Gabriela Câmara Vicente

Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2019) e Mestre em Ciências Médicas pela UFF (2014). Possui graduação em Nutrição pela UFF (2012), atuando nas áreas de Nutrição e Fisiopatologia com ênfase em: linhaça, ratos wistar, doenças cardiovasculares, programação metabólica e diabetes durante a gestação. Atualmente, professora adjunta do Curso de Nutrição da Universidade de Vassouras - Campus Maricá (RJ) ministrando a disciplina Bioquímica. Anteriormente, professora adjunta do Curso de Nutrição da Fundação Educacional da Região do Lagos - FERLAGOS (Cabo Frio - RJ) com experiência nas disciplinas de Patologia da Nutrição e Dietoterapia I e II, Nutrição e Atividade Física e Bioética e Ética Profissional.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Patologia

2015 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: Consequências do consumo materno de farinha ou óleo de linhaça durante a gestação e lactação sobre a histomorfometria cardíaca na prole adulta de ratas diabéticas
Gilson Teles Boaventura. Coorientador: André Manoel Correia dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linhaça; diabetes mellitus experimental; Doenças Cardiovasculares; Morfometria cardíaca; Ratos Wistar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Ciências Médicas

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: A influência do consumo materno da farinha de linhaça ou óleo de linhaça nos indicadores cardiovasculares e na morfologia cardíaca da prole de ratas com diabetes mellitus tipo II.,Ano de Obtenção: 2014
Gilson Teles Boaventura.Coorientador: Maurício Alves Chagas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linhaça; Diabetes Mellitus tipo II; Doenças Cardiovasculares; Morfometria cardíaca; Ratos.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Pós Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD - PIGEAD

2014 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: A Relação das Teorias de Aprendizagem com a Modalidade da Educação à Distância
Orientador: Soraya Maria de Oliveira Freitas

Graduação em Nutrição

2007 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: O EFEITO DO CONSUMO PROLONGADO DA SEMENTE DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) NOS INDICADORES CARDIOVASCULARES E NA MORFOLOGIA CARDÍACA EM RATOS WISTAR
Orientador: Gilson Teles Boaventura e Ludmila F.M.F. Cardozo
Bolsista do(a): Universidade Federal Fluminense, PIBIC/UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Atualização em Nutrição Funcional. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Fisiopatologia da Hipertensão Arterial. (Carga horária: 3h). , Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.

2016 - 2016

Análise cardiovascular: adequando o método à hipótese. (Carga horária: 3h). , Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.

2015 - 2015

V Curso Teórico-Prático da SBNPE ? Capítulo RJ. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, SBNPE, Brasil.

2013 - 2013

Nutrição Ortomolecular: desvendando novos campos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Nutrição e Fitoterápicos: elaboração a prescrição. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Curso Avançado em Nutrição Clínica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Experimental.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. Ingestão materna do óleo de linhaça protege o desenvolvimento da fibrose cardíaca na prole macho adulta de ratas diabéticas.. 2016. (Congresso).

II Encontro Patologia Experimental em Animais de Laboratório: Enfoque em Morfologia. 2015. (Encontro).

XIV Jornada SOCERJ de Nutrição em cardiologia - 31° Congresso de cardiologia. Avaliação do uso materno de uma dieta rica em ômega-3 proveniente da linhaça sobre os parâmetros cardiovasculares em filhotes de ratas diabéticas na vida adulta. 2014. (Congresso).

I Simpósio de Terapia Nutricional da Rede D'Or São Luiz. 2013. (Simpósio).

Evento NASF em Ação: Saúde nas Escolas.Evento realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Escola Municipal Ernani Faria..Atividades de avaliação antropométrica e nutricional, Sistema de Informação Nutricional (SISVAN). 2012. (Outra).

Evento NASF em Ação: Saúde nas Escolas.Evento realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Escola Municipal José Manna Júnior...Atividades de avaliação antropométrica e nutricional, Sistema de Informação Nutricional (SISVAN). 2012. (Outra).

I SImpósio Ibero-Americano de Nutrição Clínica Baseado em Evdências. 2012. (Simpósio).

XIV Simpósio de Terapia Nutricional do Cap. RJ SBNPE - Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição e III Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Efeito do consumo prolongado da semente de linhaça (Linum Usitatissimum) na morfologia cardíaca em ratos wistar. 2012. (Congresso).

