Raquel Bastos Rubin
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Ministrou Aulas na URI Santiago - RS. Trabalhou na Bunge como Assessora Agronômica em Porto Alegre. Foi supervisora regional de vendas na MOSAIC Fertilizantes durante sete anos na região da Campanha e Fronteira Oeste do RS. Foi professora na UERGS durante 2 anos nos cursos de Agroindústria e Desenvolvimento Rural em Santana do Livramento, RS. Trabalhou no IRGA instituto rio-grandense do arroz como servidora publica concursada nos anos de 2017 a julho de 2019. Atualmente trabalha na Base Agricultura de Precisão. Doutorado em Ciências dos Solos até o exame de qualificação concluído.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciência do Solo
2015 - Atual
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Qualidade física do solo e produtividade da soja após pastejo de inverno em sistemas de integração lavoura pecuária
Dalvan José Reinert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Integração Lavoura Pecuária.Grande área: Ciências Agrárias
Mestrado em Agronomia
2001 - 2003
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Produtividade do feijoeiro irrigado influenciada pelo armazenamento de água e métodos de preparo do solo., Ano de Obtenção: 2003
Professor Ph.D Reimar Carlesso.Coorientador: Professor Ph.D Dalvan José Reinert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: feijão irrigado.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Graduação em Agronomia
1996 - 2001
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Efeitos da compactação nos atributos físicos do solo e no desenvolvimento das culturas de milho e soja em Latossolo Vermelho Escuro sob sistema plantio direto
Orientador: Dalvan José Reinert
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Dale Carnegie Course. (Carga horária: 40h). , Dale Carnegie Course, DCC, Brasil.
2016 - 2016
MOSAICO DO AGRONEGÓCIO. (Carga horária: 20h). , SIABRASIL, SIABRASIL, Brasil.
2014 - 2014
22 Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos. (Carga horária: 12h). , Sindicato Rural, SIND, Brasil.
2013 - 2013
Administração de Conflitos. (Carga horária: 8h). , SINbrasil Soluções Inteligentes em Negócios, SINBRASIL, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Excel Avançado. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2011 - 2011
Negociação. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas - POA- Faculdades Decision, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Vendas Consultivas. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
"Negociação, Posturas e Estilos". (Carga horária: 16h). , Marcondes & Consultores Associados, MARCONDES, Brasil.
2003 - 2003
Curso Intensivo de Marketing. (Carga horária: 117h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Solos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Integração Lavoura Pecuária.
Participação em eventos
Alta Formação Empresarial. 2022. (Outra).
Alta formação Empresarial da Lógica da Vida ao êxito empresariaç. 2022. (Outra).
Alta Formação Empresarial Intenacional. 2022. (Outra).
Alta formação empresarial Master Class. 2022. (Outra).
Escola de Negócios Gestão. 2021. (Outra).
Escola de Negócios Vendas e Atendimento ao Cliente. 2021. (Outra).
ThetaHealing Adavanced DNA. 2021. (Outra).
ThetaHealing Dig Deeper. 2021. (Outra).
Thetahealing Basic DNA. 2020. (Outra).
25 Seminário Pastos, Pastagens e Grãos. 2017. (Seminário).
4 Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha. 2017. (Simpósio).
I Congresso Internacional do Pampa e III Seminário de Sustentabilidade da região da Campanha. 2016. (Congresso).
Mosaico do Agronegócio. 2016. (Seminário).
Competências do Comunicador. 2015. (Outra).
Método Lógico para Redação Científica. 2015. (Outra).
Qual é a tua obra?. 2015. (Outra).
14o Seminário Lavoura em Evolução. 2014. (Seminário).
22 Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos. 2014. (Seminário).
II Mostra Cultural do IFF Farroupilha. 2014. (Outra).
Seminário da Cana de Açúcar do Vale do Jaguari. 2014. (Seminário).
SIFEDOC - II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórun Regional do Centro e Sul do RS.. 2014. (Seminário).
XXV Semana Acadêmica do Curso de Agronomia. 2014. (Outra).
1 Conferência Brasil Bélgica de Tecnologias Inovadoras aplicadas ao Controle de Pragas. 2013. (Outra).
22 Congresso de Marketing ADVB/RS. 2013. (Congresso).
III Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - III SIEPEX. 2013. (Outra).
II Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão SIEPEX. 2012. (Outra).
Nono Encontro de Plantio Direto na Palha. 2004. (Outra).
IX Internacional Seminar Tobacco. 2003. (Seminário).
Oitavo Seminário Lavoura em Evolução. 2003. (Seminário).
Arroz irrigado: uso intensivo e sustentável de várzeas.. 2002. (Seminário).
XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Água e Solo..Várias. 2002. (Outra).
Curso de Atualização, Bases e Técnicas do Manejo de Insetos.Curso de Atualização, Bases e Técnicas do Manejo de Insetos. 2001. (Outra).
Seminário Estadual de Irrigação 2001 - Irrigação por Aspersão no Estado do Rio Grande do Sul.Seminário Estadual de Irrigação 2001 - Irrigação por Aspersão no Estado do Rio Grande do Sul. 2001. (Seminário).
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2001. (Congresso).
FERTIBIO 2000 - XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. VIII Reunião Brasileira sobre Micorrizas. VI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do solo.FERTIBIO 2000 - XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. VIII Reunião Brasileira sobre Micorrizas. VI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do solo. 2000. (Outra).
Seminário Sobre Tecnologia de Produção e Comercialização do Milho.Seminário Sobre Tecnologia de Produção e Comercialização do Milho. 2000. (Seminário).
XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água.XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água. 2000. (Outra).
XXVIII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.XXVIII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul. 2000. (Outra).
XXXIII Reunião Técnica Anual do Feijão e IV Reunião Sul-Brasileira do Feijão.XXXIII Reunião Técnica Anual do Feijão e IV Reunião Sul-Brasileira do Feijão. 2000. (Outra).
XXXII Reunião da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo.XXXII Reunião da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo. 2000. (Outra).
Seminário Estadual de Biotecnologia e Produtos Transgênicos.Seminário Estadual de Biotecnologia e Produtos Transgênicos. 1999. (Seminário).
XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1999. (Congresso).
II Reunião Sul - Brasileira de Ciência do Solo: Manejo Sustentável do Solo..II Reunião Sul - Brasileira de Ciência do Solo: Manejo Sustentável do Solo.. 1998. (Outra).
IV Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.IV Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. 1998. (Encontro).
XIII Jornada Acadêmica Integrada.XIII Jornada Acadêmica Integrada. 1998. (Outra).
XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Solo e da Água.XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação de Solo e da Água. 1998. (Outra).
I Ciclo de Palestras Sobre Plantio Direto.I Ciclo de Palestras Sobre Plantio Direto. 1997. (Outra).
III Curso de Atualização em Recomendação de Adubação e Calagem - Ênfase em Plantio Direto.III Curso de Atualização em Recomendação de Adubação e Calagem - Ênfase em Plantio Direto. 1997. (Outra).
IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino.IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1997. (Outra).
Reunião para Discussão das Atividades das Seções S2 (Química e Mineralogia dos Solos) e S5 (Gênese, Morfologia e Classificação de Solos) para o biênio 97-98.Reunião para Discussão das Atividades das Seções S2 (Química e Mineralogia dos Solos) e S5 (Gênese, Morfologia e Classificação de Solos) para o biênio 97-98. 1997. (Outra).
Seminário Sobre Conservação do Solo.Seminário Sobre Conservação do Solo. 1997. (Seminário).
XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1997. (Congresso).
Encontro Sobre Gerenciamento de Propriedades Rurais.Encontro Sobre Gerenciamento de Propriedades Rurais. 1996. (Encontro).
IV Dia de Campo - Manejo Integrado da Propriedade Rural.IV Dia de Campo - Manejo Integrado da Propriedade Rural. 1996. (Outra).
Seminário Interno da Faculdade de Agronomia: Alternativas da Produção Agrícola.Seminário Interno da Faculdade de Agronomia: Alternativas da Produção Agrícola. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
RUBIN, R. B.; POZZEBON, C. S.; QUADROS, I.. Logística e Distribuição de Agro Insumos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica.
RUBIN, R. B.; POZZEBON, C. S.; QUADROS, I.. Classificação de grãos de soja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica.
RUBIN, R. B.; POZZEBON, C. S.; QUADROS, I.. Secagem de arroz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica.
POZZEBON, C. S.;RUBIN, R. B.. Marketing no Agronegócio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica.
