Claudio Barbieri da Cunha

Engenheiro Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1983). Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-doutoramento no Industrial and Systems Engineering, Universidade da Flórida (EUA) (2003-2004). Professor Titular. Foi Professor Visitante na Universidade da California em Davis com uma Bolsa Fulbright Distinguished Chair entre setembro e dezembro de 2023. Foi o Chefe do Departamento entre 2018 e 2022, Vice-Chefe de 2022 a agosto de 2023, de abril de 2024 até o presente. Coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos de 2017 a 2021, e de abril de 2025 até o presente. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EPUSP de 2004 a 2015 e Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Escola Politécnica da USP entre 2012 e 2016. Editor da Revista Transportes desde janeiro de 2016. Atua na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Logística, Planejamento e Operação de Transportes, Transporte de Carga, envolvendo a modelagem matemática e o desenvolvimento de algoritmos de solução para problemas em roteirização e programação de veículos, localização e projeto de redes logísticas, transporte ferroviário, entre outros.Vencedor do 2014 IFORS Prize for OR in Development, do Prêmio Cátedra ABERTIS Brasil em 2018 e 2020 na categoria Melhor Tese de Doutorado, e do X Prêmio Internacional de Gestão de Infraestrutura de Transporte e Segurança Rodoviária (orientador).

Informações coletadas do Lattes em 20/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Transportes

1992 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Contribuição para o Problema de Roteirização de Veículos com Restrições Operacionais
Orientador: Nicolau D. F. Gualda
, Ano de obtenção: 1997. Palavras-chave: roteirização; logística.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Logística.

Mestrado em Engenharia de Transportes

1987 - 1991

Universidade de São Paulo
Título: Algoritmos para o Roteamento e a Programação de Veículos no Contexto da Distribuição Física
Orientador: Nicolau D. F. Gualda
, Ano de Obtenção: 1991.Palavras-chave: roteirização; logística.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Logística.

Graduação em Engenharia Civil

1979 - 1983

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2006

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Contribuição à Modelagem de Problemas em Logística e Transportes, Ano de obtenção: 2006., Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Logística.

2003 - 2004

Pós-Doutorado. , University of Florida, UF, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: LOGÍSTICA.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Logística.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Participação em eventos

2006 INFORMS (Institute for Operations Research and the Management Sciences) Annual Meeting. xxx. 2006. (Congresso).

ISMP 2006 - 19th International Symposium on Mathematical Programming.xxx. 2006. (Simpósio).

17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies. A hybrid genetic algorithm for the problem of configuring a hub-and-spoke network for a LTL trucking company in Brazil. 2005. (Congresso).

2005 INFORMS (Institute for Operations Research and the Management Sciences) Annual Meeting. xxxx. 2005. (Congresso).

XIX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Uma heurística baseada em algoritmos genéticos para o problema de roteirização periódica. 2005. (Congresso).

2004 INFORMS (Institute for Operations Research and the Management Sciences) Annual Meeting. INFORMS Annual Meeting 2004. 2004. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Modelos de Operação Ferroviária.Seminário de Pesquisa em Modelos de Operação Ferroviária. 2004. (Seminário).

XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. x. 2004. (Congresso).

INFORMS Annual Meeting 2003. INFORMS Annual Meeting 2003. 2003. (Congresso).

10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. 2002. (Simpósio).

XVI ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. XVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2002. (Congresso).

. XV ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2001. (Congresso).

The Council of Logistics Management Annual Conference 2000. The Council of Logistics Management Annual Conference 2000. 2000. (Congresso).

XI Congresso Panamericano de Engenharia de Trânsito e Transporte. XI Congresso Panamericano de Engenharia de Trânsito e Transporte. 2000. (Congresso).

XIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2000. (Congresso).

15ª Conferência Trianual da IFORS - The International Federation of Operational Research Societies. 15ª Conferência Trianual da IFORS - The International Federation of Operational Research Societies. 1999. (Congresso).

XIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1999. (Congresso).

XII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1998. (Congresso).

Logística 97 - Conferência Anual da Aslog - Associação Brasileira de Logística. Logística 97 - Conferência Anual da Aslog - Associação Brasileira de Logística. 1997. (Congresso).

XI ANPET - Congresso Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XI ANPET - Congresso Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1997. (Congresso).

VII Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. VII Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1993. (Congresso).

V Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. V Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1991. (Congresso).

IV Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. IV Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1990. (Congresso).

III Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. III Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1989. (Congresso).

II Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. II Encontro Nacional da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1988. (Congresso).

II Seminário sobre a Experiência Japonesa na Área de Transportes Urbanos.II Seminário sobre a Experiência Japonesa na Área de Transportes Urbanos. 1988. (Seminário).

II Encontro sobre as Experiências Municipais no Transporte Coletivo no Estado de São Paulo.II Encontro sobre as Experiências Municipais no Transporte Coletivo no Estado de São Paulo. 1987. (Encontro).

2º Encontro Latino Americano de Transportes Públicos e Seminário Latino Americano de Sistemas de Metrô da ANTP - Associação Nacional Transportes Públicos.2º Encontro Latino Americano de Transportes Públicos e Seminário Latino Americano de Sistemas de Metrô da ANTP - Associação Nacional Transportes Públicos. 1986. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Luiz Caccalano

CUNHA, C. B.; PUREZA, V. M. M.; SANTORO, M. C.. Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana da Serra Costa Lopes

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.; Macedo, A. P.. Um modelo integrado de simulação-otimização para suporte ao planejamento e à análise de um negócio de aeronaves de propriedade compartilhada. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clicia Soriano Côrtes

CUNHA, C. B.YOSHIZAKI, H. T. Y.; WIDMER, J. A.. Modelo de Decisão para a Programação de Entrega de Concreto Produzido em Centrais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Buback Teixeira

CUNHA, C. B.; LEAL, J. E.;BRINATI, M. A.. Modelo Integrado para Seleção de Cargas e Reposicionamento de Contêineres Vazios no Transporte Maritimo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dálton Cherubim Vecchini

GUIMARÃES, C. A. B.; COSTA, D. C.;CUNHA, C. B.. Uma Abordagem Híbrida ao Problema de Roteirização Dinâmica de Veículos com Janela de Tempo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonio Célio Pereira de Mesquita

CUNHA, C. B.; FÁVERO, P.B.; SOSA, N. G. M. A Meta-Heurística Busca Dispersa em Problemas de Roteirização com Coleta e Entrega Simultâneas: Aplicação na Força Aérea Brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nathalia de Castro Zambuzi

CUNHA, C. B.; LEAL, J. E.;MENDES, A. B. Modelo de Decisão para o Planejamento da Movimentação de Contêineres Vazios. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Veiga de Camargo

CUNHA, C. B.BOTTER, R. C.; POMPERMAYER, F. M.. Análise de Um Sistema de Transporte Ferroviário de Granéis Agrícolas através de uma Abordagem Integrada Simulação-Otimização. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Bonassa

CUNHA, C. B.; SANTORO, M. C.; PACHECO, R. F.. O Problema de Roteirização da Separação Manual de Peças em Armazém. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Enrico Barnaba Ferri

YOSHIZAKI, H. T. Y.CUNHA, C. B.; PUREZA, V. M. M.. Uma Proposta de Heurística para Solução do Problema de Cobertura de Rotas com Cardinalidade Restrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wagner de Paula Gomes

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; Souza, M. J. F.. Programação de Tripulantes de Aeronaves no Contexto Brasileiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge von Atzingen dos Reis

CUNHA, C. B.; LEAL, J. E.;GUALDA, N. D. F.. Heurísticas Baseadas em Busca em Vizinhança Variável para o Problema de Programação Integrada de Veículos e Tripulações no Transporte Coletivo Urbano por Ônibus. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciele Wu

CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.; LORENA, L. A. N.. O Problema de Roteirização Periódica de Veículos. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wellington Rodrigo Aparecido Ceciliano

BOTTER, R. C.CUNHA, C. B.; RODRIGUES, L. H.. Aplicação de um Método de Simulação-Otimização na Cadeia Produtiva de Minérios de Ferro. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bianca de Cássia Romero

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; LIMA JUNIOR, O. F.. Análise da Localização de Plataformas Logísticas: Aplicação ao Caso do ETSP - Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cynthia de Arruda Martins

CATTINI JUNIOR, O.; REIS, M. A. E. S.;CUNHA, C. B.. Metodologia de Avaliação de Operações Especializadas de Transporte: Um Caso do Setor Farmacêutico. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

Aluno: Marco Antônio de Oliveira Lopes

REIS, M. A. E. S.;CUNHA, C. B.; CATTINI JUNIOR, O.. Integração Estratégica do Transporte na Cadeira Varejista. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

Aluno: Claudia Pontes Melo

CUNHA, C. B.; SAUAIA, A. C. A.;YOSHIZAKI, H. T. Y.. Concepção e Desenvolvimento de um Jogo de Gestão Logística. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Maria Rangel Barbosa

PUREZA, V. M. M.;CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.. Aplicação de uma Abordagem Adaptativa de Busca Tabu a Problemas de Roteirização e Programação de Veículos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rodrigo Moretti Branchini

CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.; ARMENTANO, V. A.; FERREIRA, P. A. V.. Busca Tabu para o Problema de Roteamento Dinâmico de Veículos com Janela de Tempo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.; MORABITO NETO, R.. Modelagem Matemática do Problema de Programação de Entregas de Derivados de Petróleo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Frederico Abou Mourad

CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.; PUREZA, V. M. M.. O Problema de Roteirização de Veículos com Carga Completa e Janelas de Tempo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávio de Almeida Galvão

CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.; WIDMER, J. A.. Otimização do Sistema de Coleta de Resíduos de Madeira para Fins Energéticos. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Mutarelli

CUNHA, C. B.; MOCCELLIN, J. V.;BRINATI, M. A.. Modelagem de Redes de Distribuição Aplicada ao Caso de uma Editora de Revistas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Roberto Silva

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.; MORABITO, R.. Uma Contribuição ao Problema de Localização de Terminais de Consolidação no Transporte de Carga Parcelada. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Líria Baptista de Resende

BRINATI, M. A.; PIRES JUNIOR, F. C. M.;CUNHA, C. B.. A Logística do Contêiner Vazio, Uma Nova Abordagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauro Kenji Naruo

AGUIAR, E. M.; SCHALCH, V.;CUNHA, C. B.. O estudo do consórcio entre municípios de pequeno porte para disposição final de resíduos sólidos urbanos utilizando Sistema de Informações Geográficas. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edelson Lourenço Barbosa de Assis

PINTO, J. M.; ROUX, G. A. C. L.;CUNHA, C. B.. Otimização das Operações de Distribuição de uma Malha Dutoviária. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Mengai Iañez

CUNHA, C. B.YOSHIZAKI, H. T. Y.; LIMA JUNIOR, O. F.. Uma Contribuição ao Processo Decisório de Terceirização das Atividades Logísticas. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Gimenes Soares

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.; CAIXETA FILHO, J. V.. Classificação de Operadores Logísticos Terceirizados Visando o Estabelecimento de Parcerias de Negócio no Contexto Logístico Empresarial. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudio Henriques Felippe Fonseca

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.BRINATI, M. A.. Alocação de Atendimentos de Coleta no Transporte de Remessas Expressas em Grandes Centros Urbanos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Vinicius Lisboa

WAISMAN, J.; POMERANTZ, L.;CUNHA, C. B.. Contribuição para Tomada de Decisão na Classificação e Seleção de Alternativas de Traçado para Rodovias em Trechos Urbanizados. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Eduardo Ximenes Carvalho

PEREIRA, A. L.; LOUREIRO, C. F. G.; NASSI, C. D.;CUNHA, C. B.. Desenvolvimento de Solução Integrada de Sistemas de Limpeza Urbana em Ambiente SIG. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MIYAGI, P. E.; MARUYAMA, N.;CUNHA, C. B.. Modelagem de Sistemas Flexíveis de Movimentação de Materiais através de Redes de Petri Interpretadas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Rejowski Junior

PINTO, J. M.; MORO, L. F. L.;CUNHA, C. B.. Programação de Distribuição Dutoviária de Derivados de Petróleo. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando A

SANTORO, M. C.; SHIMIZU, T.;CUNHA, C. B.. Belcorso da Silva. Modelo para Localização Geográfica de Indústrias Baseado em Regras Difusas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Gomes Teixeira

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.BRINATI, M. A.. Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea de veículos utilizando modelagem orientada a objetos. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Delmo Alves de Moura

BOTTER, R. C.CUNHA, C. B.; SERIO, L. C.. Caracterização e Análise de um Sistema de Coleta Programada de Peças "Milk Run" na Indústria Automobilística Nacional. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrei Znamesnski

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.BRINATI, M. A.. Um Modelo para a Roteirização e Programação do Transporte de Deficientes. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mara Lúcia Siqueira Dantas

NEVES, J. M.;CUNHA, C. B.; SANGIGOLO, C. A.. Degradabilidade de Embalagens Compostas de Laminados de Papel Revestido, Plástico e Alumínio e sua Interação com o Meio Ambiente. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras [Esalq]) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mara Lúcia Siqueira Dantas

NEVES, J. M.;CUNHA, C. B.; SANGIGOLO, C. A.. Degradabilidade de Embalagens Compostas de Laminados de Papel Revestido, Plástico e Alumínio e sua Interação com o Meio Ambiente. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras [Esalq]) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Cordeio de Araujo

BRINATI, M. A.; AUGUSTO, O. B.;CUNHA, C. B.. Modelagem e Resolução de um Problema de Transporte do Tipo "Carga Única- Coleta e Entrega" com Janelas de Tempo. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Pandolfi

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; MARTINS, E.. Alocação de Veículos a Centros de Distribuição Segundo Critérios de Margem de Contribuição Unitária e Produtividade. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Fernanda Braga de Almeida

SANCHES, S. P.; FERREIRA, M. A. G.;CUNHA, C. B.. Roteirização de Veículos para o Transporte de Alunos da Zona Rural Utilizando um Sistema de Informações Geográficas. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Liége Marcela de Souza Firmino Murgel

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.. Modelos para Formação de Composições Ferroviárias. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rejane Arinos Vasco

MORABITO NETO, R.;CUNHA, C. B.; Pizzolato, Nélio D.; BORENSTEIN, D.; PUREZA, V. M. M.. Otimização na Alocação Dinâmica de Veículos no Transporte Rodoviário de Cargas Completas entre Terminais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Lucia Dorneles de Mello

