Whatina Leite de Souza
Doutoranda em Gestão Estratégica de UTI, pelo Centro de Ensino e Saúde, reconhecido pela Sociedade Panamericana de Emergênciae Cuidados Críticos - SOPECC, em parceria com Urgency and Emergency Latin American Collegium, Mestrado Profissional em Terapia Intensiva, promovido pelo Centro de Ensino e Saúde, reconhecido pela Sociedade Panamericana de Emergência e Cuidados Críticos - SOPECC, em atenção à "Política Nacional de Atenção ao Paciente Crítico", constante na Portaria do Ministério da Saúde nº 1071, de 04/07/2005 e nº 3432 de 12/08/1998. Graduada em Enfermagem e habilitada em Médico Cirúrgica, Saúde Pública e Obstetrícia pela Universidade do Estado do Pará (1999) , Graduada em Direito pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR (2017). Possuiu especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará, Especialização em Gestão dos Serviços e Sistemas de Saúde pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Auditoria em Saúde, Educação em Saúde pela Faculdade São Camilo,Especialização em Linhas de cuidados em Enfermagem - Urgência e Emergência pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense e MBA em Gestão da Qualidade pela Universidade Norte do Paraná. Possui experiência na área de Enfermagem e Docência. Profissionalmente já desenvolveu suas atividades como Diretora da Divisão Técnica no 12 Centro Regional de Saúde, como Secretária Municipal de saúde de Conceição do Araguaia e como Coordenadora Geral da Central de Regulação Médica das Urgências SAMU 192 da Região Araguaia,Experiência profissional como docente universitária na Faculdade Ensino Superior da Amazônia - FESAR, docente no curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA, docente no curso de Especialização de Urgência e Emergência da Faculdade FAMAZ, como coordenadora, supervisora e docência no projeto de profissionalização dos profissionais de Saúde - PROFAE, e como gestora em programas de Saúde Pública.Trabalhou por 12 anos como enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Floresta do Araguaia . Atualmente desenvolve suas atividades na Secretaria de Saúde Pública - SESPA/12º CRS, como Coordenadora Regional dos Serviços de Urgência e Emergência - SAMU192- Região Araguaia e Coordenadora do Programa desastre e catástrofes da Região Araguaia, como Enfermeira na Secretaria Municipal de saúde do município de Redenção, desde 2007, desenvolvendo suas atividades a Secretaria Municipal de Saúde na Departamento de Média e Alta Complexidade, como Enfermeira no Hospital Regional Público do Araguaia, no município de Redenção, atuando no setor de Qualidade do referido Hospital.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em DOUTORADO INTERNACIONAL EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE TERAPIA INTENSIVA
2023 - Atual
CENTRO DE ENSINO EM SAUDE
Título: PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS A TERAPIA INTENSIVA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO DE SAÚDE ARAGUAIA-PA
Orientador: Natália Abou Hala Nunes
Palavras-chave: URGENCIA E EMERGENCIA.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM TERAPIA INTENSIVA
2020 - 2022
Associação Brasileira de Terapia Intensiva
Título: PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS A TERAPIA INTENSIVA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO DE SAÚDE ARAGUAIA-PA, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Natália Abou Hala Nunes
Especialização em MBA EM GESTÃO DA QUALIDADE
2019 - 2020
UNIVERSIDADE PIÁGORAS UNOPAR
Título: xxxxxxx
Orientador: xxxxxx
Especialização em Micropolitica da Gestão e Trabalho em Saúde
2014 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: Fortalecimento da Rede de Urgências Locais: a importância da atenção básica para a organização e gestão das urgências.
