Rodrigo dos Passos Faria

Mestre em Ensino de Ciências pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ IFRJ. Bacharel em Biologia com ênfase em Ecologia e licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida/ UVA. Cursos de Extensões e Aperfeiçoamento, como em Ensino e Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ IOC/ FIOCRUZ; Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA e Formação em Tutores a Educação a Distância (EaD), pela Universidade Federal de Outro Preto/ UFOP-CEAD, dentre outros. Microempreendedor, com a função de Professor Particular/ Revisor Acadêmico, pela Rodrigo Faria Prestações de Serviços Acadêmicos. Fui Editor Júnior e Membro de Corpo Editorial da Revista Eletrônica Ciências & Ideias - RECI/ IFRJ. Mestre/ Pesquisador dos grupos de pesquisa: CAFÉ - Ciência, Arte, Formação e Ensino/ IFRJ e Tecnologias Sociais, Cultura e Promoção da Saúde/ IOC/ FIOCRUZ. Atuei como pesquisador em 6 projetos acadêmicos, sendo 3 na área do Ensino de Ciências pelo IFRJ; 1 na área da Educação e Promoção de Saúde, pela IOC/ FIOCRUZ e 2 na área de Educação Ambiental e Comportamental, pela UVA, no Centro de Biologia. Atuei como Educador Ambiental na Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro/ CEDAE, no projeto do Núcleo de Educação Socioambiental do Trabalho Técnico Social da empresa. Atuei Pesquisador, Coordenador de Campo e Mobilizador Social pelo Instituto de Estudos da Religião/ ISER, com avaliação e monitoramento de Projetos socioambientais, sociais e administrativos. Tutor Online na área de Educação Ambiental, pela UFOP-CEAD. Atuei como docente em 4 unidades escolares privadas, abrangendo o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Pré-ENEM e Pré-Técnico. Fui prestador de serviço, pela Ser Cidadão, como Técnico de Campo Socioambiental para a empresa CTR Ciclus Ambiental LTDA (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos). Atuei durante 5 anos, prestando serviço a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, como auxiliar de secretaria escolar, pela Locanty Comércio e Serviços LTDA. Principais áreas de atuação: Educação Ambiental Crítica, Movimentos Sociais, Memória Social, Identidade Social, Trabalho e Educação Popular, Psicologia Social, Inclusão, Ensino de Ciências, Escolas Sustentáveis e Análises Discursivas.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Ciências

2015 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Pensando a educação ambiental crítica a partir de fragmentos do discurso presentes nas memórias sociais de uma catadora de materiais recicláveis.,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca
Coorientador: Luiza Rodrigues de Oliveira. Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Memória Social; Saber Popular; Conhecimento Científico; Catadores de Materiais Recicláveis.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento. Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Aperfeiçoamento em Ensino em Biociências e Saúde

2013 - 2015

fundação instituto oswaldo cruz
Título: Parasitoses Intestinais: análise dos conhecimentos, atitudes, práticas e percepções dos escolares do ensino fundamental de Nova Iguaçu/ RJ. Ano de finalização: 2015
Orientador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2012

Universidade Veiga de Almeida
Título: Análise da Percepção Ambiental Natural de estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do Município de Nova Iguaçu/ RJ
Orientador: Magda Fernandes Andrade-Tubino

Graduação em Biologia

2005 - 2011

Universidade Veiga de Almeida
Título: Análise da Percepção Ambiental Natural de estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do Município de Nova Iguaçu/ RJ
Orientador: Magda Fernandes de Andrade-Tubino
Bolsista do(a): MEC, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental e Agricultura Familiar. (Carga horária: 180h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdutório sobre Mudança Climática. (Carga horária: 180h). , United Nations Organization, UN, Estados Unidos.

2018 - 2018

Extensão universitária em Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. (Carga horária: 180h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Ensino Híbrido na Educação Superior. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima para Gestores. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Participação Social e Cidadania Ambiental: Promover a Sustentabilidade. (Carga horária: 90h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Educação Ambiental e Água. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2018 - 2018

EDUCARES: Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação em Tutores a Distância (EaD). (Carga horária: 140h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar. (Carga horária: 180h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2016 - 2016

Água em curso: Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2013 - 2013

Educação Ambiental. (Carga horária: 10h). , Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, FIRJAN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Atualização em Promoção da Saúde e Práticas Educat. (Carga horária: 180h). , Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza, ETESHDS, Brasil.

