Paula Negrão da Silva
Possui graduação em Fisioterapia. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista Capes). Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (2023). Especialista em Traumato-ortopedia com Ênfase em Terapia Manual (2019). Especialista em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica (2016). Especialista em Gestão de Projetos Sociais (2015). Atualmente dedica-se ao cargo de Agente Fiscal no Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10 Região. Atuou como Fisioterapeuta no Ambulatório Naval da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (Oficial Militar do Quadro de Apoio à Saúde) até 2023. Foi Preceptora no Centro Universitário Estácio do Ceará de 2018 à 2020. Foi bolsista no Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) (2018). Foi supervisora do trabalho de campo, da coleta de dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), coordenado pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ)(2014) (Bolsista CNPq). Foi membro do grupo de pesquisa Fisioterapia e Promoção da Saúde em Populações Vulneráveis (ênfase na experiência com o trabalho voltado para adolescentes em situação de privação de liberdade) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi preceptora da disciplina Prática de Atenção ao Paciente, Família e Comunidade I do Programa de Especialização Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à saúde, do Hospital Universitário Walter Cantídio (2014).
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Pública
2015 - 2017
Universidade Federal do Ceará
Título: FATORES ASSOCIADOS À PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA POPULAÇÃO PENITENCIÁRIA FEMININA DO BRASIL
, Ano de Obtenção: 2017.Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr..Coorientador: Raimunda Hermelinda Maia Macena. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mulheres em Cárcere; Hipertensão Arterial Sistêmica; Fatores de Risco Cardiovasculares; Inquérito Nacional.
Especialização em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica
2015 - 2016
Faculdade Unyleya
Título: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA SAÚDE DO IDOSO NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA
Orientador: Fábio Alexandre Casarin Pastor
Especialização em Gestão de Projetos Sociais
2015 - 2015
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: PRECEPTORIA JUNTO A PÚBLICOS VULNERÁVEIS SOB A ÓTICA DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA
Orientador: Gisele Massafera
Graduação em Fisioterapia
2005 - 2012
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Reabilitação Cognitiva em Pacientes com a Doença de Alzheimer: Revisão Sistemática
Orientador: Vasco Pinheiro Diógenes Bastos
Formação complementar
2016 - 2016
Extensão universitária em Zika: abordagem clínica na atenção básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
?Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I?. (Carga horária: 55h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Atenção à Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso Formação de Tutores para a EAD em Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2015 - 2015
Hanseníase na Atenção Básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento do Estudos de Riscos cardiovasculares. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Básico I Francês. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2014 - 2014
Tuberculose- Diagnóstico Laboratorial- Baciloscopi. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
HIV- Estratégias para Utilização de testes rápidos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2014
Formação para campo de pesquisa. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
curso teste rápido HIV/AIDS e sífilis. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2011 - 2011
I curso Integrado em saúde da família. (Carga horária: 120h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA. (Carga horária: 150h). , Centro de Estudos Píndaro Custódio, CEPC, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Massagem Terapêutica. (Carga horária: 8h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
2004 - 2004
Atividade física para terceira idade. (Carga horária: 8h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
2004 - 2004
Alongamento e Flexibilidade. (Carga horária: 8h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
2003 - 2003
Informática Básica I. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional do Amapá, SEDNAI/DR/AP, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
DOENÇA CELIACA - Você pode ter e não saber. 2011. (Outra).
Mini Curso 02 - MOBILIZAÇÃO NEURAL. 2011. (Outra).
Semana da Fisioterapia 2011.2. 2011. (Outra).
Amputação X Prótese e Órteses. 2010. (Oficina).
Semana da Fisioterapia 2010.2. 2010. (Outra).
Software para Avaliação Postural - Sapo: Uma Análise Quantitativa dos Desvios. 2010. (Outra).
VIII - Encontro de Pesquisa - ALONGAMENTO. 2010. (Outra).
Doença Cardíaca entre profissionais de saúde. 2009. (Outra).