XXII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal Fluminense.EFEITOS DO CONSUMO PROLONGADO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) SOBRE A HISTOARQUITETURA DO SISTEMA GENITAL MASCULINO DE RATOS WISTAR. 2012. (Seminário).

9° SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimento:.Glicemia e peso corporal de ratos wistar com uma dieta prolongada a base de semente de linhaça. 2011. (Simpósio).

XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Efeitos do Consumo Prolongado de Linhaça (Linum Usitatissimum) sobre a Histoarquitetura do Sistema Genital Masculino de Ratos Wistar. 2011. (Seminário).

XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental ? FeSBE. Hematologic and immunological indicators of wistar rats after flaxseed diet. 2011. (Congresso).

4th International Congress on Bioprocess in Food Industries. Efeito do consumo prolongado da semente de linhaça sobre a gordura visceral de ratos wistar. 2010. (Congresso).

Agenda Acadêmica 2010. 2010. (Outra).

Anestesia e analgesia em animais de laboratório. 2010. (Seminário).

Atualização em Nutrição Experimental para Iniciação Científica. 2010. (Outra).

Experimentação Animal: Ética, Legislação, Desafios e Oportunidades.. 2010. (Outra).

II Workshop de Nutrição Funcional do GPeNF/UFF. 2010. (Outra).

XVII Jornada da Faculdade de Nutrição.Imprinting metabólico com a semente de linhaça, durante a lactação, sobre a gordura visceral de ratos wistar. 2010. (Outra).

XXII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal Fluminense.Efeito da semente de linhaça (Linum Usitatissimum) no desenvolvimento e metabolismo do sistema nervoso em filhotes de rato wistar. 2010. (Seminário).

8° Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Imprinting Metabólico com a Semente de Linhaça, durante a lactação, sobre a gordura visceral de ratos Wistar. 2009. (Simpósio).

Células Acumuladoras de Gordura em Homeostasia e Patologias. 2008. (Outra).

I Ciclo de Palestra em Nutrição. 2008. (Outra).

XIV Encontro Científico do Instituto Biomédico. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diana Alves Areas

VICENTE, G. C.; PUPE, C.. Retirada do Glúten e Caseína ds Alimentação de Portadores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma Alternativa Terapêutica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Queiroz Dias

VICENTE, G. C.. A Prática do Vegetarianismo no Desempenho de Atletas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Izabela Azevedo de Oliveira

VICENTE, G. C.. O Desequilíbrio da Microbiota Inestinal e o Desencadeamento de Doenças Cardiovasculares a Partir do Consumo de Carnes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Mariana da Silva Sá

VICENTE, G. C.. Relação entre o Desmame Precoce e Alimentação Complementar no Desenvolvimento de Sobrepeso e Obesidade na Infância. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Diana da Silva Mattos

VICENTE, G. C.. O Papel dos Carotenóides no Controle e Prevenção de Neoplasias Mamárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Bruna de Souza Cavalcante Freitas de Lima Mendonça

VICENTE, G. C.. Consequêmcoa da Introdução de Alimentos Industrializados nos Primeiros Dois Anos de Vida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Fabíola de Souza Maurício

VICENTE, G. C.. Relaçãp da Disbiose com a Obesidade e Uso de Prebióticos e Probióticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Aline Caceres Rodrigues

LATINI, J. T. P.; LEITE, A.; PONTES, P.;VICENTE, G. C.; MATTOS, A.. Proposta de Definição de Nutracêutico para Fins de Prescrição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geisiane Alves da Silva

GUIMARAES, S. M. S.;VICENTE, G. C.; SANTOS, E. M.. Efeito da suplementaçãode L-carnitina em marcadores inflamatórios de pacientes com insuficiência cardíaca isquêmica NYHA II/III submetidos á revascularização do miocárdio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

FRANK, A. A.;VICENTE, G. C.. Seleção de Monitoria da Disciplina de Nutrição Normal II. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VICENTE, G. C.. XI Prêmio Josué de Castro de Extensão, 18ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense.. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

GIOVANNA APARECIDA BALARINI LIMA

MAROSTICA, E.; MELLO, V. S.;Lima, Giovanna Aparecida Balarini. A influência do consumo materno da farinha de linhaça ou óleo de linhaça sobre os indicadores cardiovasculares e morfologia cardíaca da prole de ratas diabéticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Júlio Beltrame Daleprane

Daleprane, J. B.; TEIXEIRA, M. T.; MAGLIANO, D.; FALLER, A. L. K.; XAVIER, A. R.. Consequências do Consumo Materno de Farinha ou Óleo de Linhaça Durante a Gestação e Lactação sobre a Histomorfometria Cardíaca da Prole Adulta de Ratas Induzidas ao Diabetes por Combinação de Dieta Hiperlipídica e Estreptozotocina. 2019. Tese (Doutorado em Patologia (Anatomia Patológica)) - Universidade Federal Fluminense.