2012 - 2012

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 8h). , Entidade Ambientalista Onda Verde, ONDA VERDE, Brasil.

2012 - 2012

Sensibilização em Gestão da Qualidade, Biosseguran. (Carga horária: 10h). , Fundação Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Topiaria e Mosaicultura. (Carga horária: 180h). , Fundação Parques e Jardins (Secretaria de Conservação e Meio Ambiente), FPJ, Brasil.

2006 - 2006

Analises Clínica e Banco de sangue/ Hemoterapia. (Carga horária: 64h). , Bios Vita, BIOSVITA, Brasil.

2006 - 2006

Educação Ambiental e Ecologia Social. (Carga horária: 20h). , ONG Bioética, ONG BIOÉTICA, Brasil.

2005 - 2005

Monitor de Jardinagem. (Carga horária: 60h). , Fundação Parques e Jardins (Secretaria de Conservação e Meio Ambiente), FPJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Percepção Ambiental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Análise Discursiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Memória Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21ª edição do FIOCRUZ PARA VOCÊ.Parasitoses Intestinais: Jogos Lúdicos. 2014. (Oficina).

20ª edição do FIOCRUZ PARA VOCÊ.Parasitoses Intestinais (Promoção de Saúde). 2013. (Oficina).

Diálogos entre Ciência, Saúde e Sociedade.Simpósio Diálogos entre Ciência, Saúde e Sociedade. 2013. (Simpósio).

Projeto Juventude.Juventude, Cidadania e Práticas.. 2013. (Oficina).

Exposição sobre Educação Ambiental.Educação Ambiental. 2007. (Oficina).

V Mostra FICA no SESC Rio.Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiza Rodrigues de Oliveira

RÔÇAS, G.OLIVEIRA, L. R.; MAIA, E. D.; WALVY, O.. PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DE FRAGMENTOS DO DISCURSO PRESENTES NAS MEMÓRIAS SOCIAIS DE UMA CATADORA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Giselle Rôças de Souza Fonseca

Rôças, GiselleOLIVEIRA, Luiza Rodrigues de; SILVA, L. T.; Maia, Eline Decacche. Pensando a educação ambiental crítica a partir de fragmentos do discurso presentes nas memórias sociais de uma catadora de materiais recicláveis. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Daniel Shimada Brotto

BROTTO, D. S.. Análise da percepção ambiental em estudantes do 6º e 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas do município de Nova Iguaçu, RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências biológicas) - Universidade Veiga de Almeida.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Claudio Luis Palombo

Associação entre o Perfil de Ambiente e Condições de Trabalho com a Perspectiva de Saúde e Qualidade de Vida de Profissionais de Gestão de Recursos Humanos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Rodrigo dos Passos Faria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiza Rodrigues de Oliveira

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA ANÁLISE DAS SUAS HISTÓRIAS A PARTIR DO VIÉS SOCIOAMBIENTAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Coorientador: Luiza Rodrigues de Oliveira;

Magda Fernandes de Andrade-Tubino

; Análise da percepção ambiental natural de estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do município de Nova Iguaçu - RJ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Magda Fernandes de Andrade-Tubino;

Antônio Henrique Almeida de Moraes Neto

Conhecimentos, atitudes e práticas relacionados as parasitoses intestinais na rede municipal de ensino de Nova Iguaçú, RJ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto;

Antônio Henrique Almeida de Moraes Neto

Conhecimentos, atitudes e práticas relacionados as parasitoses intestinais na rede municipal de ensino de Nova Iguaçú, RJ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto;

Antônio Henrique Almeida de Moraes Neto

Conhecimentos, atitudes e práticas relacionados as parasitoses intestinais na rede municipal de ensino de Nova Iguaçú, RJ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FARIA, R. dos P. ; RÔÇAS, G. ; OLIVEIRA, L. R. ; ANJOS, M. B. . Espiando pelo Buraco da Fechadura: Ambiente e Formação Subjetiva nas Memórias de uma Catadora de Material Reciclado. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 9, p. 16-31, 2018.

  • BARRETO, B. S. ; FARIA, R. dos P. ; ANJOS, M. B. ; RÔÇAS, G. . Considerações acerca dos Aspectos Socioambientais de Catadores de Materiais Recicláveis II. In: XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ IFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Integração da Pesquisa, Inovação e Pós-graduação para o Desenvolvimento da Ciência.. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017. v. 1. p. 72-72.

