Juliana Tomaz Pacheco Latini

Doutora e Mestre em Ciências Médicas pela UFF/Área Alimentos, Especialista em Nutrição Clínica, graduada em Nutrição pela mesma Universidade. Atualmente, professora das disciplinas Bromatologia, Análise de Alimentos e Toxicologia de Alimentos do Curso de Farmácia da UFRJ/Campus Macaé. Anteriormente, professora Colaboradora do Curso de Especialização em Segurança Nutricional e Qualidade de Alimentos da UGF e da Especialização em Nutrição Clínica da UFF, com experiência na área de Química de Alimentos/Bromatologia, Composição de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Análise Sensorial, Nutrição Experimental e Metodologia da Pesquisa. Experiente também em desnutrição e desenvolvimento fisiológico, embora, trabalhe, nos dias de hoje, com alimentos funcionais, patologia e toxicologia de alimentos, fraudes e rotulagem de alimentos. Inglês fluente, francês intermediário e espanhol básico.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciências Médicas

2009 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol.
Gilson Teles Boaventura. Coorientador: Kátia Calvi Lenzi de Almeida.

Mestrado em Ciências Médicas

2006 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Título: ?A INFLUÊNCIA DA SEMENTE DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) COMO FONTE DE FITOESTRÓGENOS NOS INDICADORES CARDIOVASCULARES E NA MENOPAUSA DE RATAS WISTAR CASTRADAS?,Ano de Obtenção: 2008
Gilson Teles Boaventura.

Especialização em Especialização em Nutrição Clínica

2006 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: ?PERFIL METABÓLICO DE RATOS ALIMENTADOS COM SEMENTE DE LINHAÇA?
Orientador: Gilson Teles Boaventura

Graduação em Nutrição

2001 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: "ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DA LINHAÇA COM A SOJA ORGÂNICA E TRANSGÊNICA COMO FONTES PROTÉICAS EXCLUSIVAS DURANTE O CRESCIMENTO DE RATOS"
Orientador: Gilson Teles Boaventura

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Abordagem multidisciplinar nas cirugias bariátrica. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, SBAN, Brasil.

2002 - 2002

Transtornos Alimentares. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1999 - 2000

Master Course. (Carga horária: 240h). , Skill Idiomas, SKILL, Brasil.

1997 - 1999

Inglês Intermediário. (Carga horária: 240h). , Skill Idiomas, SKILL, Brasil.

1996 - 1997

Inglês Básico. (Carga horária: 240h). , Skill Idiomas, SKILL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Patologia e Toxicologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fraudes Alimentares.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Rotulagem de Alimentos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PACHECO, Juliana Tomaz . I Semana de Ciências Farmacêuticas. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Congresso Nacional de Alimentação Natural. 2019. (Congresso).

I WORKSHOP ? OS NOVOS DESAFIOS DA NUTRIÇÃO NA OBESIDADE..UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS E SUA RELAÇÃO COM A OBESIDADE. 2019. (Simpósio).

XI Workshop de Alimentos Funcionais.Agrotóxicos em fitoterápicos. 2019. (Outra).

III Semana de Ciências Farmacêuticas da UFRJ/Macaé.ALIMENTOS FUNCIONAIS: ASPECTOS REGULATÓRIOS COM ÊNFASE EM PROBIÓTICOS. 2018. (Encontro).

Inverno com Ciência - UFRJ & Sociedade - Compartilhando Saberes.PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO NUTRICIONAL DE PRODUTOS COM APELO FITNESS ÀS VISTAS DO SEMÁFORO NUTRICIONAL: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. 2018. (Oficina).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A AÇÃO DE SUPLEMENTOS DE ÓLEO DE PEIXE NO REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS LESIONADOS. 2018. (Congresso).

III SIMPÓSIO DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO EMÍLIA DE JESUS FERREIRO/UFF.Pesquisas em Nutrição Experimental. 2017. (Simpósio).

Inverno com Ciência.A utilização do semáforo nutricional como técnica lúdica para educação nutricional.. 2017. (Oficina).

IV Worshop de Produtos Naturais.Aspectos TOXICOLÓGICOS decorrentes do consumo da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas.. 2017. (Simpósio).

IX Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.Avaliador da(s) sessão(ões) "CUIDANDO DA VIDA: METABOLISMO NATURAL E METABOLISMO SOCIAL IV. 2017. (Encontro).

IX Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.INFLUÊNCIA DO ÁCIDO GRAXO ÔMEGA 3 PROVENIENTE DO SALMÃO NO REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS LESIONADOS. 2017. (Encontro).

IX Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.Avaliador de resumos para o evento. 2017. (Encontro).

III Workshop de Produtos Naturais.Aspectos TOXICOLÓGICOS decorrentes do consumo da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas.. 2016. (Outra).

III Workshop de Produtos Naturais.EFEITOS DA CANTAXANTINA SOBRE O PESO DA PROLE DE CAMUNDONGAS CONSUMIDORAS DE TRUTA SALMONADA CAMUNDONGAS CONSUMIDORAS DE TRUTA SALMONADA. 2016. (Outra).

VIII Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DECORRENTES DO CONSUMO DA CANTAXANTINA UTILIZADA NO PROCESSAMENTO TECNOLÓGICO DE TRUTAS SALMONADAS. 2016. (Encontro).

VIII Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.Avaliadora da sessão de pôsteres da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. 2016. (Encontro).

VII Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé.Alerta nutricional às crianças matriculadas em colégios particulares do município Macaé/RJ frente às disposições da RDC 24/2010: utilização do Semáforo Nutricional como técnica lúdica.. 2015. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé. 2014. (Outra).

III SIMPÓSIO ETERNU DE TERAPIA NUTRICIONAL Da Universidade ao Mercado de Trabalho.Análise Sensorial na Prática Clínica. 2012. (Simpósio).

9º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Elaboração de um subproduto rico em vitamina C. 2011. (Simpósio).

I Mostra Carioca de Educação. 2011. (Outra).

Recicla Rio III. 2011. (Outra).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃOI. 2008. (Congresso).

1º JORNADA DE FISIOTERAPIA.TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE CRÍTICO - SEPSE. 2007. (Outra).

DESNUTRIÇÃO NAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES PRIVADAS NO RJ: ISSO EXISTE?. 2007. (Simpósio).

15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2005. (Seminário).

1º FÓRUM SOCIAL E CIENTÍFICO.1º FÓRUM SOCIAL E CIENTÍFICO. 2005. (Outra).

6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. 2005. (Simpósio).

MESA REDONDA DE GASTRONOMIA. 2005. (Outra).

14º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.14º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2004. (Seminário).

XIII JORNADA FACULDADE DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. INTERFERÊNCIA DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR ALTERNATIVO NA DIGESTIBILIDADE PROTÉICA DE RAÇÕES À BASE DE CASEÍNA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL. 2004. (Congresso).

XIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2004. (Congresso).

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. 2004. (Congresso).

13º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O EFEITO DO PROCESSAMENTO TÉRMICO DE SEMENTES DE ABÓBORA INFLUENCIANDO NA DIGESTIBILIDADE DE RAÇÕES UTILIZADAS PARA A RECUPERAÇÃO DA RATOS DESNUTRIDOS.. 2003. (Seminário).

1º JORNADA DE NUTRIÇÃO: ATUALIDADES DA CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO. 2003. (Outra).

7º CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DA RAÇÃO À BASE DE SOJA ORGÂNICA (Glycine Max L. Merril) EM RATOS NORMAIS E DESNUTRIDOS. 2003. (Outra).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTA DE ALIMENTOS.13º Encontro Nacional de Analista de Alimentos. 2003. (Encontro).

III JORNADA DE NUTRIÇÃO DO HSE. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simoni Carlos da Silva Couto

PACHECO, Juliana Tomaz; ALMEIDA, K. C. L.. INFLUÊNCIA DO CONSUMO CRÔNICO DE SOLUÇÃO DE NACL E DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA VIDA ADULTA SOBRE A MORFOLOGIA CARDÍACA E DA AORTA DA PROLE MACHO DE MÃES QUE CONSUMIRAM LINHAÇA DURANTE A LACTAÇÃO. 2019. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Geani de Oliveira Marins

ALMEIDA, K. C. L.; BARRETO, A. P. M.;PACHECO, Juliana Tomaz; GARCIA, G. D.; OLIVEIRA, A. M.; BARROS, C. M.. Efeitos do consumo de linhaça orgânica sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos de pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas no Serviço de Assistência Especializada no Município de Macaé/RJ. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Queila Lenzi

PACHECO, Juliana Tomaz. EFEITO DA SEMENTE DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) NO DESENVOLVIMENTO DO NERVO ÓPTICO NA PROLE DE RATOS WISTAR : ANALISE ULTRAESTRUTURAL.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Queila Lenzi

PACHECO, Juliana Tomaz; DAMASCENO, E. F.; SANTOS, R. M.; ROCHA, G. S.; CARNEIRO, M. B.. Efeito da Semente de Linhaça no desenvolvimento do nervo óptico na prole de ratas wistar ? análise ultraestrutural. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Natália Fonseca do Rosário

Kang, HC;PACHECO, Juliana Tomaz; Ayres, NGR; SCHIMITZ, V.; AZEREDO, E. L.. IDENTIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS COM COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM POPULAÇÃO ADULTA JOVEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Akemi Suzuki

Taboada, GF;Resende, A.C.; Weide, LCC; Carmo, MGT;PACHECO, Juliana Tomaz. Influência da utilização da farinha ou óleo de linhaça (Linum usitatissimum) durante a gestação e lactação de ratas Wistar diabéticas nos níveis séricos de hormônios tireoidianos da prole fêmea adulta. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Saraiva Anjos

PACHECO, Juliana Tomaz. INFLUÊNCIA DO CONSUMO DA LINHAÇA (Linum usitatissimum) DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇAO SOBRE A HIPERTENSÃO E A FUNÇÃO RENAL DA PROLE ADULTA DE RATAS WISTAR COM DIABETES MELLITUS TIPO II. 2014. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Azevedo de Meneses

SETUBAL, S.; BARROSO, S. G.; FILLHO, R. A. C.; ALMEIDA, K. C. L.; SABA, C. C. A. N.;PACHECO, Juliana Tomaz; CARDOZO, L. F. M. F.; PINTO, M. B. S.. Estudo da utilização da semente de linhaça como fonte de ácido graxo ômega três como um possível mecanismo regulatório antiestresse em ratos. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flavia Aline Andrade Calixto

PACHECO, Juliana Tomaz. PROCESSAMENTO DE SALGA ÚMIDA E DEFUMAÇÃO À QUENTE DA CARNE DE BIJUPIRÁ (Rachycentron canadum Linnaeus, 1766): análises químicas, bacteriológicas, parasitológicas e sensoriais.. 2016. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Manoel Correia dos Santos

XAVIER, A. R.; MELLO, V. S.; ROCHA, G. S.; MULDER, A. R. P.;PACHECO, Juliana Tomaz. Influência do consumo de linhaça (Linum usitatissimum) durante a gestação e lactação sobre a prole de ratas wistar com diabetes mellitus tipo 2.. 2014. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana de Lima Brandão Guimarães

Marques, Eliana; KELLER, L. A. M.; CALIXTO, F.A.A.; FURTADO, A.;PACHECO, Juliana Tomaz. Desenvolvimento de produtos de pescado oriundos da categoria "mistura" de pesca de arrasto para inclusão na merenda escolar: análise microbiológica, físico - química e sensorial.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arídio Mattos Júnior

Carvalho, LMJ; Silva, KGH;PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliação da atividade antioxidante e do processamento em leito de espuma da polpa de Pitangatuba (Eugenia neonitida Sobral) com e sem casca. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Câmara Vicente

