Luis Gustavo Baricelo

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela UNESP (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2019) ambos em Economia Aplicada pela ESALQ / USP. Foi agraciado em 2018 com a Medalha Ruy Miller Paiva do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA-SP). É professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) atuando principalmente no curso de Ciências Econômicas. Leciona atualmente Políticas Agrícolas, Macroeconomia I e Macroeconomia II. Suas pesquisas englobam temas do Agronegócio, Indústria de Máquinas Agrícolas, Produtividade Total dos Fatores na Agricultura Brasileira, Crédito Agrícola e papel do agronegócio para o desenvolvimento econômico.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Economia Aplicada)

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Dinâmica e convergência da produtividade total dos fatores na agropecuária brasileira entre 1975 e 2006
, Ano de obtenção: 2019. Carlos Eduardo de Freitas Vian. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências (Economia Aplicada)

2012 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: A evolução diferenciada da indústria de máquinas agrícolas: um estudo sobre os casos norte-americano e brasileiro
, Ano de Obtenção: 2014.Carlos Eduardo de Freitas Vian.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Política Agrícola.

Graduação em Ciências Econômicas

2008 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões & Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil
Orientador: Eduardo Strachman
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em O uso do TradeCan - Ferramenta para tratamento est. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2011

Curso Avançado em Inglês. (Carga horária: 64h). , Cultura Americana, CULT. AMERICANA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Extensão - Espanhol para negócios. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

High Advanced English Course. (Carga horária: 120h). , CNA, CNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Política Agrícola.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Organização de eventos

BARICELO, L. G. . 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Adminstração e Sociologia Rural - SOBER. 2023. (Congresso).

BARICELO, L. G. . 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Adminstração e Sociologia Rural - SOBER. 2022. (Congresso).

Participação em eventos

AS MÚLTIPLAS FACES DA REFORMA TRIBUTÁRIA. 2020. (Outra).

INTRODUÇÃO A ANÁLISE GRÁFICA. 2020. (Outra).

TEORIA DA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES E FALHAS DE MERCADO. 2020. (Outra).

15º Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2018. (Congresso).

56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural. DIFERENÇAS INTERESTADUAIS DA PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES DA AGROPECUÁRIA BRASILIERA (1975-2006). 2018. (Congresso).

40 anos do Proálcool: limites, potencialidades e desafios para a agroindústria ca canavieira e e o desenvolvimento local. 2015. (Seminário).

O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento brasileiro. 2015. (Outra).

XVI Seminário de Economia Industrial "Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentando no Brasil". 2015. (Seminário).

51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Impacto de políticas econômicas e agrícolas sobre a oferta e demanda de máquinas agrícolas: do surgimento da indústria nacional ao MODERFROTA. 2013. (Congresso).

XIV Seminário de Economia Industrial. 2013. (Seminário).

XIV Seminário de Jovens Pesquisadores.Impacto de políticas econômicas e agrícolas sobre a oferta e demanda de máquinas agrícolas: do surgimento da indústria nacional ao MODERFROTA. 2013. (Seminário).

Ciclo de Palestras sobre "Política Agrícola Comparada". 2012. (Seminário).

XII Seminário de Economia Industrial: oportunidades para o crescimento e desenvolvimento econômico. 2011. (Seminário).

XII Seminário de Jovens Pesquisadores.A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Seminário).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Primeira Fase. A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Congresso).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Segunda Fase. A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Congresso).

Atividades de software no Brasil: Dinâmica concorrencial, Política industrial e desenvolvimento". 2010. (Outra).

VXIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Congresso).

XI Seminário de Economia Industiral "Desenvolvimento Econômico: Novas Oportunidades".A internacionalização do setor siderúrgico via F&A's: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Seminário).

Do Programa Bolsa Família à Renda Básica de Cidadania - Prof. Dr. Eduardo Matarazzo Suplicy. 2009. (Outra).

X Seminário de Economia Industrial. 2009. (Seminário).

IX Seminário de Economia Industrial. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: 2023, à(s) 08:00 horas, na modalidade de videoconferência, c

Carrara, A.F; HECK, C. R.;BARICELO, L. G.. ?Políticas agrícolas e produção agropecuária: Uma análise exploratória para o MODERAGRO. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adriana Lucia Miranda

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Avaliação da Implantação do Sistema Kanban no estoque de uma Empresa Importadora e Exportadora de Produtos para Medicina e Estética. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: André Duílio Cruz

BARICELO, L. G.. Estudo de percepção e opinião para avaliação do bem-estar no teletrabalho em meio à Pandemia de COVID-19 no setor privado. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: André Luiz Toti

BARICELO, L. G.. Melhorias operacionais e seus reflexos sobre a margem de contribuição: Estudo de caso para uma empresa subcontratada no setor de montagem de quadro elétrico. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: BEATRIZ TREVISAN WAIDEMAN

BARICELO, L. G.. Análise de Viabilidade Econômica da Implantação de Construção usando impressora 3D em projetos de habitação social. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Bruno de Oliveira Silva

BARICELO, L. G.. Melhoria da performance de vendas em postos de combustíveis através da comunicação estratégica em painéis eletrônicos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Bruno Prado Franzote

BARICELO, L. G.. Barter vesus financimento convencional nos custos de insumos da soja em Chapadão do Sul, MS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Camila Santos

BARICELO, LUIS GUSTAVO. MODELO DE MARKOWITZ PARA ATIVOS DE RENDA VARIAVEL EM PERIODOS PRÉ E DURANTE PANDEMIA DE COVID 19. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Cecílio Leite de Freitas Neto

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Comportamento do preço da soja durante a pandemia de Corona vírus no porto de Paranaguá. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Daniel Martini

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Seguro de carteira usando opções em um cenário especulativo dos possíveis candidatos políticos para o ano de 2022. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Dhiego Luiz Turatti

BARICELO, L. G.. O comportamento do Bitcoin na composição de carteiras para investimento. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Diego Gutierrez

BARICELO, L. G.. Apertura de Fazenda para recria e engorde de bovinos no Chaco Boliviano. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Fabio Reis Ribas Watacabe

BARICELO, L. G.. Tendência e previsão de comportamento dos preços das principais criptomoedas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Felipe Araujo da Mata

BARICELO, L. G.. Ferramenta para Otimização da Relação RISCO X RETORNO de uma Carteira de Investimentos Diversificada. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Gabriel Drago Peroni

BARICELO, L. G.. Viabilidade econômica para a automação de uma fábrica de aipim pré-cozido. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Gabriela Silva da Cruz Candido

BARICELO, L. G.. Recuperação judicial: uma alternativa viável para uma grande empresa de telecomunicações. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Helder Ricardo Silva

BARICELO, L. G.. B2C como estratégia para venda de cortes de frangos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Joana Gonçalves

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Utilização do Programa 5S para Otimização do Controle de Qualidade em uma Propriedade Rural em Santa Maria do Oeste - PR. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: João Favoreto Squarizi

BARICELO, L. G.. Canvas aplicado no planejamento sucessório para criação de empresa familiar administradora de patrimônio rural. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Júlia Sechis

BARICELO, L. G.. CONSUMO CONSCIENTE - O PAPEL DAS EMPRESAS NO ELO ENTRE A INDÚSTRIA E O CONSUMIDOR. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Juliano Viana de Souza Cruz