PEREIRA, A. L.;CUNHA, C. B.; COSENZA, C. A. N.; D'AGOSTO, M. A.. Contribuição à Integração entre Pátio Ferroviário e Terminal Portuário de Contêiner. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Roberto Silva

CUNHA, C. B.; MORABITO NETO, R.; Pizzolato, Nélio D.;GUALDA, N. D. F.BRINATI, M. A.. Uma Contribuição ao Projeto de Redes de Transporte de Carga Parcelada. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Brunno Santos Gonçalves

D'AGOSTO, M. A.; PORTUGAL, L. S.;CUNHA, C. B.. Análise de Alternativas Intermodais para o Escoamento de Carga Geral no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Prado Belfiore

YOSHIZAKI, H. T. Y.CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.; ARMENTANO, V. A.; MORABITO NETO, R.. Scatter Search para Problemas de Roteirização de Veículos com Frota Heterogênea, Janelas de Tempo e Entregas Fracionadas. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Teixeira Mendes Abrahão

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.; CARNEIRO, S. H. S.; LEAL, J. E.. A Meta-heurística Colônia de Formigas para Solução do Problema de Programação de Manutenção Preventiva de uma Frota de Veículos com Múltiplas Restrições: Aplicação na Força Aérea Brasileira. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrei Znamenski

CUNHA, C. B.; ARMENTANO, V. A.; MORABITO, R.;GUALDA, N. D. F.; Souza, M. J. F.. Heurísticas para o problema de distribuição com estoques geridos pelo fornecedor. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ulisses de Oliveira Bonasser

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.; MORABITO NETO, R.; LEAL, J. E.. Meta-Heurísticas Híbridas para a Solução do Problema de Roteirização de Veículos com Múltiplos Depósitos e Frota Heterogênea Fixa: Aplicação na Força Aérea Brasileira. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Campos Dall?Orto

LEAL, J. E.; CRAINIC, T. G.;CUNHA, C. B.; GALVAO, R.. Modelagem e Algoritmos para o Problema de Projeto de Redes de Serviço Dinâmicas. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Peixoto Silva

CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.; LEAL, J. E.. Uma metodologia baseada na técnica de geração de arcos para o problema de programação de veículos.. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Roberto Silva

CUNHA, C. B.BRINATI, M. A.; Pizzolato, Nélio D.. Uma Contribuição ao Projeto de Redes de Carga Parcelada. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Teixeira Mendes Abrahão

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.; RONCONI, D. P.. Solução de Problemas Logísticos do Setor de Defesa com a Utilização da Metaheurística Colônia de Formigas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrei Znamensky

CUNHA, C. B.; ARMENTANO, V. A.; PUREZA, V. M. M.. Um Modelo para o Problema de Distribuição com Estoques Geridos pelo Fornecedor. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia Prado Belfiore

YOSHIZAKI, H. T. Y.CUNHA, C. B.; ARMENTANO, V. A.. Scatter Search para Problemas de Roteirização de Veículos com Janelas de Tempo e Entregas Fracionadas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Bergsten Mendes

BOTTER, R. C.BRINATI, M. A.CUNHA, C. B.GUALDA, N. D. F.. Dimensionamento de Frota de Embarcações ATHS em uma Operação "Offshore". 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Naval e Oceânica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Mauro da Silva Neiro

PINTO, J. M.; MORO, L. F. L.;CUNHA, C. B.. Modelagem e Otimização de uma Cadeia de Suprimentos Petrolífera. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Peixoto Silva

GUALDA, N. D. F.CUNHA, C. B.. Uma metodologia baseada na técnica de geração de arcos para o problema de programação de veículos. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

PARRA, R.; DANTAS, M. L. D.;CUNHA, C. B.. Concurso Público IPT - 2009. 2009. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

YOSHIZAKI, H. T. Y.; SANTORO, M. C.;CUNHA, C. B.; PUREZA, V. M. M.; BARRETO, M. R. P.. Concurso ao Cargo de Professor Doutor. 2003. Universidade de São Paulo.

PICHLER, E. F.; PARRA, R.;CUNHA, C. B.. Concurso Público IPT - 2002. 2003. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Orientou

Guilherme Fernandes Alves

Eletrificação de Frotas de Longa Distância: Análise de Viabilidade e Otimização de Infraestrutura de Carregamento; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucca Matheus Achterberg dos Santos

Modelagem de Sistema Logístico Multimodal e Multiobjetivo para o Transporte de Granéis de Origem Mineral; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

José Carlos Fontoura Guimarães

Modelagem de rede de distribuição multicamada; Início: 2022; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Modelagem matemática multiobjetivo para o desenho de um sistema logístico multimodal sustentável de escoamento de resíduos minerais no mercado de materiais de construção civil; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Talyta Castro Abichabki

Particionamento de território urbano considerando a malha viária para distribuição de última milha; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Renata Akemi Marçal Imai

Análise do impacto do agrupamento da demanda na qualidade da solução de problemas de localização de instalações; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Rhandal de Freitas Masteguim

Modelagem e simulação para análise da utilização de pontos de coleta na distribuição urbana de comércio eletrônico: o caso de São Paulo; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Laís Leticia Souza

Avaliação de concessões rodoviárias através de Value for Money e Public Sector Comparator; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Priscila Coutinho Costa

Simulação para análise do potencial de sistemas de transporte responsivo à demanda no transporte coletivo urbano de passageiros; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Patricia Faias Laranjeiro de Andrade

A utilização de dados de GPS de rastreamento de veículos para extrair indicadores operacionais do transporte urbano de cargas: estudo de caso no Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Renan Sallai Iwayama

Heurísticas para agrupamento de pedidos em entregas considerando compatibilidade de produtos e frete por máxima distância direta; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Júlia Coutinho Amaral

Análise da complexidade da malha viária para distribuição de última milha em áreas urbanas; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Patricia Faias Laranjeiro de Andrade

Métodos de Visualização Geográfica Aplicados à Logística Urbana; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Rachel Jardim Medeiros da Silva

Metodologia de Avaliação de Emissões de Dióxido de Carbono no Transporte Intermodal: Um Estudo de Caso da Soja de Exportação Brasileira; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Paulo Kenji Matsuo

Modelagem de Redes de Transporte para Terminais Multialocados e Capacitados de Carga Parcelada; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Renato de Oliveira Arbex

Projeto de Redes Otimizadas de Transporte Público por Ônibus Utilizando Algoritmo Genético; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Luis Cacalano

Roteirização de Veículos para o Abastecimento de Linhas de Produção; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Luiz Augusto Canito Gallego de Andrade

Heurística baseada em Colônia Artificial de Abelhas para o Problema de Localização de Bases, Alocação e Realocação de Ambulâncias; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Juliana da Serra Costa Lopes

Um modelo integrado de simulação-otimização para suporte ao planejamento e à análise de um negócio de aeronaves compartilhadas; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Clicia Soriano Côrtes

Modelo de Decisão para a Programação de Entrega de Concreto Produzido em Centrais; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Rafael Buback Teixeira

Modelo Integrado para Seleção de Cargas e Reposicionamento de Contêineres Vazios no Transporte Marítimo; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Pedro Veiga de Camargo

Análise de um Sistema de Transporte Ferroviário de Granéis Agrícolas através de uma Abordagem Integrada Simulação-Otimização; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Antonio Célio Pereira de Mesquita

A Meta-Heurística Busca Dispersa em Problemas de Roteirização com Coleta e Entrega Simultâneas: Aplicação na Força Aérea Brasileira; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Nathalia de Castro Zambuzi

Modelo de Decisão para o Planejamento da Movimentação de Contêineres Vazios; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Antonio Carlos Bonassa

O Problema da Roteirização da Separação Manual de Peças em Armazém; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Marcos Miura

Modelagem Heurística no Problema de Distribuição de Cargas Fracionadas de Cimento; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Jorge von Atzingen dos Reis

Heurísticas Baseadas em Busca em Vizinhança Variável para o Problema de Programação Integrada de Veículos e Tripulações no Transporte Coletivo Urbano por Ônibus; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Marcello Cuoco

Otimização da Alocação de Cargas em Navios de Contêineres; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Luciele Wu

O Problema de Roteirização Periódica de Veículos; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Carlos Eduardo Di Giacomo Araujo

Algoritmos Genéticos Híbridos sem Delimitadores de Viagens para Problemas de Roteirização de Veículos; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Claudia Pontes Melo

Concepção e Desenvolvimento de um Jogo de Gestão Logística; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Modelagem Matemática do Problema de Programação de Entregas de Derivados de Petróleo; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Frederico Abou Mourad

O Problema de Roteirização de Veículos com Carga Completa e Janelas de Tempo; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Marcos Roberto Silva

Uma Contribuição ao Problema de Localização de Terminais de Consolidação no Transporte de Carga Parcelada; 2004; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Flávio de Almeida Galvão

Otimização do Sistema de Coleta de Resíduos de Biomassa de Madeira para Fins Energéticos; 2004; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Fernando Mutarelli

Modelagem de Redes de Distribuição Aplicada ao Caso de uma Editora de Revistas; 2004; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Maurício Mengai Iañez

Uma Contribuição ao Processo Decisório de Terceirização das Atividades Logísticas; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Marcelo Gimenes Soares

Classificação de Operadores Terceirizados, visando o Estabelecimento de Parcerias de Negócio no Contexto Logístico Empresarial; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Claudio Henriques Felippe Fonseca

Alocação de Atendimentos de Coleta no Transporte de Remessas Expressas em Grandes Centros Urbanos; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Roberto Gomes Teixeira

Heurísticas para o Problema de Dimensionamento e Roteirização de uma Frota Heterogênea Utilizando o Algoritmo Out-of-Kilter; 2001; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Andrei Znamenski

Um Modelo para o Problema de Roteirização e Programação do Transporte de Deficientes; 2000; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Renato Oliveira Arbex

Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus; 2020; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Luiz Augusto Canito Gallego de Andrade

Modelos de inteligência computacional para previsão de demanda desagregada em cadeias varejistas do setor de bens de consumo; 2020; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Cauê Sauter Guazzelli

Modelos e métodos para estudos de configuração de redes logísticas; 2018; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Antonio Carlos Bonassa

O problema da formação de carga e distribuição de veículos zero-quilômetro; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Nathalia de Castro Zambuzi

Metodologia para Avaliação de Medidas Voltadas à Distribuição Urbana de Cargas através do Uso da Microssimulação de Tráfego; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Jorge von Atzingen dos Reis

Meta-heurísticas baseadas em busca em vizinhança variável aplicadas a problemas de operação de transportes; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Marcos Roberto Silva

Uma Contribuição ao Projeto de Redes de Transporte de Carga Parcelada; 2010; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Andrei Znamenski

Heurísticas para o Problema de Distribuição com Estoques Geridos pelo Fornecedor; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Silvely Nogueira de Almeida Salomão Néia

2012; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Claudio Barbieri da Cunha;

Gustavo Peixoto Silva

Modelos e Algoritmos para a Programação Integrada de Veículos e Tripulações de um Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus; 2008; Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Claudio Barbieri da Cunha;

Claudio Nogueira de Meneses

Modelos de Decisão para a Movimentação de Contêineres Vazios; 2006; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Claudio Barbieri da Cunha;

Bruno Antonio Senese

Análise comparativa entre os modais aéreo e rodoviário, sob a ótica de custo total; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Logística Empresarial) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Francisco de Assis Silveira Lustosa Nogueira

Análise dos parâmetros e modelagem de custos do sistema de distribuição em uma grande empresa varejista supermercadista; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Logística Empresarial) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Lívia Pereira Fermino Prado

Modelos de Abastecimento urbano para lojas de pequeno formato; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Logística Empresarial) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

A

G; Diogens; H; Tsuruda; M; L; L; Hungria; M; M; Wazima; W; Olivei; Criação e Localização de Centros de Distribuição Domicialiária; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Empresarial - Correios) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

C

G; Araujo Fº; J; E; S; Bailune; L; F; P; Villela;M; S; Cordeiro; Alternativa Logística para a Importação de Óleo Diesel através do Sistema Sul da CVRD; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Logística - CVRD) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

CLAUDIO G

Araújo; Jorge E; S; Bailune; Luiz Fernando P; Vil; Alternativ Logística para a Importação de Óleo Diesel através do Sistema Sul da CVRD; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Logística) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Felipe Nova Fernandes, Guilherme Fernandes Alves

Impacto da Geometria de Malhas Viárias sobre o Desempenho da Distribuição de Entregas de Última Milha; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Giovani G Ciritelle, Lucas A de Mello, Pedro H M de Sá

Revisão e Otimização das Rotas dos Ônibus Circulares dentro do Centro Universitário Armando de Salles Oliveira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Claudio M Cho, Felipe Luongo, Vitor Hideki Minowa Urano

Modelagem da Viabilidade Econômica e Ambiental para Micro-fulfillment Centers em Operações de Last Mile; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Felipe U P Silva, Gavriel D J Bueno, Nathan H Salomon

Análise do espraiamento logístico em grandes regiões metropolitanas do Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

João Vitor Barbosa Melo, Lucas Mantovani Silva

Análise de viabilidade de alternativas de transporte de carga para a região da Macrometrópole Paulista no trecho Campinas ? São Paulo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Aline Yogui, André Antonio Lemos, Giovani Baroni R Miguel

Estudo do uso de transporte por aplicativo sob a ótica da competitividade do transporte público, utilizando métodos de big data e métodos tradicionais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Bruno B Massaro; Celso G Azevedo; Flávio Falcao; Luiz G Poss

Estudo da Rede da Madrugada de Ônibus da Cidade de São Paulo ? Proposta de modelo de substituição por sistema de ridesharing; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Amanda Kussano; Gabriel Dias; Roberto Salles Fo; Victor Ferr

Estudo das Linhas de Ônibus Circulares que Atendem à Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Daniel Grossmann; João G Crepaldi;Márcio V Rolim;RodrigoSamp

Desenvolvimento de Análise da Implantação e Expansão de uma Franquia de Lavanderia Terceirizada, com Ênfase nos Aspectos Logísticos e Operacionais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Alexandre C Augusti; Bassam A Majdoub; Rafael H Bassani; Rah

Agrupamento de clientes para aumento da eficiência dos roteiros de entrega de uma empresa de bebidas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Gabriel P Mormilho; Gustavo J M Consoni; Renan S Iwayam

Análise da Implantação de uma Unidade de Logística Avançada (ULA) para Abastecimento de uma Rede de Lojas de Varejo no Ambiente Urbano de São Paulo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Bruno C Silva; Cesar P Moreira; Diego A Muñoz; Eduardo Conse

Análise Logística do Abastecimento da Loja de uma Grande Rede de Hipermercados de Varejo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Elias Pereira Palmeiro Junior

Estudo da micro acessibilidade à infraestrutura de transportes e a caracterização dos trechos percorridos a pé em viagens de transporte coletivo em São Paulo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Tiago Corso Kruk

Avaliação de Iniciativas para Distribuição Urbana de Cargas em Termos de Impactos para a Emissão de CO2; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Bruno Moura Arimatea das Chagas

Logística Urbana na Megacidade de São Paulo: Unicidade da Distribuição de Carga Urbana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Joaquim Gabriel Righetto Setti

Análise e Quantificação da Melhoria do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus na Cidade de São Paulo com a Implantação de Faixas Exclusivas de Ônibus; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Leticia Cestari Hidalgo da Silva Campos

Estudo Comparativo de Emissão de Gases de Efeito Estufa em Decisões de Intermodalidade para Logística nos Principais Corredores de Carga do País; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo, Associação dos Ex-alunos da Escola Politécnica da USP; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Clarissa Graber Neves Yebra

Potencialidade de Aplicação de Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) baseados em Planilha Eletrônica em Logística e Transporte -Fase II; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Clarissa Grabert Neves Yebra

Potencialidade de Aplicação de Sistemas de Apoio à Decisão Baseados em Planilha Eletrônica em Logística e Transportes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Vitor George

Metaheurísticas e sua Aplicação em Problemas de Otimização Combinatória; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Vitor George

Modelos de Simulação e sua aplicação em problemas de logística e transportes; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudio Barbieri da Cunha;

Produções bibliográficas

  • FROIO, P. J. ; BEZERRA, B. S. ; DELMONIO, D. ; CUNHA, C. B. . Uncovering Environmentally Sustainable Initiatives of Logistic Service Providers: an Empirical Analysis in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF LOGISTICS SYSTEMS AND MANAGEMENT (PRINT) , v. 52, p. 1, 2025.

