Pablo Brilhante de Sousa
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Transportes, pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de transportes; mobilidade urbana; análise da demanda; transporte não motorizado; e implantação e qualidade de deslocamento em ciclovias e/ou ciclofaixas em áreas urbanas.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
2008 - 2012
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
Título: Análise de Fatores que Influem no Uso da Bicicleta para Fins de Planejamento Cicloviário
, Ano de obtenção: 2012. Eiji Kawamoto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Planejamento e Operação em Transportes; Transporte Cicloviário.Grande área: Engenharias
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
2002 - 2004
Escola de Engenharia de Sao Carlos/Universidade de Sao Paulo
Título: Análise Comparativa do Encadeamento de Viagens Urbanas em Três Áreas Urbanas, Ano de Obtenção: 2004
Eiji Kawamoto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Análise de Demanda; Árvore de Decisão; Planejamento de Transportes.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes / Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.
Graduação em Engenharia Civil
1997 - 2001
Universidade Federal do Pará
Título: Interferências no Trânsito Urbano Causadas pelo Transporte de Carga para Canteiros de obra
Orientador: Ana Maria Guerra Seráfico de Assis Carvalho
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Engenharia de Tráfego.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Veículos e Equipamentos de Controle/Especialidade: Vias de Transporte.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Economia dos Transportes.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Operação de Sistemas de Transporte.
Organização de eventos
SILVA, A. B. ; SOUSA, P. B. . O Engenheiro Civil e sua Atuação na Sociedade: Uma Visão para os Ingressantes na UFPB no Ano de 2020. 2020. (Outro).
SOUSA, P. B. ; MEDEIROS, R. R. . Trânsito em Boa Vista/RR: as expectativas de 10 anos atrás e a realidade atual. 2013. (Outro).
SOUSA, P. B. . Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Jatapú. 2006. (Outro).
SOUSA, P. B. ; MEDEIROS, R. R. . Trânsito em Boa Vista/RR: as expectativas de 10 anos atrás e a realidade atual. 2013. (Outro).
Participação em eventos
35º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET. Coordenador de Sessão Técnica. 2021. (Congresso).
XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia - COBENGE 2020. Análise do Perfil dos Alunos Egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba entre os Anos de 2009 e 2019. 2020. (Congresso).
33º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Coordenador da Sessão Técnica "ST - Polos Geradores de Viagens - 130". 2019. (Congresso).
33º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Indicadores Comuns para Avaliação da Mobilidade Sustentável em Distintos Campi Universitários. 2019. (Congresso).
II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana - SINGEURB 2019.Identificação dos Fatores que Contribuem para Acidentes Envolvendo Ciclistas e Pedestres em um Área Urbana. 2019. (Simpósio).
XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Estudo do Impacto de um Empreendimento de Uso Misto no Tráfego de uma Área Urbana. 2017. (Congresso).
XXIX ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Caracterização dos Padrões de Viagens Urbanas Não Motorizadas de Empregados da Construção Civil: o Caso do Bairro "Altiplano Cabo Branco" em João Pessoa-PB. 2015. (Congresso).
XXVIII ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANÁLISE DE FATORES QUE INFLUEM NO USO DA BICICLETA PARA FINS DE PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO. 2014. (Congresso).
XIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR.IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES DO TRANSPORTE CICLOVIÁRIO EM ÁREAS URBANAS. 2009. (Encontro).
XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público y Urbano. SISTEMA DE INFORMAÇÃO A USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, APLICÁVEL A CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. 2007. (Congresso).
XXI ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Transportes. DETERMINAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUE TÊM MAIOR INFLUÊNCIA NA SEGURANÇA DOS MOTOCICLISTAS EM VIAS URBANAS. 2007. (Congresso).
XX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. SISTEMA DE INFORMAÇÃO A USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO, BASEADO EM PLANILHA EXCEL, ADOTADO EM SÃO CARLOS-SP. 2006. (Congresso).
15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. ANÁLISE OPERACIONAL DO ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS PARTICULARES DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE SÃO CARLOS-SP. 2005. (Congresso).
XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. A INFLUÊNCIA DE MUDANÇAS CONTEXTUAIS NOS PADRÕES DE ENCADEAMENTO DE VIAGENS URBANAS. 2004. (Congresso).
XVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANÁLISE DO ENCADEAMENTO DE VIAGENS OBSERVADOS EM TRÊS ÁREAS URBANAS. 2003. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. INTERFERÊNCIAS NO TRÂNSITO URBANO CAUSADAS PELO TRANSPORTE DE CARGAS DE CANTEIROS DE OBRAS. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
SOUSA, P. B.; ARAUJO, L. R. M.; LESSA, D. A.. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE (IMI) NO RECIFE. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
BONATTO, D. A. M.;SOUSA, P. B.; MIRANDA, C. L.. Análise Espacial e Configuracional das Desigualdades no Acesso à Mobilidade por Bicicletas na Grande Vitória. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; CASTOR, D. C.; NEGRAO, A. G.. Transporte Público por Ônibus e Segregação Urbana: Um Estudo sobre Aesso a Oportunidades em João Pessoa-PB. 2023. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; SILVEIRA, J. A. R.; SOUZA, C. P.. Modelos para Avaliação do Sistema Viário Urbano. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA JUNIOR, C. A. P.;SOUSA, P. B.; LOPES, D. D.. Potencial de Implantação de Greenways para Transportes Não Motorizado em Fundos de Vale. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.
SILVA, A. N. R.;SOUSA, P. B.; SEIXAS, F.. Potencial de Transferência de um Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes) - Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo.
