Fábio Fraga dos Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
Informações coletadas do Lattes em 04/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Serviço Social
2017 - 2021
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Às margens do rio Doce e no meio da lama: os danos do desastre da mineradora Samarco sobre o município de Governador Valadares/MG
Rosangela Nair de Carvalho Barbosa. Palavras-chave: Mineração; Cadeia de valor; Reprodução do capital..Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
Mestrado em Sociologia
2003 - 2005
Universidade Federal do Paraná
Título: Políticas fundiárias e desenvolvimento local: O papel do Banco da Terra na reconstrução do rural
, Ano de Obtenção: 2005.Alfio Brandenburg.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Participação em eventos
Reunião da Comissão de atingidos do Território de Governador Valadares com os representantes dos bairros da cidade.o drama dos atingidos da Samarco. 2022. (Outra).
Reunião dos atingidos de Governador Valadares e Alpercata com o Ministério Público Federal e Estadual e Defensoria Pública da União.O drama dos atingidos da lama da Samarco e o processo de repactuação.. 2022. (Outra).
Participação em bancas
ROCHA JUNIOR, F. L.; CARLI, A. P.; MACEDO, R. F.; ALAVINA, F. O.;SANTOS, Fábio Fraga dos. APONTAMENTOS SOBRE A PARTICULARIDADE DO PROCESSO DE TRABALHO NO CAPITALISMO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO - Os nexos entre a Ideologia Neoliberal e a precarização laboral na década de 1990. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
LUPATINI, M. P.; RODRIGUES, J. L.; ROCHA JUNIOR, F. L.;SANTOS, Fábio Fraga dos. TRABALHO E QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL: uma análise a partir do Assentamento Oziel Alves Pereira em Governador Valadares - MG. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
LUPATINI, M. P.; CARLI, A. P.; ROCHA JUNIOR, F. L.;SANTOS, Fábio Fraga dos. TRABALHO E QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL: uma análise a partir do Assentamento Oziel Alves Pereira em Governador Valadares - MG. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
FREIRE, J. C.; CAMPOS, N. L.;SANTOS, Fábio Fraga dos. A OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
SANTOS, M. A.; MOTA, R. C. L.;SANTOS, Fábio Fraga dos. A pedagogia do MST e o uso da categoria Nova Ideologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
SANTOS, M. A.; EVANGELISTA, D. P.;SANTOS, Fábio Fraga dos. O Isono e o sonho do bamburro: a cultura do garimpo em Padre Paraíso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
HIGUCHI, A. K.; SBARAI, N.;SANTOS, Fábio Fraga dos. O USO DE CRÉDITO NA MODALIDADE CARTÃO: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
SANTOS, Fábio Fraga dos; SILVA, V. J.; SANTOS, M. A.. Salzmann.A manipulação midiática: o papel da mídia no controle da sociedade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
SANTOS, Fábio Fraga dos; EVANGELISTA, D. P.; FREIRE, J. C.. As implicações das especificidades do capitalismo brasileiro nos entraves para a concretização da reforma agrária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri.
SANTOS, Fábio Fraga dos. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VOLTADAS PARA O AGRICULTOR DE BAIXA RENDA. 2008 - Faculdade de Mantena.
Orientou
O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri; Orientador: Fábio Fraga dos Santos;
A TERCEIRA IDADE E O MERCADO DE TRABALHO SOB A LÓGICA DO CAPITAL: razões que motivam o retorno do idoso ao Mercado de Trabalho pós aposentadoria; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri; Orientador: Fábio Fraga dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . OS DANOS DO DESASTRE DA MINERADORA SAMARCO SOBRE O MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES/MG: uma abordagem sobre os processos de controle do capital. Vozes dos Vales , v. 24, p. 3-18, 2023.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . Ecologia e Serviço Social: a questão ambiental como uma questão social. VOZES DOS VALES , v. 10, p. 1, 2016.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos ; BARROS, Jaqueline de Melo Barros . Uma discussão sobre a ética profissional do assistente social e sua relação com os fundamentos ontológicos sociais da vida humana.. Serviço Social & Realidade , v. 18, p. 263-282, 2009.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . Ás margens do Rio Doce e no meio da lama: os danos do desastre da mineradora Samarco sobre o município de Governador Valadares/MG. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2022. 436p .
