2019. (Seminário).
Planeta micróbio. 2019. (Seminário).
V Encontro Goiano de Análise do Comportamento.Análise do comportamento e educação: reflexões sobre ensinar e aprender. 2017. (Encontro).
9o Congresso de Iniciação Científica do DF / 18o Congresso do de Iniciação Científica da UNB. Efeitos da magnitude da punição na correspondência verbal. 2012. (Congresso).
VI jornada Brasiliense de Análise do Comportamento.Mesa Redonda: Como a forma de solicitar relatos influencia sua precisão?. 2012. (Outra).
VI jornada Brasiliense de Análise do Comportamento.Mesa Redonda: Efeito da magnitude da punição sobre a frequência de relatos distorcidos. 2012. (Outra).
X Congresso de ensino, pesquisa e extensão e X encontro de iniciação científica. Efeitos da magnitude da punição na correspondência verbal. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
MEDEIROS, F. H.. A contribuição da terapia cognitiva-comportamental no acompanhamento da cirurgia bariátrica: a percepção dos pacientes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Projeção.
MEDEIROS, F. H.. A inclusão da criança com TEA na escola na perspectiva dos professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Projeção.
MEDEIROS, F. H.. O proceso terapêutico de crianças na fase pré-operatória com transtorno do especto autista na perspectiva do psicólogo clínico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Projeção.
MEDEIROS, F. H.. O impacto da maternidade na saúde mental da mulher. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Mudanças nos hábitos alimentares e estado nutricional durante a pandemia do coronavírus na população do Distrito Federal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Pandemia da Covid-19 e o impacto no consumo alimentar dos profissionais da saúde (Técnico de Enfermagem e Nutricionistas). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Consumo de suplementos alimentares para praticantes de musculação. 2021 - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Estado nutricional de crianças do Distrito Federal segundo critérios do SISVAN durante a pandemia do COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Hábitos alimentares no período de isolamento social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Projeção.
PIMENTA, J. P. T.;MEDEIROS, F. H.. Comportamento alimentar dos profissionais de saúde durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Projeção.
MEDEIROS, F. H.. Adultização infantil e os seus Impactos psicológicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. AS IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS OCASIONADAS PELO USO DAS REDES SOCIAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS QUADROS DE DEPRESSÃO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. O Impacto das Redes Sociais a Saúde Mental dos Adolescentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. DEPRESSÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ADOLÊNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Pessoas com dependência química e codependência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Depressão na adolescência e os impactos gerados no ambiente escolar.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES: A importância do tratamento precoce. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Transtornos Psicológicos sofridos por crianças abusadas sexualmente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Terapia Cognitiva Comportamental Frente ao Tratamento dos Transtornos de Ansiedade na Infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Neuropsicologia,ciência e as patologias psiconeurológicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Saúde Psicológica e Desenvolvimento Humano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
MEDEIROS, F. H.. Abordagem cognitivo comportamental em pacientes transportados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília.
Sanabio, E. T. H.;MEDEIROS, F. H.. Definições de punição e sua utilização nas práticas parentais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.
Orientou
A classificação de comportamento verbal na discriminação terapêutica de comportamentos clinicamente relevantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Fabio Hernandez de Medeiros;
Uma análise funcional da esquizofrenia: o caso John Nash a partir da Análise do Comportamento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Fabio Hernandez de Medeiros;
Monitoria da disciplina: Técnicas de Avaliação Psicológica: Psicometria"; 2023; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Fabio Hernandez de Medeiros;
Produções bibliográficas
-
QUEIROZ, LUCIANO BARBOSA DE ; MEDEIROS, FABIO HERNANDEZ DE . Possibilidades da Análise Funcional do Comportamento Verbal para a Prática Clínica. REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO , v. 13, p. 143-154, 2022.
-
FLORES, E. P. ; MEDEIROS, F. H. ; SOUSA, C. B. A. . Emoções: fundamentos conceituais dos fenômenos psicológicos. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO) , v. 19, p. 49-60, 2017.
-
MEDEIROS, F. H. ; FLORES, E. P. . Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO) , v. 32, p. 1-10, 2016.
