Denise Vicentino Dardeau Vieira

Bacharel em História pela UFF, Licenciada em Filosofia pela UFRJ, Mestre em Filosofia pela UFRJ e Doutora em Filosofia pela UFRJ e pela Universidade de Coimbra em regime de Cotutela, com pesquisa financiada pela CAPES na área de Filosofia Contemporânea, com ênfase em ética e política. Tem interesse nas áreas de Filosofia, Educação, História e Sociologia. Foi membro do NUPEHC (Núcleo de Pesquisas em História Cultural - UFF) e membro da Cia das Índias (Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna) na condição de bolsista de iniciação científica nos anos de 2008 e 2009; membro do "Khôra: Laboratório de Filosofias da Alteridade", na condição de bolsista de Mestrado e Doutorado entre os anos 2011 e 2017; e membro colaborador do "Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra", a partir de 2015. Tem experiência docente nos segmentos: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos pré-vestibulares. Atualmente, atua como professora e coordenadora de Filosofia na Educação Básica nos segmentos Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio regulares.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia - Programa de Pós Graduação em Filosofia

2013 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Das aporias da responsabilidade à fábula do sujeito: a gênese conjunta da subjetividade e da responsabilidade segundo Derrida
Orientador: Professor Doutor Rafael Haddock-Lobo
com , Ano de obtenção: 2018. Coorientador: Professora Doutora Fernanda Bernardo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia Contemporânea; Desconstrução; Alteridade; Jacques Derrida.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Desconstrução.

Mestrado em Filosofia

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da Fenomenologia à Ética: alteridade e subjetividade no pensamento de Emmanuel Lévinas
Orientador: Rafael Haddock-Lobo
, Ano de Obtenção: 2013.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ética; Ontologia; Responsabilidade; Alteridade; Jacques Derrida.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofias da Alteridade.

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2011 - 2022

Instituto de Filosofia e ciências sociais da UFRJ
Título: Projeto de vida e a ideologia neoliberal: reflexões acerca das reformas educacionais no Brasil ? BNCC e Novo Ensino Médio
Orientador: Doutora Susana de Castro e Doutor André Bocchetti

Graduação em História

2007 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: A Confraria de Pedro Basílio: entre irmãos e militares.
Orientador: Ronald Raminelli
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

A Reforma do Ensino Médio: os limites da educação no capitalismo dependente. (Carga horária: 40h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Organização de eventos

Dardeau, D. ; André Mendes ; Andreia Carvalho ; Inês Almeida . Jornadas de Pós-Graduação - Escrita's da Resistência. Da Literatura, à Filosofia e à Política. 2015. (Outro).

Participação em eventos

1ºCiclo Formação UniFavela ? Educação Popular e Representatividade Negra nos espaços acadêmicos. 2020. (Seminário).

1º Ciclo Formação UniFavela - Educação popular: Paulo Feire e Nêgo Bispo. 2020. (Seminário).

1º Ciclo Formação UniFavela - Educação Popular e Tecnologias: pontos de reflexão. 2020. (Seminário).

Jornada Internacional de Pós-Graduação Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Escrita's da Resistência (Celan - Blanchot - Levinas - Derrida).Da monolíngua do outro à ex-apropriação de si: o registro hetero-auto-nômico da singularidade na Desconstrução. 2016. (Seminário).

Jornadas de Pós-Graduação - Escrita's da resistência. Da Literatuda, à Filosofia e à Pol´tica.Ler-escrevendo: a tecedura - "ética" - da escrita derridiana. 2015. (Seminário).

XXIII Seminário dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.O repensar desconstrutivo da escrita em sentido platônico a partir da releitura de Jacques Derrida. 2015. (Seminário).

XVI Encontro Nacional da ANPOF.A desconstrução e a (im)possibilidade ética: a tarefa de (re)pensar a questão do sujeito com Jacques Derrida. 2014. (Encontro).

XVII Semana de Filosofia da UFU - O Sujeito pós-metafísico: em torno do pensamento de J-L Marion e Homenagem a Derrida. Metafísica da subjetividade e Desconstrução: o redimensionamento do sujeito a partir de Jacques Derrida. 2014. (Congresso).

XXII Seminário dos Estudantes de Filosofia do PPGF/UFRJ.A questão do sujeito na perspectiva da desconstrução derridiana. 2014. (Seminário).

XXI Seminário dos Estudantes de Filosofia do PPGF/UFRJ.Sobre o pensamento de Derrida: a partir e para além do outro levinasiano. 2013. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Aporias da Justiça: entre Lévinas e Derrida. 2012. (Congresso).