  • FARIA, R. dos P. ; ANJOS, M. B. . Ciência, Educação Ambiental e Fazer Social: Por onde caminha a Humanidade. In: II Semana Acadêmica do Campus Mesquita, 2016, Mesquita/ RJ. Ciência, arte e cultura debates na Baixada Fluminense. Nova Iguaçu: Editora Entorno, 2016. p. 81-82.

  • FARIA, R. dos P. ; SANTOS, J. M. ; PEREIRA, D. M. . Análise da Percepção Ambiental Natural de estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do Município de Nova Iguaçu/ RJ. In: III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, 2015, Murtosa, Aveiro. Livro de Resumos. Torreira, Murtosa: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), 2015. p. 158-160.

  • FARIA, R. dos P. ; BIRUES, T. S. . A Educação Ambiental e a comunidade: construindo um novo caminho.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, R. dos P. ; BIRUES, T. S. . Educação Ambiental: processo da Estação de Tratamento de Água a residência da comunidade/ Água. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, R. dos P. . Saúde e Prevenção a Saúde: parasitose intestinal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, R. dos P. . Promoção de Saúde: Jogo da Saúde (TOSCANI, et al. 2007). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, R. dos P. . 150 anos da Teoria da Evolução de Alfred Russel Wallace & Charles Robert Darwin.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, M. F. de ; FARIA, R. dos P. . Agenda 21 Escolar. 2012.