D'ANGELO CARLO MAGLIANO

MAGLIANO, DC; XAVIER, A. R.; DALEPRANE, J. B.; FALLER, A. L. K.; TEIXEIRA, M. T.. Consequências do consumo materno de farinha ou óleo de linhaça durante a gestação e lactação sobre a histomorfometria cardíaca da prole adulta de ratas induzidas ao diabetes por combinação de dieta hiperlipídica e estreptozotocina. 2019. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Gilson Teles Boaventura

BOAVENTURA, G. T.. Efeito do consumo prolongado da semente de linhaça (Linum Usitatissimum) nos indicadores cardiovasculares e morfologia cardíaca em ratos wistar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Vanessa de Souza Mello

SOUZA-MELLO, V; BALARINI, G. A.; MAROSTICA, E.. A influência do consumo materno de farinha de linhaça sobre os indicadores cardiovasculares e morfologia cardíaca da prole de ratas diabéticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Girão Barroso

BARROSO, S. G.; LIMA, G. A. B.; MAROSTICA, E.; MELO, V. S.. A influência do consumo materno da farinha de linhaça ou óleo de linhaça nos indicadores cardiovasculares e na morfologia cardíaca da prole de ratas com diabetes mellitus tipo II. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Girão Barroso

Gilson Teles Boaventura; Silvia Maria Custódio das Dôres; Sergio Girão Barroso;BARROSO, S. G.. O efeito do consumo prolongado da semente de linhaça (Linum Usitatissimum) nos indicadores cardiovasculares e na morfologia cardíaca em ratos Wistar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Juliana Tomaz Pacheco Latini

PACHECO, Juliana Tomaz. CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO MATERNO DE FARINHA OU ÓLEO DE LINHAÇA DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO SOBRE A HISTOMORFOMETRIA CARDÍACA NA PROLE ADULTA DE RATAS DIABÉTICAS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Analúcia Rampazzo Xavier

XAVIER, A. R.; DALEPRANE, J. B.; FALLER, A. L. K.; MAGLIANO, D. C.; TEIXEIRA, M. T.. Consequências do Consumo de Farinha ou Óleo de Linhaça durante a Gestação e Lactação sobre a Histomorfometria Cardíaca da Prole Adulta de Ratas Induzidas ao Diabetes por Combinação de Dieta Hiperlipídica e Estreptozotocina. 2019. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Michelle Teixeira Teixeira

TEIXEIRA, M. T.; DALEPRANE, J. B.; FALLER, A. L.; MAGLIANO, D. C.; XAVIER, A. L. R.. Consequências do Consumo Materno de Farinha ou óleo de linhaça durante a Gestação ou Lactação sobre a histomorfometria cardíaca da prole adulta de ratas induzidas ao diabetes. 2019. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Stephany Viviani de Melo

Influência do comportamento alimentar em indivíduos com depressão e ansiedade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Bruna Gomes Calabria de Araujo do Carmo

Osteoporose: Prevenção e Reabilitação através da nutrição; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Márcia Neves

Ocorrência de Síndrome Metabólica em Pacientes Ambulatoriais da Policlínica Municipal de Saquarema; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Laisa Sabóia Coutinho de Oliveira

O Efeito Ergogênico da Suplementação do Bicarbonato de Sódio em Praticantes de Crossfit; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Larissa Quintanilha Rodrigues de Souza

Perfil Bacteriano da Microbiota Intestinal em Indivíduos Obesos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Izabela Nunes Rodrigues Sant'anna

Influência do Jejum Intermitente nos Parâmetros Metabólicos em Praticantes de Exercício Físico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Pedro Paulo de Mattos Paiva

Efeitos do consumo da farinha de maracujá no diabetes mellitus tipo II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Gabriela Câmara Vicente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilson Teles Boaventura