XX Seminário dos Estudantes de Filosofia do PPGF/UFRJ.Pensar outramente: (a)onde se desenha a dificuldade do pensamento levinasiano. 2012. (Seminário).

I Colóquio Internacional Desconstrução, Linguagem e Alteridade: heranças de Jacques Derrida.Lévinas espectro de Derrida: alteridade, rastro, desconstrução. 2011. (Outra).

XII Semana dos alunos da pós-graduação em Filosofia | PUC-Rio.A morte como o despertar da alteridade em Emmanuel Lévinas. 2011. (Seminário).

XIX Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.A questão da alteridade em Emmanuel Lévinas a partir do rastro heideggeriano. 2011. (Seminário).

VII Seminário de Graduação em Filosofia da UFRJ..Jacques Derrida: da linguagem à escritura, da escritura como transbordamento. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • Dardeau, D. . A questão do sujeito na filosofia de Emmanuel Lévinas: uma abordagem crítica sob a ótica derridiana. Filosofia e Educação , v. n.2, v.7, p. 170-194, 2015.

  • DARDEAU, DENISE . METAFÍSICA DA SUBJETIVIDADE E DESCONSTRUÇÃO: NOTAS A PARTIR DE JACQUES DERRIDA. Educação e Filosofia (Online) , v. 29, p. 567-585, 2015.

  • Dardeau, D. . Aporias da justiça: entre Lévinas e Derrida. SAPERE AUDE: REVISTA DE FILOSOFIA , v. 4, p. 170-185, 2013.

  • Dardeau, D. . Lévinas espectro de Derrida: alteridade, rastro, desconstrução. Ítaca (UFRJ) , v. 19, p. 72-85, 2012.

  • Dardeau, D. . Jacques Derrida: da linguagem à escritura, da escritura como transbordamento. Ensaios Filosóficos , v. III, p. 54/5-62, 2011.

  • Dardeau, D. . A desconstrução e a (im)possibilidade ética: a tarefa de (re)pensar a questão do sujeito com Jacques Derrida. In: XVI Encontro ANPOF, 2014, Campos do Jordão / SP. Filosofias da Diferença. Coleção XVI Encontro ANPOF, 2014. p. 243-257.

  • Dardeau, D. . A morte como despertar da alteridade em Emmanuel Lévinas. In: XII SAF-PUC, 2012, RIO DE JANEIRO. Anais da XIIX SAF-PUC. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2011. v. 12. p. 111-119.

  • Dardeau, D. . Para além do outro levinasiano: uma leitura crítica a partir de Jacques Derrida. In: GT FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DE EXPRESSÃO FRANCESA, 2013, RIO DE JANEIRO. GT FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DE EXPRESSÃO FRANCESA, 2013.

  • Dardeau, D. . Da desconstrução do 'todo-outro': sobre o pensamento de Jacques Derrida. (ou Uma abordagem crítica ao 'outro humanismo' de Lévinas). In: XV ENCONTRO NACIONAL ANPOF, 2012, CURITIBA. CADERNOS DE RESUMO - XV ENCONTRO NACIONAL ANPOF. SÃO PAULO: ANPOF, 2012. v. 15. p. 190-191.

  • Dardeau, D. . Da monolíngua do outro à ex-apropriação de si: o registro hetero-auto-nômico da Desconstrução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . Ler-escrevendo: a tecedura - 'ética' - da escrita derridiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . O repensar desconstrutivo da escrita em sentido platônico a partir da releitura de Jacques Derrida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. . Metafísica da subjetividade e Desconstrução: o redimensionamento do sujeito a partir de Jacques Derrida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . A questão do sujeito na perspectiva da desconstrução derridiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. . A desconstrução e a (im)possibilidade ética: a tarefa de (re)pensar a questão do sujeito com Jacques Derrida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . Para além do outro levinasiano: uma leitura crítica a partir de Jacques Derrida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dardeau, D. . Sobre o pensamento de Derrida: a partir e para além do outro levinasiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. . Aporias da justiça: entre Lévinas e Derrida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . Pensar outramente: (a)onde se desenha a dificuldade do pensamento levinasiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. . A morte como despertar da alteridade em Emmanuel Lévinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. . Derrida espectro de Lévinas: alteridade, rastro, desconstrução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dardeau, D. . Jacques Derrida: da linguagem à escritura, da escritura como transbordamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dardeau, D. ; RODRIGUES, C. . ?É preciso comer bem? ou o cálculo do sujeito Jacques Derrida. Valparaíso / CHILE: Colegio Internacional de Filosofía, 2018. (Tradução/Artigo).

