Marcos Tadeu Fabris Gonçalves

É bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário SENAC (2003) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2011), onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Fez pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York, 2012), na Université Paris Ouest Nanterre (Paris, 2012), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP (São Paulo, de 2012 a 2015), na FFLCH-USP (São Paulo, de 2015 a 2017) e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2018). É crítico de arte membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Informações coletadas do Lattes em 15/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

2005 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Correspondências - arte, técnica e processo histórico
Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fotografia; Pintura francesa; Weegee; Eugène Atget; Estudos Culturais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.

Graduação em Bacharelado em Fotografia

2000 - 2003

Faculdade SENAC de Comunicação e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia / Especialidade: História e Crítica Fotográfica. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.

2012 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

2012 - 2012

Pós-Doutorado. , Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2012 - 2012

Pós-Doutorado. , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

A cultura da Frente Popular. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: História e Crítica Fotográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FABRIS, M. ; COSTA, H. L. . Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Identidade Paulistana.Fotografia e cidade: o teatro urbano de Militão Augusto de Azevedo. 2019. (Encontro).

Sala 8 Encontros com a arte.Paul Klee e a arte moderna. 2019. (Encontro).

Seminário Máquina do Mundo: Fotografia e Artes Visuais.Honoré Daumier e as engrenagens da vida moderna. 2019. (Seminário).

Filosofia e poética das imagens.Reflexões sobre o museu, a curadoria e a arte contemporânea. 2018. (Encontro).

Mulher e seus saberes - Fundação Ema Klabin.A construção e a avaliação do feminino na fotografia latino-americana. 2018. (Encontro).

Projeto Autografias.Imagem e História. 2018. (Encontro).

Seminário Internacional Arte Degenerada - 80 anos: repercussões no Brasil.Mário Pedrosa contra o nazi-fascismo. 2018. (Seminário).

Encontros de História da Arte UNIFESP e Fundação Ema Klabin.Fotografia norte-americana, entre o documental e o artístico. 2017. (Encontro).

Exposição Loucuras Anunciadas - Francisco Goya. Goya e o grotesco. 2017. (Exposição).

I Seminário Internacional Histórias da Fotografia.Gênero e conflito na Argentina peronista: as fotomontagens de Grete Stern. 2017. (Seminário).

Projeto Autografias.Fotografia e o trabalho da encenação. 2017. (Encontro).

Recorte sobre a fotografia norte-americana.Fotografia norte-amercana: diálogos contemporâneos. 2017. (Encontro).

Recorte sobre a fotografia norte-americana.Fotografia norte-americana: diálogos modernos. 2017. (Encontro).

Seminário Internacional O trabalho em ação e discussão no cinema e nas artes.Art as labour in cinema and visual arts. 2017. (Seminário).

XIII Semana de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.Arte, gênero e resistência. 2017. (Simpósio).

XIV Annual Conference Historical Materialism. Art is the permanent revolution: working artists against Capital. 2017. (Congresso).

XV Congresso Internacional da ABRALIC. Tradição e renovação na imagística da Belle Époque parisiense. 2017. (Congresso).

XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Memória e crítica - Coração de cachorro, de Laurie Anderson. 2017. (Congresso).

XXIV Visible Evidence International Conference on Documentary Film and Media. Documenting Politics:Cinema, Visual Arts, and Social Change. 2017. (Congresso).

21st World Congress of the International Comparative Literature Association. Contesting Language: Edvard Munch & August Strindberg. 2016. (Congresso).

Exposição Estou Cá. A mercantilização do dissenso na arte contemporânea: exemplos e contraexemplos. 2016. (Exposição).

I Colóquio Internacional de Cinema e História. Montagem e deformação expressiva no cinema e nas artes visuais. 2016. (Congresso).

XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Edward Hopper e o cinema. 2016. (Congresso).

Bridges Across Cultures. Honoré Daumier, Mirror Images, and the Doppelgänger. 2015. (Congresso).

Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.A modernização de Nova York pelas lentes de Weegee. 2015. (Seminário).