BARICELO, L. G.. AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA SEMEADURA EM TAXA VARIÁVEL NA CULTURA DO MILHO.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Kersya Da Silva Mota

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Desafios da mulher na paridade de gênero pós-pandemia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Klebson Rodrigues de Oliveira

BARICELO, L. G.. Viabilidade econômica da produção de manga na região de Livramento de Nossa Senhora ? BA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Leandro Zitelli

BARICELO, L. G.. Aplicação do MDP para o planejamento do cronograma dos documentos do departamento de Processo de uma empresa de projetos de engenharia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Leopoldo de Faria Jacob

BARICELO, L. G.. Viabilidade Econômica no Cultivo de Sorgo para Silagem no Município de Arceburgo ? MG. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Luan Reginato

BARICELO, L. G.. Viabilidade econômica de edificação comercial/residencial multifamiliar no município de Matelândia ? Paraná. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Lucas Delamain Longo

BARICELO, L. G.. Crédito rural, PIB do agronegócio e exportação dos principais complexos agrícolas brasileiros ? comportamento dos últimos cinco anos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Luiz Bruno Weiller Alves

BARICELO, L. G.. Viabilidade econômica de uma nova linha de produção de temperos industrializados. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Mariane Piovezan Teixeira

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Desenvolvimento e Controle de Estoque de Uma Fábrica de Móveis Planejados. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Marina Akemi Nojima

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Planejamento estratégico de uma ?startup? de ?foodtech? produtora de iogurte análogo ?plant based?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Natalia Augusto Keles

BARICELO, L. G.. Avaliação Crítica do Scrum aplicado em um projeto de ciência de dados. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Odacir Burjato Neto

BARICELO, L. G.. Gerenciamento de equipes em nova Linha de Produção de Máscaras Faciais em meio a Pandemia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Paola Rodrigues

BARICELO, L. G.. Gestão de Budget de Projetos na Indústria de Linha Branca. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Paulo Henrique Mariano

BARICELO, L. G.. A atuação dos grupos de interesse do agronegócio. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Renato Pessoa Moura

BARICELO, LUIS GUSTAVO. Procedimentos de melhoria para o processo de solicitação de aquisição de materiais e serviços em uma empresa de transporte rodoviário. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Ricardo Matos Amorim

BARICELO, L. G.. Características das Certificações na Fruticultura do Vale do São Francisco. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Sílvia Mara Guedes

BARICELO, L. G.. Responsabilidade social: externalidades positivas e negativas das ações sociais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Tâmisa Regina Santos

BARICELO, L. G.. ANÁLISE DAS DECISÕES FINANCEIRAS DO SETOR DE ENTRETENIMENTO PARA MANTER A CAPACIDADE DE FINANCIAMENTO DURANTE A PANDEMIA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Thamara Prediger Formighieri

BARICELO, L. G.. Protocolo de sucessão familiar para uma propriedade rural com atividades agropecuárias. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Thiago David Martins

BARICELO, L. G.. Holding Familiar Planeamento Sucessório no agronegócio. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Tiago Andrade Krejci

BARICELO, L. G.. A garantia do crédito rural na nova lei do agro e o risco da opção pelo patrimônio rural em afetação. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Wesley Rodrigo Gonçalves Mendonça

BARICELO, L. G.. Análise crítica econômico-financeira dos motivos que levaram uma empresa do setor primário a recuperação judicial. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Felipe Rodrigues de Sousa

BARICELO, L. G.; GIRALDELI, A. L.. Contabilidade de equipamentos de agricultura de precisão de uma concessionária de máquinas agrícolas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Anailde Duarte dos Santos

BARICELO, L. G.; SILVA, J.. Modelo Negócios Para Atender A Expansão De Pequenas E De Médias Empresas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Juliana Bombach Garbin

BARICELO, L. G.; BARDUCCI, R. S.. A Lei Sarbanes Oxley Nas Empresas Brasileiras De Capital Aberto. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Thiago de Oliveira Porfírio

BARICELO, L. G.; RIGHETTO, A. J.. Implantação De Sistema De Gestão Da Qualidade Em Um Laboratório Metrológico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Michelle Watanabe Frade

BARICELO, LUIS GUSTAVO; NASCIMENTO, S. R.. Utilização Da Análise De Risco Para Estudo Sobre Viabilização De Microempresa Individual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Sandra Inês Horn Bohm

BARICELO, L. G.; SCHMIEDT, T. M.. Trigo irrigado como alternativa para rotação de culturas no estado do Mato Grosso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Lya Izadora HArchmann Jusinskas Nakashima

BARICELO, L. G.; dos Santos, E.F. Potencial do mercado de orgânicos no Estado do Paraná:: formação de "clusters" espaciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Tamis Regina Silva Pereira

BARICELO, L. G.; COSTA, C. R.. Viabilidade econômica do plantio do dendê em uma propriedade familiar para indústria de biocombustíveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.

Aluno: Larissa Lima Silva

SILVA, C. E. S. F.;BARICELO, L. G.; Barbosa Júnior, D.A. O IMPACTO DO PROGRAMA ORGANISMOS DE POLÍTICAS PARA MULHERES (OPM) SOBRE O FEMINICÍDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO DE 2004 A 2015. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Jhonatan Ferreira Neves

Almeida Júnior, A.C;BARICELO, L. G.; Faro, Kelly Cardoso. UMA IDENTIFICAÇÃO DA TIPIFICAÇÃO INFLACIONÁRIA HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA DESDE 1980 ,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Jhonatan Ferreira Neves

Almeida Júnior, A.C;BARICELO, L. G.; Faro, Kelly Cardoso. UMA IDENTIFICAÇÃO DA TIPIFICAÇÃO INFLACIONÁRIA HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA DESDE 1980 ,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Bruna Sakamoto

Faro, Kelly Cardoso;BARICELO, L. G.; SILVA, C. E. S. F.. POUPANÇA EXTERNA E PERFORMANCE MACROECONÔMICA BRASILEIRA: TEORIAS E DISCUSSÕES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Geovana Isabella Dias Sangalli

Nishimura, F.N; Barbosa Júnior, D.A;BARICELO, L. G.. MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL E RENDA: UMA ANÁLISE DE IMPACTO UTILIZANDO O PROPENSITY SCORE MATCHING. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Vinicius Fonseca Machado

FERRARINI, A. S. F.;BARICELO, L. G.; Reynaldo, N.I. A IMPORTÂNCIA DA IRRIGAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO MATOPIBA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Rafael de Souza Santiago Jordão

FERRARINI, A. S. F.;BARICELO, L. G.. Polos de Irrigação na Região Nordeste do Brasil: Potencialidades e Limitações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Amanda Carvalho Pereira

Nishimura, F.N; de Freitas, C.E;BARICELO, L. G.. RELAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO SOBRE O DESEMPENHO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Gustavo Ferreira dos Santos

Wasques, R.N;BARICELO, L. G.; Freitas, P.A. REGIÕES ECONOMICAMENTE DEPRIMIDAS: UM ESTUDO DOS CINCO MUNICÍPIOS MATO-GROSSENSES DE MENOR RENDA PER CAPITA NO PERÍODO 2000-2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Kryslaine Castro Ricord

Cechin, A;BARICELO, L. G.; FERRARINI, A. S. F.. intituladoO EFEITO DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2018 A 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Alisson Junio Silva Espindola

Cechin, A; FERRARINI, A. S. F.;BARICELO, L. G.. CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE RONDONÓPOLIS NO PERÍODO DE 2001 A 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Abigail Siqueira Xavier

Faro, Kelly Cardoso; FERRARINI, A. S. F.;BARICELO, L. G.. EMPREGO JUVENIL: UM ESTUDO MATOGROSSENSE EM COMPARAÇÃO COM AS MACROREGIÕES BRASILEIRAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Alisson Junio Silva Espindola

Cechin, A; FERRARINI, A. S. F.;BARICELO, L. G.. CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE RONDONÓPOLIS NO PERÍODO DE 2001 A 2021: UMA ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DA PAUTA EXPORTADORA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis.

