Rafael Matos da Rosa
Mestrando em Ensino na Saúde PPGENSAU - UFCSPA 2021/2022. Especialização em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialização em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2019). especialização em Auditoria em Sistema de Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde de Porto Alegre (2012). Graduação em enfermagem e licenciatura plena pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (2005). Tem experiência profissional desde 2006 em saúde da família, tendo atuado nos municípios de Campo Bom e Porto Alegre trabalhando na área assistencial dos seguintes programas: imunizações, DST/AIDS e hepatites, abordagem sindrômica, através do aconselhamento, testagem rápida e buscas ativas, saúde do escolar (sexualidade, drogadição), tuberculose, hanseníase, saúde da mulher na prevenção do câncer do colo do útero e mama, saúde da criança, saúde do adulto, hipertensão arterial e diabetes mellitus, vigilância nutricional e epidemiológica.
-Experiência na licenciatura plena na Escola profissional UNIPACS de Taquara tendo lecionado por três anos a disciplina de terapia intensiva e preceptor dos estagiários do sétimo, oitavo e nono semestres da PUC e da UFRGS no período de 2013 a 2019
-Trabalhou por um ano 2011/2012 como consultor de qualidade da empresa GJP hotéis e resorts, tendo atuado na implantação da gestão de mapeamento de processos.
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Ensino na Saúde
2020 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Cecilia Dias Flores
Coorientador: Silvio Cesar Cazella.
Especialização em saúde pública com ênfase em saúde da família
2018 - 2019
Centro Universitário Internacional
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DOS TESTES RÁPIDOS NA CONSULTA DE PRÉ NATAL COMO ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS E DO HIV
Orientador: Schimidt, Débora Berger
Especialização em auditoria em saúde
2011 - 2012
Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde
Título: A contribuição do enfermeiro na prevenção do câncer de mama
Orientador: Eduardo Dias Lopes
Graduação em enfermagem
2001 - 2005
Universidade Franciscana
Título: Malária
Orientador: Selvino Luiz Cogo
Formação complementar
2016 - 2016
Capacitação e oficina de sensibilização em hanseníase para enfermeiros. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2015 - 2015
atualização em hepatites virais para atenção básica. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2015 - 2015
capacitação sobre dengue e chikungunya. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2014 - 2014
Atualização em imunizações e implantação da vacina da hepatite A. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2013 - 2013
curso de promotores em saúde da população negra. , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2013 - 2013
abordagem e tratamento do fumante. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2009 - 2009
inglês. (Carga horária: 108h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: hotelaria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: AUDITORIA EM SAÚDE.
Organização de eventos
GUTIERREZ, L. L. P. ; ROSA, R. M. ; ROSA, R. M. . IV Simpósio Internacional Ensino na Saúde: Centenário Paulo Freire. 2021. (Outro).
Participação em eventos
capacitação sobre dengue e chikungunya. 2015. (Oficina).
Abordagem sindrômica de doenças sexualmente transmissíveis. 2010. (Seminário).
Avaliação de desempenho e a responsabilidade das chefias. 2009. (Encontro).
programa de educação permanente. 2009. (Encontro).
Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde - Introdutório - Módulo I.cadastramento familiar. 2008. (Outra).
Curso Modular de Tratamento de Feridas. 2008. (Outra).
programa de educação permanente. 2008. (Encontro).
1 simpósio ulbra saúde de tratamento de feridas. 2007. (Simpósio).
3ª conferência municipal de saúde. 2007. (Seminário).
Curso sobre abordagem sindrômica em doenças sexualmente transmissíveis - masculino e feminino. 2007. (Encontro).
fundamentos da bioética. 2007. (Encontro).
Enfermagem ontem, hoje, amanhã (re) vivendo a história, discutindo avanços e perspectivas. As necessidades dos usuários de uma unidade básica de saúde da família. 2005. (Congresso).
56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. A enfermagem diante de situações especiais em pacientes clínicos cirúrgicos. 2004. (Congresso).