Exposição "Imaterialidade". Do Moderno ao Contemporâneo: materialidade e imaterialidade na produção artística. 2015. (Exposição).

IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. A circulação global do periférico: a hermenêutica paradoxal de Sebastião Salgado. 2015. (Congresso).

Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg.Arte e técnica. 2015. (Seminário).

Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg.Experiências modernistas. 2015. (Seminário).

Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg.Fantasmagorias da modernização: trabalho e técnica em Weegee e Hopper. 2015. (Seminário).

XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Cinema e pintura: o modernismo combativo de Peter Watkins. 2015. (Congresso).

A Fotografia e suas Reverberações com a Pintura, a Gravura e o Desenho.A câmera e o cavalete na Paris do século XIX. 2014. (Seminário).

Annual Meeting of the American Comparative Literature Association. Honoré Daumier and the art of representing Capital. 2014. (Congresso).

Exposição "Agricultura da Imagem, de Rodrigo Braga".A fotografia contemporânea, entre a arte e o documento. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional Cultura Visual e História.Forma artística e matéria histórica em Honoré Daumier. 2014. (Seminário).

Money/L'Argent 20th - 21st Century French and Francophone Studies. Photography, Crisis, and the Role of the Proletarian Artist. 2014. (Congresso).

XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Cinema, Artes Plásticas e os Novos Desafios da Produção Independente. 2014. (Congresso).

Brava Conversa.Espaço pictórico, espaço político ? a construção do ato de ver nas fotomontagens de John Heartfield e nas caricaturas de Honoré Daumier. 2013. (Encontro).

Exposição "Gênesis", de Sebastião Salgado.Paradoxos sociais e estéticos na fotografia de Sebastião Salgado. 2013. (Encontro).

Historical Materialism 2013 - New York. Political praxis and artistic experimentation in photo-journalism. 2013. (Congresso).

Quand la caricature sort du journal: Baptiste Ladébauche (1878-1957).La Guérilla Sémantique d'Honoré Daumier. 2013. (Simpósio).

XVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A sobrevivência da imagem dialética: de Daumier a Eisenstein. 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História.História, arte e política na obra do caricaturista francês Honoré Daumier. 2013. (Simpósio).

Colloque Mythe, fortune et infortune de la Bohème - Grand Palais. Aspects sociaux et historiques de la Bohème au XIXeme siècle. 2012. (Congresso).

Colóquio Internacional Crimes, Delitos e Transgressões. A Estética Fotográfica do Crime na Obra de Weegee. 2012. (Congresso).

Seminário do Institut National d'Histoire de l'Art - INHA Paris.Art, politique et fonction sociale : crime et châtiment dans l?oeuvre du photographe nord-américain Weegee. 2012. (Seminário).

III Seminario Internacional Políticas de la Memoria: Recordando a Walter Benjamin. Eugène Atget y la Archeologia de lo Mirar. 2010. (Congresso).

XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Voyerismo, Caos Urbano e Estética Noir: o caso Weegee. 2010. (Congresso).

2009 Meeting of the American Comparative Association. Atget, Walter Benjamin and the Ruins of Modernization. 2009. (Congresso).

Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.Jean-François Millet e a representação do trabalho. 2009. (Seminário).

XI Encontro Internacional da ABRALIC. A semântica da forma em Sebastião Salgado. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Vieira Munhoz

FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; Roberta Fabbri Viscardi; VILACO, F. L.. Tobacco Road - un estudo sobre a forma de representação das personagens rurais no sul dos Estados Unidos sobre os efeitos da Grande Depressão de 1929 e o papel da religião em Erskine Caldwell. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Fiori Godoy

PACHECO, A. P.;SOARES, M. C. P.FABRIS, M.; Roberta Fabbri Viscardi. Buster Keaton nos bastidores do sonho e da indústria cinematográfica: uma análise de The Playhouse (1921). 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Bordignon de Lima

FABRIS, M.; PACHECO, A. P.; BITENCOURT, G. S.;SOARES, M. C. P.. Charlie Chaplin - laboratório subversivo e sabotagens industriais. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Ochman Lustoza