COSTA, A. D. L.; SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; PEZZUTO, C. C.. O Potencial da Bicicleta para a Mobilidade Urbana: Estudo de Caso no Campus I da UFPB. 2015. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
COSTA, A. D. L.;SOUSA, P. B.; SILVEIRA, J. A. R.. Transporte Não Motorizado: O Uso da Bicicleta e Seu Potencial no Entorno da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. 2014. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; SILVA, A. N. R.; ANDRADE, M. H.; BALASSIANO, R.; GUERREIRO, T. C. M.. Culturas em transição: o desenvolvimento da cultura da bicicleta em cidades latino-americanas. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia de Transportes da EESC - USP) - Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; MEIRA, L. H.; SILVA, L. B.; SILVEIRA, J. A. R.; DOURADO, A. B. F.. Análise da Substituição do Transporte Público e da Bicicleta pelo Ridesourcing a Partir do Contexto Pós Pandêmico da Cidade de João Pessoa. 2024. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, M. O.;SOUSA, P. B.; PEDREIRA JUNIOR, J. U.; PADILLO, A. R.; LIMA NETO, O. C. C.. Proposição de Ferramenta de Monitoramento da Inserção dos Conceitos de Desenvolvimento Sustentável na Mobilidade Urbana. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. D. L.; SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; AQUINO, A. P. P.; MARINO, F. U.. QualiCiclos - Índice de Adequabilidade Cicloviária: Uma Proposta Metodológica Multidimensional para Avaliação e Planejamento de Vias Cicláveis. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, C. P.;SOUSA, P. B.; TACO, P. W. G.; ARRUDA, F. S.; SOUSA, F. F. L. M.. Análise do comportamento individual relativo a viagens encadeadas através de variáveis socioeconôminas, participação em atividades e características agregadas das alternativas modais. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.
SILVA, A. N. R.;SOUSA, P. B.; CAMPOS, V. B. G.; RAMOS, R. A. R.; ZEILE, P.. Cyclists´ Physiological Stress and Network Planning and Evaluation. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.
COSTA, A. D. L.;SOUSA, P. B.; SILVEIRA, J. A. R.; AQUINO, A. P. P.; MARINO, F. U.. Nível de Serviço para Bicicletas em interseções: modelagem e avaliação de indicadores de adequabilidade cicloviária sob a percepção de ciclistas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; SILVA, L. B.; LEDER, S. M.;SOUSA, P. B.; SOUZA, C. P.; MEIRA, L. H.. Novas Tecnologias e Mobilidade Urbana: Uma Análise do Impacto da Pandemia do Covid-19 sobre a Relação entre os Serviços de Ridesourcing e o Transporte Público. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, C. P.;SOUSA, P. B.; LOPES, S. B.. A Influência de Variáveis Espaciais, Baseadas nos Conceitos de Geoestatística, no Comportamento Individual Relativo a Viagens Urbanas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.
MAIA, M. L. A.;SOUSA, P. B.; LIMA NETO, O. C. C.. Comportamento de Mobilidade e a Qualidade de Vida dos Idosos: Variáveis Preditoras da Escolha do Modo de Viagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
BONATTO, D. A. M.;SOUSA, P. B.; MIRANDA, C. L.. Oferta de Infraestrutura e Sistemas para Mobilidade por Bicicletas na Grande Vitória-ES: Análise Espacial e Socioeconômica das Desigualdades no Acesso. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; MELO, R. A.. Relações Entre Espaços Públicos e Privados: Padrões Físicos-Funcionais de Interfaces e Elementos Urbanos que Impactam a Calçada e os Sistemas Urbanos Adjacentes a Lotes. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Prog. de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; SOUZA, C. P.. Desenvolvimento de uma Ferramenta para Avaliar o Sistema Viário Urbano. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA JUNIOR, C. A. P.; LOPES, D. D.;SOUSA, P. B.. Potencial de Implantação de Greenways para Transportes Não Motorizado em Fundos de Vale. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.
COSTA, A. D. L.; SILVEIRA, J. A. R.;SOUSA, P. B.; PEZZUTO, C. C.. O Potencial da Bicicleta para a Mobilidade Urbana: Estudo de Caso no Campus I da UFPB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Prog. de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
SOARES, F. L.;SOUSA, P. B.; DIAS, C.. Inspeção de taludes rodoviários em relação à estabilidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
BRAGA, I. Y. L. G.;SOUSA, P. B.; RUBERG, C.. A Mobilidade Ativa na Macrozona Oeste de João Pessoa: Análise da Viabilidade de Implantação de Infraestrutura Cicloviária e Padronização de Calçadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUZA, C. P.;SOUSA, P. B.; JESUS, S. S.. Análise de Demanda Potencial de Usuários do Aplicativo InDrive para Viagens Urbanas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; DIAS, C.. Avaliação da Infraestrutura Cicloviária através da Produção Visual: Aplicação na cidade de João Pessoa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
DIAS, C.;SOUSA, P. B.; NOBREGA JUNIOR, C. L.. Avaliação dos principais impactos causados pela mudança de classe em um projeto rodoviário com uso de ferramenta BIM Estudo de caso da rodovia estadual PB-390. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; DIAS, C.; AGUIAR, M. F. M.. Levantamento comparativo de indicadores de uso e ocupação do solo, com enfoque no transporte não motorizado, em zonas urbanas.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; ZANCHETTA, F.;SOUSA, P. B.. Análise de Defeitos em Pavimentos Flexíveis da Cidade de João Pessoa por Meio de Imagens Coletadas pelo Google Earth. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; BRAGA, I. Y. L. G.; SILVA JUNIOR, C. A. P.. Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
DIAS, C.; SARMENTO, F. J.;SOUSA, P. B.. Engenharia Além da Técnica: formação das competências transversais no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