Orientador: Claudnira Castro Cysne
Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem - Urgência e Eme
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Reflexão sobre a finalidade e área de atuação do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Região Araguaia
Orientador: Dra. Keyla Nascimento
Especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde
2006 - 2007
Faculdade São Camilo
Título: Auditoria e Qualidade nos Registros de Enfermagem
Especialização em Especialização em Ed. Profissional na Área de Saúd
2003 - 2005
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Ações Educativas no Exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero: Uma abordagem contextual dos alunos do curso profissionalizante de enfermagem - PROFAE
Orientador: Hilma Solange Lopes Souza
Especialização em Espec. em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
2003 - 2004
Universidade Federal do Pará
Título: Humanização nos Serviços de Saúde
Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública
1999 - 2000
Universidade do Estado do Pará
Título: Perfil Epidemiologico da Malária no Sul do Pará
Graduação em Direito
2013 - 2017
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
Título: O Direito de Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva no contexto escolar a luz da legislação brasileira
Orientador: Valdirene Cássia da Silva/ Maria Thereza Minaré
Bolsista do(a): Financiamento Estudantil, FIES, Brasil.
Graduação em Enfermagem
1993 - 1999
Universidade do Estado do Pará
Título: Acidentes de trabalho e Uso de EPI
Formação complementar
2023 - 2023
Políticas Públicas e Governo Local. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Regulação de Sistemas de Saúde do SUS. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC): da Introdução à I. (Carga horária: 4h). , Universidade Corporativa, UNIEDUCAR, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Medidas de Biossegurança Atualizadas para Enfrentamento da COVID-1. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Atualização para Enfermeiros em Cuidados Intensivos a Pacientes cr. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2020 - 2020
Curso Aberto Metas Internacionais de Segurança do Paciente. (Carga horária: 40h). , ALBERT EINSTEIN - INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA, HIAE, Brasil.
2020 - 2020
ANALISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC). (Carga horária: 4h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2020 - 2020
Curso de atualização para técnicos de enfermagem em cuidados intensivos a p. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Direito Administrativo para Gerentes do Setor Público - Turma 01 A. (Carga horária: 35h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Laboratório de Elaboração dos Planos Diretores de Redes Hospitalares. (Carga horária: 43h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Extensão: Pensão por Morte. (Carga horária: 2h). , Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.
2017 - 2017
DIALOGANDO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2017 - 2017
I Conferência da Advocacia da Região Sul do Pará. (Carga horária: 20h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, OAB-PA, Brasil.
2016 - 2016
Direito Eleitoral. (Carga horária: 10h). , Escola Superior de Advocacia, ESA, Brasil.
2016 - 2016
III Simpósio Jurídico da OAB Subseção de Redenção - PA. (Carga horária: 25h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, OAB-PA, Brasil.
2015 - 2015
Circuito de Palestras. (Carga horária: 10h). , Associação Tocantinense de Administração, ATAD, Brasil.
2015 - 2015
I Seminário de Educação Especial. (Carga horária: 5h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, IFPA/Parauapebas, Brasil.
2015 - 2015
II Seminário Jurídico FESAR. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, FESAR, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Regulação Médica. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2014 - 2014
IV Congresso Nacional do SAMU 192. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2014 - 2014
I Seminário Jurídico. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, FESAR, Brasil.
2014 - 2014
II Simpósio Juridíco OAB/ Redenção-PA. (Carga horária: 15h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, OAB-PA, Brasil.
2013 - 2013
I Oficina de Regulação das Urgências. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2013 - 2013
I Simpósio Jurídico da OAB/Redenção-PA. (Carga horária: 15h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, OAB-PA, Brasil.
2012 - 2012
II Etapa do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Primária. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2012 - 2012
Uso da Simulação Realística para o Atendimento de Urgências e Emergências S. (Carga horária: 20h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Planificação da Atenção Primária. (Carga horária: 16h). , 12 Centro Regional de Saúde do Pará, 12 CRS, Brasil.
