Stefano Alves dos Santos
Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITIN) (2011), graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Norte (1995), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (2008), graduação em Licenciatura Plena em Educação Religiosa - Seminário Teológico Evangélico do Nordeste (1995), Pós-graduação em história das artes e religiões pela UFRPE, Mestrado em Teologia Exegética do Novo Testamento pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (2004), mestrado Letras, com ênfase em literatura clássica - UNIVERSIDAE FEDERAL DA PARAÍBA (2013) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2018), com ênfase em literatura clássica. Atualmente é diretor do Seminário Presbiteriano do Norte e Coordenador da Pós-graduação, e professor, professor da Faculdade de Teologia Integrada ( FATIN desde 2015), professor do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, foi professor conteudista da Universidade Católica de Pernambuco (com a elaboração de um texto para a disciplina língua latina), professor visitante e co-orientador - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay. Foi professor da UVA, lecionando diversas disciplinas no curso de pedagogia. Atualmente, é professor do CEFET, Centro de Educação, Filosofia, Pedagogia e Teologia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando aulas de teologia, grego e hebraico, também lecionando aulas de ética e cidadania e Introdução à cosmovisão reformada nos cursos de direito, Engenharia e ciências da informação. Está fazendo Pós-doutorado em letras, com ênfase em narrativas bíblicas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2014 - 2018
Universidade Federal da Paraíba
Título: ASPECTOS DA RETÓRICA DE ARISTÓTELES NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM
, Ano de obtenção: 2018. MILTON MARQUES JÚNIOR.
Mestrado em MESTRADO EM LETRAS CLÁSSICAS
2012 - 2013
UNIVERSIDAE FEDERAL DA PARAÍBA
Título: O Carmen Christi de Filipenses 2.5-11, Ano de Obtenção: 2013
JUVINO ALVES MAIA JÚNIOR.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Mestrado em Teologia Exegética do Novo Testamento
2000 - 2004
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ANDREW JUMPER
Título: O Duplo Aspecto do Reino de Deus nos Ensinos de Jesus, Ano de Obtenção: 2004
João Alves dos Santos.
Especialização em Pós-Graduação em Ensino de História das Artes e Re
2005 - 2006
Universidade Rural Federal de Pernambuco
Título: A Apostolicidade da Igreja de Cristo
Graduação em Bacharel em Teologia
2007 - 2008
Faculdade de Teologia Integrada
Título: O Reino de Deus nos Ensinos de Jesus
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Religiosa
1995 - 1995
Graduação em Bacharel em Teologia
1991 - 1995
Seminario Presbiteriano do Norte
Título: Uma Abordagem Histórico-Teológica da Adoração Cristã
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
SANTOS, S.A . Conferência Teológica - Justificação Pela Fé: Uma abordagem histórica e Contemporânea. 2022. (Outro).
SANTOS, S.A . Conferência Teológica: Deus rei e Supremo. 2022. (Outro).
SANTOS, S.A . Conferência Teológica - A Relevância da Pregação Expositiva para a Igreja do Século XXI. 2021. (Outro).
SANTOS, S.A . Conferência Teológica - A Relevância da Exegese Bíblica Para a Igreja do Século XXI. 2021. (Outro).
SANTOS, S.A . Conferência Teológica - As Línguas Bíblicas do Antigo e Novo Testamento. 2017. (Exposição).
Participação em eventos
VIII Seminário Internacional - Políticas , educação.VII Seminário Internacional Políticas e Cidadania em tempos de Pandemia:tenções e Futuros Desafios. 2020. (Seminário).
V Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações.A Hermenêutica da Escola de Alexandria. 2019. (Simpósio).
V Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações. 2019. (Simpósio).
Conferência Teológica/Encontro.A Língua Grega do Novo Testamento. 2017. (Encontro).
VI Seminário de Língua e Literatura Clássicas.Ovídio: O Mito das Raças e a Raça de Prata ?argentea proles". 2016. (Seminário).
1 Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos.A Batalha de Actium e o Triunfo de Augusto. 2014. (Encontro).
Encontro Sobre Religião e Imprensa. 2014. (Encontro).
I Encontro Nacional de Tutotes da Educação a Distância. 2011. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, S.A. O Movimento de Espiritualidade das Equipes de Nossa Senhora - ENS (metodologia, fundamentos bíblicos-teológicos e pertinência para a atualidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco.
SANTOS, S.A. Organização Não Governamental Cidade Viva como Extensão da Primeira Igreja Batista do Bessamar no Desempenho de sua Missão Integral - Estudo de Caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro.