DIAS, C.; BRAGA, I. Y. L. G.;SOUSA, P. B.. Compartilhamento de Bicicletas em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, G. B. L.;SOUSA, P. B.; MELO, R. A.. Priorização de Vias Urbanas Pavimentadas às Atividades de Manutenção e Reabilitação a Partir de Análise Multicritério. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; ANDRADE, N. P.. Análise dos parâmetros de irregularidade longitudinal de ciclofaixas com o uso do equipamento Merlin na cidade de João Pessoa ? PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; ATHAYDE JUNIOR, G. B.. Análise da movimentação aeroportuária da infraero entre os anos de 2012 e 2016 através da regressão linear múltipla. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; ANDRADE, N. P.;SOUSA, P. B.. Avaliação das condições de conservação de pavimentos da infraestrutura cicloviária de João Pessoa-PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; DIAS, C.; BRAGA, A. C. F. M.. Análise do perfil socioeconômico dos egressos, sua inserção profissional e avaliação do curso de engenharia civil da universidade federal da Paraíba entre os anos de 2009 e 2018.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; BRAGA, I. Y. L. G.;SOUSA, P. B.. Uso de Indicadores para Avaliação do Sistema Viário Urbano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.; BRAGA, I. Y. L. G.;SOUSA, P. B.. Desenvolvimento de um Sistema de Gerência de Pavimentos Aplicado ao Campus I da Universidade Federal da Paraíba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; DIAS, C.. Estudo sobre a Viabilidade e Implantação de Infraestrutura Cicloviária no Trecho UFPB - UNIPÊ na Cidade de João Pessoa-PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; ANDRADE, N. P.; BRAGA, I. Y. L. G.. Pólos Geradores de Tráfego: Estudo do Impacto de um Edifício de Uso Misto em João Pessoa-PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; DIAS, C.. Análise da Segurança Viária Utilizando a Técnica Sueca de Conflitos de Tráfego em Interseções de João Pessoa/PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; MENDONCA, A. V.. Desenvolvimento de Software para dimensionamento de Pavimentos de Concreto Utilizando o Método PCA/84. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOARES, F. L.;SOUSA, P. B.; DIAS, C.. Estágio Supervisionado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; NOBREGA JUNIOR, C. L.. Gestão de Projetos de Obras Rodoviárias na Paraíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; SOARES, F. L.. Custos de Serviços em Terraplenagem: Determinação Expedita do Custo de Um Aterro Rodoviário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; DIAS, C.. Estudo das Condições Operacionais do Sistema de Trânsito no Trecho Urbano da PB-105 na Cidade de Solânea-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; DIAS, C.. Avaliação de Segurança pela Resistência à Derrapagem: Estudo de Caso na Rodovia PB-057.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, A. N. R.;SOUSA, P. B.; SETTI, J. R. A.. Projeto de Uma Ciclovia em São Carlos-SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo.
CARVALHO, M. V. G. S. A.;SOUSA, P. B.; PINHEIRO, A. M. S.. Modelo de Geração de Viagens Motorizadas e Não Motorizadas em Supermercados de Ananindeua: Um estudo de caso no bairro da Cidade Nova. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pará.
SOUSA, P. B.; SEVERO, C. G. S.; SILVA, A. B.; NOBREGA JUNIOR, C. L.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Edital nº 39/2023 - Área da Construção Civil. 2023. Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; MELO, R. A.; CAVALCANTI, M. P.. Edital Nº 08/2018 - Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Vagas na Carreira de Magistério Superior, na Classe A, na Área de Topografia e Infraestrutura dos Transportes. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ANDRADE, R. A.;SOUSA, P. B.; AMORIM, S. F.. Edital Nº 09/2017 UACS/UFRPE: Concurso Público para Professor Efetivo na Área de Topografia e Infraestrutura dos Transportes. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SOUSA, P. B.; SILVA, A. L. M.. EDITAL Nº 013 DE 01/04/2016 - UFAL: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO; ÁREA: ENGENHARIA DE TRANSPORTES. 2016. Universidade Federal de Alagoas.
SOUSA, P. B.; LEITE, J. C. A.. EDITAL Nº 07 DE 31/03/2016 - UFCG: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO; ÁREA: ESTRADAS E TRANSPORTES. 2016. Universidade Federal de Campina Grande.
SOUSA, P. B.; SOUZA NETO, J. B.; LIMA JUNIOR, P. C. R.. EDITAL 04 DE 24/01/2014, CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO, ÁREA DE CONHECIMENTO: ESTRADAS E TRANSPORTES. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
MELO, R. A.;SOUSA, P. B.; SOARES, F. L.. EDITAL 99 DE 12/08/2013: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL, ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOTECNIA E TRANSPORTES.. 2013. Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.; ROCHA, A. K.; DIOGO, A. A. M.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DE 3º GRAU. 2013. Universidade Federal de Roraima.
SOUSA, P. B.; DANTAS NETO, S. A.; SOUZA NETO, J. B.. EDITAL 45 DE 03/10/2013, CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO, ÁREA DE CONHECIMENTO: ESTRADAS E TRANSPORTE. 2013. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
SOUSA, P. B.; SILVA FILHO, J. N.; CARVALHO, M. V. G. S. A.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - ÁREA DE TOPOGRAFIA. 2008. Universidade Federal de Roraima.
GURJAO, C. M. C.; SILVA, A. F.;SOUSA, P. B.; DUARTE, J. B. P.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - ÁREA ARQUITETURA E URBANISMO. 2005. Universidade Federal de Roraima.
SOUSA, P. B.. Avaliação de Projetos de Pesquisa da UFPB no Ano de 2024. 2024.
SOUSA, P. B.. Membro do Comitê Científico como Avaliador do 38º ANPET ? Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2024. Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.
SOUSA, P. B.. Avaliação de Projetos de Pesquisa da UFPB no Ano de 2023. 2023. Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.. Membro do Comitê Científico como Avaliador para o 37º ANPET ? Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, organizado pela ANPET, Unicamp, USP e UNESP. 2023. Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.
SOUSA, P. B.. Membro do Corpo de Revisores do XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia - COBENGE 2020. 2020. Associação Brasileira de Educação em Engenharia.
SOUSA, P. B.. Membro do Corpo de Avaliadores do XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído ? Futuro da Tecnologia do Ambiente Construído e os Desafios Globais (ENTAC2020). 2020. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.
SOUSA, P. B.. Avaliador de Artigos Científicos do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. 2019. Universidade de São Paulo.
SOUSA, P. B.. Avaliação Científica de Trabalhos Submetidos ao PLURIS 2018 - 8º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. 2018. Universidade do Minho.
SOUSA, P. B.. Avaliação de Projetos de Pesquisa da UFPB no Ano de 2018. 2018. Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.. Avaliador de Artigos Científicos do I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. 2017. Universidade Federal de São Carlos.
SOUSA, P. B.. Avaliação Científica de Trabalhos Submetidos ao PLURIS 2016 - 7º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. 2016. Universidade do Minho.