7 Simpósio de Ensino, pesquisa e extensão.Contribuição da enfermagem no cuidado preventivo do acidente vascular cerebral. 2004. (Simpósio).
8 Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. 2004. (Simpósio).
1 Seminário Regional multidisciplinar de esclerose múltipla. 2002. (Seminário).
63ª Semana Brasileira de Enfermagem e I bienal da enfermagem da UNISINOS. 2002. (Congresso).
6 Simpósio de ensino, pesquisa e extensão.Assistência de enfermagem no acidente vascular cerebral. 2002. (Simpósio).
Curso de nefrologia. 2002. (Outra).
Dia mundial da alimentação - alimentação mundial: caminhos e tendências. 2002. (Simpósio).
fórum gaúcho das instituições de ensino superior com ações voltadas ao envelhecimento. 2002. (Outra).
IV congresso brasileiro das ligas do trauma. 2002. (Congresso).
Curso Básico de Qualidade. 2001. (Outra).
DST/AIDS. 2001. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2005
Contribuição da enfermagem no cuidado preventivo do acidente vascular cerebral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Matos da Rosa - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria da Saúde. , Francisco Nava, 57, centro, 89590000 - Arroio Trinta, SC - Brasil, Telefone: (49) 35356400
Experiência profissional
2022 - Atual
Prefeitura Municipal de Arroio TrintaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeiro, Carga horária: 40
2020 - 2021
Prefeitura de Alto FelizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeiro ESF, Carga horária: 40
Outras informações:
atualmente sou enfermeiro responsável técnico do município e coordenador da estratégia de saúde da família
2013 - 2020
Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da FamíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeiro ESF, Carga horária: 40
2012 - 2013
Prefeitura de Eldorado do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeiro ESF, Carga horária: 40
Outras informações:
atenção primária em saúde, diagnósticos situacionais, mapeamento das áreas criticas, método analitico de solução de problemas, consultas de puerpério e pré-natal, vigilancia em saúde e epidemiológica.
2012 - 2012
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeiro emergencista, Carga horária: 36
Outras informações:
classificação de risco dos pacientes, consulta de enfermagem, administração de medicamentos, evolução de enfermagem, supervisão técnicos de enfermagem, manobra de RCP, coleta de exames (gasometria), instalação de cateteres (SVSF, SNE, SNG), controle e aprovisionamento de fármacos e materiais no plantão.
2011 - 2012
GJP HOTÉIS & RESORTSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: consultor de qualidade e auditor em saúde, Carga horária: 44
Outras informações:
consultoria de qualidade da empresa, mapeamento dos processos, elaboração de documentos no padrão ISO 9001
2007 - 2011
Prefeitura de Campo BomVínculo: , Enquadramento Funcional: enfermeiro saúde da família, Carga horária: 40
Outras informações:
consulta de enfermagem, orientação sobre utilização correta de medicamentos, pré-natal, puericultura, pré-câncer (tratamento de intercorrências), TB/Hansen, elaboração de grupos mensais para 3 idade (diabetes,hipertensão), controle de estoque de condoms, medicamentos, anticontraceptivos orais, elaboração de rotinas, preenchimentos de fichas PMA2, SSA2, fichas D entre outras. Participar de reuniões de comunidade para prestação de contas, visitas domiciliares, vigilância sanitária.
2006 - 2007
PREFEITURA DE IVOTIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeiro chefe pronto atendimento, Carga horária: 40
2005 - 2005
Casa de Saúde de Santa MariaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 20
2006 - 2009
UnipacsVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações:
professor de terapia intensiva, urgências e emergências e obstetrícia.
2006 - 2007
Lar Sant´AnnaVínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: responsável técnico, Carga horária: 15
2005 - 2005
Universidade FranciscanaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 10
2005 - 2005
Universidade FranciscanaVínculo: Outro (especifique) monitoria, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 4
2003 - 2003
Prefeitura Municipal de Santa MariaVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 12
2005 - 2005
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 20
2004 - 2005
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Matos da Rosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?