ANJOS, M. B. ; LOUZADA, M. A. P. ; FARIA, R. dos P. . X Simpósio de Ciências, Arte e Cidadania: Criando Empatia com CienciArte. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARIA, R. dos P. ; OLIVEIRA, V. S. . VI Expo Catadores: Entrevistas e Filmagem com Representantes Nacionais e Regionais do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis/ MNCR. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MEIRELES, C. P. ; FARIA, R. dos P. ; PEREIRA, A. R. F. . Educação Ambiental Marítima/ Oceânica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, D. M. ; OLIVEIRA, H. H. ; SANTOS, J. M. ; FARIA, R. dos P. . Escolas na Transição Para a Sustabilidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, H. H. ; SANTOS, J. M. ; FARIA, R. dos P. . Escolas Sustentável e Ensino à Distância: Tecnologias da Informação em Foco. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Ensino de Ciências em Canais de Vídeos Educativos do YouTube, Descrição: Neste projeto propomos a análise de materiais audiovisuais com finalidades pedagógicas voltados à área de ciências que se encontram disponíveis em canais considerados educativos no repositório de vídeos do Google, o YouTube, o mais popular no Brasil. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo realizar um estudo qualitativo sob duas vertentes: inicialmente por meio de um levantamento a fim de identificar os canais educativos que veiculam vídeos de ciências, mapeamento alguns indicadores, visando, com isso, indicar que modelos estéticos são predominantes nos canais de vídeos, relacionando-os com os indicadores mapeados a fim de compreender as possíveis concepções de educação que fundamentam a produção dos vídeos desses canais; relacionar os aspectos identificados na primeira vertente com o uso desses vídeos por estudantes do ensino básico que, em geral, buscam nesse repositório uma forma complementar de estudo, visando à identificação dos motivos que levam esses sujeitos a assistirem aos vídeos e incrementarem o número de inscrições e visualizações dos canais do YouTube, vídeos esses que muitas das vezes reproduzem um modelo de aula tradicional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Coordenador / Giselle Rôças de Souza Fonseca - Integrante / Marcus Vinícius da Silva Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Considerações acerca dos Aspectos Socioambientais de Catadores de Materiais Reciclados II, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Giselle Rôças de Souza Fonseca em 17/12/2018., Descrição: A partir dos dados coletados no primeiro projeto, será feito uma análise de conteúdo, baseando-se em Bardin (2009) recontextualizando os aspectos socioambientais à luz dos conceitos da educação ambiental crítica, a partir do levantamento da história de oral, resgate de memória e percepção dos catadores entrevistados. Classificada como uma pesquisa qualitativa, seguindo os padrões de uma pesquisa do tipo participante, utilizou as entrevistas como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas na VI Expo Catadores com cinco representantes do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR). Todos assinaram os termos TCLE e Autorização de uso de imagem e voz. Usando uma associação das categorias propostas por Reigota (1998) e Loureiro (2007), elencamos seguintes categorias a seguir, para a classificação dos conteúdos observados nas entrevistas, são elas: Visão Emancipatória; Visão Conservadora ou Comportamentalista; Visão Naturalista e Visão Antropocêntrica. Após a transcrição das entrevistas, os documentos foram checados e contrapostos com as imagens gravadas durante a realização delas. Uma análise preliminar foi realizada, considerando os aspectos socioambientais identificados no discurso dos catadores de materiais recicláveis. Ainda faz-se necessário um melhor aprofundamento e análise das entrevistas, bem como a ?contraposição? desses resultados, com os encontrados na literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Integrante / Maylta Brandão dos Anjos - Integrante / Giselle Rôças de Souza Fonseca - Coordenador / Bruno Soares Barreto - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Considerações acerca dos Aspectos Socioambientais de Catadores de Materiais Reciclados I, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar os aspectos socioambientais à luz da educação ambiental crítica em espaço não formal, baseando-se na construção, desconstrução e reconstrução da memória individual ou coletiva do catador de material reciclável, no viés de conceitos e teorias vigotskianas e pollakiana sobre o resgate de memória, bem como, permeando na dicotomia entre conceitos populares e saber científico através de suas histórias e experiências, como luta de classe e identidade social, empoderado em Freire.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Integrante / Giselle Rôças de Souza Fonseca - Coordenador / Luiza Rodrigues de Oliveira - Integrante / Victor da Silva Oliveira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Parasitoses Intestinais: análise dos conhecimentos, atitudes e percepção dos escolares do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Amazor Vieira Borges, Austin/ Nova Iguaçu., Descrição: Discutir os conhecimentos, atitudes, práticas (CAP) e percepções dos escolares da rede pública e professores de nível fundamental sobre a temática das parasitoses intestinais e como ela é abordada neste segmento de ensino, no bairro de Austin, município de Nova Iguaçu, RJ.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Integrante / Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Análise da Percepção Ambiental Natural de estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do Município de Nova Iguaçu/ RJ, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Magda Fernandes de Andrade-Tubino em 15/12/2018., Descrição: Analisar e avaliar o nível de conhecimento ambiental e percepção dos estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental (segundo segmento), bem como as formas de interação com o meio ambiente natural, nas unidades escolares de âmbitos estaduais, municipais e privadas, no município de Nova Iguaçu/ RJ, nos bairros de Austin, Comendador Soares e Centro, frente a diferentes aspectos da temática ambiental, utilizando uma metodologia simples de investigação, através da análise de Percepção Ambiental Natural por um questionário sócio-ambiental, na qualidade de instrumento de gestão. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Integrante / Magda Fernandes de Andrade-Tubino - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Aquário Didático [Biologia Comportamental], Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Magda Fernandes de Andrade-Tubino em 15/12/2018., Descrição: Relatórios semanais das atividades comportamentais das ictiofaunas do aquário marinho do Laboratório de Zoologia da Universidade Veiga de Almeida, bem como suas composições, estruturas e evolução durante as observações, tendo como foco da pesquisa a análise comportamental da espécie Parablennius pilicornis (Maria da Toca). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo dos Passos Faria - Integrante / Daniel Shimada Brotto - Coordenador / Magda Fernandes de Andrade-Tubino - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2018

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Grupo de Pesquisa: CAFE: Ciência, Arte, Formação e Ensino. Ao longo dos últimos anos a formação inicial e continuada dos docentes vem sendo amplamente discutida no cenário nacional e internacional, em particular, no que tange os aspectos de ciências. O grupo de pesquisa CAFE tem como objetivo se debruçar sobre essa temática, envolvendo elementos de campos do conhecimento diversos, atendendo assim os anseios da quebra de fronteiras entre diferentes disciplinas em busca da Interdisciplinaridade. Assim, Ciências, Artes, Ensino das Ciências, e o resgate das memórias de sujeitos pesquisados passam a ser os temas de interlocução desse grupo de pesquisa, procurando estabelecer interfaces entre questões ambientais e de saúde, as quais podem servir como temas geradores para a proposição de discussões mais atuais para a educação ambiental crítica bem como a formação de professores. CNPq: Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5560816264589777

    Atividades

    • 02/2015 - 12/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Companhia Estadual de Aguas e Esgotos

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aplicação de palestras e metodologias de com grupos de formais e não formais em municípios que a Nova CEDAE está em implementação do Sistema de Esgotamento e Água (Saneamento Básico). Elaboração de material e reestruturação do Plano de Trabalho Técnico Social, do departamento Social da empresa.