2011 - 2011
Provedor de Atendimento Pré- Hospitalar. (Carga horária: 60h). , Cruz Vermelha Brasileira - Paraná, CVB/PR, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Regional para a Reestruturação da Política de Educação Permanente e. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Qualificação do NASF para intensificação das Ações de Redução da. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2010 - 2010
Oficina AIDIPI Neonatal. (Carga horária: 32h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2010 - 2010
Reanimação Neonatal para Auxiliares da Reanimação. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Sistema de Informação - SINAN NET. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação de Multiplicadores Municipais de Saúde. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica do SUS do Pará - Dr. Manuel Ayres, ETSUS/PA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Regionalização e o Pacto pela Saúde no Pará: prioridade e invest. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Pedagógica de Facilitadores em Hanseníase. (Carga horária: 32h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 - 2009
Educação Continuada a Distancia. (Carga horária: 7h). , Actual Learning, AL, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação para Profissionais de a Atenção Básica e Equipe de Saúde da Fam. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Seminário Regional sobre o Programa Bolsa Família na Saúde. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de capacitação em Projetos Sociais com foco em DST/ AIDS. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Manejo Clínico de Crianças Expostas ao HIV, Sífilis Congênita , HIV e Hepat. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação para Profissionais de Saúde da Atenção Básica e Equipe de Saúde. (Carga horária: 32h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, SESPA, Brasil.
2009 - 2009
Caravana em Defesa DO SUS. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação dos Interlocutores dos Sistemas SIM, SINASC WEB. (Carga horária: 40h). , 12 Centro Regional de Saúde do Pará, 12 CRS, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Capacitação em AIDPI-Neonatal. (Carga horária: 20h). , 12 Centro Regional de Saúde do Pará, 12 CRS, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica da Sífilis Congênita, Sífilis em. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, SESPA, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Monitoramento e Implantação da Fase II da Triagem Neonatal. (Carga horária: 16h). , Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, FCHHP, Brasil.
2008 - 2008
Seminário Regional de Planejamento da Campanha de Vacinação Contra Rubéola. (Carga horária: 36h). , 12 Centro Regional de Saúde do Pará, 12 CRS, Brasil.
2007 - 2007
Perinatologia, Diabetes e Climaterio, Anatomia e Fisiologia do Coração, Inf. (Carga horária: 5h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2007 - 2007
Diabetes e Climaterio, Perinatologia, Anatomia e Fisiologia do Coração, Inf. (Carga horária: 5h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
DST: HPV, CLAMIDIA e HIV. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Visão Unitária da Fisiopatologia Ovariana. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Hipertensão na Gravidez. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
DST: Úlceras Genitais. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Relações Humanas nas Empresas. (Carga horária: 17h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.
2006 - 2006
Assistência ao Parto, Diagnóstico da Gravidez, Neoplasia Trofoblastica Gest. (Carga horária: 4h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Colposcopia. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Atualização e Reciclagem de Educação Continuada a Distancia. (Carga horária: 5h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2006 - 2006
Massas Anexiais. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2005 - 2005
Ginecologia: Climaterio, Reprodução e Sexualidade,. (Carga horária: 3h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2005 - 2005
Ginecologia: imagens Climaterio, Câncer Inicial de Mama, Métodos de Imagem. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2005 - 2005
Ginecologia: Colposcopia, Histerectomia Vaginal na ausência de Prolapso. (Carga horária: 1h). , ATUAL - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 40h). , Fundação Educacional do Estado do Pará, FEP, Brasil.
2000 - 2000
Treinamento sobre Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de Incapacidade em Ha. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde de redenção, SMSR, Brasil.
1999 - 1999
Uso da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Sa. (Carga horária: 40h). , 12 Centro Regional de Saúde do Pará, 12 CRS, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento de Reciclagem em Hanseníase. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia Para, SMSCDA, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento em Hanseníase. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia Para, SMSCDA, Brasil.
1998 - 1998
Campanha Nacional de Multivacinacao. , Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia Para, SMSCDA, Brasil.
1998 - 1998
I Jornada Colinense de Saúde. , Secretaria de Saúde de Colinas Tocantins, SSC, Brasil.
1994 - 1994
Palestra O Papel da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 3h). , Fundação Educacional do Estado do Pará, FEP, Brasil.