  • RODRIGUES, G. A. ; JUNQUEIRA, L. ; VIEIRA, J. G. V. ; SILVA JUNIOR, O. S. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Rural Last-Mile Distribution Using a Hybrid Heuristic-Multi-Criteria Decision-Making Framework. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 289, p. 128331, 2025.

  • CUNHA, CLAUDIO B. ; MASSAROTTO, DIEFERSON FLORI ; FORNAZZA, SERGIO LUIZ ; MENDES, ANDRÉ BERGSTEN . An ALNS metaheuristic for the family multiple traveling salesman problem. COMPUTERS & OPERATIONS RESEARCH , v. 169, p. 106750, 2024.

  • ESTEVAN MANCINI CIA, HUGO ; CUNHA, CLAUDIO B. . Sustainable supply chain design using a multi objective linear optimization approach for solid bulk products. Cleaner Logistics And Supply Chain , v. 13, p. 100170, 2024.

  • BONASSA, ANTONIO CARLOS ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA ; ISLER, CASSIANO AUGUSTO . A multi-start local search heuristic for the multi-period auto-carrier loading and transportation problem in Brazil. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH , v. 307, p. 193-211, 2023.

  • Andrade, L. A. C. G. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Disaggregated retail forecasting: A gradient boosting approach. APPLIED SOFT COMPUTING , v. 141, p. 110283, 2023.

  • GUIMARAES, J. C. F. ; CUNHA, C. B. . Math-heuristic for the Capacitated Two-Echelon Vehicle Routing Problem. PESQUISA OPERACIONAL (ONLINE) , v. 43, p. 1, 2023.

  • RODRIGUES, G. A. ; CUNHA, CLAUDIO B. ; GUARINO NETO, L. ; VIEIRA, J. G. V. . An adaptive large neighborhood search metaheuristic for the Generalized Bin Packing problem with incompatible categories. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING , v. 1, p. 109586, 2023.

  • IMAI, R. A. M. ; CUNHA, C. B. ; GUAZZELLI, CAUÊ S. . Impact of demand aggregation on the solution quality of facility location problems. Transportes , v. 31, p. 1-19, 2023.

  • MASTEGUIM, R. F. ; CUNHA, C. B. . An Optimization-Based Approach to Evaluate the Operational and Environmental Impacts of Pick-Up Points on E-Commerce Urban Last-Mile Distribution: A Case Study in São Paulo, Brazil. Sustainability , v. 14, p. 8521, 2022.

  • CUNHA, CLAUDIO B. ; GUAZZELLI, CAUÊ S. ; YOSHIZAKI, HUGO T.Y. ; MASTEGUIM, RHANDAL F. ; COLACIOPPO, DANIEL ; AJZENBERG, MAURÍCIO . A multi-stage approach for optimizing the three-echelon joint newspaper distribution network of two major publishers in São Paulo, Brazil. CASE STUDIES ON TRANSPORT POLICY , v. 9, p. 1073-1083, 2021.

  • COSTA, PRISCILA COUTINHO ; CUNHA, CLAUDIO B. ; ARBEX, RENATO OLIVEIRA . A simulation-optimization model for analyzing a demand responsive transit system for last-mile transportation: A case study in São Paulo, Brazil. CASE STUDIES ON TRANSPORT POLICY , v. 9, p. 1707-1714, 2021.

  • PEREIRA CALDEIRA, GABRIEL ; AKEMI MARÇAL IMAI, RENATA ; ARAÚJO DE MELO, LUCAS EDUARDO ; BARBIERI DA CUNHA, CLAUDIO ; ISLER, CASSIANO AUGUSTO . Fatores que afetam a caminhabilidade de adultos mais velhos em áreas urbanas brasileiras: uma abordagem multinível. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 29, p. 2657, 2021.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Estimating the influence of crowding and travel time variability on accessibility to jobs in a large public transport network using smart card big data. Journal of Transport Geography , v. 85, p. 102671, 2020.

  • Amaral, J. C. ; CUNHA, C. B. . An exploratory evaluation of urban street networks for last mile distribution. CITIES , v. 107, p. 102916, 2020.

  • BONASSA, ANTONIO C. ; CUNHA, CLAUDIO B. ; ISLER, CASSIANO A. . An exact formulation for the multi-period auto-carrier loading and transportation problem in Brazil. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING , v. 129, p. 144-145, 2019.

  • MOURA SANTOS, LUIZ F.O. ; IWAYAMA, RENAN SALLAI ; CAVALCANTI, LUÍSA BRANDÃO ; TURI, LEANDRO MACIEL ; MORAIS, FABIO EMANUEL DE SOUZA ; MORMILHO, GABRIEL ; CUNHA, CLAUDIO B. . A Variable Neighborhood Search Algorithm for the Bin Packing Problem with Compatible Categories. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 124, p. 209-225, 2019.

  • ANDRADE, P. F. L. ; Merchan, D. ; GODOY, L. A. ; GIANNOTTI, M. A. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; WINKENBACH, M. ; CUNHA, C. B. . Using GPS data to explore speed patterns and temporal fluctuations in urban logistics: The case of São Paulo, Brazil. Journal of Transport Geography , v. 76, p. 114-129, 2019.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, CLAUDIO B. ; SPEICYS, R. . Before-and-after evaluation of a bus network improvement using performance indicators from historical smart card data. Public Transport , v. 11, p. 1-19, 2019.

  • TEIXEIRA, RAFAEL BUBACK ; ANZANELLO, MICHEL ; CUNHA, CLÁUDIO BARBIERI DA . Efficiency evaluation of a new approach for cargo routing with empty containers repositioning. PRODUTO E PRODUÇÃO , v. 18, p. 14-23, 2019.

  • GUAZZELLI, Cauê, S. ; CUNHA, C. B. . Exploring K- best solutions to enrich network design decision-making. OMEGA-INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGEMENT SCIENCE , v. 78, p. 139-164, 2018.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . A tabu search heuristic for the uncapacitated single allocation p-hub maximal covering problem. EUROPEAN JOURNAL OF OPERATIONAL RESEARCH , p. 954-965, 2017.

  • Néia, Silvely S. ; Artero, Almir O. ; CUNHA, C. B. . QUALITY ANALYSIS FOR THE VRP SOLUTIONS USING COMPUTER VISION TECHNIQUES. PESQUISA OPERACIONAL (IMPRESSO) , v. 37, p. 387-402, 2017.

  • ANDRADE, P. F. L. ; GODOY, L. A. ; GIANNOTTI, M. A. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA . Análise e visualização de dados de rastreamento para caracterização da logística urbana. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 25, p. 24-35, 2017.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Estimação da matriz origem-destino e da distribuição espacial da lotação em um sistema de transporte sobre trilhos a partir de dados de bilhetagem eletrônica. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 25, p. 166-177, 2017.

  • FILHO, FLÁVIO GUILHERME VAZ DE ALMEIDA ; YOSHIZAKI, HUGO TSUGUNOBU YOSHIDA ; CUNHA, CLÁUDIO BARBIERI DA ; FONSECA JÚNIOR, EDVALDO SIMÕES DA ; KIYOTA, ANDRÉ SHIGUEO . APLICAÇÃO DA TÉCNICA PPP PARA A OBTENÇÃO DO POSICIONAMENTO NA CABOTAGEM NO BRASIL: ESTUDO DE CASO. Boletim de Ciências Geodésicas (Online) , v. 22, p. 526-541, 2016.

  • ARBEX, RENATO OLIVEIRA ; DA CUNHA, CLAUDIO BARBIERI . Avaliação das mudanças nas velocidades das linhas de ônibus da cidade de São Paulo após a implantação de faixas exclusivas através da análise de dados de GPS. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 21, 2016.

  • SEIXAS, MICHEL POVLOVITSCH ; MENDES, ANDRÉ BERGSTEN ; PEREIRA BARRETTO, MARCOS RIBEIRO ; DA CUNHA, CLAUDIO BARBIERI ; BRINATI, MARCO ANTONIO ; CRUZ, ROBERTO EDWARD ; WU, YUE ; WILSON, PHILIP A . A heuristic approach to stowing general cargo into platform supply vessels. Journal of the Operational Research Society , v. 67, p. 148-158, 2016.

  • Reis, J. A. ; CUNHA, C. B. . Uma meta-heurística de busca decomposta em vizinhança variável para o problema bidimensional de agrupamento de entregas em veículos de uma frota heterogênea. Journal of Transport Literature , v. 9, p. 40-44, 2015.

  • Andrade, L. A. C. G. ; CUNHA, C. B. . An ABC heuristic for optimizing moveable ambulance station location and vehicle repositioning for the city of São Paulo. International Transactions in Operational Research , v. 22, p. 473-501, 2015.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Efficient transit network design and frequencies setting multi-objective optimization by alternating objective genetic algorithm. Transportation Research. Part B: Methodological , v. 81, p. 355-376, 2015.

  • CACCALANO, LUIZ ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA . Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Gestão & Produção , v. 22, p. 846-860, 2015.

  • GUAZZELLI, CAUÊ SAUTER ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA . Otimização multicritério para o problema de localização de centros de distribuição de uma empresa com unidade produtiva no Polo Industrial de Manaus. Gestão & Produção , v. 22, p. 480-494, 2015.

  • CUNHA, C. B. ; CORTES, C. S. ; Sistema de apoio à decisão baseado em planilha eletrônica para otimização da programação de entrega de concreto pronto. Journal of Transport Literature , v. 8, p. 125-158, 2014.

  • ISLER, C. A. ; Bonassa, A. C. ; CUNHA, C. B. . Clustering and Routing for a Real Automotive Parts Distribution Problem. Journal of Applied Operational Research , v. 6(2), p. 82-97, 2014.

  • CUNHA, C. B. ; BONTEMPO, A. P. ; BOTTER, D. A. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Evaluating Restrictions on the Circulation of Freight Vehicles in Brazilian Cities. Procedia: Social and Behavioral Sciences , v. 125, p. 275-283, 2014.

  • CUNHA, C. B. ; Andrade, L. A. C. G. . Modelo de apoio à decisão para um problema de posicionamento de bases, alocação e realocação de ambulâncias em centros urbanos: estudo de caso no município de São Paulo. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 22, p. 34-50, 2014.

  • GUAZZELLI, CAUÊ SAUTER ; DA CUNHA, CLAUDIO BARBIERI . Modelagem matemática para o problema de localização de centros de distribuição de empresa de alimentos. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 22, p. 86, 2014.

  • CAMPOS, L. C. H. S. ; CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; MASSARA, V.M. . Transporte Rodoviário de Carga no Brasil. Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales , v. 6, p. 1-11, 2013.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Uma aplicação da busca tabu para o problema de carregamento no transporte de carga parcelada. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 50-58, 2012.

  • LOPES, J. S. C. ; CUNHA, C. B. . Um modelo integrado de simulação-otimização para a avaliação de um novo negócio de aeronaves de propriedade compartilhada. Journal of Transport Literature , v. 6, p. 8-37, 2012.

  • CAMARGO, P. V. ; CUNHA, C. B. . Um modelo híbrido simulação-otimização para análise de capacidade de um sistema de transporte ferroviário de granéis agrícolas em ciclo fechado. Journal of Transport Literature , v. 6, p. 33-65, 2012.

  • TEIXEIRA, R. B. ; CUNHA, C. B. . Modelo integrado de seleção de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 59-70, 2012.

  • CUNHA, C. B. ; ISLER, C. A. ; Bonassa, A. C. . Algoritmo genético para resolução do problema de p-medianas capacitado associado à distribuição de peças automotivas. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 5-14, 2012.

  • Bonassa, A. C. ; CUNHA, C. B. . Sistema de apoio à decisão para a otimização da roteirização da separação manual de peças em armazém utilizando planilhas eletrônicas. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 18, p. 105-118, 2011.

  • Mesquita, A. C. P. ; CUNHA, C. B. . Uma heurística integrada baseada na metaheurística busca dispersa para problemas de roteirização de veículos com coleta e entrega simultâneas no contexto da Força Aérea Brasileira. Transportes , v. XIX, p. 33-42, 2011.