SOUSA, P. B.. Avaliação Científica de Trabalhos apresentados no XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 2015. Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, P. B.. Avaliação Científica de Trabalhos Submetidos ao PLURIS 2014 ? 6º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentáve. 2014. Universidade do Minho.
ARAUJO, I. G.;SOUSA, P. B.; SILVA, J. C. A.. PROCESSO DE CONSULTA PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. 2013. Universidade Federal de Roraima.
SOUSA, P. B.; SILVA FILHO, P. A.; SILVA, O. L. C.. PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET ENGENHARIA CIVIL. 2013. Universidade Federal de Roraima.
SOUSA, P. B.; SILVA FILHO, J. N.. EDITAL 01 DE 19/03/2007: PROCESSO SELETIVO FINAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. 2007. Universidade Federal de Roraima.
Orientou
Análise do Impacto do Serviço de Ridesourcing no Transporte Público em João Pessoa-PB; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Avaliação da Infraestrutura Cicloviária através da Produção Visual: Aplicação na cidade de João Pessoa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Levantamento comparativo de indicadores de uso e ocupação do solo, com enfoque no transporte não motorizado, em zonas urbanas; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Análise do perfil socioeconômico dos egressos, sua inserção profissional e avaliação do curso de engenharia civil da universidade federal da Paraíba entre os anos de 2009 e 2018; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Análise da movimentação aeroportuária da infraero entre os anos de 2012 e 2016 através da regressão linear múltipla; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Análise dos parâmetros de irregularidade longitudinal de ciclofaixas com o uso do equipamento Merlin na cidade de João Pessoa ? PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estudo sobre a Viabilidade e Implantação de Infraestrutura Cicloviária no Trecho UFPB - UNIPÊ na Cidade de João Pessoa-PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Pólos Geradores de Tráfego: Estudo do Impacto de um Edifício de Uso Misto em João Pessoa-PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Identificação dos Fatores que Contribuem para Acidentes Envolvendo Ciclistas e Pedestres em uma Área Urbana: Estudo de Caso na Avenida Josefa Taveira em João Pessoa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Análise da Segurança Viária Utilizando a Técnica Sueca de Conflitos de Tráfego em Interseções de João Pessoa/PB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Custos de Serviços em Terraplenagem: Determinação Expedita do Custo de Um Aterro Rodoviário; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estudo das Condições Operacionais do Sistema de Trânsito no Trecho Urbano da PB-105 na Cidade de Solânea-PB; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
ANÁLISE DO IMPACTO DO SERVIÇO DE RIDESOURCING NO TRANSPORTE PÚBLICO EM JOÃO PESSOA-PB; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Qualidade das Vias Cicloviárias de João Pessoa-PB; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
A Qualidade do Deslocamento por Bicicletas em Áreas Urbanas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Caracterização de Padrões de Acidentalidade Viária e de Escolha da Rota Envolvendo Ciclistas em Viagens Urbanas na Cidade de João Pessoa-PB; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Identificação de Potencialidades do Transporte Cicloviário em Áreas Urbanas: estudo de caso na Cidade de João Pessoa-PB; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Estágio Supervisionado Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Projeto de Monitoria para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFPB; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Projeto de Monitoria para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFPB; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Projeto de Monitoria para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFPB; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pablo Brilhante de Sousa;
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. N. R. ; TAN, F. M. ; SOUSA, P. B. . Key sustainable mobility indicators for university campuses. Environmental And Sustainability Indicators , v. 22, p. 100371, 2024.
-
TRALDI, W. A. ; MARQUES, S. F. ; SOUZA, C. P. ; SOUSA, P. B. ; MELO, R. A. . Avaliação da Infraestrutura Cicloviária e Interpolação Espacial de seus Indicadores de Qualidade: uma Abordagem Baseada em Análise Hierárquica e Geoestatística. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE) , v. 74, p. 968-985, 2022.
-
DE SOUSA, PABLO BRILHANTE ; KAWAMOTO, EIJI . Análise de fatores que influem no uso da bicicleta para fins de planejamento cicloviário. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 23, p. 79-87, 2015.
-
SOUSA, P. B. ; KAWAMOTO, E. . Análise Comparativa do Encadeamento de Viagens de Três Áreas Urbanas: Cidade de Bauru/SP e Regiões Metropolitanas de São Paulo/SP e Belém/PA. In: Pastor Willy Gonzales Taco; Ingrid Luiza Neto; Lilian da Silva Santos; Marise Santos Maranhão Takano; Zuleide Oliveira Feitosa. (Org.). Comportamento em transportes: teorias, análises e perspectivas. Ied.Goiânia-GO: IFG, 2020, v. , p. 87-105.
-
COSTA, A. D. L. ; CEVADA, C. M. ; SILVEIRA, J. A. R. ; SOUSA, P. B. . Espaços Livres Públicos e Circulação Urbana: Considerações Sobre o Uso da Bicicleta em Ambientes Universitários. In: uliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro; Elisângela Medina Benini; e Allan Leon Casemiro da Silva. (Org.). Meio ambiente: gestão e sustentabilidade. 01ed.Tupã_SP: ANAP - Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, 2017, v. 01, p. 119-138.
-
GURJAO, C. M. C. ; DIOGO, A. A. M. ; SILVA FILHO, J. N. ; SOUSA, P. B. ; DUARTE, J. B. P. ; BRITO, E. H. ; LIMA, J. C. ; CHAVES, D. M. . Desenvolvimento Urbano e Rural com Fortalecimento da Gestão Municipal em Saneamento Ambiental no Município de Alto Alegre - RR. In: Eglaísa Micheline Pontes Cunha; Iguatemy Maria de Lucena Martins. (Org.). Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/Cidades: Experiências em Saneamento Ambiental. Ied.Brasília-DF: Ministério das Cidades e Ministério da Educação, 2007, v. I, p. 139-145.