1993 - 1993
Oficina Preparação para a Vida Acadêmica. (Carga horária: 60h). , Fundação Educacional do Estado do Pará, FEP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: DIREITO.
Participação em eventos
TREINAMENTO BÁSICO EM AUDITORIA DO SUS.NOÇÕES DE AUDITORIA DO SUS. 2019. (Outra).
TREINAMENTO EM AUDITORIA DO SUS.AUDITORIA DO SUS. 2019. (Encontro).
CURSO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO.CURSO DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO. 2017. (Outra).
CURSO DE ATENDIMENTO PRE HOSPITALAR.CURSO DE ATENDIMENTO PRE HOSPITALAR. 2017. (Outra).
CURSO DE SUPORTE CARDIOLOGICO DE EMERGENCIA.CURSO DE SUPORTE CARDIOLOGICO DE EMERGENCIA. 2017. (Outra).
CURSO DE SUPORTE DE TRAUMA EM VIDA.CURSO DE SUPORTE DE TRAUMA EM VIDA. 2017. (Outra).
I CONFERENCIA DA ADVOCACIA DA REGIÃO SUL DO PARÁ. 2017. (Outra).
LABORATORIO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES DE REDES HOSPITALARES.REDE HOSPITALAR DO ESTADO DO PARA. 2017. (Oficina).
CURSO DE DIREITO ELEITORAL. 2016. (Outra).
III SIMPOSIO JURIDICO DA OAB SUBSEÇÃO DE REDENÇÃO. 2016. (Simpósio).
1º SEMINARIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.1º SEMINARIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2015. (Seminário).
CIRCUITO DE PALESTRAS. 2015. (Outra).
II SEMINÁRIO JURÍDICO FESAR. 2015. (Seminário).
CURSO DE REGULAÇÃO MÉDICA. 2014. (Outra).
II SIMPOSIO JURIDICO. 2014. (Simpósio).
I SEMINARIO JURIDICO. 2014. (Seminário).
IV CONGRESSO NACIONAL SAMU 192. 2014. (Congresso).
I OFICINA DE REGULAÇÃO DAS URGENCIAS.REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - SAMU 192. 2013. (Oficina).
I OFICINA DE REGULAÇÃO DAS URGÊNCIAS. 2013. (Oficina).
I SIMPOSIO JURIDICO DA OAB/ REDENÇÃO. 2013. (Simpósio).
XXIX CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNIIPAIS DE SAÚDE E X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE, CULTURA DE DE PAZ E NÃO VIOLENCIA. 2013. (Congresso).
1ª OFICINA DE PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2012. (Oficina).
II Etapa do Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Primária. 2012. (Encontro).
Treinamento Uso da Simulação Realística para o Atendimento de Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde. 2012. (Outra).
Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos - Parte 1. 2011. (Outra).
Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos - PARTE 2. 2011. (Outra).
Curso de Imersão para Provedor de Atendimento Pré-Hospitalar. 2011. (Outra).
1ª Conferencia Regional de Saúde Mental no Sul e Sudeste do Pará - "Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios". 2010. (Encontro).
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância - AIDIPI NEONATAL.AIDIPI NEONATAL. 2010. (Oficina).
Curso de Reanimação neonatal para Auxiliares da Reanimação. 2010. (Encontro).
Oficina de Análise do Sistema de Informação - SINAN-NET em Hanseníase. 2010. (Oficina).
Oficina de Qualificação do NASF para Intensificação das ações de redução da Mortalidade Infantil. 2010. (Oficina).
OFICINA REGIONAL PARA A REESTRUTUAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E FORMAÇÃO DAS CIES REGIONAL.FORMAÇÃO DAS CIES REGINAL. 2010. (Oficina).
SISPACTO/PAVS 2010.Atenção Báscia. 2010. (Oficina).
VII Oficina em AIDIPI Neonatal. 2010. (Oficina).
Capacitação em Bases Gerenciais para Implementação das Ações de Controle do CÂncer. 2009. (Outra).