PACHECO, Juliana Tomaz. CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO MATERNO DE FARINHA OU ÓLEO DE LINHAÇA DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO SOBRE A HISTOMORFOMETRIA CARDÍACA NA PROLE ADULTA DE RATAS DIABÉTICAS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana de Lima Brandão Guimarães

PACHECO, Juliana Tomaz; Marques, Eliana. Desenvolvimento de produto de pescado apertizado oriundo de rejeito de pesca de arrasto para inclusão na merenda escolar do município de Macaé, Rio de Janeiro: Análise Microbiológica, Físico - química e Sensorial.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Geani de Oliveira Marins

ALMEIDA, K. C. L.;PACHECO, Juliana Tomaz; GARCIA, G. D.. Efeitos do consumo de linhaça orgânica sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos de pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas no Serviço de Assistência Especializada no Município de Macaé/RJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Cristina do Nascimento Machado

MUZITANO, M. F.; BARTH, T.; SANGOI, M.;PACHECO, Juliana Tomaz. Análise dos Perfis físico-químico, cromatográfico e antioxidante de amostras de Própolis produzidas em Rio das Ostras (RJ) ? Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Maciel Dudus

ALMEIDA, K. C. L.; BARROS, C. M.;PACHECO, Juliana Tomaz. Aspectos toxicológicos da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia de Souza Figueiredo

RIBEIRO, R. A.; ARAUJO, T. R.;PACHECO, Juliana Tomaz. ?Ações do consumo de bisfenol-A sobre a deposição de gordura hepática em camundongos fêmeas ovariectomizadas alimentadas com dieta hiperlipídica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Léslie Carla dos Santos Braz

ALMEIDA, K. C. L.;HENRIQUES, H N; ALMEIDA, T. F.;PACHECO, Juliana Tomaz. EFEITO DO USO DE ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL COMBINADO SOBRE A VAGINA E GLÂNDULA MAMÁRIA DE RATAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana de Lacerda Gama Soares

LEITE, A. M. O.;PACHECO, Juliana Tomaz; MIRANDA, K. R.. Desenvolvimento de queijo cremoso com propriedades funcionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rayanne Lucia Cruz Ribeiro

RIVAS, J. C.; TEIXEIRA, F. M.;PACHECO, Juliana Tomaz. Estudo e avaliação de aditivos alimentares em rótulos de néctares e sucos concentrados de frutas tropicais encontrados em mercados da Cidade de Macaé - RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Lannes Schuabb

MARINS, G. O.; TEIXEIRA, F. M.;PACHECO, Juliana Tomaz. PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS COM APELO FITNESS ÀS LUZES DO SEMÁFORO NUTRICIONAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamyres Campêlo Jales

LEITE, A. M. O.; ALMEIDA, K. C. L.;PACHECO, Juliana Tomaz. ROTULAGEM NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DE ÔMEGA TRÊS DE USO ADULTO: AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES FRENTE ÀS LEGISLAÇÕES PERTINENTES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Azevedo da Silva

ALBUQUERQUE, K. T.; ALMEIDA, K. C. L.;PACHECO, Juliana Tomaz. Resposta insulínica hipotalâmica e perfil obesogênico em ratas sob exercício intervalado e dieta hiperlipídica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Muniz de Macedo

TEIXEIRA, F. M.;PACHECO, Juliana Tomaz; CARVALHO, A. C. S.. ?Avaliação das boas práticas e da qualidade microbiológica de amostras de água e de alface de restaurantes ?self-service? de Macaé-RJ?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joane Alves Borges

PACHECO, Juliana Tomaz; RIVAS, J. C.; SOUZA, A. L. R.. ?Avaliação da estabilidade do licopeno em extrato concentrado obtido a partir do suco da melancia?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela França Botelho de Oliveira

RAIMUNDO, J. M.; MIRANDA, K. R.;PACHECO, Juliana Tomaz. "Potencial terapêutico dos probióticos no tratamento da obesidade?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís Machado Cunha

TEIXEIRA, F. M.; MATTOS JUNIOR, A.;PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliação de parâmetros físico?químicos, compostos bioativos e dos rótulos em néctares e sucos concentrados de manga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Cerutti Santana

MARTINS, R. C. A.; ROCHA, E. S. C.;PACHECO, Juliana Tomaz. Utilização de soro de leite em processos biotecnológicos: uma alternativa para o gerenciamento de resíduos da indústria de laticínios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Caceres Rodrigues

LEITE, A. M. O.; PONTES, P. V.;PACHECO, Juliana Tomaz. Proposta de definição de nutracêutico para fins de prescrição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taylane Fragoso de Freitas

ALMEIDA, K. C. L.; ALMEIDA, M. F. L.;PACHECO, Juliana Tomaz. Papel da Semente de Linhaça (Linum Usitatissimum) na formação de corpúsculos lipídicos em astrócitos do córtex cerebral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jamile Fonseca Bedran

PACHECO, Juliana Tomaz. Análise comparativa entre o teor de nutrientes e a informação declarada nos rótulos de alimentos ultraprocessados comercializados em cantinas de escolas públicas de Macaé. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jamile Fonseca Bedran

PONTES, P. V.; LOURENCO, A. E. P.;PACHECO, Juliana Tomaz. Confiabilidade da informação nutricional de produtos alimentícios disponíveis no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Talita do Valle Cavararo Gouveia

ALMEIDA, T. F.; CARNEIRO, M. B.;PACHECO, Juliana Tomaz. Efeito do uso ininterrupto de anticoncepcional hormonal combinado oral na vagina de camundongos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayana Musse

PACHECO, Juliana Tomaz; CARNEIRO, M. B.; MARTINS, S. M.. Aspectos toxicológicos da cantaxantina nos sistemas renal e hepático de camundongas gestantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yorhana de Azevedo Silva

CRUZ, E. A.; PINTO, S. C.; CHAVES, S. P.; BARTH, T.;PACHECO, Juliana Tomaz. Atividade inibitória de Tocoyena bullata (folha, flor e caule) e Vernonia crotonoides sobre a desgranulação de mastócitos in vitro?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lais Espirito Santo do Desterro

PONTES, P.; ALVARES, T.;PACHECO, Juliana Tomaz. AVALIANDO A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DO RÓTULO NUTRICIONAL POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE MACAÉ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Simões de Freitas Silva

PACHECO, Juliana Tomaz; Teixeira, Michelle Teixeira. Análise da rotulagem de alimentos industrializados destinados ao público infantil às luzes do semáforo nutricional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bianca Barros da Costa

Gurpilhares, D.; ROMEIRO, N.;PACHECO, Juliana Tomaz. Isolamento e atividade anticoagulante dos polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Gracilaria caudata. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamyris Almeida Moreira

M, Michelle; Martins, SM;PACHECO, Juliana Tomaz. Isolamento e atividade anticoagulante dos polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Penicillus capitatus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle de Aguiar Cruz

RENNO, M.; NOGUEIRA, T. A.;PACHECO, Juliana Tomaz; Gurpilhares, D.. Avaliação de fatores relacionados a hipovitaminose D em pacientes moradores da cidade de Macaé, Região Norte Fluminense.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natalia Nascimento de Almeida

PACHECO, Juliana Tomaz; Rivas, J.C.; CERQUEIRA, P.. Conhecimento de nutricionistas acercas das alterações sofridas por óleos vegetais no aquecimento intermitente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Carly Mendes Assis

PACHECO, Juliana Tomaz; Dias, JF; CERQUEIRA, P.. ADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE BISCOITOS IMPORTADOS FRENTE ÀS LEGISLAÇÕES VIGENTES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Aline Rocha Rodrigues

PACHECO, Juliana Tomaz; Dias, JF; CERQUEIRA, P.. ROTULAGEM DE PÃES INTEGRAIS: A legislação em vigor é capaz de garantir o padrão de identidade e qualidade?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Mayra Elias

Oliveira, JS; Teixeira, Michelle Teixeira;PACHECO, Juliana Tomaz. Rótulos de suplementos alimentares comercializados no Rio de Janeiro: Avaliação de sua fidedignidade frente à legislação específica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Carla Ji

CERQUEIRA, P.; FREITAS, M. C.;PACHECO, Juliana Tomaz. Aplicação Tecnológica de Farinhas Mistas Isenta de Glúten na Confecção de Biscoitos Tipo ?Cookie?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cássia Cristina Pereira Vieira

Teixeira, Michelle Teixeira; Vieira, CCP; Afonso, F;PACHECO, Juliana Tomaz. ESTUDO DA RELAÇÃO DA ASMA E A NUTRIÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Lucia Duarte Rodrigues

Rodrigues, ALD; LOPES, C.; FAGUNDES, A. T. S.;PACHECO, Juliana Tomaz. ANÁLISE SENSORIAL DE MACARRÃO À BASE DE ARROZ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Lílian das Neves Araújo Feio

Silva, TLT;PACHECO, Juliana Tomaz; FAGUNDES, A. T. S.; Feio, LNA. CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Márcia das Neves Araújo Feio

Teixeira, Michelle Teixeira; Oliveira, JS;PACHECO, Juliana Tomaz; Feio, MNA. ESTUDO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Eline Ventura dos Santos

VENTURA, E.;PACHECO, Juliana Tomaz; OLIVEIRA, J; VEGGI, A.B.. ANÁLISE SENSORIAL DE BOLO A BASE DE CASCA DE BANANA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernanda Almeida de Carvalho

VEGGI, A.B.; Silva, TLT; Carvalho, FA;PACHECO, Juliana Tomaz. EVOLUÇÃO DO PADRÃO NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Emanuele Passos

Silva, TLT;PACHECO, Juliana Tomaz; Mezzomo, H; Passos, E. COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE PREPARAÇÕES VEGETARIANAS VERSUS TRADICIONAIS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Danielle Cristine de Barros Gomes

Mezzomo, H; VEGGI, A.B.;PACHECO, Juliana Tomaz; Gomes, DCB. ACEITABILIDADE DE UM BISCOITO FUNCIONAL À BASE DE SEMENTE DE ABÓBORA, LINHAÇA E SOJA COMO FONTE DE FIBRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Sheila Gabriel da Silva

Silva, TLT; Oliveira, JS;PACHECO, Juliana Tomaz; Silva, SG. INFLUÊNCIA DO USO DO SAL LIGHT EM PREPARAÇÕES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Talita da Paixão Costelha

Silva, TLT; OLIVEIRA, J;PACHECO, Juliana Tomaz; Costelha, TP. ESTABILIDADE DO ÁCIDO ASCÓRBICO FRENTE A DIFERENTES DOSES DE RADIAÇÃO ASSOCIADA A REFRIGERAÇÃO E CONGELAMENTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Odete Silva

Mezzomo, H; Teixeira, Michelle Teixeira;PACHECO, Juliana Tomaz; Silva, O. CÂNCER DE ESTÔMAGO: ESTRATÉGIA GOVERNAMENTAL PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Amanda Vieira

Teixeira, Michelle Teixeira; Aguiar, C; Vieira, A;PACHECO, Juliana Tomaz. EFEITO DO CONSUMO DE ÁCIDO GRAXO TRANS NA LACTAÇÃO, CONCOMITANTE OU NÃO COM AÇAÍ, NA PRESSÃO ARTERIAL DA PROLE ADULTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Monique Silva

VEGGI, A.B.; Teixeira, Michelle Teixeira;PACHECO, Juliana Tomaz; Silva, M. CONSUMO DE ADOÇANTES ENTRE IDOSAS DE UMA UNIVERSIDADE NO RIO DE JANEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Gabriela Barbosa Cabral