RUBIN, R. B.. Sugestão para implantação do serviço de inspeção municipal vegetal das agroindústrias locais de hortaliças e frutas - SMAPA em Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.; GUEDES, A. A. M.; BRAZ, R.. Acompanhamento da retomada do programa de piscicultura no município de Santana de Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. Cumprimento das exigências da vigilância sanitária nos restaurantes na cidade de Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.; GUEDES, A. A. M.;RUBIN, R. B.. Qualidade da água na produção leiteira no interior do município de Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.; GUEDES, A. A. M.; COELHO JUNIOR, J.. Sugestão de comercialização do leite industrializado pela Cooperforte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. Elaboração e implementação do manual de boas práticas de fabricação no refeitório público municipal de Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. Fabricação de embutidos frescais, charque e empanados de frango no mercado campeiro de Santana do Livramento - RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MENEZES, L.;RUBIN, R. B.; GUEDES, A. A. M.. Diagnóstico e sugestões de melhoria em propriedades leiteiras em Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.; GUEDES, A. A. M.. Pesquisa de contaminação microbiológica de produtos cárneos, embutidos, empanados e charque nas agroindústrias de Santana do Livramento inspesionadas pelo SIM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.;RUBIN, R. B.. Verificação de boas práticas de fabricação nas padarias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.;RUBIN, R. B.; SILVA, L. S.. Implementação de ferramentas de autocontrole em estabelecimentos de lacticínios em Santana do Livramento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MENEZES, L.;RUBIN, R. B.. Controle higiênico-sanitário e microbiológico em entreposto de envasmento e empacotamento de embutidos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. A produção de alimentos para autoconsumo em assentamentos: uma estratégia de desenvolvimento da agricultura familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. Análise de custos com defensivos agrícolas e sua aplicação em vinhedos para controle de doenças.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
RUBIN, R. B.. Acompanhamento do processo de secagem, armazenagem e controle de pragas em silos de grãos da Agrosoja Santana do Livramento -RS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Orientou
Sugestão para implantação do serviço de inspeção municipal vegetal das agroindústrias locais de hortaliças e frutas - SMAPA em Santana do Livramento; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Sugestão de comercialização do leite industrializado pela Cooperforte; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Acompanhamento da retomada do programa de pisicultura no município de Santana do Livramento; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Pesquisa de contaminação microbiológica de produtos cárneos, embutidos, empanados e charque nas agroindústrias de Santana do Livramento inspecionados pelo SIM; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Classificação de Grãos de Soja; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Logística e Distribuição de Agroinsumos; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Agronegócio) - QWERTY Escola Técnica; Orientador: Raquel Bastos Rubin;
Produções bibliográficas
-
MARCO, D. ; SILVEIRA, G. E. ; RUBIN, R. B. . Estratégias Mercadológicas para o leite industrializado pela Coperforte. In: 3 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2013, Santana do Livramento. 3 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2013.
-
SPOHR, R. B. ; CARLESSO, R. ; RUBIN, R. B. ; BONNA, F. D. ; ANDRADE, J. . Rendimento de grãos do arroz de sequeiro irrigado por aspersão cultivado em diferentes épocas de semeadura.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. CD, 2002.
-
RUBIN, R. B. ; CARLESSO, R. ; SPOHR, R. B. ; MELO, G. L. ; CARDOSO, C. D. V. . Crescimento das plantas de feijão irrigado e cultivado nos sistemas de plantio direto e convencional.. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água., 2002, Cuiabá. XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água., 2002.
-
RUBIN, R. B. ; CARLESSO, R. ; BONA, F. D. ; ANDRADE, J. . Disponibilidade de água no solo às plantas de feijão irrigado e cultivado nos sistemas de plantio direto e convencional.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002.
-
SECCO, D. ; RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; PEROBELLI, F. . Pressão de Pré-Consolidação de um Latossolo Argiloso, para densidades e umidade.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com sustentabilidade. Londrina: Midiograf, 2001. p. 1-367.
-
SECCO, D. ; RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; GENRO JÚNIOR, S. A. ; REICHERT, J. M. . Pressão de Pré-Consolidação de um Latossolo muito argiloso em diferentes densidades e graus de saturação de umidade.. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. p. 1-367.