FABRIS, M.; WOLKOFF, G. G.. Ritmos oceânicos do consciente: memória,arte e metaficção em O Mar, de John Banville. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosangela Aparecida de Queirós

ALEIXO, A. M.;SOARES, M. C. P.FABRIS, M.. Do sonho americano à forma mercadoria - uma leitura de Zelig, de Woody Allen. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Livia Cordeiro Mantovani

SOARES, M. C. P.; PACHECO, A. P.;FABRIS, M.. E todos foram juntos à praia: o cinema como resistência em Nunca aos Domingos, de Jules Dassin. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andre Ferreira Gomes de Carvalho

FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; CEVASCO, M. E. B. S.. Sensibilidade e Observação Social em Nine Stories de J. D. Salinger. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Neyde Figueira Branco

PACHECO, A. P.;FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; GUIRAU, M. C.; SARAIVA, L. R.. Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras, de Orson Welles. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberta Fabbri Viscardi

FABRIS, M.; CEVASCO, M. E. B. S.; GUIRAU, M. C.;SOARES, M. C. P.; BITENCOURT, G. S.. Narração e processo social em O Grande Gatsby e Suave é a noite de F Scott Fitzgerald. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elder Kôei Itikawa Tanaka

ALEIXO, A. M.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.;SOARES, M. C. P.; GUIRAU, M. C.;FABRIS, M.. Inimigos públicos em Hollywood: estratégias de contenção e ruptura em dois filmes de gangster dos anos 1930-1940. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Toledo Maria

FABRIS, M.; PACHECO, A. P.; ALEIXO, A. M.;SOARES, M. C. P.; ALVES, G. A. P.. Tradições e rupturas no cinema político de Michael Moore. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jane Silveira de Oliveira

FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; KATZ, H.. Forma e história em movimento: um estudo sobre o trabalho coreográfico de Martha Graham entre os anos 1935 e 1944. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elder Kôei Itikawa Tanaka

FABRIS, M.; ALEIXO, A. M.. A classe trabalhadora como sujeito e como representação nos filmes de gângster dos anos 1930 e 1940. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia de Almeida Kruger

FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; CEVASCO, M. E. B. S.. Penetrando o Éden: um estudo de "Anticristo" de Lars von Trier. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Bianconcini Anjos

SOARES, M. C. P.FABRIS, M.; CEVASCO, M. E. B. S.. A sátira política de Woody Allen sobre as relações contemporâneas entre os Estados Unidos e a Europa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wesley Castellano Fraga

FABRIS, M.SOARES, M. C. P.; OLIVEIRA, J. S.. Cathy Come Home, de Ken Loach. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Bordignon de Lima

FABRIS, M.; PACHECO, A. P.;SOARES, M. C. P.. Charles Chaplin e a crítica da razão instrumental em The Pawnshop (1916) e Modern Times (1936). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Fiori Goddoy

FABRIS, M.; ANJOS, A. P. B.;SOARES, M. C. P.. A dominância do Capital na Indústria Cinematográfica: uma análise de The Playhouse e Free and Easy. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Felden

FABRIS, M.; ARAUJO, V. G.; BARBOSA, A.. A fotomontagem de John Heartfield e Tina Modotti: produções artísticas na imprensa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jane Silveira de Oliveira

FABRIS, M.; PACHECO, A. P.;SOARES, M. C. P.. Martha Graham e a formação da dança moderna americana na década de 30. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luis Reis Fernandes

CEVASCO, M. E. B. S.;SOARES, M. C. P.FABRIS, M.. O futebol e o sujeito contemporâneo: uma leitura de "À procura de Eric", de Ken Loach. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Felden

FABRIS, M.; Denise Camargo; Schreiber, Yara. Arte e política em John Heartfield. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Leandro Cunha de Souza

FABRIS, M.; FIGUEIREDO, E. A.; AQUINO, L. A.. Um recorte fotográfico sobre a obra Sahel: The End of the Road. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: André Luís Folgosi Sigwalt

FABRIS, M.; Rossi, Paulo; Fernando Fogliano. Parque Nacional da Emas - Ensaio Fotográfico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Renato Rezende de Oliveira