Silva, TLT; Fonseca, RB; CABRAL, G.B.;PACHECO, Juliana Tomaz. DESENVOLVIMENTO DE UM SUB-PRODUTO ORGÂNICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Maria Clara Lopes de Souza

Souza, MCL; Cruz, WMS; Dolinsky, M;PACHECO, Juliana Tomaz. Utilização da semente de linhaça na prevenção à injúria hepática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda de Moraes Cruz Prata

Prata, AMC; Silva, TLT; Oliveira, JS;PACHECO, Juliana Tomaz. COMPARAÇÃO ENTRE O TEOR DE VITAMINA C DE SUCOS DE LARANJA INDUSTRIALIZADOS E IN NATURA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Renata Cristina Morado Brandão Mau

Mau, RCMB; OLIVEIRA, J; Silva, TLT;PACHECO, Juliana Tomaz. MODELO DE GUIA ALIMENTAR ANTIOXIDANTE PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Danielle Tavares Zanchetta

Zanchetta, Danielle Tavares; Florentino,Ana Maria; Teixeira, Michelle Teixeira;PACHECO, Juliana Tomaz. CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Débora Moura Guanabara

Guanabara, Débora Moura; SIQUEIRA, E. C.;PACHECO, Juliana Tomaz; Silva, TLT. COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS DE FRUTAS ORGÂNICAS E CONVENCIONAIS COMERCIALIZADAS NO RIO DE JANEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Katharina Burlini Falcão Alves

Alves, Katharina Burlini Falcão; FAGUNDES, A. T. S.; LOPES, C.;PACHECO, Juliana Tomaz. CONSUMO DE COMPOSTOS FENÓLICOS PRESENTES NA UVA NA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA ATEROSCLEROSE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Tatiana Serdeiro de Alvim Coimbra & Sabrina Baptista Alves

KAJISHIMA, Shizuko; MARTINS, A.S.A.;PACHECO, Juliana Tomaz. "Dosagem de sódio em bebidas vendidas no comércio local". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Natérsia Rosa Câmara

BOAVENTURA, Gilson TelesGúzman-Silva, M APACHECO, Juliana Tomaz. " A influência da Tibolona no padrão alimentar e no perfil lipídico de ratas castradas". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

PACHECO, Juliana Tomaz; Rivas, J.C.. Banca elaboradora da prova prática referente ao cargo de Técnico em Laboratório/Alimentos do Concurso Público para provimento de cargo Técnico Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro referente ao Edital UFRJ nº390/2014. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz; Barros, L.B.; PONTES, P. V.; DIAS, I. A.. Concurso para professor substituto para a vaga​ ​Tecnologia de Alimentos / Técnica Dietética do Curso de Nutrição.. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Guimarães, D O; BERTO JUNIOR, C.; CINELLI, L.;PACHECO, Juliana Tomaz. Concurso para Professor Substituto da área de Biotecnologia Farmacêutica. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Acompanhante da Banca Examinadora do Concurso Público para Docente na Área de Análise Microbiológica e Toxicológica de Alimentos. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rivas, J.C.;PACHECO, Juliana Tomaz. Banca examinadora da prova prática referente ao cargo de Técnico em Laboratório/Alimentos do Concurso Público para provimento de cargo Técnico Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro referente ao Edital UFRJ nº390/2014. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rivas, J.C.;PACHECO, Juliana Tomaz. Banca elaboradora da prova objetiva referente ao cargo de Técnico em Laboratório/Alimentos do Concurso Público para provimento de cargo Técnico Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro referente ao Edital UFRJ nº390/2014. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fontes, P.;PACHECO, Juliana Tomaz; Rivas, J.C.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto para o curso de Nutrição Setor Nutrição/Bromatologia/Bioquímica e Composição Química de Alimentos/Tecnologia de Alimentos. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nakamura, A; Barros, L.B.; Menezes, H.M.S.; Manhães, L.R.T.;PACHECO, Juliana Tomaz. Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto para o curso de Nutrição, Setor Alimentos.. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. AVALIADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO - EDITAL PROFAEX Nº 32/2018. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. AVALIADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO - EDITAL PROFAEX Nº 32/2018. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Participante da comissão organizadora da III Semana de Ciências Farmacêuticas. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliação de trabalhos na III Semana de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliadora da edição 2018-1 do edital Registro Único de Ações de Extensão. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliadora PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO ÚNICO DE AÇÕES DE EXTENSÃO - EDITAL PROFAEX Nº 32/2018. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliadora de sessão da X Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz; VERDAM, M. C. S.. Avaliadora de trabalhos da Disciplina Economia e Administração da Empresa Farmacêutica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliadora de resumos da X Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Avaliação dos trabalhos finais da disciplina "Economia e Administração da Empresa Farmacêutica" do Curso de Graduação em Farmácia da UFRJ/Macaé. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. 1ª Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Efeitos do bisfenol-A (BPA) sobre a secreção de insulina e morfologia do pâncreas endócrino de camundongos fêmeas ovariectomizadas e alimentadas com dieta hiperlipídica". 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. 1ª Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ?Implicações do consumo de sacarose e frutose sobre parâmetros bioquímico, nutricional e de resposta anorexígena central da serotonina?.. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. 1ª Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "O resveratrol como terapêutica na doença de Alzheimer". 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. 1ª Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Consequência do jejum intermitente na gestação sobre o comportamento glicêmico e da proteína fosfo-Akt hipotalâmica na prole macho e fêmea jovem". 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. Processo Sucessório para os cargos de Reitor e Vice - reitor da UFRJ gestão 2015-2019. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andrioli, W J; Guimarães, D O;PACHECO, Juliana Tomaz. Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto para o curso de Farmácia, Setor Análises Químicas e Toxicológicas de Alimentos e Medicamentos. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PACHECO, Juliana Tomaz. CONSULTA ELEITORAL DOS CHEFES E SUB-CHEFES DE DOS DEPARTAMENTOS DE TECNOLOGIA FARMACÊUTICA, FARMÁCIA E ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA E BROMATOLOGIA DA FACULDADE DE FARMÁCIA. 2009. Universidade Federal Fluminense.

CALIXTO, F.A.A.;PACHECO, Juliana Tomaz; FERNANDES, M.L.. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO DE MONITORIA EM CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DE ALIMENTOS. 2008. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, M.F.; ALBINO, A.M.S.;PACHECO, Juliana Tomaz. BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO DE MONITORIA EM BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS. 2008. Universidade Federal Fluminense.

PACHECO, Juliana Tomaz. CONSULTA À COMUNIDADE PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR E DIRETOR DA FACULDADE DE FARMÁCIA/UFF. 2008. Universidade Federal Fluminense.

PACHECO, Juliana Tomaz. CONSULTA ELEITORAL PARA COORDENADOR E VICE-COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UFF. 2008. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur

Martinho, J. M. G. S.;FEIJÓ, M.B.S; Deleprane, J. B.; Costa, C. L.; Cardozo, L. F. M. F.;SABAA-SRUR, A. U. O.. A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Célia Lopes da Costa

COSTA, C. L.; SILVA, J. M. G.; FEIJO, M. B. S.; DALEPRANE, J. B.; CARDOZO, L. F. M. F.. A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Márcia Barreto da Silva Féijo

BOAVENTURA., G. T.; ALMEIDA., K. C. L.; MARTINHO, J. M.; DALEPRANE, J. B.;FEIJO, MÁRCIA B. S.. A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol.. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Ludmila Ferreira Medeiros de França Cardozo

MARTINHO, J. M. G. S.; FEIJÓ, M. B. S.;DALEPRANE, J. B.; COSTA, C. L.;CARDOZO, L. F. M. F.. A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Denise Mafra

COSTA, C. L.;BOAVENTURA, G. T.MAFRA, D.. A utilização da semente de linhaça (Linum usitatissumum) na hepatocarcinogênese induzida em ratos Wistar: Um estudo piloto. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dryelle Alves Viana

DETERMINAÇÃO DE FRAUDES EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES DE ÓLEO DE PEIXE ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO EM CÉREBROS DE CAMUNDONGOS DO ÁCIDO GRAXO ÔMEGA TRÊS E SEUS METABÓLITOS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Diana Alves Areas

RETIRADA DO GLÚTEN E CASEÍNA DA ALIMENTAÇÃO DE PORTADORES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA ), COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Greyce Rangel Matos

O EFEITO DO USO DE PROBIÓTICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE ? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rodrigo Cabral

REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS COM O USO DE BIOFILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ÓLEO DE PEIXE; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Sabrina Henriquielle de Azevedo dos Santos

REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS COM O USO DE BIOFILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ÓLEO DE PEIXE; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marta Maciel Dudus

Aspectos toxicológicos da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Juliana de Lima Brandão

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE PESCADO ORIUNDOS DA CATEGORIA MISTURA DE ARRASTO PARA INCLUSÃO NA MERENDA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA, FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL; ; 2014; Tese (Doutorado em Medic; Veterin; (Hig; Veter; Proc; Tecn; Prod; Orig; Animal)) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Flavia Aline Andrade Calixto

PROCESSAMENTO DE SALGA ÚMIDA E DEFUMAÇÃO À QUENTE DA CARNE DE BIJUPIRÁ (Rachycentron canadum Linnaeus, 1766): análises químicas, bacteriológicas, parasitológicas e sensoriais; ; 2012; Tese (Doutorado em Medic; Veterin; (Hig; Veter; Proc; Tecn; Prod; Orig; Animal)) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Tatiana Queiroz

AÇÃO DOS ANTIOXIDANTES PRESENTES NA ROMÃ SOBRE LIPOPROTEÍNAS DE BAIXA DENSIDADE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Marcella Guedes

Atividade antioxidante do café e seus efeitos na pressão arterial; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Renata Salgueiro

Propriedades funcionais do açaí; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Alessandra Viana

Aplicações funcionais do mirtilo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Graziella Nathache de Almeida Vieira

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS REFEIÇÕES TRANSPORTADAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Nutricional e Qualidade em Alimentos) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Tayanna Aparecida de Oliveira dos Santos Moreira

A Saúde psicológica do trabalhador nas Unidades de Alimentação e Nutrição - UAN; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Nutricional e Qualidade em Alimentos) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Arabele Lacerda

UMA REVISÃO HISTÓRICA DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO BRASIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Nutricional e Qualidade em Alimentos) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Michele Daflon de Araújo

Aplicações terapêuticas da Pitaya vermelha (Hilocereus undatus); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Sabrina Baptista Alves

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO USO DE BEBIDAS INDUSTRIALIZADAS FONTES DE SÓDIO E POTÁSSIO EM RATOS DA RAÇA WISTAR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Núbia Alves Grandini

Influência do ácido graxo ômega 3 proveniente do salmão no reparo tecidual de camundongos lesionados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thamyres Campelo

ROTULAGEM NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DE ÔMEGA TRÊS DE USO ADULTO: AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES FRENTE ÀS LEGISLAÇÕES PERTINENTES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

BRUNA LANNES

PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS COM APELO FITNESS ÀS LUZES DO SEMÁFORO NUTRICIONAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thalita Coelho Busch

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O SAL ROSA DO HIMALAIA E O SAL COMUM QUANTO AO TEOR DE SÓDIO E ACEITAÇÃO SENSORIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thayana Musse

Aspectos Toxicológicos decorrentes do consumo excessivo de cantaxantina em gestantes; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Talita do Valle Cavararo Gouveia

Efeito do uso ininterrupto de anticoncepcional hormonal combinado oral na vagina de camundongos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Brenda Cintra