  • Reis, J. A. ; CUNHA, C. B. . Uma nova heurística baseada na meta-heurística VNS para o problema de agrupamento de entregas em veículos de uma frota heterogênea. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 75-84, 2011.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . Uso da Técnica de Busca em Vizinhança de Grande Porte para a Programação da Escala de Motoristas de Ônibus Urbano. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 18(2), p. 64-75, 2010.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . New simple and efficient heuristics for the uncapacitated single allocation hub location problem. Computers & Operations Research , v. 36, p. 3152-3165, 2009.

  • WU, L. ; CUNHA, C. B. . O problema da roteirização periódica de veículos.. Transportes (Rio de Janeiro) , v. XVI, p. 5-16, 2008.

  • CUNHA, C. B. ; SILVA, M. R. . A Genetic Algorithm for the Problem of Configuring a Hub-and-spoke network for a LTL Trucking Company in Brazil. European Journal of Operational Research , v. 179, p. 747-758, 2007.

  • CUNHA, C. B. ; MUTARELLI, F. . A Spreadsheet-based Optimization Model for the Integrated Problem of Producing and Distributing a Major Weekly Newsmagazine. European Journal of Operational Research , v. 176, p. 925-940, 2007.

  • IANEZ, M. M. ; CUNHA, C. B. . Uma metodologia para a seleção de um provedor de serviços logísticos. Produção (São Paulo. Impresso) , v. 16, p. 394-412, 2006.

  • AHUJA, R. K. ; CUNHA, C. B. . Very Large-Scale Neighborhood Search for the K-Constraint Multiple Knapsack Problem. Journal of Heuristics , v. 11, n.5-6, p. 465-481, 2005.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Configuração de redes do tipo hub-and-spoke para o transporte rodoviário de carga parcelada no Brasil utilizando algoritmos genéticos. Transportes (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. XII, n.1, p. 23-31, 2004.

  • CUNHA, C. B. . Um modelo matemático para o problema de seqüenciamento e programação de visitas de gerentes de banco. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , São Carlos, v. 10, n.2, p. 183-196, 2003.

  • GALVAO, F. A. ; CUNHA, C. B. . Modelagem Matemática do Problema de Coleta de Resíduos de Biomassa de Madeira para Fins Energéticos.. Transportes (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. XI, n.1, p. 5-11, 2003.

  • ZNAMENSKY, A. ; CUNHA, C. B. . O Problema de Estoque-Roteirização com Demanda Determinística. Transportes (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. XI, n.2, p. 31-40, 2003.

  • GEORGE, V. ; CUNHA, C. B. . Modelos de Simulação e sua Aplicação a Problemas de Logística e Transportes. Produção em Iniciação Científica da Escola Politécnica da USP (Online) , São Paulo, v. 2, p. 1707-1717, 2003.

  • TEIXEIRA, R. G. ; CUNHA, C. B. . Heurísticas para o Problema de Dimensionamento e Roteirização de uma Frota Heterogênea utilizando o Algoritmo Out-Of-Kilter. Transportes (Rio de Janeiro) , São Paulo, v. 10, n.2, p. 9-30, 2002.

  • GEORGE, V. ; CUNHA, C. B. . Metaheurísticas e sua Aplicação em Problemas de Otimização Combinatória. Produção em Iniciação Científica da Escola Politécnica da USP (Online) , São Paulo, v. 1, 2002.

  • CUNHA, C. B. . Aspectos Práticos da Aplicação de Modelos de Roteirização de Veículos a Problemas Reais. Transportes (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro (RJ), v. 8, n.2, p. 51-74, 2000.

  • CUNHA, C. B. ; SWAIT, J. . New Dominance Criteria for the Generalized Permanent Labelling Algorithm for the Shortest Path Problem with Time Windows on Dense Graphs. International Transactions in Operational Research , New York, v. 7, n.2, p. 139-157, 2000.

  • CUNHA, C. B. . The logic of logistics: theory, algorithms and applications for logistics management. Transportes (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro (RJ), v. 7, n.1, p. 94-103, 1999.

  • CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; BARTHOLOMEU, D. B. . Emissão de gases de efeito estufa (GEE) no transporte de cargas: modelos e aplicações no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Átlas Ltda, 2017. v. 1. 213p .

  • IWAYAMA, RENAN SALLAI ; CUNHA, CLAUDIO B. . Heuristics for the Problem of Consolidating Orders into Vehicle Shipments with Compatible Categories and Freight Based on the Direct Distances to the Farthest Customers. Springer Optimization and Its Applications. 1ed.: Springer Nature Switzerland, 2025, v. , p. 37-68.

  • NEGREIROS, MARCOS ; MACULAN, NELSON ; CUNHA, CLAUDIO B. ; Viana, Francisco Henrique ; Mello, Flávio Luis . Waste Collection: Sectoring, Routing, and Scheduling for Challenging Services. Springer Optimization and Its Applications. 1ed.: Springer Nature Switzerland, 2025, v. , p. 203-257.

  • CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Last-mile distribution under changing regulations in São Paulo, Brazil. In: Jan C. Fransoo; Edgar E. Blanco; Christopher Mejía-Argueta. (Org.). Reaching 50 Million Nanostores: Retail Distribution in Emerging Megacities. 1ed.: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2017, v. 1, p. 297-313.

  • CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; BARTHOLOMEU, D. B. ; SILVA, R. J. M. ; ANDRADE, P. F. L. . Estudo Comparativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Decisões de Intermodalidade para Logística nos Principais Corredores de Carga do País. In: Márcio de Almeida D'Agosto; Lísia Carla Almeida Jacques; Cintia Machado de Oliveira. (Org.). Transportes em Perspectiva. Uma Contribuição dos Pesquisadores Brasileiros para o Futuro dos Transportes. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), 2014, v. 1, p. 325-337.

  • Néia, Silvely S. ; Artero, Almir O. ; Cantão, Luiza A. P. ; CUNHA, C. B. . Roteamento de Veículos Utilizando Otimização por Colônia de Formigas e Algoritmo Genético. Meta-Heurísticas em Pesquisa Operacional. 1ed.: , 2013, v. , p. 219-236.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Uma Aplicação da Busca Tabu para o Projeto de Redes de Transporte de Carga Parcelada. In: CNT - Confederação Nacional do Transporte; ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. (Org.). Transporte em Transformação XV - Trabalhos Vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 2010. Brasilia: , 2011, v. , p. 153-170.

  • ATZINGEN, J. V. ; CUNHA, C. B. . Uma Heurística Baseada em Busca em Vizinhança Variável para o Problema de Agrupamento de Entregas em Veículos de uma Frota Heterogênea. In: CNT - Confederação Nacional do Transporte; ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. (Org.). Transporte em Transformação XIV - Trabalhos Vencedores do Prêmio CNT Producção Acadêmica 2009.. : , 2010, v. XIV, p. 81-99.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. . Modelo de Decisão para o Planejamento da Movimentação de Contêineres Vazios. In: CNT - Confederação Nacional do Transporte; ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. (Org.). Transporte em Transformação XIV - Trabalhos Vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 2009. : , 2010, v. , p. 101-120.

  • MIURA, M. ; CUNHA, C. B. . Modelagem Heurística no Problema de Distribuição de Cargas Fracionadas de Cimento. In: Confederação Nacional do Transporte; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. (Org.). Transporte em Transformação XII: trabalhos vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 2007. Brasília: Positiva, 2008, v. , p. 63-82.

  • AHUJA, R. K. ; CUNHA, C. B. ; SAHIN, G. . Network Models in Railroad Planning and Scheduling. In: Harvey J. Greenberg; J. Cole Smith; Informs. (Org.). Tutorials in Operations Research. Hanover, MD: INFORMS, 2005, v. , p. 54-101.

  • ZNAMENSKY, A. ; CUNHA, C. B. . Heurísticas para o Problema de Roteirização e Programação do Transporte de Deficientes. In: Confederação Nacional do Transporte; ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. (Org.). Transporte em Transformação V - Trabalhos Vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 2000. São Paulo: MAKRON Books, 2002, v. , p. 1-14.

  • CUNHA, C. B. ; PICHLER, E. F. . Acondicionamento e Coleta do Lixo. In: Maria Luiza Otero D'Almeida; André Vilhena. (Org.). Lixo municipal:manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000, v. , p. 45-69.

  • CUNHA, C. B. . Heurísticas baseadas em Relaxação Lagrangiana para o Problema de Roteirização de Veículos com Restrições Operacionais.. In: Anpet; Confederação Nacional do Transporte. (Org.). Transporte em Transformação II - Trabalhos Vencedores do Prêmio CNT Produção Acadêmica 1997. Problemas e soluções dos transportes no Brasil. São Paulo: MAKRON Books, 1999, v. , p. 81-94.

  • CUNHA, C. B. ; GIACAGLIA, M. E. ; PICHLER, E. F. . Serviços de Limpeza. In: Niza Silva Jardim (IPT); Christopher Wells (CEMPRE). (Org.). Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e CEMPRE - Compromisso Empresarial, 1995, v. , p. 39-71.

  • Andrade, L. A. C. G. ; CUNHA, C. B. . Sistema de apoio à decisão para planejamento de cadeias logísticas globais. Revista Tecnologística, São Paulo, p. 86 - 92, 01 mar. 2014.

  • CACCALANO, L. ; CUNHA, C. B. . Otimização no Planejamento de Rotas de Abastecimento de Materiais a Linhas de Produção. Revista Tecnologística, São Paulo, 01 set. 2013.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. . Sistema de Apoio à Decisão Para o Reposicionamento de Contêineres Vazios no Transporte Marítimo. Revista Tecnologística, São Paulo, p. 84 - 91, 15 nov. 2011.

  • CORTES, C. S. ; CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Sistema de Apoio à Decisão para Otimizar Entregas de Concreto. Revista Tecnologística, São Paulo, p. 84 - 86, 01 out. 2010.

  • CUNHA, C. B. . Greves devem complicar trânsito em S. Paulo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 21 maio 2002.

  • CUNHA, C. B. . Trânsito piora na opinião de todos. Menos da CET. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 mar. 2002.

  • CUNHA, C. B. . Secretário ameaça substituir empresas em greve. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 nov. 2001.

  • CUNHA, C. B. . USP tem ônibus equipados com GPS. O Estado de São Paulo, São Paulo, 05 nov. 2001.

  • CUNHA, C. B. . Atraso em obras prejudicou trânsito. O Estado de São Paulo, São Paulo, 03 abr. 2001.

  • CUNHA, C. B. . Para especialistas, o que falta é executar projetos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 11 mar. 2001.

  • CUNHA, C. B. . Para técnicos, solução exige planejamento. O Estado de São Paulo, 06 mar. 2001.

  • CUNHA, C. B. . Marginais: 1 milhão de carros por dia. Jornal da Tarde, 11 nov. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Siga as placas da cidade. E tenha muita sorte. Jornal da Tarde, São Paulo, 29 out. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Mudança no código é adiada na Câmara. O Estado de São Paulo, São Paulo, 05 out. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Marginal: pedágio tem lugar definido. Jornal da Tarde, São Paulo, 20 set. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Marginal Tietê: votar pedágio agora é risco, dizem técnicos. O Estado de São Paulo, 05 ago. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Bandeira de Pitta, Fura-Fila segue torrando dinheiro público. O Estado de São Paulo, São Paulo, 20 jun. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Transporte pode ter R$ 30 milhões de prejuízo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 07 abr. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Guerra dos perueiros em SP vai continuar. O Estado de São Paulo, São Paulo, 06 fev. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Rodízio é a única opção de imediato, diz especialista. O Estado de São Paulo, São Paulo, 18 jan. 2000.

  • CUNHA, C. B. . Urbanistas discutem trânsito nas marginais. Jornal da Tarde, São Paulo, 21 nov. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Zona Sul vive dia de medo e filas em pontos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 08 out. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Marginal: pedágio tem lugar definido. Jornal da Tarde, São Paulo (SP), 20 set. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Falta de integração prejudica usuários. Jornal da Tarde, São Paulo, 20 set. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Passageiros acham que transporte pode melhorar. O Estado de São Paulo, 26 ago. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Sem rodízio, trânsito volta a ficar ruim. Jornal da Tarde, 08 jul. 1999.

  • CUNHA, C. B. . Pitta diz que vai legalizar 1,8 mil perueiros. O Estado de São Paulo, 28 maio 1999.

  • CUNHA, C. B. . Prefeito ainda quer legalizar perueiros. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 maio 1999.

  • CUNHA, C. B. . Vereadores criticam pedágios nas marginais. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 maio 1999.

  • CUNHA, C. B. . Aumento de passageiros em ônibus e metrô é desprezível. O Estado de São Paulo, Sào Paulo, 08 maio 1999.

  • CUNHA, C. B. . Intercâmbio eletrônico de dados na logística do transporte de carga. Revista Carga e Transportes, São Paulo, p. 26 - 27.

  • CUNHA, C. B. . Administração do transporte coletivo. Revista Carga e Transporte, São Paulo, , v. 9, p. 30 - 31.

  • CUNHA, C. B. . Sistemas de distribuição física. Revista Carga e Transportes, São Paulo, p. 30 - 31.

  • CUNHA, C. B. . Modelo matemático reduz custos. Revista Carga e Transportes, São Paulo, p. 30 - 31.

  • CORDOVIL, R. M. ; CUNHA, C. B. ; DOMIT, Z. M. ; RESENDE, A. J. S. . Alocação Ótima de Aeronaves em Pátios de Aeroportos: Um Estudo de Caso Empregando a Heurística 'Best Fit Decreasing'. In: 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2024, Florianópolis. Anais do 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2024. v. 3. p. 310862.

  • SANTOS, L. M. A. ; CUNHA, C. B. . Modelagem de Sistema Logístico Multimodal e Multiobjetivo para o Transporte de Granéis de Origem Mineral. In: 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2024, Florianópolis. Anais do 38º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2024. v. 3. p. 310924.

  • NEGREIROS, MARCOS ; PALHANO, AUGUSTO WAGNER DE CASTRO ; MACULAN, NELSON ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA . The Twin Rural Postman Problem. In: PROCEEDINGS OF LVI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON OPERATIONS RESEARCH, 2024, 2024.

  • SOUZA, G. S. R. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Metaheurística híbrida GRASP com Busca Tabu para a Resolulção do Prorblema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios. In: 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2023, Santos. Anais do 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162962.

  • NEGREIROS, M. J. ; CUNHA, C. B. ; RODRIGUES, E. C. ; REIS FILHO, A. R. . Uma Proposta de Solução para o Problema de Cobertura da Coleta Domiciliar de Resíduos. In: 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2023, Santos. An. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. v. 2. p. 162994.