Aluno: Filipe Merlo Costa Milanez

Fabri, L; Serra, C.R.M;BARICELO, L. G.. Principais impactos advindos da inadimplência das pessoas físicas em relação às instituições financeiras do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Filipe Merlo Costa Milanez

Fabri, L; Serra, C.R.M;BARICELO, L. G.. Principais impactos advindos da inadimplência das pessoas físicas em relação às instituições financeiras do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Heloisa Silva Rocha

Esguícero, F.J; Bertonha Júnior, L.;BARICELO, L. G.. Contribuição das empresas startups para o crescimento econômico nacional no período de 2008 a 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Anna Luiza Pissolati Ferreira

Esguícero, F.J; Lima, N.C;BARICELO, L. G.. Educação Financeira: um perfil dos universitários do curso de ciências econômicas da Instituição Toledo de Ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Wu Xiaowen

Lima, N.C;BARICELO, L. G.; Lara, S.A.R. Elaboração de plano de negócio e análise de viabilidade econômica para abertura de um karaokê box. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.

Aluno: Giovanna Padovezi Veroneze

Pissinato, B.; Pegoraro, A.P.A;BARICELO, L. G.. Análise histórica do investimento agrícola no estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: WILLIAN SILVERIO QUEIROZ

Pissinato, B.; Pegoraro, A.P.A;BARICELO, L. G.. A evolução histórica das culturas alimentares no estado de São Paulo entre 1950 e 2010. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Tatiana de Barros Coelho Meier de Oliveira

ZAMBELO, E. A.; FREIRE E ALMEIDA, Verônica Scriptore;BARICELO, L. G.. O registro de patentes: a lei de propriedade industrial e a importância dos acordos internacionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Andreza Aparecida Barreto de Morais

BARICELO, L. G.; FREIRE E ALMEIDA, Verônica Scriptore; FREIRE E ALMEIDA, Daniel. Ócio criativo de Domênico de Masi e sua aplicabilidade pelas empresas brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Cesar Augusto dos Santos

BARICELO, L. G.; CUNHA, O.G da; SILVA,S.C da. Economia brasileira nas décadas de 1980 e 1900: Considerações acerca do Plano Cruzado e Plano Real. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Luiz Fernando Milo

BARICELO, L. G.; FREIRE E ALMEIDA, Verônica Scriptore; SOUZA, B.F. Comércio bilateral sino-brasileiro no período 2006 a 2010: uma análise na prerrogativa comercial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: ANDERSON HENRIQUE GOMES

FREIRE E ALMEIDA, Verônica Scriptore; FREIRE E ALMEIDA, Daniel;BARICELO, L. G.. A arbitragem como método de resolução dos litígios nos contratos internacionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Pedro Henrique Bueno de Camargo

ZAMBELO, E. A.; LUCHESI, D.;BARICELO, L. G.. Desenvolvimento do agronegócio na região de Bauru: um estudo de caso em uma pequena empresa de bovinos para corte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Luiz Gustavo Ferreira dos Reis

PAVELOSKI, E.M.; INOUE, E.S.Y;BARICELO, L. G.. Segmentação de mercado para as empresas do ramo varejista como estratégia de marketing: um estudo de caso do setor bancário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Diego Lacerda Oliveira

BARICELO, L. G.; INOUE, E.S.Y; MARTINS, H.P.. E-commerce: o que leva os consumidores a realizar compras virtuais e não numa loja física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração.

Aluno: Bianca de Almeida Capellari

CAVA, R.;BARICELO, L. G.; FREIRE E ALMEIDA, Daniel. A internacionalização da beleza: a indústria de cosméticos brasileira no exterior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Sagrado Coração.

BARICELO, L. G.. 59º Congresso da SOBER & 6º EBPC 2021. 2021. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

BARICELO, L. G.. XVII Congresso Iteano de Iniciação Científica. 2020. Instituição Toledo de Ensino.

BARICELO, L. G.. 58º Congresso da SOBER,. 2020. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

BARICELO, L. G.. 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. 2019. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

BARICELO, L. G.. XXII Semana de Economia. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BARICELO, L. G.. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

BARICELO, L. G.. V Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. 2016. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BARICELO, L. G.. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. 2016. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

BARICELO, L. G.; Fucidji, J.R; Centurião, L.R; Gomes, R; Neris Junior, C.P; FORNARI, V. C. B.; Morceiro, P.C; TESSARIN, M. S.. Membro da Comissão Examinadora do XVI Seminário de Jovens Pesquisadores. 2015. Grupo de Estudos em Economia Industrial.

da Silva, H.M.R;BARICELO, L. G.. 23º SIICUSP. 2015. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Orientou

Mario Luiz de Oliveira Galhardi

Oportunidades e Desafios da Soja convencional no Brasil: uma análise SWOT; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Fernando Espínola

CARACTERIZACIÓN DE LOS FACTORES DE PRODUCCIÓN EN BOVINOS DE LECHE EN LA LOCALIDAD MOREIRA DISTRITO CORONEL OVIEDO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Leonardo Machado

Metodologia de avaliação e regulação de horticulturas para evidenciação de riscos cobertos por seguros agrícolas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Paulo Cesar Garbuio

Análise de Viabilidade Econômica de uma Micro Cervejaria Artesanal; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Evandro Martins Silva

Gerenciamento Financeiro em um Contrato de Montagem Industrial: Mudanças na Estratégia da Contabilização dos Custos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Paulo Vaccari

'Estratégia na Aquisição de recursos baseado em lead time e variação de custos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ricardo Guilherme de Freitas

APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DO PMBOK EM UM PROJETO DE INSTALAÇÃO DE CONDICIONADORA DE VAPOR EM USINA SUCO ENERGÉTICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Carla Patricia Arana

Os desafios das instituições financeiras para emissão de CRA pelas 8 maiores Cooperativas do Estado do Paraná; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marco Antônio Domingues

Importância e dificuldades de implantar governança corporativa em microempresas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Jaime Elias Pesce

Estudo de Viabilidade Econômica de pequena propriedade rural dedicada à produção de cafés especiais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Renan Milagres Lage Novaes

Gestão de projetos de PD&I na Embrapa Meio Ambiente: melhorias para maior eficiência e efetividade; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gilberto Nava

Gestão de Custos e Viabilidade Econômica do Cultivo Protegido de Pêssegos na Região de Pelotas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ricardo Nunes Leal

Viabilidade econômica e planejamento estratégico para uma pequena propriedade rural em Tocantins (TO); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Herick Santoro Hernandes

Agricultura social como modelo de negócio: Diferenciação do produto por meio da inclusão social; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Adriana Lucia Miranda