-
SOUSA, P. B. ; ATHAYDE JUNIOR, G. B. ; MELO, R. A. ; ROSENHAIM, R. . Caracterização de uma Ciclorrota Turística na Região Metropolitana de João Pessoa. In: 4º ENCONTRO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CICLOTURISMO, 2023, João Pessoa. ANAIS DO 4º ENCONTRO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CICLOTURISMO. Rio de Janeiro: Planett, 2023. v. I. p. 89-108.
-
FIDELIS, I. D. L. ; BRAGA, I. Y. L. G. ; DIAS, C. ; SOUSA, P. B. ; RUBERG, C. . Desafios à Promoção da Mobilidade Ativa: Um Olhar Sobre Bairros Periféricos de João Pessoa. In: 20º RIO DE TRANSPORTES, 2023, Rio de Janeiro. Anais do 20º RIO DE TRANSPORTES. Rio de Janeiro: Rio de Transportes, 2023. p. 1-15.
-
RIBEIRO, J. L. F. ; SILVA, A. J. R. ; MELO, R. A. ; SOUSA, P. B. . Avaliação de Mobilidade Urbana por Meio de Desafio Intermodal em João Pessoa-PB, nos Anos 2019, 2021 E 2022. In: 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2023, Santos. Anais do 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Santos-SP, 2023. v. 2.
-
NUNES, C. G. L. ; MELO, R. A. ; SOUSA, P. B. . Efeito do Ridesourcing e da Pandemia do Covid-19 sobre a Escolha do Modo de Transporte: Uma Revisão da Literatura. In: 35º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, 2021, 100% Virtual. Anais do 35º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2021. v. I.
-
SOUSA, P. B. ; OLIVEIRA, P. F. D. . Análise do Perfil dos Alunos Egressos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba entre os Anos de 2009 e 2018. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia - COBENGE 2020, 2020, Evento On-line. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia - COBENGE 2020, 2020.
-
TAN, F. M. ; SILVA, A. N. R. ; SOUSA, P. B. . Indicadores Comuns para Avaliação da Mobilidade Sustentável em Distintos Campi Universitários. In: 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019, Balneário Camboriú-SC. Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2019, 2019. v. Único.
-
MEDEIROS, R. S. ; MELO, R. A. ; SOUSA, P. B. . Uso de Indicadores para Avaliação do Sistema Viário Urbano. In: 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019, Balneário Camboriú-SC. Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - 2019, 2019. v. Único.
-
SOUSA, P. B. ; LACERDA, D. M. . Identificação dos Fatores que Contribuem para Acidentes Envolvendo Ciclistas e Pedestres em um Área Urbana. In: II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana: SINGEURB, 2019, 2019, São Paulo-SP. Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana: SINGEURB, 2019, 2019. v. Único.
-
GOUVEIA, D. M. ; SOUSA, P. B. . Estudo do Impacto de um Empreendimento de Uso Misto no Tráfego de uma Área Urbana. In: XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - XXXI ANPET, 2017, Recife-PE. Anais do XXXI ANPET, 2017.
-
SOUSA, P. B. ; KAWAMOTO, E. . Análise de Fatores que Influem no Uso da Bicicleta para Fins de Planejamento Cicloviário. In: XXVIII ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2014, Curitiba-PR. Anais do XXVIII ANPET, 2014.
-
AGUIAR, M. F. M. ; GUERREIRO, T. C. M. ; SOUSA, P. B. . Sistema de Informação a Usuários de Transporte Público, Aplicável a Cidades de Pequeno e Médio Porte. In: XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público y Urbano, 2007, Rio de Janeiro. XIV CLATPU - Congresso Latinoamericano de Transporte Público y Urbano, 2007.
-
CARVALHO, M. V. G. S. A. ; SOUSA, P. B. . Determinação dos Atributos que Têm Maior Influência na Segurança dos Motociclistas em Vias Urbanas. In: XXI ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Transportes, 2007, Rio de Janeiro. XXI ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Transportes, 2007.
-
AGUIAR, M. F. M. ; VECCIO, M. A. ; SOUSA, P. B. ; ICHIKAWA, S. M. . Sistema de Informação a Uuários de Transporte Público, Baseado em Planilha Excel, Adotado em São Carlos ? SP. In: XX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2006, Brasília - DF. XX ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2006.
-
SOUSA, P. B. ; AGUIAR, M. F. M. . Análise Operacional do Estacionamento de Veículos Particulares do Terminal Rodoviário de São Carlos-SP. In: 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2005, Goiânia-GO. 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2005.
-
SOUZA, C. P. ; SOUSA, P. B. ; KAWAMOTO, E. . A Influência de Mudanças Contextuais nos Padrões de encadeamento de Viagens Urbanas. In: XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis - SC. XVIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004.
-
SOUSA, P. B. ; AGUIAR, M. F. M. ; PINHEIRO, A. M. S. . Interferências no Trânsito Urbano Causadas pelo Transporte de Cargas para Canteiros de Obra. In: 13º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2001, Porto Alegre. 13º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2001.
-
OLIVEIRA, W. S. ; MELO, R. A. ; SOUSA, P. B. . Defeitos e Índices de Condição para Gerência da Manutenção de Pavimentos Urbanos. In: XXXI Encontro de Iniciação Científica, 2023, João Pessoa. Anais do XXXI Encontro de Iniciação Científica. João Pessoa: UFPB, 2023. p. 1-17.
-
FERRAZ, K. N. V. ; SOUSA, P. B. . Qualidade das Vias Cicloviárias de João Pessoa-PB. In: XXVII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2019, João Pessoa-PB. Anais do XXVII Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2019. v. I. p. 1242-1242.
-
NASCIMENTO, A. R. M. ; SOUSA, P. B. . Análise da Qualidade das Vias Cicloviárias Implantadas em João Pessoa-PB. In: XXV Encontro de Iniciação Científica - XXV ENIC, 2017, João Pessoa. Anais do XXV Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Matemática está em tudo. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2017. p. 1250-1250.
-
LACERDA, D. M. ; SOUSA, P. B. . Caracterização de Padrões de Acidentalidade Viária e de Escolha da Rota Envolvendo Ciclistas em Viagens Urbanas na Cidade de João Pessoa-PB. In: XXIV Encontro de Iniciação Científica - ENIC, 2016, João Pessoa. Anais do XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB - Formação cidadã: diversidade e diálogo de saberes. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2016. p. 1120-1120.