  • MELO, C. F. S. ; SANTOS, L. M. A. ; ALMEIDA, T. R. ; MESSIAS, F. S. ; CUNHA, C. B. . Modelo Matemático para Otimização das Operações de Transbordo de Minério em um Terminal Portuário. In: 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2023, Santos. Anais do 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. p. 162621.

  • ALVES, G. F. ; CUNHA, C. B. . An Analysis of the Influence of Street Network Design on the Performance of Last-Mile Distribution in Urban Areas. In: 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2023, Santos. Anais do 37o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET, 2023. p. 162587.

  • GUIMARAES, J. C. F. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Mat-heurística Construtiva para o Problema de Roteamento de Veículos em Dois Níveis com Restrições de Capacidade APACIDADE. In: 36º ANPET ? Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Anais do 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Campinas: Galoá, 2022.

  • CARVALHO, G. F. ; CUNHA, CLAUDIO B. . Heurísticas de Varredura para o Agrupamento de Pedidos em Entregas considerando Compatibilidade de Produtos e Frete por Máxima Distância Direta. In: 36º ANPET ? Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Anais do 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Campinas: Galoá, 2022. p. 153197.

  • PEREIRA, C. A. ; LIMA, R. S. ; CUNHA, CLAUDIO B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; HOLGUIN-VERAS, J. . Comportamento de Compra relacionado a Desastres: Lições Aprendidas com a Pandemia da COVID-19 no Brasil. In: 36º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2022, Fortaleza. Anais do 36º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Campinas: Galoá, 2022. v. 1. p. 153330.

  • CIA, H. E. M. ; CUNHA, CLÁUDIO BARBIERI DA . Modelo para Desenho de um Sistema Logístico Multimodal de Escoamento de Granéis Minerais para Abastecimento do Mercado Brasileiro de Materiais de Construção Civil. In: 35º Congresso Anual da ANPET - Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2021. Anais do 35º Congresso Anual da ANPET - Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2021.

  • IMAI, R. A. M. ; CUNHA, C. B. ; GUAZZELLI, Cauê, S. . Modelagem de Problemas de Localização para Regiões Metropolitanas e Megacidades. In: 34o Congresso da ANPET - Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET), 2020, À distância. Anais do 34º Congresso da ANPET, 2020.

  • IWAYAMA, R. S. ; CUNHA, C. B. . Heurística para o Agrupamento de Pedidos em Entregas considerando Compatibilidade de Produtos e Frete por Máxima Distância Direta. In: 33° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2019, Balneário Camboriú. Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2019. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019. v. 1. p. 2430-2441.

  • COSTA, P. C. ; CUNHA, CLAUDIO B. ; ARBEX, R. O. . Modelo de Simulação-Otimização para a Avaliação do Potencial de um Sistema de Transporte de Passageiros Responsivo à Demanda. In: 33° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2019, Balneário Camboriú. Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2019. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019. p. 2829-2840.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Uma Avaliação do Impacto do Desabastecimento de Combustível durante a Greve dos Caminhoneiros no Sistema de Transporte Público de São Paulo: Efeitos na Lotação, na Velocidade das Viagens e na Regularidade dos Usuários. In: 32o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET, 2018, Gramado. Anais do 32º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2018, 2018. p. 842-853.

  • MASTEGUIM, R. F. ; CUNHA, C. B. ; CUETO, E. P. . Modelagem e Análise dos Impactos Econômicos na Utilização de Pontos de Coleta na Distribuição Urbana de E-commerce: o Caso de São Paulo. In: 32º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2018, Gramado. Anais do 32º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2018, 2018. p. 2236-2248.

  • Néia, Silvely S. ; Artero, Almir O. ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA . Avaliação de roteiros de veículos usando técnicas de geometria computacional. In: XLIX SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017, Blumenau. Anais do XLIX SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: SBPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. v. 1.

  • TURI, L. M. ; CUNHA, C. B. . Bin Packing Problem with Conflicts ? Heurística de Solução com Busca Tabu para Distribuição de Mercadorias em NanoStores. In: XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017, Recife. Anais do XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 2017.

  • Amaral, J. C. ; CUNHA, C. B. . Proposta de Método de Avaliação e Comparação da Eficiência de Malhas Viárias para Distribuição Urbana de Carga usando Critérios de Impedância. In: XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017, Recife. Anais do XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017.

  • SANTOS, L. F. O. M. ; IWAYAMA, R. S. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. . Metaheurísticas de Busca em Vizinhança Variável para o Problema de Bin Packing com Conflitos entre Categorias. In: XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017, Recife. Anais do XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017.

  • TEIXEIRA, R. B. ; IWAYAMA, R. S. ; COSTA, P. C. ; CUNHA, C. B. . CW-GRASP: Uma Abordagem Eficiente para o Problema de Roteirização de Veículos Capacitado. In: XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2017, Recife. Anais do XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

  • ANDRADE, P. F. L. ; GODOY, L. A. ; GIANNOTTI, M. A. ; CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Análise e Visualização de Dados de Rastreamento para Estudos de Logística Urbana. In: XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Transportes, 2016.

  • ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Estimação da Matriz Origem-Destino e da Distribuição Espacial da Lotação em um Sistema de Transporte sobre Trilhos a partir de Dados de Bilhetagem Eletrônica. In: XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2016.

  • CAMARGO, P. V. ; CUNHA, C. B. . Simulation-Optimization model applied on a closed loop railroad transportation system. In: 38th Australasian Transport Research Forum, 2016, Melbourne. Annals of the 38th Australasian Transport Research Forum, 2016.

  • Amaral, J. C. ; CUNHA, C. B. . Análise da Complexidade de Redes Viárias Urbanas para Distribuição de Última Milha em Megacidades. In: XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XXX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2016. v. 1. p. 1-12.

  • CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; Almeida, F. G. V. ; HINO, C. M. ; KAKO, I. S. ; ANDRADE, P. F. L. ; ARBEX, R. O. . Truck GPS data for in-depth characterization of urban logistics in the Megacity of São Paulo, Brazil. In: 14th World Conference on Transport Research - WCTR 2016, 2016, Shanghai. Proceedings of the 14th World Conference on Transport Research - WCTR 2016. Shanghai: Elsevier, 2016. p. 1.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, CLAUDIO BARBIERI DA ; BLANCO, E. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CARVALHO, C. D. R. . An Evaluation of Environmental Impacts of Different Truck Sizes in Last Mile Distribution in São Paulo City. In: VI International Conference on Information Systems, Logistics and Supply Chain - ILS 2016, 2016, Bordeaux. Proceedings of the VI International Conference on Information Systems, Logistics and Supply Chain. Bordeaux: ILS Conference - Kedge School of Business, 2016. p. 1.

  • TEIXEIRA, R. B. ; ANZANELLO, M. J. ; CUNHA, C. B. . Avaliação da eficiência de nova abordagem para roteirização de cargas com reposicionamento de contêineres vazios. In: Simposio Internacional de Ingeniería Industrial: Actualidad y Nuevas Tendencias,, 2016, Porto Alegre. Anais do Simposio Internacional de Ingeniería Industrial: Actualidad y Nuevas Tendencias,, 2016. v. 1. p. 8.

  • ARBEX, R. O. ; SETTI, J. G. R. ; CUNHA, C. B. . Comparação de Velocidades Comerciais antes e depois da implantação de faixas exclusivas para ônibus na cidade de São Paulo através de análise de dados de GPS dos veículos. In: 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2015, Santos. Anais do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. São Paulo: ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos, 2015.

  • GUAZZELLI, Cauê, S. ; CUNHA, C. B. . Avaliação de Métodos para Definição de Pré-Candidatos a Instalações em Problemas de Localização. In: XXIX Congresso Anual da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2015, Ouro Preto. Anais do XXIX Congresso Anual da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1-12.

  • ANDRADE, P. F. L. ; DIAS, P. A. P. ; HINO, C. M. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. . Avaliação das Estratégias Logísticas de Distribuição Urbana em São Paulo durante a Copa do Mundo 2014. In: XXIX Congresso Anual da ANPET - Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2015, Ouro Preto. Anais do XXIX Congresso Anual da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET, 2015. p. 1-12.

  • NÉIA, SILVELY SALOMÃO ; ARTERO, ALMIR OLIVETTE ; CUNHA, CLÁUDIO BARBIERI DA . Estudo das Propriedades Geométricas das Soluções do Problema de Roteirização de Veículos Usando Visão Computacional. In: XXXV CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015. v. 3.

  • SILVA, R. J. M. ; ANDRADE, P. F. L. ; BARTHOLOMEU, D. B. ; CUNHA, C. B. . Potencial de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa atravès de Intermodalidade no Transporte de Soja. In: XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET, 2014, Curitiba. Anais do XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensimo em Transportes, 2014. p. 1-12.

  • ANDRADE, P. F. L. ; Zacope, A. L. W. ; Pires, Arthur M. ; CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Potencial de Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa através de Intermodalidade no Corredor de Carga Geral Manaus - Santos. In: XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET, 2014, Curitiba. Anais do XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino e Tramsportes, 2014. p. 1-12.

  • BIANCHI, R. H. ; CUNHA, C. B. ; ZAMBUZI, N. C. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; BLANCO, E. . Uma análise da demanda de entregas para abastecimento de um estabelecimento comercial de pequeno porte em São Paulo. In: 13a Conferência Internacional da LARES - Latin American Real State Society, 2013, São Paulo. Anais da 13a Conferência Internacional da LARES - Latin American Real State Society, 2013.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. ; BLANCO, E. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CARVALHO, C. D. R. . The Aspects of the Urban Distribution in a Megacity: A Comparison Between São Paulo's and Boston's Urban Deliveries. In: 13a Conferência Internacional da LARES - Latin American Real State Society, 2013, São Paulo. Anais da 13a Conferência Internacional da LARES - Latin American Real State Society. São Paulo: Sociedade Latino-americana de Estudos Imobiliários, 2013.

  • BONTEMPO, A. P. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; BOTTER, D. A. ; CUNHA, C. B. . Evaluating Restrictions on the Circulation of Freight Vehicles in Brazilian Cities. In: 8th International Conference for City Logistics, 2013, Bali. Annals of the 8th International Conference for City Logistics, 2013.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. ; BLANCO, E. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CARVALHO, C. D. R. . An Evaluation of Environmental Issues in Urban Distribution. In: XXVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2013, Belém (PA). Anais do XXVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2013. p. 1-12.

  • Bonassa, A. C. ; CUNHA, C. B. ; ISLER, C. A. . Modelagem de um Problema de Formação de Cargas para o Transporte de Automóveis Zero-Quilômetro. In: XVII Anpet - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2013, Belém (PA). Anais do XVII Anpet - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2013. p. 1-12.

  • Seixas, M. P. ; BARRETO, M. R. P. ; CUNHA, C. B. ; BRINATI, M. A. ; MENDES, A. B ; CRUZ, R. E. . A Decision Support System for Allocating General Cargo in Platform Supply Vessels. In: Offshore Technology Conference Brasil, 2013, Rio de Janeiro. Annals of Offshore Technology Conference Brasil, 2013.

  • ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. ; PASCHOAL, A. O. O. ; BENTO, L. R. P. . Estimativa do consumo de combustível em um veículo de carga a partir de dados GPS aplicados ao modelo CMEM. In: XXVI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2012, Joinville. Anais do XXVI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2012.

  • ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. ; PASCHOAL, A. O. O. ; BENTO, L. R. P. . Análise Comparativa do Perfil Altimétrico de uma via obtida a partir de um GPS L1/L2 e de um GPS por Código C/A. In: XXVI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2012, Joinville. Anais do XXVI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2012.

  • ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. ; KIYOTA, A. S. ; AMARAL, D. S. . Instrumentação de Alta Precisão na Cabotagem. In: XV SPOLM - Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XV SPOLM - Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, 2012.

  • AMARAL, D. S. ; CUNHA, C. B. . Análise das Principais Metodologias para Cálculo de Emissões de CO2 no Modal Marítimo. In: 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2012.

  • Andrade, L. A. C. G. ; CUNHA, C. B. . Algoritmo de Colônia Artificial de Abelhas para o Problema de Clusterização Capacitado. In: XLIII SBPO - SImpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011, Ubatuba. Anais do XLIII SBPO - SImpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011. p. 1-12.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . Uma Aplicação da Técnica de Reconexão por Caminhos para a Otimização Integrada de Veiculos e Tripulações do Sistema de Transporte Público. In: XLIII SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011, Ubatuba. Anais do XLIII SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011. p. 1-12.

  • Almeida, F. G. V. ; BRITO JR, I. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. . Análise Comparativa do Perfil Altimétrico Obtido pelo GPS de Navegação e o Google Elevation API. In: XXV Congresso Nacional da ANPET - Associaçào Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2011, Belo Horizonte. Transportes (Rio de Janeiro), 2011. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . GRASP with Very Large-Scale Neighborhood Search and Path-Relinking for the Integration of Vehicle and Crew Scheduling. In: International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management., 2011, Calgary. CUPUM - Computers in Urban Planning and Urban Management,, 2011. v. 1. p. 127-142.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . GRASP and Very Large Scale Neighborhood Search for Solving Complex Vehicle Scheduling Problems. In: XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. , 2010., 2010, Lisboa. Anais do XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. 2010., 2010.

  • Reis, J. A. ; CUNHA, C. B. . Uma Heurística Baseada em VNS para o Problema Bidimensional de Bin-packing com Frota Heterogênea. In: XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. 2010., 2010, Lisboa. Anais do XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. 2010., 2010.

  • CORTES, C. S. ; CUNHA, C. B. . Modelo de decisão para a programação de entrega de concreto produzido em centrais. In: XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. 2010., 2010, Lisboa. Anais do XVI Congresso Pan-Americano em Engenharia de Tráfego e Transporte e Logística. 2010., 2010.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. . A Decision Support System for the Planning of Empty Containers Repositioning. In: 2010 Annual Conference of the International Association of Maritime Economists, 2010, Lisboa. Anals of 2010 Annual Conference of the International Association of Maritime Economists, 2010.

  • SILVA, E. J. ; CUNHA, C. B. . Sequenciamento de Caminhões para um Sistema de Cross Docking através da Meta-Heurística Scatter Search. In: XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010, Bento Gonçalves. Anais do XLII SBPO (CD-ROM), 2010.