FIGUEIREDO, E. A.;FABRIS, M.; Schreiber, Yara. O povo das aguas da Amazônia. Um povo excluído e esquecido. Amálise do livro e das imagens de um povo que habita a região amazônica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Pollyana Ferreira Rosa

Rossi, Paulo; Fernando Fogliano;FABRIS, M.. Arte e comunicação radical: a imagem crítica das gravuras às fotomontagens de John Heartfield. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Mayra Galha Marcondes

FABRIS, M.; Rossi, Paulo; KULCSAR, J.. Aprendendo a olhar: um estudo para o desenvolvimento da alfabetização visual. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Diego de Campos Padgurschi

Galhardo, Soledad; Denise Camargo;FABRIS, M.. Fotógrafo e fotografado na realização do retrato. 2007 - Centro Universitário Senac.

Aluno: Lisandra Arantes de Oliveira

Rossi, Paulo;FABRIS, M.; Denise Camargo. Bill Brandt: a tênue relação entre fotografia documental e arte (décadas de 30 e 40). 2007 - Centro Universitário Senac.

Aluno: Fernanda Ferreira Bueno do PradoCe

FABRIS, M.. A fotografia de circo no Brasil. 2006 - Centro Universitário Senac.

Aluno: Marcia Martins Torres Masiero

Denise Camargo; Rossi, Paulo;FABRIS, M.. A beleza feminina na construção da identidade das adolescentes da FEBEN. 2006 - Centro Universitário Senac.

Aluno: Paula Jordão Feijó

Rossi, Paulo; Fernando Fogliano;FABRIS, M.. Análise do mercado fotográfico: os bancos de imagem no Brasil atual. 2006 - Centro Universitário Senac.

Aluno: Acácia Montagnolli Gomes Corrêa

FABRIS, M.; Rossi, Paulo; Mello, Leandro. História na imagem: a fotografia na construção do imaginário social cubano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Rafael de Carvalho Pieroni

FABRIS, M.; Rossi, Paulo; Mello, Leandro. Palco das aparências: a vitrine e a estética da mercadoria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Flavia Rebouças Guedes

FABRIS, M.; Rossi, Paulo; Denise Camargo. Considerações sobre a imagem como instrumento de manipulação das massas na obra de Barbara Kruger. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Danilo Grimaldi Filho

FABRIS, M.; Denise Camargo; SEPPI, Isaura. John Heartfield: tradição e estética anti-burguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Dany Manuel Salazar Gavidia

FABRIS, M.; Denise Camargo; SEPPI, Isaura. Reconhecimento de elementos de identidade de um trabalhador ambulante: o tema gerador a partir de suas fotografias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco

CEVASCO, M. E. B. P. S.; COSTA, H. L.; Jr, F. C. A.; MATOS, Y. A. V. F.; COSTA, I. C.. Correspondências - arte, técnica e processo histórico. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco

CEVASCO, M. E. B. P. S.; SOARES, M. C. P.; Jr, F. C. A.. Imagem, Militância e Crítica Materialista. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Marcos César de Paula Soares

SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; Alambert, Francisco. Imagem, Militância e Crítica Materialista. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Helouise Lima Costa

COSTA, Helouise; Costa, I. C; Matos, Y. A. V. F. de; Alambert, F.. Correspondências: arte, técnica e processo histórico.. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

CAMARGO, D.;ROCHA, Rosamaria Luiza de Melo. Fotografia e pós-modernidade: alinhamento e engajamento político.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação - Fotografia) - Faculdade de Comunicação e Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Felden

Arte e Política em John Heartfiled; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

André Luís Folgosi Sigwalt

Parque Nacional das Emas - Ensaio Fotográfico; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Leandro Cunha de Souza

Um recorte fotográfico sobre a obra Sahel: The End of the Road; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Pollyana Ferreira Rosa

Arte e comunicação radical: a imagem crítica das gravuras às fotomontagens de John Heartfield; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Renato Rezende de Oliveira

O povo das aguas da Amazônia; Um povo excluído e esquecido; Amálise do livro e das imagens de um povo que habita a região amazônica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Fernanda Ferreira Bueno do Prado