Efeitos da cantaxantina sobre a prole de camundongos consumidores de truta salmonada - aspectos toxicológicos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Aline Caceres Rodrigues

Proposta de definição de nutracêutico para fins de Prescrição; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Natalia Nascimento de Almeida

Conhecimento de nutricionistas acercas das alterações sofridas por óleos vegetais no aquecimento intermitente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Marli Mello Vianna da Cunha

Percepção Sensorial de Idosos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Danielle Soares de Melo

Fraudes aplicadas à produtos cárneos e derivados; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Carly Mendes Assis

Análise da conformidade de rótulos de biscoitos importados frente a legislação corrente; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Aline Rocha Rodrigues

Fidedignidade de rótulos de pães integrais frente a legislação específica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Ana Lucia Duarte Rodrigues

ANÁLISE SENSORIAL DE MACARRÃO À BASE DE ARROZ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Danielle Cristine de Barros Gomes

ACEITABILIDADE DE UM BISCOITO FUNCIONAL À BASE DE SEMENTE DE ABÓBORA, LINHAÇA E SOJA COMO FONTE DE FIBRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Eline Ventura dos Santos

ANÁLISE SENSORIAL DE BOLO A BASE DE CASCA DE BANANA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Gabriela Barbosa Cabral

DESENVOLVIMENTO DE UM SUB-PRODUTO ORGÂNICO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Sheila Gabriel da Silva

INFLUÊNCIA DO USO DO SAL LIGHT EM PREPARAÇÕES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Talita da Paixão Costelha

ESTABILIDADE DO ÁCIDO ASCÓRBICO FRENTE A DIFERENTES DOSES DE RADIAÇÃO ASSOCIADA A REFRIGERAÇÃO E CONGELAMENTO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Amanda de Moraes Cruz Prata

Comparação do teor de vitamina C entre diferentes amostras de sucos industrializados e natuarais de laranja; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Débora Moura Guanabara

Comparação dos parâmetros físicos e químicos de frutas orgânicas e convencionais comercializadas no Rio de Janeiro; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Maria Clara Lopes de Souza

Utilização da semente de linhaça na prevenção à injúria hepática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Sabrina Henriquielle de Azevedo dos Santos

REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS COM O USO DE BIOFILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ÓLEO DE PEIXE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Rodrigo Cabral

REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS COM O USO DE BIOFILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ÓLEO DE PEIXE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thalita Coelho Busch

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O SAL ROSA DO HIMALAIA E O SAL COMUM QUANTO AO TEOR DE SÓDIO E ACEITAÇÃO SENSORIAL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Núbia Alves Grandini

Influência do ácido graxo ômega 3 proveniente do salmão no reparo tecidual de camundongos lesionados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thamyres Campelo

ROTULAGEM NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DE ÔMEGA TRÊS DE USO ADULTO: AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES FRENTE ÀS LEGISLAÇÕES PERTINENTES; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Thayana Musse

Aspectos Toxicológicos decorrentes do consumo excessivo de cantaxantina em gestantes; ; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Brenda Cintra de Souza

Efeitos da cantaxantina sobre a prole de camundongos consumidores de truta salmonada - aspectos toxicológicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Ana Paula dos Passos Cancio

Caracterização físico ? química de subprodutos de Pitaya vermelha (Hylocereus undatus); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Yasmin Campos Coelho

Quantificação de compostos bioativos presentes na pitaya vermelha (Hilocereus undatus) e sua possível capacidade antioxidante; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Gabrielly Cury

Adequação de alimentos com suposta alegação funcional à rotulagem nutricional obrigatória; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Danielle Soares de Melo

A Influência dos Teores de Nitrito na Comercialização e Caracterização de Embutidos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Caroline Duarte

Relatório de Monitoria da disciplina Análises de Alimentos FFP 401; 2018; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Adriana Dutra

Relatório de Monitoria da disciplina Análises de Alimentos FFP401; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Alice Gonçalves

Relatório de Monitoria da disciplina Análises de Alimentos FFP 401; 2017; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Francislene Salomão Carvalho Pancotte

Relatório da Monitoria de Análises de Alimentos; 2016; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Tamara Sobrinho

Alerta nutricional às crianças matriculadas em colégios particulares do município Macaé/RJ frente às disposições da RDC 24/2010: utilização do Semáforo Nutricional como técnica lúdica; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Antonio de Souza Menezes

Relatório da Monitoria da disciplina Bromatologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Patricia da Silva Fernandes

Relatório da Monitoria da disciplina Composição de Alimentos; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Camila Senceite

Relatório da Monitoria de Bromatologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Priscilla Belo

Relatório da Monitoria em Tecnologia de Alimentos; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Francine Ribeiro Mér

Relatório da Monitoria da disciplina Bromatologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Carolina Pinto de Carvalho Martins

Relatório da Monitoria da disciplina Bromatologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Ingrid Rani Santos Pimenta

Relatório da Monitoria da disciplina Tecnologia de Alimentos; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Danielle Cristine de Barros Gomes

Relatório da Monitoria da disciplina Análise Sensorial; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Mariana Marques de Melo

Relatório da Monitoria da disciplina Tecnologia de Alimentos; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

JANAÍNA BARBOSA GUIMARÃES

Relatório da Monitoria da disciplina Composição de Alimentos; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Gama Filho; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Nathalia Bailoni Puttini

O USO DA FOTOMETRIA DE CHAMA NA DETERMINAÇÃO DE SÓDIO EM DIFERENTES BEBIDAS INDUSTRIALIZADAS; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Gigliane Cosendey

PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS, CINZAS, VET E ROTULAGEM NUTRICIONAL: UMA VISÃO PRÁTICA; 2007; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Ingrid Pillar Nascimento da Costa

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS UTILIZADOS NA DISCIPLINA BROMATOLOGIA III; 2007; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Gigliane Cosendey

ANÁLISE PRÁTICA DE AMOSTRAS DE UMIDADE, FIBRAS E LIPÍDIOS NO ALIMENTOS; 2007; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilson Teles Boaventura

A influência do consumo de semente de linhaça em animais sadios e injuriados pelo consumo crônico de etanol; 2012; Tese (Doutorado em Ciências MÉDICAS) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Gilson Teles Boaventura;

Katia Calvi Lenzi de Almeida

O consumo crônico de etanol pode ser minimizado pela ingestão contínua de semente de linhaça (Linum usitatissinum)?; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Kátia Calvi Lenzi de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALIXTO, F.A.A. ; DIAS, G. E. A. ; SCHMALZ, K. R. P. ; SILVA, L. E. ; KAJISHIMA, Shizuko ; FRANCO, R. M. ; MESQUITA, E. F. M. ; PACHECO, Juliana Tomaz . Efeito do processamento de defumação na qualidade de bijupirá (Rachycentron canadum): atributos bacteriológicos, químicos e sensoriais. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE) , v. 71, p. 02, 2019.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; VICENTE, G. C. ; VELARDE, L. G. C. ; BENEDICTO, H. G. ; Resende, A.C. ; Teixeira, Michelle Teixeira ; ALMEIDA, K. C. L. ; BOAVENTURA, G. T. . Can the indicators of choronic ethanol consumption be minimized by a continuous flaxseed intake?. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY , v. 00, p. 1-8, 2018.

  • SILVA, V. S. ; Teixeira, Michelle Teixeira ; PACHECO, Juliana Tomaz . Análise da rotulagem de alimentos industrializados destinados ao público infantil à luz da proposta de semáforo nutriciona. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 5, p. 36-44, 2017.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; BOAVENTURA, Gilson Teles . Impact of dietary flaxseed (Linum usitatissimum) supplementation on biochemical profile in healthy rats. Nutrición Hospitalaria , v. 26, p. 798-802, 2011.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; BAPTISTA, A. ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; PACHECO, Juliana Tomaz ; Silva, A.F.E. ; Costa, C.A. ; Resende, A.C. . Dietary flaxseed supplementation improves endothelial function in the mesenteric arterial bed. Food Research International , v. 43, p. 2052-2056, 2010.

  • Soares. L.L. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; BRITO, Carolina Meano de ; Troina, A.A. . Avaliação dos efeitos da semente de linhaça quando utilizada como fonte de proteína nas fases de crescimento e manutenção em ratos. Revista de Nutrição da PUCCAMP (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1415-5273 Revista de Nutrição (Impresso)) , v. 22, p. 483-491, 2009.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles . Evaluation of Protein Quality from Genetically Modified and Organic Soybean in two Consecutives Generations of Wistar Rats. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 52, p. 2006, 2009.

  • Gúzman-Silva, M A ; POLLASTRI, C E ; PANTALEÃO, J A S ; CARVALHO, A C B ; HENRIQUES, H N ; CAMARA, N. R. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles . Tramadol minimizes potential pain during post-oophorectomy in Wistar rats. Alternatives to Animal Testing and Experimentation , v. 14, p. 91-92, 2008.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; BOAVENTURA, Gilson Teles . O efeito da alimentação alternativa nos indicadores biológicos e químicos de ratos em crescimento alimentados com dieta do município de Quissamã/RJ. Revista Saúde.com , v. 3, p. 35-47, 2007.

  • SOUTO, M. M. ; DUDUS, M. M. ; SILVA, R. F. ; WU, X. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. . Interações entre a cantaxantina e componentes celulares: possíveis mecanismos toxicológicos. In: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio ambiente em foco. 1ºed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 4, p. 85-87.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. ; SANTOS, F. S. ; SOUTO, M. M. ; SILVEIRA, M. G. ; WU, X. . AÇÃO TOXICOLÓGICA DA CANTAXANTINA SOBRE A MORFOLOGIA DE RINS E FÍGADOS DA PROLE DE CAMUNDONGAS QUE CONSUMIRAM TRUTA SALMONADA. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Belém/PA. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; Gúzman-Silva, M A . EFEITO HORMONAL DA SEMENTE DE LINHAÇA EM RATAS CASTRADAS. In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienista de Alimentos, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienista de Alimentos, 2009.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; AZEREDO, Vlilma Blondet de ; BOAVENTURA, Gilson Teles . A ADIÇÃO DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR ALTERNATIVO INFLUENCIANDO NA DIGESTIBILIDADE DA RAÇÃO DE RATOS.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, RECIFE - PE. CDROOM do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; AZEREDO, Vlilma Blondet de ; BOAVENTURA, Gilson Teles . ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DA DIETA DE QUISSAMÃ EM RATOS NORMAIS E DESNUTRIDOS NA RECUPERAÇÃO DO QUADRO DE DESNUTRIÇÃO.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, RECIFE - PE. CDROOM do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. ; MATTOS JUNIOR, A. ; GRANDINI, N. A. ; SANTOS, S. H. A. ; CAMPELLO, T. . A AÇÃO DE SUPLEMENTOS DE ÓLEO DE PEIXE NO REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS LESIONADOS. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Belém/PA. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018.

  • AMARO, E. C. R. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles . A SEMENTE DE LINHAÇA DIMINUE A GLICEMIA PLASMÁTICA? ESTUDO EM RATOS. In: XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2007, Niterói. CD ROOM do XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2007.

  • CAMARA, N. R. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; Gúzman-Silva, M A ; PANTALEÃO, J A S ; POLLASTRI, C E ; CARVALHO, A C B ; HENRIQUES, H N ; BOAVENTURA, Gilson Teles . CICLO ESTRAL DA RATA WISTAR: CORRELAÇÃO ENTRE A CITOLOGIA VAGINAL E A HISTOLOGIA OVARIANA EM 45 RATAS. In: XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2007, Niterói. CD ROOM do XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2007.