SANTOS, S.A. Conflito entre a Igreja estatal: o cristianismo frente a idolatria político-ideológica.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S.A. A Sequência Didática como Instrumento de Intervenção: O Gênero Tirinha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, S.A. A Poesia de Adélia Prado em Sala de Aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, S. A.. A Responsabilidade do Cristão na Santificação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S. A.. A Onipotência de Deus Segundo a Perspectiva da Teologia Reformada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S. A.. A Relevância da Doutrina da Suficiência das Escrituras para a Igreja Contemporânea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S. A.José. Liderança Pastoral Contemporânea uma Abordagem sobre a sua Impotância Eclesiástica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S. A.José. O Batismo Infantil Numa Perspectiva Teológico-Reformada.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
SANTOS, S. A.. .O Aspecto Diaconal da Responsabilidade Missionária da Igreja.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte.
Orientou
?Vida de Jesus: um estudo geo-histórico de sua atuação sob a perspectiva dos quatro evangelhos; ?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
?Escatologia de ?Justino, o Mártir?, e o ensino da escatologia na igreja presbiteriana do brasil e nas igrejas assembleias de Deus; ?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
?Céu e Inferno: um estudo comparativo e exegético numa perspectiva bíblica e Teológica evangélica; ?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
?Flagelação, Crucificação e morte do homem Jesus sob uma visão: humana, anatômica e fisiopatológica; ?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
?As ?Duas naturezas? de Cristo: um estudo conforme os Evangelhos Canônicos; ?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
?Fé e Saúde: um estudo de caso das práticas de contribuição nas comunidades terapêuticas com os dependentes químicos; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - Paraguay,; Coorientador: Stefano Alves dos Santos;
PIEDADE: PADRÃO DE VIDA PARA A LIDERANÇA NAS CARTAS PASTORAIS; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia Exegética) - Instituto Bíblico Betel Brasileiro,; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Doutrina da Justificação à Luz de Gálatas; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto Bíblico Betel Brasileiro,; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Igreja como Corpo de Cristo: Uma Abordagem Bíblico-Teológica; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia Exegética) - Instituto Bíblico Betel Brasileiro,; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
Divórcio e Novo Casamento: Uma Realidade para a Igreja Pós-moderna; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte,; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
Bases Reformadas para o Governo Civil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Relevância da defesa da fé a luz da Epístola de Judas: Uma reflexão para a saúde da Igreja na pósmodernidade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Suficiência das Escrituras e sua Relevância para Igreja contemporânea; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Relevância do Método Histórico-gramatical para a Igreja do Século XXI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Importância da Intenção Autoral Para a Interpretação Bíblica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
Tipologia nas Escrituras (Bíblia); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
Monografia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS NA PERSEGUIÇÃO E MORTE DAS DUAS TESTEMUNHAS DE APOCALIPSE 11; 1-13; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A IGREJA COMO AGENTE DO REINO DE DEUS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
ORDENAÇÃO PASTORAL NO NOVO TESTAMENTO: UMA RESPOSTA AO FEMINISMO CRISTÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
O Espírito Santo em Romanos 8: Uma Avaliação Histórico-teológica com Implicações Práticas para a Igreja; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
A Obra do Espírito Santo na Preservação dos Santos No Antigo Testamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Seminário Presbiteriano do Norte; Orientador: Stefano Alves dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, S.A . Uma Introdução ao Quiasmo no Texto Bíblico. Vox Reformata , v. I, p. 159-193, 2014.
-
SANTOS, S.A . Editorial. Reflexão Teológica , v. III, p. 5, 2013.
-
SANTOS, S. A. . Abordagens Contemporâneas Divergentes sobre o Reino de Deus. Vox Reformata , v. 1, p. 85-112, 2008.
-
SANTOS, S.A . Em Defesa dos Pobres: Espiritualidade, Justiça e Libertação. 01. ed. , 2021.
-
SANTOS, S. A. . A Reforma Protestante e o seu legado. 01. ed. , 2021.
-
SANTOS, S.A . Grego Bíblico. 1. ed. Igarassul: Igarassul, 2016. v. 1. 100p .
-
SANTOS, S.A . Hermenêutica. 1. ed. Igarassul: Igarassul, 2016. v. 1. 155p .
-
SANTOS, S.A . Novo Testamento 1. 1. ed. Igarassul: Igarassul, 2016. v. 1. 246p .
-
SANTOS, S.A ; SILVA, R. F. ; OLIVEIRA, R. P. P. . Conteúdo e Metodologia da Língua Portuguesa. 01. ed. , 2016. 119p .
-
SANTOS, S.A . Novo Testamento 2. 1. ed. Igarassul: Igarassul, 2016. v. 1. 242p .