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . ESTADO, RIQUEZA MINERAL E REGULAÇÃO: APONTAMENTOS PARA PENSAR OS PROVESSOS DE EXPROPRIAÇÃO EXTRATIVISTA. ESTADO, RIQUEZA MINERAL E REGULAÇÃO: APONTAMENTOS PARA PENSAR OS PROVESSOS DE EXPROPRIAÇÃO EXTRATIVISTA. 1ed.Embu das Artes: Alexa Editora, 2024, v. , p. 209-229.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . A Caixa de Pandora da mineração: o expansionismo do capital e seus desterros. A Caixa de Pandora da mineração: o expansionismo do capital e seus desterros. 1ed.Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2024, v. 1, p. 169-193.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . OS DANOS DA MINERAÇÃO SOBRE O MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES: instrumentalização do território para a cadeia de valor. In: Rosângela Nair de Carvalho Barbosa / Ney Luiz Teixeira de Almeida. (Org.). LABIRINTOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DAS CONDIÇÕES DE VIDA. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. , p. 199-222.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos ; REIS, M. R. C. . Crime ambiental, participação popular e direitos humanos: uma análise da reprodução do capitalismo dependente a partir do plano de manejo de rejeito da Fundação Renova. In: Isabel Cristina da Costa Cardoso; Daniele Batista Brandt. (Org.). PRODUÇÃO DO ESPAÇO, VIDA COTIDIANA E SERVIÇO SOCIAL: DIÁLOGOS COM E ALÉM DE HENRI LEFEBVRE. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2022, v. , p. 161-.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos ; BARROS, Jaqueline de Melo Barros . NEM TUDO QUE SE PLANTA DÁ! Um esboço histórico-social sobre a situação camponesa e agrária no Brasil.. In: RAQUEL SANTOS SANT?ANA; ONILDA ALVES DO CARMO; EDVÂNIA ÂNGELA DE SOUZA LOURENÇO. (Org.). QUESTÃO AGRÁRIA, SAÚDE DO TRABALHADOR E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI. 1ed.FRANCA: UNESP/CULTURA ACADÊMICA, 2011, v. 1, p. 141-154.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . O papel do Banco da Terra na reconstrução do Rural. In: Alfio Brandenburg; Angela Damasceno Ferreira; Dimas Fliori; Osvaldo Heller da Silva. (Org.). Ruralidades e Questões Ambientais: Estudo sobre estratégias, projetos e políticas.. 1ed.Brasilia: MDA, 2007, v. , p. 173-202.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . Métodos e técnicas em pesquisa social: questões elementares. Revista Transformação, Mantena/MG, p. 37 - 53, 01 mar. 2010.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . A agricultura familiar no brasil: Debates e perspectivas sobre o conhecimento local.. Transformação, Mantena/MG, p. 44 - 48, 01 maio 2009.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . Considerações sobre o conceito de sustentabilidade e agroecologia no processo de desenvolvimento rural. Trasnformação, Mantena, p. 25 - 30, 30 nov. 2008.
-
REIS, M. R. C. ; SANTOS, Fábio Fraga dos . CRIME AMBIENTAL, PARTICIPAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: análise da reparação de direitos no Rio Doce. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES/AS, 2019, Juiz de Fora/MG. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES/AS. Juiz de Fora: UFJF, 2019. p. 433-445.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos ; BARROS, Jaqueline de Melo Barros ; AIDAIR, A. M. . A orientação sexual e identidade na constituição dos movimentos sociais. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 2010, FRANCA. SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 2010.
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . Crise econômica e crise política no Brasil: os desdobramentos da barbárie social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . SERVIÇO SOCIAL. UBERABA: UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2008 (Apostila de Ensino a Distância).