  • MUNIZ, Joici Mendonça ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de ; SOUZA, Fernanda Paulina de ; FERNANDES, Alexandre Guimarães ; CYSNEIROS, Natália Costa . COMPARAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA QUALIDADE PROTÉICA DA SEMENTE DE LINHAÇA ( LINUM USITATISSIMUM) E DE SOJA (GLYCINE MAX (L.) merril) NO CRESCIMENTO DE RATOS NORMAIS. In: 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005, Niterói - RJ. CD ROOM do 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005.

  • CYSNEIROS, Natália Costa ; PACHECO, Juliana Tomaz ; MUNIZ, Joici Mendonça ; BRITO, Carolina Meano de ; SOUZA, Fernanda Paulina de . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DAS RAÇÕES CASEÍNA E SOJA (GLYCINE MAX (L.) merril) ORGÂNICA E GENETICAMENTE MODIFICADA. In: 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005, Niterói - RJ. Anais do 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005.

  • BRITO, Carolina Meano de ; PACHECO, Juliana Tomaz ; SOUZA, Fernanda Paulina de ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; MUNIZ, Joici Mendonça ; CYSNEIROS, Natália Costa . A INFLUÊNCIA DA SOJA GENETICAMENTE MODIFICADA E ORGÂNICA NA PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO EM RATOS MACHOS. In: 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005, Niterói - RJ. Anais do 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005.

  • SOUZA, Fernanda Paulina de ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; MUNIZ, Joici Mendonça ; CYSNEIROS, Natália Costa . NÍVEIS DE TRIGLICERÍDEOS DE RATAS ALIMENTADAS COM SOJA (GLYCINE MAX (L) merril) ORGÂNICA E TRANSGÊNICA. In: 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005, Niterói - RJ. Anais do 15º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2005.

  • GRANDINI, N. A. ; ALMEIDA, K. C. L. ; CAMPELLO, T. ; MATTOS JUNIOR, A. ; PACHECO, Juliana Tomaz . DIETARY SUPPLEMENTS OMEGA 3 ? EVALUATION OF NUTRITIONAL LABELLING AND HEALING POTENTIAL. In: XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, 2019, São Paulo. Anais dp XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, 2019.

  • ALMEIDA, K. C. L. ; DUDUS, M. M. ; SOUTO, M. M. ; SATANNA, F. ; WU, X. ; SILVEIRA, M. G. ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; PACHECO, Juliana Tomaz . Toxicological effects of canthaxanthin on the liver morphometry of offspring of mice fed salmon trout. In: World Toxicologic Pathology Congress, 2018, São Paulo. Anais do World Toxicologic Pathology Congress, 2018.

  • GRANDINI, N. A. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; MATTOS JUNIOR, A. ; ALMEIDA, K. C. L. . Influência do ácido graxo ômega 3 no reparo tecidual de camundongos lesionados. In: 10º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS (COLAOB), 2018, João Pessoa/PB. Anais do 10º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS (COLAOB), 2018.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; GOUVEIA, T. V. C. ; NASCIMENTO, D. S. C. ; OLIVEIRA, S. A. ; HENRIQUES, H N . EFEITO DO USO ININTERRUPTO DE ANTICONCEPCIONAL HORMONAL COMBINADO ORAL NA VAGINA DE CAMUNDONGOS. In: 7º MACAENF - A Enfermagem na garantia do direito à saúde: o cuidado do planejamento a prática assistencial', 2017, Macaé. Anais do 7º MACAENF - A Enfermagem na garantia do direito à saúde: o cuidado do planejamento a prática assistencial, 2017.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; MATTOS JUNIOR, A. ; ALMEIDA, K. C. L. ; GRANDINI, N. A. . NFLUÊNCIA DO ÁCIDO GRAXO ÔMEGA 3 PROVENIENTE DO SALMÃO NO REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS LESIONADOS. In: 7º MACAENF - A Enfermagem na garantia do direito à saúde: o cuidado do planejamento a prática', 2017, Macaé. Anais do 7º MACAENF - A Enfermagem na garantia do direito à saúde: o cuidado do planejamento a prática, 2017.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; MUSSE, T. ; CAMPELLO, T. ; SOUZA, B. C. ; ALMEIDA, K. C. L. ; DUDUS, M. M. ; SILVA, R. F. . Associação do consumo de truta salmonada e o aparecimento de esteatose hepática em camundongos. In: 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2017, Minas Gerais. Anais do 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2017.

  • CAMPELLO, T. ; PACHECO, Juliana Tomaz . IDENTIFICAçãO DE FRAUDES EM PESCADO PELA TéCNICA DE DNA BARCONDING. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. Anais da IX Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ/Macaé, 2017.

  • GRANDINI, N. A. ; CAMPELLO, T. ; ALMEIDA, K. C. L. ; SILVA, R. F. ; SANTOS, S. H. A. ; PACHECO, Juliana Tomaz . ASSOCIAÇÃO DO CONSUMO DE TRUTA SALMONADA E O APARECIMENTO DE ESTEATOSE HEPÁTICA EM CAMUNDONGOS. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017.

  • GRANDINI, N. A. ; MATTOS JUNIOR, A. ; ALMEIDA, K. C. L. ; PACHECO, Juliana Tomaz . INFLUÊNCIA DO ÁCIDO GRAXO ÔMEGA 3 PROVENIENTE DO SALMÃO NO REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS LESIONADOS. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. Anais da IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017.

  • PUPE, C. G. ; SILVA, C. B. D. ; PIRES, C. K. ; GOMES, A. ; MIRANDA, K. R. ; BERTO JUNIOR, C. ; ROCHA, E. A. C. ; ZANETTI, G. D. ; CARVALHO, E. L. S. ; RIBEIRO, R. L. C. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; RIVAS, J. C. ; MATTOS JUNIOR, A. ; MARTINS, R. C. A. . OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE EM PLANTAS MEDICINAIS E ALIMENTOS. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. Anais da IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017.

  • ROCHA, E. A. C. ; GOMES, A. ; RIVAS, J. C. ; SILVA, C. B. D. ; MIRANDA, K. R. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BERTO JUNIOR, C. ; CARVALHO, E. L. S. ; RIBEIRO, R. L. C. ; PUPE, C. G. ; MATTOS JUNIOR, A. ; PIRES, C. K. ; ZANETTI, G. D. ; MARTINS, R. C. A. . A RECICLAGEM COMO CUIDADO AO MEIO AMBIENTE. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. Anais da IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017.

  • SANTOS, S. H. A. ; SILVA, R. F. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. . EFEITOS TOXICOLÓGICOS DA CANTAXANTINA SOBRE A PROLE DE CAMUNDONGAS CONSUMIDORAS DE TRUTA SALMONADA. In: IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017, Macaé. Anais da IX Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé, 2017.

  • MUSSE, T. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; SOUZA, B. C. ; CAMPELLO, T. ; DUDUS, M. M. ; SILVA, R. F. ; GOUVEIA, T. V. ; CALIXTO, F.A.A. ; BERTO JUNIOR, C. ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; HENRIQUES, H N ; ALMEIDA, K. C. L. . ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DECORRENTES DO CONSUMO DA CANTAXANTINA UTILIZADA NO PROCESSAMENTO TECNOLÓGICO DE TRUTAS SALMONADAS.. In: VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016, Macaé. Anais da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016.

  • SANTOS, S. H. A. ; DUDUS, M. M. ; SILVA, R. F. ; SOUZA, B. C. ; MUSSE, T. ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. . EFEITOS TÓXICOS DA CANTAXANTINA NA ALIMENTAÇÃO ? ATUALIZAÇÃO. In: VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016, Macaé. Anais da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016.

  • RIBEIRO, R. L. C. ; PEIXOTO, B. ; BALLARIS, F. M. ; OLIVEIRA, M. L. R. ; CORDEIRO, J. A. ; MELO, A. F. S. ; MOURA, M. K. ; GOMES, A. ; MATTOS JUNIOR, A. ; PUPE, C. G. ; SILVA, C. B. D. ; PIRES, C. K. ; BERTO JUNIOR, C. ; ROCHA, E. A. C. ; ZANETTI, G. D. ; Rivas, J.C. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; MIRANDA, K. R. ; ARAUJO, A. S. ; BRANCO, B. G. ; BRITO, M. F. R. ; CARVALHO, E. L. S. ; MARTINS, R. C. . AS PLANTAS MEDICINAIS COMO PROMOTORAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM MACAÉ, RJ, BRASIL Autores:. In: VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016, Macaé. Anais da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016.

  • DUDUS, M. M. ; SILVA, R. F. ; SANTOS, S. H. A. ; SOUZA, B. C. ; MUSSE, T. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; ALMEIDA, K. C. L. . EFEITOS DA CANTAXANTINA SOBRE A MACRO E MICROSCOPIA DE ÓRGÃOS DA PROLE DE CAMUNDONGAS CONSUMIDORAS DE TRUTA SALMONADA. In: VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016, Macaé. Anais da VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé, 2016.

  • RODRIGUES, A. C. ; PACHECO, Juliana Tomaz . PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DE NUTRACÊUTICO PARA FINS DE PRESCRIÇÃO. In: 6ºMACAENF ? A construção histórico-política da Enfermagem e suas interfaces com o SUS, 2016, Macaé. Anais do 6ºMACAENF ? A construção histórico-política da Enfermagem e suas interfaces com o SUS, 2016.

  • SOBRINHO, T. ; CAMPELLO, T. ; GRANDINI, N. A. ; PACHECO, Juliana Tomaz . ALERTA  NUTRICIONAL  ÀS  CRIANÇAS  MATRICULADAS  EM  COLÉGIOS PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ FRENTE ÀS DISPOSIÇÕES DA RDC 24/2010: UTILIZAÇÃO DO SEMÁFORO NUTRICIONAL  COMO  TÉCNICA  LÚDICA. In: VII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ/­Macaé Professor Aloísio Teixeira, 2015, Macaé. Anais da VII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ­/Macaé Professor Aloísio Teixeira, 2015.

  • VEGGI, A.B. ; CUNHA, M. M. V. ; SILVA, M. S. ; Teixeira, Michelle Teixeira ; PACHECO, Juliana Tomaz . Consumo de adoçantes no envelhecimento: resultados de um programa voltado a promoção do envelhecimento ativo no Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Nutrição, 2012, Recife. Anais do XXII CONBRAN, 2012.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; CABRAL, G.B. . ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO ORGÂNICO RICO EM VITAMINA C. In: 9º Simpósio Latino Americano de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9º Simpósio Latino Americano de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; BOAVENTURA, Gilson Teles . ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DA LINHAÇA COM A SOJA ORGÂNICA E TRANSGÊNICA COMO FONTES PROTÉICAS EXCLUSIVAS DURANTE O CRESCIMENTO DE RATOS?.. In: XXI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL., 2006, ÁGUAS DE LINDÓIA. CD ROOM DA XXI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2006.

  • BOAVENTURA, Gilson Teles ; BRITO, Carolina Meano de ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; LEITE, C.D.F.C. ; MOTTA, E.F.R. ; Troina, A.A. . "ESTUDO LONGITUDINAL DE RATAS ALIMENTADAS COM RAÇÃO TENDO COMO FONTE PROTÉICA A LINHAÇA (LINUM USITAISSINUM): DADOS DE CRESCIMENTO". In: XXI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006, Águas de Lindóia. Anuais da XXI Runião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006.

  • AZEREDO, Vilma Blondet de ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; CYSNEIROS, Natália Costa ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; PACHECO, Juliana Tomaz . "ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE PROTÉICA DE UMA DIETA ADICIONADA DE MULTIMISTURA PARA RECUPERAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO COM CURTA E LONGA DURAÇÃO EXPERIMENTAL". In: XXI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006, Águas de Lindóia. Anais da XXI Runião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006.