Capacitação no Sistemas Hiperdia. 2009. (Outra).
Capacitação para Profissionais de Saúde da Atenção Básica e Equipe de Saúde da Família, nas Ações de Controle do Câncer Cérvico Uterino e Mama. 2009. (Outra).
Capacitação para profissional da Atenção Básica e Equipe SF na Prevenção do CÂncer do Colo Uterino e de Mama. 2009. (Outra).
Cesariana, Prematuridade, Gestação de Alto Risco, Promção do Nascimento Saudavel. 2009. (Outra).
Curso de Formação de Multiplicadores para Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. 2009. (Oficina).
Encontro Preparatório "A LUTA ANTIMANICOMIAL NO FÒRUM SOCIAL MUNDIAL". 2009. (Oficina).
IX Conferência Municipal de Saúde de Bannach.SUS 20 ANOS - Avanços e Desafios. 2009. (Oficina).
Manejo Clínico de Crianças Expostas ao HIV, Sífilis Congênita, HTLV e Hepatites Virais. 2009. (Outra).
Oficina de Capacitação em Projetos Sociais com Foco em DST/AIDS. 2009. (Oficina).
Oficina de Regionalização e o Pacto pela Saúde no Pará. 2009. (Oficina).
Oficina de Regionalização e o Pacto pela Saúde no Pará:Prioridade e Investimentos. 2009. (Oficina).
Oficina Pedagógica para Formaçãoo de Facilitadores em Hanseníase. 2009. (Outra).
Reunião Macro Regional Amazônia Legal - Clusters. 2009. (Encontro).
Seminario Regional sobre o Programa Bolsa Família na Saúde. 2009. (Seminário).
Capacitação dos Interlocutores dos Sistemas SIM, SINASC, WEB. 2008. (Outra).
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica da Sifilis Congenita, Sifilis em Gestante, Infecção pelo HIV em Gestantes e Crianças Expostas. 2008. (Outra).
III Encontro de Vigilância Sanitária. 2008. (Oficina).
Oficina de Monitoramento e Implantação da fase II da triagem Neonatal. 2008. (Oficina).
Ofiicina de Capacitação em AIDIPI-NEONATAL. 2008. (Oficina).
Seminário Regional de Planejamento da Campanha de Vacinação contra Rubeola. 2008. (Seminário).
Perinatologia, Diabete e o Climatério, Anatomia e Fisiologia do Coração, Infarto e sua Complicações, Parada Cardiorrespiratória. 2007. (Outra).
Assistencia ao parto, Diagnóstico Gravidez e Aborto, Neoplasia Trofoblastica Gestacional, Infecção do Trato Urinário/Glomerulo. 2006. (Outra).
Assistencia Pré-natal, Ultrassonagrafia Gravídica, Riscos de Câncer no Climatério, Cura de Incontinência. Tríplice Operação. 2006. (Outra).
Colposcopia. 2006. (Outra).
DST: HPV, Clamídia e HIV. 2006. (Outra).
DST: Úlceras Genitais. 2006. (Outra).
Hipertensão na Gravidez. 2006. (Outra).
Massas Anexiais. 2006. (Outra).
Relações HUmanas nas Empresas. 2006. (Oficina).
Visão Unitária da Fisiopatologia Ovariana. 2006. (Outra).
Curso de Ginecologia -Colposcopia, Histerectomia Vaginal na Ausência do Prolapso. 2005. (Outra).
Curso de Ginecologia - Imagens do Climatério, Câncer Inicial de Mama, Métodos de Imagens Aplicadas no Diagnóstico das Massas Anexiais. 2005. (Outra).
Curso em Ginecologia - Climatério Clínica e Técnica, Reprodução e Sexualidade, Climatério: Fitohormonios ou TRH Aspectos Preventivos. 2005. (Outra).
Curso Básico de Vigilância Epidemiologica - CBVE. 2003. (Oficina).
Treinamento sobre Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de Incapacidade em Hanseníase. 2000. (Outra).