Avaliação da Implantação do Sistema Kanban no estoque de uma Empresa Importadora e Exportadora de Produtos para Medicina e Estética; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

André Duílio Cruz

Estudo de percepção e opinião para avaliação do bemestar no teletrabalho em meio à Pandemia de COVID-19 no setor privado; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

André Luiz Toti

Melhorias operacionais e seus reflexos sobre a margem de contribuição: Estudo de caso para uma empresa subcontratada no setor de montagem de quadro elétrico; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

BEATRIZ TREVISAN WAIDEMAN

Análise de Viabilidade Econômica da Implantação de Construção usando impressora 3D em projetos de habitação social; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Bruno Prado Franzote

Barter vesus financimento convencional nos custos de insumos da soja em Chapadão do Sul, MS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Camila Santos

MODELO DE MARKOWITZ PARA ATIVOS DE RENDA VARIAVEL EM PERIODOS PRÉ E DURANTE PANDEMIA DE COVID 19; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Daniel Martini

Seguro de carteira usando opções em um cenário especulativo dos possíveis candidatos políticos para o ano de 2022; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Dhiego Luiz Turatti

O comportamento do Bitcoin na composição de carteiras para investimento; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Fabio Reis Ribas Watacabe

Tendência e previsão de comportamento dos preços das principais criptomoedas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Felipe Araujo da Mata

Ferramenta para Otimização da Relação RISCO X RETORNO de uma Carteira de Investimentos Diversificada; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gabriel Drago Peroni

Viabilidade econômica para a automação de uma fábrica de aipim pré-cozido; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gabriela Silva da Cruz Candido

Recuperação judicial: uma alternativa viável para uma grande empresa de telecomunicações?; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Joana Gonçalves

Utilização do Programa 5S para Otimização do Controle de Qualidade em uma Propriedade Rural em Santa Maria do Oeste - PR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

João Favoreto Squarizi

Canvas aplicado no planejamento sucessório para criação de empresa familiar administradora de patrimônio rural; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Júlia Sechis

CONSUMO CONSCIENTE - O PAPEL DAS EMPRESAS NO ELO ENTRE A INDÚSTRIA E O CONSUMIDOR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Klebson Rodrigues de Oliveira

Viabilidade econômica da produção de manga na região de Livramento de Nossa Senhora ? BA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Leandro Zitelli

Aplicação do MDP para o planejamento do cronograma dos documentos do departamento de Processo de uma empresa de projetos de engenharia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luan Reginato

Viabilidade econômica de edificação comercial/residencial multifamiliar no município de Matelândia ? Paraná; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Mariane Piovezan Teixeira

Desenvolvimento e Controle de Estoque de Uma Fábrica de Móveis Planejados; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marina Akemi Nojima

Planejamento estratégico de uma ?startup? de ?foodtech? produtora de iogurte análogo ?plant based; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Natalia Augusto Keles

Avaliação Crítica do Scrum aplicado em um projeto de ciência de dados; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Odacir Burjato Neto

Gerenciamento de equipes em nova Linha de Produção de Máscaras Faciais em meio a Pandemia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Paola Rodrigues

Gestão de Budget de Projetos na Indústria de Linha Branca; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Paulo Henrique Mariano

A atuação dos grupos de interesse do agronegócio; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Renato Pessoa Moura

Procedimentos de melhoria para o processo de solicitação de aquisição de materiais e serviços em uma empresa de transporte rodoviário; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Sílvia Mara Guedes

Responsabilidade social: externalidades positivas e negativas das ações sociais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tâmisa Regina Santos

ANÁLISE DAS DECISÕES FINANCEIRAS DO SETOR DE ENTRETENIMENTO PARA MANTER A CAPACIDADE DE FINANCIAMENTO DURANTE A PANDEMIA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Thamara Prediger Formighieri

Protocolo de sucessão familiar para uma propriedade rural com atividades agropecuárias; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Thiago David Martins

Holding Familiar Planeamento Sucessório no agronegócio; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tiago Andrade Krejci

A garantia do crédito rural na nova lei do agro e o risco da opção pelo patrimônio rural em afetação; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Wesley Rodrigo Gonçalves Mendonça

Análise crítica econômico-financeira dos motivos que levaram uma empresa do setor primário a recuperação judicial; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças e Controladoria) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gabriel Wellington Ribeiro

Implantação do Programa 5S, em uma empresa fabricante de Equipamentos para o Controle da Contaminação visando a certificação ISO 9001; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Maicon Moura Soares

Estudo de caso utilizando as técnicas de Gestão de Projetos pelo guia do PMBOK em uma viagem de comissionamento; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Maria Layza Fernandes da Silva

Estudo de caso: Comparativo da produtividade entre duas equipes em serviço de alvenaria na construção civil de caráter industrial; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Silvana Aparecida Amaral

Custo de implantação de cana no município de Costa Rica - MS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ricardo Indalecio Moreno

Uma falha no escopo do produto e seus impactos no custo e cronograma; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Pedro Emilio

Gerenciamento do Escopo aplicado ao projeto de adequação de uma correia transportadora a NR12; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rodrigo Azambuja

Projeto de Gestão de Implementação do Preço de Liquidação das Diferenças Horário; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rodrigo Guedes Fontes

Projeto para Implantação de Orçamento Base Zero em Instituição Educacional Filantrópica; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

José Mário Piratello Freitas de Souza

O uso do Google Earth Pro® e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramentas de apoio ao planejamento agrícola e ambiental para pequenos municípios; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

GABRIELLA VONSOWSKI ANIZELLI PETRELLI

O recolhimento do Funrural do produtor rural pessoa física: estudo de caso do produtor empregador; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Priscila de Oliveira

Análise de investimentos de uma microempresa do setor metalúrgico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marina El-Shaer Soares

Padronização do gerenciamento do tempo em empresa de construção civil; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gabrielle Ribeiro

Análise das Contratações do Programa ABC em uma Instituição Financeira Brasileira nas Safras 2017/2018 e 2018/2019; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rui Dolabella Pereira

Indicadores financeiros para seleção e priorização de projetos em empresa de; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Robson Costa Cosendey

Análise da implantação de empresa revendedora de insumos agrícolas na região Vale do Manhuaçu; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Fernanda Marin Permanhane

O Endividamento dos Produtores Rurais de Café Conilon do Espírito Santo de 2013 a 2018; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Daniélisson Porto

Análise de viabilidade de uma empresa de locação de andaimes localizada na cidade de Suzano - SP; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Viviane Caminha Rocha Carvalho

Perfil do Pronamp: principais estados brasileiros e produtos agropecuários beneficiados com os recursos de custeio de 2013 a 2019; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Alcindo Henrique Pereira

Evolução da Produção Agrícola no município de Catalão (Goiás) e sua relação com o Crédito Rural de 2000 a 2018; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Priscilla de Souza Pereira

Relato de um caso de má avaliação para concessão de crédito rural em Mato Grosso do Sul; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

João Victor Backes

Contraste entre métodos de custeio da atividade agrícola para uma propriedade no interior do estado do Rio Grande do Sul; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

José Jair de Albuquerque Júnior

Gestão de Custos de materiais e serviços indiretos em uma fábrica de Pastilhas de freios; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Flávia Pereira Sanches da Silva

O PRONAF e o processo de modernização da agricultura familiar no município de Tanabi SP; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rodrigo Chaves