  • BOAVENTURA, Gilson Teles ; BRITO, Carolina Meano de ; CYSNEIROS, Natália Costa ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; LEITE, C.D.F.C. ; MOTTA, E.F.R. ; MUNIZ, Joici Mendonça ; Troina, A.A. . LINHAÇA (LINUM USITATISSINUM) COMO FONTE PROTÉICA EXCLUSIVA: UM ESTUDO EM RATOS". In: Anais da XXI Runião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006, Águas de Lindóia. Anais da XXI Runião Anual das ederação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006.

  • BOAVENTURA, Gilson Teles ; BRITO, Carolina Meano de ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; CYSNEIROS, Natália Costa ; PACHECO, Juliana Tomaz ; LEITE, C.D.F.C. ; MUNIZ, Joici Mendonça ; Troina, A.A. . "POTENCIAL PROTÉICO DA LINHAÇA (LINUM USITAISSINUM) PARA RAÇÃO DE RATOS EM CRESCIMENTO". In: XXI Runião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006, Àguas de Lindóia. Anais da XXI Runião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2006.

  • BRITO, Carolina Meano de ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz . "A PROTEÍNA DA SEMENTE DE LINHAÇA SUBSTITUI A PROTEÍNA ANIMAL NO CRESCIMENTO?. In: 14 CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2006, FLORIANÓPOLIS. Anais do 14 CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2006.

  • BOAVENTURA, Gilson Teles ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; LUCAS, Ana Maria Martins ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto . "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PROTÉICA DA DIETA DE QUISSAMÃ/RJ ADICIONADA DA MULTIMISTURA OU DO FARELO DE ARROZ". In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO, 2006, CAMPO GRANDE. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO, 2004.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; MUNIZ, Joici Mendonça ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; BOAVENTURA, Gilson Teles . ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR ALTERNATIVO NA DIGESTIBILIDADE PROTÉICA DA DIETA DE QUISSAMÃ/RJ. In: 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2005, Campinas - RJ. Anais do 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2005.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; CYSNEIROS, Natália Costa ; FERNANDES, Alexandre Guimarães ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; AZEREDO, Vilma Blondet de . ESTUDO PILOTO DA LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) COMO FONTE PROTÉICA. In: XIX REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2005, Águas de Lindóia - SP. CD ROOM da XIX REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2005.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FERNANDES, Alexandre Guimarães ; BRITO, Carolina Meano de ; CYSNEIROS, Natália Costa ; MUNIZ, Joici Mendonça ; BOAVENTURA, Gilson Teles . QUOCIENTE DE EFICÁCIA PROTÉICA DE RATOS NORMAIS A LIMENTADOS À BASE DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM): UM ESTUDO PILOTO. In: 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2005, Campinas - SP. CD ROOM do 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2005.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; AZEREDO, Vilma Blondet de ; BOAVENTURA, Gilson Teles . A INTERFERÊNCIA DE UM SUPLMENTO ALIMENTAR ALTERNATIVO NA DIGESTIBILIDADE DE RAÇÕES À BASE DE CASEÍNA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL. In: XIII JORNADA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2004, Niterói - RJ. Anais da XIII JORNADA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2004.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de ; SOUZA, Fernanda Paulina de ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; FEIJÓ, Tatiana Silveira . A INFLUÊNCIA DA PROTEÍNA DA SOJA (GLYCINE MAX L. MERRIL) GENETICAMENTE MODIFICADA E ORGÂNICA NA RECUPERAÇÃO DO ESTADO DE DESNUTRIÇÃO ATRAVÉS DO PESO DOS RINS: ESTUDO EM RATOS MACHOS. In: XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2004, Niterói-RJ. Anais do XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2004.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; BOAVENTURA, Gilson Teles ; AZEREDO, Vilma Blondet de . A ADIÇÃO DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR ALTERNATIVO EM DIETAS À BASE DE CASEÍNA É VALIDA? ESTUDO EM RATOS. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004, Campo Grande - MS. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004.

  • FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles . SOJA (GLYCINE MAX L. merril) ORGÂNICA COMO FONTE PROTÉICA NO CRESCIMENTO DE RATOS RECÉM DESMAMADOS. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004, Campo Grande - MS. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004.

  • FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; PACHECO, Juliana Tomaz ; BOAVENTURA, Gilson Teles . AVALIAÇÃO BIOLÓGICA DA SOJA (GLYCINE MAX L. merril) TRANSGÊNICA COMO FONTE PROTÉICA PARA RATOS RECÉM DESMAMADOS. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004, Campo Grande - MS. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2004.

  • BOAVENTURA, Gilson Teles ; DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; LUCAS, Ana Maria Martins . "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PROTÉICA DA DIETA DE QUISSAMÃ/RJ ADICIONADA DA MULTIMISTURA OU DO FARELO DE ARROZ". In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO, 2004, CAMPO GRANDE. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO, 2004.

  • FOGEL, Carolina Sardinha ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; BOAVENTURA, Gilson Teles . ESTUDO COMPARATIVO EM RATOS NORMAIS E DESNUTRIDOS ALIMENTADOS COM RAÇÃO À BASE DE SOJA ORGÂNICA OU TRANSGÊNICA.. In: XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe, 2003, Curitiba. Anais da XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe, 2003.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; COSTA, Fernanda dos Santos ; SILVA, Cristiane Francisca da ; BOAVENTURA, Gilson Teles . COEFICIENTE DE EFICÁCIA PROTÉICA AVALIANDO A PROTEÍNA DE SOJA (Glycine max L. Merril )ORGÂNICA E TRANSGÊNICA NA GERAÇÃO F1 DE RATOS.. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS - SP. CDROOM do 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

  • FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; PACHECO, Juliana Tomaz ; COSTA, Mariana Ribeiro ; BOAVENTURA, Gilson Teles . INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO TÉRMICO NA DIGESTIBILIDADE DE RAÇÕES ADICIONADAS DE ALIMENTOS ALTERNATIVOS - FARELO DE ARROZ E TRIGO.. In: 13º ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003, , RIO DE JANEIRO. LIVRO DE RESUMOS DO 13º ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; COSTA, Fernanda dos Santos ; SILVA, Cristiane Francisca da ; BOAVENTURA, Gilson Teles . RATOS DESNUTRIDOS DA F1 ALIMENTADOS COM SOJA (GLICINE MAX L. MERRIL) ORGÂNICA CONSEGUEM SE IGUALAR À RATOS NORMAIS?.. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas-SP. CDROOM do 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ALIMANTOS, 2003.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; COSTA, Fernanda dos Santos ; SILVA, Cristiane Francisca da ; BOAVENTURA, Gilson Teles . RECUPERAÇÃO DO ESTADO DE DESNUTRIÇÃO DA GERAÇÂO F1 COM A PROTEÍNA DA SOJA:ANÁLISE BIOLÓGICA.. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas-SP. CD-ROM do 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

  • DALEPRANE, Julio Beltrame ; PACHECO, Juliana Tomaz ; FEIJÓ, Tatiana Silveira ; FOGEL, Carolina Sardinha ; COSTA, Fernanda dos Santos ; SILVA, Cristiane Francisca da ; BOAVENTURA, Gilson Teles . RETENÇÃO PROTEICA FINAL (RPF) DE RATOS NORMAIS DA GERAÇÃO F1, ALIMENTADOS COM SOJA ORGÂNICA E TRANSGÊNICA (Glycine max L. Merril). In: 5ºSIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas-SP. CD-ROM do 5ºSIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto ; BOAVENTURA, Gilson Teles . O PROCESSAMENTO TÉRMICO DE SEMENTES DE ABÓBORA INFLUENCIANDO NA DIGESTIBILIDADE DE RAÇÕES UTILIZADAS PARA A RECUPERAÇÃO DA RATOS DESNUTRIDOS.. In: 13º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2003, NITERÓI. ANAIS DO 13º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA., 2003.

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; ALMEIDA, K. C. L. . Oficina - PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO NUTRICIONAL DE PRODUTOS COM APELO FITNESS ÀS LUZES DO SEMÁFORO NUTRICIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; ALBUQUERQUE, K. T. . A atuação do Nutricionista na área clínica hospitalar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Pesquisas em Nutrição Experimental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Atualizações acerca das fraudes cometidas em produtos alimentícios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Perspectivas do Farmacêutico na Área de Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Atualizações acerca das fraudes cometidas em produtos alimentícios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Química Aplicada à Nutrição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Aditivos alimentares - usos e riscos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz . Aulas de atualização - Bioquímica de Macronutrientes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; MARTINS, J. M. . TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE CRÍTICO - SEPSE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cosendey. G. ; CALIXTO, F.A.A. ; PACHECO, Juliana Tomaz . PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS, CINZAS, VET E ROTULAGEM NUTRICIONAL: UMA VISÃO PRÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. P. N. ; PACHECO, Juliana Tomaz ; MARTINS, A.S.A. . PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS UTILIZADOS NA DISCIPLINA BROMATOLOGIA III. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cosendey. G. ; CALIXTO, F.A.A. ; PACHECO, Juliana Tomaz . ANÁLISE PRÁTICA DE AMOSTRAS DE UMIDADE, FIBRAS E LIPÍDIOS NO ALIMENTOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de . Higiene do Ambiente e Equipamentos no Treinamento do Serviço de Nutrição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; BRITO, Carolina Meano de . Higiene Pessoal no Treinamento do Serviço de Nutrição.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, Juliana Tomaz ; FIGUEIREDO, Mariana Sarto . Multimistura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PACHECO, Juliana Tomaz . Entrevista sobre alimentação saudável - http://www.youtube.com/watch?v=ozn-7QB4P1Y. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O uso de peixes de menor valor agregado como fonte de suplementação de ácidos graxos essenciais para o tratamento de doenças infantis neurodegenerativas., Descrição: A importância dos ácidos graxos essenciais (AGEs) para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central está bem documentada na literatura. São aqueles que não são produzidos pelo organismo, sendo necessária a obtenção através da dieta. Para um desenvolvimento fetal e pós-natal normais, todos os nutrientes são importantes, entretanto, alguns deles têm importância particular em determinados períodos do desenvolvimento do cérebro de mamíferos, como por exemplo, os lipídeos. Estes, formam aproximadamente 60% da massa do tecido cerebral e são constituídos em grande proporção por ácidos graxos que desempenham papel essencial na fisiologia do cérebro. Evidências obtidas por meio de estudos clínicos mostram que o consumo de ω-3 pode reduzir o risco para doenças neurodegenerativas, entre elas a Doença de Alzheimer e Parkinson, assim como, apontam que dietas muito deficientes em ω-3 podem provocar significativas alterações bioquímicas e morfológicas no cérebro em desenvolvimento. O consumo de pescado corresponde ativamente à uma oferta adequada de AGE aos humanos. Alguns peixes, inclusive, tem a capacidade de realizar o processo de elongação dos ácidos graxos ômega 3 e 6, desta forma, sendo fonte de seus metabólitos funcionais. Porém, além do custo relativamente elevado para grande parte da população brasileira, alguns peixes são susceptíveis a sofrerem fraudes alimentares, o que dificulta o acesso da população a AGEs provenientes de diversos tipos de pescado. Apesar de programas governamentais que estimulam o consumo de pescado e dos seus benefícios nutricionais comprovados, o consumo de pescado na alimentação infantil e escolar é pouco significativo. Diante disso, este projeto pretende identificar recursos pesqueiros de importância econômica para o Estado do Rio de Janeiro que possam ser boas fontes de AGEs, especialmente do ácido graxo ômega 3, no intuito de utilizá-los como coadjuvantes ao tratamento de doenças infantis neurodegenerativas. Para isso serão aplicadas metodologias de pesquisa como análises moleculares, caracterizações nutricionais, cromatografia; além de ensaios biológicos com animais de laboratório, para que possam ser examinadas respostas morfológicas e comportamentais que comprovem a absorção dos ácidos graxos oriundos das diversas espécies de pescado estudadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Flávia Aline Andrade Calixto - Integrante / Katia Calvi Lenzi de Almeida - Integrante / Elisa Toledo - Integrante.