Curso para Uso da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - 10º Revisão em Mortalidade. 1999. (Outra).
O Papel da Universidade na Sociedade. 1994. (Encontro).
Participação em bancas
SOUZA, W. L.; SANTOS, M. R.; VEIGA, R. P. F.. A SEGURANÇA DO PACIENTE IDOSO NA ENFERMARIA CLÍNICA DO HOSPITAL SÃO LUCAS LTDA NO MUNICIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.
SOUZA, W. L.; SANTOS, M. R.; SILVA, E. L.. PRIMEIROS SOCORROS PARA FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.
SOUZA, W. L.; PAZ, N. B. B.; VIEIRA, D. P.. O PERFIL DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS POR UMA UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO DO ATENDIMENTO MÓVEL (SAMU)DA ZONA URBANA DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.
SOUZA, W. L.; CARNEIRO, P. R. C.; CARVALHO, L. P. A. O.. A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MEIO INTRA-FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA E A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE A ESSE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará.
Orientou
A IMPORTANCIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE IDOSO NO PERIODO DE INTERNAÇÃO: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRAFICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Whatina Leite de Souza;
Alves, Aline da S; de Moraes, Caroline de Sousa; Bio-Segurança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida; Orientador: Whatina Leite de Souza;
Prevalência da Hipertensão Arterial no município de Redenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida; Orientador: Whatina Leite de Souza;
FONTOURA; JOÃO PAULO O; S; COSTA, VITOR T; RODRIG; SISTEMATIZAÇÃO DA ASSITENCIA DE ENFERMAGEM FRENTE A VIOLENCIA SEXUAL INFANTIL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Whatina Leite de Souza;
Produções bibliográficas
-
FONTOURA, ELMA DE SOUSA ; COSTA, JOÃO PAULO O. DE SOUSA ; RODRIGUES, VITOR TELES ; SOUZA, WHATINA LEITE DE . Sistematização da assistência de enfermagem frente à violência sexual infantojuvenil: revisão narrativa da literatura / Systematization of nursing care in the face of child and adolescent sexual violence: narrative literature review. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 635-645, 2021.
-
SOUZA, W. L. ; SOUSA, E. R. M. ; COSTA, A. L. L. ; BEZERRA, A. F. ; SILVA, D. L. P. ; MOTA, S. G. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, W. L. . LEGISLAÇÃO DE ENFERMAGEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, W. L. . 1ª Conferencia Regional de Saúde Mental no Sul e Sudeste do Pará -. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, W. L. . SUS 20 Anos - Avanços e Desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, W. L. . Treinamento em Auditoria do SUS. 2019. .
-
SOUZA, W. L. . Suporte Cardiologico de Emergência. 2017. .
-
SOUZA, W. L. . Acolhimento com Classificação de Risco. 2017. .
-
SOUZA, W. L. . Atendimento Pre Hospitalar. 2017. .
-
SOUZA, W. L. . Ações de Qualificação em Saúde Mental e do Plano do Crack para Pequenos Municipios. 2011. .
-
SOUZA, W. L. . Oficina Regional para a Reestruturação da Política de Educação Permanente em Saúde e Formação das CIES Regional. 2010. .
-
SOUZA, W. L. ; PINHEIRO, D. A. S. ; CARVALHO, D. R. C. F. ; SILVA, D. A. L. G. ; ALBIM, D. R. C. . SISPACTO/PAVS 2010. 2010. .
-
SOUZA, W. L. . Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. 2010. .
-
SOUZA, W. L. . Prevenção de Acidentes e Saúde Publica. 2008. .
-
SOUZA, W. L. . Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SOUZA, W. L. . Treinamento em Hanseníase. 1998. .
-
SOUZA, W. L. . Treinamento em hanseníase. 1998. .
-
SOUZA, W. L. . Treinamento de Reciclagem em Hanseníase. 1998. .