A INFLUÊNCIA DO CONSUMO MATERNO DA FARINHA DE LINHAÇA OU ÓLEO DE LINHAÇA SOBRE OS INDICADORES CARDIOVASCULARES E MORFOLOGIA CARDÍACA DA PROLE DE RATAS DIABÉTICAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense, Universiade Federal Fluminense; Orientador: Gilson Teles Boaventura;

Gilson Teles Boaventura

CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO MATERNO DE FARINHA OU ÓLEO DE LINHAÇA DURANTE A GESTAÇÃO E LACTAÇÃO SOBRE A HISTOMORFOMETRIA CARDÍACA NA PROLE ADULTA DE RATAS DIABÉTICAS; 2019; Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilson Teles Boaventura;

Gilson Teles Boaventura

EFEITO DO CONSUMO PROLONGADO DA SEMENTE DA LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) NOS INDICADORES CARDIOVASCULARES E NA MORFOLOGIA CARDÍACA EM RATOS WISTAR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ UFF; Orientador: Gilson Teles Boaventura;

Gilson Teles Boaventura

EFEITOS DO CONSUMO PROLONGADO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM) SOBRE A HISTOARQUITETURA DO SISTEMA GENITAL MASCULINO DE RATOS WISTAR; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson Teles Boaventura;

Maurício Alves Chagas

Efeito do consumo da farinha de linhaça e óleo de linhaça nos indicadores cardiovasculares e na morfologia cardíaca da prole de ratas com diabetes mellitus tipo III; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Maurício Alves Chagas;

André Manoel Correia dos Santos

Consequências do consumo materno de farinha ou óleo de linhaça durante a gestação e lactação sobre a histomorfometria cardíaca na prole adulta de ratas diabéticas; 2019; Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: André Manoel Correia dos Santos;

Ludmila Ferreira Medeiros de França Cardozo

O efeito do consumo prolongado da semente de linhaça (Linum Usitatissimum) nos indicadores cardiovasculares e morfologia cardíaca em ratos wistar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ludmila Ferreira Medeiros de França Cardozo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VICENTE, G. C. ; CORREIA-SANTOS, A. M. ; Chagas, M. A. ; BOAVENTURA, G. T. . Sexual dimorphism on aortic remodelling in rats offspring from diabetic mothers and the role of flaxseed oil in this effect. Journal of Developmental Origins of Health and Disease , v. 10, p. 338-344, 2019.

  • Suzuki, Akemi ; CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; Vicente, Gabriela Câmara ; VELARDE, LUIZ GUILLERMO COCA ; Boaventura, Gilson Teles . Effects of Maternal Flaxseed Supplementation on Female Offspring of Diabetic Rats in Serum Concentration of Glucose, Insulin, and Thyroid Hormones. INTERNATIONAL JOURNAL FOR VITAMIN AND NUTRITION RESEARCH , v. 89, p. 45-54, 2019.

  • LATINI, J. T. P. ; VICENTE, G. C. ; VELARDE, L. G. C. ; BENEDICTO, H. G. ; RESENDE, A. C. ; TEIXEIRA, M. T. ; ALMEIDA, K. C. L. ; BOAVENTURA, G. T. . Can the indicators of chronic ethanol consumption be minimized by a continuous flaxseed intake?. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY , v. 99, p. 218-225, 2018.

  • Vicente, Gabriela Câmara ; CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; CHAGAS, MAURÍCIO ALVES ; Boaventura, Gilson Teles . Evaluation of blood pressure and aortic elasticity of offspring of diabetic Wistar rats who have consumed flaxseed oil during pregnancy and lactation. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine , v. 30, p. 983-986, 2017.

  • CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; Vicente, Gabriela Câmara ; Boaventura, Gilson Teles . Functional implications of maternal intake of flaxseed and its by-products during pregnancy and lactation on offspring: review of animal studies. NUTRITION & FOOD SCIENCE , v. 47, p. 477-489, 2017.

  • Vicente, Gabriela Câmara ; CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; Suzuki, Akemi ; ANJOS, JULIANA SARAIVA DOS ; Velarde, Luis Guillermo Coca ; CHAGAS, MAURÍCIO ALVES ; Boaventura, Gilson Teles . Perinatal consumption of flaxseed oil and flaxseed flour has beneficial effects on cardiac fibrosis of male offspring from rat dams with experimental diabetes. Food Research International , v. 83, p. 162-168, 2016.