  • 2017 - 2017

    ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O SAL ROSA DO HIMALAIA E O CLORETO DE SÓDIO QUANTO AO TEOR DE SÓDIO E ACEITAÇÃO SENSORIAL, Descrição: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica de grande magnitude, alto risco e difícil controle reconhecida por ser fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias de gravidade elevada. A redução do consumo de sódio é uma medida nutricional importante para prevenir e controlar essa doença. Nesse contexto, há uma preocupação quanto ao uso excessivo do Sal Rosa do Himalaia uma vez que, apesar deste ser um produto funcional que parece conter diversos minerais benéficos à saúde, não apresenta redução significativa no teor de sódio quando comparado ao cloreto de sódio e pouco se sabe sobre a aceitação sensorial do mesmo. A importância desse estudo está, então, em verificar se o uso do Sal Rosa do Himalaia em substituição ao cloreto de sódio não leva ao aumento do consumo de sódio. O principal objetivo deste trabalho é analisar o teor de sódio de diferentes amostras de Sal Rosa do Himalaia e comparar com o do cloreto de sódio, além de realizar uma análise sensorial comparando esses sais quanto à quantidade melhor aceita no uso culinário. Amostras de Sal Rosa do Himalaia industrializadas serão compradas e após preparo serão submetidas à análise em um fotômetro de chama para dosar o teor de sódio. Outra parte dessas mesmas amostras será utilizada, em quantidades diferentes, no preparo de alguns pratos de arroz que serão degustados por voluntários adultos durante a análise sensorial para testar a sua aceitação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / THALITA COELHO BUSCH - Integrante.

  • 2017 - Atual

    REPARO TECIDUAL DE CAMUNDONGOS COM O USO DE BIOFILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ÓLEO DE PEIXE, Descrição: Dentre suas funções, os ácidos graxos essenciais (AGE) especialmente o α-Linolênico (3), vêm sendo associados à reparação tecidual e cicatrização de lesões, sendo as principais fontes alimentares de AGEs peixes de água salgada. Junto a eles, os biofilmes de quitosana também possuem atividade na promoção de cicatrização de lesões cutâneas, através de regeneração dérmica rápida e re-epitelização, possuindo também ação bacteriostática. Diante desse contexto, esse trabalho objetiva estudar a ação cicatrizante de biofilmes de quitosana associada à 3 proveniente do salmão em camundongos lesionados. Para isso, posteriormente ao desmame, realizado no 21º dia de vida, 32 camundongos (Mus musculus) serão anestesiados contidos em decúbito ventral sobre uma prancha de madeira para realização de uma lesão cutânea. Após esse processo, os animais serão sorteados aleatoriamente e divididos em 4 grupos (n=8): Grupo Controle (GC) - animais tratados com formulação placebo, recebendo ração comercial (Nubilab®) e água ad libitum; Grupo Ômega Três Salmão (GOTS) - animais tratados com formulação à base de 3 proveniente de salmão, recebendo ração comercial (Nubilab®) e água ad libitum, Grupo Filme Bioativo 1 (GFB1) - animais tratados com membranas poliméricas de quitosana produzidas com o óleo proveniente de salmão através da técnica de Casting na concentração de 1% de 3, recebendo ração comercial (Nubilab®) e água ad libitum e Grupo Filme Bioativo 2,5 (GFB2,5) - animais tratados com membranas poliméricas de quitosana produzidas com o óleo proveniente de salmão através da técnica de Casting na concentração de 2,5% de 3. As formulações serão aplicadas nos animais diretamente sobre suas lesões no objetivo de testar seu potencial cicatrizante. Durante o ensaio biológico de 21 dias, os animais serão mantidos em gaiolas individuais de polipropileno, em ambiente com temperatura constante (22ºC ± 2ºC) e iluminação controlada (ciclo claro e escuro de 12 em 12 horas). As lesões dos animais serão diariamente avaliadas e mensuradas com auxílio de um paquímetro. Ao final do experimento, serão eutanasiados por deslocamento cervical para coleta de fragmentos da lesão, fixados em formol a 10% e submetidos à inclusão em parafina. Os cortes histológicos serão corados pela técnica de hematoxilina-eosina (HE) e tricômico de Masson para estudo histológico da reparação tecidual das lesões dos animais. As alterações celulares encontradas neste material serão lidas em microscópio óptico (H&E Stain x 200®) no Laboratório de Histologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus/Macaé. Espera ? se, como esse trabalho elucidar o potencial cicatrizante de produtos tecnicamente elaborados com 3 sob a forma de membrana polimérica, permitindo, dessa forma, uma utilização mais eficaz das qualidades nutritivas, funcionais e biológicas desse ácido graxo proveniente do salmão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Thamyres Campello - Integrante / Katia Calvi Lenzi de Almeida - Integrante / Núbia Alves Grandini - Integrante / Arídio Mattos Júnior - Integrante / Rodrigo Pereira Cabral - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Aspectos toxicológicos da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas., Descrição: Dentre os carotenóides, a cantaxantina foi relatada como sendo o antioxidante mais potente. (Terao, 1989) Possui a capacidade de ser supressor eficiente de oxigênio singleto e eficaz sequestrante de radicais livres. Dentro das membranas, tanto a cantaxantina quanto os carotenóides podem ser considerados parte integrante do sistema antioxidante, além de ter sido demonstrada sua capacidade de alteração das membranas lipídicas. (Sujak et al, 2005) Esse grande efeito protetor da cantaxantina pode ser observado sob várias condições de estresse. (Surai, 2012) Em um estudo realizado por Shih et al, in vivo, constatou-se que a capacidade antioxidante da cantaxantina foi mais potente no plasma do que no fígado embora sua concentração se apresentasse maior no fígado, o que demonstra haver uma relação inversamente proporcional entre a capacidade antioxidante e a concentração. (Shih et al, 2008) Apesar da atividade antioxidante, o uso da cantaxantina, mesmo em pequenas quantidades, mostrou resultar em riscos para a saúde, como é o caso da retinopatia por cantaxantina. Esta patologia está associada à deposição de cristais formados a partir de um complexo cantaxantina-lipoproteína na mácula lútea do olho. (Daicker et al, 1987) Está relacionada com danos nos vasos sanguíneos em torno do local além de crescimento de novos vasos anormais. (Daicker et al, 1987; Harnois et al, 1989) Sujak relacionou a toxidade da cantaxantina com as interações moleculares que poderiam ocorrer entre esta e as moléculas lipídicas. Os mecanismos propostos relacionam-se a formação de agregados da cantaxantina com as moléculas lipídicas, forte interação de Van der Walls entre a cadeia da cantaxantina e do lipídio, modificações nas propriedades do lipídeo, introdução de novas fases termotrópicas nos lipídeos e formação de ligações de hidrogênio entre grupos da cantaxantina e dos lipídeos bem como entre a cadeia polieno do carotenoide e a água. Acredita-se que este último pode ser crucial para a formação dos agregados. (Sujak, 2009) Tendo em vista os poucos estudos presentes na literatura acerca desse tema, o objetivo deste trabalho baseia-se em avaliar os aspectos toxicológicos da cantaxantina utilizada no processamento tecnológico de trutas salmonadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Flávia Aline Andrade Calixto - Integrante / Brenda Cintra - Integrante / Thamyres Campello - Integrante / Katia Calvi Lenzi de Almeida - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Quantificação de compostos bioativos presentes na pitaya vermelha (Hilocereus undatus) e sua possível capacidade antioxidante., Descrição: Nos últimos anos, diversas publicações científicas têm relatado a relação entre o consumo de frutas e vegetais com um possível efeito protetor contra doenças crônicas causadas por estresse oxidativo, como doenças cardiovasculares e câncer. Dentre estes alimentos, destaca-se a pitaya, que além de excelente qualidade nutricional, apresenta elevado potencial funcional relacionado a seus pigmentos como betacianinas, betalaínas e betaxantinas, que estão envolvidos em processos de prevenção ao câncer por possuírem atividade antioxidante, atuando principalmente na prevenção do melanoma, tipo maligno de câncer de pele, que possui elevado caráter metastático. Embora sejam encontrados na literatura estudos correlacionando o potencial funcional desta fruta à presença de tais pigmentos, ainda são escassos os que façam a quantificação e caracterização dos mesmos, especialmente em variedades brasileiras. Sendo assim, este trabalho objetiva quantificar os compostos bioativos presentes na pitaya vermelha (Hilocereus undatus), relacionando-os com sua qualidade nutricional e sua possível capacidade antioxidante. Para caracterização nutricional desta fruta, as amostras utilizadas no estudo serão cedidas por produtores do município de Bom Jardim, Nova Friburgo, RJ e processadas de modo que possamos garantir a inocuidade das mesmas. As características físico-químicas estudadas compreenderão: a determinação da acidez titulável, teor de ácido ascórbico, umidade, teor de açúcares redutores e não - redutores, sólidos solúveis totais em Brix e pH das amostras. Para quantificação dos compostos antioxidantes presentes, as amostras serão processadas, de modo a serem separadas a polpa, as sementes e as cascas. Juntamente com o caule, o material processado será armazenado à refrigeração (4ºC) para posterior produção do extrato, que será extraído à quente com etanol acidificado, segundo a metodologia de WYBRANIEC (2005). Após a confecção do extrato, para a determinação dos compostos funcionais no. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Yasmin Campos Coelho - Integrante / Anderson Junger Teodoro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Adequação de alimentos com suposta alegação funcional à rotulagem nutricional obrigatória, Descrição: A garantia de informações úteis e confiáveis em rotulagem de alimentos é um direito assegurado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A partir da constatação de que o tal tem sido confundido com nomenclaturas e alegações, claims, de propriedades não demonstradas cientificamente, a tendência do Codex Alimentarius e de vários países foi disciplinar as alegações sobre as propriedades funcionais dos alimentos ou de seus componentes, como também a segurança com base em evidências científicas. A legislação brasileira não define alimento funcional. Define alegação de propriedade funcional e alegação de propriedade de saúde e estabelece as diretrizes para sua utilização, bem como as condições de registro para os alimentos com alegação de propriedade funcional e, ou, de saúde. Desta forma, o consumidor que, conhecendo esse panorama e querendo se assegurar de que está fazendo uso de alimentos seguros para sua saúde, opta por aqueles com supostas alegações funcionais, que, como destaca a mídia, podem oferecer armas para o controle da propagação dessa tendência. Porém, ainda se questionam quanto à veracidade do apregoado no rótulo destes alimentos. Levando ? se em consideração que o cenário brasileiro de confirmação à rotulagem nutricional obrigatória dos produtos ainda é desanimador e sabendo que a veracidade das informações apresentadas pelo rótulo nutricional em alimentos deve ser garantida para que essa ferramenta cumpra o objetivo de auxiliar ao consumidor em suas escolhas e aos profissionais de saúde, este trabalho justifica-se para elucidar questões relacionadas à adequação de alimentos com suposta alegação funcional à rotulagem nutricional obrigatória. Para tal, será conduzido um estudo avaliativo dos dados de valor nutricional declarados obrigatoriamente nos rótulos das embalagens dos alimentos, onde, inicialmente, serão determinados os alimentos funcionais mais consumidos pelos alunos e funcionários da Universidade Gama Filho através de entrevistas com os mes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Alessandra da Silva Marques - Integrante / Gabrielly Curi Nicolau Borges - Integrante / Mariúcha de Souza Ribeiro - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Caracterização físico ? química de subprodutos a base de Pitaya vermelha (Hylocereus undatus), Descrição: A Pitaya, também conhecida como fruta dragão devido o formato de seus frutos (Mizrahi et al.,2002) e pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, vem sendo considerada uma das mais belas do mundo. Dentre suas espécies, duas são consideradas as mais cultivadas e comercializadas no mundo: a pitaya vermelha (Hylocereus undatus) e a amarela (Selenicereus megalanthus) (Mizrahi et al.,2002). Pertencem a família Cactaceae tendo como origem às regiões de florestas tropicais do México e América Central (Mizrhagi et al., 1997) e encontram-se distribuídas pela Costa Rica, Venezuela, Panamá, Uruguai, Brasil, Colômbia e México, sendo os dois últimos os maiores produtores mundiais. No Brasil, existem pequenas áreas de produção de pitaya, situadas principalmente no Estado de São Paulo, localizadas na região de Catanduva. Na região Sudeste, a produção dos frutos ocorre durante os meses de dezembro a maio. A produtividade média anual é de 14 toneladas de fruto/ha. (Bastos et al., 2006). Estima-se que a composição nutricional da pitaya (representada por 100g da fruta) apresente Valor Energético Total de 40 kcal, sendo 13,2 g de Carboidratos, 0,1g de Gorduras Totais, 0,4 g de Proteínas e Minerais, 0,5 g de Fibras Totais, além de 85,4 ml de água (FAO, 1992). O interesse científico acerca da pitaya está relacionado com sua capacidade funcional de quimioprevenção do câncer (especialmente o melanoma), ação antiinflamatória, além da prevenção de doenças cardiovasculares, relacionada a captina, substância presente em sua composição, que age como um tônico cardíaco (Herbach et al, 2006). Apesar dos benefícios atribuídos à pitaya vermelha, são escassos estudos que determinem sua qualidade nutricional, além dos aspectos que envolvem seu processamento tecnológico, o que faz deste trabalho uma ferramenta para elucidação destas questões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Cancio, Ana Paula dos Passos - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Influência dos teores de nitrito na comercialização e caracterização de embutidos, Descrição: Aditivos alimentares como o nitrito são muito utilizados em processamentos de produtos cárneos. Além de conservar a carne contra a deterioração bacteriana, o nitrito é largamente utilizado como fixador de cor. A adição deste aditivo é preocupante, pois é fator de riscos toxicológicos à saúde humana, dependendo da quantidade ingerida e susceptibilidade do organismo. O objetivo do trabalho é avaliar e quantificar os teores de nitrito na aceitação e comercialização de embutidos cárneos provenientes de estabelecimentos comerciais no município do Rio de Janeiro através de análises físico-químicas e testes sensoriais discriminativos para avaliar diferenças entre os diversos tipos de alimentos adquiridos que serão realizados nos Laboratórios de Bromatologia e Análise Sensorial da Universidade Gama Filho. Além disso, serão realizados testes efetivos ou de aceitação para avaliar a preferência de consumo sobre os diferentes tipos de processamentos. Com este projeto, será possível verificar a variação dos teores de nitrito nas amostras dos produtos a serem analisados, observando se há adequação à legislação vigente. E assim, com este estudo, que visa ter uma melhor orientação nutricional, tanto por parte dos profissionais, como pela maior compreensão dos consumidores e produtores deste tipo de alimento, fazer com que a universidade contribua para problemas atuais da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Coordenador / Danielle Soares de Melo - Integrante.