-
SOUZA, W. L. . 1ª Oficina sobre AIDS. 1998. .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2014
Projeto Educação em Saúde Ambiental como fator de desenvolvimento em Tucumã-PArá, Descrição: Uma proposta metodológica de sensibilização ambiental com publico alvo: agricultores, filhos de agricultores rurais. Visando ações de educação em saúde ambiental, através da Rede municipal de educação e assistência social para formação de agentes multiplicadores ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
-
2010 - 2015
Expansão do Projeto SAMU- 192 em Conceição do Araguaia - Para, Descrição: Projeto visa ampliar as bases descentralizadas no município de Conceição do Araguaia, ampliando o serviço móvel de atendimento as Urgências. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
-
2010 - 2014
Projeto de Implantação da Base Descentralizada SAMU 192 de Conceição do Araguaia, Descrição: Projeto para implantação da 1ª base descentralizada SAMU 192 no município de Conceição do Araguaia para atendimento de serviços móveis terrestre em urgência e emergência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
-
2010 - 2014
Projeto UPA -Xinguara, Descrição: Implantação do serviço de Pronto Atendimento para atendimento da população do Municipio de Rio Maria, Xinguara e Sapucaia. Responsavel: Whatina Leite de Souza Financiadores: Ministerio da Saúde, Estado do Pará e Municipio de Xinguara. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
-
2010 - Atual
PROJETO UPA REDENÇÃO, Descrição: Projeto para Construção da Unidade de Pronto Atendimento tipo II no município de Redenção para atendimento de de urgência e Emergências dos municípios de Cumaru do Norte, Pau D"Arco e Redenção. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
-
2008 - 2010
Projeto SAMU 192 Região Araguaia - Sul do Pará, Descrição: Projeto desenvolvido para a implantação do serviço móvel de atendimento as Urgências na Região Araguaia, visando melhorar os atendimentos de urgência e emergência na Região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Whatina Leite de Souza - Coordenador.
Prêmios
2006
Melhor Enfermeira do municipio de Floresta do Araguaia, Secretaria de Eventos do municipio de Floresta do Araguaia.
2005
Melhor Enfermeira do município de Floresta do Araguaia, Secretaria de Eventos do municipio de Floresta do Araguaia.
2004
Melhor Enfermeira do municipio de Floresta do Araguaia, Secretaria de Eventos do municipio de Floresta do Araguaia.
2003
Melhor Enfermeira do município de Floresta do Araguaia, Secretaria de eventos do municipio de Floresta do Araguaia.
2002
Melhor Enfermeira do Municipio de Floresta do Araguaia, Secretaria de Eventos do municipio de Floresta do Araguaia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE PUBLICA, 12º CENTRO REGIONAL DE SAUDE. , Praça da Biblia nº 300, Centro, 68540000 - Conceição do Araguaia, PA - Brasil, Telefone: (094) 34211690
Experiência profissional
2015 - 2015
Faculdade da AmazôniaVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2013 - 2015
Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do AraguaiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. Geral da Central de Regulação das Urgê
2014 - 2014
Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do AraguaiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretaria Municipal de saúde
2009 - 2009
Proten - Cursos TécnicosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2008 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 6
2007 - 2008
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2007 - Atual
Secretaria Municipal de Saúde de RedençãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermaira, Carga horária: 0
2006 - 2007
Instituto Pan-Americano de EducaçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Serviço Temporário, Carga horária: 6
2001 - 2005
Universidade do Estado do ParáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Supervisora e Instrutora, Carga horária: 40
1999 - 2012
Secretaria Municipal de Saúde de Floresta do AraguaiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 0
2017 - 2019
Universidade Estadual do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do curso de Enfermagem, Carga horária: 120
2007 - Atual
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO PARAVínculo: PORTARIA, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE DO CORN/PA
2008 - 2008
Secretaria de Estado de Segurança PúblicaVínculo: TEMPORARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA "PREVENÇÃO DE ACIDENTES E SAÚDE PUBLICA, AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/2008 - PÓLO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Whatina Leite de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?