    Atividades

    • 04/2016 - 04/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Educação Socioambiental (Trabalho Técnico Social), .,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Colégio e Curso Lucena

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalhando como docentes das turmas de EJA, do Ensino Fundamental e Médio e nos cursos preparatórios para concurso.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como Tutor Online/ Pesquisador Independente, no curso de Aperfeiçoamento e Extensão do Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, no Laboratório de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Processos Articulados para a Sustentabilidade, também conhecido como Sala da Agenda 21 do Campus Ouro Preto.

  • 2016 - 2016

    Educandario Conceicao Carvalho

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Trabalhando como docente; Organização de conteúdos curriculares para o Ensino Fundamental II; Elaboração e aplicação de provas e testes; participação de atividades acadêmicas e culturais da unidade escolar. Sistema Futuro de Ensino (Portal Eleva).

  • 2016 - 2016

    Instituto de Estudos da Religião

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Mobilização, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação no Projeto Energia que Transforma tem por objetivo capacitar os docentes sobre Eficiência Energética e todos os conceitos que permeiam tal tema. As aplicações deste projeto foram nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, em parceria com as concessionárias de energia de cada estado. Cadastro e levantamento de opinião dos docentes que participaram no curso de Formação Continuada; Pesquisa de satisfação sobre o Projeto e Levantamento de dados das escolas que implementaram o projeto na escola;

  • 2016 - 2016

    Instituto de Estudos da Religião

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Mobilização, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Freelancer: Mobilização e alimentação de dados no mailing list para o Projeto Modelar a Metrópole, tem como objetivo principal subsidiar a elaboração do primeiro Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro/ PEDUI-RMRJ, em consonância com o que estabelece o Estatuto das Metrópoles e a Projeto de Lei Complementar 10/ 2015. Projeto em parceria com o Consórcio Quanta Consultoria/ Jaime Lerner Arquitetos Associados e Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro.

  • 2015 - 2016

    Instituto de Estudos da Religião

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Campo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Avaliação e monitoramento do Projeto CTR Ciclus Ambiental. A Ciclus é uma empresa que realiza a gestão de resíduos sólidos urbanos domiciliares nos municípios do Rio de Janeiro, Seropédica e Itaguaí. O ISER é o responsável pelo monitoramento e a avaliação externo das ações do Plano de Gestão Social Ambiental (PGSA) em seus dois subprojetos (Plano de Inclusão Social dos Catadores e Plano de Comunicação Social) visando avaliar se os objetivos estão sendo ou foram alcançados possibilitando possíveis correções e ajustes.

  • 2014 - 2015

    CTR Ciclus Ambiental LTDA

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de Campo Socioambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Prestação de serviços pela ONG SerCidadão ao Centro de Tratamento de Resíduos do Município de Seropédica. ? Trabalho de campo socioambiental com ex catadores do antigo lixão de Itaguaí e Seropédica; Levantamento de dados no campo; Mapeamento de área de ações do Plano vigente, e organização de rotas de trabalho; Acompanhamento de usuários do antigo lixão do município; Apoio e organização administrativa da COOTRASER (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Seropédica LTDA); financiada pela empresa em questão; Articulação de parcerias com empresas para desenvolvimento do projeto: secretarias municipais, empresas privadas e estaduais. Elaboração de relatórios semanais e mensais sobre as atividades planejadas e não planejadas; Registro de ações, baseando-se num cronograma físico estruturado pelo Plano de Inclusão Social do ex catadores de materiais recicláveis; Organização de ações e reuniões com os cooperado e empresas parceiras.