A fotografia de circo no Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Marcia Martins Torres Masiero

A beleza feminina na construção da identidade das adolescentes da FEBEN; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Paula Jordão Feijó

Análise do mercado fotográfico: os bancos de imagem no Brasil atual; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Fernanda Sousa Fiamoncini

O Homem das Novidades e Naked City: Keaton, Weegee e a disputa pelas forças produtivas nas artes reprodutíveis; 2013; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco

Correspondencias - Arte, Técncia e processo histórico; 2011; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco;

Helouise Lima Costa

2015; Museu de Arte Contemporânea - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Helouise Lima Costa;

Denise Conceição Ferraz de Camargo

Fotografia, modernidade e pós-modernidade: alinhamento e engajamento político; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fotografia) - Faculdade Senac de Comunicação e Artes; Orientador: Denise Conceição Ferraz de Camargo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FABRIS, M. . Inspirações para a arte de nosso tempo. JORNAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRÍTICA DE ARTE , v. 1, p. 10-25, 2020.

  • FABRIS, M. . Paul Cézanne e o impressionismo francês no Brasil hoje. REVISTA USP , v. 1, p. 124-145, 2019.

  • FABRIS, M. . Valor e produto do pensamento artístico moderno francês. Arte & Crítica Jornal ABCA , v. 1, p. 10-21, 2019.

  • FABRIS, M. . Fluxus e a dessacralização artística no filme Coração de cachorro, de Laurie Anderson. Arte e Crítica Jornal da ABCA , v. 1, p. 10-20, 2018.

  • FABRIS, M. . Arte e crítica de arte contra o nazi-fascismo. Arte e Crítica JOrnal ABCA , v. 1, p. 1-12, 2018.

  • FABRIS, M. . A fotografia contemporânea, entre o local e o global. Arte e Crítica Jornal da ABCA , v. 1, p. 7-17, 2017.

  • FABRIS, M. . Instalação e site specific works - arte como oposição. REVISTA USP , v. 1, p. 152-168, 2017.

  • FABRIS, M. . Martin Parr e a Englishness global. Arte & Crítica Jornal da ABCA , v. 39, p. 1-7, 2016.

  • FABRIS, M. . A cadeia cinemática de Edward Hopper. Arte e Crítica Jornal da ABCA , v. 1, p. 10-17, 2016.

  • FABRIS, M. . Daumier, Eisenstein, Kirchheimer: artes visuais, cinema e a produção artística contemporânea. Lumen et Virtus , v. VI, p. 29-41, 2015.

  • FABRIS, M. ; SOARES, M. C. P. . Artes, negócios e a coreografia da guerra: a mercantilização do corpo em 'The Company' de Robert Altman. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-42, 2014.

  • FABRIS, M. . Exemplo e atualidade de Manuel Alvarez Bravo. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 2, p. 91-100, 2014.

  • FABRIS, M. . Arte moderna: vanguarda e emancipação. Fronteiraz (São Paulo) , v. 12, p. 108-120, 2014.

  • FABRIS, M. . A guerrilha semântica de Honoré Daumier. Crítica Cultural , v. 9, p. 97-104, 2014.

  • FABRIS, M. . Revolução, Realismo e Realidade Fotográfica em Gustave Courbet. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem , v. IV, p. 169-178, 2013.

  • FABRIS, M. . Art, politique et fonction sociale: crime et châtiment dans l'ouvre du photographe nord-américain Weegee. Sociétés et Représentations , v. 35, p. 237-245, 2013.

  • FABRIS, M. . Pintura, Fotografia e Crítica de Arte na Pós-Modernidade. Crítica Cultural , v. 8, p. 143-156, 2013.

  • FABRIS, M. . Fotografia, museu e crítica de arte. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 1, p. 61-68, 2013.

  • FABRIS, M. . A fotografia entre a arte popular e a arte erudita. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem , v. IV, p. 8-20, 2013.