Pilates com ênfase na reabilitação da musculatura do Assoalho Pélvico. 2009. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, P. N.. Critérios de Segurança para o início da Fisioterapia Motora em Pacientes com Aneurismas Cerebrais: Revisão Sistemática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE) - Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
SILVA, P. N.. INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE MALTRATO INTRAFAMILIAR EM IDOSOS NA UBS ITAIPABA DE MUNICÍPIO DE PACAJUS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. N.. INTERVENÇÃO EDUCATIVA ACERCA DO BAIXO PESO AO NASCER DE RECÉM- NASCIDOS DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. N.. ATIVIDADES EDUCATIVAS EM UM GRUPO DE HIPERTENSOS ACOMPANHADOS PELA EQUIPE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. N.. INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ALTO DA BOA VISTA PACAJUS- CEARÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. N.TEIXEIRA, A. E. A.. Seleção para o Projeto de Extensão Promoção da Saúde - PROSA. 2014. Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. N.MACENA, R. H. M.TEIXEIRA, A. E. A.BRAGA, D. K. A. P.. Seleção para o Projeto de Extensão Promoção da Saúde - PROSA. 2013. Universidade Federal do Ceará.
Orientou
PRÁTICAS VOLTADAS PARA EVITAR A DEPENDÊNCIA EM PACIENTES IDOSOS E CONTRIBUTOS PARA O ENVELHECER BEM SUCEDIDO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO PROBLEMA DA NÃO ADESÃO AO USO DE MEDICAMENTO ANTI-HIPERTENSIVO NA UNIDADE PRIMÁRIA DE ATENÇÃO À SAÚDE GUTEMBERG bRAUN NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ BRASIL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
OBESIDADE NA GRAVIDEZ VERSUS MODELO ASSISTENCIAL DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
USO CRÔNICO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE MARACANAÚ-CE: PLANO DE INTERVENÇÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
CONTROLE DO GANHO DE PESO MATERNO NA GESTAÇÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
BAIXA ADESÃO DAS PACIENTES AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
PLANO DE INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DO USO INDISCRIMINADO DE ANTIDEPRESSIVOS PELA POPULAÇÃO DA UBS AÍDA SANTOS E SILVA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
AÇÕES EDUCATIVAS PARA REDUZIR A PREVALÊNCIA DE FUMANTES NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BANANEIRAS, CAPISTRANO-CE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
ESTRATEGIA INTERVENCIONISTA EDUCACIONAL NA MODIFICAÇAO DOS ESTILOS DE VIDA EM PACIENTES HIPERTENSOS UBS BASTIOES; MULUNGU-CE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
PREVENÇÃO DA INCIDÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DESCOMPENSADA EM PACIENTES NO PSF VAZANTES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ESTIMULAR O INÍCIO PRECOCE DO PRÉ-NATAL NO DISTRITO DE FURNAS, ARACOIABA-CE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DO USO CRÔNICO DE BENZODIAZEPÍNICOS E PROCESSO DE DESMAME DE BENZODIAZEPÍNICOS EM USUÁRIOS CRÔNICOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paula Negrão da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, PAULA NEGRÃO DA ; KENDALL, CARL ; SILVA, ANA ZAIRA DA ; MOTA, ROSA MARIA SALANI ; ARAÚJO, LARISSA FORTUNATO ; PIRES NETO, ROBERTO DA JUSTA ; LEAL JÚNIOR, FRANCISCO MARTO PINHEIRO ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA ; KERR, LIGIA REGINA FRANCO SANSIGOLO . Hipertensão em mulheres presas no Brasil: muito além do biológico. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 37-48, 2023.
-
SILVA, PAULA NEGRÃO DA ; SILVA, C. P. ; LIMA, R. K. S. . Reabilitação Cognitiva em Pacientes com a Doença de Alzheimer: Revisão Sistemática. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA , v. 14, p. 1043-1059, 2020.
-
DOMICIANO, BRUNO RICARTH ; BRAGA, DARLING KESCIA ARAÚJO PEIXOTO ; SILVA, PAULA NEGRÃO DA ; SANTOS, MAYARA PAZ ALBINO DOS ; VASCONCELOS, THIAGO BRASILEIRO DE ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA . Cognitive function of elderly residents in long-term institutions: effects of a physiotherapy program. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , v. 19, p. 57-70, 2016.