-
SANTOS, S.A ; SOUZA, J. R. ; SILVA, P. J. ; MATOS, J. L. . Conservadores X Modernistas: Os Embates Entre os Concílios Protestantes Estadunidense do Século XX. In: Denise Pereira; Janaína de Paula do Espírito Santo. (Org.). Sentidos e sujeitos: elementos que dão consistência à História 2. 1ed.Paraná: Atena Editora, 2020, v. 2, p. 171-182.
-
SANTOS, S.A . Liturgia Cristã e o Culto segundo a Reforma do século XVI. Jornal da Secretaria de Educação Cristã do Presbitério do Recife, 2008., Recife, p. 1 - 5, 01 set. 2008.
-
SANTOS, S.A . O Mito das Raças: A Argentea Proles. In: Sexto Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos, 2016, Recife. Sexto Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos, 2016. v. 06.
-
SANTOS, S.A . A Batalha de Actium e o Triunfo de Augusto. In: I Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos, 2014, João Pessoa. I Encontro do Nordeste de Estudos Clássicos, 2014.
-
SANTOS, S.A . O Teólogo e o Texto Bíblico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, S.A . A Relevância do Método Histórico-gramatical para a Igreja do Século XXI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . Mensagens de Esperança. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . A Hermenêutica da Escola de Antioquia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . O Sagrado e o Sagrado Selvagem: Uma Análise etimológica a partir da obra de Rudolf Otto e Roger Bastide. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . A Relevância dos Particípios para a compreensão do texto grego do Novo Testamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . A Pietas no Reformador Protestante João Calvino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . O Mito das Raças: A Argentea Proles. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . A Batalha de Actium e o Triunfo de Augusto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S.A . Tiago - Comentários Homiléticos, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
SANTOS, S.A . Pregando Cristo nos Salmos. São Paulo, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
Instituto Bíblico Betel BrasileiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor
2015 - Atual
Faculdade de Teologia IntegradaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
2005 - Atual
Faculdade de Teologia IntegradaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor.
2020 - Atual
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Latina, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Língua Latina da graduação e do curso de extensão.
2000 - Atual
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de grego, Hermêunica, Exegese do Novo Testamento, Teoloiga Bíblica e Língua Portuguesa
2000 - Atual
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Professor de Língua portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de língua grega, língua portuguesa 1, 2, 3, 4, Hermenêutica, Exegese do Novo Testamento 1,2,3, Teologia Bíblica do Novo Testamento.
2011 - 2011
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina Lecionada: Da Exegese à Pregação
2010 - 2010
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Teologia Paulina ministrada no curso de pós-gradução em Teologia Exegética
2006 - 2010
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Coordenador Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 44
2006 - 2010
Seminario Presbiteriano do NorteVínculo: Capelão, Enquadramento Funcional: Capelão, Carga horária: 44
1999 - 2000
Instituto Bíblico do NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
1996 - 2000
Seminário de Formação Acadêmica do RecifeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Grego, Exegese do Novo Testamento, Hermenêutica.
2019 - 2019
Universidade de PernambucoVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Latim 1 e 2, nos cursos de letras/inglês e letras/espanhol.
2019 - Atual
UDS Universidad De Desarrollo Sustentable - Assunción - ParaguayVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante e Co-orientador
Outras informações:
Professor Co-orientador das dissertações:
Heberton Suruagy De Lima, nombre de Tesis: ?Vida de Jesus: um estudo geo-histórico de sua
atuação sob a perspectiva dos quatro evangelhos.?
Jorge Luiz Bezerra Da Silva, nombre de Tesis: ?Escatologia de ?Justino, o Mártir?, e o ensino da
escatologia na igreja presbiteriana do brasil e nas igrejas assembleias de Deus.?
Marcia Maria Alves De Oliveira, nombre de Tesis: ?Céu e Inferno: um estudo comparativo e
exegético numa perspectiva bíblica e Teológica evangélica. ?
Maria De Fátima Lima Ferreira, nombre de Tesis: ?Flagelação, Crucificação e morte do homem
Jesus sob uma visão: humana, anatômica e fisiopatológica.?
Sidney Santos Da Silva, nombre de Tesis: ?As ?Duas naturezas? de Cristo: um estudo conforme os
Evangelhos Canônicos.?
Valdenize Ferreira Lima, nombre de Tesis: ?Fé e Saúde: um estudo de caso das práticas de
contribuição nas comunidades terapêuticas com os dependentes químicos, Maceió, AL, Brasil.?
2020 - 2021
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Professor Conteudista de Latim, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista de Latim
Outras informações:
Professor Conteudista da disciplina Noções da Língua Latina
2016 - 2016
Alfa Educação e TreinamentosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrou aula a especialização em gestão escolar.
2021 - 2022
Faculdade de Ciências Humanas EsudaVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de serviçoes
Outras informações:
Prestou serviços de correção de textos em língua portuguesa: correção de redação e comunicados.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Stefano Alves dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?