-
MEDEIROS, F. H. ; HOSKEN, A. F. C. (Org.) . Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1. ed. Brasília: Projeção, 2024.
-
HEINZELMANN, M. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Controlando a raiva: estratégias da terapia cognitiva comportamental. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: estudos de caso em uma clínica-escola (1a Ed.). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. , p. 8-17.
-
XAVIER, K. M. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Insatisfação conjugal: Um estudo de caso. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 18-26.
-
REIS, V. M. S. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Conflitos conjugais: Um estudo de caso na abordagem cognitiva-comportamental. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 27-36.
-
GOMES, I. C. C. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . O modelo cognitivo na prática: pensamentos disfuncionais e medo da morte. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 37-44.
-
LIMA, D. C. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Fobia social: Um relato de caso sob a ótica da terapia cognitivo-comportamental. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 45-50.
-
SILVA, L. V. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Sobrecarga na maternidade atípica. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 51-56.
-
GODOI, F. S. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Um caso de anorexia nervosa sob a perspectiva da Análise do Comportamento. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasíia: Projeção, 2024, v. 1, p. 57-64.
-
ARAUJO, A. C. F. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Solidão: Um estudo de caso baseado na terapia analítico-comportamental. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 65-75.
-
SOUZA, G. P. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Identificação de variáveis relacionadas ao comportamento depressivo: Um estudo de caso na ótica da terapia analítico-comportamental. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 76-84.
-
PEREIRA, R. V. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Assertividade: Um estudo de caso baseado na análise comportamental clínica. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 85-91.
-
DAMASIO, L. S. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Procrastinação e a logoterapia: Um estudo de caso. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 92-99.
-
CURY, I. C. P. ; HOSKEN, A. F. C. ; MEDEIROS, F. H. . Desenvolvendo habilidades sociais com a Abordagem Centrada na Pessoa. In: Fabio Hernandez de Medeiros; Ana Flávia Castro Hosken. (Org.). Caminhos terapêuticos: Estudos de caso em uma clínica-escola (1a Edição). 1ed.Brasília: Projeção, 2024, v. 1, p. 100-105.
-
SANTOS, K. T. Y. ; MEDEIROS, F. H. . Explorando a equivalência de estímulos e a aprendizagem com uma criança com transtorno do espectro autista. In: Pedro Martini Bonaldo; Mariana Lima Martini Bonaldo. (Org.). EXPLORANDO A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E A APRENDIZAGEM COM UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 1ed.Brasília: Editora Projeção, 2023, v. , p. 10-11.
-
MEDEIROS, F. H. . Iniciação científica e metodologias ativas no ensino remoto: Um relato de caso no curso de Psicologia. In: Cláudia Pinheiro Nascimento; Aldi Roldão Cabral; Jonathan Rosa Moreira; Jefferson Bruno Pereira Ribeiro. (Org.). INICIAÇÃO CIENTÍFICA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE CASO NO CURSO DE PSICOLOGIA. 1ed.Brasília: Projeção, 2022, v. 3, p. 8-17.
-
BRITTO, R. L. ; MEDEIROS, C. A. ; MEDEIROS, F. H. ; BASTOS, R. L. ; SOUZA, L. G. . Efeitos da magnitude da punição na correspondência verbal em situação lúdica. In: Nicodemos Batista Borges; Lívia Ferreira Godinho Aureliano; Jan Luiz Leonardi. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Medicina Comportamental, 2014, v. 4, p. 173-188.
-
Souza, A. P. S. ; MEDEIROS, C. A. ; Aragão, M. O. F. ; MEDEIROS, F. H. ; Silva, A. P. A . Regras versus Autorregras: que tipo de regras é mais eficaz na modificação do comportamento?. In: Candido V. B. B. Pessôa; Carlos Eduardo Costa; Marcelo Frota Benvenuti. (Org.). Comportamento em Foco 1. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2012, v. 1, p. 631-643.