  • Dardeau, D. . Deserto no deserto: a política impossível entre a promessa e o messianismo. Rio de Janeiro: NAU, 2014. (Tradução/Artigo).

  • Dardeau, D. . Seminário de História da Filosofia Contemporânea II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2018

    KHORA - Laboratório de Filosofias da Alteridade, Descrição: O Laboratório KHORA de Filosofias da Alteridade é um núcleo de estudos e de pesquisa em torno da problemática da alteridade no pensamento filosófico pos-hegeliano. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ), reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como doutorandos, mestrandos e graduandos. A partir de autores que tratam diretamente da questão do outro como problema filosófico, como Jacques Derrida, Emmanuel Lévinas e Martin Buber, juntamente a leituras de reconhecidos filósofos como Hegel, Kierkegaard, Husserl, Heidegger, Nietzsche, Benjamin e Foucault, por exemplo, o objetivo do núcleo é pensar a partir de uma abordagem temática da filosofia, sendo esta posta a partir de problemas, e não mais restrita a autores, a fim de explorar como a alteridade, repensada de modo radical, pode instigar à filosofia outras possíveis formas de pensamento, seja no plano da teoria do conhecimento, seja no plano da ética, da filosofia política ou da estética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Denise Vicentino Dardeau Vieira - Integrante / Rafael Haddock-Lobo - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Serviços e Recompensas, Descrição: No Antigo Regime, o monarca deveria recompensar os serviços de seus vassalos com justiça, por ser a equidade e a liberalidade atributos reais. A presente pesquisa parte do princípio que os serviços prestados à monarquia deveriam ser reconhecidos e recompensados pelo rei, para criar e manter alianças entre o centro e as localidades do império colonial. Por meio dos pedidos de mercê (pedidos de foro de fidalgo, títulos de cavalheiro, patentes, terras, cargos, tenças, entre outros), os vassalos pretendiam inserir-se na burocracia colonial, exibir títulos e hábitos, desfrutar de privilégios, enfim as mercês promoviam a ascensão social, e por que não a nobilitação , dos agraciados pelo rei. Os feitos militares sempre atuaram como principal serviço à monarquia e continuariam a ser entre os séculos XVII e XVIII, seja na defesa contra as investidas externas, nos combates aos índios rebeldes, seja no controle de tumultos e rebeliões promovidos pelos colonos. Nas capitanias da Bahia e do Rio de Janeiro, os pedidos mais freqüentes partiam de capitães-mores que descreviam seus empreendimentos bélicos como trunfo para solicitar o Hábito da Ordem de Cristo. Não necessitavam de descrever a natureza, as comunidades indígenas, a história da colonização e seus feitos para pedir as benesses monárquicas como fizeram os colonos no início da colonização. Depois da Restauração portuguesa (1640), os vassalos apenas mencionavam a defesa dos interesses da Coroa para solicitar cargos mais prestigiosos na administração colonial e títulos que atuavam na consolidação de seus poderes locais. De modo geral, os pleitos ao Conselho Ultramarino partiam das elites locais, ou melhor, da nobreza da terra , que apesar de desfrutar de privilégios e prestígio nas localidades, nem sempre possuíam o reconhecimento da Coroa para seus feitos e serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Denise Vicentino Dardeau Vieira - Integrante / Ronald Raminelli - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Bolsa.

Prêmios

2024

Moção de Louvor e Reconhecimento pela cofundação do Pré-Vestibular Comunitário Infantes do Lins, Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2011 - 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC

Atividades

  • 06/2008 - 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

2016 - 2016

Instituto de Filosofia e ciências sociais da UFRJ

Vínculo: Estágio de Doutoramento, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docente de Doutoramento ministrando a disciplina FCF 287 - Seminário de História da Filosofia Contemporânea II, sob supervisão do orientador Prof. Dr. Rafael Haddock Lobo.

2016 - 2016

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora do Pré-Vestibular social, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de História do Pré-Vestibular social oferecido pelo CEDERJ/Fundação Cecierj.

2017 - 2021

Colegio e Curso Ícaro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de História e Filosofia, Carga horária: 12

2018 - Atual

Colégio e curso Matriz Educação

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora e Coordenadora de Filosofia e da disciplina "Projeto de Vida".

2020 - Atual

Colégio e Curso Intuitivo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia Curso Pré-Vestibular, Carga horária: 3

2024 - Atual

Colégio Angelorum

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia, Carga horária: 6