-
RUBIN, R. B. ; SILVA, V. R. ; BACH, A. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. . Efeito do grau de saturação em água, estado inicial de compactação e teor de argila na compressibilidade de três solos.. In: XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000, Ilhéus. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000.
-
SECCO, D. ; SILVA, V. R. ; RUBIN, R. B. ; GENRO JÚNIOR, S. A. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. . Efeitos da compactação nos atributos físicos do solo e na produtividade da cultura do trigo, em Latossolo Vermelho-Escuro sob sistema plantio direto. In: XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000, Ilhéus. 500 Anos de Uso do Solo no Brasil, 2000.
-
RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; SILVA, V. R. ; BACH, A. ; ZANETTE, A. . Compressibilidade de um Podzólico Vermelho Amarelo, textura superficial franca. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999.
-
BACH, A. V. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; SILVA, V. R. ; RUBIN, R. B. . Deformação do solo e sua relação com a densidade inicial e grau de saturação. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999.
-
ZANETTE, A. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; SILVA, V. R. ; BACH, A. V. ; RUBIN, R. B. ; GENRO JÚNIOR, S. A. . Relação entre poros biológicos e atributos físicos no sistema plantio direto. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.
-
RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; SILVA, V. R. ; ZANETTE, A. . Estado inicial de compactação e compressibilidade. In: XIII Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1998, Santa Maria. XII Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: UFSM, 1998. p. 569.
-
RUBIN, R. B. ; SILVA, V. R. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; ZANETTE, A. . Compressibilidade de Dois Solos sob Plantio Direto em função do Estado Inicial de Compactação do Solo. In: 6º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, 1998, Brasília. 6º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, 1998.
-
RUBIN, R. B. ; SILVA, V. R. ; REINERT, D. J. ; BACH, A. . Resistência do Solo e Influenciada pelo Tráfego e Sistemas de Cultivo. In: II Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo e XXX Reunião da Rolas, 1998, Santa Maria. II Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 1998. p. 26-27.
-
RUBIN, R. B. ; ZANETTE, A. ; SILVA, V. R. ; REINERT, D. J. ; SOUTO, J. . Pressão crítica de pré-adensamento e índice de compressão em função do grau de saturação. In: XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1998, Fortaleza. XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1998. p. 250-251.
-
BACH, A. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; RUBIN, R. B. ; SILVA, V. R. . Compressibilidade do solo influenciada pelo grau de saturação. In: XIII Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1998, Santa Maria. XIII Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1998. p. 303.
-
SILVA, V. R. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; RUBIN, R. B. . Estado Inicial de Compactação e Compressibilidade dos solos. In: II Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo e XXX Reunião da Rolas, 1998, Santa Maria. II Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo e XXX Reunião da Rolas, 1998. p. 14-17.
-
SILVA, V. R. ; RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; SOUTO, J. . Compressibilidade de dois solos em função do estado inicial de compactação do solo. In: XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1998, Fortaleza. XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1998. p. 236-237.
-
RUBIN, R. B. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. ; BUENO, M. ; FERRI, M. ; SILVA, V. R. . Estado de compactação de um Podzólico Vermelho Amarelo após oito anos sob plantio direto.. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria. IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: UFSM, 1997. p. 803.
-
BOENI, M. ; REINERT, D. J. ; SCAPINI, C. A. ; BORGES, D. ; RUBIN, R. B. . Recuperação da estabilidade estrutural de solo degradado por dois anos de preparo convencional.. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria. IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997.
-
BORGES, D. F. ; REINERT, D. J. ; RUBIN, R. B. ; SILVA, V. R. . Recuperação da Estabilidade estrutural de solo degradado por dois anos de preparo convencional. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997.
-
RUBIN, R. B. . Novos Rumos da Gestão Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RUBIN, R. B. . Fertilizantes para a Cultura do Fumo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).