  • SALAZAR, C. H. ; CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. . Uma Heurística Baseada em Algoritmo Genético Híbrido Para o Problema de Programação de Carga e Descarga De Veículos em Operações de Cross-Docking. In: 5th International Conference on Production Research, ICPR ? Americas 2010, 2010, Bogotá. Anals of 5th International Conference on Production Research, ICPR ? Americas 2010, 2010.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Uma Aplicação da Busca Tabu para o Projeto de Redes de Transporte de Carga Parcelada. In: XXIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2010, Salvador. Anais do XXIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2010.

  • TEIXEIRA, R. B. ; CUNHA, C. B. ; ZAMBUZI, N. C. . Modelo Integrado para a Seleção de Cargas e Reposicionamento de Contêineres Vazios no Transporte Marítimo. In: XXIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2010, Salvador. Anais do XXIV ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2010.

  • TEIXEIRA, R. B. ; CUNHA, C. B. . Sistema de Apoio para a Decisão de Otimização da Seleção de Cargas e Reposicionamento de Contêineres Vazios. In: 23º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010, Salvador. Anais do 23º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2010.

  • ROSIN, Rafael ; GUAZZELLI, Cauê, S. ; CUNHA, C. B. . Heuristicas para o Problema de Bin-Packing com Bins de Diferentes Tamanhos no Contexto Logístico. In: XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2009, Porto Seguro. Anais do XLI SBPO (CD-ROM), 2009. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . Aplicação da Técnica de Busca em Vizinhança de Grande Porte para Otimizar a Frota de Empresas de Transporte Público. In: XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2009, Porto Seguro. Anais do XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (CD-ROM), 2009. v. 1. p. 1-12.

  • ATZINGEN, J. V. ; CUNHA, C. B. . Uma Heurística Baseada em Busca em Vizinhança Variável para o Problema de Agrupamento de Entregas em Veículos de uma Frota Heterogênea. In: XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2009, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • ZAMBUZI, N. C. ; CUNHA, C. B. . Modelo de Decisão para o Planejamento da Movimentação de Contêineres Vazios. In: XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2009, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • LOPES, J. S. C. ; CUNHA, C. B. . Um Modelo Integrado de Simulação e Otimização para a Alocação Ótima de Aeronaves. In: XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2009, 2009. p. 1-12.

  • SILVA, G P ; CUNHA, C. B. . Uso da técnica de busca em vizinhança de grande porte para programar a escala de motoristas de ônibus urbano. In: XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2009, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • Mesquita, A. C. P. ; CUNHA, C. B. . Otimização da Distribuição de Materiais na Força Aérea Brasileira. In: XXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2008, Fortaleza. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2008. Rio de Janeiro: Anpet - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2008. p. 555-566.

  • ATZINGEN, J. V. ; CUNHA, C. B. . Resolução Simultânea da Programação de Veículos e Tripulações de Ônibus Urbano. In: XXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2008, Fortaleza. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2008. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2008. p. 103-114.

  • CUNHA, C. B. ; MAINIERI, G. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; MALUTA, L. ; HENRIQUES, L.R.S. . Heurísticas para o Problema de Bin-Packing no Contexto da Distribuição Física de Produtos. In: XL SBPO - 40o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2008, João Pessoa. Anais do XL SBPO (CD-ROM), 2008. p. 712-723.

  • CUNHA, C. B. ; MENESES, C. N. ; HINO, C. M. ; MEDEIROS, J. L. . Um Modelo de Fluxo em Rede para a Logística de Movimentação de Contêineres. In: XL SBPO - 40o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2008, João Pessoa. Anais do XL SBPO, 2008. p. 790-800.

  • CUNHA, C. B. ; MENESES, C. N. ; HINO, C. M. . Uma nova abordagem para o problema de otimização do reposicionamento de contêineres vazios. In: 22º Congresso Nacional de Transportes Aquaviário, Construção Naval e Offshore - SOBENA, 2008, 2008, Rio de Janeiro. Anais do 22º Congresso Nacional de Transportes Aquaviário, Construção Naval e Offshore - SOBENA, 2008, 2008. p. 1-9.

  • MIURA, M. ; CUNHA, C. B. . Modelagem Heurística no Problema de Distribuição de Cargas Fracionadas de Cimento. In: XXI ANPET: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2007, Rio de Janeiro. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2007. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2007. p. 1-12.

  • ATZINGEN, J. V. ; CUNHA, C. B. ; SILVA, G P . Uma Abordagem Integrada para o Problema de Programação de Veículos e Tripulantes de Ônibus. In: XXI ANPET: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2007, Rio de Janeiro. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2007. Rio de Janeiro: ANPET ? Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2007. p. 1-12.

  • ATZINGEN, J. V. ; CUNHA, C. B. ; NAKAMOTO, F. Y. ; RIBEIRO, F. R. ; SCHARDONG, A. . Análise Comparativa de Algoritmos Eficientes para o Problema de Caminho Mínimo. In: XXI ANPET: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2007, Rio de Janeiro. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2007. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2007. p. 1-12.

  • CAMARGO, P. V. ; CUNHA, C. B. . Uma Heurística Eficiente para a Determinação de Agrupamentos (?Clusters?) com Restrição de Capacidade em Ambiente de Planilha Eletrônica. In: XX Congresso Nacional da ANPET, 2006, Brasilia. Panorama Nacional da Pesquisa em Transporte 2006. Brasília: ANPET, 2006. v. II. p. 1437-1448.

  • CUNHA, C. B. ; FERIANCIC, G. . Modelagem Matemática do Problema de Programação de Entregas de Derivados de Petróleo. In: XIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2005, Recife. Panorama Nacional da Pesquisa em Transporte 2005. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2005. p. 1544-1555.

  • WU, L. ; CUNHA, C. B. . Uma heurística baseada em algoritmos genéticos para o problema de roteirização periódica. In: XIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2005, Recife. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes. Recife: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2005. p. 1556-1567.

  • FONSECA, C. H. F. ; CUNHA, C. B. . Alocação de Atendimentos de Coleta no Transporte de Remessas Expressas em Grandes Centros Urbanos. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Panorama Nacional de Pesquisa em Transportes 2004 - XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Werner Kraus Junior (editores), 2004. v. II. p. 1062-1073.

  • SOARES, M. G. ; CUNHA, C. B. . Classificação de Operadores Terceirizados Visando ao Estabelecimento de Parcerias de Negócio. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Panorama Nacional de Pesquisa em Transportes 2004 - XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Werner Kraus Junior (editores), 2004. v. II. p. 1015-1026.

  • MUTARELLI, F. ; CUNHA, C. B. . Modelagem de Redes de Distribuição Aplicada ao Caso de uma Editora de Revistas. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes - XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Werner Kraus Junior, 2004. v. II. p. 1098-1110.

  • GALVAO, F. A. ; CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . An Application of the Analytic Hierachy Process (AHP) for Locating a Distribution Center. In: The 7th International Symposium on The Analytic Hierarchy Process - ISAHP, 2003, Nusa Dua, Bali, Indonesia. The 7th International Symposium on The Analytic Hierarchy Process - ISAHP, 2003.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Uma Aplicação de Algoritmos Genéticos para a Localização de Terminais de Carga Parcelada. In: XVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2003, Rio de Janeiro. XVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2003. v. 2. p. 644-656.

  • GEORGE, V. ; CUNHA, C. B. . Modelos de Simulação e sua Aplicação em Problemas de Logística e Transportes. In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Carlos. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003.

  • CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . Heuristics based on Lagrangian Relaxation for the Vehicle Routing Problem with Time Windows. In: MRL 2002 - Fourth International Meeting for Research in Logistics, 2002, Lisboa. Fourth International Meeting for Research in Logistics. Lisboa, Portugal: FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2002. v. 1. p. 192-203.

  • CUNHA, C. B. ; BONASSER, U. O. ; ABRAAO, F. T. M. . Experimentos Computacionais com Heurísticas de Melhorias para o Problema do Caixeiro Viajante. In: XVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002, Natal/RN. Panorama Nacional de Pesquisa em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002. v. 2. p. 105-117.

  • CUNHA, C. B. ; ZNAMENSKY, A. . Heurísticas para o problema de roteirização e programação do transporte de deficientes. In: XIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2000, Gramado. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2000 - XIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET, 2000. p. 303-311.

  • CUNHA, C. B. ; TEIXEIRA, R. G. . Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea de veículos utilizando modelagem orientada a objetos. In: XIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2000, Gramado. Anais do XIV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 2000. v. II. p. 27-32.

  • CUNHA, C. B. ; MARTINS, W. C. ; DUARTE, J. A. G. . Um Modelo de Otimização para o Problema de Seleção de Locais para Campanhas Publicitárias em 'Outdoors' utilizando Dados de Transporte. In: XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1999, São Carlos, SP. Anais do XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 1999. v. I. p. 470-481.

  • CUNHA, C. B. ; ZNAMENSKY, A. . Um Modelo para o Problema de Roteirização e Programação do Transporte de Deficientes. In: XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1999, São Carlos (SP). Anais do XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 1999. v. III. p. 59-62.

  • CUNHA, C. B. ; MELO, C. P. . Jogo de Logística de Distribuição. In: XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1999, São Carlos (SP). Anais do XIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. São Carlos (SP): Anpet, 1999. v. III. p. 09-12.

  • CUNHA, C. B. . Modelo de otimização da localização de equipamentos para monitoração de veículos no transporte coletivo por ônibus. In: XII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1998, Fortaleza (CE). Anais do XII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 1998. v. I. p. 225-236.

  • CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . Heurísticas baseadas em Relaxação Lagrangiana para o problema de roteirização de veículos com restrições operacionais. In: XI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1997, Rio de Janeiro (RJ). Anais do XI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 1997. v. 2. p. 843-855.

  • CUNHA, C. B. ; MARTINS, W. C. . Metodologia para Otimização de Frota e Redução de Custos Operacionais para Serviços de Ônibus Fretados de Transporte de Funcionários. In: 11º Congresso Nacional de Transportes Públicos, 1997, Belo Horizonte (MG). Anais do 11º Congresso Nacional de Transportes Públicos, 1997.

  • CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . Roteirização de Veículos com Restrições Operacionais. In: X Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1996, Brasília (DF). Anais do X Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1996. v. 2. p. 73-76.

  • CUNHA, C. B. ; ROSSETO, C. F. . A aplicação do geoprocessamento na roteirização de veículos. In: GIS Brasil 94 - Congresso e Feira para usuários de geoprocessamento, 1996, Curitiba (PR). Anais do GIS Brasil 94 - Congresso e Feira para usuários de geoprocessamento. Curitiba: SAGRES, 1994. p. 35-44.

  • CUNHA, C. B. . ?A aplicação do geoprocessamento na roteirização de veículos. In: GIS Brasil 94 - Congresso e Feira para usuários de geoprocessamento, 1994, Curitiba. Anais do GIS Brasil 94 - Congresso e Feira para usuários de geoprocessamento. Curitiba: SAGRES, 1994. p. 35-44.

  • CUNHA, C. B. . O Problema de Escala de Pessoal Operacional no Transporte Coletivo Urbano. In: VI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1992, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: Anpet, 1992. v. 2. p. 609-622.

  • MUTARELLI, F. ; CUNHA, C. B. . Modelagem de Redes de Distribuição Aplicada ao Caso de uma Editora de Revistas. In: XVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2003, Rio de Janeiro. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2003. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Maria Cristina Fogliatti de Sinay, Vânia Barcellos Gouvêa Campos editores., 2003. p. 1-4.

  • COSTA, P. C. ; CUNHA, C. B. . Análise da Viabilidade e do Potencial dos Serviços de Viagem Compartilhada sob Demanda. In: XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes., 2017, Recife. Anais do XXXI Congresso Anual da ANPET ? Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes., 2017.

  • YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. . Evaluating off-hours deliveries for time and capacity constrained urban distribution systems with a continous approximation model. In: 21st Conference of the International Federation of Operational Research Societies - IFORS, 2017, Quebec. Annals of 21st Conference of the International Federation of Operational Research Societies, IFORS, 2017.

  • CUNHA, C. B. ; SILVA, M. R. . New Simple and Efficient Heuristics for the Uncapacitated Single Allocation Hub Location Problem. In: 2009 INFORMS Annual Meeting, 2009, San Diego, CA. Annals of 2009 INFORMS Annual Meeting, 2009. p. 396-396.

  • CUNHA, C. B. ; MIURA, M. . Delivering Bagged Cement from a Central Depot in Brazil. In: 2009 INFORMS Annual Meeting, 2009, San Diego, CA. Annals of 2009 INFORMS Annual Meeting, 2009. p. 63-63.

  • CUNHA, C. B. ; ZNAMENSKY, A. . A Tabu Search Heuristic for An Integrated Production and Distribution System. In: 2008 INFORMS Annual Meeting, 2008, Washington. Annals of 2008 INFORMS Annual Meeting, 2008. p. 316-316.

  • CUNHA, C. B. ; AHUJA, R. K. . Very Large-Scale Neighborhood Search for the K-Constraint Multiple Knapsack Problem. In: INFORMS 2006 Annual Meeting, 2006, Pittsburgh. Proceedings INFORMS 2006 Annual Meeting, 2006.

  • CUNHA, C. B. ; MOURAD, F. A. . A tabu search heuristic for the truckload pickup and delivery problem. In: ISMP 2006 ? International Symposium on Mathematical Programming, 2006, Rio de Janeiro. Proceedings of ISMP 2006 ? International Symposium on Mathematical Programming, 2006.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . Solving the bi-objective hub location problem with evolutionary algorithms. In: ISMP 2006 ? International Symposium on Mathematical Programming, 2006, Rio de Janeiro. Proceedings of ISMP 2006 ? International Symposium on Mathematical Programming, 2006.

  • CUNHA, C. B. ; SILVA, M. R. . A hybrid genetic algorithm for the problem of configuring a hub-and-spoke network for a LTL trucking company in Brazil. In: 17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies, 2005, Honolulu. Proceedings of the 17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies, 2005. p. 79-79.

  • SAHIN, G. ; AHUJA, R. K. ; CUNHA, C. B. . New Approaches for Solving the Train Dispatching Problem. In: CORS/INFORMS Joint International Meeting 2004, 2004, Banff, Alberta. Annals of CORS/INFORMS Joint International Meeting 2004.