  • 2013 - 2016

    fundação instituto oswaldo cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Grupo de Pesquisa: Tecnologias Sociais, Cultura e Promoção da Saúde. O grupo congrega pesquisadores de formação multidisciplinar das áreas de saúde coletiva, promoção da saúde, antropologia, psicologia, cultura e educação em saúde, com viés em pesquisa social, popularização da ciência e extensão, visando o enfrentamento de doenças associadas à pobreza, utilizando tecnologias sociais e envolvendo número significativo de alunos de pós-graduação pelo Edital CAPES/Fiocruz Brasil sem Miséria e pesquisa científica, com repercussão social a partir do impacto dos produtos/saberes desenvolvidos, com ênfase na cultura local e brasileira em áreas de vulnerabilidade socioambiental, e por meio de metodologias de capacitação e avaliação, mapeamento de risco, gestão para o SUS, materiais educativos, coleções didáticas em biodiversidade e fábricas sociais. O grupo vem se consolidando a partir da utilização de estratégias sinérgicas que propiciam a popularização da ciência, produção científica, formação de recursos humanos e capacitação comunitária. CNPq: Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9729165818114583

    Atividades

    • 05/2013 - 04/2015

      Extensão universitária , Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos/ LITEB, .,Atividade de extensão realizada, Coleta de Dados.

  • 2013 - 2013

    Colégio Curso Desafio

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Trabalhando como docente; Elaboração e aplicação de simulados para vestibulares, ENEM e Ensino Técnico; participação de atividades acadêmicas e culturais da unidade escolar. Trabalho intensivo com as turmas de Pré-ENEM e Pré-Técnico (Sistema pH de Ensino).

  • 2013 - 2013

    Educandário Nadir de Souza

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Organizar conteúdos programáticos para o Ensino Fundamental; elaboração e aplicação de provas e testes; participação de atividades acadêmicas e culturais da unidade escolar.

  • 2013 - 2013

    Educandário Nadir de Souza

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio (EJA), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Organizar conteúdos programáticos para o Ensino Fundamental; elaboração e aplicação de provas e testes; participação de atividades acadêmicas e culturais da unidade escolar.

  • 2008 - 2012

    Infornova Ambiental LTDA

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Apoio Operacional III, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Prestação de serviços à Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch/ FAETEC: ? Rotina escolar em geral, atuante no setor da Secretaria Escolar; Expedição e organização de documentos; Edição de planilhas e levantamento de quantitativo de alunos; ? Participação nos projetos administrativos (Conselho de classe, censo escolar, grupo de estudos), científicos e culturais da unidade; Supervisor e orientador de equipe; Alinhamento de ações da Secretaria junto à direção escola e a supervisão; diligencia de reuniões com setores da unidade escolar; Gerenciamento de sistemas operacionais da unidade escolar e delegações de funções, quando necessário; Representação do Secretaria Escolar, quando necessário.

    Atividades

    • 08/2008 - 11/2012

      Direção e administração, Fundação de Apoio às Escolas Técnicas/ FAETEC, .,Cargo ou função, Auxiliar de Secretaria Escolar.

  • 2008 - 2008

    Colégio Aquilino Dominguez Quintas - Sistema Flama de Ensino

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração de projetos sob a temática ambiental e social, análise e monitoramento das atividades em sala de aula; auxílio na correção dos trabalhos e aplicação de testes e provas.

    Atividades

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental, Elaboração de Projetos

  • 2007 - 2008

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoramento da ?Sala de Ciências?; contação de histórias relacionado à ciência; práticas de experimentos físicos; elaboração de projetos e aplicação de dinâmicas a temas relacionados à biologia a grupos de alunos de escolas e a conveniados do SESC, embasado por pensamentos de filósofos.

  • 2006 - 2007

    Fundação Parques e Jardins (Secretaria de Conservação e Meio Ambiente)

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aplicação de curso de Jardinagem e Paisagismo, no ?Projeto Jardineiro Boa Praça - FPJ?, para comunidade local cadastrada. Atividades administrativas em geral (relatórios, planilhas); acompanhamento e ministração de aulas de jardinagem e educação ambiental. Supervisionamento, coordenação e orientação dos alunos na execução das atividades nas praças credenciadas ao projeto; orientação e planejamento dos alunos na execução das atividades de campo e plantio de mudas; planejamento das atividades desenvolvidas nas praças, como época de plantio, espécie a ser plantada, área a ser trabalhada, adubação entre outras..

    Atividades

    • 07/2007 - 10/2007

      Direção e administração, Centro de Compostagem, .,Cargo ou função, Coordenador na produção de compostos orgânicos.

    • 02/2006 - 10/2007

      Estágios , Projeto Jardineiro Boa Praça, .,Estágio realizado, Estagiário e Instrutor de Jardinagem e Paisagismo.