  • CORREIA-SANTOS, A. M. ; VICENTE, G. C. ; SUZUKI, A. ; PEREIRA, A. D. ; ANJOS, J.S. ; ALMEIDA, K. C. L. ; BOAVENTURA, G. T. . Maternal use of flaxseed oil during pregnancy and lactation prevents morphological alterations in pancreas of female offspring from rat dams with experimental diabetes. International Journal of Experimental Pathology (Print) , v. 96, p. 94-102, 2015.

  • Vicente, Gabriela Câmara ; CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; Suzuki, Akemi ; CHAGAS, MAURÍCIO ALVES ; Boaventura, Gilson Teles . Maternal use of a diet rich omega-3 from flaxseed improves aortic remodeling but not the biochemical parameters of female offspring of diabetic rats. European Journal of Lipid Science and Technology (Print) , v. 117, p. 291-299, 2015.

  • Cardozo, L.F.M.F ; VICENTE, G. C. ; Brant, L.H.C. ; MAFRA, D. ; Chagas, M.A. ; BOAVENTURA, G. T. . Prolonged flaxseed flour intake decreased the thickness of the aorta and modulates some modifiable risk factors related to cardiovascular disease in rats. Nutrición Hospitalaria , v. 29, p. 376-381, 2014.

  • CORREIA-SANTOS, A. M. ; VICENTE, G. C. ; SUZUKI, A. ; PEREIRA, A. D. ; ANJOS, J.S. ; ALMEIDA, K. C. L. ; BOAVENTURA, G. T. . The use of flaxseed flour during pregnancy and lactation reverses. Nutrición Hospitalaria , v. 30, p. 831-836, 2014.

  • CORREIA-SANTOS, ANDRÉ MANOEL ; Suzuki, Akemi ; Vicente, Gabriela Câmara ; ANJOS, JULIANA SARAIVA DOS ; PEREIRA, ALINA D ; LENZI-ALMEIDA, KÁTIA CALVI ; Boaventura, Gilson Teles . Effect of maternal use of flaxseed oil during pregnancy and lactation on glucose metabolism and pancreas histomorphometry of male offspring from diabetic rats. Diabetes Research and Clinical Practice (Print) , v. 106, p. 634-642, 2014.

  • Vicente, Gabriela Câmara ; CORREIA-SANTOS, A. M. ; SUZUKI, A. ; VELARDE, L. G. C. ; Chagas, M. A. ; BOAVENTURA, G. T. . Maternal exposure to diets containing flaxseed flour or flaxseed oil during pregnancy and lactation protects the aortic remodeling in adult male offspring of diabetic rat dams. Journal of the Science of Food and Agriculture , v. 95, p. 2973-2980, 2014.

  • Leite, Carine Danielle Ferreira Costa ; VICENTE, G. C. ; Suzuki, Akemi ; Pereira, Aline D Avila ; Boaventura, Gilson Teles ; Santos, Ronald Marques dos ; Velarde, Luis Guillermo Coca . Effects of flaxseed on rat milk creamatocrit and its contribution to offspring body growth. Jornal de Pediatria (Impresso) , v. 88, p. 74-8, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VICENTE, G. C. . Curso de Atualização em Nutrição Funcional - Atualidades em Linhaça. 2016. .

VICENTE, G. C. . Curso de Atualização em Nutrição Funcional - Atualidades em Linhaça. 2015. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Efeitos da sobrecarga de sódio sobre as possíveis alterações cardíacas e renais em ratos submetidos à exposição materna à farinha de linhaça, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilson Teles Boaventura em 10/11/2016., Descrição: As doenças cardiovasculares são um grande problema de saúde pública e são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo, e no Brasil foi responsável por 470.054 mortes de pessoas no de ano 2009 (Mansur & Favarato, 2012; WHO, 2013). A incidência e progressão das DCV estão associadas a fatores de risco já conhecidos, como a dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes mellitus (DM), sobrepeso ou obesidade (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2013). E o aumento da ingestão de alimentos com quantidades elevadas de sal tem aumentado muito nos últimos anos, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (Brasil, 2012). O consumo de alimentos ricos em fitoestrógenos e rico no ácido graxo ômega-3, tal como a semente de linhaça, tem aumentado devido aos seus efeitos quimioprotetores especialmente relacionados ao sistema cardiovascular. Por não haver estudos que associem doenças cardiovasculares, farinha de linhaça, dieta hiperssódica e atividade física, se faz necessário avaliar se a linhaça será capaz de influenciar os indicadores bioquímicos e prevenir alterações na histologia cardíaca e renal em ratos Wistar na idade adulta filhos que foram expostos a solução contendo NaCl e atividade física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Gabriela Câmara Vicente - Integrante / Gilson Teles Boaventura - Coordenador / André Manoel Correia-Santos - Integrante / Mauricio Alves Chagas - Integrante.