  • FABRIS, M. ; SOARES, M. C. P. ; ANJOS, A. P. B. . 'Crimes e pecados': Woody Allen, Hollywood e o cinema independente. Crítica Cultural , v. 7, p. 159-167, 2012.

  • FABRIS, M. . Fotografia e estética burguesa: o movimento Pictorialista. Revista UniABC - Humanas , v. 2, p. 58-67, 2011.

  • FABRIS, M. . Modernidade e modernismo: arte, técnica, trabalho. Crítica Cultural , v. 6, p. 69-76, 2011.

  • FABRIS, M. . Literatura, fotografia e o retrato da modernização de Paris, a capital do século XIX. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem , v. 1, p. 172-187, 2010.

  • FABRIS, M. . A modernidade de Lewis Hine. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 14, p. 156-167, 2010.

  • FABRIS, M. . Jean-François Millet e a representação do trabalho. Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 1, p. 277-289, 2010.

  • FABRIS, M. . Edgar Degas e o ódio ao burguês. Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. v.1, p. 449-463, 2009.

  • FABRIS, M. . Imagem e militância: algumas considerações sobre a obra de Sebastião Salgado. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 11, p. 129-145, 2006.

  • FABRIS, M. ; KRUGER, P. (Org.) . Imagem e História. 1. ed. São Paulo: Beca, 2018. v. 120. 224p .

  • FABRIS, M. . Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana. 1. ed. São Paulo: Beca, 2016. v. 1. 207p .

  • FABRIS, M. ; COSTA, H. L. (Org.) . Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg. 1. ed. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015. v. 1. 144p .

  • FABRIS, M. . Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2013. v. 1. 220p .

  • FABRIS, M. . Magiciens de la Terre - abertura aos cinco continentes?. In: FABRIS, M.; KRUGER, P.. (Org.). Imagem e História. 1ed.São Paulo: Beca, 2018, v. 1, p. 11-28.

  • FABRIS, M. . Visão e contravisão: o fotográfico em Charles Baudelaire. In: Ana Lisboa de Mello; Charles Monteiro; Norman Roland Madarasz. (Org.). Literatura e história - encontros contemporâneos. 1ed.Porto Alegre: Gradiva Editorial, 2016, v. 1, p. 175-190.

  • FABRIS, M. . Na conta-mão da era da imagem midiática. In: Ademir de Almeida; Fábio Resende; Max Raimundo. (Org.). Brava Companhia - Caderno de erros II. 1ed.São Paulo: Editora LiberArs, 2015, v. 1, p. 69-98.

  • FABRIS, M. . Espaço pictórico e espaço político: a construção do ato de ver nas fotomontagens de John Heartfield e nas caricaturas de Honoré Daumier. In: Ademir de Almeida; Fábio Resende; Max Raimundo. (Org.). Brava Companhia - Caderno de Erros III. 1ed.São Paulo: Editora LiberArs, 2015, v. 1, p. 136-150.

  • FABRIS, M. . Fantasmagorias da modernização: trabalho e técnica em Weegee e Hopper. In: Helouise Costa; Marcos Fabris. (Org.). Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015, v. 1, p. 70-83.

  • FABRIS, M. . Fotografia como arte e arte como fotografia: o caso Weegee. In: Tatiana Amendola Sanches. (Org.). Estudos culturais - uma abordagem prática. 1ed.São Paulo: Editora Senac, 2011, v. , p. 61-75.

  • FABRIS, M. . Promover a educação, cultura e integração é o desafio da metrópole. Jornal da USP, São Paulo, p. 5 - 12, 25 jan. 2018.

  • FABRIS, M. . Amor, gênero e classe em Gustave Courbet. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 20 - 25, 01 ago. 2015.

  • FABRIS, M. . História, arte e política na obra do caricaturista francês Honoré Daumier. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013, Natal, RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. v. 1. p. 1-16.

  • FABRIS, M. . A estética fotográfica do crime na obra de Weegee. In: Colóquio Internacional Crimes, Delitos e Transgressões, 2012, Belo Horizonte, MG. Colóquio Internacional Crimes, Delitos e Transgressões, 2012. p. 311-317.