-
DOMICIANO, BRUNO ; BRAGA, DARLING ; SILVA, PAULA ; VASCONCELOS, THIAGO ; MACENA, RAIMUNDA . Education, age, and cognitive impairment of elderly residents in long-term institutions. Revista Neurociências (Online) , v. 22, p. 330-336, 2014.
-
MACENA, RAIMUNDA ; SILVA, P. N. ; VASCONCELOS, THIAGO . A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens: um breve retrospecto histórico. Promoção da saúde de crianças e adolescentes: manual prático para Fisioterapia.. 1ed.Fortaleza: Club de autores, 2016, v. 1, p. 69-75.
-
SOUSA, A. J. S. ; SILVA, P. N. ; MACENA, RAIMUNDA ; TEIXEIRA, K. R. S . A Teoria de Dewey Norteando Intervenções Promotoras de Saúde para Compreensão da Gravidez por Adolescentes. Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes: manual prático de ações para Fisioterapia. 1ed.Fortaleza: Clube de autoes, 2016, v. 1, p. 91-96.
-
TEIXEIRA, K. R. S ; SILVA, PAULA NEGRÃO DA ; MACENA, R. H. M. . O uso da Teoria de Wallon como marco conceitual para reflexão sobre diversidade e respeito no ambiente escolar. Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes: manuel prático de ações para Fisioterapia. 1ed.Fortaleza: Clube de autores, 2016, v. 1, p. 76-82.
-
TEIXEIRA, K. R. S ; SILVA, P. N. ; MACENA, RAIMUNDA . A Teoria de Ausubel como subsídio teórico ao ensino sobre DST/SIDA entre adolescentes. Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes: manual prático de ações para Fisioterapia. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 97-97.
-
MATOS, J. A. L. ; EVANGELISTA, A. L. P. ; PINHEIRO, D. L. F. L. ; LIMA, L. R. ; SILVA, P. N. . ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM DST/AIDS.. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP, 2013, Fortaleza-Ce. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM DST/AIDS., 2015.
-
SILVA, P. N. ; PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L. ; MACENA, R. H. M. . MAGNITUDE E FATORES DE RISCO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES ENTRE PRESIDIÁRIAS NO BRASIL.. In: x Congresso de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.
-
TEIXEIRA, K. R. S ; TEIXEIRA, A. E. A. ; SILVA, P. N. ; MACENA, R. H. M. . PERFIS ANTROPOMÉTRICO DE ESCOTEIROS NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. In: Jornada de Fisioterapia da UFC, 2015. Anais da Jornada de Fisioterapia da UFC, 2015. v. 4.
-
SILVA, P. N. ; SOUSA, A. J. S. ; GONÇALVES, M. O. . A CARTILHA FIFA 11+ COMO FERRAMENTE DE PREVENÇÃO DE LESÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: XXIV Encontro de Extensão, 2015. XXIV Encontro de Extensão, 2015.
-
TEIXEIRA, K. R. S ; TEIXEIRA, A. E. A. ; SILVA, P. N. ; MACENA, R. H. M. . ANAIS DO XI ENCONTRO DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA. In: IV Jornada de Fisioterapia da UFC, 2015, Fortaleza. Jornada de Fisioterapia da UFC, 2015. v. 4. p. 4-4.
-
BORGES, K. M. O ; SILVA, PAULA NEGRÃO DA ; TEIXEIRA, A. E. A. ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA . PRECEPTORIA EM FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE JUNTO À PÚBLICOS VULNERÁVEIS. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.
-
SILVA, P. N. ; TEIXEIRA, K. R. S ; SOUSA, A. J. S. ; MACENA, R. H. M. . ORIENTAÇÕES POSTURAIS ENTRE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL_3. In: 3° Joranada de Estudo do Programa Oficinando em Rede, 2014, MOSSORÓ-RN. 3° Joranada de Estudo do Programa Oficinando em Rede, 2014.