  • 2012 - 2019

    A influência do consumo materno da farinha de linhaça ou óleo de linhaça sobre a histomorfometria cardíaca da prole adulta de rata diabéticas., Descrição: O diabetes mellitus durante a gravidez está associado a complicações maternas e perinatais, podendo induzir na prole uma série de desordens metabólicas e cardiovasculares. A alimentação pode exercer uma grande influência neste processo, para isso a aplicação terapêutica da linhaça vem sendo estudada, pois esta oleaginosa é a melhor fonte vegetal de ácidos graxos ômega-3, que são considerados, atualmente pelos pesquisadores, essenciais protetores contra doenças cardiovasculares. O presente estudo visa avaliar o consumo materno de farinha e óleo de linhaça sobre os parâmetros bioquímicos e a histomorfometria cardíaca na prole de ratas diabéticas. Para isso foram utilizadas ratas wistar que foram induzidas ao diabetes mellitus experimental através de dieta hiperlipídica e estreptozotocina. Após a confirmação do diabetes foram para o acasalamento e confirmada a gestação foram divididas em quatro grupos: grupo controle (GC - recebendo ração de caseína), grupo hiperlipídico (GH - recebendo ração hiperlipídica), grupo óleo de linhaça (GOL - recebendo ração hiperlipídica adicionado de óleo de linhaça) e grupo farinha de linhaça (GFL - recebendo ração hiperlipídica adicionada de farinha de linhaça). Após o desmame, seis machos (M) de cada grupo foram separados e passaram receber dieta comercial até dois os 100 e 180 dias de vida. A pressão arterial sistólica foi mensurada aos três, quatro, cinco e seis meses de vida. No momento do sacrifício o sangue foi colhido por punção cardíaca e o soro foi separado para análise bioquímica da hemoglobina, hematócrito, glicose, insulina, creatinina, ureia, perfil lipídico, proteína quimiotática de Monócitos 1 (MCP-1) e fator de crescimento vascular endotelial (VEGF). A aorta e o coração foram removidos e fixados para análises histológicas e imuno-histoquímicas. As análises foram e realizadas no programa GraphPad Prism 5.0, com nível de significância de p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Câmara Vicente - Integrante / Gilson Teles Boaventura - Coordenador / André Manoel Correia-Santos - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Efeito do consumo prolongado da semente de linhaça (Linum usitarissimum) nos indicadores cardiovasculares e na morfologia cardíaca em ratos wistar, Descrição: O processo de envelhecimento do organismo promove alterações morfofisiológicas que propiciam o aparecimento de doenças, dentre elas as relacionadas ao sistema cardiovascular. A alimentação exerce grande influência neste processo, portanto a aplicação terapêutica da linhaça vem sendo estudada nestas doenças. Pois esta oleaginosa é a melhor fonte vegetal de ácidos graxos ômega-3, representando 50-55% dos ácidos graxos totais e apresenta cerca de 21% de fibras, que são considerados, atualmente pelos pesquisadores, essenciais protetores contra doenças cardiovasculares, tromboses, hipertensão. Além disso, podem proporcionar efeitos benéficos no perfil lipídico. O trabalho objetivou avaliar se o consumo prolongado da linhaça influencia os indicadores bioquímicos e morfologia cardíaca de ratos Wistar com 250 dias de vida. Inicialmente utilizou-se ratas wistar grávidas, que após o parto foram dividas em 2 grupos durante a período de lactação: Grupo Controle (GC), recebendo ração a base de caseína e Grupo Linhaça (GL) recebendo ração de caseína adicionada de 25% de semente de linhaça, ambas contendo 17% de proteínas. Após a lactação 12 filhotes machos de cada grupo continuaram nos seus grupos de origem, porém recebendo dieta com 10% de proteína até os 250 dias de vida. No momento do sacrifício o sangue foi colhido por punção cardíaca e o soro foi separado para análise bioquímica do perfil lipídico. A aorta foi colhida e fixada para análise histológica. Na análise estatística verificou-se a distribuição normal dos resultados pelo teste Shapiro-Wilk. Após isso, foi aplicado o teste t-Student para os dados independentes. As análises foram realizadas no programa SPSS for Windows 10.0, com nível de significância de p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Câmara Vicente - Integrante / Gilson Teles Boaventura - Coordenador / Ludmila F. M. F. Cardozo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Premiação Professor Manuel Barreto Neto - 1 lugar na categoria Melhor Desempenho Acadêmico de Doutorado em 2017, Programa de Pós Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