RUBIN, R. B. . Marketing Rural. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Polígrafo de aula).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Propriedades físico-hídricas do solo e produtividade da soja após pastejo de inverno em sistemas de integração lavoura pecuária., Descrição: No Rio Grande do Sul, a ILP é praticada há décadas, classicamente representada pelas rotações da lavoura de arroz irrigado com a pastagem no inverno na região da Campanha e pelas rotações das lavouras de milho e soja com pastagens de inverno na região do Planalto do RS. E, mais recentemente com o bom mercado da soja entrou no ILP onde antes tínhamos apenas o binômio arroz-pastagem. O principal entrave do sistema ILP seria uma possível compactação do solo devido ao pisoteio animal. Estudos demonstram que a presença de animais na área podem alterar propriedades físicas do solo, ocasionando aumento da densidade, diminuição da porosidade total e da macroporosidade, aumento da resistência à penetração e diminuição da infiltração de água no solo. Nesse contexto percebe-se a necessidade de investigações detalhadas sobre os procedimentos adotados para amenizar a compactação do solo em áreas de ILP. E se esses procedimentos serão eficientes na descompactação, melhoria nas propriedades físicas e sua relação com a produtividade das culturas em sucessão. Em área de integração lavoura pecuária surge o problema da compactação devido ao manejo incorreto do sistema, ou seja, como a utilização de superlotação, pastoreio contínuo e utilização da pastagem em condições de umidade elevada. Além disso, o gado é retirado somente no momento do plantio da soja, acarretando pouca cobertura vegetal. Ou seja, se não for feito nenhum procedimento a soja é plantada em solo sem cobertura vegetal e altamente degradado pela compactação devido pastoreio intensivo durante o inverno. Objetivo geral: Busca-se através desse trabalho o desenvolvimento de estratégias de manejo que minimizem os problemas de compactação do solo em áreas de ILP. Objetivos específicos: Avaliar os atributos físicos-hídricos do solo, densidade, macroporosidade, microporosidade, porosidade total, resistência à penetração e infiltração de água no solo nos tratamentos sem pastejo, pastejo intenso, pastejo moderado e tratamento escarificado. Comparar o efeito dos tratamentos aplicados na produtividade da soja.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Bastos Rubin - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador.
-
2001 - 2003
Disponibilidade de água às plantas de feijão cultivadas em dois sistemas de cultivo., Descrição: A disponibilidade de água às planta é o que mais influencia o rendimento de grãos das culturas. O feijoeiro é afetadado tando pela falta quanto excesso de água. A irrigação é prática fundamental para a obtenção de elevados rendimentos. Este projeto tem como objetivo principal avaliar o efeito do sistema de plantio direto no incremento de disponibilidade de água as plantas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Raquel Bastos Rubin - Integrante / Reimar Carlesso - Coordenador / Mirta Teresinha Petry - Integrante / Genásio Mario da Rosa - Integrante / Fabiano Daniel de Bona - Integrante / Giane Lavarda Melo - Integrante / Cleudson José Michelon - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Qwerty Escola TécnicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora horista da QWERTY ESCOLA TÉCNICA durante 1 semestre.
2014 - 2014
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo em Educação, Carga horária: 40
2001 - 2002
BASF - Matriz São PauloVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 120
Outras informações:
Estagiou na Basf S/A sobre a supervisão do Agr. Miro Schmidt com a cultura do Arroz Irrigado em Santa Maria.
2003 - 2003
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Professora Horista, Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Horista por um semestre Curso de Engenharia Agrícola - Disciplina de Marketing Rural - Campus Santiago - RS
2003 - 2004
Bunge FertilizantesVínculo: Assessora Agronômica, Enquadramento Funcional: Assessora Agronômica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Bunge como Assessora Agronômica - Área Técnica Departamento de Fumo e Exportação.
2004 - 2011
Mosaic Fertilizantes do Brasil S/AVínculo: Supervisora regional de vendas, Enquadramento Funcional: Supervisora Regional de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como supervisora regional de vendas região da Campanha e Fronteira Oeste do RS.
2011 - 2013
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comercialização de produtos agropecuários, Logística Agroindustrial
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embalagens, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal II, Estágio Curricular Supervisionado
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embalagens, Empreendedorismo, Logística e Distribuição, Matérias-Primas de Origem Vegetal, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal I
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Fruticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas, Implementos e Instalações para Fruticultura
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal II, Comercialização e Marketing, Logística e Distribuição
-
10/2011 - 12/2011
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Tecnologia Agroindustrial, Matérias-Primas de Origem Vegetal, Teconologia de Produtos de Origem Vegetal I, Utilização Racional dos Recursos Naturais
2017 - 2019
Instituto Riograndense do ArrozVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico orizicola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raquel Bastos Rubin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?