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . SERVIÇO SOCIAL. UBERABA: UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2008 (Apostila de Ensino a Distância).
-
SANTOS, Fábio Fraga dos . SERVIÇO SOCIAL. UBERABA: UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2008 (Apostila de Ensino a Distância).
Outras produções
SANTOS, Fábio Fraga dos . Revista Libertas. 2023.
SANTOS, Fábio Fraga dos ; AIDAIR, A. M. ; BARROS, Jaqueline de Melo Barros ; AIDAR, M. A. M. ; ARANTES, M. F. ; ROCHA, Q. V. D. . Classes e movimentos sociais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Livros e Apostilas).
CARLETTO, A. E. C. ; SILVA, R. C. S. E. ; SANTOS, Fábio Fraga dos ; REZENDE, R. M. . Serviço Social e gestão social / Serviço Social: técnicas de pesquisa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Livros e Apostilas).
CARVALHO NETO, C. T. ; FERREIRA, E. ; FARIA, E. F. ; SANTOS, Fábio Fraga dos ; Oliveira, Giszelda Khenia de ; CARVALHO, G. A. ; VILELA LUIZ, Maíla Rezende ; FREITAS SILVA, Marcia Cristina ; ARANTES, M. F. . Políticas sociais setoriais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Livros e Apostilas).
Ana Cláudia Alves Pinto ; Ana Paula Rezende Macedo ; REZENDE, E. M. M. ; SANTOS, Fábio Fraga dos ; RAMOS, G. L. A. ; Heladir Josefina Saraiva e Silva ; MACHADO, K. E. V. ; AIDAR, M. A. M. . O Brasil republicano (1889-1930). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Livros e Apostilas).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2020
O, Descrição: A análise do processo de formação sócio-histórica do Brasil torna-se elementar para compreender os reflexos nas localidades e suas implicações na vida cotidiana. Este projeto pretende debruçar sobre nossa história política e econômica para equacionar a conjuntura da estrutura social da região do Vale do Mucuri. Para isso, torna-se necessário recorrer aos pensadores clássicos e contemporâneos do Pensamento Social Brasileiro, tais como Alberto Torres, Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior e Florestan Fernandes. De posse da discussão teórica e histórica, pretende-se fazer o recorte sobre a particularidade do Vale do Mucuri, em especial a região de Teófilo Otoni, procurando analisar os pontos gerais de sua formação sócio-histórica, bem como o modo pelo qual, neste contexto específico, o subdesenvolvimento e as diretrizes locais se apresentam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Fraga dos Santos - Coordenador / Diogo Prado Evangelista - Integrante / José Carlos Freire - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus MucuriVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da disciplina de Pensamento Social Geral e do Brasil
Curso de Serviço Social e Ciências Econômicas
Atividades
-
11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACSAE.Cargo ou função, Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica.
-
10/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pensamento Social Brasileiro
2009 - 2015
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1A, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Sociologia e Política dos Cursos de Enfermagem, Ed. Fisica e Administração.
2007 - 2011
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1A, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de Pensamento Social do curso de Serviço Social e das disciplinas de Introdução à Sociologia e Introdução às Ciências Políticas dos cursos de Engenharia (Civil / Quimica / Produção / Ambiental), Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia.
Atividades
-
02/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Ciência Política, Introdução à Filosofia
-
08/2009
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Sociologia
-
08/2009
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Ciência Política, Fundamentos de Sociologia, Sociologia para Educadores
-
02/2010 - 12/2011
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Sociologia
-
02/2007 - 07/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pensamento Social
2009 - 2011
Faculdade de MantenaVínculo: Coordenador de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 6
2006 - 2009
Faculdade de MantenaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2011 - 2015
Faculdades Integradas PitágorasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações:
Leciona a disciplina de Ética, política e sociedade.
Atividades
-
08/2011
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Política e Sociedade
-
10/2011 - 10/2011
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia das Organizações
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Fraga dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?