Viabilidade econômica de projetos mutuamente excludentes para beneficiamento de minério de cromo; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Dione Fernandes de Assis Junior

Viabilidade econômica da venda de smartphones recondicionado no canal online de uma companhia de tecnologia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Paula Taise Bueno

Identificação dos fatores que influenciam ao corretor de seguros na seleção da Seguradora; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Sidnei Cibineli Gurian

Viabilidade econômica na utilização de energia solar no programa Minha Casa Minha Vida; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Anaíle Oliveira Costa Damásio

Análise SWOT para melhorias gerenciais da Fazenda Água Rosada; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Henrique Gomes do Nascimento

Viabilidade Econômica de Eletrificação de um Veículo Urbano Intermunicipal; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ana Lúcia Camargo da Silva

Transformação digital na distribuição agrícola; Estudo de caso de um distribuidor de insumos agricolas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Fabio Meneses Xavier

A Letra de Crédito do Agronegócio LCA Como Fonte de Recursos Para o Custeio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gabriel Otávio Di Santi Pinheiro

Crédito rural: comparativo entre o desempenho do sistema brasileiro e o estadunidense; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Lara de Paula e Lima

Protocolo de sucessão familiar para empresa agrícola produtora e comercializadora de grãos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marcio Luiz Moura Santos

Um survey das práticas agronômicas em regiões selecionadas do Mato Grosso e Paraná; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Mariana Valotta Rodrigues

Percepção de valor por usuários e não usuários de CRM em empresas de insumos agropecuários; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Mayara Martins e Martins

Análise custo-benefício e eficiência agronômica da adubação fosfatada experimental para a cultura do milho; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Meire Daiane da Costa Freire

Perfil do produtor rural que realiza transações bancárias em canais digitais de um banco brasileiro; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Renan Eichemberger Lopes

Gestão Financeira Individual: Uma proposta para uma família endividada; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rodolfo Rossetti

A importância do "Hedge" cambial para proteção dos resultados de uma empresa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Sidinei da Silva Oliveira Damasceno Basil

Proposta de gerenciamento de escopo de projeto de modernização de biblioteca universitária pública; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tamiris Paiva

Impacto econômico do Pronaf na cultura do café na região sul de Minas Gerais no ano de 2017; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tiago Gomes da Silva

Redução do custo de fabricação na indústria de injeção de termoplásticos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Valquiria Cavalcanti Vioto

Viabilidade financeira de uma Hamburgueria Artesanal na Vila Ré - SP; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Vanessa Chiamulera

Otimização de processos na gestão de suprimentos com foco no setor de maquinários; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Victor Luis Pinto

Aplicação de metodologia AHP para seleção de fornecedores em uma empresa de materiais de construção; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Vinícius Rossi

A importância do gerenciamento de risco na área de crédito no segmento de aluguel de carros; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tiago Sabadini

Implantação de Metodologias Ágeis em uma empresa de desenvolvimento de software; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gilberto de Sousa e Silva

Mapeamento da oferta de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

LUCAS AUGUSTO DA ROSA OLIVEIRA

Fatores que influenciaram na aquisição de colheitadeiras no período de 2014-2017; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ricardo Barbosa Bastos

Análise de Viabilidade Financeira em um Contrato de Terceirização de Serviços Elétricos de Distribuição e Subtransmissão; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Patrícia Malagoli Rodrigues

Produção de alimentos orgânicos: associação de produtores rurais na região de Itápolis/SP; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Bruno Caetano Pessoni

Importância do seguro agrícola no fluxo de caixa de um produtor de soja; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Diogo Violini Schelini

Planejamento para desenvolvimento de produtos em uma indústria de equipamentos para avicultura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Claudio Miranda

Um Estudo de Caso das Dificuldades dos Agricultores Familiares em Acessar o Crédito Rural na Cidade de Araraquara/SP; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luis Francisco Gomes da Costa

Implementação da metodologia Analytic Hierarchy Process [AHP] para gestão de portfólio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marco Aurélio Grataão

O Mercado de Derivativos Agropecuários Como Mitigador do Risco de Preços; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Lysandra Virginia de Almeida Castro

Aplicação do CANVAS na elaboração de um modelo de negócios para cooperativa de meliponicultura na Área Continental de Santos - SP; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marcos Takechi Murata

Implantação de Gestão de Custos e Planejamento de Obras de uma Construtora de Pequeno Porte; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gisele Santana de Oliveira

Viabilidade econômica da implantação de produção de cogumelo Shiitaki (Lentinula edodes) na região de Mogi das Cruzes usando recursos do FEAP; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Alessandro Gilberto de Paula

Crédito Rural e PIB do Agronegócio : a Representatividade da variável crédito sobre o desempenho do PIB; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Mayara Bertoldo Harada

Análise de viabilidade da implantação de fábrica de cápsulas de café; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marcus Vinicius Carvalho Costa

Eficiência que a Permacultura agrega para a Construção Civil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Denis Renan José Ferreira

Um panorama do mercado de sementes de girassol e seus reflexos para o mercado de rações animais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Monique Cristina Jesus

Aplicação de metodologia híbrida para o gerenciamento de projetos em uma empresa de transporte de valores; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

MARCELO FRANCISCO MACEDO

aplicação do framework JIRA e técnicas ágeis para aumenta a produtividade dos projetos de software; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Camila Siviero Pagani

Viabilidade do uso de fertilizante contendo L-arginina na produção de mudas de cana-deaçúcar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Flavio Squecola Pereira

Análise de Viabilidade Financeira de um BrewPub em Maringá, Paraná; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Guilherme Lira Devens

Viabilidade Econômica de Projetos de Geração Solar Distribuída Conectadas a Rede: Um Estudo de Casos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Lucas Teófilo Moreira

Orçamento Empresarial, OBZ e GMD; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luis Fernando Araujo Mendes Bahia

Gestão e tomada de decisão em uma microempresa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marcelo Pintoni Bertola

O PERFIL DO RELACIONAMENTO BANCÁRIO COM BASE EM UMA AMOSTRA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rafael Elias Ravagnani Theodoro

Estudo de caso utilizando Canvas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Sandro Vieira Reis

Custos de aluguéis no mercado de infraestrutura de telecomunicações da rede de telefonia móvel; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

João Vitor Rahal Rodrigues

A relação entre preço da soja e a taxa cambial e implicações para produtores rurais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Victor Alexandre Silveira da Costa

Tendências e oportunidades para prestadores de Tecnologia da Informação: um relato com três empresas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Thiago Deolino Correia

Estudo e aplicação de análise SWOT em uma empresa de alimentação para pets; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Thiago Deolino Correia

Estudo e aplicação de análise SWOT em uma empresa de alimentação para pets; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Wilton Oliveira

Modelo Canvas como norteador do desenvolvimento de um dispositivo médico implantável no mercado de trabalho; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Wesley Felipe Santos de Camargo

Modelo de negócio e-commerce de bolsas térmicas utilizando o Business Model Canvas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Vinícius Vasconcelos Leite

Fatores que contribuem para adesão e fidelização de clientes em uma academia baseados em amostragem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luana Taibo Timpone

Viabilidade econômica da instalação de uma empresa de tomate seco na cidade de Jundiaí; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ronaldo Antonio dos Santos

Electronic Data Interchange? [EDI] como solução na troca de informações eletrônica entre parceiros de negócios; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Aurélio Luis Manfrinato Pinton