-
MEDEIROS, F. H. . O dilema do prisioneiro e o uso de máscaras na pandemia de COVID 19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, F. H. . Contribuições da psicologia para a compreensão do comportamento alimentar disfuncional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. . Spatial organization of human behavior under signaled fixed-time and random-time schedules of reinforcement: Preliminary data. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, F. H. . Análise do Comportamento e Educação: reflexões sobre ensinar e aprender. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. . Contribuições da Análise do Comportamento no entendimento e intervenção em casos de esquizofrenia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, C. A. ; MEDEIROS, F. H. ; BRITTO, R. L. ; BASTOS, R. L. . Correspondência verbal em situação lúdica: um novo paradigma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. ; CAMBRAIA, R. . Leitura com compreensão: questões conceituais, teóricas e propostas de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, C. A. ; MEDEIROS, F. H. ; ANDRADE, C. ; BRITTO, R. L. . Como a forma de solicitar relatos influencia na sua precisão?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, C. A. ; MEDEIROS, F. H. ; BRITTO, R. L. . Efeitos da magnitude da punição sobre a frequência de relatos distorcidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. ; MEDEIROS, C. A. ; BRITTO, R. L. ; BASTOS, R. L. ; SOUZA, L. G. . Efeitos da magnitude de consequências punitivas na correspondência verbal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. ; MEDEIROS, C. A. . Efeitos da magnitude de consequências punitivas na correspondência verbal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, F. H. . Prefácio. Brasília, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Queiróz, L. B ; MEDEIROS, F. H. . Verbal behavior de B. F. Skinner: uma apreciação retrospectiva. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2017. (Tradução/Artigo).
Outras produções
MEDEIROS, F. H. . CEF 09 Saúde. 2023.
MEDEIROS, F. H. . Van Social Escola Classe 42 de Taguatinga. 2023.
MEDEIROS, F. H. . Entrevista para o programa Band Urgente sobre o tema 'Mentir muito é normal?'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, F. H. . Entrevista para o Jornal Band Cidade (DF) sobre Leitura Dialógica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FLORES, E. P. ; MEDEIROS, F. H. . Entrevista para o 'Campus Online' da Universidade de Brasília sobre Leitura Dialógica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEDEIROS, F. H. . 'Sei o que devo fazer, mas não consigo'. 2023; Tema: terapia analítico-comportamental. (Blog).
MEDEIROS, F. H. . Como fazer perguntas?. 2023; Tema: terapia analítico-comportamental. (Blog).
MEDEIROS, F. H. . Autoajuda. 2023; Tema: terapia analítico-comportamental. (Blog).
FLORES, E. P. ; MEDEIROS, F. H. ; FARIA, V. A. L. . Oficina de Introdução à Leitura Dialógica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MEDEIROS, F. H. ; FARIA, V. A. L. . 1ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP DF. 2014. (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2015
Leitura Dialógica: efeitos sobre a aquisição de repertórios verbais de crianças em fase escolar, Descrição: O presente projeto investiga os efeitos da Leitura Dialógica - um tipo de Leitura Compartilhada - sobre a aquisição de repertórios verbais de crianças em idade escolar. Estudos demonstram que ler histórias para crianças constitui uma ferramenta poderosa para desenvolver repertórios verbais e incentivar a leitura. A literatura revela que ler de forma dialógica, isto é, ler e conversar sobre a história, pode otimizar significativamente o momento da leitura e desenvolver repertórios como vocabulário e compreensão de textos. Avaliações nacionais revelam que a situação da leitura no Brasil é alarmante. Pesquisas sobre Leitura Dialógica podem desdobrar-se em diretrizes para pais/professores conduzirem a leitura compartilhada com seus filhos/alunos, o que justifica investigações desse tipo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabio Hernandez de Medeiros - Integrante / Eileen Pfeiffer Flores - Coordenador.