-
GOIS, A. L. O. ; SOUSA, A. J. S. ; TEIXEIRA, K. R. S ; SILVA, P. N. ; MACENA, R. H. M. ; BORGES, K. M. O . VIOLÊNCIA SEXUAL E ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO E MANEJO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: Rede Unida, 2014. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, 2014. v. 1.
-
GOIS, A. L. O. ; BORGES, K. M. O ; SILVA, P. N. ; TEIXEIRA, A. E. A. . DST/AIDS PARA A POPULAÇÃO VULNERÁVEL: A EXPERIENCIA DE CAPACITAÇÃO NO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PROSA). In: XXIII Encontro de Extensão, 2014. XXIII Encontro de Extensão, 2014.
-
SILVA, P. N. ; PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L. ; ANDRADE, F. M. O. ; MACENA, R. H. M. ; MACHADO, M. M. T. . CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Goiânia-Go. CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL, 2015.
-
SILVA, PAULA ; TEIXEIRA, A. E. A. . Importância do Brincar (mãe e filho). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, A. E. A. ; SILVA, PAULA ; TEIXEIRA, K. R. S . Uso da psicomotricidade em atividades escoteiras: relato de experiência da fisioterapia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, K. R. S ; SILVA, PAULA ; TEIXEIRA, A. E. A. . Promoção da saúde através da psicomotricidade: experiência da fisioterapia em um grupo de escoteiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMICIANO, B. R. ; BRAGA, D. K. A. P. ; SILVA, P. N. ; SANTOS, M. P. A. . Situação de saúde e efeito das ações de promoção da saúde em Fisioterapia junto a idosos: correlação entre função cognitiva e funcionalidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMICIANO, B. R. ; GONÇALVES, M. O. ; TELES, M. D. ; SILVA, P. N. . Discutindo o bullying com adolescentes em conflito com a lei: proposta de uma oficina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. P. A. ; SILVA, PAULA ; TEIXEIRA, A. E. A. ; MACENA, R. H. M. . Experiência de Preceptoria sm Fisioterapia Junto a Públicos Vúlneraveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Nascer Saudável. 2014.
SILVA, P. N. . Oficina de Formação de Educadores e Técnicos da Unidades de Internação de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Privação de Liberdade. 2014.
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA). 2014.
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Nascer Saudável. 2014.
SILVA, P. N. . Oficina de Formação de Educadores e Técnicos da Unidades de Internação de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Privação de Liberdade. 2014.
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA). 2014.
SILVA, P. N. . PROJETO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS EDUCADORES DO PROGRAMA SAUDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA. 2015.
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA). 2014.
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Nascer Saudável. 2014.
SILVA, P. N. . Oficina de Formação de Educadores e Técnicos da Unidades de Internação de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Privação de Liberdade. 2014.
SILVA, PAULA NEGRÃO DA . Influência do Contexto Social no Processo Saúde-Doença de Populações Vulneráveis. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, PAULA . Fisioterapia e Promoção da Saúde no Sistema Penitenciário. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACENA, R. H. M. ; SILVA, P. N. . PROJETO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS EDUCADORES DO PROGRAMA SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático instrucional).
SILVA, P. N. . Aconselhamento e Testagem para DST'S e AIDS. 2014. .
SILVA, P. N. . Formação de Educadoras do Projeto Mulheres, e Daí? Tenho que me Prevenir. 2014. .
SILVA, P. N. . Oficina de Formação de Educadores e Técnicos da Unidades de Internação de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Privação de Liberdade. 2014. .
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Nascer Saudável. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Instrucional (manual)).
SILVA, P. N. . Formação de Multiplicadores do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Instrucional (manual)).
SILVA, P. N. . Oficina de Formação de Educadores e Técnicos da Unidades de Internação de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Privação de Liberdade. 2014. (Coordenadora).
SILVA, P. N. . 8° Formação em Promoção da Saúde. 2014. (Coordenadora).
SILVA, P. N. . Capacitação em Primeiros Socorros dos Professores da EMEIF José Batista de Oliveira. 2013. .
SILVA, P. N. . Dinâmicas de grupo. 2013. (Facilitador).