-
ROCHA, B. C. ; SOUSA, P. B. . Caracterização dos Padrões de Viagens Urbanas Não Motorizadas de Empregados da Construção Civil: o Caso do Bairro ?Altiplano Cabo Branco? em João Pessoa-PB. In: XXIX ANPET - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2015, Ouro Preto-MG. Anais do XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2015.
-
ROCHA, B. C. ; SOUSA, P. B. . Caracterização dos Padrões de Viagens Urbanas de Empregados da Construção Civil no Estado da Paraíba. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2015. p. 1142-1142.
-
SOUSA, P. B. ; KAWAMOTO, E. . Análise Comparativa dos Encadeamentos de Viagens Observados em Três Áreas Urbanas. In: XVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2003, Rio de Janeiro-RJ. XVII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2003.
-
GOUVEIA, D. M. ; SOUSA, P. B. . Estudo do Impacto de um Empreendimento de Uso Misto no Tráfego de uma Área Urbana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, P. B. . IX Semana de Engenharia Civil da UFRR: palestra 'Análise de Fatores que Influem no Uso da Bicicleta para Fins de Planejamento Cicloviário'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, P. B. . Seminários de Transportes na EESC/USP: Análise Comparativa do Encadeamento de Viagens de Três Áreas Urbanas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOUSA, P. B. ; MEIRA, A. C. B. S. . Avaliação 225128 de Reconhecimento de Curso de Engenharia Civil na Modalidade EAD. 2025.
MORAVIA, W. G. ; SOUSA, P. B. . Avaliação 220910 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2024.
SOUSA, P. B. ; FRANCO, L. J. V. . Avaliação 175468 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2022.
SOUSA, P. B. ; PINHEIRO, A. . Avaliação 164071 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2021.
SOUSA, P. B. ; PINHEIRO, A. . Avaliação 163695 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2021.
SOUSA, P. B. ; AVENA, J. J. . Avaliação 163681 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2021.
MEIRA, A. C. B. S. ; SOUSA, P. B. . Avaliação 154518 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2019.
SOUZA, M. S. M. ; SOUSA, P. B. . Avaliação 153996 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2019.
SOUSA, P. B. ; SOUZA, M. S. M. . Avaliação 148437 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2019.
GARCIA, J. R. ; SOUSA, P. B. . Avaliação 141619 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na modalidade Presencial. 2018.
SOUSA, P. B. ; SILVA, S. A. T. E. . Avaliação 140206 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2018.
PIRES, M. R. ; SOUSA, P. B. . Avaliação 141557 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2018.
SOUSA, P. B. ; SILVA, L. F. . Avaliação 148116 de Autorização de Curso de Engenharia Civil na Modalidade Presencial. 2018.
SOUSA, P. B. ; COSTA, J. B. ; FERREIRA, M. A. L. . Recebimento Definitivo dos Serviços de Construção do Centro de Computação da Universidade Federal de Roraima. 2008.
GURJAO, C. M. C. ; DIOGO, A. A. M. ; SOUSA, P. B. ; SILVA FILHO, J. N. ; DUARTE, J. B. P. ; BRITO, E. H. ; LIMA, J. C. ; CHAVES, D. M. . Desenvolvimento Urbano e Rural com Fortalecimento da Gestão Municipal em Saneamento Ambiental no Município de Alto Alegre ? RR. 2007.
DIOGO, A. A. M. ; SOUSA, P. B. ; DUARTE, J. B. P. ; BRITO, E. H. . Apoio à Elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Alto Alegre - RR. 2007.
GURJAO, C. M. C. ; SOUSA, P. B. ; SILVA, A. F. . Recebimento da obra do Módulo Central da Biblioteca Central da Universidade Federal de Roraima. 2005.
SOUSA, P. B. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, R. G. . Anteprojeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 2005.
SOUSA, P. B. . Pesquisador da UFPB tem Projeto Premiado pela ANPET. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, P. B. . IX Semana de Engenharia Civil da UFRR: Minicurso 'Drenagem de Rodovias'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
TECNOLOGIAS E MOBILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO SERVIÇO DE RIDESOURCING NO TRANSPORTE PÚBLICO EM CIDADES DE MÉDIO PORTE, Descrição: Este projeto de pesquisa, colaborativa entre pesquisadores vinculados aos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba, Paraná e Pernambuco tem duração prevista de 36 meses e será sediado no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). A equipe é formada por doze pesquisadores (USP, UFSCAR, UFPB, UFRB, UFPR e UFPE), essencialmente formada por alunos de pós-graduação, graduação e docentes vinculados às instituições. O projeto visa avaliar o impacto de tecnologias na mobilidade urbana, especificamente os serviços de ridesourcing (definidos como a solicitação de viagens através de um aplicativo de smartphone, o qual conecta o passageiro a um motorista). Grande parte dos estudos recentes avaliou o impacto dos serviços de ridesourcing no transporte público, tendo como possíveis efeitos os de complementaridade ou de substituição. Este projeto de pesquisa avaliará, especificamente, o efeito de substituição do Transporte Público pelo ridesourcing, sobretudo para viagens curtas e cidades de médio porte (São Carlos SP, Feira de Santana - BA e João Pessoa - PB) em um cenário pós-pandemia. As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da Literatura sobre ridesourcing; (2) Caracterização individual da oferta de Transporte Público para as três cidades; (3) Design do experimento para composição de cenários de Preferência Declarada; (4) Formulação de questionário; (5) Coleta de dados; (6) Tratamento das bases de dados; (7) Calibração de modelos; (8) Análises comparativas entre as cidades envolvidas; (9) Discussões e conclusões. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, proposição de políticas aos operadores de transporte público, formação de recursos humanos (orientações de alunos de graduação e pós-graduação) e divulgação (participação em congressos e publicação de artigos científicos). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Integrante / Thais de Cássia Martinelli Guerreiro - Integrante / Cira Pitombo Souza - Coordenador / Camila Gonçalves Luz Nunes - Integrante / Leonardo Herszon Meira - Integrante / Samuel de França Marques - Integrante / Sérgio Santos de Jesus - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Valentina Carvalho Dias - Integrante / Diego Fernandes Neris - Integrante / Gabriel Mormilho - Integrante / Laura Rodrigues Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