  • FERIANCIC, G. ; CUNHA, C. B. . Modelagem Matemática do Problema de Roteirização e Programação de Entregas de Combustíveis. In: XVIIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2004 - XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - Relatórios de Teses e Dissertações em Andamento. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Werner Kraus Junior (editores), 2004. p. 45-45.

  • MOURAD, F. A. ; CUNHA, C. B. . O Problema de Roteirização de Veículos Carga Completa com Janelas de Tempo. In: XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2004 - XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - Relatórios de Teses e Dissertações em Andamento. Rio de Janeiro: Anísio Brasileiro, Werner Kraus Junior (editores), 2004. p. 46-46.

  • CUNHA, C. B. ; MUTARELLI, F. . An Optimization Model for the Problem of Producing and Distributing a Major Weekly Newsmagazine. In: INFORMS Annual Meeting 2004, 2004, Denver (CO). INFORMS Annual Meeting Proceeding, 2004. p. 241-241.

  • CUNHA, C. B. ; GALVAO, F. A. . Wood Waste Collection for Energy Generation using Genetic Algorithms. In: INFORMS Annual Meeting 2003, 2003, Atlanta, GA. OR/MS in the Community - INFORMS Annual Meeting 2003. Baltimore, MD: Institute for Operations Research and the Management Sciences, 2003.

  • CUNHA, C. B. ; GALVAO, F. A. . Modelagem Matemática do Problema de Coleta de Resíduos de Madeira para Fins Energéticos. In: XVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Anpet, 2002, Natal. Panorama Nacional de Pesquisa em Transportes 2002. Rio de Janeiro: Anpet - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002. v. 2. p. 81-81.

  • SILVA, M. R. ; CUNHA, C. B. . O Problema de Localização de Terminais no Transporte de Carga Parcelada. In: XVI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002, Natal. Comunicações Técnicas e Relatórios de Dissertações, 2002. p. 154-154.

  • ZNAMENSKY, A. ; CUNHA, C. B. . O Problema de Estoque-Roteirização com Demanda Determinística. In: XVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002, Natal/RN. Comunicações Técnicas e Relatórios de Dissertações. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2002. p. 151-151.

  • GEORGE, V. ; CUNHA, C. B. . Metaheurísticas e sua Aplicação em Problemas de Otimização Combinatória. In: 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002, São Carlos. 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002.

  • TEIXEIRA, R. G. ; CUNHA, C. B. . Heurísticas para o Problema de Dimensionamento e Roteirização de uma Frota Heterogênea utilizando o Algoritmo Out-of-Kilter. In: XV ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2001, Campinas (SP). Panorama Nacional da Pesquisa em Transportes 2001. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2001. v. 1. p. 179-179.

  • GALVAO, F. A. ; CUNHA, C. B. . Otimização do Sistema de Coleta de Resíduos de Biomassa de Madeira para Fins Energéticos. In: XV ANPET - XV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2001, Campinas (SP). Anais do XV Congresso de Pesquisa em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2001. p. 31-31.

  • CUNHA, C. B. ; SWAIT, J. . New Dominance Criteria for the Generalized Permanent Labelling Algorithm for the Shortest Path Problem with Time Windows on Dense Graphs. In: 15ª Conferência Trianual da IFORS ? ?The International Federation of Operational Research Societies, 1999, China. Proceedings 15ª Conferência Trianual da IFORS ? ?The International Federation of Operational Research Societies, 1999.

  • CUNHA, C. B. ; MARTINS, W. C. ; DUARTE, J. A. G. . An Optimization Model for Selecting Billboard Locations in Urban Areas. In: : 15ª Conferência Trianual da IFORS ? ?The International Federation of Operational Research Societies, 1999, Pequim. Proceedings The International Federation of Operational Research Societies Anual Conference, 1999.

  • CUNHA, C. B. ; MARTINS, W. C. . Qualidade da Informação: GIS em Estudos Logísticos. In: Logística 97 ? Conferência Anual da Aslog - Associação Brasileira de Logística, 1997, São Paulo. Anais da Logística 97 - Conferência Anual da Aslog - Associação Brasileira de Logística, 1997.

  • CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . The vehicle routing problem with time windows: heuristics based on lagrangian relaxation. In: 3rd International Conference on Industrial Logistics, 1997, Chico, CA. Annals 3rd International Conference on Industrial Logistics, 1997.

  • CUNHA, C. B. . O Problema do Roteamento e Programação de um Veículo com Janelas de Tempo. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte, 1990, Porto Alegre. Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte, 1989.

  • CUNHA, C. B. . Método Simplex para Redes: Aspectos da sua Implementação Computacional. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1990, Porto Alegre (RS). Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1990.

  • CUNHA, C. B. . Implementação Computacional e Análise de um Algoritmo de Etiquetamento para o Problema do Caminho Mínimo com Restrição de Janela de Tempo e Precedência entre Tarefas. In: III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1989, Salvador. Anais do III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1989.

  • CUNHA, C. B. . Estado-da-arte e perspectivas de pesquisa em Sistemas de Gerência de Pavimentos e Modelos de Simulação do Transporte em Rodovias. In: II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1988, São Paulo (SP). Anais do II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1988.

  • CUNHA, C. B. . Technology and Intelligence in Urban Logistics in São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, C. B. ; ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; ANDRADE, P. F. L. ; Amaral, J. C. . Tecnologia e Inteligência na Logística Urbana em São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, C. B. . Impactos econômicos e operacionais de um programa de entregas noturnas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, C. B. . OR and Analytics applied to real-world problems in developing countries: some evidences from Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, C. B. . Exploring K-best solutions to enrich network design decision-making. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. . Avaliação do projeto-piloto de entregas noturnas no município de São Paulo. São Paulo: ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos, 2015 (Série Cadernos Técnicos).

Outras produções

CUNHA, C. B. . Coordenador Temático de Logística do XXXII Congresso Anual da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2018.

CUNHA, C. B. . Coordenador Temático de Logística do XXXI Congresso Anual da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2017.

CUNHA, C. B. . Coordenador Temático de Logística do XXX Congresso Anual da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2016.

CAIXETA FILHO, J. V. ; CUNHA, C. B. . AVALIAÇÃO DA DEMANDA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA. 2006.

CUNHA, C. B. . Assessor da FAPESP e CNPq na análise e avaliação técnico-científica de projetos de pesquisa e solicitações de bolsas e auxílios desde 1998. 1998.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito para a revista científica Transportation Research Part A. 2018.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito submetido ao periódico científicoTransportes da ANPET. 2017.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito submetido ao periódico científico Pesquisa Operacional da SBPO. 2017.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito submetido à revista científica European Journal of Operational Research da Elsevier. 2017.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito submetido ao periódico científico Journal of Operational Research Society. 2017.

CUNHA, C. B. . Elaboração de parecer para avaliação de manuscrito submetido à revista científica European Journal of Industrial Engineering. 2017.

CUNHA, C. B. . Mudança nas linhas de ônibus em SP é necessária, mas 'não é transporte de carga', diz especialista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Tempo de viagens de carro em SP cai 16% em dez anos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Dependência por rodovias resulta de políticas descoordenadas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Trânsito em São Paulo: anda e para piora ainda mais à tarde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Novos ônibus de SP terão Wi-Fi, acessibilidade e ar-condicionado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Linha 5 ganha 4 estações na sexta e público vai triplicar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Viagens curtas mudam 1/3 dos itinerários. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Saúde, Educação e Transportes vão colocar gestão Doria à prova. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Novas estações de Metrô 'mudam a cara' da Linha 5-Lilás. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Número de socorridos por acidentes de trânsito em SP aumenta 18,9%. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Políticas de velocidade nas marginais carecem de dados. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Gestão Doria propõe trajetos novos em 43% das linhas e ônibus maiores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . ?Efeito Waze? e crise fazem trânsito diminuir e velocidade aumentar em SP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Por tarifa a R$ 3,80, Doria quer limitar entrada de ônibus intermunicipal. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Só 25% da população de SP tem ponto de transporte a até 1 km de casa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Engenheiro brasileiro quer usar matemática para eliminar baldeações de ônibus. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ARBEX, R. O. ; CUNHA, C. B. . Modelo matemático cria ?rotas inteligentes? para o transporte público paulistano. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, C. B. . Revista Transportes. 2018. (Editoração/Periódico).

CUNHA, C. B. . Revista Transportes. 2017. (Editoração/Periódico).

CUNHA, C. B. . Technology and Intelligence in Urban Logistics in São Paulo. 2017. (Palestra).

DA CUNHA, CLAUDIO BARBIERI ; ALMEIDA FILHO, F. G. V. ; ANDRADE, P. F. L. ; Amaral, J. C. . Tecnologia e Inteligência na Logística Urbana em São Paulo. 2017. (palestra).

CUNHA, C. B. . IMPACTOS ECONÔMICOS E OPERACIONAIS DE UM PROGRAMA DE ENTREGAS NOTURNAS. 2017. (palestra).

CUNHA, C. B. ; YOSHIZAKI, H. T. Y. ; BOTTER, R. C. ; GUALDA, N. D. F. . Curso de Especialização em Logística Empresarial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. ; BOTTER, R. C. . Estudo de Alternativas Logísticas de Suprimento para a Aracruz Celulose. 2002 (Projeto de Extensão) .

CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. . Diretrizes para a Evolução Física e Operacional do Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo. 2001 (Projeto de Extensão) .

GUALDA, N. D. F. ; CUNHA, C. B. . Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics. 2001 (Projeto de Extensão) .

YOSHIZAKI, H. T. Y. ; CUNHA, C. B. ; TEIXEIRA, H. J. . Desenvolvimento e Apoio à Implantação de Novo Modelo de Gestão Logística e de Estrutura Organizacional para a Secretaria de Educação do Município de São Paulo. 2000 (Projeto de Extensão) .

GUALDA, N. D. F. ; PIENTRANTONIO, H. ; BISCA, P. ; CUNHA, C. B. . Análise dos Impactos Futuros dos Projetos de Ocupação e Melhoria Viária no Complexo Alphaville-Tamboré: Aplicação do Conceito de Desenvolvimento Balanceado. 1999 (Projeto de Extensão) .

CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. ; TEIXEIRA, R. G. . Desenvolvimento de um software para Planejamento Estratégico/Tático do Sistema Logístico da MANAH S.A. 1998 (Projeto de Extensão) .

CUNHA, C. B. ; GUALDA, N. D. F. ; TEIXEIRA, R. G. . Apoio ao desenvolvimento de um modelo de formação de trens para a FEPASA. 1996 (Projeto de Extensão) .

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Modelagem de Problemas Reais de Distribuição Urbana de Cargas para o Comércio Eletrônico e o Pequeno Varejo, Descrição: De acordo com o Banco Mundial, cerca de 80% da população mundial vive em países em desenvolvimento e esse número tende a crescer à medida em que as taxas de natalidade dos países desenvolvidos estão em declínio. Um dos aspectos chaves nesses países emergentes é como fazer com que os produtos cheguem aos consumidores finais, a chamada distribuição de última milha (Nakata e Sivakumar, 1997). Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo estudar dois problemas relevantes que ocorrem no contexto da logística urbana, em especial nas grandes cidades de países em desenvolvimento: as entregas para o comércio eletrônico e a distribuição urbana para o pequeno varejo, muitas vezes informal. Em ambas as pesquisas pretende-se, a partir do entendimento do problema e de seus condicionantes práticos, e apoiado em pesquisa bibliográfica que caracterize o estado-da-arte sobre o assunto, propor metodologias baseada em modelos matemáticos e ferramentas computacionais que possibilitem determinar as configurações ótimas desses sistemas para a operação física real encontrada na realidade desses ambientes urbanos. Isso possibilitará obter resultados, subsídios e métodos que servirão para orientar e apoiar tanto o poder público como as empresas privadas sobre como otimizar esses sistemas de distribuição, contribuindo para a diminuição do tráfego de veículos e, consequentemente, para a emissão de poluentes e a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades através de logísticas de distribuição mais eficientes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Modelagem em Planejamento de Transportes e Distribuição Urbana de Cargas, Descrição: O projeto de pesquisa pretende dar continuidade às atividades de pesquisa realizadas no âmbito da Produtividade em Pesquisa (PQ) sob o tema de modelagem em planejamento de transportes e em distribuição urbana de cargas. O mesmo aborda problemas relevantes de planejamento e operação de transportes de passageiros e cargas, e também de logística de distribuição de cargas, desde aqueles relacionados a decisões de natureza estratégica, de longo prazo (como, por exemplo, projetos de rede de transporte coletivo, de localização de instalações produtivas para distribuição urbana), passando por decisões táticas, de médio prazo (por exemplo, o dimensionamento e a alocação de frotas de veículos ou previsão de vendas para o varejo) até decisões operacionais ou do dia-a-dia que envolvem o despacho, a roteirização e o carregamento de veículos. Busca-se entender melhor esses problemas, propor modelos matemáticos e desenvolver e implementar algoritmos e heurísticas eficientes para a sua solução. Isso será feito prioritariamente através orientações de pesquisa de mestrado e doutorado e divulgação dos resultados através da publicação em periódicos científicos com seletiva política editorial, com ênfase para periódicos internacionais de maior impacto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    A cadeia de valor da ajuda humanitária e suas relações com a segurança nacional, Descrição: O projeto visa estruturar a cadeia de valor para atuação conjunta do Ministério da Defesa, Forças Armadas e instituições envolvidas em operações humanitárias, considerando a formação da rede de stakeholders e a proposição de políticas e ferramentas de auxílio à decisão, em apoio à Defesa Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador / Irineu de Brito Junior - Integrante / Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki - Integrante / Adriana Leiras - Integrante / Francisco Jose De Castro Moura Duarte - Integrante / Rodrigo Antonio Silveira dos Santos - Integrante / Renata Albergaria de Mello Bandeira - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Avaliação do projeto-piloto de entregas noturnas no Município de São Paulo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki em 20/12/2016., Descrição: Como parte das atividades do Center for Sustainable Urban Freight Systems da Volvo Research and Educational Foundation (VREF) do qual faz parte, o CISLOG ? Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP tem participado voluntariamente, desde a sua concepção, do projeto-piloto de entregas noturnas na cidade de São Paulo. Inspirado no modelo de Nova Iorque, liderado pelo Prof. José Holguin-Veras da Rensselaer Polytechnic Institute, o projeto de entregas noturnas é uma pesquisa científica aplicada que tem por finalidade buscar soluções que visem a mitigar os congestionamentos diários em SP. Mais especificamente, o projeto teve por objetivo avaliar, em condições reais, as vantagens e desvantagens de entregas noturnas dentro da área de restrição de circulação de caminhões em São Paulo, envolvendo: metodologia para indicadores e cálculo; análise de custos, benefícios e trade-offs do projeto para os diferentes stakeholders;fatores de sucesso; estratégias para monitoramento e visualização; estratégias de expansão das entregas noturnas, por área, segmento ou cadeia logística. O projeto foi financiado com recursos do Banco Mundial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Integrante / Hugo T. Y. Yoshizaki - Coordenador.