  • FABRIS, M. . Eugène Atget and the Archeology of Seeing. In: III Seminario Internacional Politicas de la Memoria: Recordando a Walter Benjamin, 2010, Buenos Aires. Recordando a Walter Benjamin, 2010.

  • FABRIS, M. . A semântica da forma em Sebastião Salgado: a matriz Atget. In: XI Encontro Internacional ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008.

  • FABRIS, M. . Os Estados Unidos e a experiência afro-americana em imagens. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. . Fotografia e cidade: o teatro urbano de Militão Augusto de Azevedo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. . Fotojornalismo, entre a arte e o documento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. . Fotografia, música e política nos Estados Unidos dos anos 30. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. . Guernica: afinidades eletivas entre Picasso e Benjamin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. . O Teatro do Desejo: Retrato, Ideologia e Superação Crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FABRIS, M. ; SOARES, M. C. P. ; COSTA, I. C. . Agitprop and the Theatre of the Oppressed. Londres: Routledge, 2019. (Tradução/Artigo).

  • FABRIS, M. . Evidências do Real. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. (Tradução/Livro).

  • FABRIS, M. . Quilombolas. São Paulo: Aori Comunicação, 2006. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FABRIS, M. . União de arte e ciência é essencial para o saber. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FABRIS, M. . HIstória da Fotografia - quatro momentos decisivos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . A fotografia e a rua - diálogos entre arte e documento. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte em tempos de crise. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotomontagem - expressão, forma e realidade social. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte e diversidade - quatro experimentos no sistema das artes. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotografia: gênero, política e a construção do desejo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Walter Benjamin e a fotografia, uma introdução. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Introdução à História da Arte Moderna. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História da Arte: diálogos entre Europa e Estados Unidos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotomontagem: diálogos modernos, ecos contemporâneos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Para entender uma fotografia: ensaios clássicos de John Berger. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte popular e experiência social. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História da Arte: as fontes do modernismo - I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Uma História Social da Fotografia - I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . O poder subversivo do humor na História da Arte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História da arte: as fontes do modernismo - II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte moderna: tradição e ruptura. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Revelar a cidade: o espaço urbano, a pintura e a fotografia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotografia latino-americana: arte e documento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História social da arte - III. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotomontagem, entre a arte e a política. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História social da arte - IV. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Moda, cinema e artes visuais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte moderna: memória em disputa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História social da arte - I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Lições de arte moderna: cubismo, abstração e surrealismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História social da arte - II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História da Fotografia - II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte moderna - do Impressionismo a Cézanne. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Arte, política e a força expressiva da forma nas artes e na fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . História da Fotografia - I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Fotografia social: o registro do cotidiano. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . A crítica à modernização na História da Arte e da Fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Narrativa, Pintura e Fotografia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FABRIS, M. . Literatura e fotografia: relações produtivas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina de pós-graduação intitulada "Teorias da montagem nas artes plásticas, na literatura e no cinema" (FLM5514) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina de graduação intitulada "Fotografia e Arte: interações ao longo do século XX" (MAK0140) oferecida pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC USP.

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina de pós-graduação intitulada "Técnica artística e matéria histórica: a discussão sobre a perspectiva e o foco narrativo nas artes visuais, na ficção e no cinema" (FLM5470) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

2010 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 2

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades didáticas (atendimento a alunos, preparação do programa do curso, palestras) junto à disciplina FLM0580 - Literatura e Cinema do departamento de letras modernas da FFLCH-USP.

2005 - 2008

Faculdade SENAC de Comunicação e Artes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas História Geral da Fotografia, História da Fotografia Contemporânea, Teoria e Crítica, Texto Crítico, Prática Profissional

Atividades

  • 02/2006 - 12/2008

    Ensino, Bacharelado em Fotografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Fotografia, Prática profissional, Teoria e Crítica Fotográfica, Texto Crítico

  • 10/2005 - 12/2008

    Ensino, Moda, Cultura e Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Fotografia Contemporânea, Teoria e Crítica Fotográfica

2018 - Atual

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor no programa de pós-graduação lati sensu responsável pela disciplina Filosofia e Poética das Imagens