Comercialização Eletrônica De Soja: Elementos Condicionantes Para Adoção No Polo De Tangará Da Serra ? Mt; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Bruna Schiavon

Aplicação De Metodologia ?Lean? ? Smed Com Objetivo De Redução De Tempo De ?Setup? Em Cortadeira De Papel Cartão; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Bruno Ferreira Pegorer

A Influência Do Conhecimento Em Gestão Financeira Para Os Resultados Dos Negócios De Gastronomia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Danilo Oliveira rodrigues de Lima

A Plataforma Digital Airbnb E A Taxa De Ocupação Hoteleira: O Caso Da Praia Dos Carneiros-Pe; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Denise Araujo Ferreira

Atividade De Motorista Privado Por Aplicativo: Perfil Do Profissional E Sua Geração De Renda; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Gustavo Bianchini

Viabilidade Econômica De Uma Clínica De Imagem Na Cidade De Palhoça (Sc; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Laís Stripoli

Influência Da Variação Das Taxas De Juros Sobre A Demanda De Recursos E O Volume De Contratos Para Custeio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Liege Alves Gonzaga

Viabilidade Econômica Da Pupunha (Bactris Gasipaes Kunth); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luiz Gustavo Barros Puccin

Viabilidade Econômica Da Instalação De Uma Empresa De Bem Casados E Brownies Na Cidade De Pouso Alegre, Minas Gerais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tuanny Azeituno de Paula

Planejamento E Educação Financeira: Um Perfil Dos Objetivos Dos Poupadores Brasileiros Com Base Em Uma Amostra; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Tiemi Matumoto

Perfil Da Gestão Financeira Pessoal A Partir De Uma Amostragem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Pedro Henrique Pereira dos Santos

ANÁLISE DA PTF E DECOMPOSIÇÃO DE SEUS FATORES NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Jeizielly Dias Reis

Viabilidade econômica da fase de recria de bovinos de corte; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Leticia Carmo da Silva

DISTRIBUIÇÃO MUNICIPAL DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NO ESTADO DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DOS CENSOS AGROPECUÁRIOS DE 2006 E 2017; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Lucas Barbosa Rodrigues Xavier

Análise da Mudança estrutural e diversificação produtiva nas mesorregiões do Mato Grosso entre 2006 e 2017; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Hugo Henrique Gonçalves Dutra

ANÁLISE DA HIPÓTESE DE CONVERGÊNCIA NA PRODUTIVIDADE E PRODUÇÃO FÍSICA DA SOJA ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Rafael Diniz da Silva Santos

ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS ENTRE OS ANOS DE 1990 E 2020; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

RAFAEL MACEDO DA SILVA MORAES

PAUTA EXPORTADORA DO MATO GROSSO NO PERÍDODO 2018-2021; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luttiano Bruno Milanez

UMA CRÍTICA A CRÍTICA MARXISTA DA ECONOMIA POLÍTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

THIAGO TEIXEIRA AMARAL SNEIDERIS

OS IMPACTOS DA COVID-19 NO PIB BRASILEIRO, E ESTATISTICAMENTE A CRISE DO CORONAVÍRUS DEU INÍCIO A UM NOVO E MAIS PROFUNDO CICLO RECESSIVO DO QUE 2014? QUAIS AS PROJEÇÕES PARA O FINAL DE 2021 E 2022?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

GUILHERME HENRIQUE FERRUCI

TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA BRASILEIRA PÓS-PLANO REAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

AUGUSTO CESAR MACIEL DE MORAIS

COMO E POR QUE O SETOR SUPERMERCADISTA CHEGOU A SER O SETOR MAIS IMPORTARTE DENTRO DO SETOR VAREGISTA BRASILEIRO NA ÚLTIMA DECADA?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

JARQUES MARQUES DA SILVA

ANÁLISE ECONÔMICA DO BRASIL SOB A ÓTICA LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS NO FINAL DO SÉCULO XIX (1888- 1889); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

NATHALIA ZANUTIM PICOLO

EXPORTAÇÃO DE CAFÉ: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO GRÃO VERDE DE 2015 A 2019; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

GUILHERME LUIS CROTTI

PLANO REAL: AS ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO, MANUTENÇÃO E POLÍTICAS ECONÔMICAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Ivanilson Aparecido Nascimento

O poder do monitoramento em tempo real no setor canda de açúcar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Cesar Augusto dos Santos

Economia brasileira nas décadas de 1980 e 1900: Considerações acerca do Plano Cruzado e Plano Real; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luiz Fernando Milo

Comércio bilateral sino-brasileiro no período 2006 a 2010: uma análise na prerrogativa comercial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Diego Lacerda Oliveira

E-commerce: o que leva os consumidores a realizar compras virtuais e não numa loja física; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Marijoaby Fernandes da Silva

Dinâmica e produtividade na agropecuária brasileira; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Vinicius Queiroz do Nascimento

Dinâmica e produtividade na agropecuária brasileira; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Jeizielly Dias Reis

Análise econômica da produção de bovinos de corte na fase de recria; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Rondonópolis; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Celena Arthuso Cedano

Vantagens e desvantagens de abertura de capital das empresas no mercado de ações; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

João Mateus Issa Felipe

Capacidades tecnológicas: o desenvolvimento de estratégias produtivas nas empresas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luttiano Bruno Milanez

Uma crítica à critica marxista da economia política; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Dayana de Cássia Hibbeln

Relações de dependência e estruturalismo no subdesenvolvimento brasileiro; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luttiano Bruno Milanez

As razões do subdesenvolvimento brasileiro:o cenário necessário ao desenvolvimento econômico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Victor de Oliveira Soares

Análises e perspectivas para o mercado de cadernos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Luttiano Bruno Milanez

As origens do desenvolvimento econômico: protecionismo e liberalismo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Daiane Cristina Fiorucci da Silva

Análise do governo Dilma com as perspectivas das teorias keynesianas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Luis Gustavo Baricelo;

Produções bibliográficas

  • PESCE, J. ; BARICELO, L. G. . ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DEDICADA À PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS. REVISTA DE ECONOMIA AGRÍCOLA (ONLINE) , v. 71, p. 1-DOI: https://do, 2024.

  • RIBEIRO, G. D. ; BARICELO, LUIS GUSTAVO . Análise das contratações do Programa ABC em uma instituição financeira nas safras 2017/2018 e 2018/2019. Revista de Política Agrícola , v. 31, p. 134-153, 2022.

  • BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . Indústria de máquinas agrícolas: um panorama histórico da formação ao atual estágio de desenvolvimento. HISTÓRIA E ECONOMIA , v. 22, p. 31-44, 2019.

  • BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . A relação entre a demanda de máquinas agrícolas e a política agrícola. Revista de Política Agrícola , v. 26, p. 38-48, 2017.

  • SILVA, R. P. ; BARICELO, L. G. ; Vian, Carlos Eduardo de Freitas . Estoque brasileiro de tratores agrícolas: evolução e estimativas de 1960 a 2016. REVISTA DE ECONOMIA AGRÍCOLA (IMPRESSO) , v. 62, p. 21-35, 2015.

  • VIAN, CARLOS EDUARDO DE FREITAS ; ANDRADE JÚNIOR, ADILSON MARTINS ; BARICELO, LUIS GUSTAVO ; SILVA, RODRIGO PEIXOTO DA . Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso) , v. 51, p. 719-744, 2013.