Novas Tecnologias e Mobilidade Urbana: Uma Análise do Impacto do Serviço de Ridesourcing no Transporte Público em Cidades de Médio Porte, Descrição: O projeto visa avaliar o impacto de novas tecnologias na mobilidade urbana, especificamente os serviços de ridesourcing (definidos como a solicitação de viagens através de um aplicativo de smartphone, o qual conecta o passageiro a um motorista). Grande parte dos estudos recentes avaliou o impacto dos serviços de ridesourcing no transporte público, tendo como possíveis efeitos os de complementaridade ou de substituição. Este projeto de pesquisa avaliará, especificamente, o efeito de substituição do Transporte Público pelo ridesourcing, sobretudo para viagens curtas e cidades de médio porte (João Pessoa - PB). As principais etapas metodológicas são: (1) Revisão da Literatura sobre ridesourcing; (2) Caracterização individual da oferta de Transporte Público para João Pessoa; (3) Pesquisa para levantamento prévio de atributos do ridesourcing para composição de cenários; (4) Determinação de valores de corte para níveis dos atributos definidos anteriormente; (5) Formulação de questionário de Pesquisa Revelada e Declarada; (6) Coleta de dados; (7) Tratamento das bases de dados; (8) Calibração de modelos; (9) Resultados para a cidade de João Pessoa; (10) Discussões e conclusões. Ao final do projeto, espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações, formação de recursos humanos e divulgação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Ricardo Almeida de Melo - Integrante / Camila Gonçalves Luz Nunes - Integrante / Fabrícia Rodrigues Pereira - Integrante.
-
2019 - 2023
Universal MCTIC/CNPq N 28/2018 - Contribuição ao Desenvolvimento de Metodologia Visando a Implantação de um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos em Cidades Brasileiras, Descrição: Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado em Edital Universal do CNPq, processo 439506/2018-2, com apoio financeiro para custeio e vigência iniciada em janeiro de 2019. Este projeto de pesquisa busca o desenvolver uma metodologia para avaliação da condição de vias pavimentadas em áreas urbanas. Com as avaliações de campo é possível definir estratégias de manutenção e reabilitação das vias, estimar os valores necessários e e elaborar um programa racional de atividades preventivas e corretivas para otimizar os investimentos públicos, de modo que sejam compatíveis com as equipes, equipamentos e orçamento das prefeituras municipais brasileiras. Este projeto tem como piloto o Município de Planaltina de Goiás, no Estado de Goiás, Município este integrante da Região Metropolitana do Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Integrante / Pastor Willy Gonzalez Taco - Integrante / Ricardo Almeida de Melo - Integrante / Fábio Zanchetta - Coordenador / José Leomar Fernandes Júnior - Integrante / Eliane Viviani - Integrante / Leonardo Lazarte - Integrante.
-
2018 - 2019
A Qualidade das Vias Cicloviárias de João Pessoa-PB, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC: A presente pesquisa aplica metodologia para analisar a qualidade das vias cicloviárias implantadas em João Pessoa-PB. A análise poderá servir, por exemplo, para priorizar segmentos viários para melhoramentos e para definir caminhos cicláveis. Além disso, pode contribuir para a garantia de um padrão mínimo de qualidade que toda infraestrutura cicloviária, seja ciclovia e/ou ciclofaixa, deve oferecer à população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Késsia Nathasha Videres Ferraz - Integrante.
-
2017 - 2021
Universal MCTI/CNPq Nº01/2016 - Metodologia para Análise da Qualidade das Vias Cicloviárias Implantadas em Cidades Brasileiras, Descrição: É notório que o transporte cicloviário, ao longo dos anos, vem despertando interesse tanto de pesquisadores da área de transportes como de responsáveis em gerir os recursos financeiros das cidades brasileiras. Inúmeras vantagens podem ser citadas para o uso deste modo de transporte, dentre elas, a necessidade de pouco espaço na via e em estacionamento, ausência de poluição atmosférica, baixa emissão de ruídos, incentivo à saúde e custo relativamente baixo de deslocamento (na maioria dos casos, custos de aquisição e manutenção pequenos). Desta maneira, os sistemas viários e de trânsito das cidades brasileiras, gradativamente, vêm recebendo investimentos para melhoria da circulação de modos não motorizados. Já é possível notar, por exemplo, inúmeras ciclovias e/ou ciclofaixas implantadas que, por sua vez, precisam ser avaliadas quanto à qualidade do deslocamento oferecido aos usuários da bicicleta. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor metodologia para analisar a qualidade das vias cicloviárias implantadas em cidades brasileiras. Para tanto, será necessário cumprir as seguintes atividades: Levantamento das características físicas e operacionais das vias cicloviárias dos estudos de caso; Levantamento da demanda cicloviária atual em pontos previamente estabelecidos; Entrevista com usuários da bicicleta em trechos das vias cicloviárias; Entrevista com poder público responsável pelo gerenciamento das vias; Desenvolvimento do Indicador de Qualidade da Via Cicloviária; e Estabelecimento da metodologia como referência para análise da qualidade das vias cicloviárias em cidades brasileiras. Modelos que avaliem a qualidade do deslocamento podem ser ferramentas importantes para a tomada de decisão de planejadores urbanos e de transportes. A análise pode servir, por exemplo, para priorizar segmentos viários para melhoramentos. Além disso, pode contribuir para a garantia de um padrão mínimo de qualidade que toda infraestrutura cicloviária, seja ciclovia e/ou ciclofaixa, deve oferecer à população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Marcus Vinicius Guerra Seraphico de Assis Carvalho - Integrante / Cira Pitombo Souza - Integrante / Pastor Willy Gonzalez Taco - Integrante / Ricardo Almeida de Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2017
A Qualidade do Deslocamento por Bicicletas em Áreas Urbanas, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC: A presente pesquisa busca propor metodologia para analisar a qualidade das vias cicloviárias implantadas em João Pessoa-PB. Modelos que avaliem a qualidade do deslocamento podem ser ferramentas importantes para a tomada de decisão de planejadores urbanos e de transportes. A análise pode servir, por exemplo, para priorizar segmentos viários para melhoramentos e para definir rotas cicláveis. Além disso, pode contribuir para a garantia de um padrão mínimo de qualidade que toda infraestrutura cicloviária, seja ciclovia e/ou ciclofaixa, deve oferecer à população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Ana Rachel Melo Nascimento - Integrante.