  • 2003 - 2005

    AVALIAÇÃO BIOLÓGICA E BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS NÃO CONVENCIONAIS, Descrição: A situação de fome e desnutrição de parcela significativa da população brasileira vem ensejando a implementação de estratégias para o enfrentamento do problema, no âmbito disponibilidade de alimentos e de seu consumo. Dentre as estratégias, destaca-se a Alimentação Alternativa baseada em uma farinha múltipla denominada multimistura, composta de farelos de arroz e trigo; casca de ovo; sementes; e pó de folhas verdes. Segundo alguns estudiosos, tanto os farelos como as folhas utilizadas nesta multimistura possuem, na sua composição, substâncias antinutricionais e/ou tóxicas que podem inibir ou impedir a absorção de nutrientes para a manutenção da vida. Verificamos, ao tentar estudar os aspectos nutricionais e antinutricionais, que dispomos de poucos trabalhos científicos que avaliam estes aspectos da alimentação alternativa e, entre eles, principalmente, a biodisponibilidade de micronutrientes. A Secretaria de Saúde do Município de Quissamã, vem implementando, no atendimento ambulatorial à pacientes de baixo peso, o uso de uma multimistura básica. O aumento consubstancial do consumo de alimentos considerados alternativos neste país, exige da Comunidade Científica, o conhecimento de sua composição centesimal, de seus teores de vitaminas e de minerais e, principalmente, da presença de fatores antinutricionais que interferem na utilização da maioria dos nutrientes. Desta forma, torna-se importante estudar o aproveitamento dos nutrientes contidos nesta multimistura básica, utilizada no Município de Quissamã, permitindo, com isso, avaliar os efeitos químico, biológico e bioquímico que podem ocorrer com o uso de tal produto e seus componentes isolados, alimentando ratos recém desmamados, previamente desnutridos, através do coeficiente de eficácia protéica e do coeficiente digestibilidade. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Integrante / Gilson Teles Boaventura - Coordenador / Mariana Sarto Figueiredo - Integrante / Vilma Blondet de Azeredo - Integrante.

  • 2003 - Atual

    ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS DAS SOJAS (GLYCINE MAX (L.) MERRIL) ORGÂNICA E TRANSGÊNICA COM A SEMENTE DA LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) PARA AUMENTAR A QUALIDADE DE VIDA DESDE A ADOLESCÊNCIA ATÉ A VELHICE: ESTUDO EM RATOS, Descrição: O aumento da expectativa de vida e as crescentes informações divulgadas sobre saúde, levam o consumidor a procurar cada vez mais uma alimentação saudável para a prevenção e tratamento de doenças. Paralelamente, os avanços da ciência e tecnologia permitem um melhor conhecimento sobre as propriedadesdos alimentos.A soja tem sido usada, principalmente, pelo elevado teor de proteínas e lipídios, com uma tendência cada vez maior em utilizá-la em substituição à proteína animal (MORAIS & SILVA, 2000). Hoje, a soja não éconsiderada somente um alimento de alta qualidade protéica, mas tem papel fundamental como alimento funcional, pois quando consumida como parte de uma dieta usual, produz efeitos benéficos à saúde (PELLETIER e col, 2002). Além de suas funções nutricionais básicas, a soja é a principal fonte de isoflavonas. As isoflavonas são compostos químicos fenólico, pertencentes à classe dos fitoestrógenos eestão amplamente distribuídas no reino vegetal, com concentrações relativamente maiores nas leguminosas e, em particular na soja. Nas últimas décadas, tem havido um grande interesse nos fitoestrógenos, especialmente nos potenciais benefícios que uma dieta rica nestes compostos pode conferir no controle de muitas doenças crônicas.Trabalhos experimentais e epidemiológicos sugerem que a proteína e as isoflavonas da soja podem proteger contra várias doenças crônicas, incluindo câncer, doença cardiovascular aterosclerótica, osteoporose, manifestações da menopausa e diabetes mellitus (MORAIS & SILVA, 2000). A linhaça (Linum Usitatissimum) nada mais é que a semente da planta do linho. As variedades desementes apresentam-se de cores que vão do marrom bem escuro até o amarelo, cujas propriedades nutritivas e terapêuticas são secularmente conhecidas. No Brasil, a variedade mais comum é a semente de linhaça marrom. Possui alta concentração do ácido graxo ômega-3, e de lignana, uma fibra útil no proprocesso digestivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Tomaz Pacheco Latini - Integrante / Gilson Teles Boaventura - Coordenador / Vilma Blondet de Azeredo - Integrante / Fernanda Paulina de Souza - Integrante / Carolina Meano de Brito - Integrante / Elisa da Cunha Rocha Amaro - Integrante / Lavínia Leal Soares - Integrante / André Manoel Correia-Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Dr. Miguel Alexandre (segundo lugar), CEDI Diagnósticos., Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé.

2016

Patronesse da turma 2011.1 do Curso de Farmácia da UFRJ/Macaé, UFRJ/Macaé.

2016

Menção honrosa pelo trabalho intitulado, VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.

2016

Menção honrosa pelo trabalho intitulado "EFEITOS DA CANTAXANTINA SOBRE A MACRO E MICROSCOPIA DE ÓRGÃOS DA PROLE DE CAMUNDONGAS CONSUMIDORAS DE TRUTA SALMONADA", VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.

2015

Paraninfa da turma de 2010 do Curso de Farmácia UFRJ/Macaé, UFRJ/Macaé.

2013

Professora Homenageada Formandos do Curso de Nutrição da UGF 2012.2, Universidade Gama Filho, Universidade Gama Filho.

2012

Professora Homenageada Formandos do Curso de Nutrição da UFF 2012.1, Universidade Federal Fluminense.

2012

Professora Homenageada Formandos do Curso de Nutrição da UGF 2012.1, Universidade Gama Filho, Universidade Gama Filho.

2004

1º lugar na Jornada de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. , Rua Aloísio da Silva Gomes,nº50, Granja dos Cavaleiros, 27930560 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27962563

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora das disciplinas Análises de Alimentos, Bromatologia em Saúde e Toxicologia de Alimentos.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora da Curso de Graduação em Farmácia, ministrei as disciplinas Controle de Qualidade de Alimentos, Processos de Preservação de Alimentos, além de supervisionar o Estágio em Alimentos.

  • 2011 - 2013

    Universidade Gama Filho

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrei as disciplinas Fundamentos da Química de Alimentos, Análise Sensorial, Princípios e Métodos de Conservação de Alimentos, Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal e Metodologia da Pesquisa na Pós - graduação em Segurança Nutricional e Qualidade de Alimentos.

  • 2010 - 2013

    Universidade Gama Filho

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora das disciplinas Tecnologia de Alimentos, Análise Sensorial, Composição de Alimentos e Bromatologia.

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Orientadora de monografias de conclusão de curso da área de Alimentos Funcionais do Curso de Especialização em Nutrição Clínica

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 3º Grau, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrei as Disciplinas Química e Bioquímica de Alimentos/Bromatologia e Composição de Alimentos para os Cursos de Nutrição e Farmácia, além da disciplina Avaliação Biológica em Nutrição/Nutrição Experimental para o Curso de Pós-graduação em Alimentos e Medicamentos.

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2003

      Estágios , Laboratório de Nutrição Experimental, Valonguinho.,Estágio realizado, Bolsista.

  • 2006 - 2007

    São Sebastião Hospital de Clínicas

    Vínculo: NUTRICIONISTA, Enquadramento Funcional: NUTRICIONISTA, Carga horária: 60

  • 2005 - 2005

    Hospital Universitário Pedro Ernesto

    Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 8

  • 2004 - 2005

    Hospital de Clínicas Alameda

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

    Atividades

    • 09/2004 - 03/2005

      Estágios , Hospital de Clínicas Alameda, .,Estágio realizado, Estágio em Nutrição Clínica.