-
2012 - 2012
Contingências de reforçamento positivo e punição negativa na correspondência verbal, Descrição: O presente estudo teve como objetivo verificar se a correspondência fazer-dizer é mais provável reforçando-se positivamente relatos precisos ou punindo-se negativamente relatos imprecisos. Para tanto, dezesseis participantes foram submetidos a um jogo de cartas computadorizado onde distorcer o relato aumentaria as chances de vencer a partida. No entanto, contingente aos relatos dos participantes existia uma frequência de checagem de 1/6 que em uma condição produziu reforços positivos para relatos precisos e em outra condição produziu punição negativa para relatos distorcidos. A presente pesquisa encontrou resultados semelhantes na eficácia do reforço positivo e da punição negativa no estabelecimento de relatos precisos. Como objetivo secundário analisou-se a função discriminativa do contexto e concluiu-se que os estímulos antecedentes exercem grande influência sobre a precisão do relato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabio Hernandez de Medeiros - Integrante / Dr. Carlos Augusto de Medeiros - Coordenador.
-
2011 - 2012
Efeitos da magnitude da punição na correspondência verbal, Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos da magnitude da consequência punitiva contingente a relatos distorcidos sobre a correspondência verbal. Para tanto, doze participantes foram submetidos a um procedimento que tratou-se de uma situação lúdica (jogo de cartas) onde distorcer o relato poderia aumentar as chances de vencer a partida. Contingente ao relato dos participantes existia uma frequência de checagem de 1/6 que punia relatos distorcidos ora em magnitude baixa e ora em magnitude alta. Os resultados demonstram que magnitudes mais elevadas de punição para distorções no relato tendem a ser mais eficazes no estabelecimento da correspondência verbal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabio Hernandez de Medeiros - Integrante / Dr. Carlos Augusto de Medeiros - Coordenador / Rayana Lima Britto - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Comportamento Verbal, Psicologia da Educação I e Psicologia da Educação II
Orientação de TCCs
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Ciências do Comportamento, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
Ministrou a disciplina "Tópicos em Aprendizagem: Comportamento Verbal" como requisito para o estágio em docência.
2014 - 2014
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor da disciplina "Análise Conceitual em Psicologia"
2013 - 2013
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor da disciplina "Introdução à Psicologia".
2024 - Atual
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 22
Outras informações:
Professor das disciplinas:- Campos de atuação e Investigação: Psicanálise e Análise do comportamento- Métodos Quantitativos em Psicologia- Estágio Básico IISupervisor de estágio (Ênfase: Clínica)Orientador de monografia
2011 - 2012
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do Projeto de Iniciação Científica do UniCEUB sob a orientação do professor Dr. Carlos Augusto de Medeiros.
2010 - 2010
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor das disciplinas de Métodos Quantitativos em Pesquisa, Estágio Básico e Laboratório de Pesquisa I
2017 - 2017
Faculdades Alves FariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor das disciplinas:
- Motivação e Aprendizagem
- Metodologia Científica
- TCC 1
- Supervisão de estágio em psicoterapia
- Orientação de TCCs
- Técnicas em Clínica Analítico-Comportamental (Nível: Especialização)
2021 - Atual
Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Processos Psicológicos
- Teorias e Intervenções Comportamentais
- Psicologia da Aprendizagem
- Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência
- Técnicas em Avaliação Psicológica: Psicometria
- Bioestatística e Epidemiologia
- Estágio Básico II
Atividades
-
08/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística e Epidemiologia, Processos Psicológicos, Psicologia da Aprendizagem
2021 - 2022
Faculdade Anhanguera de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas:
- Psicologia Social
- Matrizes do pensamento em Psicologia: Behaviorismo
- Matrizes do pensamento em Psicologia: Cognitivo-Comportamental
- Medidas e avaliação em Psicologia 1
- Métodos Quantitativos
- Análise Experimental do Comportamento
- Processos Psicológicos Básicos
- Estágio Básico IV
- Responsabilidade Social e Ambiental
Atividades
-
08/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Experimental do Comportamento, Matrizes do pensamento em Psicologia: Behaviorismo, Matrizes do pensamento em Psicologia: Cognitivo-Comportamental, Medidas e Avaliação 1, Métodos Quantitativos, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia Social
2021 - 2021
Instituto Brasiliense de Análise do comportamentoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor convidado da pós-graduação em Análise Comportamental Clínica
2021 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Professor convidade, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministra módulos de "Comportamento Verbal" e "Psicoterapia Comportamental Pragmática" para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Análise Comportamental Clínica da PUC-PR (campus Toledo)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabio Hernandez de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?