-
2015 - 2016
Caracterização de Padrões de Acidentalidade Viária e de Escolha da Rota Envolvendo Ciclistas em Viagens Urbanas na Cidade de João Pessoa-PB, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC que objetiva realizar uma investigação acerca dos fatores que influem na escolha da rota e respectivo padrão de acidentalidade viária, por parte dos ciclistas em viagens urbanas, que poderão servir para avaliar, qualitativa e quantitativamente, a demanda cicloviária gerada na cidade de João Pessoa-PB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Diego Montenegro de Lacerda - Integrante.
-
2014 - 2015
Caracterização dos Padrões de Viagens Urbanas de Empregados da Construção Civil no Estado da Paraíba, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIVIC que objetiva realizar uma investigação acerca dos fatores que influem na escolha do modo de viagem de empregados da construção civil e identificar, qualitativa e quantitativamente, a demanda cicloviária gerada por este segmento da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Coordenador / Bruno Couto da Rocha - Integrante.
-
2006 - Atual
Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias, Descrição: Apropriação de conhecimento em transportes relacionado com as teorias do Travel Behaviour e consequentemente o desenvolvimento de novas abordagens aplicadas aos transportes. Dentre elas destacam-se: "Estilo de Vida" e "Estágio no ciclo de vida" como condicionantes subjacentes aos indivíduos, que definem as manifestações das suas escolhas para concretizar suas viagens. Essas manifestações terminam sendo atendidas pela mobilidade e accessibilidade dos sistemas de transporte. Sendo essas resultado das ações de mobilidade e acessibilidade implementadas pelos gestores com base nas políticas publicas. Assim, uma repercussão é no desenvolvimento de conhecimento para subsidiar os gestores na implementação de políticas publicas em transportes. Um outro aspecto é que a partir do entendimento do comportamento em transportes dos indivíduos, podem ser avaliadas as diversas tecnologias existentes para mobilidade e acessibilidade e propor adaptações e novos desenvolvimentos de acordo à realidade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Pablo Brilhante de Sousa - Integrante / Pastor Willy Gonzalez Taco - Coordenador / Bianca Bianchi Alves - Integrante / Carlos Alberto Estombelo Montesco - Integrante / Fabiana Serra de Arruda - Integrante / Glenda Benita Gonzalez Taco - Integrante / Márcia de Andrade Pereira - Integrante.
Prêmios
2014
Prêmio ANPET de Produção Científica, ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia - Campus I. , Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Laboratório de Plaanejamento de Transportes, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167355, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2023
Direção e administração, Centro de Tecnologia - Campus I.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia Civil.
-
05/2017
Direção e administração, Laboratório de Planejamento de Transportes - Campus I/Centro de Tecnologia.,Cargo ou função, Coordenador.
-
01/2019 - 03/2023
Direção e administração, Centro de Tecnologia - Campus I, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil.
-
02/2017 - 01/2019
Direção e administração, Centro de Tecnologia - Campus I, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Civil.
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes II, Topografia
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes II
-
03/2016 - 08/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes II, Topografia
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes II, Engenharia de Tráfego
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes II, Engenharia de Tráfego
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes II, Topografia
-
03/2014 - 08/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas de Transporte, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes II
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes II, Engenharia de Tráfego
2005 - 2013
Universidade Federal de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Portos, Rios e Canais, Engenharia de Tráfego, Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Transportes, Métodos e Equipamentos de Construção
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Tráfego, Estradas e Transportes
-
03/2008 - 03/2008
Direção e administração, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.,Cargo ou função, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional em exercício.
-
01/2008 - 02/2008
Direção e administração, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.,Cargo ou função, Diretor de Projetos Especiais Pró-Tempore.
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes, Métodos e Equipamentos de Construção
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes, Métodos e Equipamentos de Construção
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes, Engenharia de Tráfego
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estradas e Transportes, Mecânica Geral
-
05/2005 - 05/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Extensão.
-
12/2005 - 03/2006
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia/Departamento de Estrutura.,Cargo ou função, Chefe de Departamento Pró-Tempore.
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Geral, Engenharia de Tráfego
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Ciência dos Materiais, Estradas e Transportes, Mecânica Geral
-
02/2005 - 03/2005
Direção e administração, Centro de Ciências e Tecnologia/Departamento de Estrutura.,Cargo ou função, Chefe de Departamento Pró-Tempore.
2012 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
2013 - Atual
Associação Nacional de Pesquisa e Ensino Em TransportesVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Membro do Cômite de Avaliação
2008 - 2008
CONSELHO RODOVIÁRIO ESTADUAL DE RORAIMAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
2005 - 2008
Conselho Estadual de Trânsito de RoraimaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
2005 - 2008
Conselho Regional de Engenharia e AgronomiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Atividades
-
02/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Eleitoral Regional.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Eleitoral Regional para Presidente do CONFEA/CREA e Diretor-Geral da Mútua.
-
09/2006 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Especializada de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Conselheiro Titular.
-
01/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Especializada de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Coordenador-Adjunto de Câmara Especializada de Engenharia Civil.
-
05/2005 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Especializada de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Conselheiro Suplente.
2003 - 2003
Escola de Engenharia de Sao Carlos/Universidade de Sao PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Bolsista no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido atividades didáticas junto à disciplina da graduação intitulada "Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes", do Departamento de Transportes, da Escola de Engenharia de São Carlos, sob orientação do Prof. Dr. Eiji Kawamoto
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pablo Brilhante de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?