SILVA, P. N. . Memória e consciência corporal em idosos. 2013. (Facilitador).
SILVA, P. N. . 7° Formação em Promoção da Saúde. 2013. (Coordenadora).
SILVA, P. N. . 6° Formação em Promoção da Saúde. 2013. (Coordenadora).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2014
Situação de saúde e efeito das ações de promoção da saúde em Fisioterapia junto a idosos, Descrição: A perda de função, sem uma abordagem multiprofissional direcionada, pode ser determinante para a institucionalização do idoso, o aumento da incidência das doenças crônico-degenerativas, dos gastos financeiros com os idosos e, consequentemente, do comprometimento da sua qualidade de vida e do risco de mortalidade. Esta pesquisa-ação tem por objetivo avaliar a situação de saúde e os efeitos das ações de promoção da saúde em fisioterapia junto a idosos. A coleta de dados consistirá no diagnostico situacional da caracteristicas sócio-funcional de idosos abrigados em ILPI na cidade de Fortaleza/Ce. A segunda etapa consisitirá na elaboração e desenvolvimento de um conjunto de atividades, em forma de oficinas, com temática mensal pertinente ao desenvolvimento e ao estímulo de funções e capacidades a serem realizadas durante um ano, em encontros semanais com duração de uma hora, utilizando técnicas de grupos, para lidar com a dimensão coletiva e interativa da investigação. Ao final aidosas serão reavaliadas. Os instrumentos de coleta de dados serão diário de campo, relatos orais, observação participante e questionários validados internacionalmente tais como índice de Barthel e adaptação dos seguintes instrumentos: Escala de Atividades de Vida Diárias de Katz; a Escala de AIVDs de Lawton; a Brasilian OARS Multidimensional Functional Assessment Questionare (BOMFAQ); a Índice de Barthel; a Medida de Independência Funcional (MIF); a Get Up and Go (GUG); a Timed Get Up and Go (TGUG); a Escala equilíbrio funcional de Berg e a Performace-Oriented Mobility Assessment (POMA). O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Negrão da Silva - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Coordenador / Darling Kescia Araújo Peixoto Braga - Integrante / Bruno Ricarth Domiciano - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Campo, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa "INQUÉRITO NACIONAL SOBRE SAÚDE E VIOLÊNCIA NA POPULAÇÃO PENITENCIARIA FEMININA E EM SERVIDORAS PRISIONAIS" financiado pelo CNPq, Departamento Nacional de DST/Aids e hepatites virais e Ministério da Saúde.
2012 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 10
Outras informações:
Programa de extensão PROSA (Programa Promoção da Saúde da Universidade Federal do Ceará. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver ações de promoção da saúde junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza/CE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Produzir diagnóstico situacional das necessidades de saúde de grupos vulneráveis que estejam abrigados pelo Estado na cidade de Fortaleza/CE; Realizar capacitação específica na área para os alunos envolvidos no Projeto; Elaborar e executar planejamento de ações promotoras da saúde, baseado no diagnóstico situacional, de grupos vulneráveis que estejam abrigados pelo Estado na cidade de Fortaleza/CE; Produzir e divulgar pesquisas desenvolvidas no Projeto; Propiciar a vivência de experiências de educação em saúde e atenção primária em Fisioterapia
2014 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Supervisora do trabalho de campo, da coleta de dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes ? incluindo todas as capitais.
2013 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador de campo, Carga horária: 2
Outras informações:
Pesquisa "INTERNAMENTO POR CRACK: PERFIL DOS USUÁRIOS E PADRÃO DE ASSISTÊNCIA GERAL" Edital MCT/CNPq nº41/2010
2013 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 12
Outras informações:
Preceptora da disciplina Prática de Atenção ao Paciente, Família e Comunidade i do Programa de Especialização Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará.
2013 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 10
Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
2013 - 2014
Universidade Federal do CearáVínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Preceptor (Experiência em Docência), Carga horária: 12
2011 - 2011
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FICVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto de Ergoespirometria, Carga horária: 3
2011 - 2011
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FICVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Escola de Postura, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paula Negrão da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?