  • 2012 - 2019

    Logística Sustentável: estimando fretes, consumo de combustíveis e emissão de gases de efeito da frota brasileira de transporte de carga, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki em 01/03/2013., Descrição: Este projeto corresponde a recursos obtidos jundto à Reitoria da Universidade de São Paulo através do Programa de Incentivo à Pesquisa, que tem a finalidade de estimular seus pesquisadores a se organizarem segundo a lógica de uma temática relevante para a sociedade, quer em termos de produtos práticos ou quanto à possibilidade de influenciar decisivamente nas questões de ciência fundamental. A ênfase é na relevância e não na área do conhecimento a ser apoiada. Os recursos aportados por este programa destinam-se a fortalecer a organização de grupos de pesquisa que atuam sinergicamente e formam recursos humanos qualificados, um estímulo para reverter a força centrífuga criada paradoxalmente pelo desenvolvimento de grupos de pesquisa competitivos e altamente especializados. Serve também de estímulo a grupos que se encontram em processo de organização e que apresentam potencial inovador e perspectivas de sucesso. O projeto tem os seguintes objetivos: 1.Desenvolver e disponibilizar banco de dados de parâmetros de emissão de gases do efeito estufa (GEE) para a frota de carga brasileira para o modal rodoviário na Internet 2. Estimar os parâmetros da emissão de GEE a partir de duas fontes básicas: dados históricos de uso de veículos pelas empresas transportadores e a partir de monitoramento de operações reais com dispositivos embarcados pelo período inicial de um ano. 3. Comparar as emissões relativas de veículos em operação real conforme uma tipologia que envolva dimensões como tipo de veículo, idade, condições operacionais (incluindo particularmente a interação com o meio urbano), qualidade de rodovias, tecnologia, etc. 4. Realizar análises cruzadas considerando aspectos econômicos (preços de transportes), qualidade de rodovias e emissão, tanto do ponto de vista histórico como de dados monitorados durante a execução do projeto. 5. Criar valiosa base de dados operacionais de transporte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Integrante / Hugo T. Y. Yoshizaki - Coordenador / José Vicente Caixeta Filho - Integrante / Flavio G. Vaz de Almeida - Integrante / Edgar Blanco - Integrante.

  • 2011 - 2018

    Modelagem e Desenvolvimento de Algoritmos em Logística e Transportes com Considerações de Sustentabilidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2014

    Estudo Comparativo de Emissão de Gases de Efeito Estufa em Decisões de Intermodalidade para a Logística nos Principais Corredores de Carga do Paí, Descrição: O projeto tem os seguintes objetivos: 1. Determinar e comparar a emissão de gases do efeito estufa (GEE) para rotas e corredores de transporte das principais cargas brasileiras para os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, assim como para suas alternativas intermodais, para o caso de rotas de longo curso. 2. Avaliar a emissão de GEE a partir de dados primários de uso de veículos pelos transportadores. 3. Comparar as emissões relativas de veículos em operação real conforme várias dimensões, como idade, tamanho e tecnologia (modal). 4. Contribuir para a discussão sobre a vantagem do transporte intermodal no que diz respeito à emissão de GEE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador / Rui Carlos Botter - Integrante / Hugo T. Y. Yoshizaki - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Modelagem, Desenvolvimento e Implementação de Algoritmos para Problemas em Logística e Transportes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2012

    Modelos de Decisão para a Movimentação de Contêineres Vazios, Descrição: O objetivo do trabalho é estudar a cadeia logística de contêineres vazios nos portos brasileiros. Pretende-se investigar modelos de apoio à decisão relacionados ao gerenciamento à movimentação, ao transporte e à estocagem de contêineres vazios ao longo da sua cadeia. Mais especificamente pretende-se investigar e propor modelos de apoio à decisão, com ênfase para modelos de otimização e de simulação que auxiliem nas decisões relacionadas às operações de contêineres nos portos, incluindo o reposicionamento de contêineres vazios tendo em vista os desbalanceamentos entre oferta e demanda e que possam ser efetivamente utilizados pelas empresas para as decisões táticas e operacionais relacionadas à essa logística. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador / Rui Carlos Botter - Integrante / Hugo T. Y. Yoshizaki - Integrante / Celso Mitsuo Hino - Integrante / Jorge Leal de Medeiros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2008

    Modelagem Matemática e Algoritmos de Solução para Problemas em Logística e Transportes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Métodos de Busca em Vizinhança de Grande Porte e sua aplicação em problemas de transporte e logística, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2002

    Contribuição à Modelagem de Sistemas Logísticos e de Transportes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador.

  • 1997 - 2002

    Modelagem Matemática e Desenvolvimento de Algoritmos para Problemas em Logística e Transportes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudio Barbieri da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2021

Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura para o trabalho Pesquisa de doutorado ?Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus?, CAPES.

2021

6º Prêmio Cátedra Abertis categoria melhor tese de doutorado para a pesquisa "Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus? do orientado Renato O Arbex, Arteris, Fundação Abertis e Escola Politécnica da USP.

2021

10th Abertis International Award in Transportation Infrastructure Management, Abertis.

2019

4º Prêmio Cátedra Abertis categoria melhor tese de doutorado para a pesquisa "Modelos e Métodos para Estudos de Configuração de Redes Logísticas? do orientado Cauê Sauter Guazzelli., Arteris, Fundação Abertis e Escola Politécnica da Universidade São Paulo.

2017

XV Prêmio Abralog na categoria Logística Urbana e Mobilidade, Abralog - Associação Brasileira de Logística.

2016

Prêmio ANPET de Produção Científica 2016 pelo trabalho "Análise e Visualização de Dados de Rastreamento para Estudos de Logística Urbana", ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

2016

Prêmio ANPET de Produção Científica 2016 pelo trabalho ?Estimação da Matriz Origem-Destino e da Distribuição Espacial da Lotação em um Sistema de Transporte sobre Trilhos a partir de Dados de Bilhetag, ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

2016

ATRF Best Poster Prize for the paper entitled "Simulation-Optimization model applied on a closed loop railroad transportation system", ATRF - Australasian Transport Research Forum.

2009

Prêmio CNT - Produção Acadêmica 2009, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes e Confederação Nacional do Transporte.

2007

Prêmio CNT - Produção Acadêmica 2007, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes e Confederação Nacional do Transporte.

2000

Prêmio CNT - Produção Acadêmica 2000, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes e Confederação Nacional do Transporte.

1997

Prêmio CNT - Produção Acadêmica 1997, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes e Confederação Nacional do Transporte.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. , AV PROF ALMEIDA PRADO, travessa 2, nº 83 - Depto de Engenharia de Transportes, CID UNIVERSITARIA, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30916092, Fax: (11) 30915716, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aprovado em concurso público realizado em 04/07/2019. Membros da banca: Profª Drª Liedi Bernucci, EP, USP Prof. Dr. Orlando Strambi, EP, USP Prof. Dr. Reinaldo Morábito, UFSCar Prof. Dr. Romulo Orrico, UFRJ Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho, ESALQ/USP

2022 - 2023

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-chefe Depto de Engenharia de Transportes

2018 - 2022

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Depto de Engenharia de Transportes, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord Prog Mestrado Eng Sist Logísticos, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 3, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-chefe Depto de Engenharia de Transportes, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord PPG em Engenharia de Transportes, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2006

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aprovado no Processo Seletivo realizado em julho de 1997 Aprovado no Concurso de Ingresso realizado em julho de 2000

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR2388-Transporte e Meio Ambiente

  • 04/2013

    Direção e administração, Escola Politécnica.Cargo ou função, Coordenador Científico do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Logística Sustentável.

  • 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica.Cargo ou função, Vice-Presidente da Comissão de Pós Graduação (CPG) da Escola Politécnica da USP.

  • 08/2005

    Extensão universitária , Fundação Vanzolini.Atividade de extensão realizada, Vice-coordenação do Curso de Especialização em Logística Empresarial (CELOG).

  • 06/2004

    Direção e administração, Escola Politécnica.Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes.

  • 01/2004

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-2551 - Gerencia de Pavimentos, PTR-2451 - Economia e Planejamento de Sistemas de Transporte, PTR-2553 - Logística

  • 01/2003

    Ensino, Engenharia de Sistemas Logísticos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 06/2001

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 03/1999

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Cargo ou função, Membro do Conselho de Departamento de Engenharia de Transportes.

  • 02/1998

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Cargo ou função, Vice-Coordenador do LPT-Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes.

  • 02/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Linhas de pesquisa

  • 02/1998

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR 5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística, PTR 5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 01/2005 - 12/2005

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 01/2004 - 12/2004

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 01/2000 - 08/2003

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Cargo ou função, Membro Representante do Departamento de Engenharia de Transportes na Comissão de Pesquisa.

  • 01/2003 - 06/2003

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR 2451 - Economia e Planejamento de Sistemas de Transporte, PTR 2553 - Logística

  • 03/2003 - 03/2003

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Planejamento e Gestão da Cadeia Logística - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 01/2003 - 01/2003

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Transporte e Armazenagem - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 09/2002 - 01/2003

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Estudo de Alternativas Logísticas de Suprimentos para a Aracruz Celulose.

  • 01/2002 - 12/2002

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR 2451 - Economia e Planejamento de Sistemas de Transportes, PTR 551 - Economia e Avaliação de Sistemas de Transportes, PTR 608 - Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia Civil

  • 01/2002 - 12/2002

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 09/2002 - 09/2002

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Planejamento e Gestão da Cadeia Logística - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 07/2002 - 07/2002

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Transporte e Armazenagem - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 04/2002 - 04/2002

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Fundamentos de Planejamento do Transporte Ferroviário Metropolitano - Programa de Especialização em Gestão Ferroviária para CPTM e Metrô/SP

  • 03/2002 - 03/2002

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Planejamento e Gestão da Cadeia Logística - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 02/2002 - 02/2002

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Transporte e Armazenagem - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 01/2001 - 12/2001

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística

  • 01/2001 - 12/2001

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-608 - Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia Civil, PTR-551 - Economia e Avaliação de Sistemas de Transportes

  • 08/2001 - 08/2001

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Planejamento e Gestão da Cadeia Logística - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 07/2001 - 08/2001

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Transporte e Armazenagem - Desenvolvimento e Treinamento em Logística para a TNT Logistics

  • 02/2001 - 04/2001

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Produção.Treinamentos ministrados, Transportes em Logística Empresarial - Programa de Especialização em Logística para os Correios

  • 01/2000 - 12/2000

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes

  • 10/2000 - 11/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Métodos Quantitativos para Planejamento Portuário - MBA Gestão Portuária para a CODESP

  • 09/2000 - 11/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Produção.Treinamentos ministrados, Ferramentas Gerais de Logística Empresarial - Programa de Especialização em Logística para os Correios

  • 08/1999 - 11/2000

    Extensão universitária , Escola Politécnica.Atividade de extensão realizada, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação (especialização) em Logística para a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

  • 08/2000 - 10/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Estruturação de Custos e Formação de Preços - MBA Gestão Portuária para a CODESP

  • 08/2000 - 10/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Planejamento Logístico - MBA Gestão Portuária para a CODESP

  • 06/2000 - 06/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Sistemas de Informação e Apoio à Decisão para Logística - Programa de Especialização em Logística para a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce - 05 a 10/06/2000

  • 02/2000 - 03/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Métodos Quantitativos para Planejamento Portuário - MBA Gestão Portuária para a CODESP - 16/02 a 20/03/2000

  • 02/1998 - 02/2000

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PNV-2100 - Introdução à Engenharia, PTR 551 - Economia e Avaliação de Sistemas de Transportes, PTR 608 - Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia Civil

  • 12/1999 - 12/1999

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Transporte e Intermodalidade - Programa de Especialização em Logística para a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce - 13 a 18/12/99

  • 01/1999 - 12/1999

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5744 - Pesquisa Operacional Aplicada ao Planejamento de Transportes, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística

  • 09/1998 - 12/1999

    Direção e administração, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Cargo ou função, Vice-Coordenador de Graduação do Departamento de Engenharia de Transportes na Comissão de Graduação.

  • 10/1999 - 10/1999

    Treinamentos ministrados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.Treinamentos ministrados, Ferramentas Básicas para Logística - Programa de Especialização em Logística para a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce - 25 a 30/10/99

  • 01/1998 - 12/1998

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR-5001 - Implementação de Algoritmos e Heurísticas Aplicados a Transportes e Logística

  • 07/1998 - 07/1998

    Estágios , Escola Politécnica.Estágio realizado, Visita acadêmica à Universidade de Leeds (UK), em particular o ITS-.

  • 08/1987 - 06/1988

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PTR 537 - Engenharia de Tráfego e Transportes Urbanos

2004 - 2019

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador, Carga horária: 1

Outras informações:
Vice-coordenador do CELOG - Curso de Especialização em Logística Empresarial, oferecido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP

1997 - 1998

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Divisão de Tecnologia Transportes

1994 - 1997

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe Agrupamento de Logística e Transporte

1991 - 1994

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Chefe Seção de Logística

1990 - 1990

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe Agrupamento de Logística e Transportes

1986 - 1990

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Agrupamento de Engª Transportes

Atividades

  • 03/1997 - 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de Tecnologia de Transportes.Linhas de pesquisa

  • 06/1994 - 03/1997

    Direção e administração, Divisão de Tecnologia de Transportes.Cargo ou função, Chefe do Agrupamento de Logística e Transporte.

  • 06/1994 - 04/1995

    Direção e administração, Divisão de Tecnologia de Transportes.Cargo ou função, Diretor Interino da Divisão de Tecnologia de Transportes.

2003 - 2004

University of Florida

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsa de Pós-Doutorado

2023 - 2023

University of California System, UC System

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante na UC Davis, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa Fulbright Distinguished Chair.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
DEPOSITANTE Patente nº BR 10 2013 024027 3 19/09/2013