  • BARICELO, L. G. ; Bacha, C.J.C . Oferta e demanda de máquinas agrícolas no Brasil. Revista de Politica Agricola , v. 22, p. 67, 2013.

  • BARICELO, L. G. ; Mazzero, M.F ; Oliveira, T.D ; Correa, A.L . A concentração do mercado siderúrgico: uma análise dos indicadores CR4 e HHI no período 1990-2010. Iniciativa Econômica , v. 1, p. 1-15, 2013.

  • SILVA, R. P. ; BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . DIVERSIDADE PRODUTIVA NA AGROPECUÁRIA PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS CENSOS AGROPECUÁRIOS DE 2006 E 2017. In: Gesmar Rosa dos Santos; Rodrigo Peixoto da Silva. (Org.). Agricultura e diversidades : trajetórias, desafios regionais e políticas públicas no Brasil. 01ed.Brasília: IPEA, 2022, v. 01, p. 289-316.

  • SILVA, RODRIGO PEIXOTO DA ; BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DO ESTOQUE DE TRATORES E MÁQUINAS AGRÍCOLAS NO BRASIL. In: Vieira Filho, J.E.R; Gasques, J.G. (Org.). UMA JORNADA PELOS CONTRASTES DO BRASIL: CEM ANOS DO CENSO AGROPECUÁRIO. 01ed.Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2020, v. 01, p. 149-160.

  • BARICELO, L. G. ; GARCIA, T. M. . Defesa da concorrência e o código de defesa do consumidor: uma abordagem jurídico-econômica. In: Claudia Mansani Queda de Toledo; Luiz Nunes Pegoraro. (Org.). 30 anos do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente. 01ed.Bauru: Editora Spessotto, 2020, v. 01, p. 355-366.

  • VIAN, C. E. F. ; SILVA, RODRIGO PEIXOTO DA ; BARICELO, L. G. ; Pissinato, B. . Evolução Recente da Estrutura Produtiva e Tecnológica da Agropecuária Brasileira. In: Lucílio Rogério Aparecido Alves; Carlos José Caetano Bacha. (Org.). Panorama da Agricultura Brasileira. 01ed.Campinas: Alínea, 2018, v. 01, p. 09-44.

  • VIAN, C. E. F. ; SILVA, RODRIGO PEIXOTO DA ; BARICELO, L. G. ; Pissinato, B. . Evolução da produção e mecanização da cana: evolução da cana-de-açúcar no estado de São Paulo. In: Guilherme de Castro Belardo, Marcelo Tufaile Cassia, Rouverson Pereira da Silva. (Org.). Processos agrícolas e mecanização da cana-de-açúcar. 01ed.Jaboticabal: SBEA, 2015, v. 01, p. 73-88.

  • BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . Dinâmica e convergência da PTF agropecuária interestadual brasileira entre 1975 e 2006. In: IX Congresso da APDEA e o III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2019, Lisboa. Atas Proceedings do IX Congresso da APDEA e o III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2019. v. 01. p. 2763-2781.

  • VIAN, C. E. F. ; SILVA, H. J. T. ; SILVA, R. P. ; BARICELO, L. G. . EVOLUÇÃO DA CULTURA CANAVIEIRA NO BRASIL: PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA. In: 57º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL: AGRICULTURA, ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 2019, Ilhéus-BA. Anais Eletrônicos, 2019, 2019.

  • BARICELO, LUIS GUSTAVO . Dinâmica e convergência da PTF agropecuária interestadual brasileira entre 1975-2006. In: 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2019, Ilhéus-BA. Anais do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2019.

  • VIAN, CARLOS EDUARDO DE FREITAS ; SILVA, RODRIGO PEIXOTO DA ; BARICELO, L. G. ; Pissinato, B. . Evolução da Cana-de-açúcar no estado de São Paulo: Desafios e Perspectivas. In: 57º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL: AGRICULTURA, ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 2019, Ilhéus-BA. Anais do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2019.

  • BARICELO, L. G. ; VIAN, CARLOS EDUARDO DE FREITAS . DIFERENÇAS INTERESTADUAIS DA PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES DA AGROPECUÁRIA BRASILIERA (1975-2006). In: 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2018, Campinas. Anais do 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural, 2018.

  • BARICELO, L. G. ; Bacha, C.J.C . Impacto de políticas econômicas e agrícolas sobre a oferta e demanda de máquinas agrícolas: do surgimento da indústria nacional ao MODERFROTA. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2013, Belém. Anais do 51º Congresso da SOBER, 2013.

  • BARICELO, L. G. ; VIAN, C. E. F. . DINÂMICA E CONVERGÊNCIA DA PTF AGROPECUÁRIA BRASILEIRA ENTRE 1975 E 2006. In: IX Congresso da APDEA / III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2019, Lisboa / Oeiras. Livro de Resumos do IX Congresso da APDEA / III Encontro Lusófono em ESADR, 2019. v. 1. p. 140-140.

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: XII Seminário deJovens Pesquisadores, 2011, Araraquara. Anais do XII Seminário de Economia Industrial: Oportunidades para o crescimento e desenvolvimento, 2011.

  • BARICELO, L. G. ; Eduardo Strachman . A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2011, São Pedro - SP. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2011.

  • BARICELO, L. G. ; Eduardo Strachman . A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCAR, 2011, São Carlos. Anais da 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCAR, 2011.

  • BARICELO, L. G. ; Eduardo Strachman . A internacionalização do setor siderúrgico via fusões e aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010.

  • BARICELO, L. G. . A internacionalização do setor siderúrgico via fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: XXII Congresso de Iniciação científica da UNESP, 2010, Araraquara. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2010. p. 7457-7460.

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. In: 18º Simpósio Internacional de Inicação Científica da USP, 2010, São Paulo. Anais do 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2010.

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via fusões e aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasi. In: XI Seminário de Economia Industrial, 2010, Araraquara, SP. Anais do XI Seminário de Economia Industrial, 2010. p. 201-218.

  • BARICELO, L. G. . A indústria de máquinas agrícolas: uma abordagem neoschumpeteriana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARICELO, L. G. ; Bacha, C.J.C . Impacto de políticas econômicas e agrícolas sobre a oferta e demanda de máquinas agrícolas: do surgimento da indústria nacional ao MODERFROTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARICELO, L. G. ; Bacha, C.J.C . Impacto de políticas econômicas e agrícolas sobre a oferta e demanda de máquinas agrícolas: do surgimento da indústria nacional ao MODERFROTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do setor siderúrgico via F&A: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARICELO, L. G. . A internacionalização do setor siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARICELO, L. G. . A internacionalização do setor siderúrgico via fusões e aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARICELO, L. G. ; Strachman, E. . A internacionalização do Setor Siderúrgico via Fusões e Aquisições: um estudo sobre a competitividade do setor no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAVA, G. ; BARICELO, L. G. . Gestão de custos e viabilidade econômica do cultivo protegido de pêssegos na região de Pelotas. Pelotas - RS: Embrapa, 2024 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - Embrapa Clima Temperado).