2013

Prêmio GANEP 2013 - Melhor Trabalho - Pôster Experimental, XV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental.

2010

sbCTA-PR de Incentivo à Pesquisa Renato João Sossel de Freitas - 1 lugar da área de NUTRIÇÃO, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO X ERSCTA - X Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos., UFPR, sbCTA-PR.

2010

sbCTA-PR de Incentivo à Pesquisa Renato João Sossel de Freitas - 4 lugar geral no X ERSCTA - X Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos., UFPR, sbCTA-PR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • UNIVERSIDADE DE VASSOURAS. , Avenida Roberto da Silveira 437, Centro, 24900440 - Maricá, RJ - Brasil, Telefone: (22) 26372784

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2012

    Policlínica Regional do Largo da Batalha

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Pública. Exercia atendimento ambulatorial realizando atividades avaliação nutricional, interpretação de exames bioquímicos, acompanhamento nutricional e atividades de educação nutricional para grupos.

  • 2011 - 2011

    Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

    Vínculo: Estágio no Serviço de Nutrição, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em Alimentação para Coletividade

  • 2011 - 2011

    Hospital Universitário Antônio Pedro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - Realizava atividades de Avaliação Nutricional, prescrição dietoterápica e acompanhamento para pacientes de todas as idades. O estágio foi realizada em diversas clínicas: Pediatria, Centro de Tratamento Intensivo, Médica.

  • 2015 - 2019

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrou aula sobre "Modelos experimentais para diabetes", na disciplina de Nutrição Experimental do curso de Nutrição.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministrou aula sobre "Modelos experimentais para diabetes", na disciplina de Nutrição Experimental do curso de Nutrição.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrou aula sobre "Exigências Dietéticas e Nutricionais do Adulto e Idoso", na disciplina de Fundamentos Nutricionais e Dietéticos para o Cuidado em Saúde do curso de Enfermagem.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrou aula sobre "Exigências Dietéticas e Nutricionais do Escolar e Adolescente", na disciplina de Fundamentos Nutricionais e Dietéticos para o Cuidado em Saúde do curso de Enfermagem.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 56

    Outras informações:
    Ministrou aulas sobre "Introdução a Nutrição Experimental", "Estudo dos Biotérios", "Dietas Experimentais", "Métodos Químicos de Avaliação da Qualidade Proteíca", nas Turmas A e C, do curso de Nutrição

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 56

    Outras informações:
    Ministrou aulas sobre "Introdução a Nutrição Experimental", "Estudo dos Biotérios", "Dietas Experimentais", "Métodos Químicos de Avaliação da Qualidade Proteíca", nas Turmas A e C, do curso de Nutrição

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação Científica no Laboratório de Nutrição Experimental (Labne) da Faculdade de Nutrição

    Atividades

    • 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Médicas, Faculdade de Nutrição.,Linhas de pesquisa

    • 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Médicas, Faculdade de Nutrição.,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora do Departamento de Nutrição e Dietética, setor de Nutrição Normal. Ministrou a disciplina de Nutrição Normal II e Nutrição Aplicada a Enfermagem.

  • 2018 - 2020

    Fundação Educacional da Região dos Lagos, Ferlagos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professora do Curso Bacharelado em Nutrição, onde lecionou as disciplinas de Bioética e Ética Profissional, Nutrição em Atividade Física, Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, Patologia da Nutrição e Dietoterapia II.

  • 2020 - Atual

    Universidade de Vassouras

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professora do Curso Bacharelado em Nutrição (Campus Maricá), leciono a disciplina Bioquimica.