  • NOVAES, R. M. L. ; BARICELO, L. G. ; CASTRO, A. V. S. E. ; GUTZLAFF, A. M. F. ; PACKER, A. P. C. ; ANDRADE, C. A. ; NECHET, K. L. ; CRUZ, M. C. M. ; CRIPPA, M. E. N. ; MORANDI, M. A. B. ; GATTAZ, N. C. ; PEREIRA, S. E. M. ; MENDES, R. . Gestão de projetos de PD&I na Embrapa Meio Ambiente: aprimoramentos para ganhos de eficiência e efetividade. Jaguariúna: EMBRAPA, 2021 (Série Documentos (nº 133)).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Dinâmica e produtividade na agropecuária brasileira, Descrição: A agropecuária brasileira apresentou grande crescimento entre 1970-2006. A Produtividade Total dos Fatores (PTF) cresceu 124 no referido período, produziu-se maior quantidade de bens agropecuários com uma menor quantidade de insumos, aumentando assim a eficiência do setor. Entretanto, o crescimento da produtividade da agropecuária brasileira não foi homogêneo entre seus estados. Em virtude das diferentes taxas de crescimento da produtividade, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral estudar a dinâmica da produtividade total dos fatores da agropecuária brasileira no período 1975-2017, compreendendo os fatores econômicos que influenciaram no nível e na taxa de crescimento da produtividade. Para tanto serão utilizadas análises qualitativas e quantitativas, principalmente regressões com dados em painel. Espera-se com o projeto adensar a literatura e o debate sobre a produtividade na agropecuária brasileira e estudar a hipótese da convergência da produtividade interestadual. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luis Gustavo Baricelo - Coordenador / CLÁUDIO EURICO SEIBERT FERNANDES DA SILVA - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Mudança estrutural e diversificação produtiva na agropecuária da região de Bauru-Sp, Descrição: A pesquisa tem como objetivo avaliar tanto a mudança estrutural quanto a diversificação produtiva ocorrida na agropecuária da região de Bauru entre 1970 e 2017. Para atingir tais objetivos utilizam-se as métricas do Índice de Mudança Estrutural e o Índice de Diversidade Produtiva, amplamente conhecidos na literatura. Os dados utilizados são os de produção agropecuária encontrados nos Censos Agropecuários (1970 a 2017) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luis Gustavo Baricelo - Coordenador / Camila Roberta Muniz Serra - Integrante.

  • 2012 - Atual

    A evolução diferenciada da indústria de máquinas agrícolas: um estudo sobre os casos norte-americano e brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa para realização da dissertação no Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada (PPGEA - ESALQ/USP). O objetivo da pesquisa era traçar uma panorama histórico da formação e desenvolvimento da indústria de máquinas agrícolas nos mercados norte-americano e brasileiro. O estudo enfatizou como as características industriais influenciaram o desenvolvimento desse setor em ambos os países, bem como a influência, seja ela direta ou indireta, das políticas agrícolas e econômicas no setor em estudo. O trabalho final resultou na publicação da dissertação no ano de 2014 e atualmente trabalha-se na elaboração dos respectivos artigos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luis Gustavo Baricelo - Integrante / Carlos Eduardo de Freitas Vian - Coordenador.

Prêmios

2025

Paraninfo dos formandos em Ciências Econômicas (2024/2) da Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal de Rondonópolis.

2019

Prêmio "Professor Pedro Valentim Marques", PECEGE.

2018

Medalha Ruy Miller Paiva, Instituto de Economia Agrícola de São Paulo.

2013

Mérito Científico, XIV Seminário de Jovens Pesquisadores - Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN), UNESP.

2011

Mérito Científico pela pesquisa: A internacionalização do Setor Siderúrgico via F&A: um estudo de caso sobre a competitividade do setor no Brasil, Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Rondonópolis, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, Faculdade de Ciências Aplicadas e Política. , Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, Cidade Universitária, 78736900 - Rondonópolis, MT - Brasil, Telefone: (66) 3410400, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Rondonopolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Atividades

  • 04/2025

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia I, Macroeconomia II

  • 03/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

  • 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, Faculdade de Ciências Aplicadas e Política.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Econômicas.

  • 03/2025 - 04/2025

    Ensino, MBA em Gestão do Agronegócio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio

  • 08/2022 - 11/2024

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Colegiado de Curso em Ciências Econômicas.

  • 02/2023 - 06/2023

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia I, Macroeconomia II, Políticas Agrícolas

  • 07/2022 - 12/2022

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica I, Gestão do Agronegócio, Políticas Agrícolas

  • 05/2022 - 07/2022

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ação de Extensão II, Métodos Quantitativos em Economia I, Métodos Quantitativos em Economia II

  • 05/2022 - 07/2022

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria

2018 - 2022

Instituicao Toledo de Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário de Bauru (CEUB) mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE - Bauru)

Atividades

  • 10/2021

    Direção e administração, Centro Universitário de Bauru.,Cargo ou função, Coordenador de Curso Tecnólogo.

  • 04/2021

    Direção e administração, Centro Universitário de Bauru.,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Economia Regional (GEPER).

  • 04/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário de Bauru.,Linhas de pesquisa

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário de Bauru.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Econômicas.

  • 02/2021 - 12/2021

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária

  • 02/2021 - 12/2021

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia

  • 02/2021 - 12/2021

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria

  • 02/2021 - 12/2021

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica do Brasil

  • 02/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica do Brasil

  • 02/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria

  • 02/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Brasileira Contemporânea I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Internacional

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Monetária

  • 03/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica do Brasil

  • 03/2019 - 06/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Brasileira Contemporânea I

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica do Brasil

2021 - 2022

Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empres

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Orientador de trabalho de conclusão de curso

Outras informações:
Orientações de trabalhos de conclusão de curso de MBA em Gestão de Projetos, Finanças e Controladoria e Agronegócios.

2017 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, MS-2, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: História Econômica Contemporânea; Fundamentos de Teoria Econômica ; Economia

Atividades

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Teoria Econômica

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica Contemporânea

2016 - 2016

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário de Ensino Superior, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Temporário contratado para ministrar as disciplinas de Estatística e Bioestatística para os cursos de Licenciatura em Química e Nutrição, respectivamente, durante o período Agosto a Dezembro de 2016

Atividades

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística

2014 - 2014

Centro Universitário Sagrado Coração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Assistente nas disciplinas de Economia Brasileira, Fundamentos de Economia, Economia Industrial, Economia do Meio Ambiente, Realidade Sócio Econômica, Economia Internacional.

Atividades

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia, Economia Internacional

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Organização Industrial

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Organização Industrial

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Organização Industrial

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Organização Industrial

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Organização Industrial

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Economia

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Brasileira

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Ambiental

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira

2015 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES no Programa de Doutorado em Economia Aplicada na ESALQ (USP)

2016 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

Outras informações:
Bolsista CAPES de doutorado e bolsista estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina de Formação Econômica do Brasil com supervisão da Profª Drª Eliana Tadeu Terci durante o período 02/02/2016 a 30/06/2016.

2012 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Mestrado pelo programa de pós graduação em Economia Aplicada (PPGEA -ESALQ/USP).

Atividades

  • 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Luiz de Queiroz.,Linhas de pesquisa

2009 - 2011

Grupo de Estudos em Economia Industrial

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
O Grupo de Estudos em Economia Industrial dedica-se ao estudo e análise das transformações em curso na economia brasileira, com ênfase nos seus condicionantes internacionais. Reúne, para isso, uma equipe com formação sólida e dedicação integral a atividades didáticas, de pesquisa e consultoria.